xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/10/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 outubro 2015

Juazeiro supera crise no Dia da Criança

juazeiroelizangelasantos

Juazeiro do Norte A principal cidade da região do Cariri e uma das maiores do Estado foi na contramão do restante do País no declínio das vendas no período do Dias da Criança, correspondido, pelos lojistas, entre os dias 5 e 11 de outubro.

De acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as consultas para vendas a prazo caíram 8,95%. Em contrapartida, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, afirmou que "mesmo com uma onda pessimista em todo o País, Juazeiro alcançou a expectativa de crescimento de cerca de 3,5%".

O representante do órgão avalia que "alguns fatores fazem com que a gente sempre possa esperar um bom resultado dessas datas comemorativas em Juazeiro". Araújo lembra que "a cidade é um polo onde os comerciantes de municípios vizinhos e até alguns Estados próximos vêm se abastecer, o que movimenta a economia local".

Ele ressalta, ainda, que a grande variedade de produtos e lojas é outro diferencial de Juazeiro. A avaliação do presidente da CDL é corroborada pelo empresário Reginaldo Pinto, proprietário de uma loja de variedades. "Apostei em ter mais opções do que quantidade, para podermos atender todas as classes, e deu muito certo", comemora Reginaldo.

O comerciante pondera que, pela atual conjuntura financeira do País, esperava-se uma retração na economia, refletindo redução nas vendas, o que, segundo ele, não aconteceu. "As vendas foram satisfatórias. No momento de crise, temos que buscar alternativas, inovar e ficar atento ao que está em evidência", disse. O empresário conta que os produtos mais procurados, sempre são os que têm seus nomes na mídia no momento. Neste ano, Frozen".

Diario do Nordeste - Regional

Nordeste tem a maior taxa de homicídios do país, mostra estudo

mortes_mat

(Foto: Estadão Conteúdo)
A região com a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes do país é o Nordeste (33,76), seguida da Região Norte (31,09) e do Centro-Oeste (26,26). As regiões Sudeste e Sul apresentam taxas menores, 16,91 e 14,36, respectivamente. No Nordeste, o estado com a maior taxa por grupo de 100 mil habitantes é o Ceará, com 46,9 homicídios, equivalente a 4.144 mortes, seguido de Sergipe (45 assassinatos por 100 mil habitantes).
Os dados, de 2014, estão no relatório Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios, divulgado hoje (15) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
No estado do Ceará, as maiores taxas de homicídios dolosos são registradas nas cidades de Fortaleza (72,7), Maracanaú (73,7) e Caucaia (65,8), na região metropolitana.
Em números absolutos, o estado que registrou o maior número de assassinatos em 2014 foi a Bahia, com 5.450 (36 por 100 mil habitantes). Em seguida, estão Rio de Janeiro (4.610) e São Paulo (4.294), com taxas de 28 e 9,8 por grupos de 100 mil habitantes. No ranking absoluto, o Ceará aparece em quarto lugar. Santa Catarina, com 587 mortes, registra a menor taxa do país (8,7 homicídios por 100 mil habitantes).
“Para se ter uma noção comparativa no âmbito internacional sobre essa taxa, países com históricos de guerra civil, como o Congo (30,8), e com altas taxas de homicídio associadas ao narcotráfico, como a Colômbia (33,4), possuem taxas menores que as do Nordeste brasileiro”, informa o relatório.
Metodologia
De acordo com o Ministério da Justiça, o diagnóstico fez um recorte com 80 municípios, localizados nas 26 unidades da Federação e a região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal, somando 81 localidades prioritárias de ação, agregando 22.569 registros de homicídios dolosos em 2014, o que representa, aproximadamente, 50% do total de assassinatos registrados no Brasil.
A intenção do ministério é que o estudo sirva de ferramenta de gestão para os estados no enfrentamento da criminalidade, observando as coincidências entre as altas taxas de homicídio e outros problemas sociais, econômicos e culturais. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) de 2014.

Agência Brasil

Bombardeio russo mata pelo menos 15 pessoas na Síria

Bombardeiorusso

Pelo menos 15 pessoas morreram hoje (15), entre elas civis, e várias ficaram feridas em um bombardeamento da aviação russa no norte da província central síria de Homs, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os mortos são seis combatentes de fações opositoras ao regime de Damasco e nove civis, incluindo uma menor de idade, segundo a organização não governamental, não descartando que o número de mortos poderá aumentar porque há feridos em estado grave.

O observatório informou que a força aérea russa atacou hoje várias cidades e áreas do norte de Homs.

Os bombardeios coincidem com uma ofensiva por terra do exército sírio contra a cidade de Telbise, um dos principais bastiões rebeldes da metade setentrional de Homs e outras zonas próximas. Durante o dia de hoje, a aviação russa teve como alvos Telbise, Tir Maleh e Garnata.

Desde 30 de setembro, a Rússia, aliada do regime do Presidente Bashar al-Assad, está  bombardeando a Síria, na sua primeira intervenção militar direta no conflito daquele país desde o seu início, em 2011.

Agência Brasil

Secult lança edital Ceará Natal de Luz 2015

secult

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou, nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, o XII Edital Ceará Natal de Luz – 2015, que visa à democratização dos recursos do Fundo Estadual de Cultura – FEC, para o fomento de bens, produtos e serviços culturais vinculados à temática natalina nas várias regiões do Estado do Ceará e regulamenta as inscrições e seleção de projetos relacionados às tradições regionais cearenses do ciclo natalino.

O Edital Ceará Natal de Luz financiará projetos que poderão somar até o montante global de R$ 734.000,00 (setecentos e trinta e quatro mil reais) com recursos do Fundo Estadual de Cultura – FEC, para o ano de 2015, distribuídos nas seguintes categorias, conforme o edital: 1) Grupo de tradição natalina, com 26 projetos apoiados; 2) Mostras Regionais Natalinas, com 14 projetos apoiados; 3) X Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, com 1 projeto apoiado.

A ação tem por objetivo selecionar e apoiar financeiramente a execução de projetos, que tenham por objeto a produção, circulação e difusão das tradições regionais do ciclo natalino. Podem participar do XII Edital Ceará Natal de Luz – 2015: Município cearense ou entidade de Município cearense responsável pelas atividades culturais; Entidade civil, com ou sem fins econômicos, com sede, foro e efetiva atuação no Estado do Ceará, registrada há pelo menos 01 (um) ano, em cujos atos constitutivos a previsão de realização de atividades culturais; Entidades civis, sem fins econômicos, criadas para dar suporte a órgãos, entidades ou equipamentos públicos de cultura pertencentes ao Estado do Ceará; Pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, residentes e domiciliadas no Estado do Ceará há pelo menos 02 (dois) anos, e que tenham atuação direta com o objeto do projeto a ser realizado. Os projetos apresentados por pessoa jurídica deverão indicar um(a) responsável por sua realização, que deverá ser maior de 18 (dezoito) anos e com comprovada atividade artística ou cultural no Ceará há pelo menos 02 (dois) anos.

Aos participantes será exigido o Cadastramento de Parceiros, nos termos do art. 6o, §1o da Lei Complementar No 119/2012, por meio do endereço eletrônico https://scc.cge.ce.gov.br/scc­web/padrao­web/paginas/seguranca/login.seam, anexando os documentos exigidos pelo Decreto Estadual no 31.406/2014.

As inscrições no XII Edital Ceará Natal de Luz – 2015 serão gratuitas e aceitas em conformidade com este Edital e com a legislação vigente, através da entrega da documentação em envelope lacrado, ao Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, no período de 15 de outubro a 06 novembro de 2015, no horário de 08h às 12h e das 13h às 16h30min.

Serão também aceitas inscrições por meio de serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na modalidade Sedez, com Aviso de Recebimento (AR). Ver endereço de envio anexo. Este Edital contém 10 (dez) Anexos, todos partes integrantes, de conhecimento e cumprimento obrigatórios aos participantes da seleção, e podem ser acessados na página da Secult: www.secult.ce.gov.br no link correspondente ao XII Edital Ceará Natal de Luz – 2015.

Uma Comissão de Seleção, composta por no mínimo 02 (dois) técnicos da Secretaria da Cultura e, no mínimo, 03 (três) convidados, de comprovados conhecimentos e/ou atuação na área cultural, será responsável pela avaliação dos projetos inscritos, observadas as exigências constantes neste Edital.

A seleção se dará pela análise dos projetos, respeitada a ordem cronológica das inscrições, após a verificação da regularidade e da adimplência do proponente e mediante a pontuação pelos aspectos técnicos. O resultado da Seleção será emitido pela Comissão e publicado no site da Secult, até o dia 16 de novembro 2015, em uma lista de Classificados e Classificáveis, contendo a relação nominal dos proponentes, o título do projeto e a pontuação de cada um dos selecionados, por categoria.

Confira:

- XII EDITAL CEARÁ NATAL DE LUZ – 2015 e ANEXOS

Mais informações:

siec@secult.ce.gov.br, fazendo constar no campo assunto a citação XII EDITAL CEARÁ NATAL DE LUZ – 2015.

 

Assessoria de Comunicação Secult

Urca lança o Projeto Observatório Cariri, que fará estudo sobre a violência na região

urca1

Com a presença do secretário de Justiça do Estado, Hélio Leitão, será lançado nesta sexta-feira (16), o Observatório Cariri. O projeto é pioneiro no Ceará e fará um levantamento estatístico dos dados de violência na Região do Cariri.
O projeto é da Urca e na oportunidade, Hélio Leitão proferirá palestra às 15h30min. no auditório da OAB, subseção Crato, sobre o Sistema Penitenciário e a Missão Constitucional do Advogado, demonstrando o papel do advogado nesse  projeto.

Today 07:20|flavio pinto

Valor de autuações da Receita aumenta quase 10% em 02015

receita_federal1

“O valor das autuações da Receita Federal em 2015 aumentou 9,7%, conforme revelou hoje (15) o órgão. De janeiro a setembro, os autos de infração emitidos pelo Fisco somaram R$ 87,9 bilhões. De acordo com a Receita, o estado de São Paulo respondeu pela maior parte das autuações, com R$ 57 bilhões em autos de infração emitidos. Segundo o órgão, o valor representa aumento de 29% em relação ao apurado no mesmo período de 2014.

A Receita também destacou que, nos últimos meses, constituiu grupos especiais para acompanhar o comportamento dos principais devedores de tributos.

Acrescentou que medidas punitivas foram aplicadas nos casos em que foram constatadas fraudes, como exclusão de parcelamentos especiais, inscrição na dívida ativa, exclusão de benefícios e de incentivos fiscais, exclusão do Simples Nacional (regime simplificado de pagamento de tributos por micro e pequenas empresas), arrolamento e bloqueio de bens e abertura de processo na Justiça.

Os contribuintes que não quitam dívidas tributárias após as etapas de cobrança administrativa são encaminhados para inscrição na dívida ativa. Nesse caso, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) passa a cobrar o débito na esfera judicial.

Segundo a PGFN, os 500 maiores débitos na dívida ativa somam R$ 392,3 bilhões. Desse total, R$ 229 bilhões estão em cobrança judicial, R$ 103,3 bilhões foram parcelados, R$ 43,7 bilhões estão suspensos por decisão judicial e R$ 16,2 bilhões cobertos por bens oferecidos como garantia.”

(Agência Brasil)

Previsão orçamentária do Estado será de R$ 23,3 bilhões para 2016

loa3

 

A proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 foi entregue, na tarde desta quinta-feira (15), ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros). O secretário do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Hugo Figueiredo, trouxe pessoalmente o documento.
A previsão orçamentária é de R$ 24,3 bilhões para o próximo ano, o que representa um aumento de 3% em relação ao orçamento de 2015.
“Amanhã (sexta-feira), a mensagem vai ser lida na sessão plenária e os deputados já podem tomar conhecimento e começar os debates sobre o orçamento para o próximo ano", informou o presidente Zezinho Albuquerque.
A Assembleia Legislativa tem até 22 de dezembro para aprovar tanto a LOA como o Plano Plurianual (PPA) - entregue à Casa no fim de setembro. Na avaliação do presidente, esse prazo é importante para que os deputados possam avaliar, debater e sugerir emendas ao projeto.
ICMS 6% maior
De acordo com o secretário Hugo Figueiredo, cerca de R$ 5 bilhões serão destinados a investimentos em 2016. Em relação às receitas, Hugo Figueiredo informa que a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tem uma estimativa de incremento de 6% em comparação com o ano de 2015. Assim, as receitas correntes devem alcançar R$ 22 bilhões em 2016.
Ainda conforme a LOA, o gasto com pessoal será de R$ 8,9 bilhões em 2016. "Isso representa um incremento em relação ao orçamento de 2015 da ordem de 9,3%, que é equivalente à inflação prevista para este ano", explica o secretário.
Eficiência nas despesas
Segundo o titular da Seplag, o projeto de lei disponibiliza um programa de Gestão Democrática por Resultados que prevê consultorias para reavaliar procedimentos, formas de trabalho e indicadores de desempenho das secretarias com o objetivo de dar mais eficiência aos gastos públicos.
Conforme o secretário, entre janeiro e agosto deste ano, por exemplo, R$ 31 milhões deixaram de ser gastos após revisões nas nomeações de cargos comissionados nas secretarias. "Há outras iniciativas como um série de ajustes na parte de locação de veículos, revisão nos contratos de aluguéis, e iniciativas que estão sempre buscando maior eficiência da máquina do governo", pontuou Hugo.
(AL)

Começa hoje em 'Santana' a Romaria da Menina Benigna

santana_do_cariri

Santana do Cariri A 12ª edição da Romaria de Benigna, realizada neste município localizado na região do Cariri cearense, será aberta oficialmente hoje, com expectativa de atrair cerca de 30 mil fiéis até dia do encerramento, 24 de outubro, data do martírio. Neste ano, a romaria traz o tema "Com Benigna, Celebremos as Misericórdias do Senhor". O novenário conta com celebrações diárias.

De acordo um dos organizadores, Ypsilon Félix, a novidade deste ano será o show do cantor Batista Lima. "No dia 18, durante a missa, ele dará um testemunho para os devotos e, em seguida, se apresenta no calçadão com um show acústico".

Félix ressalta que o dia da abertura dos festejos é alusivo ao nascimento da menina Benigna e o encerramento, à sua morte. "Como providência divina, entre a data de seu nascimento e a data de sua morte há um intervalo de nove dias, justamente o tempo para celebração de novenas", acrescenta. Com programação diária, a organização acredita que a cidade deva receber um grande fluxo de pessoas oriundas de municípios do Cariri e da região do Centro-Sul. Félix lembra que o encerramento da romaria concentra diversas ações. Na manhã do dia 24, acontece a Romaria das Crianças; meio-dia, Missa das Flores na Igreja Matriz; e, no período da tarde, outros momentos de oração, caminhadas e a solene celebração eucarística, no fim do dia.

Acesso

Em março deste ano, o Ministério do Turismo, em parceria com a administração local, destinou verba de R$ 1 milhão para construção de uma estrada de acesso ao bairro de Inhumas, onde Benigna foi assassinada. Milhares de pessoas visitam o bairro, onde foi erguido um santuário. Além de fortalecer o turismo religioso, a obra beneficiará quase 500 famílias com o acesso mais facilitado até o bairro.

A estrada terá extensão de 2,5Km, ligando a sede do município ao bairro de Inhumas. A primeira parte da obra contempla 1,5 metros de calçadas, com valas e calçamentos em paralelepípedo. Já na segunda fase, prevista para complemento da obra, a previsão é que sejam inseridas ciclovias, urbanização com iluminação e boxes para atendimentos aos fiéis.

Ypsilon detalha que o objetivo é criar, ao longo do percurso, estações da Via Sacra, como na Rua do Horto, na cidade de Juazeiro do Norte, em direção ao local onde está localizado o monumento de 27 metros erguido em homenagem ao Padre Cícero, que anualmente recebe 2,5 milhões de fiéis.

Sem previsão

Félix informa, ainda, que "apenas 20% da obra foi concluída" e que não há previsão para conclusão. Para evitar que os peregrinos sejam prejudicados, a organização do evento fez um desvio de 300 metros "a partir da velha estrada. É importante que os romeiros tenham a obra entregue o quantos antes. Porém, a romaria não será afetada com o andamento dos trabalhos", ressalta.

Beatificação

Denominada de "Corredor da Fé", a obra é considerada "grandiosa" por Ypsilon Félix, que é um dos membros da comissão para o processo de beatificação da menina Benigna Cardoso. Ele pondera que os romeiros e peregrinos que vão trafegar pela avenida irão se sentir mais honrados pela infraestrutura. Outra obra realizada para melhor acolher os fiéis, foi a reconstrução do teto do Santuário de Benigna. Após análises técnicas, o teto teve que ser completamente demolido por comprometer a segurança dos visitantes.

Biografia

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, na localidade de Sítio Oitis, Distrito de Inhumas a 2Km da sede de Santana do Cariri. Em 1941, aos 13 anos, perdeu a vida de forma trágica. Benigna foi morta a golpes de facão por um homem que a assediou. Tendo ela se recusado a entregar-se, foi brutalmente assassinada.

Pelo ato, a menina passou a ser contemplada como santa pela população local depois de sua morte, por considerarem o seu gesto de amor e coragem, apesar da sua pouca idade. Benigna tornou-se "Heroína da Castidade". A fama de mártir espalhou-se e hoje Benigna já é reverenciada por um grande número de pessoas, que costumam fazer-lhe pedidos e testemunham o alcance de graças.

Há cerca de três anos, os restos mortais da menina Benigna foram sepultados na Igreja Matriz de Santana do Cariri e, desde então, virou mais um local de visitação dos peregrinos.

Mais informações:

Romaria da Menina Benigna

Data: de 15 a 24 de outubro

Local: Santana do Cariri (CE)

Fan Page - Jovem Benigna Oficial

Blog - jovembenigna.blogspot.com

SAIBA MAIS

Programação:

Dia 15/10

Abertura com Moto Romaria, celebrando o natalício de Benigna

Dia 18/10

19h- Missa solene na Matriz, com participação especial de Batista Lima, seguida de show acústico, no Calçadão

Dia 24/10 - Data do Martírio

9h - Romaria das Crianças

11h - Missa das Flores na matriz

14h - Concentração e acolhida

15h - Oração no Santuário

16h - Caminhada até a Matriz

17h - Solene Celebração Eucarística

 

Diario do Nordeste - Regional

Obama anuncia permanência de tropas dos EUA do Afeganistão

obama-afghanistan_fran

Estados Unidos vão manter os atuais 9.800 homens em 2016.
Tropas serão reduzidas para 5.500 em 2017 e colocadas em quatro locais.

O presidente dos EUA, Barack Obama, fala sobre a permanência de tropas do país no Afeganistão nesta quinta-feira (15) na Casa Branca (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (15) que as tropas afegãs ainda não são tão fortes quanto precisariam ser, ao anunciar sua decisão de manter mais de  9 mil militares norte-americanos no país ao longo da maior parte do próximo ano.

"Essa é a coisa certa a se fazer", disse Obama na Casa Branca. "Como comandante-em-chefe, não permitirei que o Afeganistão seja usado como local seguro para terroristas atacarem nossa nação novamente."

Obama disse que a decisão deve mostrar ao Talibã que o único caminho para se obter a retirada total das tropas dos EUA é chegar a um acordo com o governo do Afeganistão.

Obama tinha como objetivo a retirada completa das forças dos EUA antes de deixar o cargo em janeiro de 2017, exceto por uma pequena embaixada norte-americana em Cabul. Sob o novo plano, as tropas serão reduzidas para 5.500 em 2017 e colocadas em quatro locais: Cabul, Bagram, Jalalabad e Kandahar.

A decisão ocorreu após meses de deliberações entre Obama, líderes afegãos, autoridades do Pentágono, comandantes em campo e assessores da Casa Branca sobre como continuar de melhor forma o apoio às forças afegãs, disseram autoridades sêniores da administração dos EUA.

As tropas norte-americanas continuarão treinando e assessorando forças afegãs e também irão focar em garantir que quaisquer membros restantes da Al Qaeda sejam vistos como ameaça à segurança dos EUA, acrescentaram as autoridades.

Da Reuters

Janot entrega parecer ao STF sobre contas secretas de Eduardo Cunha na Suíça

janot

PGR também encaminhou adendo a peça enviada anteriormente ao tribunal. Parlamentares procuram saber se documento sugere ou não afastamento dele da presidência da Câmara

por Hylda Cavalcanti, da RBA publicado 15/10/2015 18:04, última modificação 15/10/2015 18:05

 

Brasília – O parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que vinha sendo esperado com ansiedade há quase três semanas pelo mundo político do país, foi enviado hoje (15) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na prática, o procurador-geral encaminhou duas peças ao tribunal. A primeira, um pedido para abertura de novo inquérito contra Cunha pelo Supremo. A segunda, um adendo ao inquérito já em andamento contra o parlamentar.

O pedido para abertura do novo inquérito, toma como base a descoberta de contas na Suíça não registradas pela Receita Federal e gastos milionários feitos pelo parlamentar e seus familiares fora do país (a esposa, Cláudia Cordeiro Cruz, e a filha, Daniella Cunha). Segundo a movimentação encaminhada pelo Ministério Público da Suíça, saíram apenas da conta de Cláudia Cruz, mulher do parlamentar, US$ 1,09 milhão, ou R$ 4,1 milhões nos últimos sete anos.

Já o adendo ao inquérito em andamento inclui no parecer anterior do procurador a delação premiada do lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, à Justiça Federal (JF). Fernando Baiano ratificou as informações já passadas em julho pelo empresário Júlio Camargo, da empresa Toyo-Setal, à JF, de que Eduardo Cunha recebeu US$ 5 milhões em propina no esquema de corrupção que envolve contratos da Petrobras.

Baiano, que é um dos investigados pela Operação Lava Jato, confirmou que Cunha recebeu o montante por conta de comissão em contratos de navios-sonda e por intermediar a compra de um campo de exploração de petróleo pela companhia em Benin, na África.

Sem prazo

O processo do presidente da Câmara, como acontece com todos relacionados à Operação Lava Jato, seguirá no STF para apreciação do ministro Teori Zavascki, relator do caso. Não há, entretanto, prazo do tribunal para que Zavascki dê a sua decisão, que pode ser pelo arquivamento (o que ninguém espera que aconteça, a essa altura) ou pela abertura de ação penal contra o deputado – quando ele passará à condição de réu.

Em relação ao novo pedido de investigação contra o presidente da Câmara, a PGR encaminhou cópias de todos os documentos encaminhados ao Ministério Público Federal sobre as contas secretas de Cunha e familiares na Suíça e a movimentação dessas contas.

Cunha, que tem negado as acusações, mesmo com as provas documentais, até agora não se posicionou a respeito desses dois pareceres de Rodrigo Janot. Mas a situação do deputado fica cada vez mais complicada, principalmente a tramitação da representação contra ele no Conselho de Ética da Câmara.

Afastamento direto

A grande especulação que está sendo feita em Brasília em torno do caso, neste momento, é sobre a inclusão ou não nessas peças jurídicas, pelo procurador-geral, de uma sugestão ao STF para que, ao virar réu em ação penal, o Supremo também determine a saída de Eduardo Cunha do cargo de presidente da Câmara.

Isso porque, como ele é o terceiro na linha sucessória do país, pode ser incluído no artigo 86, da Constituição Federal, que diz que em situações de abertura de ação penal contra o presidente da República ele tem que se afastar do cargo. Mas esta tese ainda é muito discutida entre os juristas – e, se de fato constar do parecer de Janot, precisará ser julgada pelo colegiado da mais alta corte do país.

Há pouco, a assessoria de imprensa da PGR afirmou que o procurador-geral estuda a possibilidade de divulgar ao menos trechos do seu parecer ou confirmar se foi feita ou não a inclusão desse item na peça encaminhada ao tribunal.

Bom dia, Crato ! - Todos os comentários foram liberados


Bom dia, minha gente, como têm passado ? Obviamente, devem estar sentindo as altas temperaturas do Crato nos últimos dias, que aliás, têm batido recordes. Olha, desde que começamos o Blog do Crato em 2005, e passamos a medir as temperaturas da cidade, nunca as vimos tão altas quanto neste ano ( 2015 ) e neste mês de outubro. Conforme muitos podem ter observado, estou um pouco afastado do Blog, mas este já caminha com suas próprias pernas, aliás, devido à competência dos nossos membros escritores, de alto gabarito como Armando Rafael, Emerson Monteiro, Maria Otília e muitos outros, não poderia deixar de ser diferente. Devo frisar ainda a grande participação de Willames Nunes, que tem trazido sempre as notícias diárias até o nosso site. Estou trabalhando em diversas atividades paralelas, algumas relacionadas a novidades que estão por vir para os nossos sites, e algumas na área de música. Devo frisar também que o Blog do Crato é APENAS um dos nossos sites e meios para se comunicar com os cratenses e com o mundo. O sistema comporta hoje um complexo de sites e páginas nas redes sociais e eu sou o responsável por manter tudo isso funcionando. Sou grato aos membros que mantém hoje o Blog do Crato ( Site ), enquanto eu cuido dos outros:

- Página do Blog do Crato no Facebook
- Site Chapada do Araripe - www.chapadadoararipe.com
- Grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook
- Grupo - Crato Total no Facebook
- Grupo - Só Crato Gestão Municipal - No Facebook
- Página do Blog do Crato e Chapada do Araripe no Twitter
- Grupo CRATO-CE no WhatsApp
- Rede Blogs do Ceará, composta por mais de 50 sites.

PREVISÃO DO TEMPO:

Como sempre acontece nesta época do ano aqui no Cariri, a previsão indica dia de muito sol e calor, sem possibilidades de chuva. Máxima de 35 e mínima de 23 graus. 



www.blogdocrato.com
Com informações adicionais do INPE.

BLOG DO CRATO - Há 10 anos, registrando todo dia a história do Crato para a posteridade.






Cariri Cangaço 2015 - Por: Emerson Monteiro

Movimento cultural de resgatar a história do feudalismo nordestino pelos caminhos de interpretação consistente, eis o que sintetiza o empenho dessas personalidades, sob a coordenação do pesquisador Manoel Severo, que fazem o esforço de seguir as mesmas estradas percorridas pelos cangaceiros, andanças de conhecer os meandros de um tempo que ficou relegado ao ostracismo do segundo plano, estigmatizado na memória brasileira. Através da aproximação de estudiosos que buscam resquícios derradeiros do que acontecera no Nordeste à época dos bandoleiros armados e perigosos, mineradores de fina estampa viajam e trocam opiniões e dados, resgatam filmes, fotografias, histórias orais, publicações esquecidas, entrevistam personagens que ainda guardam lembranças das famílias, jornais, revistas, depoimentos, Trabalham, pois, a função de recolher e avaliar pedaços abandonados do confronto entre caboclos e senhores que forma as origens da cidadania do Sertão brasileiro, passados já quase cem anos das tais ocorrências, eis resumo do que executam agora os membros dessa instituição, no afã de ampliar a panorâmica apenas conhecida através da versão dos vitoriosos.

Neste ano de 2015, os Cangaceiros Cariri (Cariri Cangaço) já realizaram atividades nalgumas das comunas que foram palco de refregas do passado carrancista e violento, romantizado e estigmatizado nas memórias das gentes. O grupo, formado por nomes da cultura de todo território nacional, soma escritores, conferencistas, artistas plásticos, cineastas e fotógrafos, professores, médicos, sacerdotes, advogados, donas de casa, estudantes, todos aficionados apreciadores da literatura interiorana, empenhados na identificação dos segredos marcados de sangue, pó e sacrifícios humanos; e formula itinerários que evolvem também a fé da nossa gente. Por conta disso, chegou ao Cariri central, cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Lavras da Mangabeira; reuniu seus membros e moradores do lugar na firme intenção de conhecer in loco a essência da epopeia que investiga há 15 anos, desta vez aprofundando o papel do padre Cícero Romão Batista no desenrolar da cena dessa história tão rica e apaixonante.

Somadas visitas aos sítios históricos, palestras e divulgação de publicações, esse grupo tratou de interagir com os intelectuais das localidades, deixando bem viva a disposição honesta de encontrar o sentido da missão que abraça focada na verdade do povo, sob a consciência de novas teses e valores clássicos.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30