xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/08/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 agosto 2015

Representantes de 20 países protestam em Brasília contra McDonald's

mcdonalds

 

Trabalhadores e sindicalistas que apoiam a campanha #SemDireitosNãoéLegal participam de protesto por direitos trabalhistas na rede McDonald’sFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Trabalhadores e sindicalistas fizeram hoje (20), em Brasília, manifestação contra as condições de trabalho na rede de lanchonetes McDonald's. Representantes de 20 países, engajados no movimento global pelo respeito aos direitos trabalhistas nas lojas da marca, também estiveram no ato. Eles participaram nesta quinta de audiência pública no Senado que discutiu os direitos dos funcionários da empresa.

Os manifestantes se concentraram em frente a Torre de TV, na região central de Brasília, e caminharam até uma lanchonete McDonald's. O movimento faz parte da campanha global #SemDireitosNãoÉLegal. No Brasil, a empresa emprega mais de 40 mil pessoas.

Entre as reivindicações estão o acúmulo de função sem a devida remuneração, o não pagamento de horas extras e do adicional de insalubridade, além da aplicação de jornada móvel variável. O sindicatos alegam que a última prática faz com que os trabalhadores recebam apenas pelas horas trabalhadas, resultando, muitas vezes, em pagamentos abaixo do salário mínimo, o que não é permitido pela legislação brasileira.

"É uma série de reivindicações que sempre fazemos à empresa, ela diz que vai resolver, mas nunca assina o termo de compromisso. Isso não pode ocorrer. O McDonald's precisa respeitar as leis brasileiras", afirmou Moacyr Auersvald, do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo.

Por meio de nota, o McDonald's informou que respeita manifestações sindicais e que tem “absoluta convicção” do cumprimento da legislação trabalhista. “A empresa tem orgulho de ser a porta de entrada de milhares de jovens no mercado de trabalho. Nossas práticas laborais são premiadas e reconhecidas pelo mercado. Foi pioneira na implementação do ponto eletrônico e recebeu o selo ‘Primeiro Emprego’ do Ministério do Trabalho”.

A empresa disse ainda que os funcionários recebem treinamento contínuo, tanto para as funções operacionais, quanto para valores como trabalho em equipe, comunicação, liderança e hospitalidade. “Em mais de três décadas de Brasil, a empresa já capacitou mais de 1,5 milhão de pessoas”, informou.

Editor Maria Claudia

Da Agência Brasil

Brasil e Alemanha fecham acordo de cooperação na área de saneamento e gestão de resíduos sólidos

alemanha-e-brasil

“O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e a ministra do Meio Ambiente, da Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha, Barbara Hendricks, assinaram hoje (20) termos de cooperação na área de saneamento, aproveitamento energético e gestão de resíduos sólidos. De acordo o ministro, alguns projetos já estão em andamento, fruto da cooperação já existente entre os dois países.

Kassab destacou que os acordos são muito mais de transferência e troca de conhecimento do que de investimentos de recursos. “Não são recursos expressivos, porque são para estudos. […] Eles [os alemães] são muito mais avançados em tecnologia”, disse. Como exemplo, citou as incorporações nos projetos do Minha Casa, Minha Vida em termos de política de sustentabilidade. Segundo ele, o primeiro projeto de casas com essas incorporações será construído no Rio de Janeiro.

A cooperação técnica Brasil e Alemanha na área de gestão de resíduos sólidos urbanos foi assunto entre os dois ministros. “Buscamos desenvolver capacidade nas diferentes esferas de governo e nos setores, de modo a aproveitar o potencial de redução da emissão de gases de estufa por variadas medidas, entre elas a promoção da adequada gestão municipal de resíduos, o fomento à reutilização, reciclagem e tratamento de diferentes frações, a eficiência energética nos sistemas municipais e a destinação final adequada dos resíduos”, afirmou Kassab.

Durante a reunião, também foi discutido o projeto de aproveitamento energético de biogás no Brasil, o Probiogás, com expressiva cooperação da Alemanha, e a questão da eficiência energética nos sistemas de abastecimento de água, em especial nas cidades.

O ministro das Cidades lembrou o início de um entendimento para gestão do lodo gerado no tratamento de resíduos sanitários, que deve resultar em novo convênio entre Brasil e Alemanha. Também foi criado um grupo de trabalho para identificar políticas públicas eficientes na gestão e planejamento de cidades.

Na questão da mobilidade urbana, ficou definido um aprofundamento na parceria para aprimorar as condições estruturais que possibilitem o aumento da eficiência energética no setor, “apoiando instituições nacionais que visem fazer esse levantamento e, com isso, padronizar e contribuir para redução da emissão de gases de efeito estufa”, acrescentou Kassab.”

(Agência Brasil)

Secult entregou 104 bicicletas a agentes de leitura de 30 municípios cearenses, encerrando encontro no TJA

RIMG_8260

Uma tarde festiva, de muita troca de conhecimentos e saberes, além de renovação do compromisso em formar cada vez mais leitores, em todo o Ceará. Assim foi o encerramento, nesta quarta-feira, 19/8, do VI Encontro Agentes de Leitura, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado, no Theatro José de Alencar. Ao longo desta quarta-feira, 104 bicicletas foram entregues pela Secult aos representantes das secretarias municipais de Cultura, para utilização pelos novos agentes que sairão de casa em casa, em 30 municípios cearenses, oferecendo livros, realizando ações de formação e estímulo para a leitura. O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, participou do encerramento do encontro e realizou a entrega de três das bicicletas aos secretários municipais de Cultura de Farias Brito, Porteiras e Quixelô.

A tarde foi também de formação técnica e humanística, com a palestra de Eliana Yunes, diretora da Cátedra Unesco de Leitura na PUC-Rio e nome decisivo na estruturação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler, que em 2015 completa 20 anos. Falando aos 104 agentes de leitura, em uma palestra realizada no foyer do Theatro José de Alencar, a pesquisadora, fonte de referência sobre o atual panorama da leitura no Brasil e sobre o esforço histórico para maior democratização do acesso e para reforço à prática da leitura, destacou o poder transformador da leitura, além das várias leituras possíveis à vida de cada pessoa.

“O Ceará está de parabéns por continuar este projeto, como uma política de Estado, não como uma política de gestão”, destacou Eliana Yunes, ao final de sua palestra, ressaltando a importância do trabalho de cada agente de leitura. “O programa Agentes de Leitura está sendo retomado com força total, com perspectiva de ampliação do programa para todos os municípios cearenses”, ressaltou o secretário Guilherme Sampaio. “O retorno que os participantes nos deram ao longo desses três dias de Encontro só nos anima com relação ao potencial que esse programa tem e à capacidade desses jovens de serem motivadores de novos leitores no Ceará”, enfatizou.

Ampliação para todo o Estado

O secretário Guilherme Sampaio destacou que o Plano Estadual de Cultura, atualmente em debate na Assembleia Legislativa, traz entre suas metas a universalização do programa Agentes de Leitura, para todos os municípios do Estado. “Este Encontro dos Agentes de Leitura, com a qualidade que teve, com o mix entre palestras, vivência cultural com os agentes assistindo a 'O Carteiro e O Poeta' no São Luiz, entrando pela primeira vez no TJA, visitando os diversos equipamentos culturais, aliou a sensibilização necessária pra expansão de conhecimentos, que foi possível a partir de palestrantes renomados, algumas das maiores autoridades no campo da leitura, no Brasil, na academia. Isso expressa a importância desse programa para a política cultural do Estado”, apontou.

Os agentes de leitura e o Ceará Pacífico

O secretário Guilherme Sampaio destacou que a Secult apresentou proposta para levar o Agentes de Leitura também para as áreas do programa Ceará Pacífico, do Governo do Estado, em Fortaleza. “O programa Agentes de Leitura originalmente só era desenvolvido nos municípios do Interior. Agora nas áreas do Ceará Pacífico, Vicente Pinzon, Bom Jardim e São Miguel, teremos também agentes de leitura atuando junto à juventude e às famílias desses bairros”.

A solenidade de encerramento do VI Encontro Agentes de Leitura contou ainda com a participação da coordenadora de políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Mileide Flores, e com os professores Cleudene Aragão e Kelsen Bravos, que participaram do desenvolvimento inicial do projeto. O escritor Fabiano dos Santos Piúba, idealizador do programa no Ceará e hoje secretário adjunto da Secult, também foi aplaudido pelos agentes de leitura.

Para Mileide Flores, coordenadora de políticas de livro, leitura, literatura e bibliotecas, da Secult, o VI Encontro dos Agentes de Leitura marca "um novo passo em um projeto que transforma as pessoas". "O Agente de Leitura vai até as famílias, o núcleo transformador. É um momento de busca da identidade local, em que eles se reconhecem. Uma forma de as famílias se reconhecerem dentro dessa identidade e como pessoas com grande capacidade de transformação", aponta Mileide.

Agentes de Leitura

No projeto Agentes de Leitura, da Secult, cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias, cadastradas dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 30 municípios, em localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado. A primeira mesa de trabalho do VI Encontro Agentes de Leitura, na manhã desta segunda-feira, teve roda de conversa reunindo Wilma Maia, agente de Parambu de 2012 e 2013, Maciel Araujo (agente de Pedra Branca de 2007/2008), Joelmir Nobre (de Croatá de 2012 a 2015), Rosana Maria de Sousa (de Mauriti, de 2012 a 2015) e Lucas Madeira Rodrigues (agente de Miraíma, de 2012 a 2013), debatendo as experiências vivenciadas no Interior com as famílias atendidas pelo projeto.

Os agentes selecionados têm idade entre 18 e 29 anos e passaram, nestes três dias de encontro em Fortaleza, por uma série de atividades de formação e intercâmbio de experiências, no intuito de fortalecer o importante trabalho que realizam nas cidades do Interior do Ceará. Entre as participantes, as agentes de leitura Rosineide Viana de Souza e Flávia Geane Pereira Oliveira, ambas de Antonina do Norte, relataram suas experiências trabalhando com as famílias no Cariri. "Algumas crianças com as quais trabalhamos só conseguiram aprender a ler após o reforço do programa Agentes de Leitura", destacou Flávia.

A agente de leitura Sâmia Rafaela, do município de Porteiras, na região do Cariri, também destacou a importância da iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para o exercício da função dos agentes no Interior."o Encontro é um momento muito importante, pra que a gente possa avaliar as experiências realizadas em cada município e pra que a gente possa levar esse gosto pela leitura de uma forma mais efetiva, para cada família".

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa - Casa Civil

Seminário +TICeará vai propor programa de ações para fortalecimento do setor

TI_Ceara

Atores de toda a cadeia do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Ceará estarão reunidos na próxima segunda-feira (24) para discutir os entraves e as oportunidades na área, com vistas ao desenvolvimento do Estado. O "Seminário +TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento" é uma realização da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Câmara Setorial de TIC da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio).

O evento acontecerá no auditório do anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Rua Barbosa de Freitas, S/N – Dionísio Torres). Órgãos estaduais, universidades, mercado, produtores de bens e serviços de TIC, financiadores e investidores debaterão sobre as potencialidades para o setor com foco em inovação, capital humano e políticas de fomento e incentivo. O objetivo é fazer uma ação multissetorial para sugerir um programa unificado e integrado de ações e políticas públicas de TIC para o Ceará. A participação no evento é gratuita. As inscrições podem ser realizadas através do link:

http://eventos.sct.ce.gov.br/inscricoes/inscricoesSeminario/create.

Há no Estado cerca de mil empresas dedicadas exclusivamente à TIC com bom rendimento. Destas, 10 já faturam mais de 500 milhões. "A área contribui de forma significativa para a economia do Estado. Além de ser uma indústria forte, tem uma enorme transversalidade com diversos setores da economia – saúde, indústria, serviços, transportes, agropecuária, administração pública, ensino, pesquisa, dentre outros", destaca o secretário da Secitece, Inácio Arruda.

Vocação cearense e setor sustentável

O setor de TIC estadual cresce 15% ao ano e gera empregos de alta qualidade para Fortaleza e interior, de forma ecológica e sustentável."A TIC gera emprego, pesquisa, produtos – tudo isso sem consumir água. Temos a inteligência, mas precisamos descobrir como desenvolver uma política interessante para atrair mais empresas para o setor, induzir nossa academia a produzir mais e ampliar os investimentos", pondera Inácio.

Para o secretário adjunto da SDE, Cláudio Ferreira, "não dá mais pra trabalhar apenas com os três setores econômicos tradicionais. É preciso abrigar um quarto setor, o do conhecimento, para dirigir melhor os recursos do Estado, criar os fundos e financiamentos adequados. É o conhecimento que infesta de inovação e criatividade todos os setores da economia".

Mesmo sendo vocação natural do Estado, é preciso lidar ainda com um alto movimento migratório do setor. Atualmente, 60% dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) são do Ceará, de acordo com o empresário Márcio Braga, presidente da Câmara Setorial de TIC da Adece. Nos últimos seis anos, só a Funcap investiu mais de R$ 9 milhões diretamente em TIC, sem contar os financiamentos do CNPq, Finep e Capes. Mesmo assim, há muitos entraves que barram o desenvolvimento da área no Estado e que serão discutidos no seminário.

Serviço:

Seminário +TICeará | Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento em um só lugar

Data: 24 de agosto de 2015                        

Horário: 8h30min

Local: Assembleia Legislativa do Ceará

Auditório Dep. João Frederico Ferreira Gomes – Anexo II

(Rua Barbosa de Freitas S/N – Dionísio Torres – Fortaleza/CE)

Mais informações: (85) 3101-6466

Inscrições através do link: http://eventos.sct.ce.gov.br/inscricoes/inscricoesSeminario/create

Programação:

8h30min – Credenciamento

9h - 10h – Solenidade de abertura

10h30min – 12h: Painel I - Políticas Públicas de TIC

Palestrante: Virgílio Almeida – Secretário de Políticas de Informática do MCTI

Debatedores:

Adalberto de Paula Pessoa - Presidente da Etice

Tarcísio Pequeno - Presidente da Citinova

Victor Mammana - Diretor do CTI Renato Archer

Márcio Braga - Presidente da Câmara Setorial de TIC/ Adece

14h – 16h: Painel II – Inovação e Desenvolvimento

Painelistas: representantes do M.Dias Branco, Pague Menos, BSPAR, Secrel, Universidade Federal do Ceará

Moderador: Prof. Antônio de Barros Serra (IFCE)

Relator: Márcio Braga (CSTIC)

16h – 18h: Painel III – Estratégias e Oportunidades

Painelistas: representantes do Banco do Nordeste do Brasil, Companhia Siderúrgica do Pecém, UNIMED Fortaleza, Lanlink e Universidade de Fortaleza

Moderador: Prof. Joaquim Celestino Junior (UECE)

Relator: Wagner Forte (Fecomércio)

 

Assessoria de Imprensa da Secitece
Emília Augusta

Banco do Nordeste e FIEC lançam cartão empresarial

Print

Ampliar o acesso ao crédito de forma desburocratizada, em condições diferenciadas, fortalecendo o setor industrial cearense e gerando mais emprego e renda. É com esse objetivo que o Banco do Nordeste e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) firmam acordo de cooperação técnica, nesta sexta-feira(21/8), às 12 horas, na Casa da Indústria Indústria (Avenida Barão de Studart, 1980, Cobertura).
Na ocasião, será lançado o Cartão Empresarial BNB/FIEC, que conta com bandeira Visa, limite de crédito de até R$ 3 milhões e prazo de pagamento de até 36 meses. O cartão estará disponível para as 2.200 empresas associadas aos 39 Sindicatos filiados à FIEC, sem custo de anuidade.
O Cartão Empresarial BNB/FIEC é um produto de capital de giro, que também pode ser utilizado como cartão de crédito. O acordo de cooperação ainda compreende atendimento de  demandas financeiras das empresas associadas aos Sindicatos filiados à FIEC, principalmente para Giro Estoque e Giro MPE Décimo Terceiro.

flavio pinto

Ministro Ricardo Lewandowski é o primeiro agraciado com Medalha do Mérito Cearense

Lewandowski

Ministro Lewandowski está nesta sexta em Fortaleza.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, será o primeiro agraciado com a Medalha do Mérito Cearense, honraria instituída pelo Poder Executivo do Estado do Ceará. A solenidade está marcada para as 12 horas desta sexta-feira (21), no Palácio da Abolição, sede do Governo, em Fortaleza. A entrega da comenda será realizada pelo governador Camilo Santana.
A Medalha do Mérito Cearense é destinada àqueles que tenham contribuído, de forma determinante, para o sucesso das políticas públicas no Estado do Ceará. Além de presidir o STF, o ministro Lewandowski também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como uma das bandeiras a instituição das Audiências de Custódia no sistema judiciário, no sentido de minimizar as prisões provisórias e a superlotação das unidades prisionais em todo o País.
O Ceará será o quarto Estado brasileiro a instituir a Vara Única de Audiência de Custódias, em solenidade às 10 horas desta sexta-feira, na sede do Tribunal de Justiça do Estado, no Cambeba. A medida é uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública e se insere nas ações do "Pacto Por Uma Ceará Pacífico".
Audiência de Custódia
Com o projeto Audiência de Custódia os presos em flagrante terão que ser apresentados em até 24 horas a um juiz que decidirá pela manutenção – ou não – da prisão. A expectativa é que a audiência com os presos em flagrante reduza a pressão de entrada nas unidades prisionais e diminua o grande contingente de presos provisórios no sistema penitenciário cearense. Hoje, 68% dos internos são provisórios.
A audiência acontecerá na Vara Única de Audiência de Custódias, instalada no Fórum Clóvis Beviláqua, e contará, além do juiz responsável, com representante do Ministério Pública e da Defensoria Pública. Na audiência, o magistrado poderá decidir pela necessidade e adequação da continuidade da prisão ou concessão de liberdade, com ou sem a imposição de medidas cautelares. Nesse caso, a Sejus – que terá a responsabilidade de conduzir os presos da Delegacia de Capturas e Polinter ao Fórum Clóvis Beviláqua e de lá ao Centro de Triagem, quando necessário – será também responsável pelo monitoramento eletrônico e pelo acompanhamento a outras medidas cautelares, caso o juiz decida por elas.
(Governo do Ceará)

Prefeitos do Cariri irão prestigiar entrega da primeira estação da Transposição do São Francisco, em Cabrobó (PE)

Transposicao_Sao_Francisco

Prefeitos de alguns municípios da Região do Cariri, entre eles, Evanildo Simão,  de Mauriti,  estarão ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para a entrega da primeira estação de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco. O evento acontecerá nesta sexta-feira (21), em Cabrobó (PE). A visita faz parte de uma série de visitas que Dilma fará pela região Nordeste. Depois de entregar trecho da transposição pela manhã, a presidente se reunirá com empresários e movimentos sociais em Recife, à tarde.
A transposição se divide nos eixos norte (260 km) e leste (217 km), com valor total estimado em R$ 8,2 bilhões. Segundo o Ministro Gilberto Occhi, a execução física da obra é de 77,8%.
O prefeito de Mauriti Evanildo Simão, disse se tratar de um momento histórico para o Brasil, pois quando muitos não acreditavam o ex-presidente Lula e agora a presidenta Dilma, foram capazes de tornar realidade, um projeto complexo e audacioso, que vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas, que por séculos sofrem com o fenômeno da seca, rompendo sonhos e a esperança de homens e mulheres do campo.

flavio pinto

Ministério Público faz Audiência Pública nesta sexta-feira para discutir a segurança do cortejo do "Pau da Bandeira", em Barbalha

paudabandeiracapa

O Ministério Público do Estado do Ceará realiza nesta sexta-feira (21), por intermédio dos promotores de Justiça da Comarca de Barbalha, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro e Francisco das Chagas da Silva, Audiência Pública em Barbalha, para tratar da seguirança dos carregadores do "Pau da Bandeira", durante a Festa de Santo Antônio.
A audiência será  às 9 horas, no Cine Neroly Filgueira, loclaizado na Rua Dom Pedro II, s/n. O Ministério Público quer minimizar os risco de acidentes como o que ocorreu na edição da festa deste ano, mais precisamente no dia 31 de maio passado, quando um carregador morreu ao ser atingido pelo pau durante o cortejo.

flavio pinto

Gastronomia vai movimentar o Cariri

senac-crato

Em setembro, o Cariri vai se transformar em um grande palco da gastronomia regional e nacional com a realização do "Saberes & Sabores – edição Cariri 2015: na rota da inovação’. O evento, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), ocorre entre os próximos dias de 9 a 12 de setembro, das 15 às 22 horas,  no hotel IU-Á  e na Praça José Hilânio, conhecida como La Favorita, situada em frente ao hotel, em Juazeiro do Norte.
Durante os dias de evento haverá uma extensa programação, com exposição de produtores locais, realização de palestras e debates com temas voltados ao segmento de alimentos e bebidas e oficinas gastronômicas, com chefs renomados.
Serão também realizadas outras atividades como um jantar magno, com a proposta de um menu degustação, harmonizado com Chefs nacionais, locais e do Senac/CE; a realização de fun press para divulgação da cultura e gastronomia da região do Cariri para jornalistas e Chefs convidados, além de apresentações artísticas culturais locais.
Dentre os destaques, o Saberes & Sabores – edição Cariri terá a realização de food park, na praça em frente ao hotel IU-Á, contando com a participação de restaurantes convidados para a comercialização de pratos, especialmente elaborados para o evento, e com valor promocional.
Para o gerente de Negócios Estratégicos do Senac/CE no Cariri, Isaac Coimbra, a realização do Saberes & Sabores marca um novo tempo na gastronomia do Cariri, “onde o Senac vem desenvolvendo um conjunto de ações para fomentar o setor, gerando novas oportunidades e novos postos de trabalho que irão melhorar a qualidade de vida dos caririenses no setor que mais cresce no País, a gastronomia.”
Serviço:
‘Saberes & Sabores – edição Cariri 2015: na rota da inovação’
Valor da inscrição: R$ 150,00 (Pacote que dá acesso a todas as oficinas durante os três dias de evento)
* As inscrições serão abertas a partir do dia 12 de agosto, no site do próprio evento.

flavio pinto

Sintraf e Caixa entregam casas do Projeto Minha Casa Minha Vida Rural, em Nova Olinda

 

minhacasa

As primeiras famílias já receberam as chaves das casas.

O município de Nova Olinda, na Região do Cariri, foi beneficiado com a construção de 50 casas do projeto Minha Casa, Minha Vida Rural, do Ministério das Cidades. O projeto já entregou 15 casas, irá entregar mais 25. Dez estão na fase do projeto. A iniciativa é uma parceria da Caixa Econômica Federal com o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Nova Olinda (Sintraf-Nova Olinda), entidade filiada à CSB.
Há 4 anos o Sintraf é a entidade organizadora do programa no município. “Para o sindicato, Minha Casa, Minha Vida Rural é motivo de orgulho. Nós estamos transformando a realidade das famílias beneficiadas. Nosso projeto é que, com o apoio da CSB, nós possamos levar moradia digna a todo agricultor familiar, em qualquer cidade do Brasil. Um projeto que não saiu de políticos ou partidos, mas dos trabalhadores”, disse Andreia Silva, presidenta do Sintraf.
Segundo a dirigente, esse projeto resgata os benefícios  à população rural. “Esse é o programa que Nova Olinda precisava para avançarmos a passos largos. Me sinto extremamente gratificada pelo esforço de todos que contribuíram para que o projeto fosse realizado com êxito.  Hoje são 50 famílias beneficiadas, mas não iremos parar por aqui”, afirmou.
Andreia lembrou que o sindicato tem o objetivo de construir mais 100 casas no município. “Tudo isso é resultado do reforço do Sintraf. Essa ação beneficia o município, traz investimento e fixa o produtor local na zona rural. O agricultor precisa estar mais assistido e cuidado. Fazemos isso por meio dos cursos de capacitação rural, promoção social e entendemos que – agindo dessa forma, com essas ações – vamos segurar o produtor no campo, valorizando seu trabalho e minimizando o êxodo rural. Isso é importante”, explicou.

flavio pinto

Samuel Araripe faz reunião política com a presença de oito vereadores. Quatro são da base do prefeito Ronaldo

 

samuel-araripe-prefeito-crato

Samuel Araripe já inicia os trabalhos para sua pré-candidatura (Foto: Flávio Pinto)

Já falando como pré-candidato a prefeito do Crato pelo PSDB, o ex-prefeito Samuel Araripe reuniu nesta quarta-feira (19), em sua residência no Crato, correligionários, lideranças políticas e amigos para discutir o que ele considera "projeto político" para 2016.
Na última sexta-feira (14), Samuel esteve em Fortaleza, como foi divulgado em primeira mão por este blog na segunda (17). Na capital esteve reunido com o presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes e com o senador Tasso Jereissati. Na ocasião, Samuel apresentou números de uma pesquisa interna realizada no Crato, onde aponta que seu nome é o mais lembrado pelo eleitor e melhor avaliado para concorrer às eleições ano que vem para a Prefeitura do Crato. Como resposta teve o aval do partido para iniciar os trabalhos de sua pré-candidatura.
Ontem (19), na residência estiveram nada menos do que oito dos 19 vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal, sendo que pelo menos quatro são da base de apoio do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos.
Luciano Saraiva, Marquinhos do Povão, Espedito Anselmo, Guri, Jales Veloso, Bebeto Anastácio e Guer ouviram atentamente o discurso de Samuel, que foi bem claro; "Meu nome será posto à mesa. Preciso do apoio do meu grupo e daqueles que fazem oposição ao atual prefeito", pontou.
Segundo o ex-prefeito, seu nome será lançado como pré-candidato no próximo dia 10 de setembro, quando o PSDB fará reunião com todos os simpatizantes de sua candidatura. "Se chegarmos a um consenso vou trabalhar para ser candidato", afirmou.
Samuel lembrou ainda aos presentes, principalmente aos vereadores que estiveram em sua casa, que o prazo para mudança de partido vai até o final de setembro e quem quiser vir para o PSDB ou para outro partido que deve se coligar na chapa a qual pretende encabeçar, será bem-vindo. "Até lá, 10 de setembro, vou conversar com todos, menos com o atual prefeito, porque já tivemos uma conversa no início de seu mandato e ele não cumpriu acordos, estabelecidos na frente do coronel Adauto Bezerra", pontou.
Quem também esteve presente a reunião foi o vice-prefeito Raimundo Filho, que está rompido com Ronaldo há mais de um ano.

Flavio pinto

Incêndio atinge museu Cité des Sciences de Paris

cite

 

Os brigadistas levaram cinco horas para apagar o fogo

Dezenas de bombeiros combateram nesta quinta-feira, 20, um incêndio na Cité des Sciences de Paris, um dos maiores museus de ciência na Europa.
Dois bombeiros ficaram levemente feridos antes que as chamas fossem controladas, mas não foram registrados danos nas exposições do museu, informou a brigada de incêndio.
"O fogo está completamente sob controle. Não há risco de propagação", informou o porta-voz Gabriel Plus à AFP.
O fogo começou antes do amanhecer em um edifício que estava sendo decorado, e levou cinco horas antes de ser extinto.
A fumaça e as chamas danificaram uma área de 10.000 metros quadrados.
O sistema de alarme de incêndio não estava operacional devido aos trabalhos em andamento, explicou Plus.
Cerca de 30 caminhões do corpo de bombeiros e 120 bombeiros foram enviados ao local. Dois bombeiros foram atendidos depois de terem sido expostos ao calor intenso.
O calor era tão forte que as equipes de combate a incêndios só foram capazes de trabalhar durante 20 minutos por vez antes de serem substituídas.
A Cité des Sciences é mais um centro de aprendizagem da ciência para o público em geral do que um museu tradicional.
Localizado no nordeste de Paris, no Parc de Villette, o complexo atrai cerca de cinco milhões de pessoas por ano.

AFP

Coreias trocam tiros em divisa

trocatiros

 

Trocas de tiros foram registradas nesta quinta-feira (20) na fronteira entre as Coreias do Sul e do Norte, elevando a tensão entre os dois países.  

Segundo o Ministério da Defesa de Seul, seu Exército disparou tiros de artilharia contra a nação rival após Pyongyang ter lançado projéteis contra a cidade de Yeoncheon, perto da divisa com o Norte.   

No entanto, não há notícias de feridos ou danos, e o regime de Kim Jong-un não revidou os ataques. Ainda assim, a Coreia do Sul ordenou a retirada de zonas na parte ocidental da fronteira.   

Pyongyang já havia ameaçado atacar os alto-falantes instalados por Seul na região fronteiriça, após eles terem recomeçado a transmitir mensagens de propaganda contra o país.   

Por outro lado, o Sul acusa o Norte de ter colocado minas na zona desmilitarizada entre as duas nações, causando ferimentos em dois soldados na semana passada.

Agência ANSA

Procurador-geral denuncia ao STF Eduardo Cunha e Fernando Collor

cunha-collor-materia

Pela 1ª vez, políticos com mandato são denunciados à Justiça na Lava Jato. Procuradoria acusa Cunha de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O procurador-geral da República denunciou nesta quinta-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB,  o senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello, do PTB, e mais cinco pessoas por envolvimento em corrupção na Petrobras.

Pela primeira vez, políticos com mandato e com foro privilegiado são denunciados à Justiça na Operação Lava Jato. A Procuradoria acusaEduardo Cunha de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Nas primeiras páginas da denúncia, a Procuradoria narra como funcionou o esquema:
O lobista Júlio Camargo procurou o operador Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, dizendo que empresas estrangeiras estavam interessadas em construir navios para a Petrobras. Baiano falou com o diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, que conseguiu contratos para construção de dois navios. Em troca destes contratos ficou acertada uma comissão de US$ 40 milhões para Júlio Camargo, que distribuiu o dinheiro entre Baiano, Cerveró e o deputado Eduardo Cunha. Em dado momento, Camargo parou de pagar a propina e começou a ser pressionado.
Segundo a denúncia, esta pressão veio na forma de requerimentos feito na Câmara dos Deputados para questionar as empresas fornecedoras dos navios. Foi o doleiro o Alberto Youssef quem primeiro revelou, no fim de 2014, a existência destes requerimentos.
Eles foram assinados pela então deputada Solange Almeida, do PMDB do Rio. Mas a PGR afirma que esses requerimentos foram feitos por Eduardo Cunha. Os arquivos foram criados no login do presidente da Câmara. Solange Almeida também foi denunciada nesta quinta-feira (20) por corrupção passiva.
Outra prova que está na denúncia da Procuradoria é o depoimento de Júlio Camargo, um dos delatores do esquema. Num primeiro depoimento, Camargo disse que nunca havia conversado com Eduardo Cunha sobre propina. Mas, em junho, Júlio Camargo mudou a versão. Afirmou que não tinha incluído Cunha em seu primeiro depoimento por medo do deputado. E contou que pagou propina a Cunha sim, pressionado pelo lobista Fernando Baiano, operador do PMDB. Segundo Camargo, Fernando Baiano disse a ele:
"Estou vindo na qualidade de seu amigo e na última vez disse que tinha compromissos inadiáveis e quero te dizer o seguinte: eu tenho um compromisso com o deputado Eduardo Cunha."
Júlio ainda disse, em depoimento, que recebeu um outro recado de baiano.
"Você pode falar com quem você quiser, enquanto não pagar o que deve, a pressão continuará cada vez maior." 
Júlio Camargo contou que nessa época teve um encontro com Fernando Baiano e com o próprio Eduardo Cunha, no Rio de Janeiro, em setembro de 2011. E que nessa reunião, Eduardo Cunha cobrou diretamente de Júlio Camargo o pagamento de propina. E disse:
"Júlio, em primeiro lugar quero dizer que não é um problema pessoal com relação a você. Acontece que o Fernando não me paga porque diz que você não o paga. Eu ainda tenho a receber cinco milhões de dólares em relação a esse pacote."
Segundo a PGR, depois disso, US$ 10 milhões foram pagos. Cinco milhões para Cunha e cinco milhões para Baiano.
Na denúncia apresentada nesta quinta-feira, o Ministério Público diz que Eduardo Cunha recebeu pelo menos esses US$ 5 milhões. O procurador-geral, Rodrigo Janot, afirma que Eduardo Cunha era sócio oculto de Fernando Baiano.
E, de acordo com as investigações, foram feitas 60 operações financeiras para lavar o dinheiro de propina que circulou nesse caso de corrupção. São dezenas de remessas de dinheiro para contas bancárias no exterior, entregas de dinheiro vivo e até depósitos para uma igreja a mando de Eduardo Cunha: para a igreja evangélica Assembleia de Deus, de Campinas, foram feitos dois depósitos no valor de R$ 125 mil cada. Segundo a denúncia, as transferências foram feitas por indicação de Eduardo Cunha.
Segundo Baiano, pessoas desta igreja iriam entrar em contato com Camargo para dar os dados bancários. Os dados são encaminhados como se tratasse de uma doação.
Segundo a denúncia, a parte da propina paga por Júlio Camargo no exterior foi feita em contas indicadas por Fernando Baiano. A Procuradoria cita dezenas de depósitos em que valores entre US$ 15 mil e US$ 1 milhão e meio para contas em países como Uruguai, Estados Unidos, Hong Kong, Suíça.
Autoridades da Suíça já enviaram documentação confirmando que as contas são de propriedade de Fernando Baiano.
A denúncia contra Eduardo Cunha e Solange Almeida será analisada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Se for aceita, Cunha e Solange se tornam réus e vão responder a ação penal.  
O Jornal Nacional tentou contato com Solange Almeida, do PMDB, que hoje é prefeita de Rio Bonito, no estado do Rio de Janeiro. Nem ela nem a prefeitura da cidade responderam os pedidos da reportagem.

O Jornal Nacional não conseguiu contato com a igreja Assembleia de Deus citada na denúncia.

A defesa de Fernando Baiano não retornou as nossas ligações.

G1

Respire com responsabilidade: balada inglesa inova com ‘nuvem de álcool’

nuvemalcool

Para entrar na Alcoholic Architecture, você recebe uma grande capa de plástico. (Foto: AP)Para entrar na Alcoholic Architecture, você recebe uma grande capa de plástico. (Foto: AP)Lar dos bares, pubs, das principais cervejas e de alguns dos bebuns mais famosos do mundo, a Inglaterra inovou de novo quando o assunto é ficar bêbado. Desta vez, porém, os clientes não bebem – e sim respiram o álcool em forma de vapor.

Localizada na capital Londres, a balada Alcoholic Architecture usa potentes umidificadores para vaporizar gim-tônica na galera da pista de dança.

Uma hora é equivalente a aproximadamente um drink. “E vai direto para a corrente sanguínea, sem passar pelo fígado”, explica Sam Bompas, um dos designers do projeto, em entrevista à agência AP.

Os clientes absorvem o álcool involuntariamente não só pelo nariz, mas também pelos olhos e pela pele. Antes de entrar, cada um recebe um poncho de plástico, bem parecido com uma capa de chuva descartável. “Acho que a última vez que fiz algo semelhante foi quando quebrei uma garrafa de vodka na sauna”, disse o consumidor Tom Foreman.Balada tem arquitetura vitoriana e fica localizada perto do rio Tâmisa. (Foto: AP)

Médicos não recomendam

Um dos idealizadores, Bompas não comete um equívoco quando diz que o seu bar é melhor por que seu drink faz as pessoas ficarem mais bêbadas. Entretanto, de acordo com o psiquiatra William Shanahan, do hospital de Nightingale, o Alcoholic Architecture é uma (perigosa) ideia de “espertões”.

“O álcool desta forma evita passar pelo processo todo de metabolismo, no fígado, e vai direto para o cérebro, o que faz da inalação algo muito mais perigoso do que o usual. A intoxicação também é muito mais rápida, há ainda a possibilidade de causar sérios danos cerebrais”, alertou.

Especialista em alcoolismo no hospital de Roehampton, o doutor Niall Campbell foi ainda mais direto em relação à nova moda londrina: “A última coisa de que esse país precisa é uma nova maneira de ingerir álcool.”

Yahoo Notícias

Poluição do Canal do Rio Grangeiro vai triplicar - Estão cometendo o mesmo erro do passado - Por: Hugo Linard



Agora é que vai triplicar a poluição no Rio Grangeiro ....pois uma estação de tratamento que construíram durante a gestão de um determinado prefeito e por uma firma aqui do CRATO foi tudo de agua abaixo...porque: A estação de tratamento era para ser construida no lado esquerdo pois os esgotos eram do lado esquerdo ( VILA ALTA...) colocaram as manilhas por baixo da areia do RIO GRANGEIRO ...primeira enchente, tudo foi por água abaixo ,,,,acabou-se tudo...hoje estão construindo uma obra de esgotamento que vem desde a ladeira da INTEGRAÇÃO ( SEMINÁRIO ) percorrendo toda margem esquerda do canal ...coletando novamente os esgotos da mesma VILA ALTA ...pergunto; vão cometer o mesmo erro novamente ? esses esgotos vão cair aonde ? em frente ao 18 de maio ,,,? e a estação de tratamento ..? não existe mais...o certo era uma estação de tratamento de esgotos na MARGEM ESQUERDA DO CANAL...não existe mais espaço..ali está lotado de casas ...portanto esses esgotos vão derramar no leito do RIO GRANGEIRO prejudicando e poluindo cada vez mais o POBRE DO RIO SALGADO....passando por JUAZEIRO , MISSÃO VELHA ..LAVRAS DA MANGABEIRA ..AURORA , ate desaguar no RIO JAGUARIBE...coitado de quem toma banho e bebe dessas águas....

Por: Hugo Linard ( Publicado no Facebook )




Ex-prefeito Samuel Araripe poderá ser candidato nas próximas eleições ( Ou não... )



Aconteceu na noite da última quarta-feira ( 19 ) na residência do ex-prefeito Samuel Araripe, a primeira reunião do seu grupo político e simpatizantes, quando foram definidos alguns candidatos ao cargo de vereador para as próximas eleições. Estiveram presentes, dentre outros, os já vereadores, Bebeto Anastácio, Jales Veloso, Marquim do Povão, Luciano Saraiva, Expedito Anselmo, Guer, e a presença do atual vice-prefeito, Raimundo Bezerra Filho. O evento também contou com a presença de ex-secretários de governo, lideranças de bairros, amigos do ex-prefeito e a imprensa. Através de discursos fortes e palavras de órdem, diversas pessoas protestaram contra a forma como vem sendo administrada a cidade do Crato, considerada desastrosa e envolvida em escândalos, amplamente denunciados e sendo investigados pelo Ministério Público. Entre os presentes, foi unanimidade tentar escolher o nome de Samuel para se candidatar novamente à prefeitura em 2016, mas este mostrou-se ao mesmo tempo entusiasmado, porém, muito cauteloso. Diante das manifestações, o ex-prefeito não confirmou e muito menos, negou. Segundo pesquisas internas recentes, seu nome é um dos mais fortes para disputar a prefeitura do Crato. Samuel Araripe falou à nossa reportagem ao final, e disse que a reunião foi realizada a pedido do Senador Tasso Jerreissati, e que o PSDB já está bastante fortalecido na região sul do Ceará, com a adesão de vários prefeitos e nomes de expressão. 

Sobre ser candidato, nos disse que seu nome é um dos possíveis, e poderá vir a disputar as eleições, mas isso só será decidido posteriormente, dependendo do desenrolar dos acontecimentos, das convenções dos partidos, e de outros nomes que também poderão ser cogitados. Por outro lado, Samuel Araripe criticou duramente a atual administração municipal, que classificou como "desastrosa", pois não tem sequer cumprido os mais básicos compromissos de campanha, levando a cidade a um verdadeiro caos administrativo, e comparou com estatísticas a sua administração com a atual, citando exemplos, como a atual falta de medicamentos nos postos de saúde, as greves, os problemas na educação, o descaso para com o futebol, quando em sua época, o Crato Esporte Clube atingiu a primeira divisão do campeonato cearense e hoje praticamente voltou à estaca zero. Disse que em seu governo, foram realizadas cerca de 700 obras no Crato, e citou algumas delas. Também criticou o que ele chamou de "mentiras" que vem sendo propagadas em torno do seu nome, e declarou que deixou milhões de reais em convênios para calçamentos e diversas obras a serem realizadas na cidade do Crato, inclusive, manteve reunião com o atual prefeito próximo à data da posse a fim de fazer a transferência dos convênios, e este agora omite o seu nome ( de Samuel ) e tem mentido, culpando o fracasso da atual administração à gestão anterior. Também lamentou profundamente que o Crato após 250 anos de sua história, esteja nas páginas policiais, totalmente "mergulhado em denúncias de corrupção, com a polícia invadindo a prefeitura, coisa nunca vista antes com nenhum prefeito que o Crato já teve". 

Por outro lado, na reunião, foi decidido que haverá um grande encontro do PSDB no dia 10 de setembro, no Crato Tenis Clube, onde se espera lotar o espaço, e no qual, estarão presentes os senadores Tasso Jereissati e Eunício Oliveira, além de lideranças regionais. 

AFINAL, CANDIDATO OU NÃO ?

Por fim, Samuel não negou que será candidato. Muito pelo contrário, deixou o benefício da dúvida para quem quiser prever o que acontecerá no futuro, pois segundo ele, ainda é muito cedo para se falar em prováveis candidatos. Poderá ser...poderá não ser, ou quem sabe, irá apenas apoiar outros nomes considerados bons que surgirem a fim de disputar as eleições de 2016 em Crato. 

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com




MPF quer lista de beneficiários

bolsafamilia

Para evitar, ou comprovar, a existência de fraude com o dinheiro do Bolsa Família, o Ministério Público Federal recomendou que sejam divulgadas em locais públicos a lista de beneficiários do programa em 33 municípios cearenses. A intenção é que seja feito controle social do instrumento de distribuição de renda.

De acordo com a recomendação da procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues, há necessidade de transparência na execução do programa nos municípios como forma de se verificar se os devidos critérios de acesso à renda básica estão estabelecidos. Para Nilce, as prefeituras municipais devem zelar pela legalidade, "evitando que venham a pairar quaisquer dúvidas ou suspeitas quanto à regularidade e lisuras de seus atos".

Cidades listadas

Os municípios citados pela recomendação foram: Acarape, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo Amarante, Apuiarés, Caridade, General Sampaio, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Paramoti e Pentecoste. A procuradora Nilce Cunha alerta que, conforme estabelece a lei que institui o programa, os responsáveis pela organização e manutenção do cadastramento podem ser responsabilizados civil, penal e administrativamente em casos de informações falseadas, diferentes das que deveriam ser ditas.

Denúncias

A recomendação do órgão federal se dá semanas após a chegada de denúncias feitas por populares e legisladores municipais de que gestores públicos, comerciantes e até estrangeiros estariam recebendo o benefício.

O ciclo de revisão cadastral do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome gerou o cancelamento, em abril deste ano, de 29.889 benefícios no Ceará. Desses, 11.152 foram retirados por falta de atualização de dados no cadastro.

O Ministério Público Federal começou a notificar da recomendação os municípios citados. Os órgãos públicos não estão obrigados, necessariamente, a atender, mas ficam sujeitos a medidas judiciais em função dos atos indevidos.

Transferência

Em 2014, R$ 27 bilhões foram transferidos, em âmbito nacional, pelo Bolsa Família, do Governo Federal. Com R$ 2,12 bilhões, o Ceará representou o quinto maior volume, por Estado, repassado pelo benefício social, que atende a mais de um milhão de cearenses de baixa renda em todos os municípios.

Diario do Nordeste - Regional

Municípios do CE podem perder R$ 500 mil do Água para Todos

dinheiropilha

Iguatu O Ceará enfrenta uma crise hídrica que tende a se agravar nos próximos meses. As reservas nos pequenos e médios açudes e cacimbas estão se exaurindo trazendo transtornos para as famílias de áreas rurais isoladas. Apesar do quadro crítico, a burocracia tem contribuindo para atrasar a liberação de R$ 500 mil destinados à instalação de 138 sistemas simplificados de abastecimento em 34 municípios do Interior, do programa Água para Todos.

A verba foi liberada pelo Ministério da Integração Nacional e integra o orçamento do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs). Há risco de perda do projeto por demora na aplicação. O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento, voltou a criticar a morosidade na liberação dos recursos. "Os projetos foram apresentados ao Dnocs no fim de 2013 e de lá para cá eles ficam apenas adiando", afirmou Nascimento. "Recentemente mudaram as regras, para complicar ainda mais".

O líder dos prefeitos cearenses observou que a população de áreas rurais enfrenta dificuldades de abastecimento e muitas dependem de distribuição por carro pipa. "Os técnicos e diretores do Dnocs precisam entender que a água é questão de urgência para o nosso povo", frisou. "É preciso desburocratizar, principalmente quando a situação é de emergência".

O sistema simplificado de abastecimento de água inclui perfuração de poços, instalação de caixa d'água e distribuição com rede domiciliar para 40 famílias. Em fins de 2013, o Dnocs assinou termo de compromisso com prefeituras do Interior para liberar os recursos em três parcelas, mediante apresentação de projeto pelos municípios, análise e aprovação pelo Dnocs.

Até agora ,somente dois municípios apresentaram os projetos de forma correta, Pentecoste e Hidrolândia. Para essas cidades, os recursos foram liberados. Outros sete municípios sequer encaminharam projetos. "É verdade que existe essa verba e que o Dnocs firmou termo de compromisso com as prefeituras, mas passado todo esse tempo, os municípios somente agora estão enviando os projetos", disse o assessor da direção geral do órgão, Wesley Puskas.

Na interpretação de Puskas, os municípios tiveram dificuldades de pessoal técnico para elaboração dos projetos de engenharia, embora admita que ocorreu mudança na sistemática por orientação da Controladoria Geral da União (CGU). "Antes havia a possibilidade de unificar dois projetos para atender um número maior de famílias nas comunidades, mas realmente houve modificação e cada um terá de atender no máximo 40 famílias", explicou. "Sem dúvida, isso contribuiu para atrasar o envio dos projetos que precisaram ser refeitos".

O Dnocs tem até o próximo dia 30 de setembro para analisar os projetos enviados e caso a verba retorne a Brasília as famílias serão prejudicadas. "Já fizemos oficinas de orientação sobre elaboração do projeto", frisou Puskas. Cada sistema atende a 40 famílias e antes das mudanças, o próprio Dnocs orientava unificação para atender localidades com maior número de casas a serem beneficiadas com a distribuição de água.

Nesta semana, houve informação não confirmada de que o governo federal poderia suspender contratos do programa Água para Todos na ordem de R$ 350 milhões, no Nordeste, que enfrenta pelo menos quatro anos seguidos de chuvas abaixo da média e perda de volume dos reservatórios.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) negou a informação e o órgão ressaltou que alcançou a instalação de 1,2 milhão de cisternas no Semiárido para captação da água da chuva destinada ao consumo humano.

No Ceará, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, informou que não há descontinuidade alguma sobre a liberação de recursos por parte do Ministério da Integração e outros ministérios para a instalação de cisternas do programa Água para Todos. Segundo a SDA, do início deste ano até este mês, já foram liberados R$ 10 milhões para o programa, que é referência para todo o País.

Redução

Dedé Teixeira frisou que os desembolsos financeiros do Água para Todos estão acontecendo regularmente. Houve, entretanto, uma redução de recursos em comparação com igual se comparado com período de 2014, quando foram alocados cerca de R$ 20 milhões. Dados da SDA mostram que já foram entregues 19.707 tecnologias sociais para produção, de 2003 a julho deste ano (cisternas do tipo calçadão e de enxurrada, barragens subterrâneas e barreiros trincheira), com capacidade para até 52 mil litros, que armazenam água no período da chuva).

Honório Barbosa/Alex Costa
Colaboradores

Diario do Nordeste – Regional

Mandala muda vida de agricultor

varzea-alegre-ceara

Várzea Alegre. Cícero Soares Adorno é agricultor do sítio Graiado, no distrito de Calabaço, nesta cidade. No fim de 2013, optou por deixar o cultivo de sequeiro de arroz, feijão e milho e passou a participar de um novo projeto. Trata-se da mandala, uma forma diferente de plantação, onde o agricultor começa com um tanque em forma de círculo no cento do terreno escolhido para plantação, e nesse espaço, pode criar peixes, patos, galinhas etc.

Na sequência aparecem novos círculos onde ele cultiva cheiro verde, pimentão, berinjela, alface e couve. Em outros espaços, é possível cultivar mamoeiros, bananeiras e outras espécies de frutas, verduras e legumes.

Cícero garante que está satisfeito pela opção adotada. "Trabalho com felicidade e harmonia. É a família completa, eu, a esposa e os três filhos. A nossa vida melhorou e muito após passar a trabalhar na mandala. Toda nossa produção tem destino certo".

Além de atender a demanda do próprio distrito, o agricultor comercializa sua colheita para as cidades de Várzea Alegre e Granjeiro e ainda para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), compra feita pelo governo federal para os programas alimentares. "É interessante que meu próprio filho consome lá na escola o que produzimos".

Cícero e outros agricultores contam com o acompanhamento de um profissional contratado pelo município para dar o suporte ideal de manejo. João Alves de Souza Neto é o técnico agrícola que acompanha Cícero no seu cultivo. "Ele oriente e repassa todas as normas técnicas para termos uma agricultura saudável, já que todo o cultivo é de ordem orgânica", diz.

Para o subsecretario de Agricultura local, Matias Alves, "a mandala muda totalmente a maneira do agricultor trabalhar, trocando a agricultura de sequeiro por uma metodologia de trabalho bem mais eficiente".

Donizete de Souza

Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Detran realiza leilão de automóveis e motos em Juazeiro

O quarto leilão de veículos apreendidos pelo Detran será realizado nesta quinta-feira (dia 20) e sexta-feira (dia 21), das 10h às 14h, no auditório do Centro de Convenções do Cariri (CE 292 - Avenida Padre Cícero, 4.400 – Bairro Mauriti, Juazeiro do Norte). Os 528 lotes ofertados são de veículos apreendidos na Região do Cariri.
Os lotes são integrados por motocicletas e carros, além de sucata de ambos (somente as peças são aproveitadas, pois não podem mais circular na via pública). Esta é a segunda vez que o DETRAN realiza leilão de veículos no Cariri, nos últimos 8 anos.

flavio pinto

Responsabilidade Fiscal impede que novos juízes sejam nomeados

LRF

Diante dos desafios de ordem econômica pelos quais passa o Brasil, a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anunciou nesta quarta-feira (19), que os 79 aprovados no concurso para juiz substituto deverão tomar posse em janeiro de 2016. A previsão inicial era de que os magistrados fossem empossados em sessão no próximo dia 3 setembro. A Associação Cearense de Magistrados (ACM) já foi informada da decisão e o edital com todas instruções pode ser acessado aqui.
A mudança na data da posse é forçada por conta de uma retração na Receita Corrente Líquida (RCL) do Ceará prevista para 2015. De acordo com o titular da Secretaria de Finanças (Sefin) do TJCE, Alex Araújo, a projeção da RCL para 2015 era de R$ 15,7 bilhões. No entanto, a nova previsão é de R$ 15,4 bilhões. “Essa diferença impossibilita a concretização destas nomeações este ano, uma vez que não podemos ultrapassar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explica.
O limite prudencial de percentual da RCL permitido por lei para ser gasto com pagamento de pessoal é de 5,7%. É o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Caso empossasse os 79 juízes diante do recuo da Receita, o TJCE faria esse índice chegar a 5,8%. E descumprir a LRF implicaria numa série de sanções.
O TJCE ficaria proibido, por exemplo, de conceder aumentos, criar cargos, alterar planos de cargos e carreiras, empossar novos servidores e até de contratar hora extra. “Isso seria praticamente congelar a política de RH do Judiciário. Seria um prejuízo enorme”, explica Alex Araújo.
Conforme Alex Araújo, a previsão de Receita Corrente Líquida para o orçamento de 2016 é de R$ 16,2 bilhões. Além disso, no próximo ano, o calendário de pagamento das ascensões funcionais dos servidores estará atualizado. Isso fará com que mais recursos para este fim não sejam utilizados. Desta forma, haverá verba suficiente para a nomeação dos novos juizes.
O ingresso dos magistrados representará impacto anual de aproximadamente R$ 28,8 milhões.
(TJCE)

Brejo Santo recebe a Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará

brejosanto_cidade

A Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará chega nesta sexta-feira (21) à Região do Cariri, mais precisamente no município de Brejo Santo. A caravana promove apresentações artísticas e realiza reuniões com gestores culturais e artistas. Em Brejo Santo a programação da Caravana tem inicio a partir das 14h, no Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa, com a reunião entre a coordenação do projeto e os gestores e produtores de cultura da cidade e da região.
A partir das 18h, na Praça Chico Leite ou Praçinha da Aldeota como é popularmente conhecida, serão realizadas as apresentações culturais, a principal atividade da ação de mobilização e divulgação do Mapeamento Cultural do Ceará. Estão previstas apresentações da Banda de Música Maestro Olívio Lopes Angelim, do músico Paulinho Nascimento e outros cantores da terra, além do Reisado do Pontal da Serra.
Iniciada no dia 17 de junho, a Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará já passou pelas cidades de Cruz, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Limoeiro do Norte, Fortim, Forquilha, Aquiraz, Quixeramobim e Tauá. Em cada cidade o projeto conta com todo o suporte necessário por parte das prefeituras.
MAPEAMENTO CULTURAL
Identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais de todo o estado é a meta do Mapeamento Cultural do Ceará, que visa alcançar os 184 municípios cearenses, mapeando o atual cenário da cultura. Para realizar ações de divulgação e mobilização da população e do setor cultural, a Caravana do Mapeamento está visitando alguns municípios, abrangendo as 14 macrorregiões do estado.
O mapeamento das manifestações culturais em todo o Estado está entre as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e previsto no Plano Estadual da Cultura do Ceará. Com este projeto, busca-se otimizar as ações de preservação da cultura local, bem como facilitar, tornando esse processo mais democrático e eficiente.
Os dados coletados na pesquisa realizada pelo Mapeamento Cultural do Ceará vão servir para propor uma melhor distribuição de recursos entre os municípios. O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões do Estado e será disponibilizado ao público com livre acesso em um portal na Internet que será criado com essa finalidade.
O projeto tem patrocínio da Petrobras, realização da Associação de Circos e Artistas do Nordeste (Acan), produção executiva da Girândola - Comunicação e Arte, e é apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); sendo, portanto, vinculado ao seu respectivo Sistema de Informações Culturais (SINF).

flavio pinto

Apresentação do Selo Unicef em Barbalha

 

apresentacaoseloA vice-prefeita Betilde Correia participou da reunião no auditório do Liceu. (Foto: Divulgação)

Em prosseguimento à Semana do Município, a Prefeitura de Barbalha fez a apresentação do Selo UNICEF. O evento aconteceu no Auditório do Centro Administrativo e reuniu, vereadores, educadores, secretários municipais, alunos da Escola Otília Correia Saraiva (Liceu), além da equipe Municipal do Selo UNICEF, o prefeito José Leite e a vice-prefeita, Maria Betilde Sampaio Correia. Às apresentações das ações estratégicas, uso da plataforma e a linha de base dos indicadores de impacto social do município, foram feitas pela articuladora municipal do Selo UNICEF, Isabel Cristina Bastos Cruz e na oportunidade, foi apresentada a Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF.
Para o prefeito Zé Leite (PT), na Semana do Município é importante mais dos que visitar e entregar  as obras e as inaugurações, é o trabalho que estar sendo feito na Educação, na Saúde, Assistência Social e na limpeza pública do município. "Barbalha é um dos municípios do interior que tem um dos melhores índice de Desenvolvimento Humano, e o município busca os indicadores que permite o Selo UNICEF, para que o trabalho que estar sendo feito de forma ordenada, possa transformar os números em bons indicadores", pontou.
Para a vice-prefeita, Maria Betilde Sampaio Correia, é importante que a equipe tome conhecimento, como é que estão os indicadores do município, o que leva alguns deles a não consecução desses objetivos, ou que ainda atrapalham esses objetivos não serem alcançados e, o momento é de se pensar e repensar o futuro no que diz respeito as metas e os objetivos da administração municipal de Barbalha.

flavio pinto

Demutran já apresenta resultados na melhoria do trânsito em Mauriti

 

demutranmauriti

Foto: Raphael Caldas

Há quase 30 dias nas ruas, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está em plena atividade nas ruas e avenidas que compreendem a sede do município de Mauriti, na Região do Cariri. Apesar do curto espaço de funcionamento, o resultado tem sido satisfatório na fiscalização e desobstrução das vias públicas.  O órgão conta com 13 agentes de trânsito, 04 diretores e 01 Superintendente Geral.
Outro ponto positivo já sentido é a adequação da maioria dos estacionamentos prioritários, como táxis, veículos de médio e grande porte, que trabalham na entrega de mercadorias, que abastecem o comércio local, além da fiscalização diária, nos locais onde foram instalados os semáforos.
Em breve, a cidade possa contar com sinalização em todas as vias e a continuidade de programas educativos, que auxiliam na conscientização de um trânsito seguro e tranquilo.

flavio pinto

Servidores do IFCE em greve participam de ato público contra cortes na Educação

IFCEFortaleza

Os servidores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) participam nesta quinta-feira, 20/8de , manifestação de rua contra os cortes no orçamento anunciados pelo governo Dilma Rousseff, dos quais R$ 9,4 bilhões são relativos à educação. Com concentração às 8h, na Praça da Bandeira, o ato público deve reunir também entidades representativas dos trabalhadores Sem-Teto e dos servidores em greve na UFC, UFCA e Unilab. Os professores e técnico-administrativos do Instituto sairão da Praça da Bandeira, seguindo em passeata até o Benfica, onde passarão pela Reitoria da UFC, participando de assembleia do SINTUFCE, e chegarão ao Campus Fortaleza do IFCE, na Av. 13 de Maio, 2081.
A proposta de realização de um ato unificado, em defesa da educação pública, com destaque para as greves no IFCE, UFC, UFCA e Unilab, foi aprovada durante reunião ampliada do Comando Geral de Greve das unidades do IFCE representadas pelo SINDSIFCE, realizada na tarde da última sexta-feira, 14/8. O diálogo com as demais entidades que compõem a manifestação vem sendo construído ao longo desta semana.
Os servidores do IFCE seguem em greve desde o dia 23/7, por uma pauta de reivindicações gerais e específicas, com destaque para a rejeição aos cortes orçamentários do Governo Federal, pela garantia de recursos para custeio e assistência estudantil, por educação pública de qualidade, por reposição salarial linear de 27,3% e pelo respeito ao direito à jornada de trabalho de 30 horas para os servidores técnico-administrativos, entre outros pontos.

11 hours ago|flavio pinto|

Tributo ao Mestre Noza

mestrenoza

Um dos mais conceituado artesão de Juazeiro do Norte, será homenageado nesta sexta-feira (21), no Memorial Padre Cícero pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Tributo ao Mestre Noza será o tema de uma mesa redonda com as presenças dos professores Renato Casimiro, Geová Sobreira e  Weber dos Anjos (UFCA). A mesa redonda terá início às 15h30min e, em seguida, haverá apresentações culturais e abertura da exposição.

flavio pinto

Secretário Inácio Arruda visita a Urca

inaciourca

Secretário Inácio Arruda e o Reitor Patrício Melo visitaram salas de aulas na Urca

Um dia voltado aos debates de questões internas da Universidade Regional do Cariri (URCA) e visitas aos campi da Instituição, ocorreu nesta terça-feira, com o Secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, e o secretário Adjunto, Francisco Carvalho. Com atividades iniciadas às 8h30, eles foram recepcionados na URCA pelo Reitor Patrício Melo, o Vice-Reitor, Francisco do Ó de Lima Júnior, Pró-reitores e diretores de centro. A reunião aconteceu no auditório do programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular. Na ocasião, além do Reitor e Vice-Reitor, o secretário esteve com os Pró-reitores, Diretores de Centro e Coordenadores de cursos de pós-graduação ‘strictu senso’.
O secretário esteve reunido pela manhã com a Administração Superior da URCA, que destacou as principais demandas relacionadas aos processos de melhorias na Instituição. Na agenda institucional foi destacado o crescimento da URCA nos últimos anos, mas, em contrapartida, as deficiências existentes, principalmente em virtude do processo de ampliação da Instituição, que atualmente conta com necessidades de infraestrutura, seja no aspecto físico ou mesmo de equipamentos, no sentido de avanços na área tecnológica.
O Reitor destacou que um dos seus principais focos de atuação está pautado, além da melhoria da infraestrutura, no fortalecimento da política de assistência estudantil. Para isso, foi defendido um debate ampliado entre as universidades estaduais, para que sejam discutidas ações em conjunto pela implantação de uma política estadual de assistência estudantil.
Outro aspecto no qual o secretário demonstrou interesse mais direcionado, diz respeito a melhoria das condições de ensino e infraestrutura das Unidades Descentralizadas. Ele destacou sua preocupação tanto no aspecto das condições do quadro funcional, como também dos professores, em sua maioria temporários. Além disso, ressaltou o seu interesse de providenciar de forma prioritária às instalações de uma sede para a UD de Campos Sales. Inicialmente há uma parceria com a administração local, com a doação de um terreno de 7 mil metros quadrados, mas conforme foi destaco pela URCA, é necessária uma área maior. Atualmente são mais de 700 alunos da naquela localidade, nos cursos de Biologia, Letras e Matemática.
Outros pontos dizem respeito a implementação do Cinturão Digital, programas de pós-graduação, implementação de curso, a exemplo de Química, melhorias dos novos cursos, piscina e salas de aula para Educação Física, entre outras questões pontuais abordadas.
O secretário ressaltou a sua preocupação em promover as melhorias na Universidade, mas a necessidade de serem definidas área prioritárias, a exemplo da tecnológica. Além disso, ele disse que o fortalecimento de parcerias com as agências de fomento é essencial, como o CNPq e Funcap. “A área do conhecimento é estratégica para o desenvolvimento”, frisa. Inácio Arruda ainda ressaltou a possibilidade de fortalecimento das universidades, com maior autonomia.
A pauta dos concursos, segundo o secretário, continua em andamento, no sentido de cumprir o que foi previamente acertado entre os movimentos e as universidades. Mas, representantes do Sindicato dos Professores da URCA (Sindurca), solicitaram do secretário urgência no cumprimento da nomeação dos docentes e a abertura de vagas para outros cursos da instituição.
(Urca)

Câmara aprova em 2º turno redução da maioridade penal para 16 anos

maioridade-penalaprovacao
Redução só vale para crime hediondo, homicídio doloso e lesão com morte.
Proposta agora segue para o Senado, onde passará por duas votações.

 

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) em segundo turno, por 320 votos a favor, 152 contra e 1 abstenção, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz maioridade idade penal de 18 para 16 anos no caso de crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e crimes hediondos, como o estupro. O texto segue agora para o Senado, onde precisará passar por duas votações para ser promulgado.

A matéria foi aprovada em primeiro turno no início de julho, com 323 votos favoráveis e 155 contra, sob protestos de deputados contrários à mudança constitucional. Um texto um pouco mais abrangente havia sido rejeitado pelo plenário na véspera, mas após uma manobraregimental, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), colocou o tema novamente em votação e o texto acabou passando.
Após a sessão desta quarta, Cunha disse que o resultado era esperado. “Eu disse que ninguém mudaria o voto. Eu achei que daria até um pouco menos, pelo tamanho do quórum que tinha. Acabou dando mais votos [que no primeiro turno]”, afirmou o peemedebista, que é defensor da redução da maioridade.

 

Pela proposta aprovada pela Câmara, os jovens de 16 e 17 anos terão que cumprir a pena em estabelecimento penal separado dos menores de 16 e maiores de 18. Após completar 18 anos, eles irão para presídios comuns. A votação ocorreu sem a presença de manifestantes no Salão Verde e com as galerias do plenário vazias.

Contrária à PEC da Maioridade Penal, a presidente da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES), Bárbara Melo, disse que o presidente da Câmara vetou a presença do público. “Não abriram as galerias. Normalmente, eles dão senhas aos partidos e distribuem. Ficamos na expectativa, mas não houve distribuição de senhas e não pudemos entrar”, disse.

Sobre ausência de manifestantes no Salão Verde, a presidente da UNE explicou que a maioria dos jovens veio ao Congresso pela manhã. “A gente mobilizou a galera mais cedo e o pessoal não pode ficar até agora. A gente priorizou o contato com os deputados de manhã”, disse.

 

Críticas e defesa do texto
No plenário, deputados favoráveis e contrários à proposta se alternaram na tribuna para apresentar suas posições a respeito da PEC. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) criticou a redução da maioridade penal e cobrou que União, Estados e municípios atuem de forma integrada para evitar que os jovens entrem no crime. “Precisamos de políticas cada vez mais integradas para enfrentar a violência, que não é culpa da juventude”, afirmou.

A líder do PCBdoB, Jandira Feghali (RJ), disse não haver comprovação de que a redução da maioridade penal diminua a criminalidade. Ela argumentou ainda que as medidas socioeducativas já têm o efeito de punição.

“Há uma divulgação de que quem é contra a maioridade penal é a favor da impunidade. No Brasil, crianças a partir de 12 anos já são punidas, inclusive com privação de liberdade em espaços próprios. Nós neste plenário estamos esquartejando a Constituição, que é clara quando aponta que é preciso haver diferença do tratamento dependendo da idade”, discursou a líder do PDC, Jandira Feghali (RJ).

Já o deputado Moroni Torgan (DEM-CE) destacou que países desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra, punem adolescentes por atos equivalentes a crimes. “Os países de primeiro mundo permitem que os maiores de 13 e 14 anos sejam responsabilizados. Aqueles menores que querem usar da impunidade para matar, estuprar e fazer delito grave, esses vão ter a certeza de que a partir de hoje não terão mais impunidade.”

O deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA) lembrou do caso das quatro jovens no Piauí que foram vítimas, em maio, de um estupro coletivo por um grupo formado, na sua maioria, por adolescentes. “Em nome das meninas do Piauí que foram estupradas, o PSD vota sim”, afirmou.

Nathalia Passarinho e Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30