xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/05/2015 | Blog do Crato
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VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



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29 maio 2015

Fique por dentro ! -Por Maria Otilia




Observando algumas ações das escolas públicas, no tocante a atos religiosos, não poderia deixar de  expor alguns pontos que devem ser observados por todos nós educadores. Além de lembrar que se faz necessário um “repensar” sobre a disciplina de Educação Religiosa, já que a as escolas públicas não são confessionais.

A cartilha da Secretaria de Direitos Humanos lembra que  Estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem, sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”
  A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários.A pluralidade, construída por várias raças, culturas, religiões, permite que todos sejam iguais, cada um com suas diferenças. É o que faz do Brasil, Brasil.Certamente, deveríamos, pela diversidade de nossa origem, pela convivência entre os diferentes, servir de exemplo para o mundo.
 Destacamos  ainda o que diz a legislação pertinente ao estado laico e ao respeito e tolerância com as pessoas de diferentes religiões:

Declaração dos Direitos Humanos.:
Art. XVIII
 Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
Constituição Brasileira:
Art. 5°, inciso VI É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
Programa nacional dos direitos humanos.;
Proposta 110 Prevenir e combater a intolerância religiosa, inclusive no que diz respeito a religiões minoritárias e a cultos afro-brasileiros.Proposta
113 Incentivar o diálogo entre movimentos religiosos sob o prisma da construção de uma sociedade pluralista, com base no reconhecimento e no respeito às diferenças de crença e culto.Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo:Nenhum segmento religioso pode coagir alguém pela força ou ameaça a aceitar ou mudar de crença religiosa (...) Todos os segmentos religiosos devem promover uma cultura de Paz e ordem, trazendo benefícios à população em geral, especialmente aos menos favorecidos. 
Em 11 de abril de 2012, o Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, reiterou em sessão do STF: "Os dogmas de fé não podem determinar o conteúdo dos atos estatais”, em uma referência à campanha de religiosos pela manutenção da criminalização do aborto de fetos anencéfalos. Afirmou ainda que as concepções morais religiosas — unânimes, majoritárias ou minoritárias .
Diante do exposto, cabe a todos nós educadores, ter o cuidado de não trazer para dentro da escola   ações pedagógicas  que favoreçam  apenas uma parte dos estudantes, isto é, que sejam voltadas para esta ou aquela religião.E as aulas destinadas ao ensino religioso tenham como  objetivo o fortalecimento do respeito mútuo, da tolerância, do conhecimento  das diversas religiões e acima de tudo que sejam  voltadas  para a  formação humana.



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