xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Revista do Cariri (por Armando Lopes Rafael) | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 janeiro 2016

Revista do Cariri (por Armando Lopes Rafael)

Um dia atrás do outro
 Lembram-se daqueles tempos em que setores da Igreja nem admitiam falar no nome do Padre Cícero? Mudaram os tempos... A Regional NE 1 da CNBB está divulgando o folheto sobre a Campanha da Fraternidade 2016. E sabe quem está no canto inferior esquerdo da capa da publicação da CNBB? Ele mesmo: o Padre Cícero. Confira acima.

Barro em destaque
Em qual cidade do Cariri o “Ano da Misericórdia” vai deixar marca mais significativa? Acertou quem respondeu que é na cidade do Barro. Lá, no próximo dia 2 de abril, além da abertura da Porta Santa (no Santuário Diocesano da Divina Misericórdia), a Prefeitura do Barro vai inaugurar um arco, à entrada da cidade, encimado por uma estátua de Jesus Misericordioso com 6 (seis) metros de altura.

Santana do Cariri faz resgaste histórico
A primeira imagem de Senhora Santana, Padroeira de Santana do Cariri, foi roubada há vários anos. Tratava-se de uma imagem, em estilo barroco, do início do século XVIII, confeccionada em madeira, tendo a Senhora Santana sentada numa cadeirinha, e, ao lado dela, a Virgem Maria, ainda menina. Os santanenses nunca se conformaram com aquele roubo. No próximo dia 31 de janeiro, na abertura do Ano Centenário de criação da Paróquia de Senhora Sant’ana, uma imagem semelhante à primeira padroeira daquela cidade será levada em procissão até a Igreja Matriz. Ela será guardada, futuramente, num nicho da Matriz de Santana do Cariri. Abaixo o comunicado da Paróquia de Santana do Cariri sobre a nova imagem de sua Padroeira:

Arre égua!

É zombar da inteligência dos brasileiros! Citado pela maioria dos réus da Operação Lava Jato, o ex-presidente da república, Lula da Silva, até que enfim se defendeu dizendo: “Neste país não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica. Pode ter igual, mas (honesto) mais do que eu, duvido”. Se fosse verdade a afirmação de Lula era o caso de nós chorarmos e clamar: Pobre Brasil, a que ponto chegamos!




Neste sábado Madre Feitosa comemora 75 anos de profissão religiosa
23 de janeiro de 2016. Pela manhã, nas dependências do Colégio Pequeno Príncipe, Madre Feitosa comemora – juntamente com dezenas de amigos as Bodas de Ouro dos primeiros votos religiosos que fez como filha de Santa Teresa de Jesus.
Madre Feitosa jovem
Quem é Madre Feitosa
Maria Carmelina Feitosa nasceu em Tauá, em 13 de setembro de 1921. Estudou o ensino secundário em Crato, no Colégio Santa Teresa de Jesus, decidindo, aos 16 anos, ser religiosa na Congregação do mesmo nome.  Lá iniciou sua longa vida de educadora. Com o passar do tempo tornou-se diretora daquele renomado colégio cratense, acumulando este ofício com a função de Secretária Geral da Congregação, Vice Supervisora Geral da Ordem, em três mandatos consecutivos, num total de dezoito anos. Assumiu a direção da Casa de Caridade de Crato em 1961. Obteve graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Crato e, em 1969, fundou o Colégio Pequeno Príncipe, educandário que dirige até hoje. 

Mensagem de Dom Fernando para Madre Feitosa
Abaixo alguns trechos da mensagem que o bispo diocesano gravou para ser lida na manhã deste sábado: “Embora ausente da cidade de Crato (por compromissos inadiáveis, anteriormente assumidos), neste dia em que a senhora comemora as Bodas de Brilhante da sua profissão religiosa, gostaria de manifestar minha presença – nesta solenidade –, por meio desta mensagem. 75 anos não representam somente uma existência, mas uma longa existência! E o que dizer de uma vida que caminha para os 95 anos de idade, neles contidos os 75 anos vividos da sua vocação religiosa como uma autêntica filha de Santa Teresa de Jesus? Vocação é, antes de qualquer coisa, ter o coração cheio de amor a Deus e aos irmãos. E é isso que tem caracterizado a sua benéfica existência entre nós...

“Na distante data de 23 de janeiro de 1940, a Senhora proferiu seus votos religiosos, ainda no verdor primaveril dos vinte anos de idade. Foi quando a senhora sentiu que sua opção de vida não seria igual à opção sonhada pela maioria das moças daquela época, ou seja, encontrar um “príncipe encantado”, contrair um matrimônio e formar um lar. Naquela data, a Senhora fez outra escolha, mais difícil, sem atrativos materiais. A Senhora deixou de alimentar os sonhos das riquezas materiais, da mundana convivência com a sociedade daquele tempo e não buscou reconhecimento nem honras. Optou pelo ideal da pureza, da humildade, da obediência e dos verdadeiros valores que são os eternos. Abraçou uma vida para amar a Deus e servir ao próximo... “Foi isso que a Senhora fez durante sua longa e abençoada existência!

 “Querida Madre Feitosa: A Vida Religiosa é um dom de Deus para a Igreja e para o mundo. Aos olhos dos homens, parece ser loucura. No entanto, podemos compreender o sentido da Vida Religiosa na gratuidade, no serviço e na doação pela causa do Reino de Deus, que se traduz na paixão por Cristo e pela humanidade. Na exortação Alegria do Evangelho, o Papa Francisco nos diz: “onde estão os religiosos existe alegria”. Somos chamados, na Vida Consagrada Religiosa, a experimentar e mostrar que Deus é capaz de preencher o nosso coração e fazer-nos felizes sem necessidade de procurar, noutro lugar, a nossa felicidade, que é a autêntica fraternidade vivida nas comunidades cristãs e na vivência cotidiana do Mistério Eucarístico que nos alimenta.

 “Parabéns, Madre Feitosa, pela fidelidade que a Senhora manteve nesses 75 anos da sua profissão religiosa. Parabéns pelo seu trabalho dedicado levando o amor, a alegria do Coração de Jesus aos mais necessitados, por meio da ternura do Coração da Virgem Maria. Parabéns pela grande educadora que a Senhora é. Parabéns por seu trabalho social, pela sua entrega à missão de difundir o Reino de Cristo, por tudo de bom que a senhora fez, está fazendo e ainda fará pelos anos futuros. Receba a manifestação da minha admiração, da minha amizade e a minha bênção episcopal. Dom Fernando Panico, Bispo Diocesano de Crato”.
Madre Feitosa nos dias atuais

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31