xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/04/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 abril 2015

O julgamento implacável da história: na Cúpula das Américas, o triunfo e o fracasso da revolução cubana

Fonte: site da VEJA
Até quando?
A Cúpula das Américas, que começa nesta sexta-feira na Cidade do Panamá, é um triunfo para Raúl Castro. O ditador cubano estará junto com o presidente americano Barack Obama. Dirigentes dos dois países não se encontravam formalmente desde 1958, quando Dwight Eisenhower esteve com o ditador Fulgêncio Batista, justamente na Cidade do Panamá. É um triunfo, pois a presença cubana na Cúpula das Américas, por exigência latino-americana acatada por Washington, é um reconhecimento público pelos EUA do fracasso da anacrônica política de isolamento da ilha castrista. Rául triunfa até sobre o irmão Fidel, parteiro da revolução, que não será o dono da cena.
Existem formas para se avaliar o triunfo ou o fracasso da revolução cubana. A julgar pela camaradagem de governos latino-americanos, inclusive o brasileiro, e de amplos setores da opinião pública continental, o triunfo é simplesmente fenomenal. Nada, porém, como perguntar ao próprio pueblo de Cuba se existe uma saída para o regime castrista. Para mais da metade dos entrevistados, a resposta devastadora é que a saída é literalmente saindo de Cuba. Os cubanos são realistas. Esperam mudanças econômicas com a normalização de relações com os EUA, mas não políticas.  E preciso tomar nota de que na ilha-presídio, existe expressiva satisfação com o sistema educacional e de saúde.
Um parágrafo inteiro para falar do triunfo castrista é nocivo para a saúde. Então, vamos falar do fracasso da revolução cubana. A iniciativa de normalização das relações entre Washington e Havana vitaminou o interesse nos EUA pela ilha caribenha. E esta semana saíram os detalhes fascinantes e devastadores de uma pesquisa de opinião pública em Cuba feita por duas respeitadas empresas, a Bendixen & Amandi, de Miami, e o o Centro de Investigações Sociológicas do México, sem autorização da ditadura.
O estudo com 1.200 cubanos foi encomendado pelas redes de televisão Univision e Fusion e reportado em colaboração com o jornal The Washington Post. A pesquisa foi realizada de forma secreta e pessoal (não por telefone) para que os entrevistados não fossem intimidados ou manipulados em um ambiente ditatorial. A transparência das respostas desmascara o aparato de propaganda do regime.
Fidel e seus barbudos tomaram o poder com a fantasia macabra de criar um homem novo: o homem socialista que abomina a propriedade privada e exalta a ação coletiva. Pois bem, 70% dos entrevistados na pesquisa disseram que gostariam de abrir o seu próprio negócio. O fascínio em tantas partes do mundo com os irmãos Castro não é compartilhado pelos cubanos. De longe, Barack Obama e o papa Francisco são mais populares do que Fidel e Raúl. O espírito crítico é bem mais acentuado entre os jovens, algo muito promissor, confirmando a falência da revolução e do modelo castrista.
Falando o óbvio, a sobrevida do regime só é possível devido à existência de uma ditadura. Aos 55 anos, esta ditadura já é mais velha do que Barack Obama, aquele senhor de cabelos brancos que nesta reunião no Panamá vai enterrar um anacronismo da política externa americana. Agora, falta enterrar a própria revolução cubana.
                                                           
                                                                      

Rádio São Francisco FM de Crato, transmitiu o programa "Bom Dia, Natureza, pelo Blog do Crato" às 08:00 deste sábado.




Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30