xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/07/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 julho 2015

Estudo mostra aumento de casos de câncer oral na faixa de 30 a 44 anos

1

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto A.C. Camargo mostrou que o número de casos de câncer oral no mundo duplicou na faixa entre 30 e 44 anos, principalmente entre os homens. Quando se compara o período de 2001 a 2010 ao de 1991 a 2000, verifica-se que nessa faixa etária a incidência entre os homens subiu de quatro para dez casos a cada 100 mil habitantes. Entre as mulheres, o número passou de dois para cinco. O estudo foi feito pela epidemiologista Maria Paula Curado.

Estima-se que neste ano sejam diagnosticados no Brasil cerca de 15 mil casos da doença. Este é o sétimo tipo de câncer mais comum no país – 70% a 80% dos diagnósticos ocorrem quando a doença já está em fase avançada. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 15 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer oral em 2015. No mundo, a previsão é de 14 milhões de casos novos e de 8 milhões de mortes. Destes, o câncer de cavidade oral representa 300 mil casos novos e (2,1%) e 146 mil mortes (1,8%) em ambos os sexos.

Segundo o diretor de Cabeça e Pescoço do A.C. Camargo e presidente do 5º Congresso da Academia Internacional de Câncer Oral, realizado em São Paulo, Luiz Paulo Kowalski, esse tipo de câncer esteve historicamente associado a homens mais velhos, tabagistas e consumidores de álcool. “O que mais preocupa é que alguns desses tumores em pacientes jovens estão associados à infecção pelo HPV em dois terços dos casos. Isso está sendo investigado, porque não temos nenhuma informação sobre quais são as reais causas nesses casos.”

(Agência Brasil)

Selo vai reconhecer ações positivas de educação financeira no país

seloenef

O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) encerra neste domingo (12) as inscrições para o edital do Selo Enef. O objetivo é reconhecer iniciativas que promovam a educação financeira no país e contribuam para o alcance dos objetivos da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). A informação é da assessoria de imprensa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), integrante do Conef.

O Selo Enef será válido por quatro anos e poderá ser concedido às entidades públicas e privadas que desenvolvam ações de educação financeira alinhadas aos objetivos e diretrizes da Enef. As inscrições podem ser feitas na página Vida&Dinheiro, na internet.

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) foi instituída pelo Decreto nº 7.397/10. Ela tem como meta promover a educação financeira e previdenciária, de modo a contribuir para o fortalecimento da cidadania, eficiência e solidez do sistema financeiro, ajudando também os consumidores a tomar decisões adequadas na hora de efetuar investimentos. A CVM destacou que a Enef foi instituída como política de Estado de caráter permanente. Ela envolve iniciativas gratuitas, com predomínio do interesse público.

Além da CVM, são membros do Conef os ministérios da Fazenda, Educação, Previdência Social e Justiça, o Banco Central e instituições do sistema bancário e financeiro. O Comitê mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil) para  estruturação e administração de iniciativas de educação financeira.

Editor Jorge Wamburg

4 hours ago|Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

Líder do Estado Islâmico no Afeganistão e Paquistão é morto em ataque de drone

lis

O chefe do Estado Islâmico no Afeganistão e Paquistão foi morto em um ataque de um drone comandado pelos Estados Unidos, afirmaram neste sábado (11) as autoridades afegãs.

Segundo a agência de inteligência afegã, Hafiz Saeed foi morto nessa sexta-feira (10), no Leste do Afeganistão, quando “participava de uma reunião com outros executivos” do grupo.

Hafiz Saeed, ex-comandante da milícia talibã no Paquistão, foi morto em uma operação conjunta de militares afegãos e norte-americanos, disse a agência de inteligência, em comunicado, adiantando que cerca de 30 membros do Estado Islâmico foram mortos.

A ofensiva ocorreu em Achin, distrito próximo da fronteira com o Paquistão, que se tornou um centro para as atividades do Estado Islâmico no Afeganistão.

A morte de Hafiz Saeed é considerada um forte revés para o Estado IslâmicoI, que procura expandir-se no Afeganistão e no Paquistão.

O porta-voz das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão confirmou o ataque, mas não especificou a identidade das vítimas.

(Agência Brasil)

Universidades estaduais apresentam PCCV unificado

URCA2

Representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 10 de julho, no auditório da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior para discutir o novo Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos unificado que irá beneficiar os servidores técnico-administrativos das três universidades. A reunião contou com a presença do secretário Inácio Arruda, do secretário executivo Gilvan Paiva, dos reitores Jackson Sampaio (Uece), Patrício Melo (Urca) e Fabiano Carvalho (UVA) e do deputado Carlos Felipe, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa .

"A proposta do PCCV unificado é um compromisso assumido na gestão passada e que será honrado pelo governador Camilo Santana. O novo plano nasce de um movimento que se estabeleceu dentro das universidades por melhores condições de trabalho para professores, estudantes e servidores, e que já garantiu melhorias importantes nos campus das três universidades. Teremos agora concursos para a área técnica das universidades, mas é preciso pensar na carreira desses profissionais", afirma o secretário Inácio Arruda.

A Comissão responsável pela elaboração da proposta contou com a participação dos técnicos Ana Maria Cavalcante, Cândido BC Neto e Marilene Barros, representando a Secitece; Adriana Pessoa, Francisca Maria Lobo e Flávio Leite Pinheiro, representando a administração superior da Uece, Urca e UVA; Paulo Farias Moreira, José Nilton Alves e Gláucia Braga, representando o SINSESC e Luiz Carlos Dodt (Uece).

O novo plano proporciona uma visão de futuro, onde o servidor tenha uma possibilidade real de crescimento na carreira garante Luiz Carlos Dodt. "O plano vigente hoje é de 1994, mas por uma falta de cuidado, não considerou a constituição de 88 que determina que a transposição de cargo só se dá por meio de concurso, ou seja, essa mudança de cargo não podia acontecer apenas com avaliação. Com isso, de 1994 a 2015 a maioria dos servidores das três universidades estacionaram, tendo apenas o reajuste anual de seu vencimento. O plano traz essa possibilidade de crescimento e busca prestigiar o mérito para o crescimento profissional", garante Dodt.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, diz que dá forma como foi estruturado o novo plano será uma garantia de crescimento permanente, com possibilidade do servidor mudar de referência a cada dois anos. "Em uma carreira de 35 anos, com 60 referências, será possível subir o nível a cada dois anos", avalia.

Caso seja aprovado o novo plano, os servidores que já estão na ativa terão até 30 dias para aderirem ao novo modelo ou não e os aposentados 90 dias. Uma das principais mudanças é gratificação de produtividade e por titulação, que hoje não existe. O novo PCCV irá garantir incremento na remuneração para os servidores titulados - Especialista, Mestre e Doutor, mas também para aqueles de nível médio que consigam a graduação.

O plano proposto foi entregue oficialmente pelos membros da Comissão ao secretário e aos três reitores que irão encaminhar para avaliação da Seplag e PGE. "Não tenho dúvidas da aprovação essa é mais uma etapa que iremos vencer!", garante Inácio.

Sabrina Lima
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará

Governador inaugura estrada em Missão Velha neste sábado (11)

estradacachoeras

O governador Camilo Santana inaugura neste sábado (11), a estrada que liga o município de Missão Velha ao distrito de Cachoeira. Ao lado do secretário das Cidades, Ivo Gomes, Camilo entregará os 4,28km de pista pavimentada com ciclovia, a partir das 16 horas.

Foram realizados ainda serviços de terraplanagem e drenagem e foram instaladas taxas refletivas e sinalização vertical e horizontal. A obra faz parte do Programa Cidades do Ceará Cariri Central e recebeu investimento de R$ 3.539.691,03.

“Um dos objetivos do Programa Cidades do Ceará é estimular a economia, melhorar a infraestrutura urbana e ampliar as capacidades de municípios do interior. Essa obra vem para contribuir com o nosso desejo de fazer com que a região do Cariri seja capaz de dividir com Fortaleza a atração de população, equipamentos e serviços, também por meio do turismo ecológico”, detalha o secretário Ivo Gomes.

Localizada a 3km da sede do município de Missão Velha, a cachoeira é um dos geossítios do Geopark Araripe e caracteriza-se por quedas d’água, com aproximadamente 12 metros de altura, formadas pelo Rio Salgado. Este geossítio está inserido no Parque Natural Municipal da Cachoeira de Missão Velha/Bioparque e na área do Monumento Natural Cachoeira do Rio Salgado.

Além de Missão Velha, estão sendo beneficiados com o programa os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

 

Assessoria de Imprensa da Cidades

Artesanato do Cariri é comercializado em espaço da Ceart na Expocrato 2015

artesanatocariri

Com intuito de promover e comercializar o legítimo artesanato cearense da Região do Cariri, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará/ Central de Artesanato do Ceará (Ceart) vai expor seus produtos em um espaço na Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato 2015) de 11 a 19 de julho. O estande vai contar com a presença de 33 entidades artesanais e grupos produtivos representando cerca de 3 mil artesãos.

O cliente pode encontrar as mais representativas tipologias do rico artesanato caririense como a madeira, couro, pedras, fibras vegetais, argila, fios e tecidos, entre outros. São peças com preços a partir de R$ 5.

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, vai visitar o espaço voltado para o artesanato na Expocrato. "É uma oportunidade de divulgar mais ainda o artesanato do Cariri, celeiro da arte e cultura popular, com artesãos com trabalho reconhecido nacionalmente e até internacionalmente. O nosso artesanato que tem sua importância na economia do Estado", ressaltou Onélia.

Segundo a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato, Amanaci Diógenes, é a chance de os artesãos terem o contato direito com o cliente e da população ver o artesão trabalhando, além de entender os processos produtivos e de criação.

Serviço

Artesanato da Ceart na Expocrato 2015

Data: 11 a 19 de julho

Onde: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, na Avenida Maildes de Siqueira, no Bairro Centro

Diario do Nordeste - Regional

Roberto Carlos abre Expocrato hoje à noite

Roberto-Carlos1

Crato.Tem início neste sábado (11), uma das cinco maiores feiras agropecuárias do Nordeste e a maior do Estado. A Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato) deste ano espera ultrapassar o montante negociado no ano passado, na ordem dos R$ 100 milhões. Estima-se que mais de 40 mil pessoas frequentem o Parque todos os dias. O evento vai até o dia 19, com abertura oficial no domingo (12). O presidente do grupo gestor do Parque, Luiz Gonzaga de Melo, acredita que a crise financeira e a seca não impactarão negativamente. Os organizadores esperam que cerca de cinco mil animais sejam expostos. Haverá leilões de equinos e bovinos de raça e exposição pan-americana de cães.

A rede hoteleira deste município está com 85% de suas reservas feitas para o período. De acordo com a gerente do Hotel Encosta da Serra, Hianny Ângelo, as vagas esgotaram há um mês. Distante apenas 10Km do Crato, os hotéis da cidade de Juazeiro do Norte também sentem o reflexo do evento. Segundo o diretor comercial do Hotel Verdes Vales, Émerson Araújo, dos 154 quartos disponíveis, 80% estão reservados para os dois fins de semana seguintes.

Para atender à grande demanda de público, a estrutura do Parque de Exposição recebeu melhorias. Atendendo orientações do Ministério Público, foi construído um espaço para funcionários, feitas melhorias na rede elétrica, reparos na estrutura física e nas baias e currais onde ficarão os animais a serem expostos.

A grande atração artística deste ano se apresenta hoje: o cantor"Rei" Roberto Carlos. O início está previsto para as 20h30. A organização da Expocrato limitou o público em 20 mil pessoas. Os valores dos ingressos variam entre R$ 500 (cadeira ouro) e R$ 50 (área pista, meia entrada). Segundo o grupo RBA Produções, caravanas dos Estados da Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco já confirmaram presença no show. A Expocrato será a única apresentação do cantor, neste ano, na região nordeste. Mais 26 bandas farão show, em variados ritmos, desde o tradicional forró pé de serra, ao brega, rock, pagode e axé. Entre os mais esperados estão a cantora baiana Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Biquini Cavadão e a dupla Jorge e Mateus. Além do palco principal de 20 metros, há 70 camarotes.

André Costa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

TCM começa a usar novo programa de fiscalização

tcm-ce

Fortaleza. O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) começou a usar nova ferramenta para otimizar a fiscalização das Prefeituras e Câmaras cearenses. Trata-se de software desenvolvido de acordo com as características operacionais do TCM. Ele possibilita uma leitura automatizada e em larga escala dos dados cadastrados no seu Sistema de Informações Municipais (SIM), plataforma que armazena as prestações de contas mensais.

"Esse é o tipo de investimento que acreditamos ser imprescindível para a modernização da instituição. Vemos isso como o caminho que deve ser seguido para que os resultados do nosso trabalho sejam atingidos com a eficiência que é exigida do serviço público", disse o presidente do TCM, Francisco Aguiar.

Com o cruzamento de informações, o programa facilita a identificação e visualização de situações que mereçam maior atenção com base em critérios de auditoria, como a presença de um agente público em mais de uma folha de pagamento, com horários de expediente incompatíveis, indicando acumulação indevida de cargos. A ferramenta permite a comparação entre municípios, de forma ampla ou regionalizada, evidenciando, por exemplo, casos em que produtos ou serviços similares estejam sendo adquiridos com alta divergência de preços. Além disso, possibilita análises qualitativas, quantitativas, aponta tendências e identifica cenários anormais.

O mecanismo, que já está em uso pelas Inspetorias da Corte de Contas, também pode proporcionar o cruzamento das informações com banco de dados de outros órgãos de controle que firmem parceria com o TCM.

Diario do Nordeste - Regional

O leão e o macaco - Por: Emerson Monteiro

Lá certo dia, o leão vendo o risco de deixar este mundo sem nunca haver experimentado a carne do macaco, resolveu conquistar o sagaz animal e satisfazer seus apetites. Chamou a raposa e, juntos, criaram espécie de plano que correspondia a uma audiência permanente com todos da floresta bem dentro da gruta que lhe servia de esconderijo.

Daí começou o movimento, vindo bicho de tudo quanto era canto. Os convidados entravam na furna e passavam horas, depois saíam sem revelar o que acontecia entre eles e o Rei.

Naquilo, o macaco, observador por natureza, ficou de butuca em cima das árvores das imediações, desconfiando que alguma tramoia desenvolvessem na área, envolvendo tanta gente.

Tempo vai, tempo vem, e nada dele tomar gosto, acordar a curiosidade característica e também chegar para negociar com o chefe da floresta.

Nisso, o leão resolveu mudar a tática e ele mesmo veio até a frente da morada a fim de estabelecer diálogo com o símio ainda pendurado no alto das árvores maiores, longe de suas garras.

- Sim, compadre macaco (que os bichos gostam de tratar uns aos outros desse jeito) – foi falando a fera monumental, enquanto sacudia a juba meio parecido que contrariado. – O senhor vive distante das atividades do meu reinado. Quer contar o que se passa nessa cabeça, meu irmão? – perguntou o soberano, querendo impor autoridade nas palavras.

- Ah, majestade, ando sobrecarregado de compromissos por causa das invasões dos humanos explorando e querendo tudo só pra si – explicou o macaco, já de olhos acesos diante da força do leão.

- Pois, então, amigo velho, entre e venha confessar os problemas que atravessa, que decerto oferecerei a tranquilidade que procura para suas preocupações.

- É, majestade, mas analisei bem o seu jeito de atender aos súditos. Notei coisa esquisita e quero salvar minha pele. No chão defronte da porta da gruta há muito mais rastros de animal entrando do que saindo – e dizendo isso, mais que ligeiro sumiu desembestado quebrando cipó no eito da floresta, e nunca que quis maiores aproximações com o leão e sua fome da carne de macaco.  


LIVRO QUE CONTA IMPORTANTES MOMENTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL SERÁ LANÇADO NO ICC


A banda (Cenas do Caminho - Violante Pimentel)

Recebi do meu amigo Nonato Luiz esta página que partilho com os amigos:

Luiz Gonçalo era um senhor sessentão, sempre de bem com a vida e muito bem humorado. Contador antigo, fazia “a escrita” de alguns estabelecimentos comerciais de Natal, e frequentava sempre a Receita Federal, para pedir informações sobre mudanças relativas ao Imposto de Renda.

Muito simpático e educado, o contador era muito bem relacionado, e os funcionários da Receita Federal o recebiam muito bem. Todos gostavam dele, do seu alto astral e do seu grande senso de humor.

Carmen Pimentel era Fiscal da Receita Federal, cargo que passou a se chamar, posteriormente, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Era funcionária antiga, já perto de se aposentar.

Nessa época, estava no auge o grande sucesso de Chico Buarque de Holanda, “A Banda”, que era a música mais tocada nas rádios de Natal.

Numa tarde, Carmen Pimentel estava em pleno expediente na Receita Federal, quando Luiz Gonçalo entrou na sua sala, com a costumeira pasta executiva na mão. Ele sempre se dirigia a ela, quando precisava fazer alguma consulta relacionada com o Imposto de Renda. Amiga pessoal do contador, Carmen tinha satisfação em atendê-lo.

Como também era muito bem humorada, nessa tarde em que Luiz Gonçalo foi à sua sala, Carmen Pimentel, por brincadeira, cantou baixinho um trecho da música “A Banda”, que diz:

“O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou

Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou”…

Imediatamente, Luiz Gonçalo respondeu à provocação da amiga, “sem sair do tom”, cantando outro trecho da mesma música “A Banda”:

“…A moça feia debruçou na janela,

Pensando que a banda tocava pra ela…”

Os funcionários da Receita Federal que ouviram a resposta de Luiz Gonçalo não se contiveram, e a gargalhada foi geral.

O contador, com sua presença de espírito, não ficou por baixo diante da provocação de Carmen, que também riu muito com a resposta que ouviu. Ela não imaginava que Luiz Gonçalo também soubesse cantar “A Banda“.

Quem procura acha…

Carmen Pimentel, muitos anos depois de aposentada, ainda ria, quando se lembrava desse fato….

Sábado cultural: uma tradução da belíssima poesia “Se”, do poeta inglês Rudyard Kipling (Dedicada a presidente Dilma Rousseff)


Se a senhora for capaz de mudar de ideia quando
todo mundo ao seu redor é cabeça-dura e a culpa.
Se mantiver a autoconfiança mesmo errando,
mas der a devida atenção também a quem discorda.
Se responder com fatos a quem, para a senhora, mente
e, sentindo-se odiada, evitar a reação exagerada,
e, mesmo assim, não se mostrar acima do bem e do mal.

Se não se deixar escravizar pelos sonhos da juventude
ou não rejeitar, apenas porque não são suas, as boas ideias.
Se tratar a popularidade e o abismo da impopularidade
como impostores igualmente dedicados a iludir a plateia.
Se conseguir entender que caiu nas próprias armadilhas
e que esse seu tormento é fruto do ego, seu inimigo,
ou se, vendo as suas convicções do passado superadas,
reconstruir novas sem resquícios do credo antigo.

Se for capaz de ver seu conjunto de vitórias e reuni-lo
em um vaso que, mesmo quebrado, preserve as flores,
e, assim, possa começar de novo apenas com valores,
e fazê-lo resignada e sem medo de perder o estilo.
Se for capaz de forçar seu coração, nervos e tendões
a servir sua vontade de salvar seu governo, mesmo
quando tentam o contrário Mercadante, Rossetto e falcões.

Se for capaz de conversar com Stediles e não esmorecer
e com sacerdotes de seitas econômicas sem emburrecer.
Se nem Lula nem Cunha puderem feri-la profundamente.
Se todos os brasileiros pobres dependerem da senhora,
mas poucos em troca de votos e nenhum totalmente.

Se entender que a salvação não virá dos que vivem
de repasses e contracheques do Leviatã obeso,
mas dos brasileiros que trabalham e investem
e, assim, carregam do Estado e da burocracia o peso.

Se usar a passagem implacável do tempo de modo
que consiga fazer o Brasil voltar à normalidade e progredir,
da senhora de novo será o poder que recebeu da urna,
mas que, por ideologia e maus conselheiros, teve de dividir,
e - ainda melhor - na história não deixará lacuna.
 Ah! a insustentável leveza do ser...

O Blog do Crato está muito "Macio" com o Sofrimento do seu POVO ? - Definitivamente, NÃO !


O CRATO NA UTI E O DESCASO DOS SEUS GOVERNANTES

Tenho recebido diversos comentários e fofocas nas ruas de que o Blog do Crato está ultimamente muito "macio e benevolente" para com as mazelas, os descasos e as possíveis falcatruas que acontecem na cidade, no Cariri e no Estado. Será verdade ? Às vezes, meus amigos, o silêncio é uma estratégia poderosa. Esta mensagem vai para as pessoas mais afoitas que adoram ver "sangue" literalmente: Nós não estamos mais "macios" e muito menos "benevolentes". A cada dia, recebemos dezenas de reclamações por parte da população do Crato e cada vez mais se confirma que esta é a gestão mais desastrosa que já se abateu sobre a história da nossa cidade, em que a única obra estruturante que está sendo feita, a rigor, é do Governo do Estado, a Encosta do Seminário, e olha, que foi iniciada em 2005, quando o Governo era do Cid Gomes e o Secretário das cidades ainda era o Cartaxo. De resto, ao chegar a época da festa maior da cidade, a EXPOCRATO, a administração municipal passou uma mão de cal no meio-fio e nas árvores, além de arrumar uma gosma asfáltica para tapar alguns buracos apenas por onde os turistas trafegam até chegar ao parque de exposições ( Eu chamaria isso de enrolação, mas não muito diferente de certos governos anteriores ). O resto da cidade continua no Caos em que esteve mergulhado nos últimos 3 anos, onde aliás, praticamente NADA foi feito pela cidade, a não ser manter o paciente ( Que é o Crato ), na UTI, vivo às custas de aparelhos. Não há um projeto, não há obras estruturantes ou progresso criados nesta gestão; A cidade continua ao Deus dará, dando margem ao aparecimento de outros engodos, outros fenômenos, outros Salvadores da Pátria, que já ensaiam o cortejo fúnebre para afundar o Crato de vez nas próximas eleições, como por exemplo, um bloco de oposição que passou 3 anos calado ante os descasos reinantes na cidade, e agora querem posar de heróis com caras e bocas sorridentes. 

Acorda, Crato! - Os problemas estão cada vez mais sérios. A cidade enfrenta milhares de buracos, crateras em suas ruas secundárias, promessas de campanha que não foram cumpridas, e acho que está até no tempo que começar a circular aquilo que foi prometido por esta calamitosa gestão, para que todos se lembrem, porque muitos admitem hoje que o "fenômeno" é bom de campanha e um péssimo administrador da coisa pública. É Leão de treino! No treino, uma maravilha, na prática, gerenciamento caótico, desorganizado, que levou o Crato a um buraco dentro de outro. 

Não é preciso ser nenhum gênio, um expert, apenas não ter um QI de macaco para perceber a tragédia em que a nossa cidade se encontra atualmente. Crato tem muito que repensar o seu futuro para as próximas eleições, livrando-se dos oportunistas, dos aproveitadores, dos que querem possivelmente usar a máquina pública e o poder para se enriquecer ilicitamente. Mas contra provas, não há argumentos. As dezenas ou centenas de denúncias contra a atual gestão estão mais vivas do que nunca, e o prazo que o Ministério Público deu, de 180 dias para apurar as provas adquiridas na operação "Hora da Verdade" irão se esgotar, e quem sabe, se assim como o prefeito da vizinha cidade de Juazeiro, que saiu com um chute no traseiro para talvez não mais voltar, aqui seja a próxima parada da lista... Há definitivamente, um cheiro de ação no ar! Alguma coisa nos diz que diante de tanto caos, inércia, fraqueza, pobreza de administração, e a imensa revolta popular que já toma conta de todos os bairros do Crato em todos os níveis, não é possível que o poder judiciário fique mais de braços cruzados, quando denúncias do nível das que tivemos, de que até baratas constavam na merenda escolar não se tome uma providência. Está mais do que na hora de agir, e fazer uma LIMPEZA GERAL a nível político no Crato; Fazer com que essa cidade ressurja das cinzas, antes que se torne definitivamente, mais um bairro da próspera e vizinha cidade de Juazeiro do Norte. Salvemos o Crato enquanto há tempo, e que os culpados por esta infame tragédia sejam punidos exemplarmente pela justiça !

Vale lembrar que os Cratenses devem ficar atentos para uma possível manobra por demais conhecida: A de passar 3 anos sem fazer nada pela cidade, e no último ano querer resolver os problemas de última hora, passando uma camada asfáltica na cidade e empreendendo campanha de marketeiros para tentar uma reeleição. Seria muito malcaratismo se isso acontecesse! Muita gente aposta que esta manobra irá acontecer. Você duvida, depois de todo o descaso que temos visto nos últimos anos em Crato ?

Portanto, não estamos "macios" e muito menos, "benevolentes". Estamos observando tática e atentamente o andar da carruagem, e juntos com a Lei. Em breve, os Cratenses terão uma surpresa muito agradável, e terão a quem recorrer nas suas graves e justas reivindicações.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com




Governo do Estado inaugura a primeira etapa da Encosta do Seminário, em Crato, projeto iniciado em 2005.



O governador Camilo Santana e o secretário das Cidades, Ivo Gomes, inauguraram ontem, sexta-feira (10), às 18 horas, a primeira etapa da obra de recuperação ambiental e de urbanização do bairro Seminário, no município do Crato. A obra, que é uma reivindicação antiga da população da cidade, recebeu investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 20.330.889,01. Ao final da intervenção, serão investidos mais de R$ 31 milhões. Foram realizados serviços de contenção da encosta, de recomposição da vegetação e cerca de 16 km de drenagem e de esgotamento sanitário. Também foi construída uma via paisagística no topo da encosta, com extensão total de 1,2 km, incluindo drenagem, esgotamento, terraplenagem, iluminação, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e de atividades esportivas. Além disso, parte das famílias afetadas com a obra que moravam nas áreas de risco foi reassentada no Conjunto Habitacional Novo Crato. Outras famílias ainda serão reassentadas no Conjunto Filemom Lima Verde e Conjunto Monsenhor Montenegro. 

Com o projeto, mais de 30 mil pessoas foram diretamente beneficiadas, além de toda a população cratense, que ganhou um novo bairro, dotado de infraestrutura urbana, eliminando os riscos de desmoronamento da encosta e promovendo a saúde dos habitantes do bairro. De acordo com o secretário, devido à localização privilegiada do bairro, que fica na parte alta do município do Crato, o local foi sendo habitado, mais intensamente nos últimos 40 anos, de forma não planejada, sem infraestrutura de drenagem e esgotamento sanitário, o que causou uma intensa degradação ambiental do lugar. “Por isso, essa obra é tão significativa, tanto para o Governo do Estado, quanto para a população. Ela realmente transformou o local, proporcionando muito mais dignidade e qualidade de vida aos moradores do Crato”, explica o titular.

Lá vamos nós:

Em entrevista à nossa reportagem, o governador Camilo Santana declarou que a obra é na sua totalidade, do Governo do Estado do Ceará. Enquanto isso, diversos políticos andam querendo pegar "carona" na obra para tentar se eleger. Embora a informação do Camilo seja textual, se formos falar a verdade, a obra está em andamento desde 2005, e consta no Plano de Requalificação do Crato ( PRU ), iniciada ainda no Governo Cid Gomes, quando o Secretário das cidades era o Cartaxo. Os recursos provém de uma parceria entre Banco Mundial e Governo do Estado do Ceará. Portanto, de onde é que vem o dinheiro para a Encosta do Seminário ? DO BANCO MUNDIAL. 

Imagens: Franco Neto
Com informações do GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
www.blogdocrato.com








Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30