xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Um herói cratense -- por Pedro Esmeraldo | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 janeiro 2016

Um herói cratense -- por Pedro Esmeraldo

    Mais ou menos, meado dos anos 40 chegava ao Crato a grande figura popular; Senhor José de Paula Bantim. Foi magnifico no ato de tratar as pessoas com magnificência, já que se comportou com seriedade em grandes momentos, procedendo com muita ética na maneira em atuar de suas conversações.
    Nascido em Santana do Cariri, veio para o Crato com o desejo de continuar seus estudos secundários, pois em sua terra natal não dispunha de condições de coordenar com mais proeminência na elevação dos ensinos inferior e médio. Devido à pobreza do lugar, não havia nada que pudesse satisfazer  os asseios da juventude que eram adquirir meios satisfatórios na elevação educação da época.
    A principio, antes de vir para o Crato, teve de conseguir emprego a fim de se manter com eficiência na pratica do estudo e do trabalho. Aqui conseguiu um emprego na farmácia Gomes de Matos e foi um excelente balconista no comportamento das pessoas e na conservação astuciosa da ética comercial.
    Temos vagas lembranças que, Bantim era um adolescente estudioso e sabia manejar com dedicação do uso elevado das pessoas humanas quando buscavam produtos farmacêuticos orientados pelo seu médico. Às vezes, com o cliente apresentava ideias movediças ele se saia com compreensão as brincadeiras jocosas que faziam o cliente se nivelar e amenizasse com a sua bondade a paz entre ele e o cliente.
    Querendo crescer no ramo do estudo, matriculou-se na Escola de comercio do Crato, onde foi um excelente aluno. Aí terminou o curso técnico de contabilidade. Depois assumiu um emprego de contador na firma de B. Bezerra CIA  que foi extinta há anos, após o falecimento do proprietário.
    Não querendo parar em sua aquisição intelectual, fez vestibular na faculdade de economia, terminando o curso em 1965. Daí então, ingressou na politica como vereador. Seu objetivo era defender e lutar pelas causas justas da classe desfavorecida. Foi um brilhante politico, honesto, perspicaz, com ideias brilhantes de honestidade e dinamismo.
    Foi um profundo lutador pelo Crato. Vociferava na câmara municipal quando havia alguma injustiça, pois não se calava nas ações inescrupulosos, quando queria alguém dilacerar o Crato. Hoje tudo é diferente, não se veem mais aqueles ilustres defensores destas cidades com palavras serias e defensivas das causas justas.     Tudo isto é provocado pela falta de caráter de nossos políticos, analfabetos ou semianalfabetos que se apoderaram do poder sem saber manejar as causas políticas deste município. Alguns deles teimam em não querer conservar a nossa praça de esporte achavam o futebol era uma coisa estranha, que não favorecesse um comportamento físico e o equilíbrio psíquico da juventude.
    Mas Bantim não esmorecia, foi a frente organizou passeata com os jovens destemidos e fizeram apelo ao então governador Virgílio Távora que prometeu e cumpriu com a promessa, dotou o Crato de grande melhoramento esportivo.
    Infelizmente, Crato não foi bem sucedido com a escolha de certos prefeitos cafonas que não aceitavam a permanência da pratica do esporte na nossa cidade.
    Por isso, o Crato perdeu grandes oportunidade de crescer e ficar conhecida nacionalmente com a falta desse esporte que seria o elo da transposição da cultura atrasada para a cultura civilizada. Isto é de estarrecer, é um desdoiro e um acinte ao pessoal amante do futebol. Por esta razão o povo precisa reagir imitando Bantim, gritando com brados bem altos “Dê ao Crato o que é do Crato”, não deixem esfarelar o Crato.


0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31