xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/06/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 junho 2015

Governo do Maranhão confirma primeiro caso de zica vírus

denguemusquito_2015

O governo do Maranhão confirmou hoje (9) o primeiro caso de zica vírus no estado. O paciente infectado é do município de Gonçalves Dias, a 340 quilômetros de São Luís. São Paulo e Rio de Janeiro já haviam notificado os primeiros casos da doença.

Segundo o ministério, o zika vírus tem evolução benigna, caracterizada por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e nas costas.

O ministério informou que ainda não dispõe de um balanço nacional sobre o número de pessoas que já contraíram a doença. A explicação é que, por se tratar de um vírus sem evolução grave, não há exigência de notificação.

O zica vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite o vírus da dengue e a febre chikungunya, o Aedes aegypti. Depois de alguns estados desconfiarem da presença da doença, o Ministério da Saúde confirmou mês passado os 16 primeiros casos no país.

Segundo a pasta, cada estado estabelece os procedimentos a serem adotados, por exemplo, se o paciente que desconfia ter o vírus precisa fazer a sorologia para confirmar ou se o diagnóstico é clínico e por exclusão.

Agência Brasil|

Senado deve votar amanhã relatório de MP que reajusta tabela do IR

IR_23

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) apresentou hoje (9), na comissão especial mista, o relatório sobre a Medida Provisória 670, que trata da atualização da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A medida foi editada em março, após negociação do governo com o Congresso para evitar a derrubada do veto da presidenta Dilma Rousseff a outro projeto de lei que reajustava a tabela em 6,5%.

O relator não fez alterações significativas no texto enviado pelo governo e manteve o reajuste escalonado entre 4,5% e 6,5%, dependendo da faixa de renda. Assim, foi mantida a isenção para quem ganhar até R$ 1.903,98.

A única emenda acatada por Eunício Oliveira autoriza o Executivo a conceder subvenção econômica ao seguro rural contratado no ano de 2014. Após a apresentação do relatório, foi concedida vista coletiva aos membros da comissão. O texto deve ser votado amanhã (10), quando novas emendas ainda poderão ser aprovadas. Depois, a MP seguirá para a Câmara dos Deputados.

Agência Brasil

Campanha de vacinação contra HPV tem baixa procura este ano

HPV

A vacina contra o HPV é capaz de prevenir 70% dos casos de câncer de colo de útero e está disponível na rede pública de saúde desde o ano passado, para meninas e adolescentes entre 9 e 13 anos, e para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos. A informação é da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Dia Nacional da Imunização, comemorado hoje (9), a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) alerta para a importância da vacinação, e para a queda na procura em 2015, se comparada com a campanha do ano passado.

Para a presidenta da SBIm, a pediatra Isabella Ballalai, a queda é consequência da interpretação equivocada às reações adversas que um grupo de 11 adolescentes teve em São Paulo, no ano passado, após ter tomado a vacina na primeira fase de imunização.

A pediatra admitiu que havia motivo para as famílias se assustarem, em princípio, mas disse que as reações foram analisadas, e ficou comprovado que não foram efeito da primeira etapa da vacina.

“Nenhuma dessas meninas ficou paralítica, todas estão bem, não houve nenhuma doença neurológica, todos os exames foram feitos, e a conclusão é que foi uma situação de estresse coletivo, uma reação esperada quando se vacina adolescentes”, disse a médica, em entrevista à Agência Brasil.

Ela lembrou que, mesmo com as explicações sobre os efeitos positivos da vacina, o impacto da reação inicial prejudicou a adesão ao imunobiológico. “Quando o problema foi resolvido, isso não chegou com a mesma intensidade com que chegou para as famílias quando aconteceu, e a gente ainda não sabia o que estava acontecendo”.

Isabella indicou ainda um outro fator para a redução na procura. De acordo com ela, no ano passado a primeira etapa foi ao encontro das meninas e adolescentes, com a vacinação sendo realizada nas escolas, diferente deste ano, quando elas precisam ir aos postos de saúde para tomar a vacina em quase todos os municípios do país.

“Em outros países, em que a vacinação de adolescentes acontece com sucesso, a vacina vai até o adolescente. Isso [ir aos postos para tomar a vacina] faz diminuir a adesão. A mãe trabalha, o pai trabalha, o adolescente não vai sozinho, sábado é complicado. São vários os motivos da rotina que fazem com que a gente não veja o adolescente indo para um posto de saúde. Vários fatores, somados, fazem com que a gente hoje tenha uma triste realidade, que é uma adesão baixa, de menos de 50% [na primeira dose] das meninas que gostaríamos de vacinar”, afirmou.

A pediatra esclareceu que é preciso manter o esquema de vacinação de três doses. Nas meninas acima de 13 anos, a segunda dose tem que ser dada dois meses após a primeira, e a terceira, quatro meses depois da segunda (0-2-6 meses). Já para as menores de 13 anos, o esquema vacinal é de seis meses entre a primeira e segunda doses, e de 60 meses para a terceira. “Se não tomar o mínimo de doses, e não respeitar o intervalo mínimo entre as doses, não há proteção. Para qualquer vacina, se a pessoa não cumprir o número de doses necessárias, não há proteção”, disse

A médica lembrou que, se por acaso a adolescente perder o prazo, não precisa começar tudo de novo. “Se alguém esqueceu de tomar, ou atrasou, tem que voltar ao posto ou à clínica e continuar, mas tem que completar, senão, não há proteção”, disse.

As autoridades de saúde também recomendam a vacina para os meninos, mas neste caso, segundo a presidenta, a vacinação só está disponível na rede privada. Na avaliação dela, esta é uma escolha de política de saúde pública.

Isabella Ballalai explicou que o HPV é causa de 100% dos casos de câncer do colo de útero e, no Brasil, ocorrem 15 mil novos casos por ano.

A médica afirma que é prioridade do Ministério da Saúde vacinar as meninas para prevenir o câncer do colo de útero. “Nos meninos, temos o câncer de pênis e, em meninas e meninos, o câncer de ânus e o câncer de boca. Mas, com certeza, o impacto de meninos atingidos não é igual ao do câncer de colo de útero das meninas. Então, o governo tem que ter uma prioridade, e a prioridade são as meninas”, destacou.

Ela lembra ainda a mulher adulta também pode procurar a vacinação na rede privada. Ela acredita que, mais que os estudos, a prática comprova que a vacina é segura e eficaz.

“Não é uma vacina nova. É uma vacina aplicada desde 2007 na Austrália, e sem evento adverso grave. É o que a gente vê nos Estados Unidos, na Austrália e na Inglaterra, enfim, em todos os países que adotaram esta vacina. São mais de 200 milhões de doses aplicadas”, apontou, indicando, ainda, que as autoridades veem um horizonte favorável no combate ao câncer de útero.

“A gente já vê resultado concreto e segurança, sim. E a gente vê uma boa perspectiva para daqui a 20 anos poder dizer que o número de mulheres com câncer de útero caiu”.

Agência Brasil

IFCE – Servidores estão preocupados com corte de 40% no custeio do Instituto

IFCEFortaleza

O reitor Virgílio Araripe, do IFCE, anunciou, em entrevista a este Blog, que virá um corte de 40% nos recursos para custeio no Instituto. O fato gerou apreensão entre os servidores que, atualmente, estão mobilizados em torno de diversas reivindicações, com indicativo de greve já aprovado para 10 campi e reitoria. O anúncio reforçou a preocupação dos servidores com a situação do Instituto, que já vem sofrendo com dificuldades de pessoal e infraestrutura, falta de transparência e de cultura democrática e participativa, imposição de mudança de jornada de trabalho de 30 para 40 horas, entre outros temas que levaram à mobilização dos trabalhadores, reivindicando respostas da direção do IFCE.

“O novo corte de verbas, anunciado pelo reitor Virgílio Araripe, chegando a 40% dos recursos previstos para o IFCE, citando portaria do Ministério da Educação, representa um duro golpe para a nossa instituição e deixa ainda mais preocupados os servidores do Instituto, que já vêm lutando desde o ano passado contra grandes dificuldades, como a ameaça da retirada de direitos”, afirma Josias Valentim, integrante da Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE). Ele ressalta ainda a restrição “imposta” pela Reitoria do IFCE à flexibilização da jornada de trabalho, o que obrigou muitos servidores a passar de jornada de 30 horas para 40 horas semanais.

“Enquanto o reitor Virgílio Araripe declara à imprensa que uma greve prejudicaria os estudantes, é preciso destacar que os estudantes já serão prejudicados com cortes nas verbas de assistência estudantil. Em alguns campi, esse corte chega a até 30%”, acrescenta o professor Josias Valentim.

Além disso, segundo Valentim, a atual situação do Instituto e os novos cortes de verba anunciados colocam em risco o próprio funcionamento de algumas das unidades do IFCE. “Se esses campi não tiverem condição de funcionamento, aí sim os estudantes serão prejudicados, deixando de concluir seus cursos”, acrescenta o integrante da Diretoria do Sindicato.

O professor lembra ainda que, diante do quadro de dificuldades nacionais, diversos institutos e universidades federais já entraram em greve, em diversos estados. No contexto do IFCE, há também informações sobre corte de 30% nos recursos destinados para a assistência estudantil.

O Povo

Senado aprova projeto para combater a pirataria

senado

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (9) projeto de lei que muda procedimentos para autoridades – policiais e judiciárias – em casos de apreensão de produtos piratas. O texto foi aprovado na forma de substitutivo em relação ao projeto da Câmara e, por isso, terá de ser revisado pelos deputados. Antes, ele ainda precisa ser votado em turno suplementar pelos senadores.

De acordo com o substitutivo, as autoridades policias deverão anexar aos processos um relatório detalhando a quantidade dos produtos apreendidos. Quando se tratar de grande volume, eles poderão ser pesados ou separados em lotes, cujos detalhes deverão ser explicitados no relatório anexado ao processo.

As medidas previstas no projeto objetivam dar celeridade aos processos envolvendo produtos piratas e racionalizar os procedimentos em relação a eles. O texto também prevê que a vítima do crime possa ser a fiel depositária dos bens apreendidos. Entretanto, isso foi relativizado, de modo que a obrigação de guardar os bens não a torne duplamente penalizada.

Relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, o ex-senador Vital do Rêgo optou por permitir a possibilidade de que os itens fiquem sob a guarda das instituições de ensino, pesquisa ou assistência social.

“Num país de grandes disparidades sociais como o Brasil, ressalvar a possibilidade de os bens apreendidos serem revertidos em favor da população mais pobre por meio dessas instituições é quase um imperativo”, alegou o ex-senador em seu parecer.

(Agência Senado)

Com apoio da Funcap, pesquisador desenvolve simulador virtual de ventilação mecânica online

xlung_thumb

Uma plataforma online cujo foco é o ensino de ventilação mecânica com base em simulação virtual. Esse é o Xlung, criado e desenvolvido pelo médico pneumologista/intensivista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Marcelo Alcântara Holanda, em parceria com pesquisadores da UFC. A iniciativa contou com o auxílio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), utilizando recursos do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT).

A ventilação mecânica (VM) é uma intervenção terapêutica utilizada para dar suporte ao paciente com insuficiência respiratória por meio de um aparelho, o ventilador. Com a possibilidade de ser realizada de forma invasiva ou de modo não invasiva, a VM pode favorecer uma maior chance de sobrevida dos pacientes.

A simulação virtual possibilita aos usuários a aprendizagem, desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades em VM. Na plataforma, o paciente simulado responde à medida que os ajustes são realizados, possibilitando feedback em tempo real sobre as medidas adotadas. Os sons do movimento de ar na inspiração, os acionamentos de alarmes e as curvas de mecânica de alta definição estão presentes nas simulações.

“A possibilidade de treinarmos alunos que em breve se tornarão profissionais ativos nas inúmeras UTI do nosso país traz benefícios diretos à saúde da nossa população, já que com a possibilidade de treino sem o estresse do erro, ou o risco eminente de morte, o aprendizado é mais eficaz, tornando a possibilidade de cura mais real e efetiva. Um profissional bem treinado atuará da maneira mais correta e com maior segurança”, destaca Andréa Carvalho, Diretora Administrativa na Pulmocenter/Xlung. A empresa teve o projeto “Desenvolvimento e Comercialização do Simulador Virtual de Ventilação Mecânica (Xlung)” apoiado pelo Edital 13/2010 – FIT, da Funcap.

A ideia inicial para o Xlung surgiu quando o professor associado do Departamento de Medicina Clínica da UFC, Marcelo Alcântara dava aulas no módulo de Terapia Intensiva na universidade. De acordo com Andréa Carvalho, o pneumologista percebeu que a VM era um tema peculiar em relação ao ensino por contar com muita teoria e pouca prática. “E a prática também se tornava limitada devido os ambientes de UTI, que são restritos ao atendimento de pacientes, assim como a não possibilidade de manusear em modo de treinamento, os ventiladores mecânicos, que estão nos ambientes hospitalares para dar suporte à vida”, acrescenta Andréa.

Atualmente, o Xlung conta usuários de todo o Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Espanha e Portugal. “É difícil mensurar com precisão quantos profissionais e estudantes já tiveram algum treinamento com o simulador. Por ser uma ferramenta virtual, o seu alcance se torna muito abrangente”, explica Andréa Carvalho.

Em 2011, a plataforma online ficou em primeiro lugar no Prêmio Brasil de Engenharia na categoria Educação Tecnológica. Já em 2014, foi uma das vencedoras do Programa INOVA Talentos.

 

Rafael Ayala
Assessor de Imprensa da Funcap

Secretaria do Meio Ambiente vai reflorestar parte da Mata Atlântica no Ceará

parque-nacional-de-ubajara_cid-barbosa

O Ceará tem Mata Atlântica e a determinação é aumentar sua cobertura florestal. O primeiro passo para o cumprimento dessa meta será firmado nesta quarta-feira (10) com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará assinando os termos de Cooperação Técnica com a Fundação SOS Mata Atlântica e as sete prefeituras do maciço: Palmacia, Pacoti, Guaramiranga, Redenção, Baturité, Aratuba e Mulungu. Daí resultará no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PNMA). A solenidade acontece no Hotel Vale das Nuvens, às 9 horas, em Guaramiranga.

O secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou que apresentará também a proposta da Sema para a recuperação das nascentes do rio Pacoti e o concomitante projeto de educação ambiental, para a área. Isto é importante porque os 12,5% da Mata Atlântica que sobrevive presta serviços ambientais essenciais, “como a conservação das águas que abastecem as cidades e a estabilidade dos solos, tão importantes à agropecuária. Por isso, deve-se reflorestar o que foi degradado e proteger as nascentes e o fluxo hídrico.

Embora protegido por Lei Estadual, vez que existe a Área de Proteção Ambiental – Apa do Pacoti, sabe-se que ao longo dos seus 150 km, vem sendo receptor de efluentes domésticos e industriais não tratados, que provocam degradação, e também por conta do acelerado crescimento urbano.

Artur Bruno disse que o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) irá normatizar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. A produção elaboração e implementação do PMMA deverá ser efetivada em cada município que apresenta remanescentes desse Bioma. Ele destacou que o Encontro de Secretários, que ocorreu recentemente no Rio Janeiro, foi o ponto de partida para um diálogo e ação conjunta, objetivando reduzir a zero o desflorestamento ilegal da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é também uma das florestas mais ricas em biodiversidade no mundo. Ao longo do país, ela mostra diferentes feições – incluindo desde as formações de florestas até ambientes associados, como restingas e manguezais – e é considerada um dos 34 hotspots mundiais – regiões do planeta de maior prioridade para a preservação. Essa floresta abriga cerca de 70% dos animais brasileiros ameaçados de extinção. Vivem na Mata Atlântica quase 72% da população brasileira – mais de 145 milhões de habitantes em 3.429 municípios. No entanto, a Mata perdeu quase toda a sua cobertura original ao longo da história do Brasil. Hoje, restam 8,5 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. “Somados todos os fragmentos de floresta nativa no país, acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%.” frisou Artur Bruno.

 

Elizabeth Rebouças
Assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

Ceasa realiza 32ª Feira Flor e Artesanato Dia dos Namorados

Flor1

A 32ª edição da exposição Feira Flor e Artesanato na Ceasa terá como tema o Dia dos Namorados. O evento que é realizado pela Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos do Ceará, acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de junho, das 7h às 13h, no entreposto da Ceasa, em Maracanaú.

O evento reunirá cerca de 40 expositores, entre produtores e comerciantes de flores e artesãos com o objetivo de promover os produtos cearenses e proporcionar à população a possibilidade de prestigiar a namorada ou o namorado, além das esposas e maridos com produtos de qualidade e preços acessíveis. Entre os produtos, que devem variar de R$2 até R$ 60, estarão às flores de vaso e de corte, plantas ornamentais, exóticas, arranjos, aromáticas, medicinais e orquídeas, além de trabalhos em crochê, bonecas de pano, arranjos, biscuit e produtos em madeira.

Esta edição é inspirada no Dia dos Namorados, data especial que aquece a venda no setor de flores em até 30%, segundo dados do Instituto Agropolos do Ceará.  Conforme o Coordenador do Setor de Floricultura do Instituto Agropolos do Ceará, Alexandre Maia, durante todo o ano os produtores se preparam e estimulam picos de produção para essas datas especiais e festivas, período no qual conseguem maiores volumes de vendas e fortalecem suas rendas.

De acordo com George Valentim, Diretor Comercial da Ceasa, a exposição Feira Flor e Artesanato acontece em três datas especiais: Dia das Mães, Dia do Namorados e Natal. No entanto, segundo ele, o evento tem feito tanto sucesso que a organização avalia outras datas para realizá-lo. Uma das possibilidades, conforme George Valentim é a Feira Flor e Artesanato Primavera, que deverá acontecer em setembro.

“O objetivo do evento é divulgar e colaborar com a evolução dos produtores cearenses de flores e artesanato em geral. A ideia é proporcionar à população a possibilidade de prestigiar e presentear suas esposas, namoradas e companheiras em uma data tão especial que é o Dia dos Namorados”, ressalta.

Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceasa e Coordenador da Feira, a cada edição o número de expositores vem aumentando, ofertando uma quantidade significativa de produtos regionais e mais de 100 espécies de planas e flores. Segundo ele, nesta edição a expectativa é alcançar uma movimentação financeira de pelo menos R$ 35 mil. “A feira é um atrativo a mais para os visitantes da Ceasa e, ao mesmo tempo, um impulso para as vendas dos pequenos produtores e comerciantes de flores e artesanato do nosso Estado”, afirmou.

O presidente da Ceasa, Reginaldo Moreira, destaca que há 10 anos a Feira Flor e Artesanato tem colaborado para o desenvolvimento econômico dos setores e proporcionado divulgação dos produtos regionais. "A Ceasa disponibiliza o espaço, divulgação e acolhe produtores cearenses que podem expor suas mercadorias com segurança e conforto. A feira possibilita à população que frequenta a Ceasa a compra de flores e artesanatos de qualidade e preços acessíveis", frisa.

A entrada da 32ª Feira Flor e Artesanato na Ceasa é gratuita. O evento acontece no Pátio Coberto da Ceasa entre aos Bancos do Brasil e Bradesco.

Serviço:

32ª Feira Flor e Artesanato Dia dos Namorados - Ceasa
Data: 10,11 e 12 de junho
Horário: 7h às 13horas
Endereço: Av. Mendel Steinbruch, S/N. Pajuçara – Maracanaú/CE
Contato: (85) 3299.1701 / 3299.1237/ 88174743

 

Karla Camila
Assessora de Imprensa da Ceasa Ceará

Dragão do Mar abre exposição sobre vida e obra de Fausto Nilo nesta quinta-feira (11)

dragaodomarce

Dando sequência à temporada de aberturas de exposições no Dragão do Mar, o Museu da Cultura Cearense abre, nesta quinta-feira (11), mais uma mostra do projeto Quintas Visuais, que desta vez toma o arquiteto, urbanista, poeta, cantor e letrista Fausto Nilo como tema. Com curadoria da historiadora Valéria Laena, a exposição promete levar o visitante a um passeio pela história pessoal e profissional deste artista que se tornou um dos nomes cearenses mais consagrados da cultura nacional. A vernissage acontecerá a partir das 19h, no Museu da Cultura Cearense, e contará com apresentação musical em homenagem ao multifacetado artista.

A partir de desenhos, fotos pessoais, fragmentos de composições, croquis, entre outros itens, a exposição abordará a trajetória do multitalentos, já homenageado em dezembro de 2014, no Dragão do Mar, por ocasião do seu septuagenário, quando lançou o seu último álbum, “Palavras Abandonadas”.

Ao longo de 40 anos de carreira, Fausto inseriu sua assinatura em grandes obras urbanas - como o projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar e da Praça do Ferreira - e em grandes obras musicais brasileiras. Foram mais de 400 letras registradas por mais de 100 parceiros, entre músicos e intérpretes do cancioneiro popular nacional, tais como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos e Zeca Baleiro.

A exposição está dividida em dez seções. A primeira, QUIXERAMOBIM: 1944 – 1955, traz um breve histórico do lugar em que nascia o menino Fausto. Em FORTALEZA: 1956 – 1964 e PRAÇA DO FERREIRA: Década de 1960, o visitante fará um verdadeiro percurso pela cidade de Fortaleza às épocas. FACULDADE: 1965 – 1970 narra as memórias do período em que o artista inicia seu aprendizado como arquiteto. CONGRESSO DA UNE -1968 discorre sobre a turbulenta oposição ao regime militar e sua participação no movimento estudantil. BRASÍLIA E SÃO PAULO: 1971 – 1975 aborda o tempo em que Fausto sai do Ceará e começa a trabalhar na profissão como urbanista. A seção RIO DE JANEIRO: 1976 – 1988 fala sobre a época da boemia, período em que Fausto inicia suas principais parcerias musicais e compõe as músicas mais consagradas da sua carreira. FORTALEZA E FAMÍLIA: 1988 trata sobre o retorno de Fausto a Fortaleza e a formação do seu núcleo familiar. ARQUITETURA E URBANISMO: Década de 90 traz os principais projetos arquitetônicos e urbanísticos do artista, entre eles o Dragão do Mar, a Ponte dos Ingleses, a Praça do Ferreira e o Mercado São Sebastião.

O passeio encerra com a seção FAUSTO NILO 70, onde poderá ser apreciado um apanhado da sua carreira musical, com mostra dos discos que ele gravou, fotos atuais, trechos de suas principais composições e áudios de suas canções mais conhecidas.

Texto Curatorial

O tempo se torna humano através da narrativa e por ele acessamos diversas experiências. Nessa exposição, o homenageado é o narrador da sua história. Ele, que possui um talento primoroso em articular as suas narrativas, imprime uma dimensão temporal nas diferentes camadas do seu tempo, da sua vida. Competência, sorte, determinação revelam-se através de um generoso percurso que se articula entre épocas e melodias.

São escritos autobiográficos, narrativas da memória. O encontro entre o tempo e o espaço e o trabalho de imaginação na produção de obras de variadas linguagens que compõem o homem e artista múltiplo que é Fausto Nilo. Que faz poesia com a palavra, que faz poesia com o traço. Emprestado de Leminski, que lhe elogiava o verbo, ele faz poesia tamanho família, uma outra filosofia. Esperamos deixar registrado, aqui, algumas das melhores contribuições do arquiteto, urbanista, letrista de canções populares, e poeta Fausto Nilo. Por Fortaleza e outras cidades pelo Brasil, e afora, por este cidadão do mundo.

Fausto Nilo está completando setenta anos.

Poeta, arquiteto, urbanista, compositor, desenhista. Poucos artistas e pensadores no país têm uma trajetória tão brilhante quanto a dele. Só quem conviveu com um campo artístico precário e indolente – o nosso, por exemplo - pode ter a exata dimensão da importância de uma figura como Fausto Nilo.

Imenso poeta e compositor popular. Arquiteto de algumas obras primas como o Centro Dragão do Mar, ele é, antes de tudo, um intelectual refinado que não tem medo de pensar sua aldeia. Fausto Nilo não tem apenas o olho afiado. Ele sabe converter suas avaliações em argumentos. Não desperdiça seu talento em futricas, mas, quando a situação exige, tem a coragem de emitir seus juízos com franqueza, e isso num ambiente em que as relações pessoais têm um grande peso.

Contar sua história como faz a exposição Fausto Nilo – a palavra e o traço é mostrar como a nossa cultura pode atingir pontos altos de brilho, sensibilidade artística e potência criativa, sem nunca perder a conexão com os ritmos e formas da nossa vida social.

Conclui-se, então, ao observar atentamente essa exposição, que a biografia de Fausto Nilo, aqui exposta, é parecida com o trajeto intelectual do povo cearense, se um dia conseguirmos todos transformar nossa vida em arte. O que significa que Fausto Nilo é uma síntese do que temos de melhor e mais generoso.

Quintas Visuais

Pensado com o objetivo de estimular o hábito de visitação aos Museus do Dragão do Mar, o projeto Quintas Visuais teve início no dia 14 de maio, com vernissage de “Sobre Naturezas Sob Naturezas” e pocket show de Geraldo Júnior. A mostra une os acervos do Museu da Cultura Cearense e do Museu de Arte Contemporânea para apresentar um recorte da arte popular cearense, marcada pela riqueza e diversidade do seu artesanato e forte expressão do imaginário social.

No último dia 04 de junho, duas mostras foram abertas ao público, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará: “Ela”, do premiado artista plástico Bruno Vilela; “Interstícios”, com curadoria de Ana Cecília Soares, reúne obras que se apropriam do corpo livre à experimentação. Fechando o projeto Quintas Visuais, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará abrirá na quinta-feira seguinte (18) a mostra “Orson Welles e Manoel Jacaré: a arte de ver o mar”, curada por Silas de Paula.

Serviço

Abertura da Exposição “A Palavra e o Traço”

Data: 11 de junho

Hora: 19h - Abertura

19h30 – Apresentação Musical

Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará

Acesso gratuito

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Instituto Dragão do Mar

Água consumida no Interior fora dos padrões exigidos

[NREGIONAL - 1]  DIARIO/NREGIONAL/1_MATERIAL<NREG01> ... 09/06/15

Juazeiro do Norte. Todos os 15 municípios inspecionados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), neste ano de 2015, apresentaram problemas que destoam do que é exigido pela legislação em vigor em relação aos padrões de potabilidade exigidos no País. No ano passado, o órgão fiscalizador realizou inspeção em 63 municípios cearenses. Do total de municípios visitados, apenas 18, o equivalente a 28,57%, apresentaram controle e qualidade da água satisfatório.

A qualidade da água que está sendo distribuída aos usuários da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em diversos municípios do Interior, está sendo avaliada pela Arce. As fiscalizações acontecem em atendimento às solicitações apresentadas pelo Ministério Público do Estado (MPCE), mediante o crescente número de queixas direcionadas ao órgão por usuários dos sistemas de abastecimento. As reclamações são de que a água distribuída pela Cagece apresenta, na grande maioria dos casos, odor fétido e coloração turva ou barrenta.

Até o fim de maio, foram realizadas 15 inspeções para ações de fiscalização sobre sistemas de abastecimento de água em municípios do Interior do Estado. As ações incluem a avaliação da qualidade da água fornecida à população e de outros requisitos importantes da prestação dos serviços para o usuário, como a continuidade do abastecimento e a agilidade do atendimento.

Há casos, como no município de Alcântaras, por exemplo, onde é apontada a falta de limpeza em um dos tanques-reservatórios há mais de seis meses. Em Potengi, conforme o resultado da última inspeção, a Cagece não vem cumprindo as normas técnicas e procedimentos exigidos, deixando de realizar, inclusive, a operação e a manutenção adequada das unidades integrantes do sistema de abastecimento de água no município. Já em Juazeiro do Norte, há locais de distribuição onde até mesmo o Código de Defesa do Consumidor vem sendo descumprido, conforme aponta a Arce em observação ao Art. 22 da legislação: Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

No mês passado, os técnicos da Arce realizaram inspeções no município de Campos Sales. Segundos os fiscais que realizaram o trabalho, o laudo com o resultado deve estar pronto dentro de 40 dias. Caso sejam constatadas irregularidades quanto à qualidade da água, será emitido um termo de notificação para que a Cagece corrija o problema. Havendo descumprimento, a Cagece poderá ser multada.

Consumo humano

No município, a população se recusa a consumir o líquido. A água que chega, por meio das torneiras, é utilizada apenas para serviços domésticos e para o banho. Para o consumo humano, é preciso comprá-la em estabelecimentos comerciais ou, então, em carros-pipas que oferecem tal serviço.

Ao todo, são cerca de nove veículos que comercializam o produto vital ao preço médio de R$ 1,00. O produto é vendido em latas de 18 litros e, embora a aparência da água seja boa, não há garantias de que seja própria para o consumo humano. A população espera que, a partir da fiscalização da Agência Reguladora, haja melhoria na qualidade distribuída.

"A água continua esverdeada na maioria da cidade. Há locais em que ela chega mais clara. Mas, na verdade, não há quem tenha coragem de beber essa água de jeito nenhum. O que a população espera é que haja melhoria em relação à qualidade por conta da intervenção do Ministério Público e dos demais órgãos de fiscalização", informou o comunicador Carlos Alberto Albuquerque, que há meses recebe denúncias sobre a situação durante um programa de rádio que apresenta em Campos Sales.

Prejuízos

A dona de casa Maria do Socorro Gonçalves afirma que a falta de condição de consumo da água que escorre pelas torneiras residenciais tem gerado prejuízos à população. Segundo avalia, é possível que as fiscalizações realizadas recentemente no Município resultem na melhoria da qualidade. "Não é todo dia que agente tem dinheiro para comprar água. Se pagamos o boleto da Cagece, também temos o direito de receber água de qualidade, boa para beber. Eu acho que, agora que a Cagece vai ser obrigada a tomar atitude, alguma coisa deve melhorar em relação a isso", disse.

Para o autônomo Luiz Eduardo Dantas, caso haja melhorias na qualidade da água, as possibilidades de diminuição de doenças na cidade também serão ampliadas. "Se o ser humano consome água de qualidade dificilmente ele tem dor de barriga, por exemplo. Em Campos Sales, o número de pessoas com diarreia tem crescido por conta dessa situação. Essa água que a gente compra dos carros-pipa também não se sabe se possui essa qualidade toda. A Cagece precisa, urgentemente, resolver esse problema".

Para este mês de junho, a coordenadoria de saneamento da Arce agendou etapa de fiscalizações, abrangendo as cidades de São Gonçalo do Amarante (sede e distritos de Pecém, Siupé e Umarituba), Cedro (sede), Pacoti (sede), Santana do Acaraú (sede) e Bela Cruz (sede). Por solicitação do Ministério Público Estadual, a cidade de Barbalha, que vivencia os festejos do Pau da Bandeira de Santo Antônio, também fará parte do cronograma elaborado pela Agência.

Manejo

Em Barbalha, na região do Cariri, a solicitação em torno da análise da água foi realizada pela promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, que justificou o pedido citando a Lei Federal Nº 11.445/07, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.

A última inspeção em Barbalha aconteceu em maio de 2012 e, na ocasião, não foi encontrada irregularidade na qualidade da água distribuída aos usuários. A próxima fiscalização está prevista para o período de 15 a 19 deste mês.

Os demais municípios que receberão a visita dos técnicos da Agência, passarão pelo crivo dos analistas os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, exceto em Santana do Acaraú, onde será fiscalizado apenas o sistema de abastecimento de água da cidade.

Cagece

Em Nota, a Cagece informou que um dos maiores desafios impostos pela seca à Companhia é tratar água dos mananciais superficiais no seu volume morto que, devido à alta concentração de sólidos (lama e algas), dificulta o tratamento.

No entanto, a Cagece afirma estar investindo na ampliação e implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de medidas técnicas, como a renovação de ativos e a busca por novas tecnologias e soluções para garantir oferta da água de qualidade em todos os municípios do Ceará, assegurando, inclusive, um padrão de potabilidade, mesmo sabendo que, na maioria dos casos, os custos são muito altos.

Na mesma nota, a Companhia ressalta, ainda, a participação da Cagece em ações emergências e estruturantes do Plano Estadual de Convivência com a Seca, que prevê ações na ordem de R$ 1,7 bilhão para atenuar os efeitos da seca no Estado.

Mais informações

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce)
Telefone (85) 3101-1042
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Telefone (85) 0800 275 0195

Roberto Crispim
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Curso forma médicos para atenção aos idosos

medicina-saude-20140918-003-size-598

Durante três sextas-feiras, três sábados e uma segunda-feira 50 médicos de diferentes regiões e municípios do Ceará terão agenda única. Nos dias 19, 20, 26, 27 deste mês de junho e nos dias 3, 4 e 6 de julho participarão do curso "Geriatria para o clínico", que a Secretaria da Saúde do Estado realizará, com quatro módulos. Todas as aulas ocorrerão na sede da Secretaria da Saúde, no bloco E, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

O curso faz parte do planejamento estratégico plurianual da Sesa e integra o programa multisetorial do Estado para a pessoa idosa, focado em buscar ações mais resolutivas para os idosos cearenses. O curso tem diferentes objetivos. Um deles é o fortalecimento da rede de atendimento. Outro é a implementação das linhas de cuidado. Redução do risco de adoecimento, ações para promoção da independência e autonomia, atenção qualificada às grandes síndromes geriátricas, orientação aos cuidadores familiares e cuidadores formais, promoção de solidariedade intergerencial e bom trato na comunidade são também importantes objetivos do curso "Geriatria para o clínico".

Para o Grupo Técnico Saúde do Idoso da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Sesa, médicos qualificados em envelhecimento e saúde da pessoa idosa podem contribuir, junto aos demais profissionais, para proporcionar o acesso ao atendimento clínico adequado, reduzir tempo de espera dos ambulatórios e dos hospitais e ainda promover cidadania aos idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. Com 62 médicos inscritos e já selecionados, o curso "Geriatria para o clínico",  tem proposta pedagógica e matriz curricular modelo que desenvolve competências para promoção da atenção, tratamento e reabilitação da saúde dos idosos. No módulo I do curso, entre vários temas, destaque para a promoção do envelhecimento ativo e saudável. O módulo II começa com o tema políticas de atenção à saúde do idoso. A atenção domiciliar também aparece na programação do curso, no módulo III.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Sobral amplia proteção para animais

cao

Sobral. A defesa animal dentro do município vem ganhando novas frentes. Hoje, será apresentada oficialmente a Associação dos Seres Viventes de Sobral, dedicada à proteção animal. Também será realizada no dia a eleição para o Comitê de Bem-Estar Animal no município. Fundada por alunos de Medicina Veterinária, hoje a Associação já possui, entre diretores e membros, mais de 80 pessoas, dentre outros alunos de diversas áreas, doutores e até advogados.

> Anjos de Patas são pioneiros

Dentre os feitos já realizados por eles está a criação do primeiro Código de Proteção Animal de Sobral, que já foi aprovado na Câmara dos Vereadores e espera pelo aval do gestor, prefeito Veveu Arruda.

De acordo com o presidente da Associação e estudante de Medicina Veterinária, Francisco Alex Carlos Paiva, a Seres Viventes foi pensada como uma ferramenta de utilidade pública, e que deve servir como intermediação entre a proteção animal e poder público.

"Pensando no bem dos animais e da sociedade, queremos facilitar, organizar e difundir, inclusive, ações socioeducativas e também de resgate", declarou.

O Comitê de Bem-Estar Animal, que está sendo eleito hoje, deverá se responsabilizar também pela execução do Código de Proteção Animal. "Dentro das nossas diretorias, temos a Executiva e Jurídica, estando à frente desta a advogada Dayanne Herculano", afirmou ele.

Dentro do Código, está definido o conceito de que tipo de animal que será protegido, sendo eles doméstico, domesticado para abate, silvestre - ou seja, da nossa fauna -, exóticos - vindos de outras faunas -, e animais filantrópicos, que são usados em tratamentos médicos.

Em cada artigo referente ao descumprimento desse Código existem medidas administrativas em três instâncias, sendo a advertência, multa e até apreensão do animal que será colocado em lar temporário e a pessoa irá responder frente ao Ministério Público.

Outra iniciativa que o Código traz é a criação de um Fundo de Investimento Municipal, programa que será responsável por arrecadar o dinheiro referente às multas e destiná-lo às instituições de proteção animal.

Esse dinheiro servirá, por exemplo, para castrações após a realização do primeiro Censo Populacional Animal da cidade, que será coordenado pelo doutor em Saúde Pública, Maurício Machado de Araújo, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde Pública e, após devido treinamento, agentes de saúde e agentes epidemiológicos.

Saúde Pública

Para Alex, esse censo será um passo decisivo para a mudança da realidade de proteção animal no Município. "Saberemos como, quem e condições socioeconômicas dos tutores, alimentação dos animais, e até microchipagem e castração de animais", afirmou.

As ações preveem um programa de controle populacional animal, com a meta de saber dados monetários para castração e chipagem dos animais, a fim de identificar o proprietário.

Dentro dos comitês já formados, está o Comitê de Saúde Pública, coordenado por Maurício Machado de Araújo, que será responsável pela coleta de dados referentes a doenças, como leishmaniose e Doença de Chagas, para subsidiar a Câmara Municipal. "Com isso, poderemos estudar resoluções definitivas para esses problemas, desenvolvendo atividades culturais e, inclusive, buscando mudar a situação socioeconômica das pessoas envolvidas", afirma Alex.

Ele explica que a luta contra esses tipos de doença é constante, pois "elas existem desde a época da colonização, e as medidas tomadas são todas paliativas. Nesse caso, a medida paliativa está jogando o dinheiro público fora, devendo ser aplicada uma medida definitiva".

Existe ainda a Comissão de Animais Silvestres, coordenada pelo especialista em Aves e Animais Silvestres, Romilson Silva. Essa instância, quando em sua capacidade total de funcionamento, deve tratar da destinação oficial de animais silvestres apreendidos pelos órgãos oficiais do Município, sendo eles o Ibama e Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma).

Hoje, como lembra Alex, não existe um padrão a ser seguido após a apreensão. "Quando animais como macacos, saguis e cobras são apreendidas pelo BPMA, são levados para a sede do Ibama, onde esperam indefinidamente. Esse foi o caso que aconteceu ano passado quando um filhote de jacaré foi apreendido e levado ao Ibama, onde permaneceu por dois meses antes de ter uma destinação adequada", lembrou o protetor.

O procedimento a ser adotado, de acordo com o Comitê, passará a ser a captura, quarentena, para o caso de espécies que possam apresentar doenças endêmicas e, por fim, destinação em centros de solturas legalizados pelo Ibama. Outra proposta é criação de um centro de triagem de animais silvestres.

Mais informações

Associação Anjos de Patas www.facebook.com/anjos.de.patas.ce/ / (88) 9415.9929, falar com Danielle Frota Aguiar

Conteúdo

Para ler mais sobre animais de estimação confira o Blog Bem-Estar Animal

http://svmar.es/bemestarpet

Jéssyca Rodrigues
Colaboradora

Diario do Nordeste - Regional

Morre deputado Wellington Landim

 

Welington-Landim

Dez dias após ser hospitalizado, em Fortaleza, com meningite bacteriana, morreu, nesta manhã de terça - feira ( 9),, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Mateus, o deputado estadual Welington  Landim (PROS).

O anúncio da sua morte foi feita agora há pouco, no plenário da Assembleia, pelo deputado Fernando Hugo, que o acompanhava, com familiares, no hospital. Os deputados prestaram a primeira homenagem póstuma ao deputado com um minuto de silêncio e a suspensão de sua sessão ordinária.

flavio pinto

Jihadistas vendem mulheres jovens no mercado de escravos

 

is2(Foto: AFP)
O grupo Estado Islâmico está vendendo jovens mulheres no mercado de escravos, algumas "pelo preço de um pacote de cigarros", denunciou nesta segunda-feira a enviada da ONU ao Iraque e Síria contra a violência sexual, Zainab Bangura.

A enviada, que esteve nos dois países em abril passado, desenvolve uma ação para combater a violência sexual exercida pelos jihadistas do Estado Islâmico.

"É uma batalha sobre os corpos destas mulheres", disse Bangura em diálogo com a AFP.

Bangura conversou com mulheres e adolescentes que conseguiram escapar de seu cativeiro em zonas controladas pelo EI, e se reuniu com autoridades religiosas e políticas locais.

A enviada da ONU visitou ainda refugiados na Turquia, Líbano e Jordânia.

Os jihadistas seguem alimentando os mercados de escravos com jovens sequestradas durante as últimas ofensivas, mas o número de mulheres reféns é ignorado.

"Sequestram as mulheres quando conquistam as áreas (...), meninas jovens, algumas vendidas por tão pouco quanto o preço de um pacote de cigarros".

"Entre estas jovens sequestradas, mais de 100 foram banhadas e colocadas nuas em um quarto" antes de serem exibidas para um grupo de homens, contou Bangura.

O sequestro de mulheres jovens está se tornando uma parte essencial da estratégia do EI para recrutar jovens combatentes, base da força militar do grupo.

"Atraem os jovens jihadistas dizendo: 'temos mulheres jovens esperando vocês, virgens com as quais poderão casar'", revela Bangura.

Um relatório recente da ONU assinala que cerca de 25 mil combatentes estrangeiros, de mais de 100 países, estão envolvidos em conflitos em todo o mundo, a maioria no Iraque e na Síria.

AFP

Cariri receberá até julho base do Ciopaer; helicóptero será remanejado de Fortaleza

helicopterodapoliciamilitar

Em coletiva, governador Camilo Santana (PT) também reforçou a informação do início até julho das 12 equipes do BPRaio no Cariri

O governador Camilo Santana (PT) reforçou na manhã desta segunda-feira a informação do início da atuação das equipes de Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da reforma para instalação de uma base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) no Cariri. O helicóptero para unidade, de acordo com nota divulgada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), será remanejado de Fortaleza.

"Nós vamos, agora em julho instalar 12 equipes do Raio no Cariri. As (48) motos foram adquiridas, as equipes estão em fase de conclusão do curso, e estamos também fazendo uma reforma para um base do Ciopaer com helicóptero permanente na região. Vamos fazer também na região Norte, em outubro", detalhou o governador, em coletiva, após palestra de abertura do Seminário Prefeitos Ceará 2015, evento que reúne gestores de 184 municípios cearenses, e é realizado até esta terça-feira, dia 9, no Centro de Eventos do Ceará.

Como noticiado no O POVO, para administrar a estrutura do BPRaio montada em Juazeiro, 77 profissionais estão sendo formados. De acordo com a SSPDS, a base do Ciopaer funcionará no Aeroporto de Juazeiro do Norte, onde as reformas já estão acontecendo, com prazo para terminar no final do mês de julho de 2015. “Estão sendo construídas salas, banheiros, entre outras coisas”.

O reforço no policiamento da região, que também recebe 102 policiais do Batalhão de Divisas, se dá pelos altos índices de crimes que têm sido registrados na Área Integrada de Segurança (AIS) 11, que compreende o Cariri. Nos primeiros quatro meses de 2015, a AIS11 é a área no interior do Estado com maior número de homicídios (111), apreensão de armas de fogo (328), apreensão de cocaína (30 kg) e a maior apreensão de maconha do Estado (578,22 kg) - ultrapassando inclusive o somatório da apreensão das seis AISs da Capital.

O POVO

Dr. Heládio Teles Duarte, um cavalheiro – por Pedro Esmeraldo

No final de maio, comemoramos na residência do Dr. Heládio Teles Duarte, o seu aniversário natalício. Trata-se de uma pessoa digna, altruística, comunicativa, às vezes brincalhona, ao ponto de utilizar certa gozação para com as pessoas de sua amizade. Heládio gosta muito de satirizar, em tom de brincadeira, “para melhor espairecer” o ambiente. Ele tem a paciência de aturar, às vezes, pessoas inoportuna irreverentes, inconsequentes e intolerantes. Neste caso, Dr. Heládio chega a apaziguar, em momentos oportunos, evitando dissabores entre às pessoas.
    Eventualmente, alguns espíritos com ditos espirituosos, provocativos, querelas maldosas e risos sarcásticos tenta menosprezar alguém. Nesses momentos Dr. Heládio tira de letra essas inconsequências, emendando com outras palavras, desfazendo a maldade. Também quando há disputa de sátira maldosa Dr. Heládio impede e evita satirizar o dom da inspiração e da lealdade dos costumes. Portanto, ele acarreta desespero sombrio na mente dessas pessoas indigestas, repondo a paz e o amor ao próximo.
    No final de maio fomos a sua residência abraçá-lo pelo aniversário. E rememorar amos os tempos que se passaram e mostraram as qualidades do Dr. Heládio. Um homem sóbrio e sincero, trazendo em seu coração uma amizade profunda. As pessoas possuem permanência de conjunto de circunstancia digna das horas alegres e havia sorriso em pleno estado de bondade, principalmente no momento das bebedeiras no bar pertencente a sua família. Por isso o pessoal da roda ficava atônito com a bisbilhotice de certa pessoa que não sabe fazer outra coisa senão tocar instrumentos bisonhos que não leva a nada.
    Lá fomos bem recebidos: era bastante animador, recebia os amigos com presteza e oferecia notável banquete com iguarias diversas. Todos ficaram inebriados com o bom tratamento e com a bondade: também havia bebidas de qualidades finíssimas e que fazia os convivas vibrarem com entusiasmo. Havia também a prática de bom atendimento, pois oferecia para os convivas comidas típicas regionais.
    Dr. Heládio é cidadão pacato. Procura colaborar com todas as pessoas amigas. É possuidor de bom coração e ao mesmo tempo torna-se orgulhoso quando praticava o bom acolhimento. Notamos que Dr. Heládio, em certos momentos, foge das horas amargas, visto que fica com o pensamento sombrio devido às canseiras intolerantes da medicina, que lhe deixa saturado com o excesso de trabalho. Por isso, desloca-se para Arajara a fim de saborear uma cachacinha com galinha caipira que é o seu prato predileto. Somos gratos a Dr. Heládio, pelos favores que já nos prestou e aguardamos que Deus lhe de uma vida longa. Com certeza será um grato presenteado por Deus que lhe deu e o abençoou com a sabedoria divina.        

Aonde nos levam as palavras - Por: Emerson Monteiro

Os polinésios, povo que conquistou o Oceano Pacífico em passado remoto, liam a existência de outras ilhas ainda que distantes através das ondas do mar que lhes batiam nas praias. Desenvolveram, então, sistema de localização de novas terras suficiente a viajarem milhares e milhares de quilômetros até chegar ao destino, isto por meio dessa leitura intuitiva e profunda. Algo semelhante, no campo das vibrações das energias que cercam a todos, às palavras ditas e jogadas ao vento, ondas que vagam no ar das consciências de certeza com a finalidade extrema de mostrar os caminhos pertinentes da libertação. Há tantas palavras perdidas nesse mar de sentidos que existiria destino aberto que aguarda leitores e ouvintes de vistas acesas, porquanto em tudo persiste a coerência natural dos fenômenos. No tal procedimento, restariam, tão só, os valores da interpretação do quanto se escuta, no intuito de obter finalidade.

Mar aberto de compreensão habita, pois, o setor interno das criaturas humanas. Fruto da cultura e do aprimoramento dos gestos, infinitos oceanos e ilhas restam a conquistar dentro da própria existência pessoal, porquanto ninguém preenche sozinho o território das vivências. Dorme por debaixo dos travesseiros da história a fortuna monumental das pedras preciosas de resolver mistérios em proporção bem maior do que suportaria o pensamento calcular durante vidas inteiras.

A herança cultural da Humanidade dispõe desse poder incalculável de transformação ainda desconhecido da grande maioria dos habitantes do chão. Educar contém tal poder de usufruir desse patrimônio a olhos abertos desde que dominado e transmitido com a força da sabedoria. 

No entanto insistem muitos em dormir sobre glórias frágeis do prazer, anos e séculos sucessivos, determinados, quiçá, receber mais de mãos beijadas o que lhes vem aos pés nas ondas incansáveis desse mar de civilização, escravos de dolorosa acomodação. 

As palavras dizem e poucos ouvem, no som das trombetas que despertarão os arautos dos dias brilhantes do futuro em forma de Salvação verdadeira.

Crise é mais feia do que se pensa: Banco HSBC anuncia que irá encerrar atividades no Brasil e na Turquia

Banco deve cortar 50 mil empregos nos dois países. Juazeiro do Norte será afetado pois a Agência do HSBC que funciona naquela cidade (Rua Santa Luzia, 433, Centro) terá também suas atividades encerradas.
O banco britânico HSBC anunciou nesta terça-feira (9) que vai encerrar as atividades no Brasil e também na Turquia. A instituição financeira ainda deve cortar 50 mil empregos nos dois países, informam a rede “CNN”, a “BBC”, a Reuters e o jornal “The New York Times”. As mudanças são parte de um plano de reestruturação para economizar entre US$ 4,5 bilhões e US$ 5 bilhões até 2017. O objetivo do banco é concentrar a atuação na Ásia, principalmente na China e na Índia.
Não está claro ainda o prazo de encerramento de atividades nos dois países tampouco as datas das demissões. No caso do Brasil, o HSBC só continuará funcionando para grandes corporações. No Brasil, o banco britânico tem mais de 21 mil  funcionários, segundo a agência France Presse. Entre 2011 e 2014, o banco já havia cortado 40 mil postos de trabalho, para reduzir os custos e para concentrar o grupo nas atividades consideradas estratégicas.“Reconhecemos que o mundo mudou e precisamos mudar com ele”, disse o CEO Stuart Gulliver.
O banco vai revelar detalhes da decisão aos investidores nesta terça, por teleconferência.O HSBC estuda ainda a possibilidade de transferir sua sede de Londres para a Ásia e busca melhorar suas operações no México e nos Estados Unidos. Em maio, o principal executivo do banco espanhol Santander no Brasil, Jesús Zabala, declarou que estudaria a possibilidade de adquirir a atividade brasileira do HSBC.
No Brasil, o HSBC tem 853 agências em 531 municípios, 452 postos de atendimento bancários, 669 postos de atendimento eletrônico e 1.809 ambientes de autoatendimento, com 4.728 caixas automáticos. O HSBC Bank Brasil faz parte do Grupo HSBC, corporação internacional sediada em Londres e presente em 73 países e territórios.

O CRATO ESTÁ DE LUTO: FALECEU a FOTÓGRAFA TELMA SARAIVA





A diva da fotografia do Nordeste e do Brasil, faleceu nessa Segunda-feira ( 08-06 ).Uma das maiores fotógrafas na arte de pintar a fotografia. Tive a honra de estar em sua casa, no seu estúdio e fotografá-la. Conversamos muito sobre o uso da luz natural e assim como eu abominava o flash. A maior recompensa que eu ouvi da mesma é que de todos os fotógrafos que a tinham fotografado eu fui seguramente o melhor de todos. Gratidão, minha amiga e aos seus filhos que são meus amigos, que a senhora descanse em paz no reino da luz da fotografia a lado do pai maior de todas as luzes.

Wilson Bernardo
Fotógrafo


A artista plástica Telma Saraiva, 86 anos, morreu no início da tarde desta segunda-feira, 8, em decorrência de uma parada cardíaca. Ela ficou famosa nacionalmente por utilizar a fotopintura - uma técnica inovadora para o século passado, que utiliza o detalhamento de fotografias a partir de pintura com tintas. A técnica de Telma era necessário fazer uma fotografia em preto e branco, ampliar e realizar a coloração com tinta - realçando os traços e/ou acrescentando acessórios. Em várias peças, ela foi a modelo. O velório está acontecendo no Crato, onde Telma residia. Segundo Ricado Saraiva, filho mais velho da artista, o enterro acontecerá nesta terça-feira, 9, às 10 horas.  A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) também manifestou por meio de nota "profundo pesar" pelo falecimento da fotógrafa e artista visual. "Ao longo de toda uma vida dedicada às artes, Telma Saraiva se tornou referência para a região do Cariri e para todo o Ceará, conquistando espaço em exposições em diversos estados brasileiros e no exterior. Chamou atenção pela perfeição de seu trabalho e pela persistência com que se manteve atuante em um dos gêneros artísticos mais atingidos pelo impacto das novas tecnologias: a fotopintura".  

O Povo Online

O Blog do Crato lamenta profundamente o falecimento de uma das maiores fotógrafas do Nordeste e do Brasil, cujo trabalho se tornou um ícone, assim como a sua pessoa. É com profundo pesar que repassamos a notícia acima, divulgada pelo também fotógrafo Wilson Bernardo, e ao mesmo tempo, levamos a nossa solidariedade a toda a família enlutada. Que D. Telma Saraiva possa agora repousar no reino dos justos, e das pessoas cuja vida de artista serviu para amenizar o sofrimento humano através da arte plena. A sua vida e o seu legado, certamente que servirão como um exemplo para todos aqueles que amam a fotografia e às outras formas de arte ligadas às imagens. 

Por: Dihelson Mendonça
Fotógrafo
Administrador do Blog do Crato

Fotos ilustrativas: Wilson Bernardo



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30