xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/05/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 maio 2015

O limiar da Consciência - Por:Emerson Monteiro

Num giro de 180 graus, desde olhar o mundo lá fora e, em seguida, passar a ver o panorama cá de dentro, enquanto que esse mero observador nada muda perante as lentes de anotar o percebimento, só quem antes via passado agora obtém ver o futuro, superpondo um sobre o outro, sem alterar, porém, a função primeira de notar no gesto perceber tempo e presença, vez ambos sumirem na mesma subjetividade e nem deixar rastros. No procedimento que tal, descobre não existir mais passado, e futuro ainda não existiu. Contudo nisso mantém, nessa barreira de território de existência, os pés firmes na presença dos dois aspectos por si inexistentes, porquanto quem reúne as formas de percepção representava o lugar do tempo de quem analisa a consciência desses momentos abstratos, ilusão de pura imaginação do ato de consignar universos. Bem isso eis o limiar da Consciência, noutras palavras a ciência de si na fase mais primitiva de elaboração da existência, concedendo o fluir das ações à natureza que delimita o senso da razão e configura nele o testemunho vivo dos fenômenos.

Essa individualidade soberana autora pessoal das presenças no íntimo da percepção, mero instrumento de registro dos acontecimentos em torno, qual máquina de criar sentidos, sabores, visões, mutações, compreensões, instintos, iniciativas, ente dotado de sentimento e racionalidade, parâmetro principal das existências, o humano ser, base das notas de significados.

Ele, os dois lados da mesma moeda do existente, arrasta na figuração das horas o direito de autor das formas e abstrações que confunde no âmago da personalidade que trabalha o grau de compreensão da história dos movimentos no painel da indefinição que lhe contorce nas frações do transitório. 

A finalidade, pois, do ser impõe a condição essencial: criar no bojo da própria consciência o poder da transformar mil elementos em único vazio de alma da gente, grito extremo do desespero que comanda o repasto de toda a infinita e eterna Criação. 

Senado aprova projeto que limita aditivos de contratos públicos em 25%

senado2

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (6) um projeto de lei que estabelece teto de 25% para aditivos em contratos com a administração pública. O texto altera a Lei de Licitações, que hoje permite que os aditivos cheguem a 50% do valor do contrato em alguns casos.

Com isso, fica estabelecido que, em qualquer situação, o contrato assinado com o poder público poderá ficar no máximo 25% mais caro. O objetivo é evitar que os custos subam excessivamente e que haja mais espaço para episódios de corrupção.

“Na hora em que se assina um contrato onde está autorizado automaticamente um reajuste de 50%, o planejamento fica fraturado. Com um reajuste limitado a 25% para obra de qualquer espécie, volta a obrigação de se propor preços que possam ser cumpridos”, defendeu o senador José Agripino Maia (DEM-RN).

O texto foi aprovado em decisão terminativa na CCJ e seguirá para a Câmara dos Deputados, exceto se houver recurso para que a matéria também seja analisada no plenário do Senado.

Editor Fábio Massalli

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil

Tribunal italiano suspende extradição de Pizzolato

 

pizzolato

Henrique Pizzolato poderá cumprir a pena na ItáliaDivulgação/Interpol

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato teve a extradição para o Brasil suspensa após decisão do Tribunal Administrativo Regional (TAR) do Lacio. A corte acatou recurso da defesa de Pizzolato contra a decisão do ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando.

Pizzolato, que foi condenado no processo na Ação Penal 470, o processo do mensalão, em 2013 e fugiu para a Itália com um passaporte falso, seria extraditado para o Brasil para cumprir a pena de 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato. Ele foi detido em fevereiro de 2014, em Maranello, por causa de documentação irregular.

O tribunal marcou uma audiência para o dia 3 de junho para discutir o caso. Até esta data, Pizzolato ficará na Itália, segundo o advogado Alessandro Sivelli.

De acordo com o processo, o ministro da Justiça italiano tomou a decisão de extraditar Pizzolato com base em novos documentos enviados pelo governo brasileiro, aos quais a defesa não teve acesso. O advogado também destaca que uma lei aprovada no Parlamento italiano, recentemente, permite que cidadãos do país condenados em outros Estados cumpram pena na Itália.

O tribunal é uma instância administrativa bastante utilizado na Itália para contestar decisões judiciais ou institucionais. Se a corte acatar o recurso de Pizzolato, o caso seguirá para o Conselho de Estado, que definirá se ele poderá cumprir a pena na Itália.

* Com informações da Ansa

Editor Fábio Massalli

3 hours ago|Da Agência Brasil*|Agência Brasil

Portal da Transparência disponibiliza relatório de acessos mensais e Receitas Lançadas

transparencia

O Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará passa a disponibilizar, a partir deste mês de maio, um relatório com os números de acessos mensais do site. No relatório, constam as informações sobre sessões, usuários, visualizações de página, porcentagem de novas sessões, além da origem de acessos e páginas mais visitadas.

Os relatórios estão publicados na página inicial da ferramenta, na aba “Sobre o Portal da Transparência”. Além dos números referentes aos meses de 2015, está divulgado também o documento relativo ao ano de 2014.

Em abril deste ano, o Portal registrou a visita de 12.348 usuários, com 105.783 visualizações de páginas. A consulta mais visitada pelos usuários foi a página de Informações de Servidores, que divulga a remuneração dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual de forma individualizada, seguida pela página de Comparativo de Receitas e Despesas e de Contratos.

Receitas Lançadas
No final do mês de abril, o Portal passou a disponibilizar também a consulta de "Receitas Lançadas". A pesquisa visa atender uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente à Lei Complementar nº 131/2009 e ao Decreto Federal nº 7185/2010, com relação às receitas, divulgando informações quanto ao seu lançamento.

As receitas lançadas são registradas após identificado o contribuinte, o evento que gera a obrigação e o valor a ser pago, referente a determinado imposto ou taxa. No Portal, estão disponíveis as informações de lançamento de receita referentes ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A consulta conta com dados referentes a "Restituições da Receita com IPVA", que significa a devolução ao contribuinte de valores pagos a mais ou em função da perda de posse do veículo, e as "Deduções da Receita com IPVA", que são deduções previstas em Lei de valores destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As informações são fornecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), por meio do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR). Os valores divulgados são brutos, sem deduções referentes às transferências aos municípios.

Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins, esta consulta é mais um avanço apresentado pelo Portal, que está em constante aprimoramento. “Iniciamos lançando as receitas relacionadas ao IPVA, e com o passar do tempo vamos procurar aperfeiçoar ainda mais esta consulta, para publicar também lançamentos prévios de outras receitas importantes do Estado. Lembrando que todo tipo de receita e despesa que o Estado tem, no momento da arrecadação, já é lançada no nosso Portal. Portanto, é mais um avanço”, ressaltou. 

 

Assessoria de Imprensa da CGE

Centec amplia opção de cursos no Interior

centecjn

Fortaleza. O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), está com inscrições abertas para o vestibular dos cursos superiores tecnológicos e processo seletivo dos cursos técnicos de nível médio, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante. São 565 vagas com previsão de início das aulas no semestre 2015.2 e todos os cursos são gratuitos.

Já a Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central, localizada em Quixeramobim, está oferecendo os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e em Agronegócio e a primeira turma do curso técnico em Panificação. Todos contam com 45 vagas e as aulas acontecerão no período noturno.

A Fatec Cariri, localizada em Juazeiro do Norte, e os Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) nas cidades de Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante abriram inscrições para os cursos técnicos de nível médio em Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecânica e Meio Ambiente, em Juazeiro; Eletromecânica, Metalurgia e Meio Ambiente, em São Gonçalo; Agricultura e Meio Ambiente, em Barbalha; e Cozinha, na cidade do Crato.

Diario do Nordeste - Regional

Falta médico perito em Campos Sales

campossalesmedicosA grande demanda de trabalhadores em busca da perícia médica junto ao INSS é uma situação que se repete em quase todas as cidades cearenses, como em Iguatu

FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Campos Sales. A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desta cidade, localizada no Sul do Ceará, há mais de três meses, está trazendo sérios prejuízos aos pacientes e segurados, por falta de atendimento e realização de perícia. O problema, entretanto, não se restringe a esta cidade. De 22 agências da Previdência Social, no Sul do Ceará, 13 não dispõem de serviços de perícia médica.

O atendimento, que deveria ser feito em Campos Sales, está sendo transferido para outras agências de municípios da região, distante até 150 quilômetros. A ausência do serviço de perícia médica afeta, além de Campos Sales, segurados das cidades de Antonina do Norte, Araripe, Aiuaba, Potengi e Salitre, no Ceará; e Pio IX, Fronteiras e São Julião, no Piauí.

Audiência

O vereador Genilton Costa, de Campos Sales, disse que apresentou requerimento no legislativo municipal solicitando esclarecimentos da Superintendência da Previdência Social em Recife e em Juazeiro do Norte. "O atendimento era limitado, não atendia à demanda regional, mas agora, sem o médico e a assistente social, piorou muito", disse o parlamentar. "São pessoas pobres, da zona rural, que são jogadas, ora para Assaré, ora para o Crato, sem ter condições de custear despesas", salientou.

Costa destacou que aguarda uma resposta do requerimento, mas caso o problema não seja resolvido pretende propor a realização de uma audiência pública para discutir a questão e solicitar uma solução para o problema. "Recebo muitas reclamações por causa da falta de assistência aos segurados", disse. "Os moradores da zona rural sofrem ainda mais com a dificuldade de deslocamento. Às vezes vão para Assaré e de lá reenviam para o Crato", ressaltou.

A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência da Previdência Social afeta centenas de pessoas. Há três meses o problema vem se agravando. Em 9 de agosto de 2014, o caderno Regional do Diário do Nordeste publicou matéria com o título "Faltam agências e médicos peritos no Interior". De lá para cá, pouca coisa mudou. Os usuários reclamam de atendimento precário, com unidades lotadas e demora para exames periciais.

Apesar do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS ter melhorado o funcionamento em dezenas de cidades, problemas ainda são recorrentes. Algumas agências estão concluídas e permanecem fechadas e outras estão em construção, sem prazo para conclusão dos serviços.

Em algumas cidades, o atendimento ainda é feito em antigas unidades, imóveis alugados, sem condições adequadas de trabalho. Espaço superlotado e falta de conforto para os segurados e servidores. No Ceará, são 79 agências da Previdência Social.

A agência da Previdência Social de Campos Sales foi construída em 1965, mas foi reformada e modernizada em 2009. "Houve uma melhoria na estrutura física, mas não no atendimento, que era precário, e agora piorou com ausência de profissionais", frisou Genilton Costa.

A Assessoria de Imprensa da Previdência Social informou que a Gerência-Executiva do INSS em Juazeiro do Norte possui 22 agências da Previdência Social (APS) em sua rede de atendimento. Destas, 13 unidades não ofertam serviços de perícia médica e não possuem peritos médicos lotados. São elas: Acopiara, Aurora, Araripe, Campos Sales, Caririaçu, Cedro, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Orós, Pedra Branca, Senador Pompeu e a Agência de Atendimento a Demandas Judiciais.

O INSS já encaminhou solicitações de abertura de novo concurso e aguarda autorização para ampliação do número peritos médicos lotados em suas agências regionais.

Mais informações:
Gerência Regional do INSS em Fortaleza - (85) 3255-7466
Juazeiro do Norte
(88) 3572-4300
Agência de Campos Sales
Fone: (88) 3533-1370
Câmara Municipal de Vereadores
Fone: (88) 3533-1666

Honório Barbosa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

CONSEA de Missão Velha realiza Conferência de Segurança Alimentar

 

prato
Acontece na manhã desta quinta-feira (7) no auditório da SETAS (Secretaria do Trabalho e Assistência Social) a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar. A secretária Ana Cecilia Araruna Macedo explica que o evento tem como tema “Comida

de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar” e é promovido pelo CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar) do município com apoio de sua pasta.


            “O evento é preparativo para Conferência Regional de Segurança Alimentar a ser realizada em Juazeiro do Norte dias nove e 10 de junho, para Estadual, em data ainda a ser definida, e para a V Conferência  nacional prevista para acontecer de três a seis de novembro em Brasília. Nesta fase elegeremos sei delegados para próxima etapa” informa Ana Cecília. Destes delegados, dois serão escolhidos dos representantes do poder público  e quatro da sociedade civil.


            O CONSEA de Missão Velha foi criado pela Lei 025/2005 de 15 de setembro de 20015, mas realizava apenas reuniões ampliadas sendo a conferencia desta quinta-feira, a primeira do conselho municipal que é formado por 22 integrantes, sendo 2/3 da sociedade civil e 1/3 do governo municipal.


             A palestrante do evento é a nutricionista do SESC (Serviço Social do Comércio) de Juazeiro, Fabíola Macedo Barbosa. Deve comparecer também a conferência de Missão Velha a coordenadora estadual do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Monica Macedo. Estão sendo aguardados a partir de 08h00 agricultores e agricultoras familiares, secretários e técnicos de diversas secretarias municipais, vereadores, representantes de instituições assistidas na rede de segurança alimentar  e populares.  


            A Rede de Segurança Alimentar do município é formada pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Programa Leite Fome Zero, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), uma cozinha comunitária e a Feira de Agricultura Familiar.


            O prefeito em exercício, Rafael Moreira, confirmou presença e disse ser esta, uma grande oportunidade para que todos saibam os avanços  no setor implantados a partir da administração do prefeito Dr. Tardiny Pinheiro Roberto. “Nosso objetivo é aprimorar e ampliar todas as ações de  segurança alimentar”, compromete-se.


            No último dia 15 de abril foi realizada uma reunião ampliada e exposição sobre a temática de segurança alimentar. O encontro foi preparativo também para esta I Conferencia de Segurança Alimentar.


Serviço:


I Conferência Municipal de Segurança Alimentar


Tema: “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.


Data: 07 de Maio de 2015 (Quinta-feira)


Local: Auditório da SETAS (Secretaria do Trabalho e Assistência Social)


BLOG DO JUAZEIRO

Mortes violentas caem pelo terceiro mês seguido no Ceará

mortesce

 

Camilo fez a divulgação dos números. (Foto: Divulgação)

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o Estado do Ceará já assinalou uma queda de 11,31% nos números de mortes violentas, considerando o mesmo período do ano passado, sendo salvas 181 vidas. Os números são confirmados com a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) pelo terceiro mês consecutivo. Os índices de abril foram divulgados pelo governador Camilo Santana, que presidiu – juntamente com a vice-governadora Izolda Cela – a reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, nesta quarta-feira (6), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
No mês de abril, foi registrada queda de 4,9% nos óbitos em relação a abril do ano passado em todo Ceará. A Capital e Região Metropolitana também identificaram reduções, tendo, respectivamente, uma diminuição de 17,1% e 8,6% nos índices de CVLI. Os dados foram discutidos pelo governador, que participa, mensalmente, da reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, com o objetivo de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos.
“O trabalho da segurança pública é um trabalho contínuo, diário, permanente de planejamento, monitoramento e organização. Já estamos discutindo sobre as formações das primeiras turmas do BPRaio (Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) da Polícia Militar. Os policiais estão sendo treinados no Cariri, sendo implementadas as formações até julho deste ano, além da Região Norte que terá seu início para outubro deste ano”, revelou o governador durante a reunião.
Entre as discussões, ações estratégicas foram programadas para intensificar a abordagem na Região Norte e Sul do Interior, que apresentaram aumento nos índices. “Estão sendo dadas respostas imediatas para todos os últimos acontecimentos e sendo identificados todos criminosos para que possam ser punidos com o rigor da lei. Operações para desarticulações desses criminosos estão sendo realizadas. O importante é saber que onde uma ação criminosa for deflagrada, uma ação mais precisa do Governo do Estado também será correspondida”, ressaltou Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.
A reunião, que tem ainda a participação de servidores através de videoconferência, transmitindo imagens das corporações de cinco cidades do Interior (Sobral, Crateús, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte), teve a participação do secretário Delci Texeira, comandantes das vinculadas –Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense –, além de cerca de 60 profissionais das forças de segurança.
Homenagens e congratulações aos serviços prestados
Durante a pauta de alinhamento de segurança, o governador teve a oportunidade de parabenizar uma guarnição do Corpo de Bombeiros que realizou recente salvamento no Parque do Cocó, resgatando uma vítima. Emocionado, o governador congratulou o capitão Oswaldo Pereira, o sargento Francisco José de Souza, o sargento Claudino Santos, o cabo Daniel Oliveira e o cabo Francisco Antônio Pereira por seus serviços prestados à sociedade. Aproveitou, ainda, para registrar aquele momento “por estar ao lado de pessoas que doam suas vidas diariamente ao ser humano”.
Já no fim da reunião, o governador Camilo Santana também recebeu a placa de Amigo do Comando de Polícia Comunitária das mãos do comandante do Ronda, Tenente-Coronel Fernando Albano, pelo recente aniversário de oito anos do Batalhão.
(Governo do Ceará)

DESCASO 1001 - CRATO - Água da Vilalta está ainda sem solução


Encontrei um babão do prefeito, um motorista, que veio me dizer que eu havia colocado lama na água da torneira para poder filmar o vídeo que é sucesso em todo lugar, antes que as pessoas começassem recentemente a falar do problema da água da Vilalta, o vídeo já tem muitos meses que foi feito e milhares de acessos, inclusive foi destaque aqui no Blog do Crato. A SAAEC ( A empresa de Água e Esgotos ) prometeu para nunca cumprir, que o problema seria solucionado até o dia 30 de MARÇO ( Pasmem ! ). É claro que não solucionou. Nós que moramos na Vilalta, sofremos o drama de uma água que periodicamente é da cor de lama preta, em outras partes da cidade constou em laudos efetuados que contém até coliformes totais ( Microorganismos nocivos à saúde ), e nenhuma providência foi tomada. E recentemente, deu pra faltar água com periodicidade. 

Essa administração parece querer chamar as pessoas de idiotas, é subestimar a inteligência dos Cratenses ! - Vejam o vídeo novamente:

CONTRA PROVAS, NÃO HÁ ARGUMENTOS !


Outras matérias do Blog do Crato sobre o problema da água da Vilalta:

Março de 2015:
http://blogdocrato.blogspot.com.br/2015/03/video-moradores-da-vilalta-protestam.html

27 de Fevereiro de 2014:
http://blogdocrato.blogspot.com.br/2014/02/vergonha-agua-da-vilalta-mais-parece.html
 
02 de Junho de 2014:

http://blogdocrato.blogspot.jp/2014/06/crato-agua-da-vilalta-e-cada-vez-mais.html?m=0

10 de Setembro de 2014:

http://www.crato.org/chapadadoararipe/2014/09/10/moradora-reclama-da-lama-preta-que-e-servida-a-populacao-do-crato-como-agua-pela-saaec/


www.blogdocrato.com


Continuamos na luta pelo Crato perseguido – por Pedro Esmeraldo

    Temos esperança de alcançar essa graça! Sempre  pedimos a Deus que nos dê reconhecimento junto às autoridades locais, para reforçar a coragem dos que lutam  sem temor em defesa deste município. De há muito, Crato sofre grandes perseguições politicas e sociais.  Observamos as dificuldades desta cidade, a qual, outrora, foi a precursora do desenvolvimento regional.
    Não descansamos. Nunca vamos deixar de olhar com atenção para este município de Crato, que vem sendo prejudicado pela falta de prestigio, realidade que é motivada pela grande inveja, por parte de outro município.
    Por esse motivo, notamos que, nos últimos tempos, tem havido desvio no comportamento de alguns cratenses, que têm arrefecido  no amor telúrico a esta dadivosa terra, motivando  descontentamento da juventude, já que esta anda alheia ao desenvolvimento exigido por esta comunidade.
    Notamos que ainda há discórdia, desde os tempos imemoriais, motivada pela pieguice que nos trouxe sofrimento e o desajuste, tanto na economia quanto nos avanços sociais de Crato. Ocorreu,  ao cidadão cratense, transformações e  inconstância , ante o aborrecimento com que  olhamos nossa  problemática comunitária, já que  atravessamos essa disparidade há muito tempo, trazida pelo grande vigário do Nordeste que sempre colocou a sua cidade natal em segundo plano. Crato vem sendo perseguida, o que nos trouxe dissabores, com influências religiosas comandadas por um povo intruso, contaminado de inveja, levando-nos a permanecer no arrefecimento doentio. O cratense perdeu o amor ao progresso que tinha antes e isso nos levou ao caminho do desprezo partido das autoridades estaduais.
    Observamos que há no Crato somente queixas e não sabemos relevar com animosidade as conversas destoantes e dissolventes que nos traduzem o cidadão acomodado devido a esse desprezo das nossas autoridades maiores.
    Isto nos recorda os métodos antipatriotas por parte de certas pessoas que poderiam trazer ao Crato trabalhos sérios, incentivado o esforço do homem em defesa de sua terra, mas,  ao contrário, continuam estimulando iniciativas de transformar distritos bisonhos que desejam se soerguer , dilacerando o território de  Crato
    Há muito tempo, permanece meia dúzia de homens que dizem ser políticos de alto rendimento (não tendo progressão em suas atividades), mas desejando elevar-se ao píncaro da montanha tenebrosa. Mesmo assim sabendo que eles não têm condições de subir, permanecendo com o pires na mão, solicitando esmola ao Poder Central. Não voam porque suas asas são pequenas e se enfadam com poucos movimentos porque o seu voo não pode ultrapassar as barreiras da dignidade humana. São pequenos nas ações, mas mesmo assim buscam um lugar ao sol, isto é, permanecer agregado à cidade que lhe deu apoio e lhe fez crescer.
    Cratenses sejam fieis a sua cidade não se deixem levar pelas conversas desagradáveis de certas pessoas que só querem ver o Crato na bancarrota. Isso só conseguiremos, com luta, trabalho e amor a  esta terra.

VERGONHA NO CRATO ( 1000 ) - Cansados de esperar administração, moradores resolvem eles mesmos fazerem o serviço


Mesmo pagando pesados impostos...

Apesar de pagar pesados impostos, apesar de não ser dever do cidadão, que elege governos a fim de resolverem os problemas da sua cidade, do seu Estado e do seu País, não é isso que acontece na cidade do Crato-CE. Por várias vezes já mostramos no Blog do Crato moradores revoltados com os inúmeros pedidos que têm feito à administração municipal sem sucesso, e cansados de esperar, resolveram se cotizar e resolver eles mesmos o problema. Segundo escreveu Diogo Anastácio, um dos prejudicados por problemas de infraestrutura que explodem nos quatro cantos da cidade,  "Depois de vários meses pedindo a solução do problema, não teve mais condições de esperar. Como o Crato não tem Prefeito, tivemos que fazer por conta própria um serviço que é de competência da SAAEC, como se não bastasse os impostos que pagamos, ainda temos que ter dinheiro para fazer um trabalho que a Prefeitura não faz."

www.blogdocrato.com
Com texto e Fotos de Diego Anastácio


Vergonha no Crato ( 999 ) - Estão usando até placas de Posto de Moto-Taxi para sinalizar serviço mal-feito.


Me digam pra onde está sendo revertido a verba do Zona Azul e multas no Crato, se até para sinalizarem um serviço mal-feito por eles, usam placas de posto de moto taxi. isso é uma vergonha!!!


Texto e Fotos: Lucieldo Moreira
Via www.blogdocrato.com


MAIS DESCASOS NO CRATO - PARTE 998 - A Praça das Kombis


No dia 9 de fevereiro de 2015 foi feito um pedido ao órgão encarregado pela iluminação pública do Crato, para que fosse feito uma manutenção em um poste de iluminação da PRAÇA Dr. ELISIO FIGUEREDO OU (PRAÇA DAS KOMBI). Aconteceu que compareceram ao referido local, e levaram a luminária e até o final de Abril, nada de solução. E ai?



Fotos: Fernando Lopes
www.blogdocrato.com


CRATO, CIDADE DESTRUÍDA - Moradores do Bairro Novo Crato fazem apelo !


SOS Conjunto Novo Crato.
Esta e a principal rua que dá acesso ao Conjunto Novo Crato vejam em que situação está.





Fotos: Fernando Lopes Bezerra
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade


Brasil real, Brasil verdadeiro: PT mascara realidade na TV – e o Brasil protesta

Programa do PT na Televisão! Que venham as panelas!Foram registrados panelaços e buzinaços em pelo menos nove Estados, além do DF
Fonte: site da VEJA
Tá feia a coisa: Panelaço durante propaganda do PT em São Paulo (Reprodução/Twitter)
Enquanto o PT ignorava na noite desta terça-feira a avalanche de escândalos que envolve o partido - e recorria a argumentos de palanque para afirmar que a sigla não é conivente com a corrupção, o Brasil voltou a bater panelas contra a legenda e o governo da presidente Dilma Rousseff. Foram registrados buzinaços e panelaços em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná , Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Pará, além do Distrito Federal. Dilma optou por não gravar mensagem para o programa do PT., mas as aparições do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do partido, Rui Falcão, foram suficientes para inflar o protesto.

DESCASO - TV DIÁRIO - Crato desperdiça água há 2 anos, na contramão da seca...


Na contramão da seca, reservatório no Crato desperdiça água há 2 anos 
   

Qualquer forma de desperdício é condenável. Mas quando se trata de desperdício de água há um peso bem maior devido à carência hídrica, um problema mundial. No Nordeste, região tradicionalmente castigada pela seca, flagrar água jorrando pelas ruas chega a ser absurdo.  O problema é recorrente no Crato, região do Cariri. No bairro Grangeiro um reservatório está vazando há 2 anos e nenhuma providência é tomada. 

Na contramão 

As chuvas que estavam em falta nos últimos 4 anos, voltaram a cair no Ceará e em boa parte do país. Mas o cenário em muitas localidades das zonas urbana e rural não mudou. A população continua a sofrer com açudes secos e com racionamento de água.  Na contramão dessa realidade, a equipe do programa flagrou um desperdício na cidade do Crato. Segundo os moradores, o reservatório no bairro Granjeiro já vaza, há pelos menos 2 anos. Eles já procuraram o órgão responsável.  "Eles dizem que vêm, mas nunca vêm. Nós estamos pedindo, mas eles não vêm. O pessoal dessas casas, às vezes, nem água tem. Falta água na casa deles, mas tem água desperdiçada nas ruas. Isso é um crime ambiental", revolta-se um morador. A assessoria de comunicação da Saaec informou que já enviou uma equipe ao local e que está tomando providências para solucionar o problema.

Redação Web - TV Diário


Tribunal de Contas dos Municípios está no Crato e recebeu novas denúncias contra a Administração Fenomenal




Parece que o TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios está mesmo no faro de muitas coisas na cidade do Crato. Como se não bastasse a descoberta de vários indícios e provas contundentes, como a constatação de baratas vivas e mortas na merenda escolar do município, que foi motivo de intervenção recente por parte do Ministério Público do Estado do Ceará na Prefeitura e Câmara Municipal, o TCM está novamente na cidade. Na tarde da última terça-feira, foram vistas duas viaturas defronte à prefeitura. REZANDO É QUE NÃO ESTAVAM ! 

O vereador de oposição, Bebeto Anastácio também declarou em nota publicada no Facebook que fez novas denúncias, com entrega de provas ao TCM. Segundo Bebeto: "Hoje iremos entregar ao Tribunal de Contas dos Municípios mais denúncias, estas como as outras já feitas, bem fundamentadas. " e logo em seguida, mandou esta mensagem a partir da Câmara Municipal: "Agora na Câmara, mães de alunos da Escola 18 de maio, fazendo sérias denúncias de falta de merenda escolar, total abandono da escola e das crianças, como uma grande cratera aberta na passagem dos alunos pondo as vidas de todos em risco, como ainda a total precariedade do transporte escolar..."

Como se vê, o Crato não está esquecido. Existe uma oposição firme, não é essa oposição oportunista de alguns aí que apareceram de repente, que nunca se opuseram a nada no Crato, passaram 3 anos escondidos, nunca deram a cara à tapa e agora posam de oposição visando as próximas eleições no Crato --- É outra oposição! A OPOSIÇÃO VERDADEIRA, que desde o primeiro instante, não prega o olho e é responsável por todas as CENTENAS de denúncias dos descalabros, das mazelas, da corrupção e dos descasos que existem na cidade do Crato. É a oposição daqueles que não se venderam ao poder municipal em troca de dinheiro nem favores. 

Por: Dihelson Mendonça
Fotos: Perfil de Francisco Menezes ( Facebook ).



Terceiro maior açude está com 1,29%

[NREGIONAL - 1]  DIARIO/NREGIONAL/1_MATERIAL<NREG01> ... 05/05/15O Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú) atingiu o seu limite

Foto: Alex Pimentel

Banabuiú/Iguatu. As águas do Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú) deixaram de correr pelo Rio Banabuiú. A válvula de dispersão da represa administrada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foi praticamente fechada. A redução foi de 7,5m³/s para 107 l/s, deixando o afluente totalmente seco logo abaixo da jusante. Segundo o administrador do Arrojado Lisboa, Ariston Queiroz, a última vez que essa situação ocorreu foi há 15 anos.

Conforme o funcionário do órgão Federal, a decisão foi tomada, na última semana, pelo Comitê de Gestão das Sub-bacias do Vale do Jaguaribe, incluindo a do Banabuiú. Para ele, o terceiro maior açude do Ceará chegou ao seu limite. Está apenas com 1,29% da capacidade. Atualmente a carga hídrica disponível será suficiente apenas para abastecer a cidade de Banabuiú, explicou.

A última vez em que o Arrojado Lisboa atingiu uma situação tão crítica foi no período de 1997 a 2001. Três anos depois, o reservatório voltou a acumular água, e, em 2004, sangrou. Todavia, a situação atual é bem diferente.

O Fogareiro, em Quixeramobim está com apenas 0,76% do volume, o equivalente a 900 mil/m³; o Serafim Dias, em Mombaça, tem praticamente a mesma quantidade, representando 2,5% do seu volume e o Patu, em Senador Pompeu, com situação um pouco melhor, cerca de 13% do seu volume, 9,2 milhões de metros cúbicos. Somente quando sangrarem, a represa federal, inaugurada em 1966, voltará a receber novamente considerável volume de água.

Na avaliação do servidor do Dnocs, que monitora o açude desde 1998, a decisão do Comitê foi tardia, consequência de uma decisão errada tomada pelo colegiado representado por cinco comitês do Vale do Jaguaribe, incluindo o da Sub-bacia do Banabuiú. Em 2014, resolveu deixar a válvula aberta por um período de 90 dias, o suficiente para soltar rio abaixo 28 milhões de m³ de água. Naquela época, a situação era menos crítica em relação à atual, mesmo assim a água correu com abundância. Se não ocorresse o desperdício, hoje estaria com 48 milhões de m³, ressaltou o servidor do Dnocs.

No início de fevereiro o prefeito de Banabuiú, Veridiano Sales, havia ingressado com ação na Justiça para interromper a vazão de 7,8 m/s. Até a última decisão do Comitê do Vale do Jaguaribe, o pedido ainda não tinha sido atendido. Ele alertava para o problema e, principalmente, para os prejuízos às comunidades de pescadores e ribeirinhos do açude, mais afetadas com a redução do volume no Açude. Agora, os barraqueiros estabelecidos na jusante, onde funciona o balneário da cidade, também estão sendo prejudicados. Somente três meses depois, os membros do Comitê reconheceram definitivamente a gravidade do problema.

Além de Banabuiú, os municípios de Morada Nova e Ibicuitinga estão sendo afetados. Conforme o gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na Bacia do Banabuiú, Luís Pimentel, com a redução do volume de água na válvula do Arrojado Lisboa, Morada Nova passará a receber água por meio de uma adutora de montagem rápida interligada ao Eixão das Águas. A adutora já está funcionado. A população de Ibicuitinga, passa a contar com poços profundos. Quatro deles já foram perfurados.

Caso a vazão dos poços não seja suficiente para abastecer a área urbana, onde estão concentrados cerca de 5.000 habitantes, mais quatro poços serão perfurados. Outro plano de emergência também já foi traçado. Em último caso, o Município poderá contar com uma adutora de montagem rápida, também interligada ao Eixão das Águas. Além da sede, o distrito de Juazeiro de Baixo passará a contar com abastecimento da adutora. As demais comunidades serão abastecidas por carros-pipa. Mas uma nova deliberação será tomada na reunião programada para esta terça-feira.

Situação preocupante

Este é o último mês da quadra chuvosa no Ceará e o volume dos reservatórios permanece preocupante. No Estado, a média é de apenas 20,3%, a menor dos últimos dez anos. E as chuvas permanecem abaixo da média. Em abril passado, choveu menos 34,7% da média do período. Dos 151 açudes monitorados pela Cogerh, dois estão sagrando. Três reservatórios permanecem com volume acima de 90%; e 113 abaixo de 30%.

Das 12 bacias hidrográficas, quatro estão em situação muito crítica; outras quatro, crítica; e, no restante, a posição é de alerta. "O volume dos açudes é preocupante, não houve recarga significativa nos médios e grandes reservatórios", observou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. "Para este mês de maio, a média de chuva é menos de 50% em relação a abril e não há mais o que se esperar, a não ser que ocorra um evento excepcional", completou.

De acordo com a Funceme, no trimestre de fevereiro a abril, as chuvas ficaram 23,1% abaixo do esperado para o período, que é de 516,6 mm. Foram registrados, em média, no Estado, apenas 398,2 mm. No ano passado, no período, foi observado um déficit um pouco mais elevado, 27,5%, e em 2013, o quadro foi mais grave: as precipitações ficaram 47,4% abaixo da média.

O Ceará vivencia, portanto, o quarto ano de estiagem, com chuvas abaixo da média, irregulares no tempo e na distribuição geográfica. A previsão da Funceme para os meses de maio, junho e julho é que as chuvas permaneçam dentro da normalidade. Mas, nesse período, o esperado são reduzidas precipitações. "O atual mês é o último da quadra chuvosa e, em junho e julho, as precipitações são reduzidas", observa Fritz. Dessa forma, o cenário atual, que é muito crítico, tende a permanecer.

Os dados da Cogerh mostram que apenas a barragem dos Caldeirões, em Saboeiro, e o açude Gavião, em Pacatuba, estão sangrando. Outros três permanecem com volume acima de 90%: Tijuquinha, em Baturité; Gameleira, em Itapipoca; e a Barragem do Batalhão, em Crateús.

Os técnicos do governo acompanham diariamente a evolução no nível dos reservatórios. Em março passado, o volume médio acumulado, nas 12 bacias hidrográficas, era de 19,2%. Atualmente é de 20,3%. No início deste ano, os açudes acumulavam em média 20,95% e, em abril de 2014, era de 27,5%.

No início de abril passado, a bacia hidrográfica em situação mais crítica era a dos Sertões de Crateús que acumulava 4,51%. Agora está com 5,13%. No início deste ano, acumulava 0,6%. A bacia do Baixo Jaguaribe está com 1,68%. Perdeu 0,2% em relação ao mês anterior. A do Curu passou de 3,0% para 4,98%.

O quadro também permanece grave na Bacia do Banabuiú que apresentava há um mês um volume médio de 5,68% e caiu para 5,30%. O quadro mais confortável permanece na Bacia do Alto Jaguaribe que tem volume médio de 37,78%, mas, em abril passado, era de 38,20%. Apresentou perda de volume.

A Bacia do Salgado acumula 23,26% e a do Médio Jaguaribe, 20,33%. Ambas perderam volume em abril. A Bacia do Coreaú que estava com 24,81% saltou para 36,55%. A do Litoral também deu um salto importante de 15,17% para 41,67%. As Bacias Metropolitanas passaram de 27,29% para 31,51% e a da Ibiapaba passou de 23,22% para 24,60%. A do Acaraú aumentou de 13,86% para 14,45%.

Restrição

A Cogerh promove, nas cidades do Interior, reuniões de monitoramente e alocação de água. Ao fim da quadra chuvosa, será feita uma avaliação final e adotadas medidas de restrição do uso da água para irrigação. A prioridade será o consumo humano. O assistente técnico da Cogerh, Gianni Lima, reafirmou que a maioria dos reservatórios dispõe de água até o fim de 2016.

Os técnicos do governo ainda aguardam o desfecho da quadra chuvosa, que ocorre neste mês de maio, para anunciar decisões sobre a redução de liberação de água para áreas de produção agrícola irrigada. Na prática, já se sabe que a tendência é de perda de volume dos açudes a partir do período atual.

A situação é preocupante. No fim da quadra chuvosa passada, o volume acumulado nos açudes monitorados pela Cogerh era de 32,21%. Agora é de apenas 20,3%. A julgar pelo índice histórico para maio, certamente, não haverá recarga significativa nos próximos dias. A crise no abastecimento de água já afeta várias cidades com medidas de rodízio e o governo do Estado ampliou o programa de perfuração de poços profundos nos centros urbanos e vilas rurais.

Atualmente, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará atende a 22 municípios com a Operação Carro-Pipa, ainda utilizando o restante dos R$ 17 milhões aplicados em ações emergenciais. A distribuição de água por carros-pipa é feita em sua maioria pelo Exército.

Mais informações:

Funceme - Fone: (85) 3101-1117
Cogerh - Fone: (85) 3218-7024
Coordenadoria de Defesa Civil
Fone: (85) 3101-4619

Alex Pimentel/Honório Barbosa
Colaboradores

Diario do Nordeste - Regional

Santana do Cariri reivindica conclusão da cadeia pública

 

camiloemsantana

Daniele tem ido biscar apoio do governador Camilo Santana para concluir a cadeia pública

A população de Santana do Cariri reivindica do Governo do Estado, a conclusão da construção da cadeia pública do município. Há mais de oito anos que os santanenses estão lutando por essa aquisição. A obra está paralisada há cerca de 3 anos.
A prefeita do município, Daniele Machado (PSL), está preocupada com a situação. Afirma que a conclusão da cadeia pública deve ser tratada como uma prioridade. ''Segurança pública nos dias de hoje é fundamental em qualquer governo.Sabemos que são muitos os municípios cearenses que estão com deficiência nessa área, e acredito que o Governador Camilo Santana vai estar sensível a esse problema. "Enquanto gestora, baterei na porta do governo quantas vezes for preciso para que o caso da cadeia pública de Santana seja resolvido.
(Colaborou Amaury Alencar)

flavio pinto

Camilo assina nomeação de 212 professores nesta quarta-feira

CamiloSantanace2

 

O Governo do Estado realiza nesta quarta-feira (6), às 16 horas, no Palácio da Abolição, a solenidade de assinatura pelo governador Camilo Santana do ato de nomeação dos 212 professores aprovados no último Concurso para Professores e convocados, através do edital Nº 030 /2014 - Seduc/CE. Durante o evento, serão divulgadas as orientações sobre a posse e exercício dos nomeados.
O concurso para professor foi realizado em 2013 com a oferta de 3 mil vagas, distribuídas em 13 disciplinas do Ensino Médio, além de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, primeira língua usada pelos surdos. Os 212 convocados atenderão carências nas disciplinas de Arte-Educação, Língua Portuguesa e Matemática. Com essa convocação, foram chamados todos os aprovados para atuar nas disciplinas.


(Governo do Ceará)

Tropa de choque do prefeito barra requerimentos que visavam investigar o Executivo

GeraldoSilvaevereadoresjuazeiro

 

Liderados pelo líder do prefeito, a maioria dos vereadores rejeitou os requerimentos. (Foto: Flávio Pinto)

A tropa de choque do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) deu uma aula de submissão ao derrotar no plenário três dos cinco requerimentos que o vereador Tarso Magno (PR) apresentou nesta terça-feira (5). Nos três, o vereador pedia a convocação de Raimundão para explicar entre outras denúncias, a compra de livros, que não existe na lista do MEC e, segundo o vereador, em nenhuma lista de consulta pesquisada, gastos milionários com a contratação de empresa para prestação de serviços na área da saúde (contratação de médicos e equipamentos hospitalares) e outra para recuperar trechos de ruas e avenidas da cidade, sem a devida licitação.
Nos três casos, a tropa de choque, leia-se base de apoio ao prefeito - tendo à frente o vereador Capitão Vieira Neto (PTN) - líder do prefeito na câmara -, pediu destaque aos requerimentos, o que fez com todos fossem à votação no plenário, para seguir tramitando na casa legislativa.
Por maioria de votos 10 a 8, os destaques foram aprovados, ou seja, os requerimentos que pediam ao Executivo, explicações sobre as denúncias apresentadas por Tarso Magno não deram entrada na casa.
Votaram contra os requerimentos os vereadores: Capitão Vieira Neto, Preto Macedo, Zé Ivan Leiteiro, Didi de Amarílio, Firmino Calú, Claudionor Mota, Bertran Rocha, Adauto Araújo, Cledmilson e Nivaldo Cabral.
Já os vereadores Tarso Magno, Rita Monteiro, Gledson Bezerra, Cláudio Luz, Alberto Costa, Auricélia Bezerra, João Borges e Normando Sóracles votaram a favor dos requerimentos.

flavio pinto


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30