xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> FIQUE POR DENTRO ! Por Maria Otilia | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 março 2016

FIQUE POR DENTRO ! Por Maria Otilia

   
Campanha Combate a Dengue nas Escolas Estaduais

Campanha Combate a Dengue nas Escolas EstaduaisDiante da grande proliferação do mosquito Aedes Aegypti e suas consequências, o governador Camilo Santana lançou no dia 21 de dezembro de 2015 o Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti, instituindo o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a Dengue, Chikungunya e Zika.

A atuação da Seduc no Comitê responde a premissa que a participação da sociedade civil, dos órgãos públicos e da população em geral é essencial no combate ao mosquito, especialmente a educação, considerando o enorme potencial de abrangência, mobilização e conscientização na promoção da saúde dos cidadãos. Sem a participação de todos, não conseguiremos combater o Aedes aegypti.

Para a concretização dessas ações, é de suma importância a articulação intersetorial, envolvendo todas as esferas governamentais. Neste sentido, a Seducvem estabelecendo parceria com a Sesa e as Cres, como também inserindo todos os atores municipais, coordenados pelos distritos municipais de combate às endemias, e mais particularmente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Endemias (AE).

Este Plano visa medidas de mobilização junto a gestores escolares, professores, alunos e familiares para atuação na erradicação dos focos do mosquito. As secretarias municipais de saúde já atuam trabalhando com orientações junto à população para identificação de possíveis focos e controle do mosquito. Mas, neste momento crítico, reforçaremos a parte educativa, convocando toda a comunidade escolar e seus familiares para um maior cuidado e para contribuir enquanto cidadão com essa busca ativa, e assim, eliminar de forma contínua qualquer risco de contato com o mosquito.

Estão sendo realizadas ações em todas os prédios da Seduc, com foco especial nas 705 escolas sob jurisdição das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e na capital pelas três Superintendências das Escolas de Fortaleza (Sefor).

As medidas de prevenção e controle tanto da Dengue quanto da Chikungunya e do Zika propostas nesse plano, incluem constituição de brigadas para busca ativa de focos em todos os prédios vinculados à SEDUC, atividades de educação em saúde direcionadas aos gestores, professores, alunos e familiares, atividades de prevenção e visitas domiciliares em estabelecimentos nas proximidades onde residem os alunos, atividades de educação em saúde e de prevenção nos espaços onde os estudantes frequentam (residências, clube de esporte, igreja, grupo de jovem, comércio, lan house, entre outros).

O sucesso nesse enfrentamento depende não exclusivamente do Poder Público, mas, de uma ação integrada e com a colaboração de toda a sociedade porque a ameaça é grande e a responsabilidade é de todos.O plano estadual da SEDUC se articula em 4 eixos de atuação:

• Combate mecânico aos focos do mosquito por intermédio das brigadas;
• Elaboração e divulgação de material didático sobre combate ao mosquito e as 3 arboviroses associadas;
• Mobilização com gincana cooperativa;
• Plano de comunicação das ações.Assessoria de Comunicação da Seduc

Texto extraído do Site da SEDUC-CE
imprensa@seduc.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31