xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/10/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 outubro 2015

UFC divulga calendário de aulas após greve.

“A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará divulgou, nesta terça-feira (13), o Calendário Universitário 2015.2 (http://goo.gl/cxyZFP), revisado após a greve de professores na Instituição. De acordo com o documento, estão previstas 17 semanas efetivas de aulas, já descontados os feriados e recessos escolares.

Os Encontros Universitários ocorrerão em dias letivos e, de acordo com a Prograd, não poderá haver, neste período, atividades regulares de integralização curricular (aulas e avaliações) nos cursos de graduação e pós-graduação da UFC. Nos campi de Fortaleza, os encontros ocorrerão de 25 a 27 de novembro; no Campus de Quixadá, serão realizados de 26 a 27 do mesmo mês e, em Sobral, 10 e 11 de dezembro.

As Casas de Cultura Estrangeira terão retorno às atividades no dia 19 de outubro. Os demais eventos serão incluídos em breve e informados no site da Prograd (prograd.ufc.br), assim como as datas de realização da Oficina das Coordenações de Cursos de Graduação, da divulgação do edital relativo às vagas de mudança de curso, do edital de transferência de outras Instituições de Ensino Superior, da admissão de graduados e dos editais de seleção de bolsistas.

Os eventos relativos ao semestre 2016.1, tais como demanda, oferta, ajuste de oferta, matrícula e ajuste de matrícula também serão divulgados em breve pela Prograd e incluídos no Calendário Universitário relativo ao ano de 2016.”

(Site da UFC)

Cariri: Governo capacita em Educação Ambiental para a Qualidade da água

Agua1

O Governo do Etado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Sema, realizará, a partir de amanhã (14) até o dia 16, na região do Cariri, a Capacitação em Educação Ambiental para a Qualidade da Água. As atividades são demandas do Projeto PForR - Acordo de empréstimo do Governo do Estado do Ceará junto ao Banco Mundial, com foco na Qualidade da Água das Bacias Hidrográficas Estratégicas.

O evento tem como objetivo capacitar os membros das Comissões Gestoras da Bacia do Salgado e técnicos dos municípios da região, tornando-os corresponsáveis pela preservação e defesa dos recursos hídricos.

Com carga horária de 4 horas, serão abordados o Novo Código Florestal e a Qualidade da Água e Contaminação da água por efluentes domésticos, temas fundamentais para a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Ministram esta capacitação os gestores ambientais Sérgio Mota e Milton Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social – Coeas.

Segue abaixo a programação:

BARBALHA

14/10

CRATO

15/10

CRATO

16/10

Comissão Gestora

Fonte Guaribas e Sistema Hídrico Riacho do Meio

Fonte Engenho da Serra

Fonte Batateira

08:00 às 12:00

Novo Código Florestal e a Qualidade da Água

Novo Código Florestal e a Qualidade da Água

Contaminação da água por efluentes domésticos

 

Elizabeth Rebouças
Ascom-Sema / 3101-1235
elizabeth.reboucas@sema.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

MPCE exige solução para lixão de Iguatu

lixao_df_brasil_abrelpe

Iguatu Esta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, tem um dos maiores lixões do Interior, localizado nas margens da CE-282, a cinco quilômetros do centro urbano. A rampa de lixo está saturada e recebe detritos há 25 anos. É motivo de reclamação diária dos moradores de vários bairros que sofrem à noite com a fumaça, além de provocar outros problemas ambientais.

"O lixão - problema e solução" foi tema de audiência pública realizada na semana passada, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu. O evento foi uma iniciativa do Ministério Público do Estado (MPCE). Daqui a seis meses nova audiência será realizada. "Esperamos que a administração apresente projetos e ações encaminhadas nesse prazo", disse o promotor de Justiça, Fábio Ottoni. "Vou acompanhar, ficar no pé".

Outro encaminhamento foi a formação de uma comissão com representantes de diversas entidades para acompanhar o problema. No ano passado, o MPE recomendou ao município algumas medidas para reduzir o impacto ao meio ambiente: evitar queimadas diárias, cuja fumaça encobre maior parte da cidade e incomoda moradores; isolamento da área; plantio de cerca viva; escavação de valas para o aterro dos detritos e proibição de permanência de crianças e adolescentes no local.

O prefeito Aderilo Alcântara observou que o lixão existe há mais de duas décadas e que recebe diariamente toneladas de detritos. "É uma área saturada, onde não há como fazer valas porque tudo é lixo", disse. "Já adotamos algumas medidas e vamos aguardar a desapropriação de uma área para o depósito de podas e a incineração do lixo hospitalar e de clínicas", completou.

Durante a audiência, cerca de 20 representantes de entidades civis apresentaram críticas e sugestões. Houve muitas queixas quanto à fumaça que costuma encobrir parte da cidade no período da noite, provocando doenças respiratórias e trazendo incômodo para os moradores de vários bairros.

O gestor lamentou o comportamento de alguns moradores, que depositam lixo em locais inapropriados e fora dos dias de coleta. "Fizemos uma cerca para evitar o despejo de lixo fora do aterro, na área de domínio do DER, ao lado da rodovia, mas empresas locais não respeitaram", lamentou. "Precisei falar pessoalmente com esses empresários", completou.

O secretário de Meio Ambiente do Município, Márcio Pinheiro, disse que era preciso ocorrer a reciclagem de entulhos de demolição e construção e anunciou que será implantada, em uma área experimental, a coleta seletiva. "Vamos definir em breve um bairro", disse.

Foi construído um Aterro Sanitário, mas a obra está embargada pela Justiça por considerar a área alagável, no entorno da Lagoa do Julião, e por questões referentes à Operação Fumaça, desencadeada pela Polícia Federal que apura irregularidades na aplicação de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A questão se arrasta na Justiça há sete anos, com processos nas esferas estadual e federal.

A maioria dos pronunciamentos foi de crítica com relação à existência do lixão. "É um problema a ser resolvido pela administração municipal, de política pública", disse o professor Luciano Oliveira. O engenheiro José Edvan Teixeira considerou "um absurdo a permanência do lixão". O vereador Mário Rodrigues pediu uma solução administrativa para o problema, ponderando que haverá um longo desfecho da questão judicial.

O agrônomo Paulo Maciel observou que é preciso criar um grupo técnico para discutir as soluções para o problema do lixão e a implantação de uma política de resíduos sólidos. "É uma questão polêmica, que envolve aspectos ambientais, financeiros e culturais", disse. A falta de coleta seletiva e a poluição foram os principais temas abordados na reunião.

Realidade nacional

A permanência dos lixões e a falta de coleta seletiva nos municípios cearenses seguem uma realidade nacional. Poucos avanços foram verificados no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei de 2010. No Ceará, há apenas seis aterros sanitários, beneficiando dez cidades e somente 21 municípios têm experiência parcial com coleta seletiva.

Desde agosto do ano passado que está proibida a existência de lixões no Brasil. Em dezembro último, o Congresso Nacional confirmou o veto da presidente Dilma Rousseff à proposta de prorrogação do prazo por quatro anos. Mantida a decisão, a Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos no Senado propôs prorrogar por mais dois anos, até 2016, o prazo para que os municípios acabem com as rampas de lixo.

Até agora, os lixões continuam ativos; não houve sanções às administrações; projeto de lei com nova data para o fim das rampas ainda não foi aprovado; as prefeituras alegam dificuldades, sequer implantaram programa de coletiva seletiva e nem concluíram o Plano Municipal de Gerenciamento de Recursos Sólidos. Dos 184 municípios do Ceará, menos de 30 conseguiram elaborar seus planos de gerenciamento. De 21 cidades que promovem alguma ação de coleta seletiva, apenas Crateús revelou avanço no programa.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema), Artur Bruno, observou que cabe aos municípios definir políticas de coleta, tratamento e destino do lixo. "Fica para o governo do Estado a tarefa de apoiar, contribuir com as políticas municipais", frisou. O secretário anunciou que, depois de dois anos, foi definido um plano que dividiu o Ceará em 14 regiões para a gestão dos recursos sólidos.

Mais informações:

Prefeitura de Iguatu

Secretaria de Meio Ambiente

Fone: (88) 3566. 7925

Promotoria de Justiça de Iguatu

Fone: (88) 3581. 0763

Today 00:00|Diario do Nordeste - Regional

Estado Islâmico confirma morte de seu número dois em ataque dos EUA

is2O porta-voz do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) confirmou a morte do número dois da organização jihadista em um ataque americano, em uma mensagem divulgada nesta terça-feira em sites islamitas.

Em agosto passado, os Estados Unidos anunciaram que o número dois do grupo havia morrido em um ataque aéreo quando estava em um veículo.

"Os Estados Unidos se regozijam da morte de Abu Mutaz al-Qurashi e a consideram uma grande vitória", disse o porta-voz Mohamed al-Adnani na gravação.

"Não vou chorar por alguém cujo único desejo era morrer em nome de Deus. Treinou homens e deixa para trás heróis que, com a ajuda de Deus, vão provocar danos aos Estados Unidos", acrescentou a gravação, que não esclarece onde o ataque ocorreu.

A Casa Branca anunciou, ao informar sobre a morte de Al-Qurashi, que ele era um dos principais coordenadores do transporte de armas, explosivos, veículos e indivíduos entre o Iraque e a Síria, em cujos respectivos territórios o EI proclamou um califado.

Os Estados Unidos afirmaram que era o "principal chefe adjunto" do líder do grupo jihadista, Abu Bakr al Baghdadi.

 

AFP

Governo do Estado lança "Ceará receptivo

receptivo

 

Além das praias, a descoberta de novas sensações. O plano "Ceará Receptivo" pretende ampliar a identidade turística cearense com o objetivo de consolidar o Estado como destino para famílias que buscam também aventuras, cultura e gastronomia, entre outras opções. Com o título "Ceará: Descubra essa alegria", as ações de turismo foram apresentadas pelo governador Camilo Santana, na manhã desta terça-feira (13), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Na ocasião, foi lançado o aplicativo para celular, o "Descubra Ceará", com o objetivo de facilitar informações e rotas para turistas e cearenses.
"Do Produto Interno Bruto arrecadado do Estado, 11,2% estão com o setor turístico. Por isso, para que possamos receber cada vez mais turistas, estamos realizando a ampliação das ações nas obras de saneamento, construção e expansão dos sistemas de água, pavimentação de estradas, urbanização de todo o Estado. Não tenho dúvida que o investimento nessas ações nos trará ainda mais empregos e dinamismo na economia", ressaltou o governador. Em todo o ano de 2014, o Ceará ultrapassou os 3 milhões de turistas, gerando uma renda de R$ 10,9 bilhões, empregando diretamente cerca de 180 mil pessoas nas principais atividades relacionadas (alojamento, alimentação, transporte, entre outros).
Sobre o “Ceará Receptivo”
O Plano Ceará Receptivo foi pensado para impulsionar ainda mais esses números. Foram divulgadas ainda as principais estratégias de promoção do Ceará no Brasil e no exterior. Uma das ações apresentadas é a nova campanha, que contempla todo o Estado, além de busca atrair mais visitantes com obras de desenvolvimento do Ceará. Dentre as ações divulgadas, estão em andamento a ampliação do Aeroporto de Aracati, duplicação das rodovias CE-040 e CE-187, reforma e modernização do bondinho de Ubajara, inclusão na concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, autorização do empréstimo federal para conclusão das obras do Acquário, entre outras.
Segundo Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Estado, as ações já têm seus financiamentos garantidos, focando os investimentos nas principais cidades turísticas. "Serão investidos, somente este ano, cerca de R$ 25 milhões em diversas ações. Já em 2016, já estão previstos R$ 40 milhões. Daremos um foco nos principais pontos turísticos do Estado. A ideia é potencializar o fluxo receptivos dessas cidades, atraindo ainda mais turistas nacionais e, principalmente, internacionais", revelou o secretário.
"Descubra Ceará"
No novo aplicativo turístico do Estado: o "Descubra Ceará", o usuário poderá descobrir como chegar aos principais pontos turísticos, descobrir as principais atrações e serviços do local escolhido, dinamizando sua experiência com cada cidade visitada. Para baixar, basta entrar no "App Store" (sistema IOS) ou "Play Store" (sistema Android) e digitar a palavra "Descubra Ceará", "Ceará Turismo" ou apenas "Ceará". Com a ferramenta, o visitante terá mais dicas, além de praias: esportes radicais, cultura e roteiro gastronômico estão entre as opções.
Mais sobre o turismo no Estado
Atualmente, o Ceará ocupa o primeiro lugar do ranking no Nordeste na quantidade de novos empregos gerados no setor de serviços (onde a atividade turística está inserida). Foram 8.999 novos postos nos últimos 12 meses, de acordo com o Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). Em nível nacional, o Estado aparece em segundo lugar, perdendo apenas para Santa Catarina.
Segundo o governador Camilo Santana, as parcerias darão ainda mais dinamismo no setor, aumentando ainda mais os números de turistas e, consequentemente, nas receitas arrecadas. "Já está sendo feito uma expansão nas parcerias e participação nos mercados internacionais para que possamos aumentar ainda mais nossa visibilidade para o Brasil e para o mundo. Desta forma, nosso objetivo é que o turista fique e permaneça cada vez mais em nosso Estado", destacou Camilo.
Participaram do lançamento a vice-governadora, Izolda Cela; primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Sérgio Aguiar, representando o Poder Legislativo do Estado; além dos secretários de Estado, deputados estaduais, integrantes do trade turístico, humoristas, sociedade civil e representantes de instituições de iniciativa privada.
(Governo do Estado)

Ministro garante instalação da Faculdade de Veterinária para Lavras da Mangabeira

MinistraCarmem_

 

Em mais um ato para ampliação de cursos de ensino superior no Ceará, à nível federal, o senador Eunício Oliveira esteve reunido com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante nesta terça-feira (13). Juntamente com o deputado estadual, Agenor Neto (PMDB) e o Secretário de Educação Superior (SESu), Jesualdo Farias, Eunício conseguiu a autorização da pasta para a criação da Faculdade de Veterinária, na cidade de Lavras da Mangabeira, na região Centro Sul do Ceará.
Atrelada a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a oferta do curso de veterinária em Lavras, de acordo com Eunício, só estaria aguardando agora a autorização do Governo do Estado do Ceará para uso das instalações da Escola Profissionalizante já instalada na cidade.
O peemedebista ainda informou que com a confirmação do Governo do Estado, a cidade poderá ainda receber o curso de Agronomia, sugestão ainda em estudo pelo ministério.
Iguatu
Na reunião foi tradada ainda a questão da oferta do curso de Medicina, na cidade de Iguatu, também localizada na Região Centro Sul do estado. De acordo com Eunício, o processo está bem encaminhado, com sinalização positiva do ministro para que o curso seja criado.
Campus em Icó
A extensão do Campus da UFCA na cidade de Icó foi abordada por Eunício ao relatar todo o processo da doação do terreno pelo Dnit. Sobre o impasse, o ministro assegurou ser esta uma questão já resolvida e que o campus- Icó já é uma realidade.
(Assessoria do senador)

flavio pinto

Ministério Público determina pagamento de salário mínimo aos servidores da Prefeitura de Salitre

mpce

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça da Comarca de Salitre, Gleydson Leanndro Carneiro, celebrou na última segunda-feira, dia 5, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o prefeito de Salitre, Rondilson de Alencar Ribeiro, e com o presidente da Câmara Municipal da cidade, José Alderi Fialho Cavalcante. O termo tem o objetivo de assegurar que a remuneração dos servidores municipais de Salitre não seja inferior ao salário-mínimo nacional.

   Pelo TAC, foi acordado que a remuneração dos servidores municipais de Salitre não será inferior ao salário-mínimo nacional. O prefeito da cidade, Rondilson de Alencar Ribeiro, comprometeu-se a encaminhar projeto de lei para Câmara Municipal a fim de adequar a jornada de trabalho dos servidores municipais para 40 horas semanais. Após a adequação da carga horária, será permitido ao servidor exercer o direito de permanecer com a carga de 20 horas semanais, mantendo-se o salário-base atual. Foi acordado, ainda, que a remuneração dos servidores públicos municipais será reajustada anualmente, de acordo com o calendário de aumento do salário-mínimo nacional.

   Já o presidente da Câmara Municipal de Salitre, José Alderi Fialho Cavalcante, comprometeu-se a, no prazo de 30 dias contados da data do recebimento do projeto de lei na Casa Legislativa, encaminhá-lo para votação e apreciação pelos vereadores.

   O direito ao recebimento de salário-mínimo é assegurado pela Constituição Federal (CF), além disso, a Súmula Vinculante número 15 do Supremo Tribunal Federal (STF), determina que a remuneração total do servidor público não pode ser inferior ao salário-mínimo. Em caso de descumprimento do TAC, será aplicada multa diária e pessoal ao prefeito e ao presidente da Câmara Municipal de Salitre no valor de R$ 1.000,00, sem prejuízo de interposição de ações cíveis e penais.

flavio pinto

Raimundão prepara privatização dos hospitais públicos de Juazeiro do Norte

raimundaoprivatisa

Raimundão diz que o município não tem como arcar com as despesas dos hospitais.

Está em fase de finalização na Procuradoria-Geral do Município de Juazeiro do Norte, a redação do projeto, no qual, o prefeito Raimundo Macedo (PMDB), pretende privatizar por meio de licitação, os hospitais São Lucas e Maria Amélia. A licitação deve ocorrer até meados de novembro próximo e pelo menos três empresas com experiência em administração hospitalar, já manifestaram interesse em participar da licitação. Uma é da Bahia, outra é do Maranhão e a terceira é da cidade de Bauru, em São Paulo.
Raimundão alega que a despesa com os dois hospitais é considerada altíssima e que o município não pode mais arcar com as despesas. O prefeito alega que desde junho passado vem pagando a folha da Saúde com dificuldade, por conta do arrocho econômico em que passa o país, o que fez com que repasse ao município por parte do Governo Federal, diminuísse, principalmente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A ideia inicial do gestor é de primeiro privatizar o Hospital São Lucas e nos primeiros meses de 2016, o mesmo deverá ocorrer com o Hospital Maria Amélia.
Com a privatização, os servidores concursados dos dois hospitais permanecem nos quadros da Saúde do município e devem ser relocados para outros serviços, diminuindo a necessidade de servidores terceirizados e/ou nomeados por portaria.

flavio pinto

Investigação conclui que voo MH17 foi derrubado por míssil de fabricação russa

missilrussoUm míssil BUK de fabricação russa abateu o voo MH17 enquanto ele sobrevoava, no dia 17 de julho de 2014, o leste da Ucrânia, indicaram nesta terça-feira os investigadores internacionais dirigidos pela Holanda.

O Escritório Holandês de Segurança (OVV), que dirigiu as investigações, publicou seu relatório final após 15 meses de investigação sobre as causas da tragédia que matou 298 pessoas - entre elas, 193 holandeses - que viajavam a bordo de um Boeing 777 da Malaysia Airlines.

"O voo MH17 caiu em consequência do impacto de um míssil fora do avião, contra a parte esquerda da cabine do piloto", declarou o diretor do OVV, Tjibbe Joustra, durante uma coletiva de imprensa.

"Este míssil corresponde ao tipo de mísseis instalados nos sistemas de mísseis terra-ar BUK", acrescentou.

Os investigadores delimitaram uma zona de 320 quilômetros quadrados a partir da qual o míssil pode ter sido disparado, mas não informaram se os separatistas pró-russos do leste da Ucrânia ou o exército controlavam a área.

O jornal holandês Volkskrant havia adiantado nesta terça-feira, citando três fontes da investigação, que o avião, que viajava entre Amsterdã e Kuala Lumpur, foi derrubado por um míssil BUK disparado de uma zona controlada pelos rebeldes.

O relatório não acusa concretamente os rebeldes, mas Joustra declarou posteriormente que "é uma região onde as fronteiras variam muito, mas é um território no qual os rebeldes pró-russos governam à vontade".

O relatório também indica que "havia motivos suficientes para que as autoridades ucranianas fechassem, por precaução, o espaço aéreo sobre o leste do país".

O ocorrido exacerbou as tensões entre o Ocidente, que culpou a Rússia do incidente, e Moscou, que sempre negou seu envolvimento, em meio às tensões pelo conflito na Ucrânia após a anexação russa da Crimeia.

Por erro

Moscou criticou as conclusões do relatório.

"Permanecem sérias dúvidas sobre se o objetivo real da investigação (...) era estabelecer as verdadeiras causas da catástrofe e não justificar as acusações que já foram formuladas" previamente por Haia, declarou o ministério russo das Relações Exteriores em um comunicado.

Mais cedo, Joustra manteve em Haia uma reunião com os familiares das vítimas para comunicar a eles os resultados.

"Mostraram os fragmentos que estavam dentro do avião", explicou Robby Oehlers, familiar de uma das vítimas, que acrescentou que a sala de conferências "estava tão silenciosa que era possível ouvir um alfinete cair".

O relatório determinou as causas do ocorrido, mas não quem "apertou o gatilho", já que isso deverá ser elucidado por uma investigação penal.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que agora a prioridade é encontrar os culpados mediante um processo que também será realizado no país.

"Vamos ter que ser particularmente prudentes", disse Rutte. "Entendo que há gente que quer extrair conclusões rápidas (...) O caminho para a justiça já é bastante complicado, temos que evitar complicá-lo ainda mais", afirmou.

Ucrânia e Estados Unidos sempre acusaram os separatistas.

O presidente do fabricante de armas russo Almaz-Antey afirmou nesta terça-feira que sua empresa realizou um teste "que desmente a versão dos holandeses a respeito do tipo de míssil utilizado e do local de seu lançamento".

Abatido por erro

Segundo o fabricante, o Boeing 777 foi derrubado por um míssil BUK 9M38 disparado da zona do povoado de Zaroshenské, no leste da Ucrânia.

Este tipo de míssil "já não está em serviço no exército russo. Não foi vendido nenhum modelo deste tipo desde 1986 e sua data limite de utilização é de 25 anos", acrescentou.

Este sistema, que foi vendido a muitos países, incluindo Coreia do Norte e Síria, é um míssil de 700 quilos cujas ogivas explodem perto do alvo, projetando estilhaços que impactam a grande velocidade.

O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, afirmou que a catástrofe foi resultado de "uma operação dos serviços secretos russos".

Já o primeiro-ministro malaio, Najib Razak, disse que seu governo seguirá buscando justiça para esclarecer quem está por trás deste ato e para que os responsáveis "paguem por seus crimes".

Para o analista Peter Felstead, da revista britânica especializada Jane's Defence Weekly, o voo MH17 foi abatido por erro. Os operadores do sistema pensavam "ter apontado para um avião militar na região", afirma.

Os Estados Unidos afirmaram, por sua vez, que o relatório confirma sua própria análise da explosão.

A OVV formulou 11 recomendações em seu relatório, e insistiu no fato de que os países em guerra devem fazer mais para proteger os aviões de linha.

Em Haia, os investigadores holandeses mostraram uma reconstrução animada da explosão e descartaram que os passageiros estivessem conscientes de que iam morrer, explicou Oehlers.

"Disseram-nos que havia 0% de possibilidades de que as pessoas que estavam dentro tenham tido consciência do que acontecia", disse.

AFP

Você conhece o milagre realizado pelo papa Francisco?

papafranciscomilagre


O papa Francisco é, sem dúvidas, uma das maiores e mais importantes personalidades do mundo atualmente. O pontífice se destaca por seu papel diplomático, preocupação extrema com o povo e busca por um mundo melhor. Mas não é só isso que faz dele um grande nome.
O que poucas pessoas têm conhecimento, no entanto, é o fato que Francisco é muito mais do que um nome carismático: ele é responsável também pela realização de um milagre. E quem afirma isso são fieis norte-americanos que estiveram em sua presença na Itália, em 2014.
Trata-se do casal Lynn e Scott Cassidy. Pais de uma pequena menina, Ave, portadora de síndrome de Dow, eles fizeram uma visita ao papa em 2014. Na época, João Paulo 2 estava sendo canonizado e o casal resolveu participar do evento. Ao mesmo tempo, Ave era diagnosticada com buracos em seu coração.
E aí que começa a história do milagre de Francisco. De acordo com a família, após inúmeras tentativas a pequena Ave finalmente foi colocada em contato com o papa. Este a pegou no colocou, beijou sua testa e, sem saber da doença, colocou a mão sobre o peito do bebê. O que acontece depois disso, afirmam os fieis, é que caracteriza o milagre.
Ao retornarem para os EUA, os pais levaram a filha ao cardiologista para exames de rotina. A surpresa, no entanto, foi a mudança nos dois buracos que Ave tem no coração. Segundo os médicos, sem maiores explicações, um deles havia sido reduzido pela metade, enquanto o outro havia desaparecido. Para os pais, milagre de Francisco.
O caso isolado poderia ser apenas história contada por pais emocionados, mas outros similares foram registrados já em 2015. Após passagem pelo Paraguai, diversas famílias locais afirmam que crianças internadas tiveram melhoras significativas após serem visitadas no hospital por Francisco. Resta à Igreja recolher esses depoimentos para, um dia, eventualmente canonizar Francisco.

Super Incrível

Instinto de paz - Por: Emerson Monteiro

São tantos os registros, que a história conhecida desta Terra significa mero banho de sangue irmão, numa perene tragédia selvagem. Nenhuma página da epopeia desse chão ficaria, até hoje, só nos momentos de paz e harmonia entre seus habitantes. A rapinagem do poder temporal destrói, inferniza as famílias e reverte o progresso da civilização. Sejam capital e trabalho; sejam domínios de mercados; sejam lutas territoriais pelas terras e riquezas naturais; o resumo demonstra a impureza das dores acumuladas nos compêndios. 

Desde Caim o homem utiliza da violência querendo impor aos demais contradições das feras. Ainda vítima das limitações dessa condição humana, usa a energia no desespero de comandar as imposições do orgulho e das fraquezas morais, utilizado os meios de que dispõe para excitar o lobo dentro de si contra os próprios iguais, e mede forças nas questões políticas, sociais, ocasionando as guerras, combates perdidos de paixões e mágoas. 

Sabe-se, no entanto, do empenho dos santos e sábios em pensar diferente disso. Bem ao lado da sangueira, acontecem conferências de paz, exercícios da diplomacia, amores e sonhos idealistas. Porém a balança insiste pender ao negror das derrotas nos pós-guerras constantes. Reorganizar os bens produção, amparar órfãos, viúvas, inválidos, e seguir a enfieira dos desvarios qual sem nada aprender em termos de visão consciente parece mostrar a face do monstro das espécies. 

A interpretação necessária de tais ensinos exige maturidade, não apenas dos principais. Todo ser, do menorzinho ao maior, possui responsabilidade em relação aos resultados coletivos. Há um preço a pagar ou a receber, dependendo das nossas atitudes diárias, nossas intenções. O todo é a soma das partes. Ou qual diz a ciência da Gestalt, o todo é maior do que a soma das partes. E lembro Gandhi ao afirmar: Um vibrando para o bem vale mais do que milhões vibrando em sentido contrário. Realizemos o sonho bom de construir o mundo novo em que tanto imaginamos. 

Gerações esquecem as lições. O que antes representara desgosto passaria a ser aventura de conquistas. Pouco, quase nada, mudou em termos de aplicabilidade daquilo vivido nas outras eras. Vale viver o sonho da Paz.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31