xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/10/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 outubro 2015

Uma simples homenagem a Monsenhor Bosco - Por Pedro Esmeraldo



              Dia 25 de setembro de 2015, comemoramos o aniversário de ordenação sacerdotal de Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo.
              Há muito tempo, desejávamos enaltecer essa figura comportamental, ilibada e séria. É um cidadão autêntico. Consideramos o tipo de modelo exemplar que contamina com sua posição de homem iluminado, contendo as desonras que surgiram no correr de sua vida. É uma pessoa impregnada de bondade que em suas manifestações de forças espirituais, propaga através da capacidade de trabalho, nas horas de acelerar o barco movimentando a briga do fieis em defesa da fé cristã.
              Luta com ardor para incluir ou guardar algo de boa fé, saboreando com alegria o bom resultado proveniente desta aplicação de atividade e serviço de origem educativa.
              Esforça-se com muita ânsia, para conservar a crença religiosa em nosso meio. Deseja ardentemente estar ou ficar de posse de todas as formas de combate corpo a corpo para resguardar com respaldo a doutrina cristã, isto é, servir ao conjunto de princípios que guardam e servem de base ao sistema filosófico que é defender a fé. Afirmamos que Monsenhor Bosco é grande esteio da população católica de hoje.
              Não desestimulamos os demais membros da Santa Madre Igreja, mas com certeza, cremos que há, entre muitos, varias pessoas pertencentes à mesma corporação que poderão ressurgir com gestos brilhantes, não fugindo das amarguras que vive combatendo o bom combate, dando o estímulo à população cristã, animado, seguindo as mesmas crenças, com os mesmos seguimentos, estimulados pela igreja para exercer o conjunto de princípios que serve de base a conservação do sistema religioso. Portanto, há afirmação que Monsenhor Bosco dá vez para que todos acompanhem o seu dever cristão, a fim de observar, em várias ocasiões, buscar com fé e orgulho a presença de Deus em nosso meio.
              Quando olhamos com atenção para seguir os efeitos de sua conduta, dando sequência aos fiéis dedicados e sinceros, ficamos perplexos, já que, há entre eles, partes limitadas que aplicam o comportamento extremado, mas Monsenhor Bosco está lá para contornar e chegar a contento.
              Às vezes, ficamos debilitados, visto que o pensamento de alguns torna-se para o lado negativo e enegrecido; aí Monsenhor Bosco toma posição em defender a igreja, dando exemplo com pensamento de bondade e a confiança em Deus .
              Não há uma indiferença que nos provoque pender para imaginação de alguns que atrapalham o pensamento igualitário e imaginário do povo cristão que é atentado pelo inimigo ferrenho da Igreja de Cristo.



Aceitar a condição - Por: Emerson Monteiro

Se eles pensam até hoje ninguém sabe, eles, os animais. Quem pensa: os seres humanos, esses outros animais cheios de preocupações desenfreadas. No entanto de quem pensa tem de esperar sabedoria, o que nem sempre acontece, face reações aplicadas ao contexto da natureza. Os índios dos continentes deixaram marcas diferentes, pois evitavam destruir, na intenção de sobreviver, contudo os civilizados demonstram resultados aterradores. 

A condição, que diz respeito a essa teimosia dos habitantes daqui do chão feitos touros raivosos em loja de porcelanas, a tudo revira e vende, angústias desarvoradas na forma de protagonistas do teatro absurdo que trabalham, pois teimam rasgar o véu da tranquilidade nas peças que encenam. Revoam garças assustadas nos objetos mecânicos que criaram, e olham desconfiados de duvidar do que fazer, o mais certo que tivessem de fazer. Criam milhões de meios de comunicar e insistem guerrear a fim de resolver a questão da vida depois das ações equivocadas.

Prudentes pássaros engaiolados em jaulas de vidro, vadeiam as praias poluídas do desamor, carregando o drama da humanidade inteira ainda longe de receber as respostas  mínimas de ontem.

Todavia diminui a chama das amarguras quando divide a dúvida de existir perante céus de ignorância. O impulso de salvar qualquer parte de si mesmo junta as peças quebradas desses quebra-cabeças num dos estádios da consciência e reclama intuição que auxilie diante das dúvidas. O faro de certezas preenche tal abismo inalcançável. Valores da alma da gente reclamam paz; vez em quando oferece luz na presença das dores do imperar as vaidades nisso tudo. 

Há chances infinitas na vastidão desértica sob pena de doer. Querer ninguém quer doer além da conta. Vem à busca do grau, nas jornadas de conquistar os dias, espécie de teor matemático da arte de pensar e não desistir. Houve deuses, há Deus, há Luz, Esperança, bem na outra margem de nós mesmos, o que nos aguardam de braços abertos.

Líderes da economia global travam luta milionária pelo clima

lideresOs líderes da economia mundial buscam conseguir nesta sexta-feira os milhões que faltam para um fundo contra a mudança climática.

A reativação da economia mundial é o foco da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM) em Lima. No entanto, os responsáveis pela economia de aproximadamente 60 países abordarão também como juntar o dinheiro necessário para limitar o aquecimento global a dois meses da Cúpula Mundial sobre o Clima (COP21) em Paris.

Essa é uma tarefa que, segundo o ministro das Finanças da França, Michel Sapin, devem envolver mais os bancos de desenvolvimento, como o Banco Mundial.

Segundo a OCDE, a ajuda financeira aos países em desenvolvimento contra as mudanças climáticas chegou a 62 bilhões de dólares em 2014, mais da metade da meta de 100 bilhões fixada para 2020. Nesta sexta-feira, a esperança é conseguir mais alguns compromissos.

Um esforço ao qual também se juntaram os países com menos recursos. Aqueles mais vulneráveis às mudanças climáticas formaram o V20, para tentar influenciar e mobilizar recursos a seu favor. Reúnem 700 milhões de pessoas.

"A cúpula de Lima é crucial para conseguir um financiamento para o clima", afirmou em comunicado a fundação francesa Nicolas Hulot.

"O principal objetivo será conseguir um melhor financiamento para o ano de 2020 para os países mais vulneráveis. Até agora o financiamento climático consiste principalmente em empréstimos no lugar de subsídios, que beneficiam principalmente as ações de mitigação dos principais emergentes", acrescentou.

Que paguem

A reunião plenária dessa sexta-feira começou com um pedido do presidente do Peru, Ollanta Humala, para que a "economia mundial planeje expressamente o objetivo de uma economia sustentável", em um mundo onde os países emergentes assistem milhões de dólares das transnacionais evaporarem de suas economias todos os anos, apoiados em sofisticados regimes fiscais.

Diante disso, os ministros das Finanças das grandes potências do G20 aprovaram um plano contra brechas legais que permitem às multinacionais evadir impostos nos países em que operam.

"É um momento histórico", disse o vice-ministro turco das Finanzas Cevdet Yilmaz, em Lima.

O grupo dos emergentes G24, integrado por Argentina, Brasil, Guatemala, México, Peru e Venezuela, apoya la medida, porque permitirá a "sustentabilidade das finanças públicas".

A iniciativa surge após anos de polêmicas sobre os impostos ínfimos pagos por empresas como McDonald's, Starbuck's e Google, graças a brechas legais, truques de contabilidade e até mesmo a transferência direta de recursos para paraísos fiscais.

O protesto

O tema fundamental, entretanto, continua sendo a reativação da economia mundial, golpeada pela desaceleração da China, que até pouco tempo era uma voraz compradora de matérias-primas e cuja menor demanda tem prejudicado grande parte da América Latina.

O Banco Mundial já advertiu que a desaceleração econômica, que na América Latina será de 0,3% em 2015, pode afetar os avanços na redução da pobreza e começa a ser sentida na geração de empregos.

"(O crescimento) não é o suficientemente forte para satisfazer as necessidades de 200 milhões de pessoas sem trabalho", resumiu a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

Disso os sindicatos dos trabalhadores, que rejeitam o modelo neoliberal, sabem bem. Trabalhadores, estudantes e desempregados marcharam hoje até a sede da reunião do FMI para entregar um documento contra a redução de pessoal nas empresas públicas do país.

A marcha pacífica reuniu cerca de 2.000 pessoas convocadas pela Confederação Geral de Trabalhadores do Peru (CGTP), com protestos contra os governos e os organismos financeiros multilaterais.

Enquanto isso, permanece no horizonte a possibilidade de aumento da taxa de juros dos Estados Unidos, que pode atrair capitais das economias emergentes, elevando o preço do dólar em relação às suas moedas.

"A América do Sul se vê ameaçada por um choque nas matérias-primas que afeta o crescimento", disse o presidente do Banco Central mexicano, Agustín Carstens.

Diante desse cenário, Lagarde lembrou aos Estados Unidos que o melhor é esperar um pouco mais para tomar a polêmica medida.

 

 

AFP

Não existe improviso no Enem, diz presidente do Inep

enem

 

A pouco mais de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, recomenda aos estudantes que vão fazer o exame que evitem a improvisação. "Não existe improvisação no Enem, a ansiedade é inútil porque você tem que se preparar e o trabalho é uma corrida de um ano, de dois anos". A entrevista foi divulgada hoje (9) pelo Ministério da Educação (MEC), na internet.

Segundo Soares, o Enem premia o esfoço e tranquilizou os que não conseguirem sucesso agora. "O Enem é uma grande oportunidade, mas cada um tem que fazer a sua parte. São muitos os candidatos e quem não conseguir [uma vaga] em um ano, consegue nos próximos. São muitas vagas, muitas universidades e muitos programas", disse.

Na reta final, ele orienta que todos continuem estudando e, principalmente, revisem os conteúdos. Soares cita como exemplo a redação, que não permite improviso, e diz que atualmente há recursos e portais na internet que podem ajudar nos estudos.

Quanto ao Inep, segundo o presidente, a maior preocupação é com a segurança do Enem. "É muito importante que o exame seja isonômico, que quem de fato conquiste a vaga numa universidade pública ou privada desejada esteja lá por méritos e não por um processo escuso".

Ele disse ainda que, como segurança adicional, este ano a abertura dos malotes com as provas ocorrerá meia hora após o fechamento dos portões, para que os estudantes estejam acomodados nas salas e com a presença de servidores públicos. "[Tenho] orgulho de dizer que produzimos um exame seguro", afirmou.

O Enem será nos dias 24 e 25 de outubro. As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, mais de 7,7 milhões de candidatos confirmaram a inscrição. O local de prova está disponível apenas pela internet, na página do Enem.

Para ajudar nos estudos para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem que reúne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

Editor Aécio Amado

4 hours ago|Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

MP suiço: mulher de Cunha usou contas no exterior para pagar despesas pessoais

cunha1

O Ministério Público da Suíça enviou nesta semana ao Brasil documentos que mostram a origem do dinheiro encontrado nas contas atribuídas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. De acordo com os investigadores da Operação Lava Jato, os valores, que não foram divulgados, podem ser fruto do recebimento de propina em um contrato da Petrobras na compra de um campo de Petroleo em Benin, na África, avaliado em mais de US$ 34 milhões.

Os dados constam no relatório no qual o órgão de investigação suíço confirmou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que as contas encontradas em um banco daquele país estão em nome de Cunha. O documento relata que parte do dinheiro foi usado para pagar contas pessoais da mulher do presidente, Claudia Cruz, uma das beneficiárias das contas.

O relatório mostra que cartões de credito, aulas de tênis e uma escola de ensino médio na Inglaterra foram pagos com recursos oriundos das contas. Com base nos dados financeiros, a PGR avalia se vai denunciar Eduardo Cunha ao STF pela segunda vez na Operação Lava Jato. No mês passado, Cunha foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por ser acusado por um dos delatores das investigações de receber US$ 5 milhões em propinas em um contrato da Petrobras para compra de navios-sonda.

Após a divulgação do relatório, Cunha reafirmou que não vai comentar o conteúdo antes de obter acesso à investigação. Mais cedo, o presidente divulgou nota na qual declara que não tem contas no exterior.      

“O presidente [da Câmara, Eduardo Cunha] desconhece o teor dos fatos veiculados e não tecerá comentários sem ter acesso ao conteúdo real do que vem sendo divulgado. Assim que tiver ciência, por meio de seus advogados, o presidente se manifestará”, diz a nota.

Editor Fábio Massalli

57 minutes ago|André Richter - Repórter da Agência Brasil

Governador Camilo Santana apresenta pacote de ações estratégicas para o turismo

 

LesteOesteO governador Camilo Santana apresenta na próxima terça-feira (13) à sociedade, ao trade turístico e à imprensa o Plano Ceará Receptivo, um conjunto de ações estratégicas que colocará a indústria do turismo cearense na vanguarda do desenvolvimento na área de maior potencial de expansão do mundo. Serão apresentados os novos investimentos para o setor e a nova campanha de divulgação do Ceará. A apresentação será às 9h30min, no Palácio da Abolição. "O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos. Somos um Estado muito acolhedor e que está aberto a novas parcerias, o que pode nos abrir muitas portas economicamente", destacou Camilo.

Em 2014, o Ceará ultrapassou os 3 milhões de turistas, gerando uma renda de R$ 10,9 bilhões. O impacto foi de 11,2% no PIB estadual, empregando diretamente cerca de 180 mil pessoas nas principais atividades relacionadas (alojamento, alimentação, transporte, entre outros). “O turismo é um setor que pode influenciar ainda mais a economia do Ceará, especialmente nesse momento de cortes que o Brasil vem passando”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

RmonsenhortabosaHoje, o Ceará ocupa o primeiro lugar do ranking no Nordeste na quantidade de novos empregos gerados no setor de serviços (onde a atividade turística está inserida). Foram 8.999 novos postos nos últimos 12 meses, de acordo com o Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). Em nível nacional, o Estado aparece em segundo lugar, perdendo apenas para Santa Catarina.

O Plano Ceará Receptivo foi pensado para impulsionar ainda mais esses números. Uma das ações que serão apresentadas é a nova campanha, que contempla todo o Estado e busca atrair mais visitantes, aumentando o desenvolvimento do Ceará. Também serão divulgadas as estratégias de promoção do Ceará no Brasil e no exterior. “Esse plano vai significar crescimento e melhor qualificação do setor, com geração de empregos e aumento do número de turistas”, ressalta Élcio Batista, chefe de gabinete do governador Camilo Santana.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)

Coema aprova complexo eólico e modifica duas resoluções ligadas ao licenciamento ambiental

EnergiaEolica

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reuniu, nesta quinta-feira (8), para sua 236ª Reunião Ordinária, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza. Na ocasião, os conselheiros aprovaram a concessão da licença de instalação para o Complexo Eólico Pedra Cheirosa, em Itarema. Além disso, duas resoluções do próprio conselho foram alteradas.

O empreendimento aprovado pelo Coema com 17 votos a favor e apenas uma abstenção, de interesse da empresa CPFL Renováveis, será formado por duas centrais geradoras de energia, denominadas de Pedra Cheirosa I e II. Após concluído e em operação, o complexo terá capacidade para produzir 48,3 megawatts, através de 23 aerogeradores. Os parques eólicos estarão instalados dentro de uma área de 480 hectares, próximos aos povoados de Patos e Morro dos Patos, no município de Itarema.

Resoluções

A reunião presidida pelo superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, aprovou a alteração na resolução Coema nº 10/2015. Os conselheiros ficaram a favor da retirada do fator distância da fórmula de cobrança da taxa de análise de estudos ambientais apresentados à Semace. Em seguida, os integrantes discutiram duas propostas que alteravam uma resolução do conselho cuja finalidade é disciplinar os procedimentos de concessão de licença ambiental para empreendimentos e atividades agropecuárias no Ceará.

Na oportunidade, a apresentada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) foi a escolhida pelo conselho em detrimento da indicada pela Semace. De acordo com a proposta aprovada, passam a ser considerados de porte micro os projetos irrigados com uso de defensivos entre 15 e 100 hectares (ha), pequeno entre 100 e 500 ha, médio entre 500 e 1000 ha, grande entre 1000e 2000 ha e excepcional acima de 2000 hectares.

Com essa nova legislação, os estudos de impacto ambiental e seus respectivos relatórios (EIA/Rima's) só serão obrigatórios para áreas acima de 1000 hectares e não mais superiores a 50, como estava na resolução modificada. Porém, José Ricardo Araújo disse que o EIA/Rima também poderá ser solicitado em situação que o terreno seja inferior ao que se obriga. Para isso, basta que o técnico da autarquia ache necessário em virtude das características da região e do empreendimento.

 

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente

Ceará deve receber 60 mil turistas no feriado de 12 de outubro

 

Turismo_CearaCerca de 60 mil turistas devem chegar ao Ceará via Fortaleza no feriadão de 12 de outubro. O número representa um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o feriado caiu em um domingo. A estimativa é do Departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Para a economia estadual, a Setur prevê um impacto de R$ 88,8 milhões de receita direta ao Estado, o que deve resultar em R$ 155,4 milhões de renda gerada na cadeia produtiva do turismo.

Do total de visitantes, 32.857 devem utilizar os hotéis de Fortaleza. A taxa de ocupação da rede hoteleira da Capital deve atingir média de 90%, distribuída em hotéis (90%), flats (89%), pousadas (86%) e albergues (87%). O local com maior taxa de ocupação hoteleira será RCentro de Turismo - IMG 0814 TJericoacoara, que lidera o ranking com 95%. Canoa Quebrada aparece em segundo, com 88,7%, seguido pelo Porto das Dunas (87%), Praia das Fontes/Morro Branco (80%) e Cumbuco (80,8%).

Fortaleza foi a segunda capital mais procurada do Nordeste pelos paulistanos para o feriadão, segundo levantamento da Agência de Viagens ViajaNet. Além de São Paulo, os principais emissores nacionais para o período são os estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Para o coordenador de Estudos e Pesquisas da Setur, José Valdo Mesquita, esses números são reflexo do trabalho de promoção do Ceará nos mercados nacionais e internacionais, por meio de campanhas publicitárias e participação em feiras de turismo.

 

Gov do Estado

Eleitora de 108 anos tira o titulo pela primeira vez

donamaria

 

Dona Maria Ferreira mora em Quixadá

Um fato incomum, nesta sexta-feira (9),  chamou a atenção dos servidores da 6ª Zona Eleitoral: uma senhora de 108 anos compareceu ao cartório, para obter, pela 1ª vez, o Título de Eleitor.

Dona Maria Ferreira de Lima, nascida em 1907 e domiciliada no Distrito de São João dos Queiroz, no município de Quixadá, procurou a Justiça Eleitoral porque precisava do documento para poder tirar o CPF.

Numa cena rara, a “nova” eleitora, que foi agricultora, é viúva, tem um filho residente em Fortaleza, netos, bisnetos e até tataranetos, colheu as digitais, fez o cadastramento biométrico e ficou muito feliz ao receber seu Título.

Desde a quinta-feira, 8/10, a 6ª ZE realiza os trabalhos de biometria dos 85.000 eleitores dos municípios de Quixadá, Choró e Ibaretama, o que tem intensificado bastante a movimentação no cartório.

6 hours ago|flavio pinto

Procon da Assembleia registra variação de até 43% nos preços dos brinquedos

brinquedos

O Procon-Assembleia, para atender aos consumidores neste mês em que se comemora o Dia da Criança, pesquisou os preços de brinquedos em dez lojas de Fortaleza, entre os dias 1º e 5 de outubro. Conforme o coordenador de extensão do órgão, Francisco Nóbrega, foram visitados dez estabelecimentos e coletados preços de 24 produtos, entre brinquedos e videogames.

“Observamos diferenças de preços gritantes, chegando, em alguns itens a 43,86% de diferença. Foi o caso da Galinha Pintadinha musical”, citou o coordenador.  Segundo adiantou, a média de preço variou em torno de 20%. “Vale a pena o consumidor pesquisar para encontrar preços mais baixos e justos”, recomenda Francisco Nóbrega, em entrevista à FM Assembleia.  

Conforme a pesquisa, disponível na página do Procon-AL, o brinquedo citado pelo coordenador do Procon, que registrou a maior variação de preços (42,86%), foi encontrado na loja Ri Happy a R$ 139,99, enquanto na Freitas Varejo e no Extra custa R$ 79,99, uma diferença de R$ 60.

No item vídeo games, o PlayStation 4 foi o que registrou maior variação de preços. No Extra, o jogo foi encontrado a R$ 2.598,95, enquanto nas Lojas Americanas o mesmo produto é oferecido por R$ 1.999, diferença de R$ 600, entre os estabelecimentos.

O produto com menor variação de preço identificado pela pesquisa do Procon-AL foi o jogo WAR - Edição Especial. A diferença foi de apenas 0,58%.

Para ajudar o consumidor na escolha de produtos e serviços mais baratos, o Procon Assembleia já realizou outras cinco pesquisas de preço na Capital este ano. Foram levantados valores cobrados em Pet shop, duas em supermercados, barracas de praia e bancos.

O órgão informa que não se responsabiliza por possíveis mudanças que possam haver nos preços informados. Recomenda ainda ao consumidor que sempre exija a nota fiscal ao realizar sua compra ou despesa, que pode ser utilizada para fundamentar possível reclamação sobre o produto ou serviço prestado.

(Assessoria da AL)

ECT cancela concurso público

Correios_02

“A direção dos Correios informou hoje (9) que, por determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi suspenso o concurso previsto para este ano. O anúncio foi feito por meio de nota publicada no site da estatal.

No texto, os Correios afirmam que a suspensão é temporária e que não afetará a qualidade do serviço. “O cancelamento do certame não afeta a qualidade e a eficiência operacional, uma vez que desde 2011 o efetivo da empresa foi aumentado em 13 mil novas vagas. Com isso, os Correios passaram de 107 mil trabalhadores em 2010 para os 120 mil atuais.”

A seleção seria para 2 mil vagas e formação de cadastro reserva para as atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT). Os aprovados seriam locados no Distrito Federal e mais 11 estados, com salários entre R$ 1.284,00 e R$ 1.620,50, além de benefícios. A assessoria da estatal informou que o último concurso foi realizado em 2011.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que o DEST “orientou as empresas estatais a não ampliar o efetivo de empregados públicos em 2016” e que casos particulares serão analisados. Ainda segundo o Ministério, não houve determinação específica para a suspensão de nenhum concurso.”

(Agência Brasil)

Dólar fecha abaixo de 3,80 pela primeira vez em mais de um mês

dolares

“Em um dia marcado pelo otimismo no mercado externo, a moeda norte-americana fechou abaixo de R$ 3,80, pela primeira vez, em mais de um mês. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (8) vendido a R$ 3,793, com queda de R$ 0,084 (-2,17%). A cotação está no menor nível desde 3 de setembro (R$ 3,76).

A moeda abriu com leve alta, oscilando entre R$ 3,87 e R$ 3,88, mas caiu depois das 11h até encerrar na mínima do dia. A divisa tem queda de 4,34% em outubro, mas acumula alta de 42,7% em 2015.

A cotação do dólar caiu em todo o planeta após a divulgação da ata da reunião do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano). No documento, integrantes do órgão informaram ser necessário esperar os efeitos da desaceleração da China sobre a economia norte-americana antes de tomar alguma decisão quanto aos juros básicos dos Estados Unidos, atualmente no nível mais baixo da história, entre 0% e 0,25% ao ano.

A possibilidade de que o Fed adie o aumento de juros da maior economia do planeta desestimula a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil, para títulos do Tesouro norte-americano, considerados o investimento mais seguro. Os juros mais altos nos países emergentes ajudam a atrair capital financeiro, empurrando para baixo a cotação do dólar.”

(Agência Brasil)


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31