xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Sertões do Nordeste I - Por: Emerson Monteiro | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 fevereiro 2016

Sertões do Nordeste I - Por: Emerson Monteiro

A tradição da historiografia no Ceará soma autores brilhantes, desde Barão de Studart, João Brígido, Padre Antônio Gomes de Araújo, Irineu Pinheiro, J. de Figueiredo Filho, a Paulo Elpídio de Menezes, Raimundo Girão, Antônio Bezerra, Joaryvar Macedo, dentre outros tão valiosos quanto inigualáveis a deixar registros documentais bem catalogados e essenciais à preservação do que aqui se deu a partir dos primórdios da civilização. Órgãos quais Instituto Histórico e Geográfico do Ceará, Instituto Cultural do Cariri e Instituto Cultural do Vale Caririense congregaram ditos próceres e os remeteram às novas gerações, patrimônio rico de cultura e saber, lições e excelência.

A manutenção viva desse fogo de consciência segue, contudo, adiante através dos que lhes sucederam em tais órgãos culturais ora mantidos e acesos. Assim nomes recentes consolidam a disposição do patrimônio histórico desta parte de mundo em obras que utilizam a documentação das origens nas fontes primárias: atas, livros de tombo, jornais, revistas, correspondência, relatórios, diários, processos judiciais, escrituras, tratados, assentos de registros públicos e privados, tudo que subsidia a pesquisa inédita. E nisso, nesse afã de reviver e conservar os dotes iniciais da história, ao menos dois nomes já despontam com seriedade e vigor no campo de pugnar e elaborar compêndios fundamentais ao conhecimento do passado cearense.

Eles, João Tavares Calixto Junior e Heitor Feitosa Macêdo, se debruçam sobre as bases de nossa história e produzem obras definitivas no âmbito da revivescência dos acontecimentos antigos dos primeiros passos da presença europeia no Sertão.

Este livro, Sertões do Nordeste I (Inhamuns e Cariris Novos), por exemplo, denota um trabalho de fôlego da lavra de Heitor Feitosa Macêdo, confeccionado na Editora A Província, de Crato CE, e recém-lançado no Instituto Cultural do Cariri, dia 21 de janeiro de 2016, que bem representa o despontar da verve deste jovem advogado, que aprecia por demais o ofício da pesquisa e vem à busca das profundezas documentais na matéria prima das letras históricas. São 330 páginas do melhor resultado literário e científico, pérola que prenuncia a realização de outros feitos futuros, porquanto assim o anuncia quando o denomina pela marca de número I.

Ao tempo em que o recebemos no ICC, Heitor revela a certeza de merecermos talentos proporcionais aos mestres que nos serviram de modelo e os levamos adiante no êxito da mesma correção acadêmica de sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31