xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/07/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 julho 2015

Estudantes fazem ato em frente ao Congresso contra redução da maioridade

estudantes

Um grupo de estudantes secundaristas e universitários fez hoje (7) uma manifestação em frente ao Congresso Nacional contra a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da redução da maioridade penal para crimes graves. “A gente está aqui porque somos contra a redução da maioridade, contra o encarceramento da juventude”, disse Breno Lobo, estudante de história da Universidade de Brasília.

 

Estudantes secundaristas e universitários fazem manifestação em frente ao Congresso Nacional contra a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da redução da maioridade penal Valter Campanato/Agência Brasil

Lobo criticou ainda a forma como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conduziu a votação. Segundo ele, houve um "golpe" no rito da Câmara. "Estamos aqui numa reação a atitude do Eduardo Cunha que no dia 30, ao ser derrotado [na votação], preparou um golpe no Parlamento, um golpe antidemocrático e que vai contra o rito da Câmara para impor a sua vontade", disse.

Com faixas e tambores, os manifestantes tingiram de vermelho o espelho d'água em frente ao Congresso, simbolizando a morte de adolescentes. Para Daniele Oliveira, estudante de direito da Universidade Federal Fluminense, em vez de reduzir a maioridade, uma alternativa seria aumentar os investimentos em educação no país. “Parece que prevalece cada vez mais o pensamento de que a gente precisa punir os adolescentes em vez de educá-los. Alimenta-se a lógica de que o adolescente se torna punível antes de ser educado”, criticou.

Ela defendeu as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que prevê medidas punitivas, mas associadas a medias educativas como forma de ressocialização de adolescentes que cometem crimes.

Agência Brasil

Feira de Negócios do Vale do Acaraú será lançada nesta quarta-feira em Sobral

 

veveu-sobral

Será lançada nesta quarta-feira, às 8h30min, a Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva). O ato ocorrerá no Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, tendo a presença do prefeito Clodoveu Arruda (PT) e do superintendente estadual do Sebrae, Joaquim Cartaxo.

O objetivo da feira é reunir negócios, oferecer capacitação e fomentar empreendedorismo, educação e tecnologia. Durante o lançamento da Fenaiva,  será assinada a adesão do município ao novo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas.

O Povo

Edital Tesouros Vivos da Cultura: Secult abre inscrições para novas propostas até 31.07

secult

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está com inscrições abertas até 31 de julho, para novas propostas do Edital "Tesouros Vivos da Cultura". A ação tem por objetivo a inscrição, seleção e titulação de até nove pessoas naturais e duas de grupos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará, bem como reconhecer, proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais do Ceará, por meio da titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

As inscrições são gratuitas e abertas a pessoas naturais e a grupos que atendam de forma cumulativa os seguintes requisitos: comprovar a existência e a relevância do saber e/ou do fazer; ter reconhecimento público de sua atividade específica; deter a memória indispensável à transmissão do saber e/ou do fazer; propiciar a efetiva transmissão dos conhecimentos; possuir residência, domicílio e atuação, conforme o caso, no Estado do Ceará, há pelo menos 20 (vinte) anos, completos ou a serem completados no ano da candidatura; A inscrição poderá ser proposta por qualquer pessoa jurídica de direito público ou privado ou qualquer pessoa natural que seja capaz, na forma do Artigo 9o, da Lei no13.842/2006 e do disposto no 1.3 do Edital, desde que expressamente autorizados pelo candidato.

As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho de 2015, das 8h às 16h30min, com exceção do disposto no item 3.9. do edital,3.3. (ver edital)

É importante ressaltar que serão considerados aptos a serem inscritos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” as pessoas naturais, os grupos dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, cuja produção, preservação e transmissão, assim considerados pelas pessoas e órgãos indicados no Artigo 9o, da Lei estadual no13.842, de 27.11.2006, representativas de elevado grau de maestria, constituindo importante referencial da Cultura Cearense.

Após diplomados “Tesouros Vivos da Cultura”, passarão a dispor de alguns direitos, como registrar seu nome no Livro dos "Tesouros Vivos da Cultura" , ter seus projetos recepcionados preferencialmente quando submetidos a certames públicos promovidos pela Pasta da Cultura relativos à área de atuação do diplomado; e terão a percepção de auxílio financeiro, a ser pago, mensalmente, pelo Estado do Ceará, em valor não inferior a um salário de referência (mínimo), que será destinado, exclusivamente, para as pessoas naturais de comprovada carência econômica.

Com a diplomação, os inscritos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” comprometer-se-ão a transferir suas técnicas e conhecimentos a alunos ou aprendizes, através de programas educativos, os quais, quando organizados diretamente pela Secretaria da Cultura do Estado, terão despesas custeadas pelo Tesouro Estadual.

Com a abertura do edital, a Secult dá continuidade ao seu projeto de investimentos também para aqueles que formam uma sólida manifestação da cultura popular por todo o Ceará.

Interessados em participar do Edital devem entrar em contato com a Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secult, pelo fone 85-3101-6787 ou pelo e-mail: editais@secult.ce.gov.br.

Confira:

Edital dos "Tesouros Vivos da Cultura"

Mais informações:

www.secult.ce.gov.br

Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural – COPAHC

Rua Major Facundo no 500, Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza­CE

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Parceria da Sejus com a Siker instala linha de produção na CPPL II

 

cppl22A manhã desta terça-feira (7) foi de comemoração na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II). A unidade prisional recebeu uma linha de produção da empresa de material esportivo Siker, que fabricará, dentro da casa de privação, coletes e calções esportivos. A novidade significa uma ocupação e renda para os internos. Inicialmente, nove internos estão trabalhando na unidade, mas a previsão é que, no fim do ano, este número seja ampliado.

Na linha de produção, os internos recebem as peças cortadas e lá costuram, fazem o refinamento e a aplicação da marca. Um dos internos empregados comemora a oportunidade. “Eu sempre busquei ocupação aqui dentro. Ter um emprego nessa empresa é importante que nos mantêm ocupados e ajuda no recomeço da vida lá fora”, destacou.

R3cppl2O secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, comemorou mais um passo da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) rumo à implantação de um sistema prisional pautado na humanização e nas oportunidades de trabalho e estudo para os internos. “Cada vez mais tenho encontrado empresários sensíveis a fazer da privação de liberdade algo justo, em que as pessoas paguem suas dívidas com a justiça, mas tenham garantido sua dignidade”, pontuou.

De acordo com o diretor comercial da Siker, Carlos Galdino, a marca tinha todo interesse em participar de um projeto social como esses. “A Siker se consolidou no mercado no segmento de confecção de roupas esportivas, mas em breve devemos entrar com a fabricação de bolas e certamente esse projeto será importante nessa nova fase”, anunciou Galdino.

R4cppl2Para celebrar a instalação da unidade fabril, uma disputa de futebol entre os internos contou com a presença de jogadores dos times Ceará e Fortaleza.  O zagueiro Charles, do Ceará Sporting Club, e o atacante Romarinho, do Fortaleza Esporte Clube, foram as estrelas dos dois times formados pelos internos.

Fotos Giúllian Rodrigues

 

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares

Micro e minigeração de energia no Ceará serão isentas de ICMS

ICMS

     A partir do dia 1º de setembro, a produção de energia elétrica por micro e minigeradores no Estado, igual ou inferior a 1 megawatt (MW), será isenta do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A medida é resultado da aprovação, junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do Convênio ICMS 52/15, que autoriza a adesão do Ceará e de Tocantins à determinação de isenção do tributo, estabelecida pelo referido órgão, em abril deste ano.

    A aprovação se deu através de votação virtual, solicitada pelo secretário da Fazenda, Mauro Filho, e adiantou o resultado que seria obtido na reunião presencial do Confaz, marcada para os próximos dias 16 e 17 de julho, no Rio de Janeiro. Segundo o secretário, a antecipação da medida representa também o compromisso do governador Camilo Santana, que havia acertado a adesão do Ceará ao convênio em reunião com o segmento industrial, no último mês de junho.

    Na avaliação do secretário, a isenção do imposto não deve implicar em grandes impactos para a arrecadação do Ceará. “Isso vai trazer um estímulo para que as pessoas produzam a própria energia, estimular o consumo e a produção industrial nesse segmento e até gerar mais empregos no Estado”, argumenta.

    A isenção do ICMS sobre a energia produzida por micro e minigeração foi aprovada em abril, por meio do Convênio ICMS 16/15, que autorizava os estados de Goiás, Pernambuco e São Paulo a conceder o benefício. Segundo as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é considerada micro geração aquela cuja potência instalada é menor ou igual a 100 kilowatt (kW), enquanto a minigeração tem potência instalada superior a 100 kW e menor ou igual a 1 MW.

 

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Fernanda Teles

Governo do Estado realiza leilão reverso para construir adutoras no interior

 

adutora2O Governo do Estado do Ceará realiza, nesta quarta-feira (8), em Quixeramobim, um leilão reverso para contratação das empresas que irão construir adutoras de montagem rápida no interior cearense. Os equipamentos irão garantir o abastecimento das sedes municipais de Quixeramobim, Ibicuitinga, Independência e Arneiroz, beneficiando cerca de 104 mil pessoas. O lance inicial total para as quatro obras será de R$ 49 milhões, como parte das ações do Plano Estadual de Convivência com a Seca.

Adutora CanindéOs recursos são parte dos R$ 164 milhões anunciados no último dia 19 de junho pelo governador Camilo Santana e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em solenidade no Palácio da Abolição. Na ocasião, o governador destacou que "esses recursos liberados para o Ceará são fruto de planejamento do Governo na execução das ações para garantir a convivência com a seca. Fomos o único Estado que apresentou um Plano de Convivência com a Seca e estamos monitorando diariamente tudo o que acontece para garantir o resultado. E o Planejamento tem sido a marca da nossa política de recursos hídricos".

Adutoras

A adutora que levará água do Açude Pedras Brancas para Quixeramobim terá 60,1 quilômetros e está orçada em R$ 32,3 milhões; Independência receberá águas da Barragem Jaburu II, que fica a 27,6 km da sede municipal. A obra custará R$ 7,4 milhões. Ao custo de R$ 2,3 milhões, a adutora de Arneiroz percorrerá 10,6 km para levar água do Açude Arneiroz II para a sede do município. Já Ibicuitinga será abastecida por meio de adutora cuja fonte hídrica será o Eixão das Águas (que leva água do Castanhão para Fortaleza e Região Metropolitana). Com 27 km de extensão, a obra custará R$ 7 milhões.

Ainda do total de verbas federais anunciado para o Ceará no último dia 19 de junho, serão empregados cerca de R$ 21 milhões no reforço à Operação Carro-Pipa nos 67 municípios em situação de emergência. Outros R$ 94 milhões serão investidos na implantação de sistemas de abastecimento de água para 30.500 habitantes de 64 comunidades rurais cearenses situadas ao longo Eixo Norte do Canal de Integração do Rio São Francisco. A água será captada no próprio Canal e atenderá a populações situadas até 5 quilômetros das margens do Rio. Essas obras serão executadas pela Secretaria das Cidades do Estado, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Leilão Reverso

O leilão reverso, ao contrário do leilão comum - quando algum produto ou serviço é vendido pelo maior lance oferecido –, destina-se a compra ou contratação de serviços a partir do fornecedor que oferecer o menor preço. No dia 24 de março deste ano, o governador Camilo Santana realizou na Assembleia Legislativa seu primeiro leilão reverso no governo. A ação gerou economia de R$ 4,4 milhões para a contratação de empresas para perfurar poços em municípios afetados pela estiagem. O valor total orçado era de R$ 14.497.098,34, sendo contratados R$ 10.096.000,00 ao final do leilão - economia de 30,36%. Ao todo, 17 empresas participaram do pregão, sendo contempladas 6 delas.

SERVIÇO:

Leilão Reverso para contratação das empresas que construirão adutoras no interior
Data: quarta-feira, 8 de julho de 2015
Horário: 9h
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim

 

Henrique Silvestre
Assessor de Imprensa da Secretaria de Recursos Hídricos

Conselho de Administração do Centec nomeia novo Diretor de Extensão e Ensino

 

centec1Em reunião realizada na última quarta-feira (01), o Conselho de Administração do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) aprovou a indicação do agrônomo Silas Barros Alencar como o novo Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec. Ele ocupará também, interinamente, a Diretoria de Ensino e Pesquisa.

Com graduação na Universidade Federal da Paraíba, professor Silas possui mestrado em Agronomia (Fitotecnia) e foi docente da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, durante 13 anos. Tem experiência em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, algodão herbáceo, microaspersão e fruticultura irrigada. Já trabalhou na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos.

O presidente do Conselho e secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, aproveitou a ocasião para homenagear o ex-diretor Odério Lima, destacando o seu empenho durante o tempo em que exerceu a função no Centec. “A passagem do Afonso Odério foi positiva, por ser uma pessoa de muita dedicação à causa do Centec e à formação do povo cearense”, disse o secretário. “Ele se entregou completamente ao trabalho no Instituto”, afirmou.

Durante a reunião, o presidente do Centec, Francisco Lopes Viana, destacou a vocação do Instituto para atuar na extensão tecnológica, afirmando que esse ainda é um espaço que deve ser preenchido, mesmo com a expansão de outras instituições de ensino no interior do Estado. Ele defendeu uma parceria forte com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e o setor privado, para que o Centec fortaleça a extensão tecnológica e a prestação de serviços.

Diante desta discussão, retornou à pauta do Conselho a necessidade de renovação e fortalecimento da atuação do Centec. “Certamente, o governo vai discutir o novo papel do Centec. Esse é um debate que iremos fazer”, garantiu Inácio. Essa renovação vem sendo discutida desde a primeira reunião do Conselho de Administração este ano. Pensando neste redirecionamento institucional, os representantes do corpo técnico administrativo, Jerônimo Lima e Paulo Gaudêncio, apresentaram ao Conselho uma proposta inicial de renovação gerencial do Centec.

O Conselho de Administração deliberou também acerca dos aditivos aos contratos de gestão do Centec com a Secretaria das Cidades e Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura, os quais foram aprovados. Mas, segundo o secretário Inácio Arruda, o aditivo da Secitece ainda será deliberado junto a outros órgãos do Governo.

A reunião também abriu espaço para uma discussão sobre mudanças no processo seletivo dos profissionais que atuam nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), que é realizado pelo Centec em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). Com os ajustes que foram aprovados, os candidatos a professor de nível técnico não precisarão mais se submeter ao teste psicológico e à prova didática.

A avaliação da didática docente se dará nos três primeiros meses de aula, durante o contrato de experiência. Além disso, a prova objetiva acontecerá em 20 Credes (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação) e não apenas em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, como ocorria anteriormente. Segundo o diretor administrativo do Centec, Elder Sampaio, as modificações foram necessárias para dar agilidade ao processo e para alcançar um maior número de candidatos em todo o Estado do Ceará, atendendo com maior agilidade e eficiência à demanda da Seduc.

 

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec

Barbalha e Sobral esperam ampliar serviço de radioterapia

radioterapia

Foto: André Costa

Barbalha. Este município da região do Cariri cearense e Sobral, localizado região Norte receberão ampliação dos serviços de radioterapia respectivamente no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo (Barbalha) e Santa Casa de Misericórdia de Sobral. No caso de Barbalha, o processo licitatório já foi concluído, porém, ainda sem data definida para o início da construção de um bunker - local específico destinado a abrigar os aceleradores, garantindo a segurança dos pacientes e profissionais.

Complexidade

De acordo com o assessor jurídico da unidade de Barbalha, Amilcar de Sá Barreto, a obra é de grande complexidade. "Estamos num período em que o governo está cortando gastos, portanto não sabemos precisar o início da obra. Caso comece neste ano, acredito que no fim de 2017 esteja concluída, por se tratar de uma construção complexa e que envolve altos valores", afirmou Barreto.

Ele adiantou que, apesar de já ter sido feita análise de solo, verificação da planta baixa, licença na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), entre outras exigências do Ministério da Saúde, "ainda não houve uma sinalização concreta para início das obras".

Equipamento

Além da construção deste bunker, Barbalha receberá um novo equipamento utilizado para o tratamento com radioterapia de diversos tipos de câncer, chamado de acelerador linear. O Hospital já conta com um equipamento destes, porém, com algumas limitações devido ao seu ano de fabricação. Já no município de Sobral, ainda não existe tal equipamento.

Atualmente, cerca de cinco pacientes são atendidos por dia no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, somente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Amilcar de Sá acredita que, com a ampliação dos serviços de radioterapia, este número pode dobrar. Ainda segundo ele, o equipamento será de grande importância, não só para a macrorregião do cariri, mas para cidades de todo o Ceará e Estados vizinhos que demandam atendimento.

Expansão

O plano de Expansão da Radioterapia no SUS, lançado pelo Ministério da Saúde em 2012, tem um investimento previsto de R$ 500 milhões para a compra de 80 aceleradores lineares utilizados para a ampliação de 36 serviços e construção de 44 novos serviços em 23 cidades, alcançando 65 municípios. Além disso, prevê a realização de obras para acomodar os equipamentos, privilegiando as demandas regionais de assistência oncológica, com o objetivo de reduzir os vazios assistenciais.

Os aceleradores adquiridos pelo Ministério da Saúde constituem na maior compra de equipamentos para atender a serviços do SUS. O valor da compra, realizada por licitação, chegou a R$ 119,9 milhões, incluindo também a elaboração de projetos básicos de arquitetura e executivos e o apoio à fiscalização e supervisão da execução das obras nos 80 hospitais que receberão os equipamentos.

O investimento do Ministério da Saúde na assistência oncológica cresceu quase 63% desde 2010, totalizando R$ 3,1 bilhões em 2014. Houve um aumento de mais de 20% na realização de radioterapia e quimioterapia, entre 2010 e 2013, chegando a 10 milhões de procedimentos radioterápicos e 2,7 milhões de quimioterapia.

Atualmente, 283 hospitais estão habilitados para tratamento de câncer no SUS. Destes, 146 também possuem habilitação em radioterapia e contam com 261 equipamentos. Com as 80 novas soluções - equipamento de radioterapia e bunker. Assim, o País passará a contar com 340 equipamentos.

Fabricação

Para estimular e abastecer o mercado nacional, o Ministério da Saúde e a empresa Varian firmaram na quinta-feira passada, acordo para a construção, em Jundiaí (São Paulo), da primeira fábrica para soluções de radioterapia da América Latina.

Será a terceira unidade da empresa no mundo a produzir aceleradores lineares. A medida faz parte da compensação tecnológica prevista no Plano de Expansão da Radioterapia no SUS. A previsão é de que a unidade inicie suas atividades em dezembro de 2018.

Além da fábrica para produção de aceleradores lineares, estão previstas outras ações de desenvolvimento e qualificação de fornecedores locais, desenvolvimento de softwares e a criação de um centro de treinamento e capacitação no Brasil.

Com isso, a empresa pretende capacitar fornecedores para a linha de produção e profissionais brasileiros para garantir que o produto final tenha ao menos 40% de partes, peças, acessórios e software confeccionados no Brasil.

Atualmente, tanto os aparelhos, aceleradores lineares, quanto suas peças e softwares utilizados na programação das sessões de radioterapia e organização da assistência são importados. Desta forma, o acordo dará ao Brasil uma maior autonomia nesta área estratégica para a saúde em relação ao mercado internacional.

Mais informações:

Hospital Maternidade São Vicente de Paulo - Avenida Coronel João Coelho, 299 - Barbalha

Telefone: (88) 3532-7100

Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Rua Antônio Crisóstomo de Melo, 919 - Centro - Sobral

Telefone: (88) 3112-0400

André Costa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Metrô do Cariri apresenta risco em vários trechos

metrocariri

Foto: André Costa 

Juazeiro do Norte. A morte de uma criança de nove anos de idade, atropelada, na semana passada, por uma composição do metrô do Cariri, nesta cidade, expôs problemas antigos que põem em risco transeuntes e condutores. Ao longo dos quase 14Km de percurso que liga as cidades de Crato e Juazeiro, diversas passagens clandestinas foram abertas por moradores locais para encurtar a distância da travessia em detrimento do risco que eles correm.

O pequeno Kauã Ferreira de Oliveira perdeu a vida ao tentar atravessar a linha férrea por uma dessas passagens ilegais. Sua sandália teria ficado presa entre os trilhos no momento em que fazia a travessia. De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa que administra o metrô do Cariri, "existem muros de proteção, construídos de um lado e de outro do trilho, impedindo a passagem da população no trecho do acidente, e sinalizando que aquele não é um ponto para passagem". A respeito das "travessias clandestinas", o Metrofor adverte que estas são ações de iniciativa da população, combatidas pela empresa por meio da implantação de obstáculos.

Cancelas quebradas

Das seis canceladas automatizadas existentes no percurso entre as duas cidades, a metade está com defeito. No ano passado, foram registrados sete acidentes envolvendo o metrô, com uma morte. Em maio, um homem de 34 anos foi colhido na passagem de nível localizada na Avenida Padre Cícero, uma das mais movimentadas do trecho.

Ele trafegava de moto e não resistiu aos ferimentos. O Metrofor informou que acompanha o funcionamento da sinalização necessária para a segurança da população e que "realiza os reparos eventualmente necessários". Ainda segundo a empresa, somente no mês de junho, foram substituídos braços de cancela danificados na passagem de nível da Rua São Pedro e da Rua José Marrocos.

"Em muitos casos, a danificação das cancelas acontece por ação de transeuntes, carros ou motos, que, de alguma forma batem nos braços das cancelas e provocam o mal funcionamento. É preciso observar, ainda, que a cancela representa uma sinalização complementar para a segurança nas passagens de nível. A sinalização principal é feita através de alarme sonoro e alarme luminoso, que são acionados automaticamente quando o trem se aproxima", acrescentou a empresa.

De acordo com o frentista Alberto Aguiar de Castro, 31, apesar de os reparos serem feitos em alguns trechos, em outros o problema ultrapassa meses sem solução. "Passo diariamente pela Avenida Padre Cícero e não lembro a última vez que a cancela estava funcionando. Muitas vezes, o condutor trafegava com o vidro fechado, som ligado e não escuta o alarme.

Para evitar acidentes, o melhor mesmo seria que a cancela baixasse", considera. O metrô do Cariri possui 13,6Km de extensão, passando por Juazeiro do Norte e Crato. São cinco estações em Juazeiro (Fátima, Juazeiro, Teatro, Antônio Vieira, Escola) e outras quatro no Crato (São José, Mauriti, Padre Cícero, Crato). Em média, 1.200 pessoas são transportadas por dia.

Mais informações:

Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)

www.metrofor.ce.gov.br

Rua 24 de Maio, 60 - Fortaleza - CE

Telefone: 155

(Ouvidoria do Governo do Estado)

André Costa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Barbalha assegura recursos do Ministério da Saúde para conclusão de quatro postos de saúde

 

blogmedia-32799

Vice-prefeita Betilde Correia e o prefeito Zé Leite administram Barbalha.

O município de Barbalha vai concluir obras já iniciadas em quatro postos de saúde. A garantia foi dada nesta segunda-feira (6), pelo ministro da Saúde Artur Chioro, que recebeu em seu gabinete, em Brasília, o prefeito Zé Leite (PT). Os recursos para a conclusão das unidades serão repassados ao longo dos próximos meses.
O prefeito Zé Leite requereu ainda verba para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Barbalha, no entanto, ministro Artur Chioro ficou de dar uma resposta nos próximos dias.

flavio pinto

Tribunal de Justiça torna deputado Agenor Neto inelegível

AgenorNeto

 

Agenor Neto pode recorrer da decisão do TJCE.

Com planos definidos para voltar, em 2016, à Prefeitura de Iguatu, e mais - como querem alguns puxa sacos de plantão e à disposição, colocá-lo com já pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza-, o deputado estadual Agenor Neto (PMDB) recebeu, nesta segunda-feira (6), uma notícia que o deixou contrariado. A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará o condenou por crime de improbidade administrativa e o deixou inelegível. O processo teve como relatora a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha e como revisor o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho.
A decisão dos desembargadores foi tomada com base em uma denúncia do Ministério Público Estadual apresentada quando Agenor Neto era prefeito de Iguatu e contratou 1.840 servidores temporários a partir do ano de 2009. O número de temporários, segundo o desembargador Paulo Airton Albuquerque, era ‘’equivalente a 86,26% da quantidade de servidores ativos e inativos, efetivos, comissionados e bolsistas’’.
De acordo, ainda, com o desembargador, ‘’a instância revisora acolheu a tese de que as contratações temporárias de 1.840 servidores sem concurso público eram do conhecimento do apelante (Agenor Neto), que tinha consciência da ilicitude da admissão de pessoal na Administração Pública sem observar a regra constitucional que assegura isonomia, legalidade, impessoalidade e moralidade’’.
Segundo o desembargador Paulo Airton, ‘’ tais contratações perduraram pelos 2 mandatos do réu no Poder Executivo de Iguatu, uma vez que somente no sétimo ano do seu mandato e após a medida liminar de afastamento de tais servidores temporários, adotou medidas efetivas para a realização de concurso público’’. Disse, ainda, que, ‘’considero, portanto, que as penas aplicadas, quais sejam, as de suspensão dos direitos políticos do apelante por quatro anos constitui, como reconhecido na sentença, o meio termo entre a pena mínima (3 anos) e a máxima (5 anos), assegurando o princípio da proporcionalidade em razão da conduta tipificada’’.
Quanto à punição pecuniária, o desembargador afirma que ‘’a multa civil, por sua vez, aplicada à razão de dez múltiplos do último subsídio auferido no cargo de Prefeito do Município de Iguatu equivale a 10% da sanção máxima prevista no inc. III do art. 12 da Lei nº 8.429/1992, revelando a sua razoabilidade’’. O voto do revisor determina, ainda, a proibição de Agenor Neto contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos igualmente encontra previsão legal’’.
Ao final da votação, a Câmara Cível rejeitou, por quatro votos a zero, o recurso interposto por Agenor Neto e assinado pelo  advogado Fabrício Moreira em uma tentativa de convencer os desembargadores da inexistência de crime de improbidade administrativa. Agenor ainda pode recorrer da decisão, mas, se decidir entrar na disputa pela Prefeitura de Iguatu, começa a campanha na condição de candidato inelegível.

flavio pinto

Feira de Livros Infantis no Cariri Garden Shopping

FEIRADELIVROSINFANTIS

Foto: Divulgação.

O universo da leitura ao alcance das crianças e público infanto-juvenil no Cariri Garden Shopping pode ser vivenciado, por meio da Feira de Livros Infantil, que está sendo realizada desde o último dia 3 de julho  e vai até o dia 3 de agosto, aproveitando esse momento das férias para o público de toda a região. A feira acontece no átrio de shopping, com um mês de pura viagem ao universo encantado da leitura, do lúdico, e da descontração, com todo o acervo proposto para o evento. A expectativa de público, segundo o coordenador, Cássio Medeiros, é de cerca de 10 mil pessoas visitando os espaços da feira, no período de 30 dias de realização.
Com isso, a superintendência de marketing do Cariri Garden Shopping avalia um crescimento de fluxo de público no local de 20%, com acréscimo nas vendas do mesmo percentual. Essa realidade também deve-se a um período de alta estação que a região está vivenciando durante esse mês de festas na região, a exemplo da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato), que acontece de 11 a 19 de julho. É um dos períodos de maior afluxo de visitantes e turistas no Cariri, em função da festa.
A feira tem um caráter acima de tudo pedagógico, com incentivo à leitura, além das atividades educativas, proporcionando criatividade à infância, incluindo os livros anti stress, para colorir. As peças também estarão disponíveis em preços bem acessíveis a partir de R$ 4,00. São livros de várias editoras. Essa feira normalmente tem ocorrido em capitais, a exemplo de Recife, João Pessoa, Caruaru,e cidades de porte médio, agora retornando o evento na terra do Padre Cícero.
O espaço onde estará montada a feira será bem lúdico, o que já torna os meninos e meninas de até 12 anos já bem ambientados, com cerquinhas coloridas, mesas, cadeiras e tapetes antialérgicos coloridos para leitura no local, garantindo lazer e tranquilidade para os pais na hora das compras ou do passeio com as crianças. A ideia é atender um público amplo de abrangência não apenas do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, além das outras cidades da região, mas do interior de estados vizinhos, como Paraíba, Pernambuco e Piauí.

(Assessoria do shopping)

Santana co Cariri sedia Festival de Música

santana_do_cariri

O município de  Santana do Cariri, no Cariri Oeste, está realizando até a sexta-feira (10),  o 1º Festival de Música Santa Cecília. O Festival tem o objetivo de resgatar a música instrumental e vocal brasileira, divulgando os compositores da região do Cariri e suas obras, valorizando a formação dos músicos e seus renomados professores.
O Festival de Música Santa Cecília, é uma realização da Associação do Instituto Santa Cecília, Secretaria de Cultura do município e patrocinadores, que mantém duas estruturas: pedagógica e artística – que entrelaçam gerando novos valores e visões para a Criação, Vivência, Performance e a Educação Musical.
Essas estruturas procuram privilegiar "todas as músicas" principalmente a música brasileira, mantendo sempre o alto nível de performance dos músicos convidados. Na mesma ótica, o evento terá dois eixos de atividades: pedagógico e artístico. A estrutura pedagógica com cerca de 10 cursos, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural presentes na nossa contemporaneidade.
A Programação Artística, contará com sete eventos realizados nos mais diversos espaços da cidade, atingindo um público de várias faixas etárias e camadas sociais. Durante o evento serão constituídos grupos de formação diversa: Bandas de Música, Coro Infantil e Adulto, Grupos de Flautas, Grupos de MPB e montagem de espetáculos.

(Colaborou Amaury Alencar)

flavio pinto

Grécia apresentou proposta de acordo, diz premiê

 

Medidas foram entregues a líderes políticos e financeiros europeus, que lamentavam a falta de um posicionamento claro

23267755Francois Walschaerts/AP - 7.6.15

O premiê grego, Alexander Tsipras, chega a Bruxelas para a reunião do Conselho Europeu

O premiê da Grécia, Alexander Tsipras, disse nesta terça-feira (7) ter apresentado aos líderes europeus uma proposta de acordo com os credores internacionais. As medidas foram apresentadas ao Conselho Europeu, órgão máximo da União Europeia (UE), e ao Eurogrupo, reunião informal dos ministros das Finanças da zona do euro.

O anúncio surge no fim de um dia de frustração em Bruxelas, onde as lideranças europeias se reuniram emergencialmente nesta terça-feira (7), pois os respresentantes do governo grego apareceram sem um conjunto de propostas claras.

Durante o encontro do Eurogrupo, o ministro das Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos fez apenas uma apresentação oral e discutiu questões-chave do possível acordo para que a Grécia continue a ter acesso às verbas de regaste.

"Todo mundo se irritou", disse uma fonte de um governo da zona do euro, que pediu para não ser identificado porque a reunião foi fechada, à agência Associated Press.

Um dos pontos-chave das negociações é que a Grécia pede para que os termos dos empréstimos de resgate sejam aliviados. Os líderes europeus estão divididos e a Alemanha, o principal credor da Grécia, reluta a aceitar.

O Fundo Monetário Internacional (FMI)  - que na semana passada tomou um calote de 1,6 bilhão de euros de Atenas - pediu aos governos europeus para aceitarem períodos de pagamento mais longos e taxas de juro menores nos empreśtimos à Grécia. Muitos economistas dizem que a dívida do país, de cerca de 180% do Produto Interno Bruto (PIB), é insustentável.

No domingo (5), a população grega rejeitou em referendo a última proposta apresentada pelos credores para continuar a emprestar para o país. A medida fortaleceu Tsipras, membro do Syriza, partido de extrema esquerda eleito com uma plataforma antiausteridade.

Domingo

Antes de Tsipras anunciar a apresentação de suas propostas nesta terça-feira (7), os líderes europeus haviam acordado - não sem críticas - a aguardar até domingo por um posicionamento de Atenas.

"Nós vamos ver se no domingo essa questão será resolvida de uma vez por todas", disse o premiê italiano, Matteo Renzi. "Havia uma promessa para hoje. Aí, eles prometem para amanhã", disse o presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite. "Para o governo grego é sempre 'amanhã'.

economia.ig.com.br

Câmara aprova texto principal da MP do Futebol

 

Medida trata da renegociação das dívidas dos clubes e exige contrapartidas.
Deputados ainda precisam concluir análise de alterações propostas.

camarafederal

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) o texto principal da MP do Futebol, medida provisória que trata do refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol com a União, estimadas em R$ 4 bilhões. Em contrapartida, as entidades terão que se submeter a novas regras de gestão transparente e estarão sujeitas a punições.
Após a análise do texto principal, os deputados ainda precisarão analisar sugestões de alteração à medida provisória. Quando a votação for concluída, a MP seguirá para análise do Senado. A medida foi enviada ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff em 19 de março deste ano (veja no vídeo abaixo).

 

Para aderir ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) e serem beneficiados pela renegociação das dívidas, os clubes terão que cumprir uma série de requisitos.
Entre as exigências, estão a obrigatoriedade de estar em dia com as obrigações trabalhistas e tributárias; a fixação de mandato de quatro anos para os cargos de direção; e a publicação na internet da prestação de contas após ter sido submetida a auditoria independente. O texto aprovado também estabelece um calendário para a redução do déficit.
Em caso de descumprimento do contrato de refinanciamento, prevê a MP, o clube não poderá se beneficiar de incentivo fiscal ou repasse de recurso público federal pelo prazo de dois anos.

A proposta aprovada também estabelece que o dirigente de entidade desportiva responderá por gestão irregular ou temerária quando for comprovado que ele desviou recursos dos clubes ou contratou empresas de parentes. Caso constatada a responsabilidade dele, este dirigente ficará inelegível por dez anos em qualquer entidade desportiva profissional.
Relator da medida provisória, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) defendeu a aprovação do Profut e disse que se trata do "início da solução do futebol brasileiro".
"É uma possibilidade de um futuro promissor. Tenho certeza que esse 7 a 1 será uma página virada da nossa história", afirmou, em referência à derrota da Seleção Brasileira pelo placar de 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo do ano passado.
Destaques
Durante a análise dos destaques (propostas de alteração ao texto principal), os deputados aprovaram uma emenda que altera um trecho específico do texto enviado pelo Executivo ao Legislativo.
O texto original previa que o clube não poderá comprometer mais do que 70% da sua receita bruta anual com a folha de pagamento e direitos de imagens dos jogadores. Pelo texto aprovado na Câmara, o percentual sobe para 80%.
Os deputados mantiveram trecho do texto principal no qual é determinado que os clubes terão prazo de 20 anos para quitar as dívidas.

Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília

LANÇAMENTO DE LIVRO DIA 16 DE JULHO NO ICC, EM CRATO


Com 130 fotos do acervo do Instituto Miguel Arraes, a obra aborda episódios políticos pré e pós-golpe de 1964, vividos pelo casal, e revela momentos pessoais e da intimidade da família no exílio e no retorno ao Brasil, após a anistia de 1979. Relata, ainda, a infância e a juventude da cearense de Fortaleza, Magdalena Arraes, hoje com 86 anos. Um testemunho situado dentro do contexto histórico do século 20 no País e no mundo.

Resultado de pesquisas e entrevistas do jornalista Laílson de Holanda e da historiadora Valda Colares, o livro desfaz a imagem comum atribuída a dona Magdalena de apenas uma singela companheira presente, mãe dedicada e atuante presidente da Cruzada de Ação Social. Agrega à personagem o perfil de protagonismo político – a quem Arraes confidenciava fatos e consultava – e uma intelectual e mulher independente na juventude.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31