xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/05/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 maio 2015

Coisas da “ré – pública”: A ala VIP do Presídio da Papuda

Para receber os condenados do mensalão, o governo de Brasília reformou uma ala inteira da Papuda. As “celas especiais” ganharam textura nas paredes, piso novo, banheiro com chuveiro elétrico, privada, iluminação artificial, colchões novos e pontos para a instalação de aparelhos eletrodomésticos
Fonte: revista VEJA desta semana
Dois pesos e duas medidas – Agora e antes: Para receber os condenados do mensalão, o governo de Brasília reformou uma ala inteira da Papuda. Para os demais, celas superlotadas, camas de cimento, banho gelado de caneca, latrinas e o descaso das autoridades(VEJA.com/VEJA)
Quando o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou os mensaleiros petistas à cadeia, o ministro Dias Toffoli criticou a punição, comparando-a com o que ocorria no período da Inquisição. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, seguiu a mesma linha e disse que preferia morrer a expiar seus pecados atrás das grades no Brasil. A solidariedade aos companheiros corruptos não impediu que José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino passassem uma temporada de menos de um ano no presídio da Papuda, em Brasília. Na semana passada, um tribunal italiano suspendeu a extradição de Henrique Pizzo¬la¬to, ex--diretor de marketing do Banco do Brasil foragido do país depois de ser condenado a doze anos e sete meses de prisão no mesmo processo do mensalão. Numa tentativa de continuar na Itália, Pizzolato repetiu Cardozo e afirmou que prefere morrer a enfrentar as agruras da cadeia brasileira. Um exagero. Como a antiga cúpula do PT bem sabe, as prisões são superlotadas e desumanas - mas essas condições valem para ladrões de galinha ou criminosos que não podem pagar advogados renomados nem têm amigos poderosos na cúpula do poder. Não é o caso de Pizzolato.
Localizado a cerca de 20 quilômetros da Praça dos Três Poderes, o presídio da Papuda abriga 13 400 presos, o dobro da capacidade considerada adequada. A grande maioria toma banho gelado de caneca e dorme num chão de cimento úmido, muitas vezes ladeado por esgoto. Essa é a regra. Mas a regra sempre tem exceção - e ela brinda justamente os alvos da solidariedade de Toffoli e Cardozo. Em 2013, quando os mensaleiros mais célebres já haviam sido sentenciados à prisão, o então governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz, começou a reformar em sigilo uma das alas da Papuda. O objetivo era garantir conforto aos colegas de partido. As antigas celas, com camas de cimento, foram demolidas e deram lugar a espaços amplos com camas de aço e colchões novos. As paredes ganharam textura branca, tomadas elétricas e iluminação fluorescente. Os banheiros coletivos receberam paredes e porta de madeira. A torneira que servia de ducha deu lugar ao chuveiro quente. A latrina rente ao solo, conhecida como boi, foi substituída pelo vaso sanitário de porcelana.
Tudo corria conforme o planejado, até que o Ministério Público do Distrito Federal descobriu a obra em uma inspeção de rotina. Beneficiários de mais um privilégio, os mensaleiros tiveram de ser transferidos para outras alas da Papuda, e o espaço reformado acabou destinado formalmente a presos considerados vulneráveis por terem condição de saúde debilitada ou serem considerados alvo de eventuais rebeliões. Com dez celas e capacidade para sessenta presos, o puxadinho de Agnelo recebeu apenas cinco detentos desde que ficou pronto, todos corruptos conhecidos nacionalmente, como o empresário Luiz Estevão, o primeiro senador cassado pelos colegas na história do país. Pizzolato, como se vê, não precisa se preocupar tanto. Ele tem bons amigos e grandes segredos guardados. Se souber usá-los, certamente escapará da realidade medieval que tanto o aterroriza. O Ministério Público considera real a possibilidade de o mensaleiro ser instalado na ala nobre da Papuda. O promotor Marcelo Teixeira quer que outros presos ocupem as vagas disponíveis. Resta a Justiça fazer a sua parte.

O desprezo a que está relegado o Crato

Texto e fotos: Armando Lopes Rafael
Acreditem, é vero! Dizem que uma fotografia vale mais do que mil palavras. Estas também servem de prova.
As fotos abaixo mostram uma cena ocorrida na manhã deste sábado, dia 9, num dos bairros ditos “nobres” (?) da Princesa do Cariri. Os funcionários dos Correios vieram entregar uma encomenda na Rua Pergentino Maia (no trecho localizado a 150 metros do mais novo e mais moderno supermercado de Crato, recentemente inaugurado no final do bairro Ossean Araripe, início do Parque Grangeiro) e caíram num dos inúmeros buracos que proliferam naquela abandonada rua. Os esforçados servidores daquela empresa estatal (outra estatal sucateada e em decadência na “era do PT”) saíram à procura de tomar emprestada uma enxada para tirar o veículo do buracão – apelidado pela vizinhança de “Fenômeno” – e depois de duas horas de muito esforço conseguiram tirar o veículo.
Em tempo: Tem tanto mato no trecho da Rua Pergentino Maia (considerada "a mais abandonada de Crato") , que o trecho está sendo utilizado por caçadores  de preá, premiados com a captura daqueles roedores (nome cientificodo preá: Cavia aperea), abudantes (nos últimos dois anos e meio)  naquela região urbana da outrora Mui Nobre e Heráldica Vila Real do Frei Carlos Maria de Ferrara...
Ó Tempora, Ó Mares!
Até quando abusarão da nossa paciência?
                                                           
                                                     

BlogHumor - Sabia ou não sabia ?


O que circula pela internet...rsrs





Guri renuncia Secretaria da Agricultura e volta para a Câmara Municipal


NE - Mudança no escalão de governo do Crato tem agora quase todo dia...


O secretário de Agricultura, Raimundo Soares, o "Guri", entregou o cargo nesta sexta-feira (8), ao prefeito Ronaldo Gomes de Mattos. Apesar de ter raízes na agricultura e pecuária, Guri decidiu voltar para a Câmara Municipal, onde desde janeiro de 2013 exercia mandato parlamentar. No final de março, convidado para assumir a pasta da Agricultura do município, Guri aceitou o convite do prefeito Ronaldo Gomes de Matos, e abriu vaga para a convocação da suplente Lourdes de Carlim (PSDB). Apesar do bom desempenho que vinha realizando no Legislativo cratense, Lourdes voltará para a suplência. O prefeito Ronaldo deverá nomear novo secretário já na próxima semana. A ideia é oferecer a pasta a outro vereador da base e manter Lourdes de Carlim na Câmara Municipal. Quem se habilita?

Texto: Flávio Pinto.
Foto: Dihelson Mendonça


A crônica do sábado: Lula sabia do mensalão? – por Armando Lopes Rafael

   O fato mais comentado, na mídia, na última sexta-feira, 8 de maio, foi a noticia de que ex-presidente do Uruguai, Mujica – um dos ícones da esquerdona jurássica da América do Sul – teria relatado, em livro, uma confissão de Lula sobre o “mensalão”. O “mensalão” foi, à sua época, o maior escândalo no rol da corrupção republicana brasileira. Depois veio o “Petrolão”. E o “mensalão” virou fichinha, “café pequeno” diante da magnitude do esquema que destruiu a Petrobrás, hoje colocada em 413º lugar (na rabeira!) entre as petroleiras do mundo, quando antes da "era PT" estava entre as dez maiores... Mas isso é outra história (melhor dizendo, outra tragédia). Voltemos ao “mensalão”.
   Bom lembrar: o mote que evitou o indiciamento do ex-presidente Lula da Silva como réu do “mensalão” foi sua palavra de ordem, dita ad nauseam: “Eu não sabia de nada”. Existem controvérsias. O livro em foco, “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder), biografia do ex-presidente do Uruguai José Mujica (aquele que liberou o uso da maconha no vizinho país) foi escrito pelos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, os quais convivem com Mujica há 17 anos. Todas as conversas com o ex-presidente uruguaio estão gravadas. O trecho do livro narrando a “confissão” de Lula sobre o “mensalão” é o seguinte:
   “Lula não é um corrupto como Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros”, disse-nos Mujica, ao falar do caso. Ele contou, além disso, que Lula viveu todo esse episódio com angústia e com um pouco de culpa. "Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens", disse Lula, aflito, a Mujica e (o vice) Astori, semanas antes de eles assumirem o governo do Uruguai. "Essa era a única forma de governar o Brasil” (sic), se justificou. Os dois tinham ido visitá-lo em Brasília, e Lula sentiu a necessidade de esclarecer a situação ao "cumpanhêro".
   Como era de esperar a notícia de ontem virou o maior rebuliço... Não que fosse novidade para os brasileiros, pois outros políticos tupiniquins haviam declarado que tinham alertado Lula sobre a corrupção do “mensalão”. Entre eles o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que teria informado a Lula sobre o “mensalão”, na cidade goiana de Rio Verde. Aquela conversa foi acompanhada por duas testemunhas: o motorista e o ajudante-de-ordem da Presidência da República.
   Mas o que dá credibilidade à declaração de Mujica é o fato deste ser um dos maiores “amigos de fé, irmão e camarada” de Lula. Os jornalistas autores do livro ainda relatam que a proximidade de Mujica e Lula era tão grande que o uruguaio “soube que Dilma seria a candidata (à Presidência) muito antes que isso se tornasse público” e também que, depois, Lula a apoiaria sua reeleição. “(Mujica) Entendeu perfeitamente essa jogada”, escreveram os jornalistas. “Lula preferia ser o poder nas sombras e, depois do mensalão, não ficar exposto demais”. “Mujica vê Dilma como uma mulher executiva, que resolve tudo muito rápido. Como uma administradora melhor do que Lula, mas sem o carisma dele”, disse no livro o jornalista Danza...
Imaginem: Dilma é, segundo os "cumpanhêros" de viagem,  melhor administradora do que Lula! Isso apesar de todo o caos em que ela lançou o Brasil  nos dois últimos  (des)governos em que esteve e  está à frente. Misericórdia, ó Pai!
Ah! As coisas desta república...
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael 



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30