xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/07/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 julho 2015

No coração da gente - Por: Emerson Monteiro

Passadas se foram situações emocionais e, por vezes, permanecem no âmago do peito, bem no crivo do coração, retardatárias, incoerentes, as mesmas impressões de intenso fervor indefinido nas palavras silenciosas que gritam. Há pouco, impactos vividos no mais profundo da alma pediam gritantes explicações sem resposta, pois dependiam dos outros, que duraram dias, meses, existências. 

Quais zumbis de qualidade e cores estridentes, tons maiores de ansiedade e desprezo, tais formações nodulosas, invadem a serenidade apenas aparente do cotidiano, filhos diletos das paixões universais, no palco interior desse peito, se arriscam percorrer, por tempo descomunal, os intermináveis corredores dos recônditos lugares do corpo, entra na trilha dos pensamentos através de excursões permanentes de retorno intermitente. 

Nisto, bestas solitários portadoras de saudades sombrias, arrastam consigo bolsas pesadas de dúvidas impermeáveis, mágoas fragorosas, culpas sepulcrais, exigências endurecidas, vastas penumbras recorrentes, e, contra a vontade, nos transportam a dimensões reservadas de cavernas escuras, quais guerreiros de dramas ancestrais, postigos de chapéus empoeirados nas jornadas sórdidas da experiência, largados ao abandono diante do monturo supérfluo de horas mortas. 

Restos das refeições felizes ali se mexem encarquilhadas, larvas da série da gente nos instantes saboreados quase sempre ao lado de criaturas humanas bonitas, charmosas, fragmentos fantasmas de espelhos desbotados que amareleceram, pétalas secas de livros atirados nas gavetas esquecidas; eles a nos esfregar a cara de palpites pegajosos, reclamos de outras margens impossíveis, erros aflitivos de lances duvidosos, digamos em resumo. 

Nalguns momentos, funcionam, sem quaisquer cerimônias, de inimigos da paz interna das tréguas, a chutar contra o patrimônio pessoal. Noutros, agem parecido com micro e dolorosos incidentes suspensos no horizonte do tórax; convergem nuvens de chumbo que teimam em não chover jamais; máscaras de azia, bolos estomacais, cólicas, coceiras... 

Só raramente advérbio de modo providencial, menos denso, chega-nos desconfiado em socorro, trazendo notícias de jardins ensolarados, alentos ainda tardios, nervosos, a nutrir de reparo às frustrações lancinantes, marcas vermelhas na vastidão das ilhas abandonadas, testemunhos inconvenientes de perdidos sonhos, amores equivocados, inúteis paisagens das insônias, constelações do universo distante, nos mundos inconscientes; esperanças, talvez, de acasos fortuitos, portais reencarnatórios das soluções futuras, tropel harmonioso dos degraus da verdade eterna. 

Em pronunciamento, Cunha faz balanço de seis meses no comando da Câmara

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fez hoje (17), em rede nacional de rádio e televisão, um balanço do primeiro semestre no comando da Casa. No pronunciamento, feito após ter anunciado seu rompimento político com o governo da presidenta Dilma Rousseff, Cunha destacou, entre outros pontos, a aprovação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos envolvendo crimes hediondos.

cunha

Eduardo Cunha pautou o pronunciamento na quantidade de propostas aprovadasAntonio Cruz/ Agência Brasil

“Com coragem e maturidade, debatemos a redução da maioridade e aprovamos um projeto com 323 votos, com ampla maioria”, informou.

Eduardo Cunha fez referência ao período da ditadura, quando a independência dos Poderes foi suprimida. Ao lembrar do retorno da democracia, ele ressaltou que a Câmara está “mais conectada” com a população e que as principais demandas da sociedade é que “estão pautando" o trabalho dos deputados.

O presidente da Câmara pautou o pronunciamento na quantidade de propostas aprovadas. Ele lembrou a aprovação do projeto que transforma em crime hediondo o assassinato de policiais e parentes, a aprovação da PEC da Bengala, o fim do fator previdenciário, marco da biodiversidade, regulamentação da terceirização e dos direitos trabalhistas das empregadas domésticas. “Uma vitória que beneficia pessoas simples e batalhadoras.”

O deputado também explicou a proposta da Câmara Itinerante e a aprovação de projetos que tratam da relação da União com estados e municípios. Eduardo Cunha destacou ainda o debate sobre o Pacto Federativo, que altera a redistribuição de recursos entre os entes federativos, e o projeto que renegocia dívidas de estados e municípios.

Outro votação lembrada por Cunha foi a da reforma política, destacando, entre outras iniciativas, o fim da reeleição, limite de gastos, redução do tempo de campanha e comprovante de voto impresso.

Ao abordar as medidas do ajuste econômico, ele disse que “a Câmara tem avaliado com critério e sempre atenta a governabilidade do país”. O presidente da Casa reafirmou que vai continuar trabalhando com “independência, coragem, responsabilidade e eficiência”.

Durante os cinco minutos do pronunciamento de Eduardo Cunha, o assunto ganhou destaque nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #CunhaNaCadeia liderou os assuntos da rede social no Brasil e apareceu em segundo lugar nos tópicos mundiais. Durante a tarde, pelo Facebook e Twitter, usuários incentivaram um "barulhaço" durante o pronunciamento.

No Facebook, no evento Barulhaço no pronunciamento de Eduardo Cunha (em cadeia nacional de rádio e TV) 67 mil pessoas confirmaram presença. A descrição do evento é ampla: "Vale apito, lata, panela, tambor, guitarra, grito...Vale até lobisomen".

Também pelo Facebook, Cunha pediu um "aplausaço": "Hoje às 20:25 o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, fará um pronunciamento em rede nacional. As demonstrações de apoio já começaram", disse no perfil oficial. Também foi disponibilizado um aplicativo que imita palmas para que os apoiadores usassem.

Pelas redes os usuários informaram as manifestações tanto contrárias como em apoio ao presidente da Câmara. Em Brasília, enquanto na asa sul um usuário informou que houve panelaço, na asa norte, outro disse que ouviu gritos de apoio: "Vai Cunha".

No Facebook, o perfil da Mídia Ninja postou um vídeo no qual pessoas se reuniram nas ruas do Rio de Janeiro e fizeram um panelaço contra Cunha. Há vídeos também de manifestações contrárias em São Paulo.

da Agência Brasil

Mercosul repudia exploração de hidrocarbonetos pelo Reino Unido nas Malvinas

malvinas4

Os países-membros do Mercosul divulgaram hoje (17) uma declaração conjunta em que repudiam a exploração de hidrocarbonetos pelo Reino Unido (Grã-Bretanha e Irlanda do Norte) na plataforma continental argentina, próxima às Ilhas Malvinas (Falklands, para os britânicos).

Assinado pelos presidentes dos países-membros e associados do bloco, o documento informou que as atividades não foram autorizadas pela República Argentina.

A disputa pela soberania das ilhas não é recente. Desde o século XIX, a Argentina e o Reino Unido disputam a soberania das Ilhas Malvinas. Atualmente, os britânicos detém o domínio, mas os argentinos contam com apoio do Brasil e de outros países sul-americanos para retomar as discussões sobre o tema.

“As presidentas e presidentes dos países do Mercosul e estados associados, cientes da presença de uma plataforma semissubmersível na plataforma continental argentina, que realiza atividades de exploração de hidrocarbonetos não autorizadas pela República Argentina, repudiam firmemente essa nova ação unilateral do Reino Unido, violador do direito internacional e da legislação interna argentina”, acrescentou a declaração.

No texto divulgado, os países-membros reiteram comunicados internacionais, assinados em outras ocasiões, que classificam de “gravemente prejudiciais aos direitos da soberania” argentina a exploração de recursos naturais por empresas não autorizadas e respaldam os “legítimos direitos” da Argentina na disputa de soberania com o Reino Unido.

Além disso, manifestam interesse regional para que o Reino Unido “se disponha a retomar as negociações” com a Argentina, de modo a encontrar uma “solução pacífica e definitiva” para a disputa.

No documento, os presidentes dos países do bloco anunciaram que esses fóruns também reconheceram o direito da República Argentina "de empreender ações administrativas e judiciais, com pleno respeito ao direito internacional e às resoluções pertinentes, contra as atividades de exploração e extração não autorizadas de hidrocarbonetos na mencionada zona”.

Agência Brasil

BNDES acompanha com tranquilidade instalação de CPI sobre o banco

bndes

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) distribuiu nota hoje (17) informando que acompanha com tranquilidade as notícias relacionadas à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o banco, autorizada nesta sexta-feira (17) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O BNDES informa ter "absoluta certeza" de que será capaz de atender a todos os pleitos da comissão, demonstrando, de maneira clara, a contribuição efetiva que o banco tem dado para o desenvolvimento do Brasil. "Como instituição pública, o BNDES tem o dever de prestar contas à sociedade brasileira, o que tem demonstrado de maneira cabal com as iniciativas recentes que colocaram o banco na vanguarda no que se refere a práticas de transparência", ressalta o comunicado.

O foco da CPI do BNDES são os empréstimos concedidos a empreiteiras e demais empresas investigadas na Operação Lava Jato. De 2003 a junho de 2014, o banco concedeu financiamentos de R$ 2,4 bilhões a essas empresas. Também serão investigados os empréstimos para empresas frigoríficas e dogrupo do empresário Eike Batista, além de empréstimos concedidos a outros países, como Angola e Cuba, cujas operações foram classificadas como secretas.

Agência Brasil

Estagiários cortam pênis de bebê ao invés de cordão umbilical

bebe-parto

Foto: iStock
Estudantes de medicina do México foram protagonistas de uma das cenas mais bizarras e chocantes dos últimos tempos. Eles confundiram o pênis de um recém-nascido com seu cordão umbilical e quase deceparam o órgão sexual da criança.
Para piorar a situação, os estudantes tentaram consertar o erro com uma nova cirurgia de emergência, inventando desculpas esfarrapadas para os pais do bebê. A questão é que, nessa nova intervenção, eles machucaram mais ainda a criança.
“Quando começaram a costurar meu filho, eles causaram duas novas lesões com quase dois centímetros de profundidade”, afirmou Diego Izaguirre, pai da criança. A mãe demonstrava a mesma fúria: "Isso não podia ter acontecido, o hospital tinha que ter destacado um ginecologista e não estagiários para cuidar de mim e do meu filho”, disse Zulem Contreras.
O hospital, porém, afirma que “de acordo com as informações disponíveis, durante o trabalho de parto, ao se cortar o cordão umbilical, o prepúcio lesionou-se, e a situação foi corrigida com o procedimento habitual de circuncisão”. Agora, autoridades mexicanas investigam o caso para poder descobrir qual a verdade nele.

Yahoo Notícias

Etiene Medeiros vence os 100 metros costa e ganha mais um ouro para o Brasil

Pan-Americanosde oronto

A nadadora Etiene Medeiros conquistou há pouco mais uma medalha de ouro para o Brasil, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Ela chegou na primeira colocação na prova de 100 metros costa, que abriu as competições de natação na noite de hoje (18).

Com a vitória de Etiene, a natação brasileira tem até agora sete medalhas de ouro. Nos 100 metros costa masculino, o brasileiro Guilherme Guido ficou com a prata.

Confira o quadro de medalhas do Pan aqui.

Editor Aécio Amado

23 minutes ago|Da Agência Brasil

Eduardo Cunha cria CPIs para investigar BNDES e fundos de pensão das estatais

eduardo-cunha_1491947-625x360

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criou nesta sexta-feira (17) três novas comissões parlamentares de inquérito: a primeira delas irá investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a segunda vai investigar maus tratos contra animais; e a terceira vai investigar crimes cibernéticos no País.

O presidente também autorizou a criação de uma quarta CPI, destinada a apurar supostas irregularidades nos fundos de pensão das estatais, o que só deverá ocorrer no dia 7 de agosto, quando se encerrará a CPI do Sistema Carcerário.

Apenas cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo. Além dessas quatro, já está em funcionamento a CPI da Petrobras.

Os líderes partidários terão 48 horas para indicar os membros das comissões. Após esse prazo, o presidente da Câmara poderá indicar os membros de ofício. O prazo se encerra na terça-feira (21).

(Agência Câmara Notícias)

Brasil perde mais de 345 mil postos de trabalho no semestre; Ceará teve saldo positivo

emprego2

Em junho, foram fechados 111.199 postos de trabalho com carteira assinada no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho. O resultado é o menor para meses de junho registrado desde 1992.

O número resulta da diferença entre admissões (1.453.335) e demissões de trabalhadores (1.564.534) e é inferior ao do mês anterior. Em maio, tinham sido fechadas 115.599 vagas com carteira assinada. Segundo o ministério, no primeiro semestre, houve perda de 345.417 postos de trabalho. É o menor resultado para o período desde 2002. Nos últimos 12 meses, o recuo foi de 601.924 postos de trabalho, na série ajustada.

Em junho, entre os setores de atividade econômica, apenas a agricultura teve desempenho positivo, com geração de 44.650 postos de trabalho. O resultado foi alcançado, de acordo com o ministério, por motivos sazonais. O setor que mais registrou perdas de emprego foi a indústria de transformação, com o fechamento de 64.228 empregos com carteira assinada.

O setor de serviços foi responsável pelo corte de 39.130 postos de trabalho e o comércio teve um saldo negativo de 25.585. A construção civil fechou 24.131 empregos com carteira assinada.

No recorte por regiões, apenas o Centro-Oeste registrou aumento de empregos, com abertura de 3.508 vagas. A Região Sudeste fechou 57.294 postos de trabalho; o Sul, 30.828; o Nordeste, 18.589; e o Norte, 7.996. Entre os estados, São Paulo foi o que teve o pior desempenho, com o fechamento de 52,3 mil vagas, seguido pelo Rio Grande do Sul, pelo Paraná e por Santa Catarina. Por outro lado, Minas Gerais, Mato Grosso, o Maranhão, Goiás, o Ceará e o Acre tiveram resultado positivo.

(Agência Brasil)

Sinpol/CE identifica detendo usando página no Facebook

facebook-logo1

Fotos durante o banho de sol, registros da situação das celas e mensagens para familiares e amigos do lado de fora do presídio. Assim é o dia a dia de um detento do Ceará, que estaria usando sua página pessoal no Facebook para manter sua vida social, mesmo que no mundo virtual.

O fato poderia passar despercebido se o detento não tivesse compartilhado mensagem na página da comunidade “Polícia Civil do Ceará em ação”.

O caso foi descoberto pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/CE), que costuma analisar todo o conteúdo referente à Polícia Civil. “É preciso investir em bloqueadores, já que a tecnologia chegou às penitenciárias, pois da mesma forma que postaram um comentário em nossa comunidade outros detentos podem utilizar o mecanismo para fortalecer o crime organizado”, declarou Gustavo Simplício, presidente do Sinpol/CE.

O povo

Governadores do Nordeste se reúnem no Piauí

 

gov-nordestinos

Os temas relacionados à Segurança Pública, Justiça, Previdência Social e Ciência e Tecnologia estão em discussão no IV Encontro dos Governadores da Região Nordeste, que ocorre na tarde desta sexta-feira (17), em Teresina, capital piauiense.

Durante a programação, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá apresentar o Programa Brasil Mais Seguro, que será adotado pelo Governo do Piauí.

A criação de um Batalhão de Divisas, adotado pelo Governo do Ceará, foi elogiado pelos demais governadores, que se interessaram em copiar o modelo em seus estados.

(Foto: Divulgação)

O Povo

Viçosa do Ceará recebe a caravana do projeto Mapeamento Cultural

mapeamento

O Mapeamento Cultural do Ceará, projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado, passou nesta quinta, 16/7, por Viçosa do Ceará, mais uma cidade a receber a caravana de sensibilização para a importância do grande trabalho de levantamento de informações sobre a cultura e a arte de nosso Estado. Em Viçosa a equipe do mapeamento realizou reuniões com a comunidade, convidando todos a participar ativamente do processo de pesquisa e cadastro de todas as atividades e expressões culturais da região. O assessor de articulação institucional da Secult, Renato Remígio, participou das atividades em Viçosa.

Debates com gestores, artistas, produtores e articuladores foram realizados durante o dia, além de apresentações artísticas a partir das 19h, na Praça do Cupido. As belezas de Viçosa, cidade que se destaca pelo cuidado com o patrimônio, pelo destaque para a história, pela produção musical e pela gastronomia, pela conjunção entre cultura e turismo, foram cenário para a caravana, cuja programação artística contou com apresentação junina e aplausos ao talento de jovens músicos da cidade.

Na breve solenidade no começo da noite, Renato Remígio, assessor de articulação institucional da Secult, Leandro Guimarães, coordenador do Mapeamento, e Margarida Lopes, secretária de Cultura de Viçosa, destacaram à população a importância do mapeamento e reforçaram o convite a participar.

Já a reunião de sensibilização, realizada à tarde, no Teatro Pedro II, teve o objetivo de transmitir o conceito e as ações do Mapeamento, que retornará a Viçosa em breve, com uma equipe de levantamento de informações. A importância do envolvimento de todos, respondendo os questionários da equipe e também preenchendo o cadastro disponível online, foi destacada por Leandro Guimarães, coordenador geral do Mapeamento.

Os secretários de Cultura de Viçosa do Ceará, Margarida Lopes, e de Ibiapina, Francivaldo Romão, participaram da atividade, que também contou com equipe da Secult, informando novidades sobre a política cultural do Estado e as ações da Secretaria.

Participação da comunidade

Coordenador do Mapeamento, Leandro Guimarães, destacou a tarefa de realizar um abrangente levantamento da cultura e da arte em todos os 184 municípios cearenses. "O projeto vai fazer esse diagnóstico, beneficiar o agente, o brincante, o artista, o produtor, mas também o gestor cultural. Temos um mapeamento com objetivo de subsidiar a gestão pública da cultura, mostrando quantos artistas tem em cada município, o patrimônio edificado, o patrimônio imaterial, as festas, expressões", destacou.

"Com isso vamos disponibilizar ao Estado um panorama mais real e atualizado e os gestores poderão pensar novas políticas e ações, em sintonia com essas informações, que também servirão aos produtores, artistas, articuladores", acrescentou.

"Ao final desse percurso pelos 184 municípios, vamos lançar uma publicação, em dispositivo móvel, e uma plataforma eletrônica, um mapa da cultura, em que você poderá consultar seu município e entender tudo que tem no campo cultural aqui na Viçosa", complementou Leandro Guimarães.

Transmitindo informações sobre o conjunto de ações da Secult nos últimos sete meses e sobre a política cultural do Estado como um todo, com destaque diversas metas do Plano Estadual de Cultura e compromissos do plano de governo da gestão do governador Camilo Santana e do secretário Guilherme Sampaio, Renato Remígio, assessor de articulação institucional da Secult, reforçou a importância da participação da comunidade da Ibiapaba no Mapeamento Cultural.

"Este momento é de sensibilização, de conversar sobre isso, e ouvir vocês, ouvir sugestões pra esse sistema. Nossa tarefa é atrair a participação de vocês, levantar com que tipo de informações vocês podem contribuir para a plataforma. Inclusive com informações sobre pessoas talentosas que vivem em comunidades distantes e nem sempre têm visibilidade para o seu trabalho. O Mapeamento vai ajudar nisso". ressaltou.

Próximos passos

Apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e vinculado ao Sistema de Informações Culturais (SINF), o projeto Mapeamento Cultural tem patrocínio da Petrobras, realização da Associação de Circos e Artistas do Nordeste (Acan), e produção executiva da Girândola Comunicação e Arte.

A Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará iniciou o percurso no dia 17 de junho, na cidade de Cruz. Dois dias depois a equipe seguiu para Itapipoca, com a presença de cerca de 800 pessoas em cada cidade e todo suporte necessário por parte das prefeituras dos municípios.

Agora, a caravana passará por Limoeiro do Norte, 22/7, Fortim (25/7), Baturité (28/7) e Forquilha (30/7). Em agosto, já está agendada para o dia 07 a atividade em Aquiraz.

Mais sobre o Mapeamento

O Mapeamento Cultural do Ceará vai alcançar os 184 municípios cearenses, para identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais. Para esse levantamento, serão utilizadas diferentes metodologias, técnicas e ações. Em todos os municípios haverá mobilização e divulgação das atividades, para que as comunidades participem de forma ativa e será aplicada a pesquisa (coleta, análise, validação e divulgação dos resultados). O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões culturais do Estado e será disponibilizado com livre acesso em um portal na Internet que será criado com essa finalidade.

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Museu da Memória retrata história de Santana do Cariri

museuFoto: Amury Alencar

Santana do Cariri. Sob Curadoria do Professor Raimundo Sandro Cidrão, foi aberto, em Santana do Cariri, mais um local de acesso a bens culturais para a população - o Museu da Memória Histórica Santanense. Com diversificado e rico acervo sobre o município e a região, os ambientes retratam aos visitantes a história da cidade por meio de objetos, utensílios, documentos, fotos antigas, instalações, temáticas ligadas à iconografia, arte sacra, saberes e fazeres, coleções, pinacoteca, galeria, imagem, som, literatura, memória póstuma, entre outros. O espaço traz ainda documentos datados do século XIX, quando o município era denominado Santana do Brejo Grande; fotos da missa de implantação do primeiro cruzeiro do Pontal; acervo da primeira professora formada do Município, além de publicações raras.

Após resgatar a memória de Santana do Cariri em um documentário, que posteriormente foi transformado em livro didático, o professor pretende agora preservar e guardar todo o acervo que conseguiu colecionar ao longo da vida por meio da criação do museu histórico da cidade. A ideia é que as atuais e futuras gerações conheçam as potencialidades, personalidades marcantes, artistas, fatos significativos e aprendam a valorizar e amar sua terra e arte.

O projeto de implantação do museu conta com o apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e parceria da Sociedade Teatral Santanense, do Centro Educacional Senhora Sant'Ana e da Rádio Comunitária Santana FM. O Museu da Memória Histórica Santanense fica na Rua Ulisses Coelho, 204, em frente à Praça Pedro Alves. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30.

Surpresa

Carlos Almeida Sobrinho, pesquisador de fósseis, em visita a Santana do Cariri para conhecer o Museu de Paleontologia, conheceu também o Museu da Memória Histórica Santanense. "Sempre procuro conhecer um pouco da história do lugar que visito e foi uma grata surpresa respirar esse ar cultural de Santana do Cariri. É uma cidade muito bonita, em ascensão, que logo vai chamar atenção do mundo, não só pelo aspecto da Paleontologia, mas pela sua beleza, história e localização privilegiada. O novo museu é bonito", elogiou.

Mariana Sousa, moradora de Santana do Cariri, também ficou encantada com o novo museu: "É sinônimo de mais investimento e cultura na cidade. Deve atrair mais pessoas à cidade. É um atrativo a mais para quem vem visitar os pontos turísticos da região. Estou feliz e orgulhosa com a minha cidade".

Para a prefeita Daniele Machado, o espaço ficou atraente e organizado, além de ser de fundamental importância aos estudantes de Santana do Cariri e da região. "Uma comunidade tem que ter viva em sua mente a história, as origens e os personagens que fizeram a sua história. A Prefeitura apoia incondicionalmente iniciativas como essa", frisou.

Mais informações:

Museu da Memória Histórica Santanense - Rua Ulisses Coelho, 204. Horário de funcionamento:

De segunda a sábado, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30

Amaury Alencar
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Música para todos os gostos nas férias do Interior do CE

[NREGIONAL - 4]  DIARIO/NREGIONAL/1_MATERIAL<NREG04> ... 17/07/15

Crato/ Iguatu / Juazeiro do Norte / Fortaleza. Este mês de julho tem trazido muita música para a vida dos cearenses e continua hoje, com Ivete Sangalo, na Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), e na semana que vem, com Zélia Duncan, em Iguatu (23), Juazeiro (24 ) e Fortaleza (25).

O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza, até o dia 1º de agosto, neste Município da região do Cariri, a programação do "Música nas Férias". Realizada em parceira com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CNBNB) Cariri e a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a programação acontece de forma gratuita em vários espaços da cidade. O objetivo é promover o intercâmbio entre músicos do Ceará e Estados vizinhos, além de contribuir com o fomento e valorização da produção musical regional.

Como parte das atividades, amanhã (18), o público confere mais uma edição do "Música ao Pôr do Sol", com a banda Zaubar, de Juazeiro do Norte. Formado por Manel Feitosa (guitarra), Pedro Dié (violão e vocal), Rodrigo Brasil (baixo), Pablo Guimarães (bateria e vocal), Henrique Soares (percussão) e Júnior Casado (percussão), o grupo reúne em seu repertório elementos do jazz, blues, breakbeat, samba de raiz, groove e soul. A apresentação está marcada para as 17h30, na Praça do Cruzeiro.

Já nos dias 23 e 24 de julho, o "Música nas Férias" leva a programação à Praça Siqueira Campos. Na quinta-feira (23), acontece show da banda Lower, de Juazeiro do Norte, que leva ao palco um repertório com influências de bandas como Hard Rock, Heavy Metal e Grunge. Já na sexta-feira (24), o cantor Welton Santos anima a noite com um repertório que reúne os estilos musicais funk, soul music, eletronic dance music e outras improvisações livres. Em seguida, o público confere a voz marcante do músico e compositor Aécio Ramos, que teve carreira solo iniciada em 1992 e atualmente conta com mais de 350 composições e dois CDs lançados, intitulados "Espaço" e "Fogo de Menina".

Está em cartaz também durante o mês de julho, na Galeria de Artes da Unidade Crato do Sesc, a exposição "Vinil e umas histórias". O acervo reúne 21 capas de discos clássicos da música, acompanhadas por histórias e fatos curiosos que até hoje rendem boas conversas e risadas. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, com acesso gratuito.

 

Zélia Duncan

O Sesc também apresenta, como parte da programação do projeto Estacionamento da Música, toda a emoção da voz e do violão de Zélia Duncan. As apresentações acontecem nos dias 23, 24 e 25 de julho, nas Unidades de Iguatu, Juazeiro do Norte e Fortaleza, respectivamente. Os ingressos podem ser adquiridos no Serviço da Atendimento ao Consumidor (SAC) das Unidades em horário comercial. Em Juazeiro do Norte já estão à venda.

A cantora e compositora começou a cantar profissionalmente no início dos anos 80, mas o reconhecimento artístico só surgiu na década de 90, mesma época de numa nova safra de cantoras, como Adriana Calcanhoto, Cássia Eller e Marisa Monte. Em 2011, comemorou 30 anos de carreira com a gravação do DVD "Pelo sabor do Gesto Em Cena". Atualmente a cantora faz turnês por todo o Brasil e também temporadas no Japão, Europa e Estados Unidos.

Na abertura do show de Zélia Duncan em Iguatu, sobe ao palco a cantora Cidenia Brito, já conhecida do público local por cantar em festas e bares da cidade, levando as melhoras canções da MPB. Já em Fortaleza, quem abre a noite é Nanda Ricarte, trazendo em seu show estilos diferenciados como: Bossa Nova, MPB, Samba, Música Pop Nacional e Internacional.

Programação da Semana

Armazém do Som

Juazeiro do Norte

Dom Rasta

Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré Unidade Juazeiro do Norte do Sesc

Rua da Matriz, 227

Data: 17/7

Horário: 19h

Informações: (88) 3512-3355/ 3587-1065

Cine Sesc

Sobral

Dia 17 - "Iep!"

Classificação indicativa: livre

Dia 24 - "O Espírito da Colmeia"

Classificação indicativa: livre

Local: Unidade Sobral do Sesc

Rua Boulevard João Barbosa, 902

Horário: 19h

Informações: (88) 3611-0954

Temperando Cravos

Encontro Mestre & Aprendiz

Aquiraz

Orquestra Antunes Câmara

Música de Concerto para Orquestra de Cordas

Local: Teatro Tapera das Artes

Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N

Aquiraz

Data: 18/7

Horário: 19h
Acesso gratuito
Informações: (85) 3361-2704
Tenda Sesc Itinerante

Mucambo

22/7

Abertura

- Apresentação da Banda de Música do Município e forró pé de serra com Rosinha do Acordeon
Horário: A partir das 20h

23/7

- Apresentações com artistas locais e show de humor com Luana do Crato

Horário: A partir das 20h

24/7

Encerramento - Dia de Cidadania

Atividades-manicure, teste de glicemia, aferição de pressão, massoterapia, contação de histórias, brincadeiras populares, biblioteca itinerante e apresentação de artistas locais.

Horário: 8h às 11h30
Local: Praça da Matriz
Informações: (88) 3611-0954

Diario do Nordeste - Regional

SAAE coleta recicláveis e óleo durante a realização da Expocrato 2015

coletadelixo

Foto: André Costa

Crato. A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) está fazendo a coleta seletiva dos materiais recicláveis e óleo utilizados no parque da Expocrato 2015. A instituição disponibilizou quatro tonéis em seu estande para recolher metais, plásticos, vidros e papelão, além da distribuição de dez tambores para coletar o óleo usado das barracas.

Todo o material arrecadado no evento será doado para a Associação Engenho do Lixo, formada por catadores de resíduos sólidos da região do Cariri. Essa parceria tem como objetivo apoiar e incentivar a profissão dos coletores, que, em muitos casos, sobrevivem com menos de um salário mínimo por mês, como explica o associado José Leite da Silva. "No fim do mês, ganho entre 500 e 600 reais para sustentar minha família; e, algumas vezes, sou confundido com um morador de rua", conta.

A iniciativa nasceu com a necessidade da SAAEC de conscientizar a população sobre os riscos que esses dejetos trazem para os rios e fontes. Segundo o Engenheiro da SAAEC, Francisco Iago, o óleo jogado nos ralos das pias é um dos principais motivos do entupimento de esgotos no Crato. "Quando o usuário despeja restos de gordura nas tubulações, esses resíduos se aglomeram e formam uma camada que impede a passagem do esgoto. Com isso surgem os vazamentos", explica. O intuito da SAAEC é expandir essa ação para as escolas e restaurantes do município.

Segundo a presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, Janaína Fernandes, esse projeto será uma forma de conscientizar a população sobre a importância de dar a destinação correta aos resíduos: "Vamos lutar para implementar essa campanha na nossa cidade. Essa ação será fundamental para a preservação das nossas fontes, além de melhorar a qualidade das nossas encanações".

Volume

Um levantamento feito em 2011, pelo Plano Municipal de Saneamento do Crato, constatou que o município produz quase 100 toneladas de resíduos diariamente, que são levadas para o lixão da cidade.

A grande quantidade desses resíduos pode penetrar no solo e, em alguns casos, atingir o lençol freático. Segundo a Coordenação de Limpeza Pública do Crato, só durante a Expocrato são produzidos mais de 200 toneladas de lixo no Parque.

Mais informações:

Rota da Reciclagem
Associação Engenho do Lixo
Avenida Paulo Maia, 740
Bairro: Santa Teresa
Juazeiro do Norte (CE)

André Costa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Servidores do IFCE debatem hoje indicativo de greve

IFCEFortaleza

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estarão reunidos, em assembleia geral que acontece sexta-feira, 17/7, às 16h, no Campus Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar), para deliberar sobre indicativo de greve. O debate acontece após votação favorável à deflagração do movimento paredista pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), ocorrida durante a 132ª Plenária Nacional, realizada nos dias 4 e 5/7, em Brasília-DF.
Em todo o País, o corte de R$ 69,9 bilhões no orçamento, anunciado pelo governo Dilma Rousseff, faz com que o sucateamento de serviços públicos e a precarização das condições de trabalho se aprofundem ainda mais. Tal conjuntura tem levado trabalhadores das mais diversas categorias a encamparem fortes campanhas salariais ou deflagrarem greve, como acontece no Serviço Público Federal. Além do SINASEFE, ANDES-SN, FASUBRA, FENAJUFE, FENASPS e CONDSEF também já contam com greves já aprovadas pela base e/ou em curso.

flavio pinto

Lançamento de anões - Por: Emerson Monteiro

GENEBRA (Reuters) - Um pequeno dublê que protestou contra uma proibição francesa à bizarra prática de lançamento de anões perdeu sua apelação diante de um órgão de defesa dos direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), o qual afirmou que a necessidade de proteger a dignidade humana era fundamental (site Uol Últimas Notícias).

Enquanto o órgão das Nações Unidas buscava o patrocínio da condição humana, um anão de nome Manuel Wackenheim postulava seu direito de que homens maiores, em uma discoteca, lhe lançassem no espaço, alegando que proibição, datada de 1995, de tribunal administrativo francês, discriminava e privava do exercício do trabalho. Por conta disso, o processo chegou à ONU, que agora confirmou a decisão.

O artista francês, de apenas 1,14 m, apelara em 1999, junto ao Comitê dos Direitos Humanos, porquanto usava na função um capacete e roupas acolchoadas que têm alças nas costas para facilitar o arremesso do projétil humano, diz a nota.

Via de consequência, em comunicado o comitê divulgou o resultado de seu julgamento, se afirmando satisfeito pela proibição de lançamento de anões não ser abusiva, mas necessária a fim de proteger a ordem pública, incluindo considerações sobre a dignidade humana.

Desta forma, o órgão internacional titulara a preservação do valor da dignidade, assumindo a vez da espécie desses seres, isto é, todos nós, quais, sem conta, dela abrimos mão a preços irrisórios, comprometendo inclusive  outras gerações que hão de surgir.

A notícia considera que tal passatempo originou-se na Austrália e nos Estados Unidos, em torno dos anos 80, consistindo em jogar os pequenos dublês o mais distante possível, como atração de bares e discotecas.

Sabemos dos absurdos que acontecem na noite, jovens musculosos se mutilarem a pretexto de causar espanto, mulheres formosas se exercitarem em grupos prisioneiros de gaiolas e outros desmandos.

O corpo pertence à natureza, anda conosco algum tempo a título de empréstimo. As pessoas de quaisquer tamanhos carecem, portanto, de critério no exercício da carne, centradas na perspectiva do retorno ao mundo invisível, quando se verão a braços com os fizerem neste chão. A dignidade também significa respeito aos praticados na barra dos tribunais superiores.  

O Homem que não vendeu sua alma – por Juliane Campos (*)

Lembro-me de, quando ainda bem menina, ter assistido a um filme, já antigo para aquela época, que me chamou muito a atenção pela força de seu título: "O homem que não vendeu sua alma". Em minha mentalidade infantil surgiu uma interrogação: então um homem pode vender sua alma? Como seria isso? Infelizmente, não tardou muito para eu começar a entender que, ao longo da história, não poucos foram os homens que venderam sua alma, sua consciência, sua honra... Por interesses pessoais, para adequar-se aos costumes muitas vezes decadentes dessa ou daquela sociedade, ou por tantos outros motivos, quanta gente deixou-se levar pela venalidade, caindo na corrupção e no erro!
Assim, quem seria esse "homem que não vendeu sua alma", merecendo que sua memória se perpetuasse até mesmo por  meio de um filme? Rica em detalhes, a película trazia a história de São Tomás Mórus. Vejamos um pouco quem foi este notável santo.
 * **
Tomás Mórus nasceu em Londres, em 1478. Menino muito inteligente, seguiu a carreira do pai, que era magistrado, e bem jovem, com apenas 22 anos, alcançou o doutorado em Direito. Quando começaram suas dúvidas acerca de qual era a vocação que Deus lhe havia destinado, sua grande sensibilidade religiosa levou-o a conhecer a vida comunitária de algumas Ordens da Igreja Católica, passando um certo tempo com os cartuxos de Londres e depois com os franciscanos de Greenwich. Mas, após longas meditações, chegou à conclusão de que deveria optar pela via matrimonial.
Foi um excelente esposo, pai exemplar e verdadeiro amigo dos que lhe conquistaram a confiança. Praticava muito a oração comum em família, participando diariamente da Santa Missa, comungando e confessando-se com freqüência. Mas as austeras penitências que abraçava, só mesmo os seus familiares mais íntimos conheciam.
Em 1504, no reinado de Henrique VII, foi eleito pela primeira vez para o Parlamento, o que marcou o início de uma carreira brilhante de homem público. Já no reinado de Henrique VIII, chegou a ser membro do Conselho da Coroa, juiz presidente de um importante tribunal, vice-tesoureiro e cavaleiro, até chegar a presidente da Câmara dos Comuns. E por fim, por sua integridade moral indefectível, argúcia de pensamento, caráter fiel e erudição extraordinária, foi nomeado Chanceler do Reino em 1529, num momento de crise política e econômica do país.
Mas a grande provação de tão brilhante homem estava por vir.
Quando Henrique VIII quis assumir o controle da Igreja na Inglaterra, rejeitando os preceitos católicos e especialmente a autoridade do Sumo Pontífice, seu Chanceler não lhe deu apoio e pediu demissão. Tomás Mórus foi, por isso, perseguido pelo rei, que lhe confiscou todos os bens, procurando forçá-lo a prevaricar da fé por meio de várias formas de pressão psicológica.
Constatando a firmeza inquebrantável com a qual esse homem não aceitava suas imposições, o rei mandou prendê-lo na Torre de Londres.
Ali o antigo Chanceler padeceu por um longo período. Quando sua filha, o visitava pela última vez no cárcere, ele apontou-lhe quatro monges cartuxos que avistava através das grades, que seriam martirizados por haver igualmente recusado a aceitar os erros do rei: "Veja como vão contentes oferecer sua vida por Jesus Cristo. Quiçá, também a mim, Deus me conceda a coragem para oferecer a vida por sua santa Religião!" Deus atendeu a seus desejos e, na madrugada do dia 6 de julho de 1535, foi decapitado por recusar-se a jurar fidelidade à nova religião imposta a seu país.
Morreu recitando o Salmo 50: "Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia." Preferiu morrer a vender sua alma...
Mártir, foi ele elevado à honra dos altares em 1935. Por seu exemplo de estadista íntegro e coerente, recebeu do Papa João Paulo II o título de Patrono dos Governantes e dos Políticos, a 31 de outubro de 2000. São Tomás Mórus é venerado como exemplo de coerência moral heroica.
De sua vida e martírio emana uma mensagem que atravessa os séculos e fala aos homens de todos os tempos sobre a dignidade inalienável da consciência, onde se encontra "o centro mais secreto e o santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser", como recorda o Concílio Vaticano II (Gaudium et Spes, 16).

(*) Juliane Campos é freira do ramo feminino dos  Arautos do Evangelho

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30