xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/05/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 maio 2015

Policlínicas realizaram mais de meio milhão de consultas com especialistas

 

poliII_sobralMais de meio milhão de consultas foram realizadas pelas 19 policlínicas regionais em funcionamento em 19 regiões de saúde do Ceará. Levantamento finalizado pela Superintendência da Rede de Unidades (SRU), da Secretaria da Saúde do Estado, registra 25.857 consultas em janeiro deste ano, 24.879 em fevereiro, 28.636 em março e um total de 499.070 consultas em 19 especialidades a partir de 2011, quando começaram a funcionar as policlínicas regionais em Tauá, Camocim e Baturité. Até 2014 predominavam as consultas em traumato-ortopedia nas policlínicas das macrorregiões de Saúde de Sobral, Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Cariri. Na macrorregião de Saúde de Fortaleza, as policlínicas regionais em Caucaia, Baturité, Itapipoca e Pacajus realizaram mais consultas em oftalmologia. As policlínicas integram a nova rede de saúde construída pelo Governo do Estado e mantida com recursos do Estado e dos municípios. 

Pelos números consolidados até 2014, foram realizadas 21.412 consultas na policlínica em Caucaia, 65.470 em Baturité, 21.550 em Itapipoca, 25.565 em Pacajus, 25.164 em Sobral, 8.391 em Acaraú, 4.372 em Tianguá, 7.942 em Crateús, 35.487 em Camocim, 29.458 em Aracati, 11.167 em Russas, 9.346 em Limoeiro do Norte, 12.391 em Quixadá, 70.108 em Tauá, 15.848 em Icó, 12.383 em Iguatu, 11.161 em Campos Sales, 8.929 em Barbalha e 23.410 em Brejo Santo. Por especialidades, foram 65.236 consultas em traumato-ortopedia, 48.824 em oftalmologia, 44.147 em ginecologia, 40.726 em cardiologia, 38.784 em otorrinolaringologia, 30.277 em urologia, 23.823 em dermatologia, 22.639 em cirurgia geral, 22.590 em clínica médica, 18.445 em mastologia, 15.783 em gastroenterologia, 13.061 em neurologia, 10.514 de pré-natal de alto risco, 7.169 em endocrinologia, 5.272 em pediatria, 4.058 em reumatologia, 3.612 em angiologia, 266 em proctologia e 199 em nefrologia.

As policlínicas regionais foram implantadas pelo Governo do Estado com infraestrutura adequada para atender as principais especialidades médicas e necessidades da população e ainda com serviços de suporte ao diagnóstico e reabilitação dos pacientes atendidos. Com atendimento em até 17 especialidades médicas, as 19 policlínicas regionais ampliam o acesso a consultas e exames especializados para a população de 5,3 milhões de habitantes de 166 municípios. Mais três policlínicas regionais estão sendo concluídas em Canindé, Maracanaú e Crato. As 19 policlínicas regionais em funcionamento realizaram até março deste ano um total de 1.670.152 atendimentos, entre consultas e exames especializados.

Em Sobral, a Policlínica Bernardo Félix da Silva implantou em novembro do ano passado um centro de infusões para realizar procedimentos de infusão de anticorpos monoclonais, imunoglobulina humana e toxina botulínica, além de outros medicamentos de aplicação parenteral. No Ceará existe apenas um centro em funcionamento pelo Sistema Único de Saúde, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Desde 2013 a policlínica em Sobral realiza também bloqueios neuro-musculares. A unidade é a representante da região Nordeste na pesquisa nacional sobre Registro Epidemiológico e Biobanco Brasileiro de Acidente Cerebrovascular, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com a pesquisa, a policlínica realiza avaliação da escala de NIH, exames laboratoriais, tomografia computadorizada de crânio, questionário sócio-econômico e coleta de sangue de quatro pacientes com diagnóstico de AVC por semana.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Canteiros centrais de avenida que margeia o Parque Ecológico das Timbaúbas estão sendo urbanizados

tibaubas

Para diferenciar e melhorar o visual da cidade, os canteiros centrais da Avenida Ednir Bezerra de Mendonça que margeia o Parque Ecológico das Timbaúbas estão sendo urbanizados. Os operários estão concluindo a colocação do piso por determinação do prefeito Raimundo Macedo, o que não impedirá uma futura arborização do trecho.

A atual gestão já tinha embutido a fiação elétrica com a finalidade de evitar os furtos que vinham ocorrendo e a conseqüente escuridão na avenida. Além disso, construiu a drenagem pluvial com a colocação de manilhas, bocas de lobo e as interligações para evitar alagamentos por ocasião das chuvas. Desta forma, as águas que descem dos bairros José Geraldo da Cruz e Tiradentes correrão direto para a Lagoa do Parque Ecológico das Timbaúbas.

O prefeito lembrou que, nos trechos onde era possível, a Prefeitura tratou de alargar as calçadas e o passo seguinte será a recuperação asfáltica da Avenida Ednir Mendonça. Ela ficará com o mesmo padrão de modernidade adotado para as avenidas Virgílio Távora e Manoel Coelho de Alencar. O prefeito lembrou ser o principal caminho na direção do Aeroporto Orlando Bezerra, incluindo a Avenida Castelo Branco que, também, vai ser reurbanizada.

Diario do Nordeste - Regional

Secretário do Meio Ambiente vai visitar Sítio Fundão

 

secretariomeioambiente

Em abríl passado, o deputado José Aílton visitou o Sítio Fundão. (Foto: Flávio Pinto)

O deputado estadual, José Aílton Brasil (PP) e o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Artur Bruno visitam nesta quarta-feira (20), a partir das 11 horas, o Sítio Fundão, no Crato. O sítio é uma reserva ecológica adquirida pelo Governo do Estado e que precisa ter reformulada suas instalações, especialmente a casa grande e o engenho, que estão deteriorados pelo tempo. Também é preocupante a segurança no local, atualmente feita por único vigilante. O secretário Artur Bruno visita o local à convite do deputado José Aílton Brasil, que no último dia 17 de abril fez visita ao local e constatou as necessidades de melhorias para o Sítio Fundão.

flavio pinto

V Festival de Jericoacoara - Cinema Digital divulga 30 curtas selecionados

AcaminhodeCasa

 

A Caminho de Casa foi um dos filmes selecionados. (Foto: Divulgação)

Pela quinta vez, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o mundo. De 15 a 21 de junho, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital realizará a sua quinta edição, sempre fiel à proposta original, de oferecer um novo olhar sobre o cinema brasileiro, um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada tanto em conteúdo quanto em forma, por meio da tecnologia digital.
O V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital contará, na Mostra Competitiva de Curtas, com a exibição de 30 filmes, de realizadores de XX estados, selecionados entre mais de 260 inscritos. Participam do festival filmes de até 20 minutos, sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.
O festival também prestará homenagem ao cineasta cearense Hermano Penna, radicado no Rio de Janeiro, onde construiu uma trajetória de destaque no cenário do audiovisual brasileiro. Seu filme “Aos ventos que virão” será exibido especialmente no festival.
"A homenagem a filmes de diretores referenciais, como o Hermano Penna, que já veio ao Festival de Jericoacoara e faz parte da história e do presente do evento, é uma forma de chamar atenção para momentos importantes e diferentes, na história do cinema brasileiro", destaca o cineasta Francis Vale, diretor do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital.
“Chegando ao marco importante da quinta edição, o festival prossegue consolidando cada vez mais sua dimensão nacional, buscando reunir os novos realizadores do cinema brasileiro, que estão em todas as regiões, fazendo seus trabalhos, mesmo enfrentando, muitas vezes, dificuldades para divulgação, repercussão, visibilidade”, afirma Francis Vale.
“Na contramão dessa realidade, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital existe justamente para contribuir para dar mais destaque a novos nomes do cinema brasileiro, provando que passamos de um eixo geográfico de produção para novos e múltiplos polos, espalhados pelo País”, acrescenta o diretor do festival.
“O festival contribui para mostrar o pluralismo, essa riqueza de origens, temas e formas dos filmes, os realizadores de várias gerações que fazem o novo cinema brasileiro acontecer de um modo muito forte, pulsante”, complementa Francis, que também enfatiza a relação do festival com a comunidade como um diferencial.
Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por nomes de destaque no audiovisual. Receberão o Troféu Pedra Furada as obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá o troféu a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.
O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.
Filmes selecionados
Joaquim Bralhador - Ficção - Márcio Câmara - CE
A Caminho de Casa – Ficção - Paula Szutan - SP
Olhos de Botão – Ficção – Marlom Meirelles - PE
Paixão Nacional – Ficção - Caio Baú - PR
Nua Por Dentro do Couro – Ficção - Lucas Sá - MA
O Passageiro – Ficção - Eduardo Cantarino - RJ
Preto ou Branco! – Ficção - Alison Zago Brito - SP
Tereza – Ficção – Mauricio Baggio - PR
Cadê Meu Zóculos – Ficção - Josafá Ferreira Duarte - CE
Amigo Anônimo – Ficção - Fábio Batista - SE
Tubarão – Documentário - Leo Tabosa - PE
Araca - O Samba em Pessoa – Documentário – Fausto Junior - RJ
Às Margens do Itapecuru – Documentário – José Gomes Pereira - MA
Curitiba Mon Amour – Documentário – Pedro Rocha de Oliveira - CE
O Pau da Bandeira – Documentário – Felipe Wenceslau - BA
Gutierres – Documentário – Fernando Bassani - RS
SerTão Resistente – Documentário - Roger Pires - CE
Beatitude – Documentário - Délio Freire - ES
Envolvidos –Documentário – Roger Pires - CE
O Muro é o Meio – Documentário – Eudaldo Monção Jr - BA
Agradecimento – Animação – Diego Akel - CE
Guida – Animação – Rosana Urbes - SP
As Aventuras de Chaga das Onças – Animação - George Alex Barbosa - CE
Bem me Quer – Animação - Brenno Levi de Sousa Magalhães - CE
Até a China – Animação – Marcelo Marão - RJ
Hotel Farrapos – Animação – Lisandro Santos - RS
A Arte Tem que ter Ambição - Experimental – Alex Nunes Barroso - CE
Cântico dos Ventos – Experimental – Laurita Caldas - PB
Miragem – Experimental – Virgínia Pinho - CE
Lampejos da Resistência – Experimental - Roger Pires - CE

|flavio pinto

Federação das CDLs ser reúne no Cariri

cdl

A Diretoria da Federação das CDLs do Ceará fará reunião ordinária na CDL de Juazeiro do Norte nesta terça feira, dia 19, a partir do meio-dia contando com as presenças das diretorias das CDLs da Base Regional Cariri: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Barro, Milagres, Campos Sales e Mauriti. Na pauta assuntos relevantes para o comércio.
O presidente da FCDL Ceará, Freitas Cordeiro, abre a reunião comentando a Agenda Cedelista 2015, além da divulgação da 27ª. Convenção Estadual do Comércio Lojista, que acontecerá entre os dias 05 e 06 de setembro/2015, na cidade de Ubajara.
Ainda no encontro, a presença do superintendente do BNB, João Robério que vem fazer o balanço parcial do Cartão Empresarial BNB/FCDL-CE e tirar as dúvidas com relação o acesso ao produto, que chega oferecendo taxas especiais e diferenciadas para os empresários associados às CDLs.
Para o presidente da Federação da CDLs do Ceará, Freitas Cordeiro, este é um momento de unir as lideranças do comércio varejista do interior com o objetivo comum de fortalecer o setor varejista.

flavio pinto

Barbalha reforma Palácio 3 de Outubro para receber a UFCA

palacio3

 

O Palácio 3 de Outubro estar passando por uma ampla limpeza. As paredes e portas estão recebendo uma nova pintura e questões de acessibilidade; isso porque, o prédio será cedido a Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da parceria que o Governo Municipal com o campus da Universidade na cidade de Barbalha.
A Reitoria da UFCA, afirma que nesse campus concentra-se o Curso de Medicina, que atualmente consta com 388 acadêmicos. Para este ano de 2015 está prevista a confirmação de mais 80 acadêmicos. Além disso, em caráter temporário, estão alocados na cidade alguns setores da administração superior da UFCA, tais como a Reitoria, a vice-Reitoria e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
A UFCA adianta que, diante da necessidade de fomentar o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura na região, solicitou a cessão do prédio.

flavio pinto

Divulgado preços dos ingressos para o show de Roberto Carlos na Expocrato

 

roberto

A RBA Promoções, responsável pela vinda do Rei Roberto Carlos acaba de divulgar os preços para o primeiro lote o show que acontecerá no dia 11 de julho. Os ingressos serão limitados e começam a ser vendidos a partira da segunda-feira, dia 25.
Confira:
Pacote Pista todos os dias, incluindo Roberto Carlos - R$ 180,00
Pista para o show de Roberto Carlos - R$ 50,00
Cadeira Ouro - R$ 500,00
Cadeira Prata - R$ 400,00
Cadeira Bronze - R$ 300,00
Ingressos podem ser adquiridos no Cartão e a RBA Promoções também vai lançar em breve Pacote VIP.

flavio pinto

Auto escolas do Cariri vão se reunir com superintendente do Detran

 

autoescolas

Foto : Bruno Morais

Representantes das Auto Escolas do Cariri devem se reunir nesta quinta-feira (21), com o superintendente do Detran, Igor Pontes, em Fortaleza. Na pauta, as reivindicações e o fortalecimento das autos escolas na Região do Cariri.
O encontro foi agendado pelo secretário-adjunto das Cidades, Quintino Vieira, que ontem (segunda-feira, 18), recebeu a categoria no Crato. De acordo com o dirigente Sebastião Júnior, o diálogo com o governo é muito importante, haja vista que ,existe  uma deficiência que precisa ser corrigida e a reunião com Dr. Quintino foi muito proveitosa.

flavio pinto


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30