xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/07/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 julho 2015

Para enfrentar a crise, prefeita reduz até 25% seu salário, do vice-prefeito e dos secretários municipais

 

danieli

O decreto da prefeita Danieli Machado vale até dezembro. (Foto: Flávio Pinto)

Visando o equilíbrio da gestão, a prefeita de Santana do Cariri, Danieli Machado (PSL), baixou decreto com objetivo de de equilibrar as contas públicas do município e baixando em 25%  seu salário, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Segundo a prefeita, o Decreto N° 2406001/2015, datado do dia 23 de julho, é em consequência da crise econômica nacional, que reduziu o repasse dos recursos advindos do Governo Federal.  A medida tem como principais metas,  reduzir em 20% as despesas de água e energia elétrica e em 30% as despesas de telefonia fixa.
De acordo com o decreto, a partir de agora, a jornada de trabalho de todos os servidores municipais fica reduzida de 8 para 6 horas diárias em todas as repartições municipais, excetuando os órgãos vinculados a Secretaria Municipal de Saúde e aqueles que prestarem serviços de natureza essencial, como o hospital municipal. Após encerramento dos expedientes, todo equipamento que não depender de funcionamento contínuo, devem ser desligados, inclusive disjuntores.
Como outras medidas de redução de custos a vedação da circulação de veículos oficiais sem autorização da autoridade competente, que deve ser comunicado com até 12 horas de antecedência,  exceto transportes escolares e transportes de pacientes.
Também fica vetado adiantamento de salário a funcionários, para pagamento de despesas de pequeno valor, com fundo das secretarias municipais. Contratação de transportes escolares secundários e afastamento de servidores para cursos ou estudos ficam suspensos até dezembro do corrente ano, além de licenças para tratar de interesses particulares que exijam substituição remunerada pelo município, exceto por motivos de saúde,  bem como horas extras. Diárias e passagens só serão liberadas em casos excepcionais.
Ainda estão proibidas até dezembro nomeação de servidores para cargos efetivos ou cargos de confiança e ampliações de carga horária.
(Com informações de Amauri Alencar)

Academias Públicas em Barbalha

academiab

Foto: Divulgação

A prática de exercícios físicos tornou-se uma necessidade do ser humano. E a idade não importa quando se deseja ter uma vida saudável, é preciso apenas manter uma disciplina física e mental. Para quem deseja melhor qualidade de vida sem gastos financeiros, a Academia da Saúde estar sendo uma boa opção para os cidadãos e cidadãs que tem frequentado diariamente.
As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde, visa contribuir para a promoção da saúde da população, a partir da implantação da Academia da Saúde, que vem com esse espaço público e, com seus equipamentos, além dos profissionais qualificados para o desenvolvimento de práticas corporais; orientação de atividade física; promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e, de educação alimentar, bem como, outras temáticas que envolvem a realidade local; além de práticas artísticas e culturais, seguindo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa é uma das preocupações também do Governo Municipal, em promover uma qualidade de vida melhor aos barbalhenses. Trazendo equipamentos como esses, que fazem parte das políticas públicas de Saúde, e bem estar para a população.
Academia da Saúde além te manter todas as ações a saúde aos barbalhenses que necessitarem, terão ações educativas que irá promover uma melhor qualidade de vida as pessoas, com o apoio do NASF – Núcleo de Saúde a Família. A Academia da Saúde, estar localizada na Praça Presidente Kennedy no centro da cidade e estar sob a coordenação do Fisioterapeuta, Danilo Alvar Araújo Coelho, e trabalhos da Educadora Física, Érica Rayanne.
(Assessoria de Imprensa)

Universidade do Trabalho Digital sedia curso de tecnologia para mulheres

UTD

A Universidade do Trabalho Digital está sediando o curso "Aventurando-se com Python", promovido pela comunidade PyLadies Fortaleza, exclusivo para mulheres programadoras. Python é uma linguagem de programação de alto nível que permite a fácil leitura do código em poucas linhas. Devido as suas características, ela é principalmente utilizada para processamento de textos, dados científicos e criação de CGIs para páginas dinâmicas para a web.

O curso ministrado pelo instrutor Wilmerson Silva, iniciado nesta segunda, 27, prossegue até sexta dia 31/07, das 13h às 17h, com carga horária de 20h/aula. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da Citinova, e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará - Secitece.

Sobre a PyLadies: A PyLadies é um grupo internacional, com foco em ajudar mais mulheres a tornarem-se participantes ativas e líderes de comunidades Python de código aberto. A missão é promover, educar e impulsionar a existência de uma comunidade Python diversificada através de sensibilização, educação, conferências, eventos e encontros sociais. O objetivo não é segregar, mas ser um meio de integrar as mulheres a programação.

Mais informações: http://brasil.pyladies.com/

Serviço: Curso "Aventurando-se com Python"

Data: 27 a 31/07/2015
Horário: 13h às 17h
Local: Universidade do Trabalho Digital - UTD (R. Major Facundo Rua Major Facundo, 500, prédio do antigo Cine São Luiz - Centro, Fortaleza-CE CEP Informações: (85) 3454.1257 | (85) 3454.1987 | (85) 98814.3245

 

Simplícia Sinibaldi
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior

MPCE determina redução de gastos

mpce2

Os festejos dos 116 anos da emancipação política de Campos Sales, que tiveram início no domingo (26) e vão até amanhã (29), devem passar por uma redução de gastos. A determinação foi do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que, por meio do promotor de justiça Gleydson Leandro Carneiro Pereira, celebrou, no último dia 21, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município, visando essa redução. O motivo é a seca prolongada.

O termo foi assinado pelos secretários José Wilton Leite Sobrinho (de Cultura) e José Carlos da Ponte Guimarães (de Administração e Finanças). Pelo documento, eles sujeitam-se aos encargos de não ultrapassar ao limite do valor de arrematação do Pregão Presencial 0307.01/2015 - Cultura, em gastos com eventos culturais e artísticos alusivo ao aniversário do município em 2015.

O não cumprimento das obrigações nos prazos constantes no TAC, assim como negar documentos ou informações ao Ministério Público, implicam na multa pessoal e diária de R$ 1.000. No ano passado, Campos Sales gastou R$ 294.505 com a festa de comemoração do seu aniversário de emancipação.

A tradicional Festa do Município é também conhecida como "A Festa do Reencontro", que recebe visitantes de toda região, além de trazer ao município campos-salenses espalhados pelos diversos Estados brasileiros. Neste ano, é aguardada a presença do governador do Estado, Camilo Santana, que deverá inaugurar o Estádio Municipal Moraisão, que foi completamente reformado. Além disso, no decorrer dos dias festivos, serão entregues diversas ruas pavimentadas.

Título

O governador; o deputado estadual José Albuquerque, presidente da assembleia legislativa do Ceará; o deputado federal Moses Rodrigues; a ex-vereadora de Fortaleza, Nelba Fortaleza; e outras personalidades recebem, durante as comemorações, o título de Cidadão Campo-salense, concedido pela Câmara Municipal de Campos Sales. O ato solene deve ocorrer nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), às 16h, de hoje, quando será inaugurado o estádio de futebol.

Amaury Alencar
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Volume chega a 18,3% da capacidade

armazenagem

A situação hidrográfica do Estado continua preocupante. Com o término da quadra chuvosa e a incidência cada vez menor de precipitações, a possibilidade de recargas significativas nos açudes cearenses no segundo semestre do ano é praticamente irrelevante. Atualmente, os 153 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apresentam volume de 3,43 bilhões de m³, ou seja, apenas 18,3% de sua capacidade total, de 18,78 bilhões de m³.

Os dados do boletim hidrológico de ontem mostram que, do total de açudes, 118 estão com volume inferior a 30% de sua capacidade. Entre os que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza, com 31,07% de volume, os mais carentes do recurso natural são: Sítios Novos, em Caucaia, atualmente com 3,2% de seu volume total; Pompeu Sobrinho, no Choró, com atuais 6,99%; e Castro, no município de Itapiúna, com 7,73%. O destaque fica para os açudes Tijuquinha, com 100% da capacidade, Gavião, com 85%, e Cauhipe, com 71%.

De acordo com a Cogerh, houve aporte, na última semana, nos açudes de Aracoiaba (6,0 milhões m³), Acarape do Meio (1,0 milhões m³), Gameleira (1,0 milhões m³), Mundaú (0,5 milhões m³) e Batente (0,3 milhões m³). O aporte registrado no ano de 2015 nos 153 açudes, até a última sexta-feira (24) foi de 556,8 milhões m³.

Reserva

Até ontem, o volume de água das bacias estava, assim, distribuído: Litoral (40,08%), Alto Jaguaribe (35,18%), Coreaú (34,01%), Serra da Ibiapaba (23,3%), Médio Jaguaribe (16,97%), Salgado (21,09%), Acaraú (12,96%), Banabuiú (4,8%), Sertões de Crateús (3,2%), Curu (4,4%) e Baixo Jaguaribe (1,1%).

O assessor da Presidência da Cogerh, Gianni Lima, afirma que até o mês de agosto continuarão sendo realizadas reuniões para definir o quadro de utilização das águas das bacias. Para ele, para uma recomposição do nível mediano dos açudes seriam necessários, no mínimo, dois anos com chuvas acima da média histórica. "Se no próximo ano a chuva se mantiver na média já será um alívio para muitas regiões", ressalta.

Para investimento em ações contra a seca, o Estado já havia assegurado junto ao governo federal, em junho passado, R$ 164 milhões. Destes, R$ 94 milhões serão destinados para a implantação de sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais ao longo do Eixo Norte do Canal de Integração do Rio São Francisco. Do total restante, R$ 49 milhões serão empregados para a construção de adutoras e R$ 21 milhões no reforço da Operação Carro-Pipa.

Renato Bezerra
Repórter

Diario do Nordeste - Regional

Senai oferece 360 vagas em cursos profissionalizantes em agosto

senai_facebook

O Senai está ofertando 360 vagas em cursos profissionalizantes presenciais, distribuídas em 53 turmas, no próximo mês de Agosto. As qualificações são nas áreas de Alimentos e Bebidas; Automação Industrial; Construção Civil; Eletroeletrônica; Energia; Logística; Meio Ambiente; Metalmecânica; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; Tecnologia da Informação; Telecomunicações; Têxtil e Vestuário; Transporte.
Os cursos acontecem em oito unidades do Senai no Ceará, localizadas em Fortaleza, Horizonte, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, nos turnos manhã, tarde e noite.  Os interessados (pessoas físicas e jurídicas) já podem reservar suas vagas nos cursos pelo telefone (85) 4009.6300 ou pelo endereço eletrônico http://www.senai-ce.org.br no link Cursos para Você.

flavio pinto

Governador recebe ministro para lançamento do Plano Safra 2015

planosafra

O governador do Estado Camilo Santana recebe nesta quarta-feira (29) em Fortaleza, o ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias. O encontro será no Palácio da Abolição para o lançamento do Plano Safra Agricultura Familiar 2015-2016. Além do plano, o ministro assina Acordo de Cooperação Técnica com  Assinatura da Mensagem do Projeto de Lei de Territorialização. O Plano Safra Agricultura Familiar 2015-2016 foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff no último mês de junho, em Brasília, quando ficou previsto investimento de R$ 28,9 bilhões de crédito para operações de custeio e investimento para a agricultura familiar.
Para o Estado do Ceará, pioneiro em projetos de crédito fundiário, está prevista a assinatura de 100 mil novos contratos para financiamento de projetos da Agricultura Familiar e agroindústrias. São R$ 689 milhões que poderão ser contratados via programas de financiamento como o Fedaf (Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de outros programas, como o crédito fundiário da Caixa Econômica Federal, que já disponibiliza recursos de até R$1,2 milhão para custeio de projetos produtivos.

flavio pinto

Prefeituras param atividades nesta sexta-feira no Ceará

MilagresMauritiCamilo

Prefeito de Mauriti, Evanildo Simão é vice-presidente da Aprece (Foto: Flávio Pinto)

Prefeituras cearenses vão fechar as portas por um dia para protestar contra a crise que tem atingido diretamente os cofres municipais. A paralisação dos servidores acontece nesta  sexta-feira (31), e apenas a emergência dos hospitais municipais funcionará normalmente. Para discutir detalhes do movimento, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) reúne-se com representantes das cidades em Assembleia Geral hoje pela manhã.
O encontro de hoje será de mobilização e decisões importantes. Nele, Carta em Defesa dos Municípios Cearenses será assinada, para ser entregue ao Governador Camilo Santana (PT-CE) e à Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O número de municípios que vão participar do protesto também será fechado. Evanildo Simão, presidente interino da Aprece, afirma que 150 já confirmaram e que é espera aderência de 170. Roberto Cláudio (Pros-CE) ainda analisa reivindicações para decidir se Fortaleza estará entre eles.
Com o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares, governos estadual e federal e população, o protesto, segundo, Simão é um “grito de socorro” dos prefeitos. O novo pacto federativo está no centro das reivindicações, junto com temas como saúde, educação e seca. Os prefeitos cearenses argumentam que o motivo da crise é a quantidade de programas federais injetados nas cidades, com receitas menores que as despesas, e redução dos recursos, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Dificuldade em manter postos de saúde feitos em parceria com os governos estadual e federal e falta de envio de remédios às cidades estiveram entre as principais reclamações.

flavio pinto

Estudo clínico confirma eficácia de vacina contra dengue

vacinaA vacina contra dengue do laboratório francês Sanofi é eficaz em mais de 80% dos pacientes afetados pela infecção, de acordo com uma nova análise independente publicada nesta segunda-feira.

A vacina experimental permitiu que fosse evitada a hospitalização de 80,8% das crianças a partir de nove anos, que participaram de três testes clínicos analisados pelo periódico médico americano New England Journal of Medicine (NEJM). Na faixa de dois a oito anos, a eficácia média foi de 56%.

Em 93,2% dos casos, a vacina também protegeu contra a forma mais grave da doença no grupo de crianças de nove a 16 anos; e, em 44,5%, no grupo de dois a oito anos, afirmaram os autores da análise.

Também se observou, porém, um aumento inexplicável de casos de internação por dengue durante o terceiro ano da vacina entre as crianças com menos de nove anos. Os pesquisadores sugerem que o fenômeno deve ser "cuidadosamente observado" no longo prazo.

"O risco de contrair dengue era menor entre as crianças vacinadas do que entre as que não foram", concluíram os responsáveis pelo estudo.

Em nota, a Sanofi disse que "essa vacina experimental tem o potencial de reduzir significativamente a carga que essa doença tem nos países onde é endêmica".

Os dados publicados no NEJM correspondem a um período de três a seis anos em três testes clínicos realizados com 10.275 e 20.869 pessoas, respectivamente. Os participantes são do Pacífico Asiático e de regiões tropicais e subtropicais da América Latina.

A incidência de dengue cresceu de forma acentuada desde a década de 1950, com 50 milhões de casos anuais. Destes, cerca de 500.000 são do tipo hemorrágico, mortal em mais de 20% dos casos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Corpo encontrado na Austrália dá esperança à polícia sobre sumiço de Madeleine McCann

 

madelaine(Foto: AFP)
Policiais que investigam o desaparecimento de Madeleine McCann desde 2007 entraram em contato com autoridades australianas sobre um possível paradeiro da criança. No início deste mês, restos mortais foram encontrados dentro de uma mala nas proximidades de Adelaide, na Austrália.
O cadáver da criança, com idade estimada entre 2 e 4 anos, poderia ser da menina desaparecida em Algarve, em Portugal. A Scottland Yard afirmou estar “ciente dos desdobramentos” e confirmou contato com a Austrália sobre a descoberta.
Comissário de polícia australiano, Grant Stevens deixou claro que ainda não há provas de que os restos mortais sejam mesmo de Maddie. As informações iniciais da polícia apontam que o corpo em decomposição é de uma menina de cabelos claros, que pode ter sido morta em 2007.
Embora as autoridades australianas ainda não tenham identificado a menina, Stevens reforçou que não há prova alguma de que o cadáver seja de fato da menina desaparecida. “Sugerir algo deste tipo neste momento seria especulação pura", disse em entrevista à BBC.

Interrogatórios
A polícia britânica e a portuguesa já interrogaram 11 pessoas, entre elas três cidadãos britânicos, sobre o desaparecimento da menina Madeleine.
Sete deles foram identificados como suspeitos "arguidos" - um termo jurídico português que lhes dá direitos diferentes de testemunhas comuns, mas não significa que eles serão acusados formalmente por qualquer crime - e teriam trocado telefonemas na noite que Madeleine foi raptada, em uma praia de Portugal em maio de 2007.
As outras quatro pessoas apontadas no processo atuaram como testemunhas no caso.
Embora as autoridades portuguesas não tenham feito qualquer comentário oficial sobre as novas informações, o jornal britânico "The Mirror" considera que a polícia ainda foca na teoria de que Madeleine foi raptada ou morta durante uma tentativa de assalto. Os últimos suspeitos foram identificados durante uma extensa pesquisa através dos e registros de telefone celular daquela noite.
Entenda o sumiço
A pequena Maddie desapareceu na noite de 3 de maio de 2007, poucos dias antes do aniversário de quatro anos, em seu quarto em um complexo turístico de Praia da Luz (Algarve, sul), onde seus pais a deixaram antes de jantar com um grupo de amigos a poucos metros de distância.
O caso foi investigado durante 14 meses e arquivado sem resultados em Portugal, mas os pais da menina, Gerry e Kate McCann, convencidos de que a filha foi sequestrada, pressionaram para que o governo britânico determinasse à polícia uma revisão dos diferentes elementos da investigação.

Yahoo Notícias

Americano é suspeito de ter matado leão 'ícone' do Zimbábue

Animal foi morto com flechada e tiro, segundo ONG conservacionista.
Carcaça do leão Cecil foi encontrada sem a cabeça.

 

leaozimparksLeão Cecil tinha 13 anos (Foto: Reprodução/Facebook/Zimparks)

Um dentista americano é suspeito de ter pago US$ 50 mil para caçar o leão Cecil, um animal considerado símbolo no Zimbábue. A organização conservacionista Força de Preservação do Zimbábue denunciou Walter Palmer às autoridades. Ele teria, com ajuda de cidadãos locais, atraído o felino para fora do Parque Nacional Hwange com uma isca, para então acertá-lo com uma flecha.

O bicho não morreu naquele momento, no entanto. Quarenta horas depois, ele teria sido morto com um tiro. Dois locais suspeitos de terem ajudado foram identificados e responderão a processo. Cecil era um leão de 13 anos e uma atração turística muito conhecida. Ele  liderava um bando de três fêmeas e seus descendentes.Sua carcaça foi encontrada sem a cabeça.

Anteriormente, foi divulgado que o caçador estrangeiro ligado à morte do leão seria espanhol, mas sua identidade não chegou a ser divulgada.   Agora o suspeito é o americano. Palmer é dentista do estado de Minnesota e já apareceu na imprensa americana anteriormente por causa de seu hobby de caçar.

O jornal britânico "Guardian" falou com um porta-voz do dentista que disse que ele "obviamente está muito chateado sobre tudo isso". "Até onde entendi, Walter acredita que ele pode ter atirado nesse leão que estão chamando de Cecil. O que ele vai lhe dizer é que ele tinha as autorizações legais apropriadas e que ele contratou guias profissionais, então ele não vai negar que poderia ser a pessoa que atirou nesse leão. Ele é um caçador de animais grandes. Ele caça por todo o mundo", afirmou o representante.

Do G1, em São Paulo

Quem achar o homem que matou esse leão receberá R$ 200 mil

leaozimb

Reprodução
Autoridades farão de tudo para que o turista espanhol suspeito de matar a leão Cecil seja punido. Uma das principais estrelas do parque nacional de Hwange, no Zimbábue, foi encontrada morta sem pele e sem cabeça.
De acordo com o britânico Guardian, o turista em questão planejou muito tempo antes a morte de Cecil. Para isso, contratou dois homens com experiência no parque para fazer a caçada. Eles usaram arco e flecha e depois um rifle para abater o leão.
“A morte de Cecil é uma tragédia não só porque era um símbolo do Zimbábue, mas porque teremos que desistir dos seus seis filhos, pois um outro macho não deixará que eles sobrevivam para encorajar as três fêmeas de Cecil a acasalarem”, explica Johnny Rodrigues, chefe do Departamento de Conservação Ambiental local.
O suspeito ainda não foi identificado, mas qualquer informação que ajude a colocá-lo atrás das grades será agraciada com R$ 200 mil. As autoridades, é claro, só pagarão a recompensa se a informação for considerada verdadeira e se, no final das contas, ela ajudar na identificação e na prisão.

Yahoo Notícias

Convite - Missa de Sétimo Dia de Paulo Henrique Nunes de Morais

As famílias Nunes de Morais e Oliveira Bantim, ainda consternadas pelo falecimento do seu ente querido, Paulo Henrique Nunes de Morais, convida para a Missa de Sétimo Dia em sufrágio de sua alma, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 30 de julho, as 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, bairro do Pimenta, em Crato.

Desde já, as famílias enlutadas agradecem a presença e a solidariedade de todos.

Vencer a si - Por: Emerson Monteiro

Os instintos, a caverna de onde se vem, aquela força bruta que ainda persiste, mas que sumirá um dia, há que se vencer. Dominar os impulsos, vícios, mágoas, rancores, revoltas, ações silenciosas de raiva que crepitam lá na alma e por vezes expõem o território onde habita um ser no trabalho de parto, laboratório da tranquilidade. Isto de que falam nascer o heroísmo verdadeiro, invés das outras dominações das ruas, dos campos de batalha, das raças.

Intrusos batem na porta das agressões, provocações e manias, quando menos se espera, e correm soltos os desejos da ânsia de abrir e deixar passar a gula, falas da vida alheia, gastos além do que se ganha, rios de açúcar demais, chocolate demais, quedas fatais nos hábitos nocivos. Uma banda clama pelas dependências; outra aguarda tempo bom, mas que não pode obrigar, visto o chefe mandar no domínio de si.

Nesse fio invisível corre o pingo d’água ao sol ardente dos dias que transcorrem constantes, na velocidade da luz. Escolas do existir, há direito de andar passo ante passo, submersos nos valores com que trabalham seres humanos. Fagulhas ao vento da Eternidade buscam o conhecimento de si, querendo felicidade.

Como vencer, pois, as síndromes de abstinência, os chamamentos ao erro que gritam durante a vida nos ouvidos internos das paixões e vontades, enquanto aprendemos o certo, porém acompanhados de nós mesmos que reclamam seu espaço de comer o que deseja, atentar na vida alheia, ansiar açúcar demais, chocolate demais, e deixar de lado as responsabilidade para com a saúde, os deveres morais quantas vezes jogados no lixo a título de que mais vale um gosto do que cem reais? Como deter o comandante daquelas tropas inimigas que envergam trajes iguais aos nossos e pretendem ganhar a guerra da existência dos dois lados a título de vaidade, ganância e liberdade? Noutras palavras, como obter a vitória sem destruir a paz interior, o senso do dever cumprido e vencer o bom combate?

Aonde levam erros já se sabe, contudo, diante de circunstâncias adversas do mundo, que mudemos a nós próprios, revelemos ao nosso Eu verdadeiro caminhos de transformação que contem nova história.  

A terapia do sentido - Por: Emerson Monteiro

Viver precisa de sentido, caso contrário a jornada terrena exigirá bem maior disposição e esforços, transformada quase numa desistência permanente. A esta conclusão chegou, como matéria científica, o psiquiatra austríaco Viktor E. Frankl, judeu que foi prisioneiro em três dos tantos campos de concentração nazistas durante a Segunda Grande Guerra.

Esse sentido para viver alimenta o ânimo qual nutriente de extrema necessidade. Isso que deverá vir das aspirações inúmeras. Do gosto de aguardar alguém que se ama. Adorar a Deus com os vigores da alma. Empregar a esperança na realização dos sonhos vários. A viabilização de projetos pessoais. Uma obra social. Concretização das ideias vitalizadoras do desejo de seguir em frente, ainda que perante vultosos desafios. Reencontrar entes queridos. Rever amores inesquecíveis. Criar condições de sentir a presença dessa potencialidade, mesmo enquanto permanecer sob pressões, insalubridades e limitações.

Dr. Frankl experimentou de perto tais restrições à sobrevivência, ele e os outros companheiros de campos, no auge das atrocidades nazistas. No papel de observador perspicaz, analisava sistematicamente o comportamento manifesto dos milhares de prisioneiros, configurando a tese do sentido qual motivo justo de continuar a viver. Eram temperaturas abaixo de zero, péssimos agasalhos, fome, maus tratos, estados psicológicos deprimentes, expostos às surpresas da patologia gratuita da guerra; e resistiam desde que houvesse uma razão para isto em cada qualquer deles.

Quando alguém sabia das notícias da morte dos familiares que aguardava de novo encontrar, logo perdia as forças. O cientista notava que aquele se entregava ao desânimo. Desistia de sair para trabalhar. Permanecia estirado no alojamento em que dormia. E dentro de pouco tempo sucumbia às misérias das circunstâncias que até ali suportara.

Perante os quadros que estudou, Viktor Frankl reuniu elementos suficientes de avaliação do contexto radical extremo para a existência humana sadia, os quais lhe forneceram meios de criar a Terapia do Sentido, ou Logoterapia, conforme denominou. Logos, termo grego que significa razão, sentido.

O fruto dessas vivências de psiquiatra em um campo de concentração durante a Segunda Guerra hoje possui ampla divulgação em muitos países do mundo, e forma escola de importante valor no tratamento das dificuldades mentais de grandes contingentes que a ele recorrem. 

Há livro de sua autoria editado no Brasil com o título de Em busca de sentido, publicação da Editora Vozes, ora na 20.ª edição, que permite conhecer mais de perto informações a respeito desse importante instrumento de ampla utilidade a quem pretende aprofundar o assunto.         


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30