xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/06/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 junho 2015

Polícia dos EUA prende suspeito de ataque a igreja afro-americana

suspeito-de-matar

A polícia dos Estados Unidos prendeu um homem suspeito de matar nove pessoas dentro da Igreja Africana Metodista Episcopal Emanuel, em Charleston, na Carolina do Sul. O jovem Dylann Storm Roof, de 21 anos, foi identificado pela polícia durante blitz na cidade Shelby, na Carolina do Norte, a 350 quilômetros de Charleston.

No fim da tarde, o suspeito foi transferido para o estado da Carolina do Sul, onde vai enfrentar a acusação de ter cometido o crime motivado por ódio.

A imprensa norte-americana afirmou que um tio de Roof contou, em depoimento, que o jovem ganhou a arma de presente do pai no dia do aniversário. A identidade do suspeito foi descoberta em uma investigação comandada pela polícia federal norte-americana.

Em pronunciamento, o presidente Barack Obama disse que tragédias como essa não acontecem com tanta frequência em outros países desenvolvidos, e é preciso impedir que se repitam. Ele e a primeira-dama, Michelle, conheciam um dos mortos no ataque, o reverendo Clementa Pinckney, pastor da igreja e membro democrata do legislativo estadual.

Em 2012, depois do ataque a tiros a uma escola em Newtown, Connecticut, o presidente norte-americano propôs agressivo controle à venda de armas no país, mas foi derrotado pelo Congresso.

O ataque à Igreja Episcopal Metodista Emanuel aconteceu na noite de quarta-feira (17), quando 13 pessoas faziam reunião de estudo da Bíblia. Segundo a imprensa norte-americana, Dylann Roof se sentou ao lado dos fiéis durante uma hora, antes de abrir fogo. Depois, o suspeito gritou que estava ali para matar pessoas negras. Nove pessoas morreram.

A Igreja Emanuel é uma das maiores e mais tradicionais congregações de afro-americanos do sul dos Estados Unidos. Foi fundada por escravos que lutavam por liberdade no século 19. Em 1962, o líder Martin Luther King e vários líderes passaram pela igreja na campanha em defesa dos direitos civis dos negros.

Editor Stênio Ribeiro

Gislene Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC

Plano de exportações fortalecerá acordos bilaterais de comércio, diz secretário

porto-exportacao-reuters-660x330

O Plano Nacional de Exportações (PNE), que será anunciado em breve pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, deverá fortalecer acordos comerciais bilaterais do Brasil com outros países, sem prejuízo do que é previsto no âmbito do Mercosul. A informação foi divulgada hoje (18), pelo secretário de Comércio e Serviços do do ministério, Marcelo Maia.

“Os pilares [do PNE], no aspecto macro, são a simplificação nas transações, retomada de negociações bilaterais com uma série de países e o fortalecimento de mercados alvos, no sentido de segmentos econômicos com os quais a gente quer focar o setor de exportações de serviços”, disse Maia, durante o lançamento da edição 2015 do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), previsto para os dias 19 e 20 de agosto, no Rio.

O secretário frisou que serão intensificadas as relações comerciais com uma série de países. “Já iniciamos esse trabalho. A primeira visita que o ministro [Armando Monteiro Neto] fez para o exterior, logo depois de tomar posse, foi para os Estados Unidos. Estamos retomando as relações com os Estados Unidos. A gente teve uma visita importante agora, no México, onde incrementamos uma pauta bastante importante de acordos comerciais. E estivemos no Chile na semana passada.”

Maia ressaltou, porém, que essas ações bilaterais não significam que haverá enfraquecimento econômico do Mercosul. “Continua o Mercosul da mesma forma, e agora a gente está retomando algumas relações que entendemos serem importantes para nossa pauta de exportações. É uma nova diretriz. Obviamente, os acordos do bloco continuam mantidos. Mas nós vamos procurar dinamizar essas demais relações. Não são extra Mercosul, porque estão dentro do escopo do acordo. Continuamos com o Mercosul, só procurando ampliar essa pauta de relações.”

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, comemorou a decisão do país de estreitar relações comerciais com mercados de forte potencial comprador, como os Estados Unidos. Ele disse que o setor exportador aguarda com expectativa positiva o lançamento do PNE.

“A expectativa é boa. Temos esperanças que esse plano possa ser, no futuro, um embrião de uma política de comércio exterior. Ele tem uma coisa muito importante. De uns anos para cá, a palavra Estados Unidos era proibida. Nunca entrou em nenhum plano. Nesse, agora, os Estados Unidos são a estrela. E basicamente o foco são eles. O Brasil agora passou a focar os Estados Unidos. Não abandonou a África e América do Sul, que eram os dois mercados prioritários, mas passa a dar foco ao maior mercado importador do mundo”, destacou o presidente da AEB.

Agência Brasil

MPF quer extinguir pensão vitalícia para ex-governador no Ceará

MPFceO Ministério Público Federal no Ceará (MPF) enviou representação ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que seja proposta no Supremo Tribunal Federal (STF) ação direta de inconstitucionalidade contra artigo da Constituição do Estado do Ceará que estabelece o pagamento de pensão mensal e vitalícia a ex-governadores que tenham exercido o cargo de chefe do executivo por pelo menos seis meses.

O benefício sempre esteve cercado de polêmicas, além de idas e vindas sobre a adoção do benefício. A pensão passou a ser concedida, inicialmente, após um período mínimo no exercício da função.

No Ceará a lei foi revogada, no entanto, ex-governadores que ocuparam o cargo antes da revogação das leis e ex-primeiras-damas continuaram recebendo. No ano passado, o Tribunal de Justiça do Estado (TJ­CE) devolveu a dois ex­-governadores – Adauto Bezerra e Gonzaga Mota – o direito ao pagamento do valor original de suas aposentadorias vitalícias. Os dois voltaram a receber R$ 26.589,68 mensais.

O benefício, que era garantido pela Constituição Federal sem necessidade de um período mínimo na função, foi extinto em 1995, mas antes contemplou Francisco Aguiar, então vice de Ciro Gomes. Francisco Aguiar que governou o Ceará por apenas 89 dias.

Em 2002, o benefício foi restabelecido, no governo de Tasso Jereissati (PSDB), criando alguns critérios como um prazo determinado no cargo. Foi quando passou a ter direito o então vice de Tasso, Beni Veras, que assumiu o governo cearense entre 2002 e 2003. Tasso e Ciro Gomes abriram mão de pedir o benefício. Lúcio Alcântara, que exerceu a função de 2003 a 2007, chegou a requerer a pensão vitalícia, mas desistiu.

Ao julgar no mês de abril, uma ação direta de inconstitucionalidade sobre o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores do Pará, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ilegal o pagamento e mandou suspender o benefício. A ação foi movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ministra do STF Cármen Lúcia, ao conceder a liminar no Estado do Pará, afirmou que ex-governador não é um agente público, e por isso não haveria razão para receber remuneração idêntica a quem está no cargo.

A decisão serviu de argumento para o procurador da República Alessander Sales, entrar com a representação. O procurador argumenta que a pensão “fere vários princípios e artigos da Constituição Federal”.

 

Ceará Agora

UFC está entre as 100 melhores da América Latina

ufc2

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está novamente entre as 100 melhores universidades da América Latina, segundo levantamento feito pela QS University, que aponta as 300 melhores instituições da América Latina. Este ano, a universidade pública cearense aparece em 96º, subindo quatro posições em relação ao ano passado, quando figurou em 100º.

A avaliação é feita com base em indicadores como reputação acadêmica, reputação como empregador, relação com o corpo docente, citações por artigo, número de artigos por faculdade, proporção de corpo de servidores com PhD e impacto na web.

O ranking é feito pela quantidade de publicações em revistas internacionais e o QS World University, classificações universitárias anuais publicadas pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido. Desde 2011 o QS University Rankings: Latin America avalia as 300 melhores universidades da região.

As 10 melhores universidades da América Latina

1º – Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
2º – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
3º – Pontifícia Universidad Católica de Chile (UC) – Chile
4º – Universidad de Chile – Chile
5º – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
6º – Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) – México
7º – Universidad de los Andes – Colômbia
8º – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Brasil
9º – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey – México
10º – Universidade de Brasília (UnB) – Brasil
96º – Universidade Federal do Ceará (UFC) – Brasil

Confira a lista completa aqui

Ceará Agora

UFC oferece cinco vagas para professor visitante em programa de Pós-Graduação

“A Universidade Federal do Ceará abre seleção para cinco vagas de professor visitante nos programas de pós-graduação em Agronomia: Fitotecnia, Estudos da Tradução, Sociologia, Engenharia e Ciências de Materiais e Comunicação. As inscrições devem ser realizadas em cada um dos programas de pós-graduação nos dias 24, 25, 26, 29 e 30 de junho, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia oferece uma vaga para professor visitante sênior no setor de estudo “Sociologia Urbana”. A categoria sênior exige título de doutor por tempo igual ou superior a 10 anos, com produção acadêmica equivalente a de pesquisador de produtividade nível 1A e 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Fitotecnia seleciona um professor visitante pleno para o setor de estudo “Fruticultura”. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação também seleciona professor visitante pleno, no setor de estudo “Fundamentação Teórica”. A categoria pleno exige título de doutor por 10 anos ou mais com produção acadêmica equivalente a de pesquisador de produtividade nível 1C ou 1D do CNPq.

Também há uma vaga para professor visitante, categoria júnior, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, no setor de estudo de mesmo nome, e outra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais, no setor de estudo “Siderurgia”. A categoria júnior é destinada a doutores com tempo igual ou superior a cinco e inferior a 10 anos, com produção acadêmica equivalente a pesquisador de produtividade nível 2 do CNPq.

Todas as vagas são para jornada de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva. A remuneração é de R$ 17.057,74 para os professores de categoria sênior; R$ 15.464,45 para categoria pleno e R$ 13.914,61 para categoria júnior. O prazo dos contratos é de um ano, prorrogável por mais um, caso o selecionado seja professor brasileiro; e de dois anos, prorrogável por mais dois, caso seja estrangeiro.

SERVIÇO

* Mais informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas no Edital nº 124/2015 (http://bit.ly/1Rd2aEa), disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progep.ufc.br).

O povo

Fundação Carlos Chagas divulga locais das provas do concurso do TCE

TCE-CE

“A Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), já disponibilizou o local das provas a serem realizadas pelos candidatos inscritos no certame.

No sábado, (27/6), à tarde, será realizada Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos I para os cargos de Conselheiro Substituto (Auditor) e Procurador de Contas.

No domingo, (28/6), pela manhã, haverá prova discursiva de Conhecimentos Específicos II para os cargos de Conselheiro Substituto (Auditor) e Procurador de Contas.

Também domingo de manhã, serão realizadas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos I para os cargos de Técnico de Controle Externo.

Na tarde do domingo (28/6), acontecerão as provas objetiva de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos I e a discursiva de Conhecimentos Específicos II para os concorrentes aos cargos de Analista de Controle Externo.

A FCC encaminhou aos inscritos, por e-mail, cartões informativos com o local de prova e horário. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original que o identifique. É importante levar o Cartão Informativo no dia da prova, pois ele contém dados necessários para melhor orientação do candidato.

SERVIÇO

* Todos os dados estão disponíveis no endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas.

(Site do TCE)

Interno do sistema penitenciário é aprovado no Sisu e garante vaga na Unilab

Sisu-2015-Inscrições

Um interno cearense foi selecionado na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2015) e tem vaga garantida no curso de Administração Pública da Universidade da Integração Internacional da Lusofobia Afro-brasileira (Unilab). A vaga é decorrente da nota obtida pelo aluno no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O interno aprovado é preso provisório e agora depende da autorização judicial favorável para cursar a universidade. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) realiza a articulação necessária com a Defensoria Pública do Estado para que o pedido seja feito ao Judiciário. Para a segunda chamada do Sisu, 81 internos do sistema penitenciário cearense se inscreveram. Ao todo, 1.167 participaram do Enem 2014 e 17 conseguiram a certificação no Ensino Médio.

A nota obtida no Enem também permitiu que alguns internos conseguissem vaga em universidades particulares. É o caso de Márcio Roberto, egresso do sistema penal, que começa a cursar no segundo semestre de 2015 o curso de administração, na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene). "Sempre pensei em me dedicar aos estudos, mas me faltava tempo e, às vezes, interesse. Quando fui preso, aproveitei o conselho de um agente penitenciário de que deveria aproveitar o tempo vazio para estudar. Foi o que fiz. Resolvi assistir às aulas na unidade e colocar o estudo como prioridade na minha rotina. Estudava diariamente e essa experiência me fez crescer, ser um homem melhor", conta.

Ele salienta a importância de manter a mente ocupada durante o cumprimento da pena como forma de amenizar o clima pesado de uma prisão. "Ler, estudar me fez sentir liberto, mesmo estando privado de liberdade. Não me sentia bem estando lá dentro, mas como precisava cumprir minha pena, decidi que precisava fazer algo diferente para mudar minha vida", completa.

Para o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, há um grande esforço para mobilizar os alunos a participarem dos exames de certificação. “Entendemos que o exame é uma grande oportunidade de avaliar o nível de ensino, oportunizar a certificação e o acesso ao nível superior. Cada certificação, cada acesso ao ensino superior é visto como uma grande vitória para o nosso interno e para o sistema de educação em prisões”, destaca Moraes.

O direito ao estudo é garantido pela Constituição Federal, pela Lei de Execução Penal (LEP), pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Assessoria de Comunicação da Sejus

25º Cine Ceará começa nesta quinta-feira (18) de volta ao Cineteatro São Luiz

25cine

Um reencontro histórico. De 18 a 24 de junho o Cineteatro São Luiz será palco do 25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Comemorando jubileu de prata, o festival reafirma sua vocação de mais tradicional evento cultural do estado, realizado ininterruptamente desde 1991. São 25 anos atuando diretamente no fazer cultural do Ceará, instigando a produção local e proporcionando um valioso intercâmbio entre realizadores, produtores e a indústria do cinema no Brasil e outros países, em especial os latino-americanos e ibéricos.

Filmes locais, nacionais e ibero-americanos serão exibidos ao longo de uma semana, no São Luiz, que sediou o Festival de 1995 a 2010. Depois de fechado para reforma e restauro, foi reaberto pelo Governo do Estado do Ceará, com qualidade técnica de ponta, como um dos mais belos e mais avançados equipamentos culturais do Brasil, capaz de receber, além das exibições de filmes, espetáculos de dança, teatro, música, humor, performance, entre outras linguagens.

Os filmes do Cine Ceará, que contará com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, na abertura do festival, às 19h30 desta quinta-feira (18), serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, espaço para ver e discutir o audiovisual cearense com a exibição de curtas-metragens, Novo Cinema Espanhol, com produções de longas e curtas-metragens do país homenageado, Mostras Sociais - Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Acessibilidade - eexibições especiais. Há ainda a realização do seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense, debates diários com realizadores e masterclasses. Toda a programação do Cine Ceará é gratuita.

"Celebrando sua 25a edição, uma notável conquista e um motivo de orgulho para nosso povo, o Cine Ceará retorna ao São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, completamente reformado e restaurado, com uma nova configuração de cineteatro, tornando-se um dos melhores equipamentos culturais de todo o País", destaca o secretário Guilherme Sampaio.

"Neste 25 anos decorridos desde o Festival Vídeo Mostra Fortaleza, organizado por Eusélio Oliveira e Francis Vale, o Cine Ceará, coordenado por Wolney Oliveira ao longo desta extensa trajetória, passou por diversos e importantes palcos – entre eles, o Theatro José de Alencar, mais tradicional e simbólico espaço das artes em nosso Estado", acrescenta o secretário.

"O retorno ao São Luiz, porém, era especialmente aguardado por todos aqueles que já se emocionaram em edições do festival realizadas no cinema da Praça do Ferreira, hoje considerado por muito o mais belo cinema de rua do Brasil. Um patrimônio real, simbólico, histórico, contemporâneo e afetivo do povo cearense, em pleno Centro da capital, onde diariamente passam nada menos do que 350 mil pessoas".

"Ao retornar à antiga casa, o Cine Ceará se soma em uma valiosa contribuição a essa empreitada. Neste momento em que o governador Camilo Santana reitera o compromisso de elevar o investimento para a cultura a 1,5% do orçamento estadual e de reforçar o setor cultural como um importante vetor para o desenvolvimento do Ceará, a Secult se sente honrada em, através do Mecenato, também um importante instrumento da política pública para a cultura, apoiar a realização de um festival que chega aos 25 anos como consolidada referência nacional", complementa o secretário Guilherme Sampaio.

Novo cinema espanhol

Anualmente o Cine Ceará presta homenagem a um país Ibero-americano com uma mostra especial. Este ano, o país é a Espanha, com a mostra Novo Cinema Espanhol, que teve a curadoria do roteirista, realizador e produtor Pablo Arellano. É uma representação muito variada do melhor cinema espanhol. Na mostra serão exibidos longas de Luis Miñarro, Hermes Paralluelo, Lois Patiño, Albert Serra, Kikol Grau, produzidos entre 2013 e 2014, além de produções de dois importantes nomes da cinematografia espanhola: Luis Buñuel (SIMÓN DEL DESIERTO. 1965) e Víctor Erice (EL ESPÍRITU DE LA COLMENA. 1973). Oito curtas também serão exibidos na mostra, numa  seleção dos melhores dos dois últimos anos.

Homenageados

É também anual a homenagem prestada pelo Cine Ceará a um diretor e um ator. Na edição comemorativa de 25 anos, as homenagens vão, na noite de abertura, para a atriz Leandra Leal, que aos 32 anos tem um currículo respeitado com grandes trabalhos no cinema, teatro e televisão e, na noite de encerramento do Festival, o homenageado será o diretor Cacá Diegues, por seu papel de fundamental importância na criação do Cinema Novo.

MAC - Mercado Audiovisual Cearense

Numa realização do Cine Ceará, em parceria com a Bucanero Filmes e ABPITV (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão), nos dias 19 e 20, no Porto Iracema das Artes, acontece o Seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense. O evento surgiu da necessidade de discutir o mercado audiovisual para televisão, seguindo a tendência mundial. O objetivo é formar mão de obra qualificada e mobilizar produtores locais  para a produção de conteúdo audiovisual independente, a fim de inserir produtos cearenses nos canais abertos ou fechados. A ideia é preparar projetos do Ceará para o Rio Content Market 2016, maior evento de produção de conteúdo audiovisual realizado no país.

O seminário é voltado para produtores de TV, cinema, estudantes de audiovisual, economia, administração, direito e demais profissionais e estudantes interessados. São 60 vagas e as inscrições devem ser feitas por meio do site www.mercadoaudiovisual.com.br.

No campo da formação, o 25° Cine Ceará terá ainda duas Masterclasses: Uma conversa entre os diretores Lisandro Alonso (do longa "Jauja") e Marcelo Gomes sobre processos de criação, e uma conversa com Leonardo Simões, diretor de fotografia e iluminação dos filmes Cavalo Dinheiro e Juventude em marcha, de Pedro Costa.

Premiação

Com 495 filmes inscritos nas Mostras Competitivas - 162 longas e 333 curtas -, o Cine Ceará terá nove produções na mostra Ibero-Americana de Longa-Metragem e 16 na Brasileira de Curta-Metragem.

No júri da Mostra de Longas vão estar: CHICO DÍAZ (ator - BRASIL), DAVID ČENĚK (Professor, jornalista e historiador de cinema - REPÚBLICA CHECA), SENEL PAZ (Escritor, roteirista e professor - CUBA), ALFONSO ZARAUZA (Roteirista e diretor de cinema - ESPANHA) e MARCELO IACCARINO (diretor de fotografia - ARGENTINA).  Serão agraciados com oTroféu Mucuripe os vencedores nas categorias de Melhor Longa-Metragem, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. O melhor longa-metragem também ganhará prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares.

A Mostra de Curtas terá como júri: BETH FORMAGGINI (Documentarista, produtora e pesquisadora - RIO DE JANEIRO),DANIEL QUEIROZ (curador e programador de cinema - MINAS GERAIS), DIEGO BENEVIDES (jornalista, crítico de cinema e curador - CEARÁ), GUSTAVO BECK (cineasta - RIO DE JANEIRO), KÁ MAROLI (Diretora de arte e fotógrafa - BRASÍLIA).  Os filmes participantes disputam o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

Outros prêmios

Membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine presentes ao Cine Ceará votam no Prêmio da Crítica, elegendo o melhor filme da Mostra Competitiva de Longa-Metragem e melhor curta da Mostra Olhar do Ceará. Os vencedores recebem o Troféu Mucuripe.

O melhor filme da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem ganhará o Prêmio Aquisição Canal Brasil, no valor de R$ 15 mil. O júri será escolhido pelo Canal Brasil.

O Banco do Nordeste concede o Prêmio BNB no valor de R$ 15 mil, que será dividido entre o melhor filme da Mostra Competitiva de Curta-Metragem e Mostra Olhar do Ceará.

Um júri formado por três estudantes de cinema dos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Vila das Artes (equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza) vota no Prêmio Olhar Universitário, que elegerá o Melhor Longa e Melhor Curta, que receberão o Troféu Mucuripe, e elegerá o ganhador do Troféu Oscarito, criado pela Câmara Municipal de Fortaleza com o intuito de enaltecer o cinema nordestino em diferentes aspectos. O troféu será concedido a um produtor, ator, atriz, diretor, roteirista ou personalidade cearense.

Há ainda o Prêmio Vila das Artes – Núcleo de Produção Digital/NPD, concedido aos Dois Melhores Filmes da Mostra Olhar do Ceará escolhidos pelo júri. O prêmio será de: 5 diárias de utilização de câmera digital 7D + cartão de memória + tripé; 5 diárias de utilização de equipamento de captação de som (microfone, mixer e gravador); 5 diárias de utilização de kit de iluminação; 5 diárias de ilha de edição; exibição na Vila das Artes do filme finalizado; 2 cursos de curta duração oferecidos pela Escola Pública de Audiovisual. O prêmio tem vigência de um ano.

Prêmio Casa Amarela Eusélio Oliveira, para o Melhor Curta-Metragem da Mostra Olhar do Ceará. O eleito ganhará: 6 diárias seguidas de van com motorista para produção audiovisual; 10 diárias de ilha de edição. O prêmio tem vigência de um ano.

E mais, o Prêmio Mistika, que concede masterização em DCP ao Melhor Curta-Metragem da Mostra Olhar do Ceará.

Quem faz Cine Ceará

Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura - Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura - Secultfor. É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes e tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  O festival tem patrocínio da Oi e apoio cultural da Oi Futuro. Patrocínio: Indaiá.

Os filmes

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM

1.       CAVALO DINHEIRO. De Pedro Costa. Portugal

2.       JAUJA. De Lisandro Alonso. Argentina

3.       CRUMBS. De Miguel Llansó. Espanha, Etiopia - Première no Brasil

4.       A OBRA DO SÉCULO [LA OBRA DEL SIGLO]. De Carlos M. Quintela. Cuba - Première no Brasil

5.       NN. De Héctor Gálvez. Peru - Première no Brasil

6.       LOREAK. De Jon Garaño e José Mari Goenaga. Espanha - Première no Brasil

7.       REAL BELEZA. De Jorge Furtado. Brasil - Première Mundial

8.       CORDILHEIRAS NO MAR: A FÚRIA DO FOGO BÁRBARO. De Geneton Morais  Neto. Brasil - Première Mundial

9.       O CLUBE [EL CLUB]. De Pablo Larraín. Chile - Première no Brasil

MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM

1.         MICRO-MACRO. Diego Akel. Animação. HD. 1’. Cor. CE . 2015

2.         CENÁRIO. Carol Veras, Felipe Gurgel, Mariana Lage, Regis Cunha. Experimental. HD. 5’55”. Cor. CE. 2014

3.         AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY.  Adalberto Oliveira. Documentário. HD. 16’. Cor. PE. 2014

4.         HISTÓRIA DE ABRAIM.  Otavio Cury. Documentário. HD. 12’. PB. SP. 2015

5.         KYOTO. Deborah Viegas. Ficção. Full HD. 9’. Cor. SP. 2014

6.         MIRAGEM. Virgínia Pinho. Experimental. HD. 10’. Cor. CE. 2014

7.         QUINTAL. André Novais Oliveira. Ficção. DCP. 20’24”. Cor. MG. 2015

8.         A FELICIDADE CHEGA AOS 40. Daniel Nolasco. Ficção. HD. 16’. Cor. GO. 2014

9.         MURIEL. Vanessa Cavalcante. Ficção. HD. 18’. Cor. CE. 2014

10.     O LUGAR MAIS FRIO DO RIO. Madiano Marcheti. Ficção. HD. 6’. Cor. RJ. 2014

11.     COMO SÃO CRUÉIS OS PÁSSAROS DA ALVORADA. João Toledo. Ficção. HD. 20’. Cor. MG. 2015

12.     FEIO, VELHO E RUIM. Marcus Curvelo. Experimental. HD. 9’. Cor. BA. 2015

13.     VIRGINDADE.  Chico Lacerda. Documentário. HD. 15’. Cor. PE. 2014

14.     CHOCLO. Caetano Gotardo. Documentário. HD. 5’. Cor. SP. 2015

15.     ACTION PAINTING Nº 1 / Nº 2. Krefer e Turca. Experimental. HD. 7’. Cor. PR. 2014

16.     NUA POR DENTRO DO COURO. Lucas Sá. Ficção. FULL HD. 20’. Cor. MA. 2014

MOSTRA OLHAR DO CEARÁ

1. A CIDADE ETERNA. De Carlos Rocco. Ficção. HD. 19’30”. COR.CE. 2014

2. ALGUNS PÁREOS EM PALERMO. De Gabriel Silveira. Documentário. HD. 15’. Cor. CE. 2014

3. BALNEÁRIO. De Marina de Botas. DocFic. HD. 13’. Cor. CE. 2014

4. CELINA. De Diego Marcus. Ficção. HD. 8’. Cor. CE. 2014

5. CITOPÍGEO. De Chinfrapala. Experimental. HD. 19’10”. COR. CE. 2014

6. CLÍNICO. De Irene Bandeira. Ficção. HD. 12’. COR. CE. 2014

7. DE TERÇA PRA QUARTA. De Victor Costa Lopes. Ficção. HD. 13’.CE. 2015

8. MIXTAPE DOIS IRMÃOS. De Henrique Gomes e Juliana Siebra. Ficção. MiniDV.  COR. 14’. CE. 2014

9. ONDE VIVEM OS MONSTROS? De Ythallo Rodrigues. Documentário Experimental. HD. 10’.Cor/ P&B. CE. 2015

10. RUA DOS VAGALUMES. De Camila Vieira. Ficção. HD. 13’. COR. CE. 2015

11. TENHO UM DRAGÃO QUE MORA COMIGO. De Wislan Esmeraldo. Ficção. HD. 17’. COR. CE. 2014

12. VAILAMIDEUS. De Ticiana Augusto Lima. Documentário. HD. 8’.COR. CE. 2014

13. SEM TÍTULO. De Lucas Girino. Experimental. HD. 6’. COR. CE. 2014.

MOSTRA NOVO CINEMA ESPANHOL

LONGAS

1. ESTRELA CADENTE (STELLA CADENTE) (De Luis Miñarro. 2014)

2. NEM TUDO É VIGÍLIA (NO TODO ES VIGILIA) (De Hermes Paralluelo. 2014)

3. COSTA DA MORTE (De Lois Patiño. 2013)

4. SIMÃO DO DESERTO (SIMÓN DEL DESIERTO) (De Luis Buñuel. 1965)

5. O ESPÍRITO DA COLMEIA (EL ESPÍRITU DE LA COLMENA) (De Víctor Erice.  1973)

6. HISTÓRIA DA MINHA MORTE (HISTÓRIA DE LA MÈVA MORT) (De Albert Serra. 2013)

7. AS MAIS MACABRAS DAS VIDAS LAS MÁS MACABRAS DE LAS VIDAS (De Kikol Grau. 2014. 50')

CURTAS

1. O ATAQUE DOS ROBÔS DE NEBULOSA 5 (EL ATAQUE DE LOS ROBOTS DE NEBULOSA 5) (De Chema García Ibarra. 2009)

2. PROTOPARTÍCULAS (De Chema García Ibarra. 2011)

3. MISTÉRIO (MISTERIO) (De Chema García Ibarra. 2013)

4. LANBROA (De Mikel Zataraín. 2011)

5. MÓVEIS ALDEGUER (MUEBLES ALDEGUER) (De Irene M. Borrego. 2015)

6. A PAIXÃO DE JUDAS (LA PASIÓN DE JUDAS) (De David Pantaleón. 2014)

7. SER E VOLTAR (De Xacio Baño. 2014)

8. CHIGGER ALE (De Fanta Ananas. 2013)

EXIBIÇÕES ESPECIAIS

1. VAMOS FAZER UM FILME? (De Beto Aquino, Germano Luz, Luciana Monte e Leonardo Maia Pires. 2015)

2. SILÊNCIO (De Armando Praça e Janaína Marques. 2015)

3. FLORES (De Armando Praça e Janaína Marques. 2015)

4. A LENDA DO GATO PRETO (De Clébio Viriato Ribeiro. 2015)

5. MEDO DO ESCURO (De Ivo Lopes Araújo. 2014) [FILME DE ENCERRAMENTO]

MOSTRAS SOCIAIS

1. Melhor Idade e Acessibilidade: CINE HOLLIÚDY (De Halder Gomes. 2013)

2. O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece: AMAZÔNIA 3D (De Thierry Ragobert. 2013)

SERVIÇO

25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 18 a 24 de junho de 2015. Cerimônias de Abertura e Encerramento, Mostras Competitivas, Melhor Idade e Acessibilidade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Exibições Especiais: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Mostras Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol e Exibição Especial: Cinema do Dragão/ Fundação Joaquim Nabuco - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema); Masterclasses: Cena 15 (Rua José Avelino 495 - Praia de Iracema) e Debates com Realizadores: Mareiro Hotel (Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles), em Fortaleza, Ceará. Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Para a noite de abertura os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do Cineteatro São Luiz no dia 16, a partir das 13h até esgotarem os 250 convites duplos disponíveis, respeitando o limite das 18h. Informações: www.cineceara.com. Facebook: FestivalCineCeara

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil

Secult promove visita ao Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, e "Diálogos Culturais" na região do Sertão de Quixeramobim

memorialcegoaderaldo

Uma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais”, evento promovido regularmente pela Secult, em diferentes regiões do Ceará. Na quarta-feira, 24/6, às 17h, a roda de debates, aberta à participação de todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura e a arte, chega a Quixadá, município da região dos Sertões de Quixeramobim. No mesmo dia, às 9h, haverá uma visita de vistoria do secretário e da equipe da Secult ao Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, para conferência das obras realizadas naquele que será um importante equipamento cultural da Secretaria no Interior do Estado.

A visita ao Memorial Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167, Praça José de Barros, Centro, Quixadá) será acompanhada da realização de um debate sobre esse novo espaço para a cultura e as artes, com a comunidade de Quixadá e dos municípios da região. Assim como no "Diálogos Culturais", a participação também é aberta a todos os interessados em discutir o conceito e o modelo de gestão do novo equipamento, a vocação do novo espaço e quais atividades prioritárias ele deve abrigar.

"Vamos ouvir a comunidade, as instituições culturais, os gestores e todos os interessados, para definir de forma democrática e participativa qual será o conceito do Memorial Cego Aderaldo e de que maneira ele poderá contribuir ao máximo para as políticas públicas de cultura, em benefício da população de Quixadá e dos vários municípios da região do Sertão de Quixeramobim", destaca o secretário Guilherme Sampaio, convidando a todos para o debate sobre o novo equipamento, a partir das 9h de quarta-feira, 24/6.

Já às 15h acontece reunião entre o secretário Guilherme Sampaio e os secretários de Cultura e gestores da área representantes dos municípios da região do Sertão de Quixeramobim. A reunião será realizada no Auditório Rachel de Queiroz, da Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro, Quixadá).

Serão convidados os gestores culturais de Banabuiú, Choró, Dep. Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. A reunião coletiva se soma às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no Sistema Estadual de Cultura.

Também no Auditório Rachel de Queiroz, da Faculdade Católica Rainha do Sertão, acontece às 17h uma nova edição do "Diálogos Culturais", projeto que promove uma roda de debate, aberta a todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura, apresentando sugestões, apontando prioridades, reforçando demandas e fazendo perguntas ao secretário de Cultura do Estado do Ceará.

Os "Diálogos Culturais" já foram realizados presencialmente nos municípios do Crato e de Fortaleza, além de abrangerem a transmissão online de várias reuniões promovidas com artistas, produtores, proponentes de projetos culturais, comunidade em geral, na sede da Secult. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.

Mais presença no Interior

"É tempo de afirmação da cultura como maior riqueza do nosso povo e base do projeto de desenvolvimento do Estado. Convidamos todos os envolvidos com a produção cultural, os militantes da área e todos da região dos Sertões de Quixeramobim que se interessam pelo tema participem deste momento de diálogo e construção ", afirma o secretário Guilherme Sampaio, convidando todos a tomar parte nos “Diálogos Culturais” em Quixadá.

Segundo o secretário, a nova edição do "Diálogos Culturais" nos Sertões de Quixeramobim é mais uma demonstração prática e simbólica de um dos compromissos da Secult para os próximos quatro anos: ampliar ações e recursos no Interior. “Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. As atividades desta quarta-feira em Quixadá se somam a esse movimento, que inclui compromissos como a construção, no Interior, de quatro centros culturais e de 13 escolas profissionalizantes de caráter cultural”, detalha Guilherme Sampaio.

Compromissos e diretrizes

Entre outros compromissos destacados pelo secretário estão a ampliação gradativa do orçamento da Secult, com a meta de chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento do Governo do Estado em 2018, a realização do primeiro concurso público da história da Secretaria. Entre as metas que já foram atingidas estão a retomada das atividades do Cineteatro São Luiz e o início das obras de reforma geral da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, com a abertura de um novo local para funcionamento da Biblioteca (o Espaço Estação, no Centro de Fortaleza), enquanto acontecem as obras de reforma do prédio original.

A afirmação da riqueza da cultura cearense e a conscientização quanto a seu potencial estratégico para o desenvolvimento do Estado também são diretrizes para a gestão, assim como o objetivo de manter permanente diálogo com todos os setores capazes de contribuir, de forma conjunta, para fortalecimento das políticas e ações.

SERVIÇO:

Diálogos Culturais da Secult - Região dos Sertões de Quixeramobim

Quarta-feira, 24/6, em Quixadá

9h – Visita e vistoria ao Memorial Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167, Praça José de Barros, Centro). Seguida de debate com artistas, instituições culturais da região e comunidade em geral sobre o conceito e o modelo de gestão do equipamento.

15h – Reunião do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, com secretários de Cultura e gestores culturais dos municípios dos Sertões dos Inhamúns. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro), Auditório Rachel de Queiroz.

17h - Diálogos Culturais - Sertões de Quixeramobim. Roda de conversa do secretário Guilherme Sampaio com artistas, produtores, gestores culturais, professores, articuladores e população em geral, sobre a política cultural do Estado. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro), Auditório Rachel de Queiroz.

Entrada franca em todas as atividades.

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult - (85) 3101-6763 ou 6795 /  (88) 9946-4244 / (85) 8584-8400. www.secult.ce.gov.br / codac@secult.ce.gov.br.

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Piscicultores do Castanhão denunciam mortandade

peixesmortos

Jaguaribara. Piscicultores do Açude Castanhão, neste município, estimam prejuízo de R$ 300 mil após mortandade atingir pelo menos oito toneladas de tilápia criadas em tanques rede. Criadores dizem que o ocorrido, na madrugada da última terça-feira, não é consequência do baixo nível do açude, que hoje está com 20% de sua capacidade, e relacionam as perdas a uma manobra de aumento de liberação de água do reservatório pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A Companhia nega essa relação.

O impacto afetou dois piscicultores que ainda utilizam caçambas para a retirada dos peixes mortos nas gaiolas. Quando há esse tipo de ocorrência, o que, segundo eles é comum em pequena escala, o procedimento de descarte tem sido levar os peixes para o aterro sanitário. Porém, o atípico foi a grande quantidade de peixe (cerca de oito toneladas), numa época em que as águas estão próprias para o exercício da piscicultura.

De acordo com o piscicultor José Ricardo, que há 15 anos atua no Castanhão, o período pós-quadra chuvosa costuma oferecer as melhores condições para criação de peixe. "Com o fim da quadra chuvosa muda o tempo, os ventos, a água hoje está de excelente qualidade, com transparência adequada, com temperatura boa, em torno de 29° que é o ideal. Então, mesmo que não tenha chovido, essa época oferece condições excelentes para a piscicultora", afirmou.

Ele relaciona essa perda a uma manobra de aumento de vazão feita pela Cogerh, já que as gaiolas dos piscicultores afetados estão próximas da parede do Açude, onde se concentram as válvulas que liberam água para o Rio Jaguaribe: "Suspeitamos que, como a água estava correndo em grande volume durante os três dias em que a Cogerh aumentou sua vazão e depois disso houve a sua diminuição drástica, esse movimento de águas fez com que ela batesse e subisse a água do fundo, esta que não tem oxigênio. Então a gente suspeita que isso poderia ter sido a causa da mortandade, falta de oxigenação dessa água".

Ele acrescenta que os piscicultores têm feito o monitoramento do oxigênio da água e que, para a aparência com que a mesma se encontrava, sendo nesta época do ano, ela costumar estar com 5 mg de oxigênio dissolvido por litro. "Hoje, depois dessa situação, fizemos o teste e estamos com 1,2 mg dissolvido, ou seja, com baixa oxigenação. Infelizmente, não temos como provar que tenha sido essa a causa da mortandade, mas eles (Cogerh) também não têm como provar que não foi", lamenta.

Ricardo acredita que esse desequilíbrio na oxigenação da água possa causar mais perdas nos próximos dias, já que os peixes têm se apresentado mais na superfície das gaiolas, buscando oxigênio, e lamenta que essa manobra feita pela Companhia não tenha sido de forma transparente para os criadores. "A gente fica preocupado disso se repetir. Primeiro que a gente estranha em fazer essa liberação, descer essa quantidade de água numa época como essa, e, depois, por não haver clareza nesse processo", acrescenta.

Outro motivo

Sobre o aumento de vazão, o gerente do escritório regional da Cogerh em Limoeiro do Norte, Francisco de Almeida Chaves, confirma que a medida foi tomada para levar água até o município de Itaiçaba, com o objetivo de suprir o abastecimento desse município. "O que a gente fez, na semana passada, foi realizar uma abertura maior da válvula durante três dias. Se a diminuição da água estava em 2 cm por dia, passou no máximo 3 cm, o que não causa problemas que afetem a piscicultura. Não houve redução brusca", replicou.

Ainda de acordo com ele, no último domingo, a vazão que pereniza o Rio Jaguaribe voltou a ficar reduzida e está atualmente com 7,6 m³/s. "A vazão do Canal (Eixão das Águas) está praticamente constante. Então, o que foi feito não poderia causar esse prejuízo. O motivo deve ter sido outro", afirmou.

Os piscicultores estão apreensivos com a situação. Eles temem que a atividade possa estar ameaçada devido ao baixo volume e poluição. Uma equipe que envolve vários órgãos governamentais, como Cogerh, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), dentre outros, está levantando dados para o monitoramento da piscicultura e quais medidas deverão ser tomadas para que a atividade consiga enfrentar a realidade de diminuição da oferta hídrica.

No dia 2 de julho acontecerá, no Auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte, a reunião do Comitê de Bacias que deliberará sobre a realocação de águas dos açudes para o segundo semestre.

Mais Informações:
Escritório Regional Cogerh Limoeiro do Norte
Rua Coronel Antônio Joaquim, 1296 - Centro
(88) 3423-5000

Ellen Freitas
Colaboradora

|Diario do Nordeste - Regional

Três escolas receberão energia solar

escolatetosolar

Fortaleza. Três escolas públicas, localizadas nos municípios de Aquiraz, Quixadá e São Gonçalo do Amarante, receberão placas de energia solar dentro do projeto "Luzes para Aprender". A iniciativa é uma parceria entre a Enel Brasil, Prátil e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O termo de compromisso nesse sentido foi assinado na tarde de ontem, na sede da Coelce, na Rua Padre Valdevino, 150, Bairro Joaquim Távora, e contou com representantes das unidades de ensino.

O projeto é desenvolvido pela OEI e promove também a capacitação de professores sobre novas tecnologias e recursos pedagógicos, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). As escolas beneficiadas serão: EMEF Ernesto Gurgel Valente, de Aquiraz; EEM José Martins Rodrigues, de Quixadá; e EEP Poetisa Abigail Sampaio, do município de São Gonçalo do Amarante.

De acordo com Márcia Massoti, diretora de sustentabilidade do grupo Enel, o projeto original leva energia alternativa às escolas que não possuem a energia convencional. Entretanto, no Ceará, foram selecionadas escolas fora desse perfil. "Não se trata de levar apenas energia, mas informação à comunidade, em particular, aos professores desses estabelecimentos de ensino, que ficarão encarregados de multiplicar esses conhecimentos aos estudantes envolvidos".

Cerca de 2.300 alunos estão matriculados nas três escolas. Márcia destaca que, além da questão ambiental, se abrirão novas oportunidades para os envolvidos, tanto do ponto de vista social como econômico, com a geração de renda: "A parceria com a UFC permitirá que os professores das três escolas, por meio da realização de dois módulos presenciais, recebam o treinamento e o material didático. É hora de investirmos na energia do futuro. E nada melhor do que começar pelas escolas".

A Prátil também é uma empresa da Enel. É especializada em soluções inteligentes de energia no Brasil. Atua nas áreas de eficiência energética, infraestrutura elétrica e geração distribuída. Projetos de geração distribuída com energia solar são algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela Prátil. Desde 2013, a empresa atua neste mercado, tendo instalado sistemas de geração distribuída em diferentes Estados brasileiros.

Já o OEI é um organização internacional de caráter governamental para cooperação entre 21 países ibero-americanos e atua nas áreas de educação, ciência, tecnologia e cultura. A Enel Brasil, subsidiária do grupo Enel, tem sede em Niterói (RJ) e operações em quatro Estados do País: Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Goiás.

O grupo atua em distribuição de energia por meio das distribuidoras Ampla (RJ) e Coelce (CE), em geração pelas geradoras Endesa Fortaleza (CE) e Endesa Cachoeira (GO), em transmissão por meio da Endesa Cien (RS) e serviços por meio da Prátil.

Mais informações:
Comunicação Externa Coelce
Rua Padre Valdevino, 150
Bairro Joaquim Távora
E-mail: gercom@coelce.com.br
Telefone: (85) 3453-4883

Diario do Nordeste - Regional

Ceará tem o maior crescimento de PIB do Brasil

PIB

 

Foto: Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou avanço de 1,05% no primeiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. O desempenho do Estado ocorre em um cenário nacional de retração, no qual a economia do Brasil registrou queda de 1,6%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o Estado aponta outro número positivo: 3,10% de alta. Para o fechamento de 2015, a previsão é de crescimento de 2% do PIB.
A tendência de expansão acima da média nacional está mantida e reforçada na primeira estimativa de PIB do Governo Camilo Santana. Os números foram divulgados, na manhã desta quarta-feira (17/6), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece). Segundo o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, o resultado decorre principalmente da expansão das atividades relacionadas ao setor de turismo e serviços públicos governamentais (3,29%). Setores como comércio e indústria de transformação tiveram retração.
Comparando com os estados brasileiros que realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a economia cearense obteve melhor índice. Apenas Ceará (1,05%) e Pernambuco (0,6%) apresentaram crescimento e os demais estados apresentaram índice negativos. “O Ceará conseguiu segurar a queda da atividade econômica no Estado,, diferentemente do que aconteceu em outros estados e no país. Isto se deu como resultado da dinâmica de setores relacionados ao turismo, especialmente “transporte” (0,93%) e “alimentação e alojamento” (3,03%), além dos serviços da “administração pública”, reforçou o dirigente.


(Governo do Ceará)

"Crato Estação Cultura" vai comemorar aniversário do município

Crato3

Com o objetivo de revitalizar o Centro do Crato e celebrar o aniversário do município, comemorado no próximo dia 21 de junho, o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, realiza nos dias 20 e 21 de junho, no Largo da RFFSA, o projeto “Crato Estação Cultura”. O evento terá início no sábado, às 18h e encerramento no domingo, às 18h.
Durante o “Crato Estação Cultura”, a população poderá conferir a realização de shows culturais, alvorada de fogos,  oficinas de artesanato,  a disponibilização de cama elástica para crianças,  espetáculos teatrais,  cortejo, prática de  slackline,  exposição sobre a história do Crato,  biblioteca livre,  entre outras atividades. Os cratenses poderão conferir também o lançamento do filme “O Padre Azul”, de Wilton Dede Soares.
Também serão ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão,  teste de glicemia,  aplicação de flúor,  serviços de nutrição,  ginástica laboral,  entre outros. Para a realização desse projeto, a Secult Crato contou com a ajuda do SEST/SENAT e tendo como parceiro o Serviço Social do Comércio (SESC).
Acompanhe a programação no site da prefeitura: www.crato.ce.gov.br

flavio pinto

"Crato Estação Cultura" vai comemorar aniversário do município

Crato3

Com o objetivo de revitalizar o Centro do Crato e celebrar o aniversário do município, comemorado no próximo dia 21 de junho, o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, realiza nos dias 20 e 21 de junho, no Largo da RFFSA, o projeto “Crato Estação Cultura”. O evento terá início no sábado, às 18h e encerramento no domingo, às 18h.
Durante o “Crato Estação Cultura”, a população poderá conferir a realização de shows culturais, alvorada de fogos,  oficinas de artesanato,  a disponibilização de cama elástica para crianças,  espetáculos teatrais,  cortejo, prática de  slackline,  exposição sobre a história do Crato,  biblioteca livre,  entre outras atividades. Os cratenses poderão conferir também o lançamento do filme “O Padre Azul”, de Wilton Dede Soares.
Também serão ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão,  teste de glicemia,  aplicação de flúor,  serviços de nutrição,  ginástica laboral,  entre outros. Para a realização desse projeto, a Secult Crato contou com a ajuda do SEST/SENAT e tendo como parceiro o Serviço Social do Comércio (SESC).
Acompanhe a programação no site da prefeitura: www.crato.ce.gov.br

flavio pinto

Motoristas deixam Juazeiro sem ônibus

viacaolobo

Os trabalhadores e os estudantes que precisaram de ônibus para se deslocar no início da manhã desta quinta-feira (18), teve muita dificuldade para chegar ao seu destino. É que os motoristas das duas empresas de transporte coletivo que servem à cidade cruzaram os braços e fazem durante o dia de hoje uma paralisação. O motivo é o de sempre: salários atrasados e as péssimas condições de trabalho.
Às 9 horas, os trabalhadores pretendem sair em caminhada da sede da empresa Lobo, no bairro Franciscanos até o prédio do Ministério Público Estadual. Segundo a direção do sindicato da categoria, os motoristas só retornam ao trabalho após uma audiência com o Ministério Público.

flavio pinto

Monsenhor Montenegro - Por: Emerson Monteiro

Dia 10 de abril de 2005, um domingo, morria em Crato, por volta das 14h, monsenhor Francisco Holanda Montenegro, sacerdote católico de larga folha de serviços prestados à educação no interior do Nordeste. 

Nascido na cidade cearense de Jucás, a 25 de fevereiro de 1913, filho de Seridião Holanda Montenegro e Almerinda Montenegro, foi responsável pela direção do Colégio Diocesano do Crato durante cinqüenta e dois anos, formando as principais lideranças das gerações que passaram pelas suas mãos, isto dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará.

Membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará por dilatado tempo, Monsenhor Montenegro publicou vários livros, dentre esses: As quatro sergipanas, Os quatro luzeiros da Diocese, Monsenhor Rocha, o apóstolo da caridade e Fé em Canudos. Pesquisador emérito, estudou com afinco a vida de Antônio Conselheiro, a história da família Alencar e a vida e a obra do Padre Marcos, expoente dos rincões piauienses, onde viveu a cumprir função civilizadora, tendo seu nome adotado por cidade que ajudou a fundar e desenvolver.

Foi também professor da Faculdade de Filosofia do Crato e membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará, desempenhando sempre com amor atribuições nele depositadas. Era membro do Instituto Cultural do Cariri, em Crato, titular da cadeira no. 9, cujo patrono é Dom Francisco de Assis Pires, após defender tese sobre monsenhor Rubens Gondim Lóssio, seu anterior ocupante.

Escolheu o Cariri para o exercício do seu apostolado, onde hoje desfruta da fama que bem produziu, residindo no sopé da Serra do Araripe longa data junto de capela que ele mesmo construiu, ali efetivando trabalho de catequese, orientando fiéis, cumprindo seus deveres de ofício, encetou pesquisas e escreveu, de vitalidade admirável pelo tanto quanto se dedicou à lides educacionais.

Pessoa das mais distintas, Montenegro houve-se como poucos na faina de formar caracteres para a sociedade, conduzindo-os dentro de padrões éticos e morais apreciáveis, lembrança reconhecida na alma dos muitos que vieram ao Cariri neste período de tocante despedida, ex-alunos e amigos sensibilizados diante da perda.

As instituições que hoje assinalam o universo respeitável da cultura caririense guardam estreitas relações com o trabalho tão bem desenvolvido pelo Monsenhor Montenegro, figura ímpar de personalidade forte, dotado de carisma e simpatia fáceis, cheia de valores morais e intelectuais indiscutíveis.

Dom Fernando Panico convida governador Camilo Santana para participar da solenidade de inauguração da Fazenda Esperança Padre Cícero


O Bispo Diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, foi recebido nesta 3ª feira, dia 16, pelo governador do Ceará, Camilo Santana, no gabinete deste no Palácio da Abolição. Dom Fernando com o objetivo de convidar o governador para participar da inauguração da Fazenda da Esperança Padre Cícero, localizada no município de Mauriti, construída graças ao convênio entre o Governo do Estado do Ceará e a Diocese de Crato, contando, ainda, com a parceria da Prefeitura Municipal de Mauriti.
Dom Fernando Panico esteve acompanhado dos demais bispos que formam a Província Eclesiástica do Ceará.
A solenidade de inauguração ocorrerá no próximo dia 12 de julho. O governador Camilo Santana prometeu comparecer à solenidade para o qual foi convidado.


Postado por Armando Lopes Rafael

Dom Fernando inaugura Fazenda da Esperança Padre Cícero no próximo dia 12 de julho – por Patrícia Silva

Chegam os missionários que vão administrar a Fazenda da Esperança
Chegaram ontem, dia 17, ao Distrito Coité, em Mauriti, local onde foi construída a Fazenda da Esperança Padre Cícero, treze missionários que irão contribuir no serviço de recuperação de dependentes químicos. Nos trinta dias que antecedem a inauguração da Fazenda, os jovens realizam missão de divulgação da nova unidade da instituição e harmonização do espaço.
Com o lema “Recebeste de graça, de graça dai!” (Mt 10,8), os missionários, se doam para fazer com que aqueles que sofrem com uma das maiores máculas da sociedade, o vicio da droga, possam conhecer a Deus e assim sair da dependência química. “Hoje já tenho a confiança dos meus pais. Quando vejo a felicidade de minha irmã, de meus pais, eu quero fazer com mais pessoa sintam esta felicidade”, disse o missionário Luís Augusto Estevão da Silva.
A  Fazenda da Esperança Padre Cícero. (Foto: Patrícia Silva)
Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Ceará e Alemanha são os lugares de origem dos missionários que estão na Diocese até o dia da inauguração da Fazenda da Esperança Pe. Cícero, que é a quarta unidade da instituição no Estado do Ceará.
Neste primeiro momento a Fazenda, em Mauriti, está sendo coordenada por Roberto Xavier Camargo, que há 15 anos contribui com a evangelização através deste carisma. O coordenador definiu como maravilhosa a acolhida da Diocese de Crato. “Quando cheguei fiquei surpreso em como foi a acolhida, tanto da parte estrutural, como a parte humana. As pessoas felizes, alegres, esperando que a gente chegasse. Vemos que isso é realmente algo de Deus e só temos a agradecer ao bispo, padres e leigos por tudo que estão fazendo por nós”, afirmou.
Os missionários em sua maioria passaram por tratamento terapêutico na Fazenda da Esperança, mas também existem aqueles que se doam através do voluntariado mesmo sem ter experimentado o mundo das drogas, como é o caso do jovem Benedickt Rautenberg, de Oldenberg, na Alemanha, que está há nove meses no Brasil e hoje chegou à Fazenda da Esperança Pe. Cícero. “Nunca tive envolvimento com drogas, mas vejo que a Fazenda ajuda. Aqui aprendi a amar, aqui pude viver um novo estilo de vida e tive um grande crescimento humano. A Fazenda muda as pessoas e as pessoas lá fora vivem esta esperança, podendo assim mudar o mundo”, disse.
Os treze missionários permanecerão na Diocese de Crato até a inauguração da Fazenda da Esperança Pe. Cícero, que irá acontecer no dia 12 de julho com a celebração da Santa Missa, às 16h, presidida por Dom Fernando Panico; após esta data ficarão dois na coordenação desta unidade e os demais serão encaminhados para outras missões.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30