xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/09/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 setembro 2015

Romaria é tempo de esperança em Juazeiro

[NREGIONAL - 2]  DIARIO/NREGIONAL/1_MATERIAL<NREG02> ... 15/09/15

Juazeiro do Norte Esta cidade cresceu com a ajuda dos romeiros. É certo e não é segredo para ninguém que os visitantes que vêm até a cidade muito contribuem para o desenvolvimento da "Capital da Fé". Na contramão do que se ouve falar em todos os locais, a época de romaria, apesar de só se falar em "crise", renova as esperança dos comerciantes, que em alguns segmentos chegam a ver as vendas dobrar de tamanho.

A Romaria de Nossa Senhora das Dores abre o ciclo de peregrinações na cidade, embora atualmente seja possível encontrar romeiros em todos os meses do ano por aqui. Também é a maior, a padroeira é homenageada e isso faz com que muitos devotos se esforcem para estar na cidade todos os anos.

Assim, segundo a Secretaria de Cultura e Romaria e a Basílica de Nossa Senhora das Dores, neste período cerca de 350 a 400 mil romeiros passam por Juazeiro. Desde o início do mês é possível notar a presença deles por todos os lugares, mas esta marca ficou mais forte durante a festa da padroeira, onde ganha mais intensidade. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, "esse momento dá uma renovada no ânimo dos comerciantes, por que depois das férias, veio o Dia dos Pais e só teria o Dia das Crianças agora, mas, com a Romaria, fica uma sequência completa e o empresário não se acomoda", afirmou o presidente Michel Araújo.

A cidade está toda movimentada, principalmente no comércio que fica próximo às principais igrejas visitadas pelos romeiros, como a própria Basílica. E alguns segmentos se destacam como os preferidos desses visitantes. Entre eles, o setor vestuário e, claro, de artigos religiosos. Qualquer tipo de artigo que esteja associado à padroeira Nossa Senhora ou ao Padre Cícero faz sucesso com eles. Além destes, Ivaneusa Lóssio, gerente de uma loja especializada nesses produtos, diz que santos de resina, bíblias, terços e camisas também estão entre os mais procurados, seja para uso próprio, ou para levar uma "lembrancinha" para quem não pode viajar.

A gerente também explica que o fluxo de clientes na sua loja chegou a dobrar, e as vendas, acompanham. É tanta gente que ela, que já tem três colaboradores, precisou contratar mais duas pessoas para atender à demanda. Segundo suas informações, esta é "a melhor romaria em termos de vendas".

Porém, em momentos de recessão econômica como a que estamos vivenciando, é praticamente impossível não sentir nenhuma diferença, mas mesmo acreditando que a "crise" possa prejudicar um pouco o fluxo, Ivaneusa afirma que "a maioria já se prepara com um ano de antecedência. Quem é devoto dessa romaria, já tem certa a sua vinda e sempre quer levar alguma lembrança da cidade".

Mas, mesmo assim, é possível chamar a atenção dos romeiros, com alguns detalhes bem pequenos. Ivaneusa tem apostado na facilidade de pagamento e na variedade de produtos de qualidade. Essas são apenas algumas estratégias, pois a lista é bem maior. Vai desde o atendimento, até a finalização do serviço.

Michel Araújo diz que, para conquistar o cliente, os comerciantes têm que ser criativos. "Para a loja ser notada, em qualquer segmento, ela tem que buscar novas alternativas. É preciso que a marca esteja em evidência porque, mesmo que ele não leve o produto agora, na próxima romaria estará aqui e, quem sabe, adquirirá um dos produtos".

Crescimento

Com todas as dicas e percebendo a animação dos comerciantes, a expectativa é que o volume de vendas cresça pelo menos 3% em relação ao ano passado. "Nada de crise, Juazeiro continua crescendo acima da média do Estado, e agora, com a romaria, esse número deve aumentar ainda mais, se o comerciante fizer a parte dele, o romeiro com certeza vai atender ao chamado". Mas a melhor dica mesmo, para conquistar sempre, independentemente da data, é sempre receber os visitantes com um belo sorriso nos lábios. São eles os principais responsáveis por Juazeiro do Norte ter se tornado o que é hoje.

Diario do Nordeste - Regional

Escola do Ceará ganha prêmio nacional

escola-joaquim-nogueira-merito-institucional-ensino-medio

A Escola Estadual de Ensino Profissional Joaquim Nogueira, da Parquelândia, em Fortaleza, conquistou o 28º Prêmio Jovem Cientista - Segurança Alimentar na categoria Mérito Institucional. O concurso é uma Inciativa do Governo Federal em parceria com o CNPq. Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (15) no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Camilo Santana ressaltou a importância do reconhecimento para o trabalho dos alunos.
“É uma honra, uma alegria para o nosso estado ter uma escola publica estadual se destacando em um prêmio nacional. Isso reflete o esforço que o Ceará tem feito na educação. O caminho é esse: é inovar, apostar nos jovens. Por isso, fiz questão de prestigiar a solenidade”, citou Camilo Santana, que entregou o prêmio ao professor Walker Cavalcante, coordenador dos 32 projetos da instituição que foram enviados ao prêmio.
Walker destaca que 518 alunos da EEEP participam dos projetos e têm acesso ao mesmo conhecimento. Conforme o educador, o objetivo é despertar o interesse do estudante pela pesquisa científica e, para isso, contam com todos os professores. "Para nós esse prêmio é motivo de grande alegria. E saber que os 32 trabalhos enviados foram qualificados é uma incentivo para prosseguirmos", disse o professor. O secretario da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, também participou do evento.
Presidenta Dilma
Durante a solenidade no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff elogiou o esforço que o Ceará tem feito na área da educação. “Faço questão de destacar o Ceará porque nós temos um projeto de inclusão muito grande no Nordeste. Nosso país tem capacidade criativa e, quanto estamos juntos, somos capazes de sair das dificuldades com criatividade”, disse a presidenta.

(Governo do Ceará)

Ausência de vereadores na Câmara do Crato atrasa início das sessões

 

camaracrato3

Nas últimas semanas, a presidência da mesa diretora da Câmara Municipal do Crato tem tido dificuldade para abrir as sessões ordinárias. As ausências dos vereadores para debater assuntos importantes para o município têm sido rotineira.
Nesta terça-feira (15), não foi diferente. Com início previsto para as 9 horas, a sessão só foi iniciada após a casa atingir o quórum mínimo para abrir os trabalhos, às 9hh30min, ou seja, mais de meia hora depois do prazo regimental.
Dos 19 vereadores, apenas 11 participaram da sessão desta terça: Luciano Saraiva, Amadeu de Freitas, Guri, Henrique Leite, Paulo de Tarso, Dárcio Luiz, Luiz Carlos Saraiva, Nágela Rolim, Marquinho do Povão, e o presidente Pedro Alagoano.
Já o vereador Celso dos Frangos chegou alguns minutos, quando a sessão já havia sido aberta.

flavio pinto

Exército dos EUA desenvolve mão protética que pode 'sentir'

mao

(Arquivo) Mão robótica é apresentada em Oxford, no dia 11 de fevereiro de 2010.Um homem que estava paralisado há mais de uma década ganhou uma prótese de mão que permite que ele "sinta" - afirmaram nesta segunda-feira pesquisadores da Agência norte-americana de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa).

Os cientistas introduziram eletrodos no córtex somatossensorial primário do paciente de 28 anos, parte do cérebro que identifica sensações táteis, permitindo que ele perceba uma sensação básica de tato.

Na primeira série de testes, os pesquisadores tocaram suavemente cada dedo da mão protética enquanto o homem estava vendado.

Ele conseguiu identificar com quase 100% de acurácia qual dedo estava sendo tocado, disse a Darpa em comunicado lançado na última sexta-feira.

"Num dado momento, em vez de pressionar um dedo, a equipe decidiu apertar dois sem avisar o paciente", contou Justin Sanchez, que lidera o projeto Revolucionando Próteses, da Darpa.

"Ele respondeu em tom de brincadeira, perguntando se alguém estava tentando pregar uma peça nele. Foi quando entendemos que os sentimentos que ele estava percebendo através da mão robótica eram quase naturais".

Os pesquisadores também enviaram fios do córtex motor do homem para a mão, para que ele fosse capaz de controlar os movimentos com seus pensamentos. A mão mecânica foi desenvolvida pelo Laboratório de Física Aplicada (APL) da Universidade Johns Hopkins.

É o tipo de tecnologia que até recentemente era imaginável somente na ficção científica - como a cena do clássico do cinema "O Império Contra-Ataca", quando Luke Skywalker recebe uma mão protética após perder a sua em um duelo com sabre de luz com Darth Vader.

Mas a Darpa afirmou que os novos avanços possibilitados pelas tecnologias neurais são apenas um passo para um futuro "em que as pessoas com membros paralisados ​​ou sem um dos membros não só serão capazes de manipular objetos enviando sinais do cérebro para dispositivos robóticos, mas também de sentir precisamente o que esses dispositivos estão tocando".

A Darpa não divulgou a identidade do voluntário no estudo, e disse apenas que ele sofreu uma lesão na medula espinhal.

"Ao conectar a sensação de toque de uma mão mecânica diretamente para o cérebro, este trabalho mostra o potencial de restauração bio-tecnológica de funções quase-naturais", explicou Sanchez.

O estudo foi apresentado para revisão e eventual publicação em uma revista científica.

AFP

Governo brasileiro anuncia plano de austeridade para enfrentar a crise

levi2O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira um plano de austeridade com cortes profundos de gastos e aumento de impostos para tentar cobrir seu déficit, sob o risco de aumentar a insatisfação popular contra a presidente Dilma Rousseff.

Após ter perdido o selo de bom pagador da agência Standard & Poor's e imersa na recessão, a sétima economia do mundo "cortará na carne" do gasto público, como definiu recentemente o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que tenta evitar que a Moody's e a Fitch sigam o mesmo caminho.

O plano consiste em adiar ajustes salariais e contratações no setor público, eliminar 10 dos 39 ministérios, cortar mil empregos das estatais e recriar a CPMF, imposto que incide sobre as transações financeiras.

Além disso, haverá cortes nos programas sociais de saúde e moradia, marca do Partido dos Trabalhadores e um dos pilares do crescimento brasileiro, que tirou 40 milhões de pessoas da pobreza.

A meta? Passar do atual déficit fiscal primário de 0,5% do PIB para 2016, que levou o país a perder o selo de bom pagador e alcançar um superávit de 0,7%, o que implica em obter US$ 17 bilhões a mais que os previstos inicialmente.

"São reduções importantes, que afetam os funcionários públicos de forma significativa, o funcionamento da máquina" do Estado e que permitirão poupar 26 bilhões de reais, acrescentou o ministro da Fazenda.

Para sair do papel, algumas dessas medidas precisam ser aprovadas pelo Congresso, que têm se oposto às medidas do Palácio do Planalto.

Um futuro incerto

Apesar de a presidente Dilma Rousseff já ter ordenado o corte de 80 bilhões de reais do orçamento deste ano, o panorama é sombrio.

O próprio governo espera uma retração do PIB de 1,8% em 2015, segundo a última cifra atualizada nesta segunda-feira. O mercado é menos otimista, prevendo uma queda de 2,55% no PIB e uma recessão que se arrastará por 2016.

A crise atinge todas as frentes e derrubou a um dígito a popularidade da presidente apenas sete meses depois de ter iniciado seu segundo mandato.

Pressionada pela recessão, pelo desemprego e pela inflação crescentes, assim como pelas suspeitas de corrupção que atingem o PT e seu governo após as denúncias de fraudes na Petrobras, Dilma Rousseff reduziu progressivamente a meta de déficit fiscal até que neste mês apresentou ao Congresso um orçamento deficitário. Foi a gota d'água para os mercados.

"Há medidas que são bem impopulares (...) e afetarão o apoio que o governo Dilma ainda conserva especialmente nas classes mais baixas", disse à AFP o economista independente Felipe Queiroz.

"A austeridade é anunciada para o mercado e para manter o superávit como querem as agências de classificação, mas isso vai contrair ainda mais a atividade econômica e não afeta a condição estrutural da inflação, que não baixará", acrescentou.

Os mercados reagiram positivamente aos anúncios. A bolsa de São Paulo fechou em alta de 1,89% e o real, que ao longo do ano sofreu uma desvalorização de 30%, teve alta de 1,68% em relação ao dólar.

AFP

Fique por dentro ! - Por Subtenente PM Ronaldo



O Projeto de Inclusão Social denominado “Ronda em Ação”, acontece na cidade do Crato-CE, e atende a um público de mais de 400 crianças em situação de vulnerabilidade, que moram em áreas de risco, em virtude de sua frágil condição social. Muitos dos jovens têm perdidas suas vidas constantemente em virtude do envolvimento com as drogas, violência e criminalidade, tendo suas famílias destruídas. O objetivo do projeto é resgatar as famílias, através da aplicação de valores outrora perdidos, como respeito, amor ao próximo, evangelização, dentre outros, através de bons exemplos. Os jovens são motivados através de bons exemplos a seguir, pois mesmo sendo humildes, podem vencer através do estudo, profissionalização e pelo esporte. São ofertados, cursos de artes marciais, como: judô, jiu-jitsu, capoeira, muay thai, corte e costura, corte de cabelo, computação, curso de línguas, dentre outros.

Os jovens que estão na dependência, primeiro são tratados na Associação Cristã Esperança e Vida e ao final de seu tratamento, são inseridos no projeto para uma nova perspectiva de vida. O resgate é da família e também os pais são assistidos, pois na maioria das vezes, os pais também apresentam algum problema de dependência química e após também serem tratados, são encaminhados através do projeto para o mercado de trabalho que acontece dentro das próprias comunidades, sendo ofertado um bolsão de empregos a comerciantes para serem pagos através de cestas básicas e assim movimentar a vida daqueles que estavam em dificuldades, resgatando a autoestima e a dignidade do trabalho honesto.


Os jovens brilham nas escolas através de destaques em olimpíadas de matemática, português, dentre outras. Brilham também através da prática esportiva, que afastam eles da dependência química e levam a cultura do bem estar físico e mental, se destacando através de competições de nível nacional e internacional, pois muitos já se tornaram campeões cearenses, pan-americanos e mundiais, sendo exemplos para os demais jovens e sendo patrocinados por grandes empresas dando um novo rumo as suas vidas. Recentemente no dia 11/09/2015, recebemos a visita e tivemos ao satisfação de receber o campeão brasileiro e Mestre em jiu-jitsu, mma e defesa pessoal, Luiz Carlos Matheus Dias, o “Mestre Manimal” da cidade do Rio de Janeiro e que possui academias no mundo inteiro, treinando os melhores competidores do mundo e veio gentilmente repassar seus conhecimentos a esses jovens carentes na cidade do Crato, em parceria com a Universidade Regional do Cariri, CREDE-18(Escolas Estaduais: Profissionalizante Violeta Arrais, Dom Quintino, Polivalente Gov.Adauto Bezerra, Estado da Bahia), patrocinado pela Empresa RBA Produções, Passárgada hotel, Grupo Gestor do parque de Exposições do Crato e Foto Granjeiro. Ele veio nos abrilhantar e abraçar com sua presença prestigiando e divulgando o trabalho realizado no Projeto. Sempre ao final das atividades é feito um momento de reflexão e oração, para uma maior integração. Recentemente o Subtenente PM Ronaldo, lotado na2ªCia/5ºBPCOM, idealizador, professor e coordenador do projeto recebeu convite do governo americano para implementação do Projeto, a princípio, nas duas maiores cidades dos Estados Unidos da América, em New York, Los Angeles e Chicago, pois os problemas de delinquência juvenil e do racismo entre jovens, envolvidos com gangues de bairros, têm causados grandes distúrbios nas famílias e na sociedade, com essa preocupação o governo americano se identificou com o projeto e abraçou a causa também para seu país.

Há uma paz na solidão - Por: Emerson Monteiro

Ainda insistem no pensar diferente, querer companhia a qualquer custo. Entretanto compete dizer que importa considerar o quanto significa arrastar barcos cheios de indagações a lugares só imaginários, isso dos relacionamentos convulsos, criados a pretexto de preencher o espaço vazio entre os vazios dos espaços das criaturas. Qualquer indivíduo desenvolverá, mais cedo ou mais tarde, a compreensão de que o encontro verdadeiro ocorrerá mesmo é dentro, bem no território do Si Mesmo, lugar sombrio, por vezes; noutras, misterioso e profundo; área do autoconhecimento, expectativa atenta de resultados melhores em relação aos desmandos cá de fora onde o entrechoque de opiniões e temperamentos produz o que noticiam as televisões empedernidas, no sensacionalismo das horas dos corpos suadas e becos amargurados. Nas profundezas do abismo interior, no meio dele, ali reside Netuno, o deus dos oceanos, a reger descobertas inesperadas de valores da busca dos seus reais proprietários, postulantes aguerridos da razão e da paz. Andasse munidos de equipamentos de localização, o peregrino descobriria, num piscar dos verdes olhos, a porta da revelação-felicidade desses endereços, o que resolverá de vez todos os conflitos de personalidade e os longos sintomas do desassossego secular das massas. Pisasse com firmeza o caminho da fonte, acharia mais ligeiro o segredo visionário da calma e do suave sabor das cálidas descobertas, tranquilizando ânsias desenfreadas de tempos convulsos de uma civilização oprimida pelo desejo do prazer sobre as outras pessoas, titulares da servidão que impõem uns aos outros, na corrida do ouro e da lama, velhices e desencantos. Aqui no íntimo da nave azul que todos somos, nesta viagem transcendental de existir e não saber ainda com que finalidade, habita o minério puro da salvação de quando enxergar o espelho da liberdade gloriosa, alforria do eu agoniado, desesperado, muitas vezes bólides acesos no desejo de transpor o tédio, invés de mergulhar a visão que corre aos braços abertos da realização. Bom, mas cada um cuida de si na jornada dos instantes, pequenas fagulhas de quase nada percorrendo as artérias do destino.

Vamos levantar o Crato -- por Pedro Esmeraldo

  
No momento, estamos aqui tentando impressionar com efeito moral para que haja direção certa dos políticos que atualmente dirigem a cidade.
    Achamos que o senhor não está agindo com equilíbrio, pois anda de baixo astral e não se mobiliza para acertar com prudência e dignidade administrativa, já que anda à toa, conduzindo o barco em direção das aguas profundas. Seu caminho está errado, pois está perdido nas estradas sinuosas, sem alcançar forças no desejo de equilibrar o seu pensamento educativo.
    Por esse momento, não estamos contentes, visto que permanecemos na leniência sem sabermos seguir com a moral elevada a fim de conduzir com os efeitos tecnológicos que poderemos avançar com dignidade as escadas da moralidade e da complexidade que nos conduzam ao progresso tecnológico.
    Não olhe somente para frente, não ande sozinho nos caminhos escuros, já que nesse meio poderemos entrelaçar nos abusos morais que nos causarão dissabores nas administrações futuras.
    Tome cuidado com os inimigos pertencentes ao outro lado do mundo: são asquerosos, intempestivos e ardilosos que poderão nos causar intrigas corruptíveis, já que permanecem na tentação de querer dilacerar este município. Por isso, ocorre sempre insatisfação no seio do povo e permaneceremos alheios aos efeitos tecnológicos.
    Tenha cuidado com alguns de seus asseclas que comandam seu gabinete, vez que são asquerosos, malévolos e astuciosos só trabalham em torno de si mesmo.
    Notamos que o senhor não da ouvidos aos apelos do povo. Coloca tudo que vem dos interesses do povo em segundo plano, não há melhoramento em coisa alguma, a cidade permanece no esquecimento. Ao mesmo tempo, pedimos a Deus que o senhor mude de atitude e se afaste de alguns desses elementos, e colocando em pratica os meios necessários para nos elevar e alcançar com sobriedade administrativa com efeitos morais para que o povo seja contemplado e poder seguir com altivez o caminho reto da honestidade.
    Por outro lado, não queremos esquecer da péssima qualidade do tratamento a cultura e ao esporte, mas uma vez estamos distanciados dos melhoramentos físicos e culturais, visto que só nos traz arrefecimentos e que nos conduz ao caminho da sobriedade e das perfeição físicas  e culturais.
    Senhor lute com amor. Foi isso que o senhor prometeu ao povo: alevantar a cidade e colocar em prática a esperteza de um povo heroico que anda esquecido porque permanece parado, com as cabeças fora do lugar. Lembramos uma frase latina: Mens sana, in corpore sano – uma mente sadia no corpo sadio.
Crato, 15 de setembro de 2015.



O credo social - Por: Emerson Monteiro

O gosto que o povo adquire pela prática política equivalerá à preservação das instituições e dos valores conquistados milênios a fio. Quando tais conteúdos ainda carecem de aprimoramento então ocorrem desmandos da má política, daí crescem nos próprios cascos os regimes totalitários e nefastos ao bem-estar das nações que ocorreu através de épocas pretéritas.

Vem sendo assim no decorrer da história, desde quando meros aventureiros de plantão resolvem invadir palácios e abocanhar as fatias que alimentam populações esquecidas, espezinhadas. Verdadeiros monstros da falta de escrúpulos ficaram marcados em façanhas dolorosas de triste memória. E isso jamais deverá acontecer perante a cidadania bem formada, quando o povo se vê senhor da própria história, que saí à cata dos seus direitos nascidos em lutas e garantidos na Lei.

Aguardar surpresas na ordem política de um país significa descaso para com os instrumentos essenciais da democracia, porquanto o cidadão é o principal responsável dos atos públicos, o que reflete nas lideranças que alça ao poder todo tempo. Ninguém que lhe usurpe a função de determinar os destinos da sociedade, vez haver obtido justo e fundamental direito e o dever de selecionar seus comandos através do sufrágio, da palavra e dos atos.

Chega dos experimentos nefastos e irresponsáveis de depositar a confiança em mãos inescrupulosas por mero desânimo e acomodação nas atitudes. A lição histórica indica força suficiente de atravessar todas as crises e rever os propósitos quando isto requer maturidade e decisão. Ninguém espere cair do céu soluções fora do trabalho, da organização das bases democráticas e das providências justas.

Dadas tais razões, as urgências serão resolvidas a fruto da consciência política do cidadão donatário do direito conquistado. Os três poderes da democracia clássica persistem necessários a tais resoluções dos impasses, nas sociedades livres. Eles constituem o alicerce da verdade científica de toda a cultura e alma viva da herança que elevará a novos patamares de glória a paz e soberania das criaturas humanas.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30