xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Morre o homem e fica a fama ( por Armando Lopes Rafael) | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 janeiro 2016

Morre o homem e fica a fama ( por Armando Lopes Rafael)

Às vezes duvido do conhecido adágio francês Les morts vont vite (Os mortos passam depressa). Dizem que nas primeiras horas pós-morte de uma pessoa tem choro, dor... dias depois começa o esquecimento...
A mim me parece que alguns mortos se vão, mas a ressonância de suas vidas fica durante muito tempo entre nós. Monsenhor Montenegro morreu em 2005. Dez anos já se passaram da passagem dele para os umbrais insondáveis da eternidade. E, no entanto, ele ainda continua fazendo o bem, uma década depois de morto.
Antes de morrer, monsenhor Francisco Holanda Montenegro doou, em testamento, o amplo terreno da chácara de sua propriedade para usufruto da Diocese de Crato. Pediu apenas que lá fosse instalado um Lar Sacerdotal para acolher sacerdotes idosos e aposentados, os padres desprovidos de uma residência, para que naquele lar vivessem os últimos anos de suas vidas.
A Diocese de Crato fez mais. Como o terreno é grande, foi construído ao fundo do imóvel um Seminário Propedêutico para receber pré-adolescentes que desejem abraçar a vida religiosa. Lá está o novo casarão, dispondo de 7 dormitórios, uma biblioteca (homenageando o saudoso Monsenhor Vitaliano Mattioli), um refeitório, cozinha, uma sala de estar, área de lazer e uma Capela dedicada a São João Paulo II, a primeira da Diocese a ter como patrono o grande Papa polonês. São duas alas: uma denominada Monsenhor Montenegro e outra com o nome de Dom Newton Holanda Gurgel.
A casa onde Monsenhor Montenegro residia passou por trabalhos de recuperação de rachaduras e recebeu nova pintura. Está pronta para hospedar sacerdotes, enquanto aguarda a construção dos planejados pequenos chalés individuais,destinados à residência dos padres idosos.
No dia 29 de dezembro último os muitos convidados que assistiram a inauguração do Seminário e reabertura da casa tinham monsenhor Montenegro na lembrança e no coração. Já no próximo mês de março um conjunto habitacional do Programa “Minha casa, minha vida” denominado de Monsenhor Montenegro  será inaugurado no bairro Nossa Senhora de Fátima (antigo Barro Branco), na zona leste da cidade de Crato. É o Poder Público homenageando o saudoso monsenhor.
Os mortos passam depressa? Nem todos... A memória de Monsenhor Montenegro está aí para confirmar meu pensamento...
             

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31