xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/09/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 setembro 2015

VÍDEO - Discurso do Ex-prefeito Samuel Araripe no Crato Tênis Clube


Visite o Blog do Crato para assistir:



www.blogdocrato.com





Impeachment de Dilma tem 280 votos favoráveis, segundo líder do PSDB



TCU investigará compra de ‘tatuzões’ no Ceará

Tribunal de Contas da Uni㯠faz concurso po, inscri絥s abertas.

 

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados determinou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue se houve desperdício de recursos públicos federais, por parte do governo do estado do Ceará, na compra de quatro escavadeiras utilizadas na abertura de túneis para metrôs (também chamadas de tuneladoras ou tatuzões). A investigação foi solicitada pelo deputado Vitor Valim (PMDB-CE), que apresentou a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 37/15.

As quatro escavadeiras, de origem chinesa, foram compradas entre 2012 e 2013 e custaram R$ 128,2 milhões, segundo Vitor Valim, e deveriam ter sido usadas em obras de expansão do metrô de Fortaleza. Os equipamentos, porém, estão parados porque não existem linhas de transmissão para alimentá-los. O deputado explicou que esse tipo de escavadeira exige grandes quantidades de energia elétrica.

A expansão do metrô de Fortaleza faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Conforme o Ministério do Planejamento, a Linha Leste receberá R$ 2 bilhões de recursos federais.

(Agência Câmara Notícias)

Apreensão de armas de fogo cresce 20,8 % em agosto no Ceará

armapcc

O contínuo aumento no número de apreensões de armas de fogo no Ceará é um dos resultados que vêm sendo obtidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com uma maior integração entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, diretriz do Programa Em Defesa Vida. No mês de agosto, o aumento de apreensão de arma de fogos foi de 20,8%. Foram apreendidas 575 armas este mês, contra 476 armas apreendidas no mesmo período do ano passado.

O balanço de apreensões de armas de fogo nos oito primeiros meses deste ano contabilizou 4.364 armas apreendidas no Estado, um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram apreendidas 4.081 armas. O mês com maior registro de apreensões em 2015 foi março, com 605 armas coletadas; seguido pelo mês de agosto, com 575 apreensões.

Entre as armas apreendidas este ano, o revólver é o mais recolhido. Foram 2.635 revólveres retirados de circulação, seguidos pela apreensão de 1.018 espingardas e 574 pistolas, o que representa 60,38%, 23,32% e 13,15%, respectivamente, do total de armas apreendidas esse ano.

Um dado que chama atenção é a quantidade de armas de maior potencial destrutivo - como fuzis, metralhadoras, escopetas e submetralhadoras, que foram apreendidas em 2015. Vinte e uma (26) armas foram apreendidas este ano, contra duas apreendidas no mesmo período de 2014, um aumento de 1.200%.

Para o Secretário Adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, esses números devem-se a integração das forças de segurança. “Os números são reflexo do árduo trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança, sendo consequência de diversas ações realizadas com o objetivo de tirar de circulação o máximo de armas em situação irregular. Os policias que estão nas ruas e nas delegacias estão sempre trabalhando para apreender armas e diminuir o número de homicídios e o tráfico de drogas no nosso Estado”, ressaltou.  

A apreensão de armas no Estado também apontou alta no número de armas recolhidas no Ceará em 2014, comparado a 2013. No ano passado, foram 6.224 armas apreendidas em todas as 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), ante 6.124 em 2013.

Em Defesa da Vida

A retirada de armas de circulação colabora com a diminuição no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que vêm apresentando queda desde fevereiro último.

As reduções apresentadas nos CVLIs refletem o resultado das ações desenvolvidas pelo Programa Em Defesa da Vida, desempenhadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Perícia Forense do Ceará (Pefoce). A integração entre as forças de segurança, o trabalho das polícias focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes e os levantamentos realizados pelas áreas de inteligência, entre outras iniciativas, refletem as quedas dos índices criminais e o aumento de apreensões de armas e fogo e drogas.

 

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Ceará atinge meta de vacinação contra a paralisia infantil

vacinacaoparalisia

Com 95,76% de cobertura vacinal, o Ceará atingiu a meta de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no fechamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (sipni.datasus.gov.br), que permaneceu aberto até a quarta-feira, 10 de setembro, depois do encerramento da campanha, em 31 de agosto. Em todo o Estado, a meta mínima de cobertura, de 95%, foi superada por 164 municípios. Foram vacinadas 546.273 crianças da população de 570.452 na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos. Nos intervalos etários, 177 municípios cumpriram a meta de cobertura na faixa de 6 meses a menos de 1 ano, 153 na faixa de 1 ano, 107 na faixa de 2 anos, 124 na faixa de 3 anos e 141 na faixa de 4 anos. No Brasil, a cobertura vacinal ficou em 93,52%.

Na Campanha Nacional de Multivacinação, 335.822 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 188.154 foram vacinadas e receberam 172.740 doses das vacinas oferecidas – pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha era atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.

Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças, a campanha de vacinação ocorre todos os anos. Existe o risco da doença porque ainda há alguns países com registro de casos, onde a paralisia infantil é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará

Centec abre inscrições para cursos na área da Indústria em Juazeiro do Norte

centecjn

A Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para dois cursos que promovem a formação de profissionais no setor da indústria: técnico em Eletrotécnica e especialização em Automação Industrial.

O profissional formado em eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, participa na elaboração de projetos de instalações elétricas e aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes alternativas, dentre outras atividades.

O processo seletivo acontecerá dia 26 de setembro, por meio de entrevista, e as aulas estão previstas para iniciar no dia 2 de outubro.  Para participar, é necessário entregar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF, uma foto 3x4 e certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração.

As aulas acontecerão às sextas-feiras (de 18h30 às 21h45), aos sábados (de 14 às 18h) e aos domingos (de 8 às 10h). A taxa de inscrição é de 50 reais e a mensalidade será de 260 reais, durante 19 meses. O curso possui carga horária de 1.500 horas e estão sendo oferecidas 40 vagas.

Especialização em Automação Industrial

O curso de especialização em Automação Industrial é direcionado a profissionais que atuem ou desejem atuar no setor. Para se inscrever, basta entregar os seguintes documentos: currículo profissional, diploma de graduação ou declaração de concludente, histórico escolar, cópia do CPF e do RG e uma foto 3x4.

Segundo o diretor da Fatec Cariri, Emerson Lacerda, a especialização oferece conhecimentos que vão da eletrônica básica à robótica e microeletrônica. “Esse setor é tendência mundial de crescimento, pois para aumentar a produtividade das empresas é necessária a implantação de máquinas automatizadas, e esse conhecimento é o que as grandes empresas buscam num profissional da área”, afirma.

Dentre as disciplinas, que serão ministradas por especialistas, mestres e doutores de diversas áreas da Engenharia, estão: Ferramentas Matemáticas para Automação, Sistemas Digitais, Robótica, Sistemas Microprocessados, Gestão Energética e Simulação de Sistemas Dinâmicos, dentre outras.

O curso possui carga horária de 450 horas e as aulas acontecerão às sextas-feiras (de 18 às 22h), aos sábados (de 8 às 12h e de 14 às 18h) e aos domingos (de 8 às 11h). A inscrição custa 50 reais e a matrícula e a mensalidades serão de 275 reais, em 18 meses. Ex-alunos e funcionários do Instituto Centec terão desconto de 10%.

Fatec Cariri – Faculdade de Tecnologia Centec
Endereço: Rua Amália Xavier de Oliveira, s/n, Triângulo, Juazeiro do Norte/CE (entrada pela Rua Prof. Franscimar Roque, próximo ao Hospital Regional)
Telefones: (88) 3566-4049/4048/4053
E-mail: fatec_cariri@centec.org.br

11.09.2015

Caroline Avendaño | Jornalista RP 2960/CE
Coordenadora da Assessoria Marketing e Comunicação do Instituto Centec
(85) 3066-7030 / 9949-1534 (Tim) / (85) 8502-3007 (Claro)
carol@centec.org.br / carolineavendano@gmail.com
www.fb.com/InstitutoCentecCeara | www.centec.org.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará

V Mostra de Cinema de Iguatu conta com o apoio do Sesc

cinema2


             O Sesc* recebe, entre os dias 12 e 18/9, a V Mostra de Cinema de Iguatu. A programação acontece na Unidade Iguatu do Sesc, no Galpão da Cia Ortaet de Teatro e no Teatro Pedro Lima Verde com exibições decurtas e longas metragens, além de oficinas e workshops de capacitação em audiovisual. O acesso é gratuito.
            Durante a Mostra, serão exibidas 24 obras na Unidade Iguatu do Sesc. Abrindo a programação, no sábado (12), o evento conta com a presença do homenageado do ano, o cineasta cearense Karim Ainouz, diretor de filmes premiados como “Madame Satã”, “O Céu de Suely” e o recente “Praia do Futuro”. Na ocasião, o público confere o filme “Cidade Nova”, do diretor Diego Hoefel. A obra cinematográfica retrata a vida de João, que ao voltar para a cidade onde nasceu, descobre que ela já não existe mais.
Em seguida, será exibido o filme “Praia do Futuro”, de Karim Ainouz. Na trama, Donato (Wagner Moura), é um salva-vidas da Praia do Futuro que, após tentar salvar um amigo de um alemão piloto de motovelocidade de um afogamento, apaixona-se por ele e parte para Berlim, deixando o irmão mais novo para trás. Anos depois, já adolescente, Ayrton se aventura em busca de seu irmão, aquele que considerava seu herói.
            Na segunda-feira (14), a Mostra exibe o premiado “Madame Satã”, de Karim Ainouz. A obra conta a história de João Francisco, um transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos e decide se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme (1932) dirigido por Cecil B. de Mille, que João Francisco assistiu e se inspirou. Às 20h, são exibidos os documentários “Origem do Destino”, de Armando Praça, e “A misteriosa morte de Pérola”, de Guto e Ticiana Augusto.
            Na terça-feira (15), às 18h, é exibido “O céu de Suely”, de Karin Ainouz. Na trama, Hermila é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade-natal e aguarda a chegada de seu marido, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. Quando ele desaparece, ela tem a idéia de rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para mudar de cidade e começar uma nova vida. Em seguida, “longitudes”, de Amanda Pontes, fala sobre como conhecer alguém através de viagens, e o documentário “O uivo da Gaita”, de Bruno Safadi, que conta a história de um casal que vê sua relação se fragmentar após a chegada de outra mulher.
        Dando continuidade à programação, nos dias 16, 17 e 18/9, são exibidos “Viajo porque preciso, volto porque te amo” e “Abismo prateado”, de Karim Ainouz; “Fim de semana”, de Ivo Lopes e Pedro Diógenes; “My name is now, Elza Soares”, de Elizabete Campos; “Biquíni paraíso”, de Samuel Brasileiro; “Quando eu era vivo”, de Marcos Dutra; “A vida do fósforo não é bolinho, gatinho”, de Sérgio Silva; “Sinfonia da necrópole”, de Juliana Rojas.
Ainda como parte da Mostra, acontece oficinas e workshops mediante inscrições para os apaixonados pela sétima arte que buscam aperfeiçoar o aprendizado.
Sobre a Mostra
       O objetivo é apresentar, através da diversidade de gêneros cinematográficos, oficinas e workshops, um panorama do cinema brasileiro contemporâneo. O homenageado do ano é o diretor cearense Karim Aïnouz, do premiado “O Céu de Suely”, filmado na cidade de Iguatu, em 2005. Durante a programação, serão exibidas obras de sua filmografia que vão desde curtas-metragens aos seus mais recentes trabalhos.
        A Mostra conta com o apoio do Sesc, do Instituro Águas Boas e Secretária de Cultura do Ceará. A programação completa pode ser conferida no site: http://mostracineiguatu.com.br/
Programação
V Mostra de Cinema de Iguatu
Dia 12/9
- Abertura
- “Cidade Nova” | Classificação indicativa: 16 anos.
- “Praia do Futuro” | Classificação indicativa: 16 anos.
Horário: 20h
Dia 14/9
- “Madame Satã” | Classificação indicativa: 16 anos.
Horário: 18h
- “Origem do Destino” | Classificação indicativa: 16 anos.
Horário: 20h
Dia 15/9
-“O céu de Suely” | Classificação indicativa: 16 anos.
Horário: 18h
- “longitudes” ” | Classificação indicativa: 16 anos.
- “O uivo da Gaita” ” | Classificação indicativa: 16 anos.
Horário: 20h
Dia 16/9
-“Viajo porque preciso, volto porque te amo” | Classificação indicativa: 16 anos.
Horário: 18h
-“Fim de semana” | Classificação indicativa: 14 anos.
-“My name is now, Elza Soares” | Classificação indicativa: 14 anos.
Horário: 20h
Dia 17/9
-“Abismo prateado” | Classificação indicativa: 12 anos.
Horário: 18h
-“Biquíni paraíso” | Classificação indicativa: 14 anos.
-“Quando eu era vivo” | Classificação indicativa: 14 anos.
Horário: 20h
Dia 18/9
- “Hic Habitat Felicitas” | Classificação indicativa: 14 anos.
- “Paixão Nacional” | Classificação indicativa: 14 anos.
- “Sonnenallee” | Classificação indicativa: 14 anos.
- “Seams” | Classificação indicativa: 14 anos.
- “Domingo” | Classificação indicativa: 14 anos.
Horário: 18h
- “A vida do fósforo não é bolinho, gatinho” | Classificação indicativa: 14 anos.
- “Sinfonia da necrópole” | Classificação indicativa: 14 anos.
Horário: 20h
SERVIÇO
V Mostra de Cinema de Iguatu
Período: 12 a 18/9
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130)
Informações: (88) 3581.1604
Programação completa: http://mostracineiguatu.com.br/
:::Gratuito:::
* Entidade mantida pelos empresários do comércio.

Ceará é Notícia

Festival Nacional de Contos abre inscrição para oficinas

livros

Estão abertas as inscrições para as oficinas do Lamparina de Histórias – Festival Nacional de Contos, que acontece de 24 a 26 de setembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Gratuito!

Em sua essência, o Festival Lamparina de Histórias, que é patrocinado pela Endesa Fortaleza e pelo Banco do Nordeste, é um evento que enaltecimento da figura dos velhos contadores de histórias e de suas narrativas, reconhecendo neste fazer um ato de amor e compromisso com suas descendências.

O Lamparina de Histórias: Festival Nacional de Contos Populares é um evento cultural que reúne narradores tradicionais, urbanos e amantes da velha arte de contar histórias para a celebração da palavra através dos causos, lendas, adivinhas, cordéis, pertencentes à literatura oral e outras manifestações da cultura popular, num grande festejo do fazer narrativo.

Quinta-feira, 24 de setembro

10h - Oficina “Contando histórias do Popular ao Clássico”, com Raimundo Moreira

14h - Oficina Show “Da boca pra fora, na ponta da língua”, com Zé Bocca (SP) - Aula espetáculo sobre a importância da narração oral no aprendizado e educação, através de jogos e técnicas corporal e vocal, utilizando projeções, contos, cantigas e trava línguas.

Sexta-feira, 25 de setembro

10h - Oficina “Costurando Memórias: relatos afetivos da oralidade” para grupos da terceira idade. com Luisete Carvalho

14h - Oficina: cantigas e brincadeiras populares, - como instrumento para sensibilização nas rodas de histórias e leituras.Facilitador: Teddy Williams

Sábado, 26 de Setembro

10h - Oficina de cordel com Klévisson Viana

Serviço:

Inscrições: casadoconto@hotmail.com
Informações: 85 985261201

Ceará é Notícia

Estiagem provoca tensão na Região Central do Ceará

estiagem

Quixeramobim. A estiagem prolongada está começando a deixar os trabalhadores rurais desesperados no Interior do Ceará. Segundo lideranças classistas, a situação é mais crítica na região dos Inhamuns e no Sertão Central, onde pescadores e agricultores começaram a se mobilizar e realizar manifestações.

As últimas delas ocorreram em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, onde, na última quarta-feira, dezenas retiraram os servidores públicos do Paço Municipal e fecharam o prédio. Em Quixadá, a manifestação ocorreu no Centro da Cidade, no prédio da Caixa Econômica Federal (CEF).

Em Quixeramobim, o movimento foi liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Sintraf) e o Movimento de Luta Pela Terra (MLT). A categoria reivindica a distribuição de 500 cestas de alimentos, a perfuração de poços profundos nas comunidades rurais, a construção de 60 unidades de cisternas de placas, e o funcionamento imediato do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).

A pauta de solicitações, com 21 itens, foi entregue aos representantes da Prefeitura de Quixeramobim, para encaminhamento ao gestor municipal, logo após uma caminhada realizada pelo Centro da cidade.

Segundo o presidente do Sintraf de Quixeramobim, Gleidson Araújo, outras sete reivindicações foram encaminhadas ao secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira. Eles querem, dentre outras medidas, a liberação imediata de 108 propostas do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf) por parte da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Banco do Nordeste (BNB). Enquanto as reivindicações não forem atendidas, eles pretendem permanecer acampados na frente da Prefeitura.

Para demonstrar a situação de penúria enfrentada por eles, despejaram dezenas de pedaços de ossos de animais, mortos pela fome e pela seca, no jardim do prédio administrativo da Prefeitura. No início da manifestação, o prefeito de Quixeramobim, Cirilio Pimenta, estava em Fortaleza. O secretário de Administração e Finanças, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Everardo Júnior, seguiu ao encontro dos agricultores e intermediou o diálogo preliminar com os líderes do movimento.

Entretanto, no início da noite, o prefeito já estava reunido com os manifestantes e já começou a atender as demandas de competência da sua administração. Uma delas era o fornecimento de água por meio de carros-pipa, para as comunidades onde o abastecimento está mais crítico.

Segundo a assessoria de Cirilo Pimenta, ele já agendou encontro dos líderes do movimento com o secretário Dedé Teixeira. Ao término da reunião, o prefeito ainda se reuniu com o restante dos agricultores. Eles aceitaram as propostas e retornaram para suas residências.

Em Quixadá, outro grupo de trabalhadores rurais marchou pelas ruas da cidade, em direção ao Banco do Brasil. Foram atendidos pela gerência e seguiram para a agência da Caixa. Houve ameaça de invasão. Eles reivindicavam a liberação de recursos para a continuação das obras do "Minha Casa, Minha Vida".

Conforme os manifestantes, a construção do maior conjunto habitacional do governo Federal, com mais de 1.600 unidades, parou. Eles querem o retorno imediato dos serviços e também a liberação de assentamentos rurais na região.

Mais informações:

Prefeitura de Quixeramobim
(88) 3441-1326
Prefeitura de Quixadá
(88) 3412-6210
Rua Tabelião Enéas, 649, Centro

Diario do Nordeste - Regional

Ipece divulga PIB do 2º semestre de 2015

PIB

O Estado do Ceará registrou crescimento acumulado 1,01% do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos quatro trimestres, apesar do cenário de retração de 5,32 no 2º trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. “A perspectiva é de que o Ceará fique ainda acima da média nacional no acumulado anual. Isso vai depender dos desdobramentos da crise nacional”, avaliou o diretor do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Flávio Ataliba.
O acumulado nos últimos quatro trimestres permanece acima da média nacional, que foi de -1,2%. Segundo Flávio Ataliba, um dos grandes fatores para o registrado neste trimestre é a queda do setor de serviços, que representa 84% da economia cearense. “Essa relevância para o Estado do Ceará é maior que no Brasil. Isso vale para o bem e para o mal”.
Ele argumentou que a base de comparação, o período pré-Copa do Mundo em 2014, foi um momento de grande elevação nos índices. “Por um lado você está comparando com algo que tinha uma base muito elevada com um fenômeno atípico que era a copa do mundo. E por outro, o próprio cenário nacional. O Ceará faz parte da federação brasileira, tem rebatimentos locais”, disse, acrescentando que os fatores mais decisivos para o índice foram o comércio e a intermediação financeira, por conta de juros e inflação.
Já o setor de alojamento e alimentação, ligado ao turismo, manteve crescimento de 0,77%. “Momento de crise é também o momento de abrir novas perspectivas. Com a alta do dólar e de outras moedas frente ao Real, podemos ser mais atrativos para os turistas internacionais e até para os brasileiros. A própria intenção do governador em ter uma carteira de concessões também é uma das medidas”, avaliou.

(Governo do Ceará)

MEC vai lançar programa para incluir ensino de ética nas escolas

mec

O Ministério da Educação (MEC) vai lançar um programa para incluir a ética na formação educativa das escolas do país. A informação é do ministro Renato Janine, que fez hoje (11) a conferência magna “A ética é o que nos faz falta” no Encontro Internacional Educação 360, que vai até amanhã na Escola Sesc Ensino Médio, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

Durante dois dias, serão discutidas questões atuais e os rumos da educação, com conferências magnas, mesas de debate e estudos de caso. Participam do evento convidados internacionais, educadores, gestores, estudantes e familiares e representantes do poder público.

De acordo com o ministro, será lançado um portal na internet, ainda sem data definida, que vai reunir informações e trabalhos relacionados ao tema. “Nós temos inicialmente a construção de um portal que vai unir várias ações éticas que já existem ou que estão sendo iniciadas. Por exemplo, elaboramos um material sobre o plágio, que é um problema sério sobretudo desde o ensino médio, que se torna grave no ensino superior e muito grave na pós-graduação. Então, é uma das questões éticas a discutir, bem como as questões mais básicas, como educação das crianças para o respeito ao outro, para a igualdade de todos”.

Janine cita também uma história em quadrinhos feita pelo desenhista Maurício de Sousa, a pedido da Controladoria-Geral da União (CGU), e uma cartilha da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre educação financeira, que integrarão o projeto. De acordo com o ministro, a educação para a ética pode elevar o nível do debate político do país no futuro.

O ministro afirma que sempre faltou no país uma base ética para se discutir política, o que, segundo ele, deixa até hoje o debate limitado ao bem contra o mal. “A grande forma de atacar e desestabilizar qualquer poder que seja é acusá-lo de corrupção, isso é histórico, eu procurei mostrar na palestra que isso tem 400 anos”, disse o ministro.

Sobre a greve das universidades federais, Janine afirma que o Ministério esteve aberto para negociação desde antes do movimento ser deflagrado: “As entidades deflagraram a greve antes mesmo de ter uma discussão sobre os assuntos. Nós estivemos sempre dispostos a receber, recebemos as três entidades, uma de servidores, duas de professores, negociamos com elas várias vezes. Agora, fazemos isso dentro do limite que o país pode, levando em conta que os dispêndios financeiros não estão na alçada do MEC”.

A respeito de possíveis cortes no orçamento da educação, por conta do déficit previsto pelo governo para o ano que vem, Janine disse que ainda não há nada definido.

“Evidentemente, nós não gostamos de nenhum corte, não ficamos felizes com os cortes. Agora, existe uma realidade e nós temos que lidar com essa realidade, e dentro do governo, evidentemente, fazemos o possível para defender nossa área”, disse o ministro.

Agência Brasil

Servidores e governo reúnem-se segunda-feira para tentar pôr fim à greve no INSS

inss

Em greve há mais 60 dias, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e representantes do Ministério do Planejamento devem se reunir na próxima segunda-feira (14) para tentar pôr fim à paralisação. A informação foi divulgada hoje (11) pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e confirmada pelo governo federal.
Na reunião anterior, realizada na última terça-feira (8), as negociações não avançaram. A proposta mais recente do Ministério do Planejamento prevê um reajuste de 10,8% em dois anos, sendo 5,5% em 2016 e 5% em 2017. Os servidores pediam, inicialmente, 27,6% de aumento salarial, em parcela única. A pasta manteve a oferta de reajuste dos benefícios conforme a inflação do período em que ficaram congelados.
Em entrevista coletiva, o representante da Fenasps, José Campos, disse que os servidores estão cumprindo todos os dispositivos legais previstos e que a greve é justa. Segundo Campos, o governo precisa realizar concursos públicos para repor o quadro de funcionários do INSS, além de melhorar as condições de trabalho da categoria.

“As condições não são adequadas para reconhecer os direitos da população brasileira. A demanda cresce, e os servidores caem, os sistemas não são adequados”, disse o representante dos servidores. “Nosso objetivo, com a greve, é melhorar o INSS e garantir o atendimento.”

Agência Brasil

Governo entrega mais explicações ao TCU sobre contas de 2014

tcu-tribunal-contas-uniao

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entregou na tarde de hoje (11) ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, relator do processo no tribunal, a segunda parte da defesa do governo sobre as contas de 2014. Foram mais de 1 mil páginas respondendo aos questionamentos do Ministério Público junto ao TCU sobre cinco decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e não tinham autorização do Congresso Nacional.

 

O relator do processo no TCU, ministro Augusto Nardes (esquerda), recebe do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, explicações sobre as contas do governo de 2014 Valter Campanato/Agência Brasil

Os cinco decretos, segundo o Ministério Público junto ao TCU, envolvem a liberação de R$ 26 bilhões e foram assinados sem observar o contingenciamento necessário. Adams voltou a defender a legalidade da prática. “Não houve irregularidade porque a gente entendia que não era irregular. Não pode agora dizer que é irregular. Pode dizer que a sistemática tem que ser mudada, e isso concordamos. Tem que ser mudada para o futuro”, disse Adams ao entregar os documentos.

Adams disse ainda que não houve violação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos decretos. “As aberturas de crédito foram feitas fundamentalmente em despesas obrigatórias, que não são contingenciáveis. O próprio decreto que abriu a autorização da despesa estabelecia que a despesa só ocorreria uma vez realizada ou alterada a meta fiscal, como está no decreto original de contingenciamento. Então, não há violação da LRF nesse sentido”.

Nardes recebeu as explicações de Adams e não deu prazo para emitir um parecer. O ministro disse que há urgência no desfecho da questão. Por outro lado, frisou que a análise da área técnica do tribunal deve ser feita “com cuidado”. “Recebi um calhamaço bastante volumoso e vamos ter uma análise puramente técnica. A urgência se requer até porque o país precisa definir essa situação. É um trabalho importante que seja feito com muito cuidado. O que queremos é estabelecer para a nação a transparência nas contas”.

Em julho, Adams já havia ido ao TCU para entregar a defesa do governo a respeito do atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil referentes a despesas com programas do governo como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, o seguro-desemprego e o abono salarial, o que configuraria operação de crédito.

Após o TCU questionar o governo sobre atrasos nos repasses, o Ministério Público de Contas apontou outras dúvidas nas contas de 2014. Com isso, a análise do TCU se dá sobre um total de R$ 104 bilhões. Além dos R$ 26 bilhões referentes aos decretos, são R$ 40 bilhões referentes aos atrasos nos repasses e R$ 38 bilhões sobre contingenciamentos liberados sem antes pedir autorização ao Congresso Nacional.'

Agência Brasil

Governo publica decreto que cria cadastro nacional de médicos especialistas

medicina-saude-20140918-003-size-598Depois de polêmica entre governo e entidades médicas, foi publicada hoje (11) no Diário Oficial da União (DOU) o novo texto do decreto que regulamenta o Cadastro Nacional de Especialistas, preparado pelo governo e entidades médicas. Segundo o Ministério da Saúde, o cadastro será uma forma de dispor, em um só documento, o número de médicos especialistas no país, como pediatras, oftalmologistas, cardiologistas, e também o local onde eles clinicam.

O objetivo é ter uma ferramenta que auxilie na construção de políticas públicas de saúde, mostrando quais especialidades precisam de mais profissionais, e como eles estão distribuídos geograficamente, para possibilitar o planejamento da formação e distribuição de novos médicos especialistas.

As entidades médicas repudiaram o decreto original, publicado no começo de agosto. Segundo a categoria, o texto abria brechas para que o governo facilitasse a concessão de títulos de especialista. Porém, o Ministério da Saúde negou que esta fosse a intenção. Foi criado, então, um grupo de trabalho, onde médicos e governo entraram em consenso.

Previsto na Lei do Mais Médicos, o cadastro vai integrar a base de dados dos sistemas de informação em saúde do Sistema Ùnico de Saúde (SUS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das sociedades de especialidades a ela vinculadas.

Segundo o Ministério da Saúde, o banco de dados incluirá informações sobre as formações e pós-graduações dos profissionais. Em relação às regras sobre o aproveitamento acadêmico das especialidades, parte criticada pelos médicos em documento anterior,  ficou definido que o cadastro não vai tratar desse tema.

O modelo atual de concessão de registro de título de especialista não muda: é prerrogativa das sociedades de especialidades, por meio da Associação Médica Brasileira, ou pelos programas de residência médica credenciados pela CNRM, conceder o título de médico especialista.

Agência Brasil

Nasa testa robô 'com espinhos' para explorar asteroides e cometas

roboouriço

Chamado 'Ouriço', novo robô desenvolvido pela agência espacial foi feito com tecnologia especial para poder girar, cair e rolar em superfícies rochosas.

A Nasa está desenvolvendo um novo robô chamado "Ouriço" para ajudar os cientistas a explorar cometas e asteroides.

O nome "ouriço" é por causa do formato inusitado dele, coberto com uma camada de espinhos que servirão para ajudá-lo a se firmar em qualquer superfície.

O robô usa uma tecnologia especial para girar, cair e rolar por superfícies rochosas e crateras – em vez de usar rodas como o robô Curiosity, que explora a superfície de Marte.

Ele tem oito pontos ao redor do corpo em forma de cubo para ajudá-lo na movimentação e para protegê-lo. Os pesquisadores estão agora observando o quanto os robôs conseguem agir por conta própria sem ajuda ou instruções vindas da Terra.

A ideia de fazer um robô nesse formato veio depois das enorme dificuldade enfrentada pelo robô Philae – o primeiro a pousar em um cometa – para se fixar na superfície.

O "Ouriço" ainda está sendo testado pela Nasa e, atualmente, não há planos de enviá-lo ao espaço.

Da BBC

Supremo revoga publicidade e torna sigiloso inquérito da Lava Jato

LavaJato1

Inquérito que era público desde a abertura, em março

 

Pela primeira vez desde o início das investigações sobre o envolvimento de políticos com crimes de corrupção e desvios revelados na Operação Lava Jato, um inquérito que era público desde a abertura, em março, tornou-se agora sigiloso no STF (Supremo Tribunal Federal).

Até aqui, estavam em segredo de Justiça no STF, relacionados à Lava Jato, medidas investigatórias que tramitam em paralelo aos inquéritos, como pedidos de quebra de sigilos bancário e fiscal, pedidos de busca e apreensão e termos e depoimentos nos acordos de delação premiada.

O inquérito número 3.994, com cerca de 1.400 páginas, que investiga possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro cometidos pelo senador Benedito de Lira (PP-AL) e pelo seu filho, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), foi aberto em março a pedido da PGR (Procuradoria Geral da República) e por determinação do ministro relator, Teori Zavascki.

Em março, além de acolher o pedido de abertura da investigação, Zavascki também determinou que os autos tramitassem sem segredo de Justiça. Ele tomou decisão semelhante em relação a duas dúzias de inquéritos abertos na mesma época.

Na manhã desta quarta-feira, porém, o mesmo inquérito sobre os Lira recebeu a chancela do segredo de Justiça, permanecendo disponível à consulta apenas para os advogados dos acusados e à PGR. Desde quarta-feira, cidadãos que não são parte dos autos não têm mais acesso aos documentos. Decisões do ministro outrora públicas, por exemplo o próprio ato que ordenou a abertura do inquérito, também passaram a sigilosas.

Indagada, a assessoria do STF informou que o inquérito se tornou sigiloso "em razão da inclusão no processo de documentos que correm sob sigilo previsto em lei". A assessoria da PGR informou que não partiu dos procuradores da República o pedido de sigilo.

A reportagem apurou que os documentos citados pelo STF são depoimentos do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, prestados como parte do acordo de delação premiada fechado pela PGR e homologado pelo STF.

Como os depoimentos de Pessoa tratam de vários políticos, o sigilo poderá ser adotado por Teori em outros inquéritos abastecidos pelas declarações do empresário. Indagada se a mesma decisão deverá se estender a outros procedimentos, a assessoria do STF não havia respondido até as 18h desta sexta.

A íntegra dos depoimentos prestados por Pessoa no acordo, sob os cuidados da PGR e do STF, ainda não foi tornada pública em nenhuma instância do Judiciário -nas últimas semanas, a imprensa tem divulgado trechos, sem o fac-símile dos documentos. Na Justiça Federal de primeira instância, em Curitiba, o juiz federal Sergio Moro interrogou Pessoa -cujas imagens foram tornadas públicas no processo-, mas o empresário se restringiu a falar sobre pessoas sem o foro privilegiado.

O inquérito no STF agora sigiloso tem por objetivo investigar as informações prestadas por dois delatores da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Eles disseram que os Lira se beneficiaram de recursos do esquema montado na Petrobras entre empreiteiros e dirigentes da estatal.

No último dia 2, o procurador-geral da República Rodrigo Janot denunciou os dois políticos e Pessoa por corrupção e lavagem de dinheiro. Pessoa reconheceu, na sua delação, ter pago cerca de R$ 2 milhões em espécie para Arthur Lira por meio de uma empresa de fachada, a SM Terraplanagem, pertencente ao empresário Adir Assad, também preso na Lava Jato.

Segundo Ricardo Pessoa, os valores "foram retirados na sede da UTC em São Paulo pelo próprio Arthur Lira" e a entrega foi feita pelo diretor financeiro da empresa, Walmir Pinheiro Santana.

"A inexistência de fato da SM Terraplanagem Ltda., a ausência da efetiva prestação dos serviços à UTC Engenharia e a inidoneidade das notas fiscais emitidas na relação entre as duas empresas foi constatada pela Receita Federal", afirmou a PGR, na denúncia.

Ouvidos no mesmo inquérito, Arthur Lira e Benedito Lira negaram qualquer envolvimento nas irregularidades da Petrobras, assim como Adir Assad, ao ser ouvido em outros procedimentos na Justiça Federal do Paraná.

FOLHAPRESS

Familiares de vítimas se reúnem para marcar 14 anos dos ataques de 11 de Setembro

11desetembro14

NOVA YORK (Reuters) - Familiares reuniram-se sob um céu nublado nesta sexta-feira para lembrar os quase 3 mil mortos nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York, na Pensilvânia e nos arredores de Washington 14 anos atrás, quando aviões sequestrados por militantes da Al Qaeda causaram morte, caos e destruição nos Estados Unidos.

Em Nova York, parentes das vítimas leram seus nomes em tom solene e comovido, observados por servidores em uniformes de gala.

Verdadeiro emblema das gerações afetadas, crianças que não tinham idade suficiente para se lembrar de seus familiares mortos ou ainda não os haviam conhecido participaram da lista de chamada. As famílias se abraçavam com força, algumas levando fotos, vestindo camisetas com imagens de seus entes queridos falecidos ou portando cartazes com as palavras "jamais esqueceremos".

Os socorristas que acorreram às torres gêmeas receberam agradecimentos repetidos dos parentes por seu trabalho nos destroços.

Muitos dos primeiros a chegar ao local e daqueles que trabalharam durante as semanas seguintes fazendo buscas nos resquícios ainda sofrem de várias doenças causadas pelo ar tóxico.

Os familiares enlutados estiveram no antigo local onde se erguiam as torres do World Trade Center, e depositaram flores junto aos nomes gravados de seus entes queridos em painéis de bronze ao som de músicas e do burburinho tranquilizante de cachoeiras cujas águas se derramam em tanques espelhados no Museu e Memorial do 11 de Setembro.

Os sequestradores também atiraram dois outros aviões comerciais no Pentágono, em Arlington, na Virgínia, e em um campo de Shanksville, na Pensilvânia.

A cerimônia em Nova York, durante a qual políticos de ontem e de hoje se confraternizaram com as famílias, mas não fizeram discursos, foi pontuada por momentos de silêncio e o dobrar de sinos para marcar os momentos em que cada um dos quatro aviões atingiu as torres e em que elas desmoronaram.

Em Washington, o presidente norte-americano, Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle Obama, acompanhados por funcionários, abaixaram a cabeça durante um breve instante de silêncio no gramado sul da Casa Branca para lembrar a data.

Os parentes dos 40 passageiros e tripulantes que morreram a bordo do voo 93 da United Airlines se reuniram no Memorial Nacional Novaly, dedicado ao voo fatídico, em Shanksville.

Os passageiros reagiram aos sequestradores, que derrubaram a aeronave de ponta cabeça a quase 965 quilômetros por hora.

(Reportagem adicional de Ayesha Rascoe, em Washington)

97% dos padres da Diocese de Crato assinaram manifestos em favor de Dom Fernando

  Nota dos Padres da Forania I (que compreende a cidade de Crato)
      “Abracem com espírito fraternal e prestem ajuda sincera e eficaz sobretudo àqueles Bispos que, pelo nome de Cristo, são caluniados e perseguidos, (...), para que as dores que eles sofrem, sejam aliviadas e suavizadas com a oração e a ajuda dos seus irmãos”. (Christus Dominus, 7)

A Unidade e o amor recíproco constituem, desde sempre, a identidade fundamental da Igreja de Cristo. Todo o mais se encontra submetido a este imperativo que emanou do coração do próprio Senhor: “Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros”(Jo 13,35). Neste sentido, o empenho incansável pela comunhão de vida, pela unidade na caridade e pelo testemunho constante do amor que exprime a pertença ao rebanho do Senhor deve ser a meta à qual tende toda a ação pastoral da Igreja.
Nos últimos tempos, esta fonte da identidade da Igreja tem sido profundamente ferida. Não sem dor, acompanhamos as constantes tentativas de macular a Igreja ferindo-a no que possui de mais caro: a Unidade. De fato, nos recorda S. Inácio de Antioquia, o Bispo é garantia da existência da unidade eclesial e, portanto, da própria permanência da Igreja (cf. Carta aos Esmirnenses). Uma vez ferido o pastor, o rebanho se dispersará (cf. Mt 26,31). Os ataques ao nosso bispo diocesano, D. Fernando Panico, reverberam uma onda de sofrimento que atinge a todos nós, rebanho desta diocese. Partilhamos de seu sofrimento e nos unimos à sua resignação.
Nós, sacerdotes, que formamos a Forania I desta porção do Povo de Deus, inspirando-nos na exortação do decreto conciliar Christus Domunus – acima citado –, nos irmanamos e nos solidarizamos com o nosso pastor diocesano, esperando que as nossas preces e o nosso apoio fraterno suavize os sofrimentos causados por esta vil investida contra o mesmo. Diante destas calúnias e insistentes perseguições, nos consolam as palavras do Senhor “Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim.” (Mt 5,11).
Ao Bom Deus elevamos as mais sinceras orações para que, por intermédio da gloriosa Virgem da Penha, venha em socorro de seu povo e conforte o coração de nosso bispo, dando-lhe coragem e perseverança para exercer o seu pastoreio com fidelidade ao Senhor, apesar das duras dificuldades que têm sido impostas ao seu ministério.
Com afeto filial e solidariedade fraterna,
Pe. Lindolfo Lindomar Ferreira da Cunha
Pe. Francisco Edimilson Neves Ferreira
Pe. José Vicente Pinto de Alencar da Silva
Pe. Raimundo Ribeiro Filho
Pe. Tales Eduardo Santos Figueiredo
Pe. Acúrcio de Oliveira Barros
Pe. Antônio Edson Bantim Oliveira
Pe. Tarcísio de Sales
Pe. Ismael Vogas Evangelista Sousa
Pe. Paulo César Borges de Sousa
Pe. José Ranilson Belém de Souza
Pe. José Josias Gomes Araújo
Monsenhor Manoel Alves Feitosa
Pe., Francisco Roserlândio de Sousa
Pe. Francisco Sales
Pe. Vileci Basílio Vidal
Monsenhor Ágio Augusto Moreira
Pe. Arileudo Machado

Nota de solidariedade dos padres da Forania 4 a Dom Fernando

“O ministério do presbítero é, antes de mais,
comunhão e colaboração responsável e necessária no ministério do Bispo,
na solicitude da Igreja Universal e por cada Igreja particular,
para cujo serviço eles constituem, juntamente com o Bispo, um único presbitério”.
(Cfe. Pastores Dabo Vobis, nº 17)

    Instruídos, essencialmente, pela Palavra de Cristo, modelo excelente de Pastor que nos orienta a trabalhar pelo bem comum por meio dos vínculos da caridade apostólica na edificação da Igreja e, movidos pelo princípio da justiça e da verdade.

    Nós, Presbíteros da Forania IV, reunidos na cidade de Lavras da Mangabeira-CE, não podendo ficar indiferentes ao nosso Bispo Diocesano, diante da difamação e perseguição por ele sofridas, extensivas a todos nós, corpo de Cristo, a Igreja, consequentemente, semeando divisão e discórdia entre as pessoas de boa fé, manifestamos-lhe nossa solidariedade e oração.

       Reafirmamos, portanto, nosso compromisso com a verdade evangélica e deixamos claro nosso respeito, obediência e unidade ao nosso pastor diocesano.

       Exortamos os fiéis católicos que a Igreja permanece sendo sinal instrumento do Reino, apesar das adversidades da história, e, portanto, permaneçam fiéis ao Espírito que receberam no Batismo, conservando a “unidade pelo vínculo da paz” (Cf. Eésios, 4,3).

        Que nossos Santos Padroeiros, unidos à Imaculada Virgem Maria, intercedam pela nossa Diocese; fortaleçam Dom Fernando Panico em sua missão Episcopal junto ao seu rebanho e, assim, Pastor e Ovelhas, sejam protagonistas de um novo tempo de Luz, Paz, Justiça e Amor.
Lavras da Mangabeira–CE, 11 de setembro de 2015.

Pe. Benedito Evaldo Alves
Pároco de São Vicente Ferrer de Lavras da Mangabeira

Pe. José Fabiano Duarte de Sousa
Pároco de Nossa Senhora do Rosário de Quitaiús

Pe. Antônio José Clementino
Paróco de São Sebastião do Distrito de Mangabeira

Pe. Edivan Carlos Guedes
Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Grangeiro

Pe. José Mota Mendes
Pároco de São Raimundo Nonato de Várzea Alegre

Pe. Antônio José do Nascimento Neto
Pároco do Senhor Menino Deus de Aurora

Pe. Francisco Erivano Galdino Clemente
Vigário Paroquial de São Raimundo Nonato de Várzea Alegre

Pe. Adalmiran Silva de Vasconcelos
Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Farias Brito

Pe. Francisco Wesley Barbosa Barros
Pároco de São Francisco das Chagas de Baixio

A trilha e o tempo - Por: Emerson Monteiro

Ir na direção certa já traz consigo o alento de usufruir nisso a possibilidade que o melhor da festa é esperar o dia dela chegar cheia de surpresas agradáveis. Caminhar nas fibras do tempo ao sabor das estações, porquanto nem sempre situações oferecem meios de alegrar a paciência. No entanto viver e plantar a flor de ser feliz todo tempo, todo dia, na certeza da consecução dos objetivos colimados, transcrever as folhas do destino antecipadamente, pois da semente vem o fruto e do fruto o prazer de uma consciência limpa, que virá no alento de pisar este chão das almas e ativar os mecanismos da real tranquilidade hoje e depois, eternamente. Ser honesto é a melhor política.

O instinto de querer bem e gostar do que é bom significa a sintonia do coração naquilo que revela o sentimento claro das possibilidades que existem na pulsação dos segundos no bater das revelações. Adianta, sim, escolher a luz que ilumina os degraus do paraíso a cada passo, direito de quem busca amizade e respeito mútuo das criaturas humanas, de si a si e de si aos outros. De igual jeito selecionamos músicas, livros, filmes, amigos, o espaço aonde praticar viver com sabedoria a escrita das horas, e também poder pautar as cifras do presente com a maestria de escolher sementes boas de frutos doces e sombras de solidariedade, igualdade entre os seres, que esperam o Universo da construção magistral dos dias seguintes.

Às vezes saber disso dói, porém ensina caminhar no decorrer das estações, chuvas, flores, frutos, aprendizados... Ouvir a música que toca no ritmo do coração as letras dos lugares, paisagens, objetos, pessoas; indica facilidade perlustrar os firmamentos; aguardar o que de mais puro se plantou, na colheita de todas as flores de amar o maior Bem. 

PSDB realizou a primeira convenção no Crato Tênis Clube na última quinta-feira, dia 10 de setembro


Cerca de 800 pessoas lotaram as dependências do Crato Tênis Clube em plena quinta-feira, segundo os organizadores, uma demonstração de força da coligação encabeçada pelo PSDB.


Na foto acima: O ex-prefeito Samuel Araripe, que não declarou ser candidato nas próximas eleições. Segundo ele, o evento foi para a filiação de membros para os partidos e é muito cedo para se definir candidaturas.


O evento contou com a presença do Senador Tasso Jereissati; do presidente do PSDB/CE, Luiz Pontes; do Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos; Do Deputado Estadual Carlos Matos e de vários prefeitos e lideranças da região do Cariri.



Na foto acima: O Senador Tasso Jereissati defendeu veementemente a candidatura do amigo Samuel Araripe, como a única solução para o restabelecimento da cidade do Crato. Segundo Tasso: "Já fui governador do Ceará por 3 vezes, e ocupei outros cargos públicos, e nunca vi tantas coisas erradas acontecendo aqui no nosso país. E o que acontece aqui no Crato é um retrato minúsculo do mesmo que acontece a nível nacional...a única pessoa capaz de trazer o Crato de volta aos trilhos é o Samuel Araripe." Tasso defendeu a saída da presidente Dilma Rousseff como a única forma de "salvar" o Brasil.

O PSDB realizou na última quinta-feira, dia 10 de setembro, às 18:00, nas dependências do Crato Tênis Clube, a sua primeira convenção na região sul do Ceará. O evento contou com a presença do Senador Tasso Jereissati; do presidente do PSDB/CE, Luiz Pontes; do Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos; Do Deputado Estadual Carlos Matos e de vários prefeitos e lideranças da região do Cariri.

O evento foi um ato de filiação do PSDB, que não foi especificamente do Crato, mas regional. As 33 cidades do Cariri estiveram presentes para que se fizessem as filiações de pessoas que pretendem disputar o cargo de prefeito. Estiveram presentes o candidato a prefeito Lourival de Altaneira, o candidato Afonso da cidade de Nova Olinda, o Evanderton, de Assaré, o Samuel Cidade, de Santana do Cariri. Samuel Araripe disse em entrevista, que será aberta uma ampla discussão com os partidos coligados, e seu nome é apenas um dos que poderão estar na disputa do cargo de prefeito do Crato em 2016. Desse núcleo, serão discutidos projetos, analisar a situação política do Crato, e buscar soluções para os problemas considerados graves que o Crato vive neste momento. O ex-prefeito disse ainda que está aberto a dialogar com todos os partidos, e ao final, do grupo sairá um candidato a fim de disputar a prefeitura do Crato no próximo ano. Samuel coordena o PSDB e declarou ainda que se deve fazer política olhando para o futuro, discutindo projetos e soluções.

O ex-prefeito disse que o único político que ele não entrará em entendimento é o atual prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, pois já sentou-se para conversar por 8 vezes com ele, inclusive na presença do Cel. Adauto Bezerra, mas diz que o prefeito atual não cumpre nada do que acerta. Segundo ele, 15 dias depois da eleição, o secretário Zé Muniz o procurou para uma reunião na prefeitura com o atual prefeito, o seu irmão Neudes, e seu enteado Davi Araripe. Segundo ele, tudo que ficou acertado nesta reunião, o prefeito nada cumpriu, inclusive havia um convite para que o Samuel participasse das inaugurações de várias obras, já que havia deixado 19 milhões da sua gestão para o atual prefeito executar as obras; No entanto, este nunca se reportou a nada, e segundo Samuel, o prefeito Ronaldo mentiu, dizendo que Samuel havia lhe deixado dívidas. Por este motivo, segundo Samuel Araripe, Ronaldo não cumpre promessas, porque não tem projetos nem compromissos para com o Crato. 

Já em sua fala, o Senador Tasso Jereissati defendeu veementemente a candidatura do amigo Samuel Araripe, como a única solução para o restabelecimento da cidade do Crato. Segundo Tasso: "Já fui governador do Ceará por 3 vezes, e ocupei outros cargos públicos, e nunca vi tantas coisas erradas acontecendo aqui no nosso país. E o que acontece aqui no Crato é um retrato minúsculo do mesmo que acontece a nível nacional...a única pessoa capaz de trazer o Crato de volta aos trilhos é o Samuel Araripe." Tasso defendeu a saída da presidente Dilma Rousseff como a única forma de "salvar" o Brasil.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com







Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30