xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Chuvas diminuem, mas ocorrem em 56 cidades | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 fevereiro 2016

Chuvas diminuem, mas ocorrem em 56 cidades



O afastamento do centro do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que vinha provocando precipitações em várias regiões do Ceará resultou na diminuição das chuvas nas últimas 24 horas. Ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 56 municípios.

As cinco maiores precipitações ocorreram em Moraújo (39mm), Granja (38mm), Cariré (32mm), Palmácia (29mm) e Reriutaba (28mm). As chuvas concentram-se na região Noroeste, segundo mapa de registro pluviométrico da Funceme. Para hoje, o órgão tem previsão de tempo com nebulosidade variável, ao longo do dia, com eventos de chuva isolada no Centro-Norte do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Amanhã, há previsão de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões cearenses.

Cultivo

De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, as nuvens sobre todo o Estado do Ceará, que deixa o tempo 'bonito pra chover', como fala o sertanejo, está associada à atuação do VCAN, que é um sistema de circulação horária a aproximadamente 12km de altura, sob formação na região Nordeste do Brasil. No campo, os agricultores permanecem preparando a terra para o plantio e mantendo a esperança de que a atual quadra chuvosa (fevereiro a maio) será de boas chuvas. Para os agricultores, o importante é aproveitar a terra úmida para o cultivo dos grãos - milho e feijão. "O plantio antecipado pode assegurar uma colheita mais cedo, caso as chuvas continuem", observou o técnico agrícola, Carlos Sales.

A Funceme permanece com o prognóstico de que há 65% de chance das precipitações durante a quadra chuvosa permanecerem abaixo da média, dando continuidade ao ciclo de estiagem que castiga o semiárido nordestino desde 2012. "As chuvas verificadas em janeiro e na primeira quinzena deste mês não têm relação com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas em março, abril e maio", explicou Fritz. A Funceme vai divulgar na segunda quinzena deste mês, o segundo prognóstico para o 'inverno' deste ano no Ceará. O prognóstico de maior propensão para um ano seco decorre da influência do fenômeno El Niño, que ainda atua fortemente sobre o Oceano Pacífico. A tendência verificada pela Funceme é que esse quadro não sofra alterações até o fim da quadra invernosa, prevista para maio próximo.

DN Regional
Foto: Dihelson Mendonça




0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31