xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Notícias & Comentários (por Armando Lopes Rafael) | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 fevereiro 2016

Notícias & Comentários (por Armando Lopes Rafael)

 Rede Globo enviou Carla Vilhena ao Cariri
A conhecida repórter da Central de Jornalismo da Globo, Carla Vilhena (foto acima) esteve de 1º a 4 de fevereiro no Cariri, gravando matéria sobre a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero. A matéria vai ao ar neste domingo, dia 7, no programa “Fantástico”. Na 4ª feira Carla ficou em Crato. Gravou matéria no antigo Palácio Episcopal, local do nascimento do Padre Cícero; teve acesso a documentos (até agora inéditos para a mídia) no Departamento Histórico Diocesano Pe. Gomes; e entrevistou Dom Fernando Panico (na catedral de Nossa Senhora da Penha) e o Vigário-geral, Pe. José Vicente (na Cúria Diocesana). A Rede Globo já está divulgando a chamada para a matéria do “Fantástico” que vai ao ar amanhã à noite.      

Turismo religioso em Crato
 Durante a última Romaria das Candeias, em Juazeiro do Norte, (29 de janeiro a 02 de fevereiro) cerca de 250 ônibus – conduzindo romeiros – vieram até Crato conhecer o monumento a Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro do mesmo nome na Cidade de Frei Carlos. Isso apesar de não existir nenhuma infraestrutura feita pelo governo municipal naquele local e adjacências da estátua... Naquele período as missas das 17:00h. na Catedral de Nossa Senhora da Penha ficaram lotadas com a presença de turistas que vieram ver a igreja aonde o Padre Cícero foi batizado, fez a Primeira comunhão e celebrou sua primeira missa em terras do Cariri.

Consta...
que o deputado Ely Aguiar vem em breve a Crato anunciar, em nome do governador Camilo Santana, que a Praça de Nossa Senhora de Fátima, que circunda o monumento, será construída ainda neste ano. Bom cobrar a promessa do governador anterior que prometeu construir, em Crato, uma réplica da capelinha das Aparições, localizada em Fátima (Portugal).
Duas imagens divulgadas pela Internet na semana que está findando:
Em Juazeiro do Norte, o mar de pessoas na Romaria das Candeias...
E em Crato...deixa prá lá...

A malandragem dos dias de carnaval
Neste sábado, 6 de fevereiro, estamos iniciando mais um período carnavalesco! Numa região como o Cariri, aonde não existe tradição carnavalesca será que justifica fechar tudo só porque o Rio de Janeiro, Salvador, Recife-Olinda têm carnaval? Tornou-se um costume, uma tradição brasileira não trabalhar no período do carnaval, de sábado até a manhã da quarta-feira de cinzas. Ao contrário do que muita gente pensa, a terça-feira de carnaval não é feriado nacional e é considerado dia normal de trabalho, a não ser que haja leis estaduais ou municipais que estipulem que esse dia será de folga. Não é esse o caso dos municípios caririenses...
Vem aí mais um encontro de ex-alunos do Seminário São José
Em Crato, no próximo dia 7 de março – daqui a um mês – O Seminário Diocesano São José será palco de mais um encontro de ex-alunos daquele educandário. Naquela data o Seminário completará 141 anos de existência. Este ano o encontro dos ex-alunos fará uma homenagem ao fundador do Seminário São José: Dom Antônio Luiz dos Santos, primeiro bispo do Ceará. Com direito à inauguração da Praça Dom Luiz, construída pelo governo do Estado em frente aquele belo educandário. Veja foto abaixo:
Um nicho na catedral para a Mãe do Belo Amor
O arquiteto Waldemar Arrais Farias concluiu o projeto para que um pequeno nicho seja cavado, numa parede da Sé Catedral de Crato, para abrigar a imagenzinha da Mãe do Belo Amor. (foto à esquerda) Trata-se de uma pequena escultura de madeira, medindo cerca de 40 centímetros, venerada, desde os primórdios da Missão do Miranda – origem da cidade de Crato, – por volta de 1740.   Esta estátua foi a primeira devoção mariana do sul do Ceará! Ela foi sempre aureolada por muitos fatos pitorescos e lendários, que são mantidos pelo imaginário popular nos últimos 255 anos. Monsenhor Rubens Gondim Lóssio, escrevendo sobre essa escultura afirmou: “Herdada dos ancestrais indígenas, existia uma pequena imagem da assim chamada Nossa Senhora do Belo Amor, de todos venerada”. Ainda hoje é. Tanto que a capela dedicada à Mãe do Belo Amor, construída pelo 4º bispo de Crato – Dom Newton Holanda Gurgel – no planalto do sítio Páscoa, destinada a assinalar a passagem do século e do milênio, inaugurada em 2000, foi recentemente elevada à categoria de Santuário Diocesano, pelo atual bispo Dom Fernando Panico.
Uma piedosa tradição
O povo se apega muito às imagens representativas dos seus santos. O cratense é muito apegado à pequenina estátua da Mãe do Belo Amor. A exemplo do povo católico de Belo Horizonte, que mantém intensa devoção por uma imagenzinha da Virgem Maria, venerada na capital mineira sob a invocação de Nossa Senhora da Boa Viagem. Na construção de Belo Horizonte, as autoridades mandaram derrubar a capelinha primitiva da vila que antecedeu a atual capital de Minas Gerais, um arraial que tinha o poético nome de Curral del-Rey. No local ergueram uma bela catedral em estilo neogótico. Abaixo, a imagenzinha de Nossa Senhora da Boa Viagem, Padroeira de Belo Horizonte (MG)

Protesto de um poeta
Afonso Arinos de Melo Franco, um dos maiores políticos brasileiros e um dos mineiros mais ilustres, no ano de 1927, revoltado escreveu o poema abaixo:
“A igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
(que lindo nome para um barco à vela!)
Foi construída em 1765
Por ordem do senhor capitão-mor das Minas
Para os povos do Curral del-Rey.
Nessa igrejinha de janelas verdes
Eu me batizei.
No mês de Maria enfeitava-se a nave com folhas de manga
E as meninas cantavam em coro:
“No céu, no céu, com minha mãe estarei.”
No ano de 1925, o Sr. Diretor de Obras
Deitou abaixo a Matriz da Boa Viagem
(Que lindo nome para um cemitério!)
E se construiu no lugar dela
Uma catedral gótica, último modelo.
Eu achei que foi bobagem,

Mas o povo de Minas disse que era progresso.”
 Foto da antiga vila do Curral del-Rey, hoje centro de Belo Horizonte (MG)

(Texto e postagem de Armando Lopes Rafael)






0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31