xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/06/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 junho 2015

Mochilas abandonadas mudam rotina da segurança no Palácio do Planalto

mochila

Mochilas deixadas em frente ao Palácio do Planalto mobilizam Esquadrão de BombasValter Campanato/Agência Brasil

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República divulgou nota da noite desta quarta-feira (24), na qual informa que as duas mochilas e uma bolsa deixadas em frente ao Palácio do Planalto não continham qualquer objeto ameaçador.

Os objetos abandonados causaram, porém, apreensão, e mudaram a rotina da segurança do palácio, que por volta das 15h acionou a Polícia Militar (PM), bombeiros e seguranças. O Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM isolou logo o local num raio de cerca de 25 metros e utilizou um robô para carregar as bolsas até um ponto próximo para raio-X.

De acordo com o comandante do Esquadrão de Bombas do Bope, Eduardo Matos, nas duas mochilas foram encontrados livros, roupas, e objetos de higiene pessoal. A bolsa, segundo ele, deu um pouco mais de trabalho porque, embora o raio-X não identificasse nenhum objeto parecido com bomba, não foi possível identificar todo seu conteúdo apenas com a ajuda do robô.

Por isso, ela foi levada para local isolado, onde foi detonada de maneira controlada às 20h10, e também não continha nenhum explosivo. “Pelo fato de estarmos em frente ao Palácio do Planalto, fizemos esse procedimento de deslocar as malas para um local mais seguro, até por causa do volume”, disse Matos. Ele explicou que, a exemplo das primeiras bolsas, foram encontradas roupas e objetos pessoais.

De acordo com o GSI/PR, o Batalhão de Operações Especiais da PM atendeu prontamente o cnhamado para executar os protocolos de segurança, com o objetivo de avaliar a suposta ameaça e liberar a via pública, garantindo, dessa forma, a integridade de pessoas e veículos que passam pelo local.

Apesar da detonação da última bolsa ocorrer apenas às 20h10, o GSI adiantou que “os trabalhos técnicos terminaram por volta das 19h30, e a PM informou que não foram encontrados objetos que pudessem causar riscos de natureza pessoal ou material”.

Durante a tarde e parte da noite, o trânsito foi deslocado em frente ao Congresso Nacional, impedindo a circulação de veículos na Praça dos Três Poderes. O robô da PM levava em torno de 30 minutos para averiguar cada bolsa. Ele se aproximava e levantava o objeto. Em seguida o sacudia e o levava para a frente de um aparelho de raio-X, a cerca de dez metros de distância.

O clima de tensão que se instalava no local foi agravado antes mesmo do robô ser posto em ação. Por volta das 15h45, servidores do Judiciário, que pedem reajuste salarial para a categoria, deram trabalho à polícia. Antes parados em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), os manifestantes se deslocaram para o Palácio do Planalto, onde o isolamento da área era feito. Eles tentaram invadir a pista onde as bagagens estavam, provocando correria da PM e de seguranças do palácio, devidamente munidos com gás de pimenta.

Em questão de minutos e após breve confronto com uso de spray de pimenta, os manifestantes foram recuados para uma área segura e, minutos depois voltaram para a frente do STF. “Todo o cuidado que tivermos para lidar com isso, consideramos pouco. Não trabalhamos com suposições de que não vai ter nada para evitarmos um problema posterior, por falta de prevenção. Todo o cuidado que tivemos, os transtornos pela interdição de vias foi estritamente necessário”, frisou Matos.

O dia agitado do lado de fora não alterou, porém, a rotina de trabalho da presidente Dilma Rousseff, que cumpriu sua agenda normalmente e deixou o palácio por volta das 20h.

Agência Brasil

Comunidades rurais de Mauriti serão beneficiadas com abastecimento de água

mauriticeFoto: Divulgação

O município de Mauriti, na Região do Cariri, deve ganhar 37 pontos de abastecimento de água até 2016. A informação é assessoria de imprensa do município que destacou a solenidade de entrega simbólica do benefício. Estiveram presentes ao Palácio da Abolição, o prefeito Evanildo Simão (PT) e a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Aparecida Bernardo. A entrega foi feita pelo governador Camilo Santana (PT).
Para a construção dos pontos, devem ser usados recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional que investirá do Estado R$ 164 milhões. As obras estruturantes estão previstas no Plano Estadual de Convivência com a Seca, anunciado pelo governador Camilo na última semana.
O plano deve ser colocado em prática com a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, prevista para 2016. Em Mauriti serão contempladas 37 comunidades rurais com os pontos de abastecimento. Entre as comunidades contempladas estão os sítios Cana Brava Grande, Cana Bravinha, Cipó, Guigó, Quixabinha, Quixabinha das Pastoras, Quixabinha dos Leites, Gomes, Descanso, Malhada/Sítio Novo, Palestina do Cariri, Umburanas, entre outras.
No Cariri os municípios de Penaforte, com quatro comunidades, Jati (12), Brejo Santo (10) e Barro (1), também, serão contemplados com as obras. Os sistemas de abastecimento foram projetados e desenvolvidos em uma parceria do Ministério da Integração Nacional e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).

flavio pinto

Nomeados reitor e vice-reitor da Urca

 

reitorurca

Foto: Divulgação/Urca

O governo Camilo Santana, assinou na terça-feira (23), em seu Gabinete, no Palácio da Abolição, a nomeação do Reitor eleito da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo, e do Vice-Reitor, Lima Júnior. A solenidade de posse será no dia 1° de julho, no Crato.
Na ocasião, o reitor nomeado e o vice-reitor estavam acompanhados da reitora da URCA, professora Otonite Cortez. O governador desejou sorte a ambos. Os secretários Élcio Batista (Chefia de Gabinete) e Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior) também participaram do encontro.
A solenidade de posse está marcada para acontecer no Ginásio Poliesportivo, às 19 horas, com inaugurações dos equipamentos: Residência Universitária, prédio do Programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular, Biotério e Ginásio Poliesportivo da URCA. Todos no campus do Pimenta I e II.

flavio pinto

Luiz Ivan deve assumir prefeitura nesta quinta com algo novo pra mostrar

 

luizivan

Luiz Ivan deve assumir oficialmente a prefeitura nesta quinta-feira (25)

Enfim, depois de décadas, Juazeiro do Norte poderá ter, pelo menos por seis meses - se assim a Justiça entender e manter o afastamento de Raimundão -, algo novo na política local. O vice-prefeito, agora prefeito interino - só Deus sabe até quando -, Luiz Ivan Bezerra deve tomar posse nesta quinta-feira (25), em solenidade na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, a ser comandada pelo presidente Danty Benedito (PMN).
Entre as metas do prefeito interino, a médio prazo, está o rompimento imediato de todos os contratos e serviços terceirizados considerados suspeitos e efetivados por Raimundão. Luiz Ivan sabe que para governar de forma independente terá de aparar as arestas e tocar a administração à sua maneira. Não vai querer associar sua gestão a de Raimundão. Claro que haverá o respeito entre ambos, mas vai querer mostrar sua capacidade administrativa.
Nesse primeiro momento, onde quase tudo está indefinido, até mesmo o período de sua interinidade, Luiz Ivan pretende governar com os aliados de Raimundão e com o mesmo secretariado, para posteriormente, caso a Justiça lhe conceda mais tempo, apresentar seu real plano de governo pra Juazeiro do Norte.
Em tempo, recentemente Juazeiro experimentou algo novo sim, ao conduzir ao Palácio Geraldo da Cruz, o então prefeito Manoel Santana, que entre erros e acertos governou esta cidade entre 2009 a 2012, perdendo a reeleição para Raimundão.

flavio pinto

Raimundão vai ao fórum se inteirar do pedido de afastamento

Raimundaomacedo

Contrariando as informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Juazeiro do Norte, no "apagar das luzes" do expediente desta terça-feira (23) do Fórum Juvenal Santana, o prefeito Raimundo Macedo foi visto por servidores do órgão, se inteirando do conteúdo do despacho do juiz Gúcio Carvalho. De acordo com servidores que pediram pra não se identificar, Raimundão chegou por volta das 16h50min. ou seja, 10 minutos antes do fim do expediente. Assinou o termo de seu afastamento, recolheu  cópia da decisão e saiu.
Na terça-feira (23), um dia após o afastamento do prefeito Raimundo Macedo, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura divulgou nota afirmando que Raimundão estava em Fortaleza acompanhando seus advogados ao TJCE, onde dará entrada ainda hoje a recurso solicitando seu retorno ao cargo.

Flavio Pinto News

UFCA vai abrir inscrições para concurso público para professor efetivo

ufc

Estão abertas as inscrições do concurso público para o cargo de professor efetivo do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA). Os candidatos deverão portar titulação de graduado e mestre e possuir no histórico acadêmico disciplinas relacionadas ao setor de atuação.

De acordo com o edital24/2015 as áreas de estudo são: Libras, Canto Coral e Técnica Vocal, Lógica e Filosofia Analítica, Ensino de Filosofia, Acordeom, Percepção e Solfejo, Percussão e Educação Musical.

As inscrições serão feitas exclusivamente on-line pela plataforma Forms/UFCA disponível em forms.ufca.edu.br (CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - IISCA), na qual o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição entre os dias 13 de julho e 10 de agosto.

flavio pinto

Rigor do CNJ dificulta retorno de Raimundão

 

raimundaoretorno

Há dois dias em Fortaleza, o prefeito afastado de Juazeiro do Norte, acompanhado de seus advogados percorrem os labirintos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Raimundão acompanha pessoalmente a entrega de sua recurso junto ao TJ com objetivo de dar mais celeridade ao seu provável retorno no cargo. Até uma famosa banca de advogados de Fortaleza foi contratada para tentar seu retorno.
Porém as investidas de Raimundão junto as autoridades do judiciário cearense não têm sido muito receptivas e até mesmo aquele velho amigo, que tantas vezes usou da influência para ajudá-lo a se livrar das "mãos" da Justiça, tem feito "vista grossa" para o afastamento.
Pode até voltar antes do 180 dias decretados pelo juiz da 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Gucio Carvalho, mas com a rígida fiscalização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que afastou recentemente um desembargador por suspeita de venda de sentença, a situação de Raimundão ficou mais complicada. Não será tão fácil como imagina.

|flavio pinto

Conselho de Estado da Itália suspende extradição de Pizzolato

MENSALAO/DEPOE

 

(Foto: Estadão Conteúdo)
Última instância da Justiça da Itália, o Conselho de Estado decidiu suspender nesta quarta-feira (24) a extradição de Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil. Ele foi condenado no processo do mensalão do PT a 12 anos e 7 meses de prisão.
O Conselho de Estado solicitou mais documentos ao Ministério da Justiça para liberar a extradição e decidiu ainda analisar mais a fundo o pedido de defesa do brasileiro, de que o réu cumpra sua pena na Itália.
A suspensão determinada pelo Conselho vale até o próximo dia 22 de setembro e enquanto isso, Pizzolato deverá continuar preso na Penitenciária de Modena.
A defesa de Pizzolato argumenta o fato de que ele é cidadão italiano e que, por isso, o acordo assinado entre Brasil e Itália - para que italianos condenados no Brasil possam cumprir a pena na Itália e vice-versa - não foi respeitado pelo Ministro da Justiça Andrea Orlando quando autorizou sua extradição ao Brasil.
Alessandro Sivelli, advogado de Pizzolato, também argumentará sobre a péssima condição dos cárceres brasileiros e sobre a inconstitucionalidade da ala de vulneráveis. Segundo Sivelli, "a ala de vulneráveis não é definitiva. O Brasil não deu garantias de onde colocará Pizzolato quando houver progressão de regime".
Segundo o representante do Ministério da Justiça da Itália, Giuseppe Alvenzio, a decisão de hoje é definitiva. A extradição pode ser negada ou concedida. Caso seja concedida, o caso volta para o Ministério da Justiça que deve decidir uma nova data a partir da qual o Brasil possa vir buscar Pizzolato e levá-lo para a Papuda.
Pizzolato estava com a extradição marcada para o dia 15 deste mês, mas seus advogados apresentaram recurso na sexta-feira, 12, minutos antes que o expediente fosse fechado, ao meio dia.
Naquela tarde, o Ministério da Justiça decidiu suspender temporariamente a extradição até que o recurso fosse analisado pelo juiz do Conselho, o que aconteceu na segunda-feira, 15, em uma audiência preliminar de urgência. O presidente da sessão Riccardo Virgilio aceitou o recurso impetrado e fixou a audiência para a hoje.
Virgilio não entrou no mérito das argumentações da defesa. Segundo ele, as motivações apresentadas pelo Tribunal Administrativo Regional - que negou o recurso em primeira instância - foram suficientes. Entre elas a do governo brasileiro que, por meio de canais diplomáticos, garantiu que os direitos humanos de Pizzolato seriam respeitados na prisão.

Yahoo Notícias

Comentários de Armando Rafael

Uma sugestão
Amigos deste querido Blog do Crato:

Sou colaborador deste espaço desde a fundação. E venho notando – como todos vocês já notaram – que as notícias e fatos sobre o Crato vêm perdendo espaço para a mera reprodução de matérias jornalísticas retiradas da mídia. Não que eu seja contra isso, pois, eventualmente, certos assuntos de interesse maior do Brasil deverão ser aqui veiculados. Mas acho que a prioridade nossa continua a ser o Crato e o Cariri. Eu mesmo me penitencio por ter postado notícias excessivas sobre a destruição levada a efeito contra o Brasil pelos últimos quatro governos federais.
Tô fora
Entretanto, cheguei à conclusão de que, se 65% dos brasileiros (segundo as últimas pesquisas) consideram o governo federal “ruim e péssimo”, não devemos perder tempo em jogar mais lenha na fogueira. Daqui a uns 10 anos, se mudar o governo, o Brasil se recupera... Ademais, só existem dois tipos de petistas: os ingênuos (que continuam acreditando na "petralha" e que esses (des)governos "tiveram algo de positivo", etc.) e os petistas que também estão mamando nas tetas da República. Então não vamos mais perder tempo com isso. Ninguém convence mais ninguém... Até Lula (hipocritamente) reconheceu ontem que o PT não tem mais futuro... Quem sabe ele toma o mesma destino de Marta Suplici...
Vamos nessa
Voltemos a priorizar o Crato e o Cariri nas postagens... Outro dia vi que o colaborador Willames Nunes Rodrigues está dando destaque até às noticias dos EUA e de Barak Obama. Ele faz isso bem intencionado, reconheço, mas ninguém tem interesse nos assuntos internos dos ianques. Melhor poucas postagens que chamem à atenção do que muitas que ninguém lê.

Isto posto,
Vamos a algumas noticias da terrinha... Mais um 21 de junho, Dia do 251º aniversário de Crato, em que a manifestação religiosa do povo salvou, mais uma vez, as festividades cívicas do Dia do Município, já que a programação da Prefeitura foi de uma indigência de fazer pena. O povo assistiu à missa celebrada pelo Bispo Dom Fernando, aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Entre os assistentes o Govenador do Ceará, Camilo Santana.

Missão Resgate vai assumir a conservação do monumento

O Conselho Presbiteral da Diocese de Crato aprovou. E a Missão Resgate vai atuar na pastoral do espaço do monumento de Nossa Senhora de Fátima e entorno. A situação ali hoje é de abandono total. É o retrato da situação da cidade. Mas o governador do Ceará prometeu asfaltar as ruas do bairro do Seminário (onde só existem crateras) e também construir uma grande praça no local onde se ergue a estátua da Virgem de Fátima. Temos tudo para acreditar nas promessas do governador que, até agora, tem parecido um homem sensato, sério bem intencionado... Tomara que o local do monumento logo seja recuperado pelo Governo do Ceará.

Nova arena de futebol em Crato
Aliás, durante o anúncio do asfaltamento do bairro do Seminário,(foto ao lado) o governador Camilo Santana informou que irá construir uma arena de futebol naquele populoso bairro. Já existe até um terreno em vista: exatamente o do Campo do Sport Clube de Crato que hoje só serve para guardar material de uso de uma construtora...

Coisas do Crato

Você conhece bem as coisas bonitas do Crato?
Então responda: em que local da Cidade de Frei Carlos foi afixada esta placa? Ela foi colocada em 1954, há 70 anos, em comemoração à proclamação do Dogma da Assunção da Virgem Maria, em corpo e alma, ao Céu, pelo Papa daquela época, Pio XII.

Resposta: esta placa faz parte do monumento erigido a Nossa Senhora da Assunção, localizado logo após o arco entre as colunas, existentes na Praça da Sé. Passe lá para conferir.
Postado por Armando Lopes Rafael

O dia que Crato foi consagrado a Nossa Senhora de Fátima -- por Armando Lopes Rafael (*)

                                                           
Era o dia 27 de janeiro de 2000. O Palácio Alexandre Arraes, sede da Prefeitura Municipal de Crato, estava lotado. Ante uma belíssima imagem de Nossa Senhora de Fátima, o então Prefeito, Moacir Soares de Siqueira, visivelmente emocionado, ao lado de sua esposa, a Primeira Dama Maildes de Siqueira, comandava a solenidade de Consagração da Cidade de Crato ao Imaculado Coração de Maria, com a leitura do texto a seguir transcrito.
    “Ó Virgem Senhora de Fátima, a cidade de Crato, prostrada aos vossos pés, crê e espera, deseja e implora a realização de vossa grande promessa: Por fim, o Imaculado Coração Triunfará!
      E nós, enquanto Prefeito deste povo fiel, em união com o Santo Padre o Papa João Paulo II, com o nosso Bispo Dom Newton Holanda Gurgel, e todo o clero, aclamamos desde já este triunfo, que fará raiar no mundo o Reinado de vosso Divino Filho, Cristo Jesus, nosso Redentor.
      E, ao mesmo tempo, suplicamos a graça de sermos instrumentos em vossas mãos para edificação deste Reinado, que só será verdadeiramente de Jesus, se for inteiramente vosso! Sois Vós, Senhora, a Estrela da Esperança e a Aurora do Terceiro Milênio. Foi por Vós que Nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo, e será por Vós que ele reinará no mundo.
       E nós, vossos filhos de Crato queremos buscar em primeiro lugar este Reino, o Reino de Jesus em Vosso Imaculado Coração, bem certos de que todas as outras coisas nos serão dadas por acréscimo.
       Para selar oficialmente este propósito, nos Vos consagramos – tanto quanto nos outorga nossa autoridade de representante civil deste povo católico – nós consagramos ao vosso Sapiencial e Imaculado Coração nossa cidade, com todas as suas famílias e instituições.
       Aceitai, Senhora, esta consagração. Nós a depositamos em vosso Coração Imaculado, para assim nos consagrarmos mais santa e plenamente ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Divino Filho. Assim seja.”
        A emoção e o silêncio de todos os presentes dava a entender que Nossa Senhora tinha aceitado esta consagração e parecia dizer a cada coração: “Fiquem tranquilos. Por fim, meu Imaculado Coração triunfará.”
à direita, Maildes de Siqueira, primeira-dama de Crato

O que significa uma consagração
        O interessante é que a cidade de Crato se antecipou em onze meses a uma decisão, adotada, em novembro de 2000, pelo Papa João Paulo II, dedicando o terceiro milênio a Nossa Senhora! Mas, o que significa uma “consagração”? Utilizado as palavras de Maria Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, podemos sintetizar assim.
         “Em hebraico, a palavra Kadosh significa “santo, separado”. É um termo utilizado em referência a Deus, o único Santo. Para as pessoas “santificadas”, ou “separadas” para Deus, posse exclusiva de Deus, que chamamos “consagradas”, os judeus utilizam o termo Kiddushin, que se refere, entre outras coisas, à santificação pelo casamento, quando o noivo é separado, exclusivo para a noiva, e vice-versa, e ambos são separados para Deus. O mesmo termo é utilizado para o povo de Israel, povo “separado para Deus” através de uma aliança. A este povo Deus refere-se inúmeras vezes, do Gênesis ao Apocalipse, como “esposa”, “noiva”, “desposada”, amada (cf. Ez 16; Os 2,42-5 e 3; Ap 22,17; Ef 5,25).
        Desse modo, consagrar uma pessoa, um casal, um povo, um local (...) é torná-lo santificado, porque exclusivamente pertencente ao Santo, que é Deus”. (...) Quando nós católicos utilizamos a palavra “consagrar”, mantemos o mesmo sentido: “separar para Deus”, “tornar sagrado”, “tornar santo porque pertencente exclusivamente ao Santo que santifica tudo o que lhe pertence, tudo o que “toca”.
        Assim, naquela singela iniciativa de 27 de janeiro de 2000, o Prefeito Moacir Soares de Siqueira – com a legítima autoridade de que estava investido – ao consagrar o Crato a Nossa Senhora de Fátima, separou para Deus esta cidade e seus moradores, oficializando-os – no âmbito civil – como propriedade da Virgem Santíssima. Esta, certamente, cuidará ainda com mais carinho e desvelo maternal, tanto da cidade como do seu povo, que já lhe pertenciam por desígnios de Deus, e cuja pertença foi ratificada por suas autoridades civis constituídas...
(*) Armando Lopes Rafael é historiador

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30