xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/08/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 agosto 2015

Grafiteiros pintam comunidade inteira em Pachuca, no México

 

muro01OK(Foto: Facebook/Germen Crew)Cada dia mais presente como a expressão artística nas paredes das grandes cidades, o grafite também é cada vez mais visto de forma positiva como um agente revitalizador da desgastada e cinza paisagem urbana. No México, os grafiteiros foram além e pintaram uma comunidade inteira na cidade de Pachuca.

muro02OK(Foto: Facebook/Germen Crew)

A comunidade de Palmitas se assemelha bastante às favelas brasileiras, geralmente localizadas em morros. O efeito do relevo junto das cores fortes teve um resultado impressionante, que impactou positivamente na região: 452 famílias participaram do projeto (cerca de 1800 pessoas), e, segundo os próprios moradores, os casos de violência caíram drasticamente.

muro05OK(Foto: Facebook/Germen Crew)

E o trabalho não foi pouco: ao todo, foram 209 casas pintadas, um arco-íris de mais de 20 mil metros quadrados.

Conhecidos como Germen Crew, o grupo de jovens grafiteiros atua em parceria com o governo mexicano para aproximar a arte da população. As imagens de Palmitas contrastando na cidade são também uma forma de, finalmente, destacar mais as comunidades à margem dos grandes centros.

muro03OK(Foto: Facebook/Germen Crew)

Yahoo! Brasil

Sniper britânico salva a vida de pai e filho que seriam decapitados pelo Estado Islâmico

 

sniper

(Foto: Reprodução)
Pode parecer muito uma cena de filme de ação, mas de fato aconteceu. Um atirador de elite do exército britânico salvou a vida de um pai e seu filho que seriam decapitados por membros do Estado Islâmico.
As duas vítimas foram condenadas à morte após recusarem se converter à fé jihadista.  Os militantes realizaram um julgamento em praça pública, forçando a família dos dois prisioneiros a assistir às mortes
Informados por um espião iraquiano, membros da SAS foram mobilizados para impedir as execuções no norte da Síria, próximo da fronteira turca. Assim que chegaram, puderam ver um homem com uma longa barba durante um discurso inflamado para população, enquanto segurava uma faca próximo aos dois homens que estavam com os olhos vendados.
(Foto: Reprodução)
Posicionado a 1 km de distância, o sniper atingiu o carrasco na cabeça com um rifle calibre 50. Em seguida abateu seus dois ajudantes, garantindo a segurança dos prisioneiros. As pessoas rapidamente correram para desamarrar pai e filho e tirar suas vendas.
Entretanto, segundo informações do Daily Star Sunday, os snipers não chegaram a tempo de salvar mais vidas. Quando finalmente se posicionaram, diversos corpos já podiam ser vistos decapitados no chão. Os moradores do vilarejo chegaram a fazer um festival para comemorar a saída do Estado Islâmico da região.

Redação Yahoo! Brasil

Jovens criam lâmpada que funciona com água salgada




Três jovens das Filipinas, país propenso a sofrer com desastres naturais e falta de luz elétrica, criaram uma lâmpada que é capaz de emitir luz durante 8 horas usando apenas uma xícara de água salgada. O processo é parecido com o funcionamento de uma bateria, mas é bem mais seguro por náo depender de materiais inflamáveis em sua fabricação, sem precisar ser substituída. Como o país é formado por mais de 7 mil ilhas, o combustível para as lâmpadas é muito fácil de encontrar devido à grande quantidade de água salgada na região.

O Sistema, conhecido como SALt, já ganhou vários prêmios de sustentabilidade e empreendorismo. A ideia foi destacada como ótima alternativa sustentável e de baixo custo para as comunidades do país.

Fonte: Yahoo





Em Fortaleza: Manifestantes já antecipam mega protesto do próximo domingo e ocupam a Bezerra de Menezes em protesto contra Dilma e PT



Cerca de 300 pessoas participam do ato; manifestantes uniformizados e com rostos pintados com a bandeira do Brasil cantam refrões como "Fora Dilma" e realizam coreografias na via, em frente aos carros
Manifestantes realizaram um protesto na avenida Bezerra de Menezes, na noite desta segunda-feira, 10, contra o governo Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores (PT). O ato teve início às 20 horas, com cerca de 300 pessoas caminhando e ampliando gritos de ordem como "Fora Dilma, fora Lula, fora PT". Até às 22h20min, quando a reportagem saiu do local, os manifestantes ainda não haviam dispersado.
Letícia Santos, 20, estava acompanhada da família e distribuía panfletos com informativos sobre o próximo ato, marcado para o domingo, 16, às 14 horas, na Praça Portugal. A jovem explica que a manifestação foi organizada pela internet, através do grupo Consciência Patriótica, e o principal objetivo é reivindicar o impeachment da presidente.
O estudante universitário Diego, 30, frisa que a ideia do movimento é "desestabilizar a situação atual", e explica que o ato é "apartidário". O jovem reclama ainda do "governo comunista e socialista que quer se instalar no País e destruir a ordem da nação".




Realizado em Crato o II Seminário Nacional sobre o Pe. Ibiapina: 150 anos de Ações Missionárias no Cariri Cearense – por Patrícia Silva

I Seminário Nacional sobre o Pe. Ibiapina. (Foto: Rozelia Costa)
A Diocese do Crato em parceria com a Universidade Regional do Cariri -URCA, Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN, o Centro Pró-Memória de Barbalha promoveram de 5 a 8 de agosto o II Seminário Nacional sobre o Padre Ibiapina: 150 anos de Ações Missionárias no Cariri Cearense.
O seminário tem como objetivo estabelecer o diálogo entre o campo científico, cultural e religioso, potencializando pesquisas e discussões sobre o catolicismo na construção histórica, cultural e social, a partir da análise do trabalho missionário do Padre Ibiapina. É portanto um momento especial para refletir, celebrar e revisitar a importância da ação sócio religiosa do Padre Ibiapina no contexto do século XIX na Região do Cariri, que se caracteriza por sua expressiva diversidade cultural e religiosa: tradição agrária, festas de padroeiros, romarias e nas práticas seculares do catolicismo como celebração e vivência coletiva desta diversidade.
Atividades culturais, mesas redondas, discussões, grupos de trabalhos, visita guiada, exposições, lançamento de livros e exibições de vídeos fazem parte da programação que conta com palestrantes renomados como o bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, a Professora Doutora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, Professora Doutora Annette Dumoullin e o Professor Doutor Plácido Cidade Nuvens.
Na manhã do dia 6, Dom Fernando junto com a Ir. Annette, estiveram na mesa redonda que discutiu sobre a vida e opção missionária do Pe. Ibiapina. Dom Fernando proferiu um palestra sob o tema: Vida e espiritualidade do Padre Ibiapina.
Da esquerda para direita: Pe. Rocildo Alves, Dom Fernando Panico e Ir. Annette Dumoullin. (Foto: Rozelia Costa)

Seminaristas do Seminário São José de Crato fazem retiro espiritual

Por Árysson Magalhães (seminarista)
Foto oficial do retiro de 2015 dos seminaristas (foto:Arysson Magalhães)
Dentro do mês vocacional, durante os dias 7,8 e 9 de agosto, no Seminário Diocesano São José, em Crato- CE, aconteceu o Retiro Espiritual dos Seminaristas, onde 60 seminaristas, sob a direção do Padre Edimilson Neves, diretor espiritual da casa de formação, refletiram o tema: “Eu te chamo pelo nome. Tu és meu”. (Is 43,1)
O encontro, que contou com quatro meditações voltadas para a identidade do presbítero e seus desafios, teve como objetivo fazer com que os seminaristas pudessem perceber que o chamado vocacional não é uma decisão humana, mas iniciativa de Deus.
Nas duas primeiras meditações, Padre Edimilson refletiu sobre a identidade sacerdotal, o eixo central que marca a natureza do sacerdócio católico; a terceira meditação, tratou sobre a necessidade de uma espiritualidade mais profunda, uma relação mais íntima para viver a identidade sacerdotal; e a última meditação refletiu sobre a santidade sacerdotal, que é fruto do Batismo.
Missa de encerramento do Retiro Espiritual dos Seminaristas. (Foto: Árysson Magalhães)
Segundo o pregador, para os aspirantes ao ministério ordenado e aos demais presbíteros, o sacerdote se configura no próprio Cristo, assim, ajudando as pessoas a chegarem à santidade. “O retiro desse semestre procurou resgatar ideias básicas da vida sacerdotal, identidade, espiritualidade e santidade, para que aos poucos, os seminaristas possam ir crescendo no desejo de uma resposta consciente. Afinal de contas, eles serão sacerdotes e não profissionais do sagrado, pois o seminário não é o lugar onde se ensina a técnica de ser padre, mas é o lugar onde se ensina a ser padre e agir como Cristo na pessoa de Cristo”, disse Padre Edimilson.
Para Ádamo de Sousa, de Juazeiro do Norte, seminarista do curso de Filosofia, fazer o retiro é atender ao convite do próprio Jesus para subir ao monte e renovar a sua adesão a Jesus. “Vivenciar um retiro espiritual é sempre algo novo para mim. Como ainda estou no início da minha caminhada vocacional ao sacerdócio, fazer a experiência de subida ao monte junto com o Senhor, nosso divino Mestre, é um convite a sempre renovar meu sim a Cristo e seu chamado ao sacerdócio”, afirmou.
“O retiro é um encontro com Jesus. Por esse motivo, é um momento muito importante, pois saímos de nossa programação diária própria do seminário para renovar as energias espirituais com o divino Mestre, nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou o seminarista do curso de Teologia, Édpo Israel, de Juazeiro do Norte.
O Cura da Catedral, Pe. Edimilson Neves foi o pregador (Foto: Árysson Magalhães)
Dinâmica do Retiro
O retiro espiritual dos seminaristas do Seminário Diocesano São José acontece duas vezes por ano e de acordo com a dinâmica escolhida pela equipe de formação, o retiro do primeiro semestre acontece no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, com um pregador convidado e o retiro do segundo semestre, acontece no próprio seminário, assessorado pelo diretor espiritual do seminário. Ambos contam com momentos de pregação, deserto (reflexão pessoal do participante do retiro), adoração a Jesus Eucarístico, momento mariano e momento penitencial com espaço para confissões.

Começa bombeamento das águas do Rio São Francisco

[NREGIONAL - 1]  DIARIO/NREGIONAL/1_MATERIAL<NREG01> ... 11/08/15

Fortaleza. Já foi iniciado, em caráter de teste, o bombeamento do Rio São Francisco, na estação de Cabrobó, no interior de Pernambuco. Com isso, a expectativa é que as águas do Projeto de Transposição cheguem ao Ceará até julho do próximo ano, caso não haja nenhum contratempo no cronograma da obra.

O anúncio foi feito nesta manhã pelo secretário estadual de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, em visita ao Sistema Verdes Mares. Ele também informou que as próximas estações a serem concluídas são as de Salgueiro, em julho próximo e em janeiro de 2016.

Para se chegar ao Ceará, a partir da estação de Cabrobó, as águas vão percorrer dois eixos com 260 e 220 quilômetros, respectivamente. As obras de engenharia incluem, além das estações elevatórias, canais e reservatórios, o que explica a complexidade para as águas saírem de Pernambuco até chegar nos municípios cearenses.

Segundo Francisco Teixeira, o teste de bombeamento consistiu no uso de bombas com capacidade para gerar 12 metros cúbicos de por segundo, que é o dobro do fornecimento hídrico para Fortaleza.

Garantia

Teixeira explicou que as etapas previstas para a obra garantem que, finalmente, as águas do São Francisco chegarão no próximo ano, inclusive num período ainda mais crítico de demanda hídrica, caso confirmada a seca por mais um ano consecutivo, em decorrência do fenômeno El Niño. Enquanto isso, o titular da SRH disse que o governo do Estado vai investir fortemente na Operação Carro Pipa e na instalação de adutoras de engate rápido. Para tanto, o Ceará já conta com R$ 50 milhões e deverá dispor de mais R$ 70 milhões, totalizando R$ 120 milhões destinados pelo governo Federal, voltados, exclusivamente, para essas ações.

"A diferença da seca deste ano para os anos anteriores, é que a seca se instalou intensamente nas áreas urbanas dos municípios", afirmou.

Gravidade

Francisco Teixeira lembrou que a seca e a demanda aceleram o processo de esvaziamento dos açudes cearenses. Atualmente, os reservatórios somam cerca de 18% da sua capacidade, devendo reduzir para 10% ou até 8% em julho, quando se aguarda o aporte do Rio São Francisco. "É uma situação grave e que passou a afetar gravemente as sedes das cidades", disse.

Desde o início dos trabalhos em 2008, as obras da Transposição não apenas sofreram atraso no cumprimento do cronograma, quanto também houve elevação de seus custos.

Um dos atrasos mais demorados foi entre os anos de 2011 e 2012, fazendo que os serviços fossem tocados lentamente por mais de um ano. No ano passado, a Construtora Mendes, que foi citada na Operação Lava Jato, também atrasou seus serviços por mais de quatro meses.

No momento, os custos estão orçados em torno de R$ 8,2 bilhões. Para ele, o problema maior foi se vender um prazo para o encerramento dos serviços, que não era real. Contudo, não nenhum prejuízo financeiro para o Pais, em vista das disparidades dos calendários oficiais anunciados.

"Os custos vão aumentando por que, a cada contrato, uma vez que alguns remontam a 2002, os valores são atualizados. Mesmo assim, não têm faltado recursos para a consecução dos serviços e não há nenhum envolvimento com a Operação Lava Jato", disse o secretário.

Obstáculos

Apesar dos percalços, o secretário diz que o prazo de oito anos para a conclusão da obra dessa magnitude destaca a iniciativa na comparação com outras de igual importância social.

Ele chamou a atenção que o Eixão das Águas, que consiste na construção de 250 quilômetros de canais, levou 10 anos, e também tem demandado muito tempo a construção da hidrelétrica de Belo Monte, que é uma iniciativa do capital privado", ressaltou. Com a expectativa de se chegar com um reserva de água em torno de no máximo 10% da capacidade, Teixeira diz que o racionamento no Interior deverá prosseguir, enquanto que, na Capital, dependerá da forma como os consumidores irão economizar o produto. Ele informou que de, certo modo, já existe uma restrição no fornecimento de água bruta nos quatro reservatórios que abastecem Fortaleza e a Região Metropolitana.

As águas do Açude Castanhão chegam até o complexo de reservatórios (Pacajus, Riachão, Pacoti e Gavião, tanto pelo Eixão das Águas quanto pelo Canal do Trabalhador.

Contudo, a liberação do produto para tratamento pela Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece) é ajustado mecanicamente, reduzindo assim a oferta de água.

Adutoras

Ainda ontem, a SRH informou que a determinação do governo Estado é investir mais na perfuração de poços. Até julho deste ano, já foram instalados 410 unidades em áreas rurais, o que corresponde a quase totalidade das perfurações ocorridas no ano passado.

"Estamos trabalhando com um cenário de que haverá seca no próximo ano. Mesmo assim, poderá haver alguma recarga nos açudes, o que pode aliviar o fornecimento para as cidades", disse Teixeira.

Aliada à perfuração de poços em áreas urbanas, intervenções na mudança do ponto de captação da água nos reservatórios têm possibilitado não apenas o melhor aproveitamento do recurso disponível, como a captação de uma água de melhor qualidade, conforme informou a SRH Já com relação à Operação Carro Pipa, disse que a zona rural continuará sendo assistida pelo Exército, enquanto que as áreas urbanas contarão com as ações dos governos estadual e municipal.

A SRH afirma que o prolongamento da estiagem, que em algumas regiões já entrou no sexto ano seguido de chuvas abaixo da média - levou o governo do Ceará, por meio da SRH, a incrementar a política de perfuração de poços profundos também nas sedes municipais.

"O fato de contarmos com a garantia de água das transposição em julho é algo que nos satisfaz, porque entendemos que será nesse período o momento em que os reservatórios estarão com os seus níveis mais críticos, principalmente se não houver uma boa estação chuvosa para o próximo ano", afirmou.

Marcus Peixoto
Repórter

Diario do Nordeste - Regional

Santana sem transporte público escolar

santana_do_cariri

Santana do Cariri. A prefeitura deste município, localizado na região do cariri cearense, cancelou o contrato com o Governo do Estado, referente ao repasse de verba para custear o transporte de alunos do ensino médio da rede pública. De acordo com o Secretário de Educação de Santana do Cariri, José Cidade Nuvens, "o cancelamento deve-se à situação financeira da cidade que não tem como arcar com o déficit entre o valor recebido do Governo, e o valor de custo total do transporte".

Nuvens afirma que o valor recebido, cerca de R$ 250 mil, é insuficiente para a manutenção da frota de ônibus e que, há dois anos, o município vem arcando com uma diferença superior a meio milhão de reais. "Fizemos um estudo e o valor necessário para manter o transporte escolar dos alunos do ensino médio gira na ordem de 850 a 900 mil. Isso significa que temos um prejuízo de 600 mil por ano", detalha o titular da pasta. O Secretário acrescenta que as negociações com o Governo foram iniciadas há dois meses.

"Em junho, começamos a negociar um novo contrato, com reajuste de valores que se aproximem da realidade, mas o Governo não cedeu e resolvemos cancelar definitivamente", relata José Cidade. Durante reunião na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18) da cidade do Crato, a qual responde pela educação de Santana do Cariri, representantes do Governo do Estado teriam oferecidos um reajuste de 15%, para o contrato anual, a ser pago em quatro parcelas.

A proposta foi recusada. Cerca de 500 alunos do ensino médio de Santana do Cariri ficaram sem transporte público. O secretário ressalta que o "município está de mãos atadas e não há o que ser feito". Ainda segundo ele, a gestora municipal, Daniele de Abreu Machado (PSL), decretou, recentemente, cortes em vários setores para equilibrar as contas da cidade, o que "demonstra claramente que a prefeitura não dispõe de recursos", conforme Nuvens.

O titular da secretaria, porém, afirma que o município "seguirá honrando com o transporte dos alunos do ensino fundamental", conforme preconiza a lei. Para realizar o transporte dos quase quatro mil alunos do ensino fundamental, a prefeitura dispõe de 13 ônibus e oito vans, totalizando uma frota de 21 veículos, "todos vistoriados periodicamente", segundo José Cidade.

O estudante do 2º ano, Bruno Sebastião Oliveira, que pretende cursar Odontologia, diz que arcará com os custos do transporte para não perder aula na reta final em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Daqui a um ano e meio, estarei fazendo a prova do Enem. Não posso perder aula. Os assuntos são importantes. Mas, e aqueles que não possuem condição de todos os dias pagar o transporte, como ficam?". A reportagem tentou contato com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). No entanto, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Diario do Nordeste - Regional

Livro colorido mais antigo do mundo é digitalizado

livrochines

RIO — Por meio da tecnologia, uma obra de arte do século XVII está agora disponível para consulta por qualquer internauta. Trata-se do “Manual de Caligrafia e Pintura”, feito em 1633 pelo estúdio Ten Bamboo, em Nanquim, na China. Ele é apontado como o “mais belo conjunto de impressões já produzido” e o livro colorido mais antigo que se tem conhecimento em todo o mundo.

Digitalização

— Este é o exemplo mais antigo e fino de impressão em múltiplas cores em todo o mundo, com 138 desenhos e pinturas, com textos associados, produzidos por cinquenta artistas diferentes. Embora ele tenha sido reimpresso várias vezes, conjuntos completos das primeiras edições, em encadernação original, são extremamente raros — explicou Charles Aylmer, diretor do Departamento de Chinês da Biblioteca da Universidade Cambridge.

Por causa de sua raridade e fragilidade, ele nunca foi aberto para consulta pública, “apesar da sua inegável importância para os pesquisadores”, contou Aylmer. A obra é a mais antiga impressa com a técnica de xilografia policroma, inventada e aperfeiçoada por Hu Zhengyan. A técnica envolve o uso de múltiplos blocos de impressão que aplicam, de forma sucessiva, tintas de cores diferentes ao papel para reproduzir o efeito de pintura em aquarela.

O livro é dividido em oito categorias: pássaros, ameixas, orquídeas, bambus, frutas, rochas, desenhos e miscelânea. As folhas são impressas apenas de um lado, dobradas ao meio e coladas para a formatação do livro. Com exceção de uma categoria, cada imagem é seguida por um texto, na maioria dos casos, um poema.

 

O trabalho de digitalização está sendo realizado pela Biblioteca da Universidade Cambridge, que já abriga trabalhos digitalizados de Charles Darwin, Isaac Newton e Siegfried Sassoon. Além do manual, a coleção de obras raras chinesas, “ossos oraculares” de 3 mil anos de idade também ganharam versões digitais. A partir de agora, três dos 800 “ossos oraculares” guardados pela instituição podem ser vistos pela internet.

Os “ossos oraculares” são, literalmente, ossos e outros restos animais, como cascos de tartaruga, com inscrições em chinês arcaico. São os exemplares mais antigos com textos em chinês e trazem perguntas feitas para adivinhação na corte da casa real de Shang, que governou a China entre os séculos XVI e XI A.C.

Sendo os mais antigos exemplares de escrita chinesa, os “ossos oraculares” tem importância fundamental para a paleografia e para a compreensão da antiga sociedade chinesa. Os ossos trazem informações de uma vasta gama de assuntos, como guerra, agricultura, caça e questões médicas, além de dados genealógicos, meteorológicos e astronômicos, como os mais antigos dados de eclipses e cometas.

— A alta qualidade das imagens digitais já permitiram importantes descobertas sobre o material. Nós vimos onde pigmentos vermelhos foram usados para colorir inscrições nos ossos oraculares, e selos antes invisíveis foram decifrados em muitos itens. Nós buscamos novas descobertas, agora que as coleções estão disponíveis globalmente, e já começamos a trabalhar com especialistas em ornitologia para identificar os pássaros no “Manual de Caligrafia e Pintura” — disse Huw Jones, que participa da equipe de digitalização da Biblioteca da Universidade Cambridge.

O GLOBO

Após protestos por morte de jovem negro, Ferguson vive estado de emergência

Ferguson

O condado de St. Louis, no estado norte-americano do Missouri, declarou hoje (10) estado de emergência, depois dos protestos que marcaram um ano da morte de Michael Brown, de 18 anos, em agosto do ano passado. Brown estava desarmado quando foi atingido por tiros disparados pela polícia.

Hoje à tarde, manifestantes marcharam até o Tribunal Thomas F. Eagleton para pedir justiça. Ativistas clamaram um dia de desobediência civil para esta segunda-feira. A polícia cercou o prédio e prendeu 56 manifestantes.

No domingo (9), o protesto começou pacificamente em Ferguson. Moradores fizeram uma caminhada e um minuto de silêncio em homenagem ao jovem assassinado. No fim da noite, um rapaz foi gravemente ferido e permanece internado em estado delicado.

Autoridades informaram que o jovem ferido atirou contra os policiais. O chefe da polícia, Jon Belmar, disse que o rapaz atirou nos agentes de dentro de um carro. Depois, encurralado, teria descido atirando e foi atingido.

Identificado como Tyrone Harris, de 18 anos, o rapaz está internado, mas oficialmente preso, acusado de cometer pelo menos quatro crimes. A polícia de St. Louis divulgou fotos da viatura usada pelos policiais no momento da ação com três marcas de tiros. Ouvida pela rede de televisão CNN, uma tia do jovem afirmou que não houve confronto com a polícia.

A secretária de Justiça dos Estados Unidos, Loretta Lynch, condenou a violência em Ferguson. Ela disse que trabalha para fortalecer a confiança entre as forças policiais e a comunidade.

Os protestos marcam um ano da morte de Michael Brown pelo policial Darren Wilson, que não foi incriminado pela morte. Em março, o Departamento de Justiça anunciou que não apresentaria acusações criminais contra Wilson por entender que ele agiu em legítima defesa.

Logo depois da morte de Michael Brown, no ano passado, surgiram outros casos de negros que estavam desarmados, mas foram mortos por policiais brancos em cidades como Nova York, Baltimore, Los Angeles, Cincinnati e mais recentemente em Arlington, no Texas. As mortes motivaram vários protestos nos Estados Unidos.

Agência Brasil/EBC|

Atletismo garante mais ouro para o Brasil no Parapan de Toronto

parapantoronto

Os representantes do Brasil no atletismo garantiram medalhas em diferentes modalidades hoje (10), nos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá. Pedro Neves venceu o salto em distância na classe T38, conquistando a medalha de ouro. A prata ficou com a Colômbia e o bronze, com a Venezuela.

Outro ouro foi conquistado por Mateus Evangelista, que venceu o argentino Daniel Tataren também no salto em distância, na classe T37 com a marca de 6,20 metros. Na mesma categoria, Lucas Ferrari ficou em quinto lugar, saltando 4,90 metros.

No início da noite, Alessandro da Silva venceu no lançamento de disco, conquistando mais um ouro. Ele alcançou a marca de 36,12 metros na classe F11. No Arremesso de Peso, categoria F35/36, Marivana Nóbrega conquistou o primeiro lugar, garantindo mais uma medalha de ouro com a marca de 8,29 metros. A medalha de bronze ficou com outra brasileira: Rosenei Herrera que atingiu os 7,59 metros. O segundo lugar foi conquistado pela colombiana Martha Liliana Florian que atingiu os 7,86 metros.

Nos 5000 metros masculino T11, Odair dos Santos chegou a competir, mas foi desclassificado. O motivo da desclassificação ainda não foi divulgado.

Outros atletas brasileiros garantiram a classificação para as finais em diversas categorias. Foi o caso de Alice Corrêa nos 100 metros T12 feminino, Yohansson do Nascimento e Petrúcio Ferreira nos100 metros da classe T47.

O Brasil ocupa o primeiro lugar no quadro de medalhas, com um total de 77 conquistas. Os atletas brasileiros ganharam 35 medalhas de ouro, 19 de prata e 23 de bronze. Em seguida está o Canadá com 53 medalhas no total. O México é o terceiro colocado.

Editor Jorge Wamburg

3 hours ago|Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil

Natação aumenta a coleção de medalhas de ouro, prata e bronze no Parapan

natacaoparapan15_2-640x356

O Brasil fechou esta segunda-feira (10) com a conquista de mais medalhas de ouro, prata e bronze na natação dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, onde vem liderando desde o primeiro dia de competições, no sábado (8).

Nas competições da noite de hoje, nos 50m livre classe S9, o pódio foi todo verde e amarelo. Matheus da Silva ficou com o ouro, Vanilton do Nascimento com a prata e Ruiter Silva com o bronze. Entre as mulheres, na mesma categoria, Camille Rodrigues ficou com o bronze.

Nos 50m livre S10, mais duas medalhas. Phelipe Melo chegou na frente, garantindo mais um ouro, e André Brasil, a prata. E para encerrar o dia, Mariana Gesteira ficou em terceiro lugar nos 50m livre S10, conquistando mais um bronze para o Brasil.

Durante todo o dia a natação conquistou medalhas. Raquel Viel chegou em segundo lugar na prova dos 100m peito SB11-13, ficando atrás da argentina Anabel Moro, que conquistou o ouro. Na categoria 50 metros borboleta S5, Daniel Dias ficou com o ouro. No feminino, Joana da Silva garantiu mais um ouro para o Brasil e Letícia Lucas, o bronze. Nos 100m borboleta S8, Carlos Maciel chegou em 6º lugar.

Nos 50m livre categoria S6, Talisson Glock chegou em terceiro, garantindo o bronze para o país. Na mesma categoria, mais dois brasileiros competiram: Adriano Gomes chegou em quarto e Roberto Alcalde, em 7º. No feminino, Maria Dayanne chegou em 5º e Susana Schnarndorf, em 7º.

Na classe S7, Italo Gomes ganhou o bronze e nos 100 metros peito SB 13, mais uma dobradinha brasileira: Guilherme Batista levou o ouro e Renato Nunes, o bronze. Nos 50m estilo livre S7, o bronze foi para Verônica Almeida. Nos 100m peito SB11, Alex Palhares chegou em 4º lugar, perdendo o bronze para o colombiano Leider Lenus.

Além da natação, os brasileiros também competiram no Futebol de 5 masculino. O Brasil venceu o Uruguai por 4 a 0. No vôlei sentado, a equipe feminina venceu as canadenses por 3 a 0.

Editor Jorge Wamburg

Agência Brasil


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30