xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/04/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 abril 2015

Facebook desbloqueia foto de índios botocudos

indiosbotocudos

O Facebook anunciou na noite de hoje (17) que voltou atrás e desbloqueou a foto de índia com seios expostos no perfil do Ministério da Cultura (Minc) na rede social. “Não é fácil encontrar o equilíbrio ideal entre permitir que as pessoas se expressem criativamente e manter uma experiência confortável para a nossa comunidade global e culturalmente diversa”, disse em nota a assessoria de imprensa da rede social.

O Minc divulgou hoje a tarde que iria entrar com ação na Justiça contra o bloqueio da foto do casal de índios botocudos e levar o assunto a cortes internacionais. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse que a “censura” foi um desrespeito à legislação brasileira, inclusive à Constituição Federal.

A foto de 1909, feita por Walter Garbe, foi colocada na página do Minc no Facebook na quarta-feira (15), por volta das 15h, em notícia sobre o lançamento do Portal Brasiliana Fotográfica. Horas depois a rede social a retirou do ar alegando que ia contra políticas internas.

Segundo o ministério, ao tomar conhecimento do bloqueio da fotografia na manhã de quinta-feira (16), o MinC entrou em contato com o Facebook, alertando para a ilegalidade e solicitando o imediato desbloqueio da fotografia. No entanto, a empresa manteve a decisão de censurá-la, argumentando, segundo a pasta, que não está submetida à legislação nacional e que tem regras próprias que adota globalmente.

Segundo a nota, a rede social respeita as leis locais, mas tem limitações com nudez. “Estamos sempre abertos ao feedback e ao debate para melhorar nossos padrões da comunidade”, disse a nota.

 

Agência Brasil

Comissões estaduais da verdade criam rede nacional para acompanhar processos

comissc3a3o-da-verdade1

As comissões estaduais da verdade decidiram criar uma rede nacional com objetivo de dar continuidade às recomendações feitas nos relatórios apresentados até agora. A decisão foi tomada hoje (17) e faz parte de uma carta lançada ao final de um encontro, no Rio, entre representantes de comissões da verdade de seis estados: Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

O presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, disse que a rede vai garantir que o trabalho de anos das comissões não fique sem providências. "O trabalho continua, porque ainda há muita coisa para se investigar, apurar e revelar. Talvez este trabalho não se conclua com o término das atividades das comissões, daí nós termos idealizado este encontro, para tratarmos do legado e de mecanismos de monitoramento das recomendações da comissão nacional e das comissões estaduais".

O representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ivan Seixas, ressaltou que a Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi um ponto de partida para se revelar ao país o que houve na época da ditadura. "As recomendações dão início a uma nova fase, que tem de ser assumida pela sociedade. As comissões estaduais, municipais, de universidades e de sindicatos fizeram parte de uma grande rede e continuam funcionando. Então é muito importante os seus desdobramentos, porque nada terminou, a impunidade do passado serve de incentivo à impunidade do presente".

A presidente da Comissão Especial para Mortos e Desaparecidos Políticos, procuradora da República Eugênia Gonzaga, ressaltou que é importante retomar os trabalhos da entidade, que foi uma das gêneses das comissões da verdade. "A entrega do relatório da CNV pode ter dado a impressão de que os trabalhos estavam encerrados, mas ainda há muito o que se fazer. A permanência dessas comissões da verdade vai fazer com que as situações de morte e desaparecimentos possam continuar a ser apurados, para serem levadas à Justiça e possibilitar a identificação dos corpos".

Outras informações sobre o relatório apresentado pela CNV, em dezembro do ano passado, à presidenta Dilma Rousseff, podem ser encontradas na página do órgão na internet.

Agência Brasil

José Dirceu deve ser preso novamente nesta sexta, diz seu advogado

 

 JOSE DIRCEU/CPPJosé Dirceu deve ir para a cadeia nesta sexta-feira (17 de abril). Quem afirma isso é o advogado Roberto Podval, que defende o ex-ministro, em artigo publicado em seu site oficial. No texto, ele afirma que “todos os amigos jornalistas o informam de que José Dirceu será preso amanhã (sexta)”.
O texto de Podval foi publicado após visita ao juiz Sergio Moro, que conduz as investigações da Lava Jato. E um dos focos da operação que deflagrou a corrupção na Petrobras é justamente Dirceu, já condenado por participação no mensalão.
"Whatsapp, e-mails, telefonemas e mensagens me encontram com a mesma afirmativa, e eu tentando entender o que estamos vivenciando. Fico imaginando que na época em que nasci vivíamos um período parecido. A grande diferença é que na ditadura todos sabiam as razões! Aqui, por mais que procuro, nada encontro para que se possa justificar a anunciada prisão", escreveu Roberto Podval.
Ainda segundo Podval, porém, Moro afirmou que a prisão de Dirceu nesta sexta-feira seria só boato. De qualquer modo, investigadores da Lava Jato consideram a situação do ex-ministro “complicada”.  Eles trabalham com a hipotese de que a empresa de Dirceu não prestava, de fato, serviço para as empreiteiras envolvidas.

 

Yahoo Notícias

Ataques contra imigrantes se multiplicam no centro de Johannesburgo

johannesburgoDoze pessoas foram detidas na madrugada desta sexta-feira por ataques contra estrangeiros em Johannesburgo, onde a onda de xenofobia aumentou, informou a polícia.

"Doze suspeitos foram detidos por tentar atacar lojas que eram propriedade de estrangeiros", explicou um porta-voz da polícia, o tenente-coronel Lungelo Dlamini.

De acordo com informações locais, os manifestantes de uma residência de trabalhadores saíram às ruas para exigir que os estrangeiros deixem a África do Sul, atearam fogo em carros e enfrentaram a polícia.

Não foram registrados feridos, disse Dlamini.

Este foi o último incidente em uma onda de violência que começou no início do mês no porto de Durban e que até o momento deixou seis mortos.

A tensão era palpável nesta sexta-feira, e trabalhadores desta residência seguiam exigindo diante dos jornalistas que os imigrantes deixem a cidade.

"Condenamos a violência de forma contundente. Convocamos a calma e pedimos o fim da violência", declarou na quinta-feira ante o Congresso o presidente sul-africano, Jacob Zuma.

No início do ano, outros ataques em Soweto, ao sul de Johannesburgo, obrigaram comerciantes de nacionalidade estrangeira a abandonar suas propriedades e fugir, diante do medo de serem assassinados.

O desemprego chega a 25% na África do Sul, e as perspectivas econômicas são ruins para este ano.

AFP

FMI reduz projeção do crescimento potencial do Brasil

 graficodescendente

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo a perspectiva de crescimento potencial do Brasil, que é quando o país cresce sem gerar inflação. A projeção caiu de 3% para 2,5% ao ano, de acordo com economistas do Fundo em uma entrevista à imprensa na tarde desta sexta-feira, 17.

Reformas estruturais seriam um dos fatores que ajudariam o Brasil a elevar o crescimento potencial, disse o economista e vice-diretor do departamento de Hemisfério Ocidental do FMI, Krishna Srinivasan. Por enquanto, o País tem se focado em um ajuste fiscal e monetário, destacou. “Não vemos muito foco na reforma estrutural”, disse ele.

Questionado sobre o impacto da Petrobras na economia brasileira, Srinivasan afirmou que tem se ressaltado muito no País o lado negativo do escândalo de corrupção, mas também há um lado positivo. “O Judiciário tem sido independente e tem conduzido as investigações. As instituições no Brasil são muito fortes.”

Para o economista do FMI, a continuidade das investigações na Petrobras e a resolução dos problemas na empresa vão ajudar a reduzir a incerteza e elevar a confiança dos investidores no Brasil. “Não vamos nos focar só no lado negativo, mas também nos positivos.”

Estadão

Governo quer que TCU julgue também contas da Caixa no governo FHC

 SERRA / FHC / BIBLIOTECA DE SAO PAULO

O Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, informou nesta sexta-feira, 17, que o governo vai cobrar do Tribunal de Contas da União (TCU) o julgamento das contas da Caixa Econômica Federal nos anos de 2001 e 2002 – período do governo Fernando Henrique Cardoso. Nesse período, também houve atrasos nos repasses do Tesouro Nacional. Para o governo, desde 2001 há a mesma sistemática de pagamentos que está sendo questionada agora pelo TCU. “Que não se queira topicamente num ano considerar como ilegal uma sistemática que já existe”, disse. “É um verdadeiro absurdo” criticou ele.

Adams disse que, se o TCU considerar necessário, o governo está aberto a mudanças na sistemática de repasses dos recursos do Tesouro aos bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais, como Bolsa Família e seguro-desemprego. “Mas que seja daqui para frente”, defendeu.

Adams reforçou o discurso do governo de que o processo no TCU é inicial. “O processo não foi concluído. Não foi submetido ao contraditório. Não há elementos que justifiquem conclusão”, afirmou, destacando que no embargo que será apresentado ainda nesta sexta-feira ao TCU haverá o pedido para o julgamento das contas da Caixa.

O ministro informou, sem citar nomes, que o “banco” tem recorrente saldo positivo nas contas para o pagamento desses repasses. Ele destacou que a administração não se apropria do banco para fazer esses pagamentos. “O contrato não obriga a fazer esse pagamento”, disse, destacando que essa sistemática de pagamentos não é ilegal.

Banco Central

O procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira, afirmou ter a convicção jurídica de que não se trata de operação de crédito o atraso de repasses do Tesouro Nacional para os bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais.

“Se não há operação de crédito, não há de se falar em ofensa à Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o procurador, que foi convocado pelo governo para participar da entrevista sobre a decisão do TCU em relação às chamadas “pedaladas fiscais”, como foram batizados os atrasos nesses repasses praticados pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff.

O procurador disse que esse é o parecer do BC, instituição responsável pela regulação e supervisão dos bancos. O entendimento da autoridade monetária é que esses contratos são operações de prestação de serviços e não operação de crédito.

Segundo ele, os contratos são genuinamente de prestação de serviços bancários. “O poder público de forma periódica faz esses repasses, ora os saldos ficam positivos e ora negativos”, disse.

Estadão

XIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental encerra inscrições no próximo dia 24

 

mostradeteatrotranscendental

As inscrições para a 13ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental (MBTT) terminam no próximo dia 24. O evento ocorrerá no período de 19 a 23 de agosto, no Teatro Via Sul, e em cidades do interior. Grupos teatrais de todo território nacional podem inscrever espetáculos para a seleção da Mostra.

Além dos espetáculos que oferecem ao público lições de fé, amor e altruísmo, a mostra terá em sua programação exposições de arte, shows musicais e workshops. Como nos anos anteriores, entidades sociais serão beneficiadas com doação de alimentos que forem arrecadados com a troca de ingressos.

SERVIÇO

* Os grupos interessados devem entregar ou enviar, via Sedex ou com aviso de recebimento (AR), suas inscrições para o seguinte endereço: Associação Estação da Luz Rua Zildênia, s/nº – Tamatanduba Eusébio/Ceará, CEP: 61.760-000.

* O comprovante de recebimento ou carimbo dos correios valerá como prova da data limite estabelecida.

O Povo

Aldo Rebelo pedirá à Anvisa autorização para testes da vacina contra dengue

Dengue340595034594

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, disse nesta sexta-feira (17), após encontro com pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, que deve conversar pessoalmente com os responsáveis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para agilizar autorização para que o instituto antecipe a terceira fase de testes clínicos da vacina contra dengue.

“Ao chegar a Brasília na segunda-feira [20], vou procurar o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pedir a ele as explicações e ponderações, que devem ser levadas em conta para que a população possa ser beneficiada com as providências que precisam ser tomadas,” disse.

Aldo Rebelo disse ainda que o Ministério está fazendo análise para detectar quais os maiores entraves burocráticos que atrapalham as atividades científicas e pesquisa no país. “Pedi que cada secretaria entre em contato com as instituições de pesquisa e identifique os obstáculos. Minha ideia é que tenhamos um prazo de 60 a 90 dias para elaborar um relatório, e a partir daí, pedir as providências necessárias”.

(Agência Brasil)

TVC transmite a tradicional Missa do Padre Cícero na próxima segunda-feira (20)

 

padre_ciceroA TV Ceará transmitirá, ao vivo, na próxima segunda-feira (20), a tradicional Missa do Padre Cícero ou Missa do dia 20. Trata-se de um acontecimento único em todo país, que acontece no dia 20 de cada mês, em Juazeiro do Norte, sempre das 06:00h às 07:00h da manhã. A missa é em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista, falecido no dia 20 de julho de 1934 e certifica ainda mais a religiosidade do povo cearense.

Desde a data de sua morte, todo dia 20 acontece uma celebração eucarística em sua homenagem, e, a cada ano, o evento cresce e se firma ainda mais na cultura religiosa do Ceará. A missa é celebrada em frente a Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde repousam os restos mortais de Padre Cícero, sepultado ao pés do altar da capela.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Feira BNTM já tem mais de 250 investidores confirmados

CEC

Cerca de 250 buyers (investidores), de 43 países, já estão confirmados para a 24ª Brazilian Tourism Mart (BNTM), que será realizada no Centro de Eventos do Ceará, de 27 a 31 de maio. A maior procura tem vindo de países como Alemanha, Itália, Reino Unido e Argentina. Já está confirmada também a venda de mais de 50% dos espaços disponíveis para as rodadas de negócio. A feira deve receber um público de 1.300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do trade nacional e internacional.

A expectativa é de uma geração de negócios da ordem de R$ 200 milhões. “Além da excelente repercussão da edição passada, o fato de esta BNTM acontecer no Ceará acaba sendo um atrativo a mais para a participação do trade”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Para Jeanine Pires, secretária do Turismo de Alagoas e presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), entidade organizadora do evento, a grande procura para participar da BNTM mostra que a alta do dólar já motiva o crescente interesse de viajantes estrangeiros pela região Nordeste.

A BNTM foi prioridade da reunião entre representantes do turismo dos estados e da CTI Nordeste, esta semana, em Brasília. Além de discutir o planejamento e as ações da entidade, o foco foi somar esforços para garantir a presença dos principais representantes do trade turístico do Nordeste e de outras regiões do País na feira que será realizada no Ceará. O evento deste ano terá novidades como a Arena Cultural, espaço para divulgação da cultura e gastronomia do Nordeste com apresentações folclóricas e degustação da cozinha regional. Além da nova praça de eventos, a BNTM continuará com outros três espaços: Governamental, com a presença dos nove estados nordestinos; Institucional, com os estandes das operadoras, agências e empresas interessadas; e o Comercial, onde serão realizadas as rodadas de negócio.

De acordo com a CTI Nordeste, a cada edição da BNTM, o turismo na região tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%. Além dos encontros temáticos, a feira também continuará com a realização de rodada de negócios. No ano passado, foram agendadas 3.342 reuniões e encontros de negócios no evento realizado na Arena Pernambuco.

Para mais informações e inscrições: www.bntm.com.br.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)

Secult lança Edital Ceará Junino 2015, com R$ 2,6 milhões para festivais e quadrilhas

cearajunino2

Cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, de afirmação da cultura cearense e de valorização das tradições populares, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou nesta sexta-feira (17) o Edital Ceará Junino 2015, destinado a apoiar festivais juninos, quadrilhas tradicionais e o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

Ao todo, o investimento do Governo do Estado no apoio, no fomento e no fortalecimento das atividades que movimentam artística, cultural e economicamente todo o Ceará nos meses de junho e julho será de quase R$ 2,6 milhões.

De acordo com a legislação estadual, 50% dos recursos serão destinados a projetos do Interior do Estado. O Edital Ceará Junino 2015, lançado após amplo debate entre a Secult e os representantes das entidades e federações juninas, ampliou em 6,4% o investimento nas categorias “Quadrilhas Juninas” e “Festival de Quadrilhas Juninas”, em relação ao edital 2014.

Serão apoiadas pelo Governo do Estado, por meio do Edital, 100 quadrilhas juninas, cada uma recebendo até R$ 18.088,00. Também serão apoiados 21 festivais de quadrilhas juninas, com investimento de R$ 22.280,00 em cada um.

Em uma nova categoria incluída no edital deste ano, o Ceará Junino também selecionará uma instituição que será responsável pelo Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2015. Entre as atribuições da entidade selecionada estará o acompanhamento dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas e a promoção da ação de culminância desses festivais, com uma grande mostra competitiva entre as 21 quadrilhas juninas vencedoras dos Concursos Regionais.

Essa mostra incluirá programação cultural fiel às tradições juninas, feiras de comidas típicas e de artesanatos, além de apresentações de manifestações artísticas tradicionalmente populares. Para essa ação o investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, será de R$ 323.140,00.

Inscrições abertas

As inscrições para o Edital Ceará Junino 2015 já estão abertas e seguirão até o dia 30 de abril. A íntegra do edital e dos regulamentos, bem como os formulários para participação, estão disponíveis no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.

Diálogo permanente

O lançamento do Edital Ceará Junino 2015 foi precedido de reuniões entre a equipe da Secult e dezenas de produtores, artistas e representantes de federações e entidades juninas, dando sequência aos "Diálogos Culturais" promovidos permanentemente pela Secretaria.

Durante os encontros, o fortalecimento do edital junino como instrumento da política pública de cultura no Estado foi destacado pelo secretário Guilherme Sampaio, que coordenou os debates, responsáveis por gerar diversas sugestões importantes para o aperfeiçoamento do edital e dos festejos juninos no Ceará.

Uma das reuniões, aberta a todos os interessados, aconteceu na última terça-feira (14) e contou com intensa participação, tanto no auditório da Secult quanto em transmissão online, em tempo real, pelo site www.secult.ce.gov.br e pelo Facebook da Secretaria da Cultura, possibilitando a realização de perguntas por artistas e produtores residentes no Interior.

Esta foi a oitava reunião aberta realizada pela Secult em 2015, após os encontros sobre os Editais Carnaval do Ceará e Ceará da Paixão e as reuniões ampliadas do programa “Diálogos Culturais”.

Mais presença no Interior

O secretário Guilherme Sampaio ressaltou a diretriz do governador Camilo Santana em reforçar a presença da Secretaria de Cultura e das políticas públicas de cultura no Interior do Ceará e o compromisso de ampliar gradativamente o investimento do Governo do Estado na cultura, até chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento da administração estadual.

“Entre os objetivos de nosso plano de governo está o aperfeiçoamento dos editais. Aperfeiçoar os critérios ali colocados, para garantir que os editais sejam um instrumento eficaz da política de cultura. Para que viabilizem recursos para a produção de eventos, mas que eles não sejam descolados da política de estado para a cultura”, ressaltou Guilherme Sampaio.

“Quando lançamos um edital, o fazemos para atingir um determinado objetivo da política de cultura do Estado. Por isso promovemos as reuniões sobre o Edital Ceará Junino 2015, repetindo esse exercício do diálogo para aperfeiçoar esse instrumento importante, que são os editais”, acrescentou o gestor, frisando que sugestões recebidas nas reuniões geraram mudanças importantes no Edital Ceará Junino 2015, o terceiro lançado pela Secult neste ano.

“Teremos outros momentos com os proponentes, para consolidar uma avaliação de todos os aspectos do Edital Ceará Junino 2015, desde os valores e a forma de distribuição até o acompanhamento da execução dos projetos e a avaliação dos festejos juninos, fundamentais para movimentar a economia e a cultura em todo o Ceará”, complementa o secretário Guilherme Sampaio.

“O Ceará é um dos estados em que o movimento junino tem mais força. Precisamos é gerar as condições para que as quadrilhas, os festivais e todas as ações culturais relacionadas a esse período e essa manifestação popular tenham cada vez mais visibilidade, no nosso Estado, no Nordeste e no Brasil”, complementa o gestor.

Mais informações

A Secult está à disposição dos interessados, para tirar dúvidas e prestar mais informações quanto à documentação para inscrição no Edital Ceará Junino 2015, pelos fones 3101-6765 e 3101-6770 e pelo e-mail siec@secult.ce.gov.br.

FOTOS ROGÉRIO RODRIGUES / DIVULGAÇÃO SECULT

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Camilo Santana entrega urbanização de comunidade em Barbalha neste sábado (18)

Vila_do_Caldas

A obra de urbanização da Vila do Caldas, em Barbalha, Região do Cariri, será entregue a população neste sábado (18), às 17h. O governador Camilo Santana visita a localidade, que tem forte atrativo turístico e é famosa por abrigar balneário rico em águas minerais naturais e hiportermais.

O investimento do Governo do Estado para a obra foi de R$ 784 mil, por meio da Secretaria das Cidades, e supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Governo do Estado do Ceará (DAE), órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

A urbanização vai beneficiar uma população estimada em 55.373 habitantes e englobou a pavimentação da via e dos passeios, com a implantação de piso ecologicamente correto. A acessibilidade à edificações e espaços também foi garantida com a construção de rampas e a colocação de piso tátil para facilitar o deslocamento de pessoas com necessidades especiais.

Os bancos dos jardins são revestidos com pedra Cariri, durável e de fácil manutenção. A urbanização contou ainda com a instalação de lixeira em fibra de vidro; drenagem; sinalização do sistema viário; paisagismo com espécies arbóreas nativas e instalação de iluminação de LED, com economia de energia, durabilidade e baixo custo de manutenção.

 

Assessora de Imprensa ­do DAE

Ceará vai ganhar rede de ouvidorias

ouvidoria

O Ceará vai ganhar uma integração maior entre as ouvidorias públicas dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e dos órgãos de controle externo do Estado. É a “Rede Ouvir Ceará”, cuja criação foi debatida em reunião no Ministério Público do Ceará, com participação do secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Nelson Martins.

A proposta da criação de uma Rede de Ouvidorias no Ceará nasce com o propósito de firmar uma integração interinstitucional para estabelecer um diálogo entre as ouvidorias, de forma a facilitar a proximidade entre os cidadãos e os serviços públicos nas diversas esferas de governo.

A reunião aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça e incluiu representantes das ouvidorias dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) e da sociedade civil organizada. Nelson Martins sugeriu que a ouvidora geral do Ministério Público, Magnólia Barbosa, presida nesse momento a Rede Ouvir Ceará, marcando assim a história da democracia participativa.

Como encaminhamento desta reunião, ficou acordado que nos próximos 30 dias as instituições irão discutir a formulação de um regulamento, uma espécie de protocolo de intenções, que detalharia a atuação da rede e quais ferramentas serão utilizadas para estabelecer a comunicação entre as ouvidorias dos órgãos e o cidadão. Destacou-se nessa discussão, a importância da utilização do Sistema de Ouvidoria (SOU), como ferramenta que melhor acomodaria esse processo.

Instituído pelo Decreto nº 30.474/2011, o SOU foi criado pela CGE e é utilizado por todos as instituições do Poder Executivo como principal ferramenta informatizada desenvolvida para otimizar o atendimento das manifestações dos cidadãos encaminhadas à Ouvidoria. 

Saiba mais

O Sistema de Ouvidoria (SOU) permite dar encaminhamento imediato das manifestações à Ouvidoria do órgão competente; facilita o cadastro dos dados; possui recurso de inclusão de anexos na manifestação; apresenta a localização das ouvidorias setoriais por meio da ferramenta GoogleMaps; possibilita o acompanhamento de todo o andamento da manifestação, além de permitir a complementação de informações na manifestação.

O SOU também contempla o módulo do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) utilizado para o registro e o atendimento das solicitações de informação, com recursos e procedimentos em conformidade com a Lei de Acesso à Informação.

 

Assessoria de Comunicação da CGE - 85 3101.3474

Barbalha inaugura novas estruturas urbanizadas neste sábado (18)

barbalha

Neste sábado (18) será inaugurada a urbanização da Vila do Caldas e da Avenida do Contorno, no município de Barbalha. As obras, que serão inauguradas pelo governador Camilo Santana e pelo o secretário das Cidades, Ivo Gomes, fazem parte do projeto Cidades do Ceará - Cariri. Os investimentos somam RS 4 milhões.

A Vila do Caldas, um dos principais distritos de Barbalha, é famosa por abrigar um balneário dotado de águas minerais naturais e hipotermais, e tem forte atração turística no Cariri.

Na urbanização da vila foram investidos R$ 784 mil em pavimentação (com cruzamentos elevados), alargamento dos passeios, rampas e piso podotátil de alerta, instalação de mobiliário urbano e serviços de paisagismo, iluminação e sinalização.

Já na obra da avenida do Contorno, foram investidos R$ 3,2 milhões. A obra pretende criar uma alternativa para aliviar o tráfego pesado de veículos no centro da cidade, e ligará a CE-060 a CE-293. A avenida tem 2,4 km de pista dupla pavimentada e nela foram realizadas obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização vertical e horizontal e ciclovia.

De acordo com Ivo Gomes, as obras devem contribuir para o fortalecimento da estrutura urbana da qualidade de vida dos habitantes de Barbalha, além de melhorar base econômica de toda a região do Cariri.

SERVIÇO:

Inauguração da urbanização da Vila do Caldas (Barbalha)

Data: 18/04/2015

Horário: 17h

Local: Vila do Caldas

Inauguração da Avenida do Contorno de Barbalha

Data: 18/04/2015

Horário: 19h

Local: Município de Barbalha

Diario do Nordeste - Regional

Homem é preso no Crato por jogar lixo em terreno baldio

CALMAYN5Até os policiais que conduziram o acusado à delegacia do Crato se surpreenderam quando o delegado deu voz de prisão

FOTO: YAÇANÃ NEPONUVENA

Crato. Um motorista de uma empresa beneficiadora de mel foi preso neste município na tarde da última terça-feira (14), por uma equipe da Polícia Militar Ambiental por estar jogando lixo em um terreno baldio próximo ao Centro da cidade. O homem (nome preservado pela Polícia) foi abordado pelos policiais enquanto descarregava do caminhão pedaços de madeira e de papelão. O crime, tipificado como poluição, é inafiançável e, além da detenção de 1 a 5 anos, o motorista também terá de pagar multa no valor de R$ 10 mil. O motorista encontra-se recolhido em um dos xadrezes da Cadeia Pública do município de Crato.

Ao perceberem que o homem jogava o material no terreno abandonado, os policiais decidiram chamar os fiscais da Semace para que o motorista ou a empresa por ele representada sofresse algum tipo de sanção. Ao chegar à Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, onde foi instaurado o procedimento legal, os policiais se surpreenderam com a prisão em flagrante do suspeito.

"Houve uma surpresa geral. Nem mesmo os policiais e os agentes da Semace imaginavam que ele (o motorista) ficaria preso. A ação praticada por ele está tipificada na Lei Ambiental como poluição. É um dos piores crimes que alguém pode cometer contra a Lei Ambiental. O cidadão precisa compreender que possui obrigações e que a lei existe para ser cumprida sem distinções", disse o delegado Giuliano Sena, titular da regional da cidade do Crato.

"Ele disse que mandaram jogar o lixo no terreno. Se ficar comprovado que o proprietário da empresa tinha conhecimento de que o lixo seria depositado em local proibido ele também deverá ser indiciado. A própria empresa, enquanto pessoa jurídica, também poderá sofrer indiciamento", explicou o delegado.

Roberto Crispim
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Encontro antecipa participação do Crato e região na Brazil National Tourism Mart


cratocidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato realizou no último dia 14, encontro para tratar da participação do Crato e região numa das mais importantes feiras de turismo do Brasil, a Brazil National Tourism Mart (BNTM), além de outros municípios da Região. O evento contou com representantes do setor de cidades do Cariri.
Além disso, tratou do anteprojeto para a realização do 1º Encontro de Turismo do Cariri, apresentado pela empresa Prática Eventos, de Fortaleza. A Prática Eventos é referência nacional na realização de eventos corporativos e Recebeu o Prêmio Caio da Década, na categoria Jacaré de Ouro. A premiação consagrou os principais eventos realizados na última década e equivale ao Oscar do setor de turismo para as empresas de eventos brasileiras.
A feira nacional de turismo acontece de  27 a 31 de maio, no Centro de Eventos do Ceará. A região do Cariri estará presente na feira com um estande formado por quatro ilhas, mostrando o potencial local, além de divulgar as belezas da região, para representantes de diversos países.

(Assessoria de Imprensa)
flavio pinto

FOTO: Davi Salomão.


Incêndio expõe deficiências do Corpo de Bombeiros

bombeirosjn

Juazeiro do Norte. Um incêndio ocorrido na manhã da última sexta-feira (10), no centro comercial deste município, gerou revolta, medo e preocupação junto à grande parte dos moradores e comerciantes de Juazeiro do Norte. O fogo, que destruiu uma loja de tintas e ocasionou prejuízos a diversos outros prédios, também expôs deficiências e a completa falta de infraestrutura da 1ª Seção do Corpo de Bombeiros no município. Na unidade, que responde pelo atendimento a 15 municípios da região do Cariri, o contingente é diminuto e os equipamentos utilizados apresentam problemas mecânicos ou estão sucateados.

A unidade conta, apenas, com dois caminhões tanque. Um com capacidade de armazenamento de até 8 mil litros de água. O outro, de menor porte, possui capacidade para até 4 mil litros. Para que um dos equipamentos possa funcionar, um motor Volkswagen foi adaptado ao veículo com a finalidade de bombear a água do tanque de armazenamento. Há, ainda, um veículo de resgate e uma viatura de salvamento. Conforme apurado, os dois equipamentos apresentam necessidade de revisão mecânica.

Em 2007, quando foi registrado um incêndio de grande proporção na cidade, autoridades políticas de Juazeiro do Norte reivindicaram do Governo do Estado a troca de equipamentos e a destinação de uma escada magirus. Os pedidos realizados jamais foram atendidos.

O incêndio da semana passada só foi debelado por conta do auxilio recebido de grupamentos de outros municípios, como Crato e Iguatu, por exemplo. Ao todo, 31 homens do corpo de bombeiros e cinco veículos foram utilizados. Um caminhão que produz espuma foi cedido pela brigada de incêndio do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. O equipamento, no entanto, estava quebrado.

Para a advogada Flávia Soares, que coordena um movimento social em prol do reaparelhamento do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, a situação é de abandono e falta de interesse em resolver o problema. "Em 2013, a Câmara de Vereadores debateu esse tema. Uma comissão foi formada e novas solicitações foram feitas. Nada se resolveu. O secretário adjunto do gabinete do governador, Fernando Santana, estava na região. Falei com ele por telefone solicitando ajuda para que o incêndio pudesse ter sido debelado. Ele, num primeiro momento, prometeu fazer algo. Depois, desligou o telefone e fingiu não saber o que estava acontecendo".

Conforme Flávia Soares, os bombeiros que atuam em Juazeiro do Norte correm evidente risco de morte por conta do sucateamento dos equipamentos que utilizam. "A situação é vexatória. Todos os equipamentos estão sucateados. Não há como o Corpo de Bombeiros continuar atuando da forma como está no nosso município. Eles (os bombeiros) também podem se tornar vítimas por conta de todo esse desmando", avaliou.

Na região do Sertão Central, a única unidade do Corpo de Bombeiros, a 4ª Seção, está localizada em Quixeramobim, onde está concentrado o maior parque industrial da região, distante 46 Km da maior cidade do Centro do Estado, Quixadá, onde também residem na área urbana aproximadamente o mesmo número de habitantes. A unidade espera a ampliação do seu grupamento. Atualmente, há apenas 20 bombeiros lotados na seção.

Para o comandante da Seção, major PM Naum Maurício, o ideal seria que as duas maiores cidades da região contassem com seções de bombeiros militares. Todavia, enquanto essa demanda não se concretiza, a estrutura operacional para atendimento da região foi melhorada com a chegada de mais um carro de combate a incêndio. Antes, a equipe comandada por ele contava, apenas, com um veiculo com capacidade para 2 mil litros de água. O novo carro tem capacidade para 6 mil litros. Uma nova viatura de salvamento também está sendo aguardada.

Reforma

No Centro Sul, o Quartel do Corpo de Bombeiros de Iguatu passou por ampla reforma no ano passado, graças ao esforço do comandante da unidade, Major Nijar Pinto. A estrutura física era precária, a exemplo de como se encontra hoje a de Juazeiro do Norte, e os veículos eram velhos e sucateados. Foram instalados, seis hidrantes urbanos, além de dois em condomínios e um que já existia no quartel. "Temos duas viaturas tanques, uma com bomba, e vamos receber outra nos próximos dias", frisou Pinto. "As mangueiras e equipamentos são novos e estão funcionando". A unidade recebeu uma viatura nova de salvamento, equipada, e uma ambulância para o serviço de urgência e emergência. "Hoje estamos com melhor estrutura para o combate a incêndios", frisou o coronel Nijar Pinto. "Os hidrantes facilitam o acesso à água e maior rapidez no combate ao fogo".

Já o 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros do Ceará, localizado em Sobral recebeu nova viatura de salvamento e combate a incêndios. De acordo com o capitão Roberto Moraes, com o novo equipamento a unidade passará a ter duas viaturas de salvamento e combate ao fogo.

Bombeiros

Em nota, a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), informou que o contingente de sete homens não corresponde ao efetivo total da 1ªSB/5ºGB (Juazeiro do Norte), mas sim ao efetivo que fica de serviço na escala operacional (combate a incêndio e salvamento), 24 horas por dia, e que, atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará possui uma Auto Escada Mecânica e uma Plataforma, ambos veículos utilizados como apoio no salvamento e combate a incêndio em plano vertical. Uma viatura encontra-se em Fortaleza e outra no município de Sobral.

Das viaturas operacionais de combate a incêndio da 1ªSB/5ºGB, 02 se encontram fazendo manutenção em oficinas especializadas. Ainda assim, operam em condições normais duas viaturas: Auto Bomba Tanque 14 (capacidade de 8000 L de água) e Auto Bomba Salvamento e Resgate 05 (capacidade de 1000 L de água). Uma terceira e novíssima viatura (Auto Tanque 21, com capacidade de 10000 L de água) foi entregue recentemente em solenidade pelo Governador do Estado e está prevista para atuar no município nos próximos 10 dias.

Também foi informado que até o deste semestre será concluído o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do CBMCE, onde cerca de 270 novos soldados estarão aptos para compor as fileiras da corporação. Deste número, há uma estimativa que 10% seja enviado para a 1ªSB/5ºGB, tendo, portanto, esta unidade, um acréscimo de 27 bombeiros militares.

Mais informações

Corpo de Bombeiros
Rua Oto de Alencar, 215 Centro , Fortaleza-CE - (85) 3101.2219

Roberto Crispim
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Ministério Público entra na Justiça para obrigar Raimundão a pagar os 13,01% aos professores

mpce

O Ministério Público Estadual entrou com Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Juazeiro do Norte, solicitando que a Justiça determine de imediato que o prefeito Raimundo Macedo (PMDB) conceda o reajuste de 13,01% aos professores da rede municipal de ensino. O processo foi distribuído para a 2ª Vara Civil, presidida pelo juiz Gúcio Carvalho, que poderá dar seu parecer ainda hoje (17).
Em sua decisão, o promotor José Carlos Félix, alega o descumprimento do prefeito Raimundo Macedo, ao se negar dar reajuste determinado pelo Ministério da Educação (MEC) para o piso nacional da categoria, que foi de 13,01%.
Os professores da rede municipal estão em greve há 52 dois. Raimundão, através da Procuradoria do Município entrou com ação na Justiça pedindo a ilegalidade da greve, mas até o momento, o TCJE não se definiu.

flavio pinto

I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa

idosos

O município do Crato sedia, nesta sexta-feira, 17, no SEST/SENAT, a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro será das 8h às 17h. O evento é de iniciativa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS).
O encontro reunirá 44 municípios e terá uma programação que envolve debates, palestras e apresentação de trabalhos. Participarão os municípios de Acopiara, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jaguaribe, Jucás, Orós, Pereiro, Quixelô, Umari, Abaiara, Várzea Alegre, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré. Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Vela, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

flavio pinto

O Imperador Dom Pedro II e a seca do Ceará (postado por Armando Lopes Rafael)

(Baseado em texto do livro “Revivendo o Brasil-Império” )

Quando o Imperador Dom Pedro II retornou ao seu Império em 25 de Setembro de 1877, após mais de um ano em viagem ao redor do Mundo, tendo visitado os EUA, Canadá, Europa e Oriente Médio, passando pela Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, o Império Otomano, Grécia, Terra Santa, Egito, Itália, Áustria, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Países Baixos, Suíça e Portugal, mais popular do que nunca no exterior e em seu próprio país, grandes festejos tinham sido planejados para a sua chegada.
Contudo, a satisfação do Imperador de retornar ao lar e ao seu povo foi diminuída pelas más notícias do Ceará, onde a fome rugia após prolongada seca. Dom Pedro cancelou as celebrações oficiais, dizendo que os fundos reservados para esse fim deviam ser empregados no trabalho de alívio aos flagelados. Apesar dos grandes gastos que tivera na viagem, pagos pelo seu próprio bolso, ele destinou parte da sua dotação para a mesma finalidade, visando mitigar os efeitos da seca. Durante uma reunião do Gabinete, o Barão de Cotegipe, João Maurício Wanderley, Ministro da Fazenda informou:
— Majestade, não temos mais condições de socorrer o Ceará. Não há mais dinheiro no Tesouro.
O Imperador baixou a cabeça durante alguns instantes, e depois disse com firmeza:
— Se não há mais dinheiro, vamos vender as joias da Coroa. Não quero que um só cearense morra de fome por falta de recursos.
Com esta frase formou-se uma Comissão Imperial, da qual foram geradas muitas obras públicas de construção de ferrovias e açudes, visando atenuar futuras secas e levando progresso à região afetada. Também foram discutidos planos mais ousados, como a abertura de um canal para levar água do Rio São Francisco para o Rio Jaguaribe, ideia esta ainda hoje polêmica e não implementada por completo. Com este exemplo, se mostra mais uma vez como o Imperador Dom Pedro II demostrou o papel exercido por um monarca ao povo e aos seus ministros, colocando os interesses e as necessidades da nação antes das suas.
Imagem: Retrato de D. Pedro II, 1876.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30