xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/04/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 abril 2015

Conselho Nacional LGBT visita cidade cearense após denúncias de agressão

lgbt2

A visita da comitiva do Conselho Nacional LGBT – que representa lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros – ao município de Itatira (CE) terminou hoje (10) após uma série de encontros. O Conselho Nacional LGBT é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), e sua visita foi motivada por denúncias de violência de cunho homofóbico.

O município, de cerca de 20 mil habitantes, tem registrado, desde o início do ano, casos de apedrejamento a casas de homossexuais e travestis, de violência psicológica e ameaças de agressão física a essa população. De acordo com Jovanna da Silva, membro do conselho, a cidade, de forma geral, se sente incomodada com o rótulo de “homofóbica” que vem conquistando.

“Falamos com as vítimas, com homossexuais da comunidade, com adolescentes, estudantes e o Poder Público local, que assumiu o compromisso de algumas coisas. O prefeito nos informou que vai criar uma coordenação municipal de diversidade sexual. Percebi que a cidade está preocupada com esse rótulo de cidade homofófica”, disse Jovanna. Outra medida que mostra essa preocupação, segundo ela, é um projeto de lei que institui o Dia Municipal de Combate à Homofobia, em tramitação na Câmara de Vereadores.

Apesar das denúncias de violência e preconceito refletirem uma imagem da cidade que “não é da forma que foi mostrado”, e de os conselheiros terem constatado que “vários homossexuais convivem bem lá”, de acordo com Jovanna, os casos de agressão são concretos. “As vítimas se sentem discriminadas”, explicou a conselheira. Ameaças, insultos, e agressões físicas estão entre as denúncias que circulam na cidade.

Agora, o conselho prepara um relatório à SDH com suas impressões sobre a visita. A SDH, por sua vez, vai estudar providências de acordo com o relato. O documento pode ser encaminhado à secretaria ainda na próxima semana.

As denúncias de homofobia e qualquer outra violação aos direitos humanos podem ser feitos pelo Disque 100. O serviço é gratuito e funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados.

*Colaborou Pollyane Marques - Repórter do Radiojornalismo/EBC

Editor Stênio Ribeiro

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil*|Agência Brasil

Moradores denunciam descaso com buracos

buracossjn

Juazeiro do Norte. Moradores de diversos bairros periféricos deste município estão cobrando que o setor competente da Prefeitura inicie a recuperação de ruas e avenidas que foram afetadas pelas precipitações caídas durante o mês de março e que resultaram na abertura de verdadeiras crateras em vários trechos da malha viária da cidade. Nos bairros João Cabral, Romeirão, Vila São Gonçalo, Tiradentes, Novo Juazeiro e Betolândia, quase todas as ruas apresentam depressões. A população que reside nas localidades afirma que, além da possibilidade de acidentes, os buracos também acabam se transformando em focos de transmissão de doenças, devido à quantidade de água e sujeira que acumulam.

Há regiões onde os buracos são tão grandes que alcançam um quarteirão inteiro, impedindo o fluxo normal de veículos. Nestas áreas, os moradores sequer conseguem guardar os automóveis nas garagens das suas residências. Há quem afirme deixar o carro em estacionamento particular após o trabalho e utilizar serviço de mototaxi para ir para casa. "Eu prefiro fazer isso que ter que toda semana levar o carro pra trocar amortecedor, desempenar o protetor do motor ou então viver comprando pneus. Já perdi dois (pneus) traseiros por causa de buracos. Um rasgou a menos de vinte metros da minha casa. Isso é um absurdo. Tem buraco em Juazeiro que já vai completar aniversário", afirmou o autônomo Cícero Oliveira Dias, que reside na Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Cabral.

Conforme afirma, além dos buracos, há muito lixo e esgoto a céu aberto em quase todas as ruas que formam o populoso bairro. "Ninguém liga pro João Cabral, não. Aqui próximo existe um Buffet que, quando há eventos, os convidados não têm como parar os carros por causa da buraqueira e do esgoto que escorre por toda a rua. Uma vergonha", avalia.

Na Rua Virgínia de Mendonça, entre os bairros João Cabral e Romeirão, há uma cratera cuja extensão é de, pelo menos, 50 metros, avaliam os moradores. "O buraco existia fazia tempo. Era pequeno, mas, com aquela chuva de 100 mm do mês passado, o piso parece que cedeu e ficou gigante", contou a moradora Ana Lúcia de Almeida.

Segundo ela, desde que o buraco surgiu não há fluxo de veículos pela artéria. "Nem tem como. Olha o tamanho desse buraco. Quem é que vai colocar um carro aqui? Só se for pro carro cair aí dentro e o proprietário ficar no prejuízo", disse, explicando, ainda, que a Prefeitura de Juazeiro foi informada, diversas vezes, sobre o problema e que, até o momento, nenhuma providência foi adotada. "Não fazem nada por puro descaso. Todo mundo aqui no Juazeiro dá fé desse buraco. Só o prefeito é que finge não conhecer o problema", disse.

Outro morador que reclama da falta de recuperação da via pública no bairro é o comerciante João Luis Freitas Júnior, que garante que os problemas relacionados ao surgimento de buracos na malha viária da localidade não são novos. "Basta chover. Qualquer chuva acima de 50 mm é suficiente para que surjam buracos aqui no João Cabral e na maioria dos bairros da cidade. Juazeiro do Norte não possui sistema de drenagem. O que é feito pela Prefeitura são ações paliativas. Operações tapa-buracos que nada resolvem os problemas. Aqui o governo finge que resolve e o povo finge que acredita. O caso é sério", avalia.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Infraestrutura já possui um mapeamento das áreas afetadas pelas precipitações caídas no município neste ano. Ações de recuperação de vias públicas, conforme a assessoria, já estão sendo realizadas em diversos pontos da Cidade. Conforme o organograma da pasta, ações de recuperação de ruas e avenidas no bairro João Cabral e adjacências serão realizadas nos próximos dias.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Infraestrutura do Crato
Parque de Eventos Padre Cícero
Bairro Planalto - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3571-1128

Roberto Crispim
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Recarga dos açudes será insuficiente

chuvasce1

Fortaleza. O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Sávio Martins, viajou hoje bem cedo até Brasília, a fim de captar recursos para a Fundação bancar projetos de monitoramento das secas e mudanças climáticas, junto a órgãos como Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp).

Em entrevista ao repórter José Maria Melo, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, ele ratificou que as chuvas que caem no Ceará não estão sendo suficientes para garantir um aporte significativo nos grandes e médios açudes. O nível atual é de 19,9% de capacidade.

Sávio Martins ressaltou que ainda não está totalmente descartada a possibilidade de uma quadra chuvosa na média ou acima dela. Entretanto, a tendência até aqui é de que se confirme o cenário previsto anteriormente pela Funceme, de chuvas abaixo dos índices históricos.

Nos três primeiros meses do ano, houve um déficit hídrico, ou seja, choveu abaixo da média. Em janeiro, foi registrado o total de apenas 28,4 milímetros, quando a média histórica é de 98,7 mm. O chamado desvio foi de -71,2%. Em fevereiro, a proporção, respectivamente, foi de 97,0 mm para 127,1 mm, ocasionando um desvio negativo de 23,7%.

Em março, houve uma reação. Embora tenha também ficado abaixo da média, o desvio foi menor, de apenas -11,4%. Choveu 182,6 mm para enquanto a média para o terceiro mês do ano é de 206,2 mm.

Das 7 horas da última quarta-feira até 7 horas de ontem choveu em 110 municípios, conforme atualização realizada no site da entidade às 13h35. São Gonçalo do Amarante registrou a maior ocorrência, com nada menos do que 94 milímetros.

Outros municípios contemplados com boas precipitações foram Cascavel, 66.2 mm; Morada Nova, 60.0 mm; e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 59.0 mm.

Previsão

Segundo a Funceme, "a nebulosidade sobre o Ceará está associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor das precipitações nesse período no nosso Estado". Para o hoje, a previsão é de que "teremos nebulosidade variável com chuvas isoladas no centro-norte. Nas demais regiões do Estado, há possibilidade de chuva isoladas".

Para este sábado, "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica, que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte, principalmente entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia".

Diario do Nordeste - Regional

FMI prevê queda de 1% da economia brasileira em 2015

graficodescendente

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu as projeções para a economia brasileira em 2015. Em documento divulgado nesta sexta-feira (10), o órgão estima que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) cairá 1% neste ano, ante projeção anterior de crescimento de 0,3%. O FMI, no entanto, elogiou o ajuste fiscal prometido pela equipe econômica.

Para 2016, o fundo prevê crescimento de 0,9%, menos que a estimativa de 1,5% apresentada anteriormente. As projeções constam da revisão do Artigo 4 de Consulta com o Brasil, documento elaborado após a visita anual dos técnicos do FMI ao país. Os números servem de subsídio às discussões do quadro de diretores do órgão.

Além de revisar para baixo as projeções para o PIB, o FMI elogiou o ajuste fiscal prometido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A equipe econômica pretende que o superávit primário – economia de recursos para pagar os juros da dívida pública – chegue a 1,2% do PIB, em 2015, e a pelo menos 2% ao ano, a partir de 2016.

Para o FMI, caso seja bem sucedido, o ajuste fiscal ajudará o país a fortalecer as políticas macroeconômicas e recuperar a credibilidade perante os investidores privados. “A implementação determinada dessas medidas devem ajudar a restaurar a confiança e promover a recuperação do crescimento e do investimento no tempo devido”, destacou o documento.

A desaceleração da economia brasileira nos últimos anos, avalia o fundo, é resultado do esgotamento do modelo de estímulo ao consumo, promovido pelo crescimento da renda dos trabalhadores e pelo cenário internacional favorável durante boa parte da última década. A deterioração do ambiente de negócios e a queda do preço das commodities (bens primários com cotação internacional), principal tipo de produto exportado pelo Brasil, pioraram as perspectivas para o país.

(Agência Brasil)

Escola Industrial no Ceará forma 63 profissionais em um ano de atividade

eilp

Após um ano de sua inauguração, a Escola Industrial Luigi Poluzzi formou e qualificou 63 profissionais na área industrial, entre eletricistas, soldadores e caldeireiros. Para comemorar, a Escola realiza neste sábado (11), a partir das 8 horas, um fórum voltado para o desenvolvimento e a integração de alunos, ex-alunos, profissionais da área e comunidade. O evento será na sua sede da entidade (Av. Washington Soares, nº 5700, Cambeba).

Uma das atividades será a palestra “Construindo resultados de excelência”, do consultor Luciano Lopes, do Sebrae. O presidente da Escola, Nivaldo Teixeira Filho, falará sobre “Por que investir no desenvolvimento de pessoas?” Também entrará em pauta “Desafios estratégicos: o que são e para que servem”.

Estruturada com salas de aula e laboratórios, a Escola Industrial Luigi Poluzzi foi inaugurada no dia 12 de abril de 2014, oferecendo ao Ceará uma nova instituição de ensino voltada ao setor industrial.

Iniciou suas atividades com os cursos de Eletricidade, Caldeiraria (Montagem Industrial) e Soldagem. Posteriormente, incluiu NR 10 e Informática na sua grade. E tem pretensões de lançar futuramente novos cursos, como Pintura Industrial, Gerenciamento de Projetos, Informática Aplicada, Eletrônica e Automação Industrial, Refrigeração, Fabricação de Dutos e Isolamento Térmico, entre outros.

(EIM)

Bombeiros encontram mala com dinheiro falso no Lago Paranoá

dinheirofalso-DF

 

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal encontrou no fundo do Lago Paranoá, em Brasília, uma mala cheia de dinheiro falso. As notas de R$ 50 e R$ 100, reunidas em vários maços, estavam desbotadas e sujas de terra e lodo. O dinheiro falso foi encontrado ainda no dia 23 de fevereiro, mas o episódio só veio à tona nesta sexta-feira (10).

“Assim que achamos a maleta, abrimos e vimos o dinheiro, comunicamos ao nosso comandante e entregamos o dinheiro à Polícia Federal [PF]”, disse o tenente Victor Mendonça, comandante da Companhia de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros do DF.

Ele explicou que os mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizavam um de seus treinamentos regulares, de mergulhos em profundidades até 15 metros, quando a Polícia Militar pediu aos mergulhadores que buscassem a tampa do motor de uma lancha da corporação, que havia caído no lago. Os mergulhadores encontraram a tampa e a maleta.

Mendonça disse que não é possível precisar há quando tempo a maleta estava no fundo do lago, mas acredita que o dinheiro pode ter sido jogado na água há menos de um ano. O dinheiro está em posse da PF, que deve investigar a origem e relação com esquemas de falsificação em curso na capital. A PF, no entanto, não se manifestou sobre o caso.

(Agência Brasil / Foto: Divulgação)

Camilo Santana nomeia 58 novos profissionais da segurança pública

nomear

"Nosso direito foi reconhecido e cumprido. Essa nomeação é um sonho realizado para todos que estão aqui. Isso foi possível graças ao diálogo que o governador Camilo Santana nos permitiu". O depoimento de Edigler Domingos Sousa foi dado durante a solenidade de nomeação de 54 policiais militares, três policiais civis e um agente penitenciário, nesta sexta-feira, 10, no Palácio da Abolição.

A solenidade foi comandada pelo governador Camilo Santana, que recebeu os novos integrantes do aparato de segurança pública do Estado. "Não foi por acaso que escolhi o dia de hoje para estas nomeações. Completamos 100 dias de governo e todos aqui conhecem o nosso esforço em garantir a segurança para todos os cearenses. Temos muitos desafios e projetos caminhando para alcançarmos a nossa meta de vencer esse mal que é a criminalidade. Pelo aperto de mão pude sentir a vontade de todos em estar aqui e isso nos motiva a fazer um trabalho cada vez mais integrado", destacou Camilo Santana.

Os novos policiais foram aprovados nos últimos concursos de 2009 e 2011 mas não puderam assumir no período de convocação. Medidas judiciais posteriores deram a eles o direito de ingressar na corporação. "É um sonho que estou realizando. Esperei e lutei por isso por muito tempo. Agradeço primeiro à Deus e ao governador Camilo Santana que sempre nos recebeu e nos ouviu. Estou muito feliz, juntamente com todos que estão aqui", reforçou Thiago Lins, agora um novo integrante da PM.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira, ressaltou a importância dos novos profissionais, os números de redução de homicídios e os desafios para a segurança pública. "Nossa batalha é diária contra a criminalidade. Nossa meta é dar uma boa resposta para a população. Realizamos um trabalho e temos todas as condições do governo do estado para realizar e cumprir nossas metas. Somos e seremos muito cobrados e temos disposição para alcançar nossos objetivos de garantir a segurança no Ceará".

Os 58 novos profissionais tomarão posse de suas respectivas funções juntamente com os 974 integrantes da 4ª Turma do Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PMCE), em cerimônia marcada para as 10 horas da próxima terça-feira, no Centro de Eventos do Ceará.

 

Gestora de Célula / Monitoramento
Ana Martins

Gestor de Célula/Secretaria

Ceará participa de feira de negócios em turismo em Campinas

LITORAL_LESTE_CANOA_07

Com expectativa de aumentar ainda mais o número de visitantes oriundos de São Paulo, o Ceará está participando nesta semana da 38ª Expo de Negócios em Turismo, em Campinas (SP), com 14 empresas. Nesta sexta,(10) e sábado (11), o estande do Ceará na feira receberá cerca de 5 mil visitantes para apresentar os principais atrativos do Estado.

A Expo é organizada pela Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo (Aviesp) e conta em sua programação com uma série de palestras, debates e painéis. O objetivo do evento é incrementar o turismo dentro do Brasil.

"Participar dessa feira é muito importante porque os hoteleiros podem vender diretamente aos operadores. Além disso, reforçamos o contato e a venda no interior de São Paulo, que é o maior mercado emissor para o Nordeste do Brasil. E estamos em um momento de aproveitar o dólar alto para reforçar a boa imagem do Ceará no País", afirma Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

Melhor destino

O Ceará foi eleito pelos agentes de viagens de São Paulo o Melhor Estado-destino do Brasil. O Estado também tinha recebido o prêmio no ano passado. Em solenidade realizada na noite desta quinta, 9, o secretário Arialdo Pinho recebeu a homenagem.

"É um reconhecimento dos operadores ao trabalho do Governo, da Prefeitura de Fortaleza e do trade. Eles percebem que o Ceará, com seus vários destinos (serras, praias e Fortaleza), é um estado especial. É uma resposta ao esforço que o Estado tem feito pra melhorar a qualidade do serviço e a atratividade para o mercado turístico", ressalta o secretário.

O prêmio Top Aviesp é obtido por voto direto dos agentes de viagens, durante o processo de inscrição para a 38ª Expo de Negócios em Turismo. O resultado final é computado pela associação. São homenageadas instituições, empresas e destinos turísticos, levando em consideração a qualidade e diversidade dos produtos e serviços.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur)

159 empresas abertas de janeiro a março no Ceará

grafico2

A crise econômica internacional não abateu o ânimo empreendedor do trabalhador cearense. Nos três primeiros meses deste ano, 159 novas empresas Limitadas (LTDA) e 414 empresas individuais já foram criadas no Estado, somente através das unidades da Central Fácil, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em Fortaleza e Juazeiro do Norte, o que demonstra que o cearense continua acreditando no potencial do Estado de atuar como indutor e promotor do desenvolvimento socioeconômico.

De janeiro a março, foram inscritos ainda, 375 microempreendedores individuais, cearenses que, apesar das adversidades atuais do mercado de trabalho, apostam no potencial criativo e de trabalho próprios para seguir produzindo e gerando renda. Como resultado desses novos pequenos empreendimentos, foram geradas e mantidas 1.808 ocupações de trabalho. “A Central Fácil é mais uma ferramenta do Governo do Estado que proporciona aos cearenses a oportunidade da qualificação profissional, da formalização, do estímulo ao empreendedorismo. É uma porta aberta ao primeiro emprego, ao primeiro negócio formal”, reforçou o titular da STDS, Josbertini Clementino.

Capacitação empreendedora

Como forma de promover a capacitação e estimular o espírito empreendedor dos cearenses, a Central Fácil realizou, nos três primeiros meses deste ano, 39.211 atendimentos e capacitou 219 novos microempreendedores, nas duas unidades. Por meio da Central Fácil, a STDS fornece o suporte técnico que possibilita ao empreendedor criar e alavancar o seu negócio de forma competitiva e com qualidade para enfrentar os desafios do mercado.

Nesse sentido fornece total apoio aos micro e pequenos empresários na abertura e no desenvolvimento de seu negócio; busca orientar, simplificar e racionalizar o registro de empresas, reduzindo custos e prazos; facilita a legalização dos negócios informais; viabiliza a capacitação para empresários e empreendedores, além de que oferece serviços centralizados, rápidos e integrados para micro e pequenas empresas; cooperativas e grupos produtivos; profissionais autônomos ou liberais e empreendedores em geral.

10.04.2015

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS

Para você Refletir ! - Por Maria Otilia

A região do cariri, em especial o município do Crato, vem sendo alvo de muitas notícias nestes últimos dias. Infelizmente o que vem sendo veiculado na mídia nos entristece.E na opinião de cada um fica sempre aquele ponto de interrogação. O que realmente está acontecendo ? Quem tem razão ? Por que tantas denúncias ? Por que o  nosso Crato estagnou ? E o que diz nossos representes do legislativo e executivo ? São várias indagações.Por outro lado estamos vivendo o momento do que possamos chamar do " modismo" do protesto. Protestamos por muitas coisas, mesmo embora na maioria das vezes nem sabemos o porquê e de que estamos protestando.  Basta ir para a rua, fazer um "apitaço", e afirmamos que é tudo pela democracia.E na maioria das vezes nem compreendemos o  que significa  esta democracia que tanto almejamos. E assim tudo vai passando, como diz a música de Chico Buarque , Roda Viva. E nada se efetiva, porque simplesmente, o povo que é maioria, não sabe para onde ir, qual o caminho a seguir.Apenas acompanha aqueles que se dizem líderes, quase que como uma boiada que  vai para o abate.Com uma visão unilateral dos fatos   sem perceber que faz-se necessário e urgente um olhar holístico de tudo que estamos vivendo.
Posto abaixo uma fábula que fala da  nossa falta de objetividade. 
Boa leitura ! 
                            Fábula do Cavalo Marinho
Conhecem a fábula do Cavalo Marinho? Ela é mais ou menos assim:
Havia um pequeno cavalo marinho, ávido por mudanças, que nadava sofregamente entre as águas do oceano. Sempre que encontrava algum outro habitante das águas, perguntava: Como faço para chegar Lá? O interrogado ficava meio confuso, mas, igualmente atarefado, apontava para qualquer direção e desvencilhava-se do perguntador. Assim foi por muitas vezes. O pequeno cavalo marinho nadou, nadou, sempre recebendo de alguém uma informação diferente, fazendo com que rodasse muitas vezes pelos mesmos caminhos, pelos mesmos desvãos, pelos mesmos declives. Até que, ao final, já exausto, deixou-se cair inerte e morto.
Qual a mensagem desta fábula? A de que qualquer um de nós, quando não sabe para onde quer ir, onde quer chegar, como quer chegar, em quanto tempo precisa chegar, acaba não chegando a lugar nenhum!!!
Esforços despendidos, energias desperdiçadas, mas, resultado efetivo, não.
Onde fica o “Lá” de cada um? Das autoridades? Dos governos? Dos países? 
Como na fábula do Cavalo Marinho, onde, apesar de todos os seus esforços, ele não sabia ao certo onde queria chegar, também agora estamos chegando a uma conclusão que Krishnamurti, o sábio líder hindu, já destacava há muito tempo: “Não serão os governos, mas a sociedade civil, que irá implementar as grandes mudanças!” Concordo. Agora, a qual segmento da sociedade civil estaria se referindo o sábio? O das grandes corporações, viciadas em lucro fácil e imediato, ou aqueles[ainda] pequenos grupos emergentes, ávidos por desenvolvimento sustentável (aliado à diminuição do desperdício e melhores condições para todos)?. A solução para melhor, por certo, advém dos modos de viver e encarar a vida destes últimos, mas, onde as ações efetivas? os projetos relevantes para interferir positiva e eficazmente onde realmente é preciso? os subsídios necessários para a implementação eficaz?
Autor desconhecido.

Governo do Estado forma 974 novos policiais militares

RPM_Destaque

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), realiza a cerimônia de formatura de 974 novos policiais aprovados no Concurso Público para o ingresso no Cargo de Soldado da Carreira de Praças da Policia Militar do Ceará - 4ª Turma. A solenidade acontece na próxima terça-feira (14), às 10 horas, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e contará com a presença do governador Camilo Santana e demais autoridades do Sistema de Segurança Pública do Ceará.

O Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PMCE) – 4ª Turma teve início em setembro de 2014, totalizando um período de sete meses, distribuídos em uma carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ). O curso é dividido em três módulos: Ensino Fundamental, Ensino Profissional e Ensino Complementar. Cada modalidade contemplou aulas teóricas e práticas, abordando temáticas como, Gestão de Conflitos e Eventos Críticos, Armamento (letal e não letal) e equipamento, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Estágio Supervisionado de Ação Policial, entre outras disciplinas.

Os soldados militares recém-formados estão prontos para exercer de forma hábil as atividades inerentes à profissão, contribuindo para uma sociedade com menos violência. A AESP/CE oferece uma formação técnica, eficaz e humanizada, visando capacitar profissionais mais comprometidos com os princípios éticos de cidadania, com o propósito de desenvolver uma segurança pública de qualidade.

5ª Turma

Essa é a quarta turma de novos soldados da Polícia Militar, aprovados no concurso publico lançado em 2011 pelo Edital nº01/2011. Durante todo o ciclo de capacitação, já foram nomeados um total de 3.941 profissionais; divididos em quatro turmas com 943, 1.097, 927 e 974 soldados formados, respectivamente.

Em março deste ano, o Governador Camilo Santana autorizou a convocação de mais 400 novos soldados militares, que passarão por todo o curso de formação na AESP, a fim de fortalecer ainda mais o trabalho realizado pela segurança pública no Estado do Ceará.

Serviço

Cerimônia de Formatura do Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PMCE)

Data: 14 de abril de 2015

Horário: a partir das 10h

Local: Centro de Eventos do Ceará - Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz. Pavilhão Oeste – Acesso pelo portão B.

 

Kélia Jácome
Assessoria de Comunicação da SSPDS

Hemoce convida a população cearense para realizar a doação voluntária de sangue

sangue

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado, pede uma atenção especial a toda população cearense. O mês de março foi um período de grandes feriados, chuvas intensas e um alto índice de inaptidão por causa das viroses, gripes, assim, acarretando em uma queda no número de doações. Neste sentido, o hemocentro alerta a população sobre a importância da doação de sangue e convida para que todos procurem o ponto de coleta mais próximo e ajudem a salvar vidas através deste gesto simples de solidariedade que é a doação de sangue.

No momento o Hemoce necessita de todos os tipos sanguíneos, mas em especial o O POSITIVO, NEGATIVO e A POSITIVO. O sangue O POSITIVO, é o mais comum no estado, por isso é o mais utilizado, e O NEGATIVO, é o famoso doador universal, mas só recebe dele mesmo, e apenas 5% da população cearense doadora de sangue possui esse tipo sanguíneo.

Em Fortaleza as doações de sangue podem ser feitas diariamente no hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo) de segunda a sexta - feira, das 7h30min às 18h30min, aos sábados, das 8h às 16h, e aos domingos, das 8h às 13h. No posto de coleta no IJF (R. Barão do Rio Branco, 1816, Centro), das 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h30min. Outra opção é o posto de coleta que está funcionando no Via Sul Shopping até o dia 14 de junho,das 15h às 20h.

Para os doadores que moram no interior do estado, o Hemoce possui unidades no Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte.

Além disso, o hemocentro realiza coletas externas todos os dias, levando a doação de sangue para todos os pontos do estado. Confira onde o Hemoce estará durante o final de semana:

10 de abril
CEJA (Av. L, 1101 - II Etapa - José Walter): de 14h às 20h
Via Sul Shopping - Piso L1 (Av. Washington Soares, 4335 - Lagoa Sapiranga): 15h às 20h

11 de abril
Pacajus
Liceu - 9h às 15h
Via Sul Shopping - Piso L1 (Av. Washington Soares, 4335 - Lagoa Sapiranga): 15h às 20h

12 de abril
Via Sul Shopping - Piso L1 (Av. Washington Soares, 4335 - Lagoa Sapiranga): 15h às 20h
Festa da Divina Misericórdia 
Condomínio Espiritual Uirapuru - CEU (Avenida Alberto Craveiro, 2222 - Castelão): 13h às 19h

Lembramos que para ser um doador de sangue é preciso, estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos, para realizar a doação, precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos que está disponível para download no site do oficial do hemocentro.

ORGANIZE SUA CARAVANA

Junte um grupo de amigos no trabalho, na faculdade, na igreja, e agende a visita de vocês ao hemocentro! É só ligar para o 3101.2300 (Setor de captação dos doadores) e um carro do Hemoce vai até onde o grupo estiver para trazê-los à nossa sede na capital, formando uma "Caravana da Solidariedade".

Doe sangue, salve vidas!

 

Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa
Centro Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)

Doadores de sangue já saem do Hemoce vacinados contra sarampo

sarampo

A partir desta sexta-feira (10), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará os doadores vão ser vacinados contra o sarampo no próprio Hemoce, logo após a doação de sangue. Até o dia 18 de abril a vacinação de doadores ocorrerá na sede do Hemoce, em Fortaleza, e em diversos pontos de doação e de vacinação na cidade. A doação de sangue e a vacinação não param nem nos finais de semana nem nos feriados. Na próxima segunda-feira (13), feriado em Fortaleza, o Hemoce, que fica na Avenida José Bastos, 3390, bairro Rodolfo Teófilo, vai funcionar normalmente, das 7h30min às 18h30min. Aos sábados o Hemoce também abre, das 8 às 16 horas e, aos domingos, das 8 às 13 horas.

Serão vacinados no Hemoce jovens a partir de 16 anos e adultos até 49 anos. A vacinação é feita logo após a doação de sangue. A vacina é aplicada depois porque quem toma vacina contra sarampo não pode doar sangue por 28 dias após a vacinação. Embora a campanha de vacinação seja importantíssima para interromper o surto de sarampo no Ceará, por causa dela muitos doadores ficaram impedidos de doar sangue. Mas dá para ser solidário e cuidar da saúde. E é essa a possibilidade que o Hemoce está facilitando aos candidatos a doar sangue. Basta agendar a doação em um dos pontos de coleta, antes de se vacinar, que o Hemoce garante a doação e a vacinação até o dia 18 de abril.

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Para quem é menor de idade, a doação é permitida com a apresentação do termo de consentimento, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br), devidamente preenchido pelo responsável legal. O Hemoce funciona na Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, e atende pelo telefone (85) 3101.2296.

Coletas externas do Hemoce em Fortaleza
Dia 10 de abril, sexta-feira, 14 às 20 horas
CEJA - Avenida L, 1101, II Etapa, José Walter
Dias 10, 11 e 12 de abril, sexta-feira, sábado e domingo, 15 às 20 horas
Via Sul Shopping, Piso L1, Av. Washington Soares, 4335, Lagoa Sapiranga
Dia 13 de abril, segunda-feira, de 15 às 20 horas
Shopping Aldeota, Rua Barbosa de Freitas (Próximo à entrada do Pão de Açúcar)
Via Sul Shopping, Piso L1, Av. Washington Soares, 4335, Lagoa Sapiranga

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Duas grandes obras serão inauguradas em Barbalha

 

pavimentacao

Duas grandes obras do Governo do Estado em Barbalha passam por últimos ajustes finais, para serem inauguradas no próximo dia 18 deste mês de abril. Trata-se da Avenida do Contorno (Anel pericentral), que vai solucionar não só a malha viária, mais também a situação das enchentes na área. Uma obra que integra o conjunto de intervenções que o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades executou no Cariri. Essa obra teve um investimento de R$ 2 milhões.

A via tem 2,6 quilômetros de extensão e conta com serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, bem como, requalificação de todo o trecho que inicia na rotatória da CE-060, entre as avenidas Virgílio Torres e Costa Cavalcante, até a CE-293 que liga o município de Barbalha a Missão Velha.

A outra obra de grande vulto de cunho arquitetônico moderno é a obra de urbanização da Rua Daniel Cordeiro das Neves (principal do Distrito do Caldas), que recebeu pavimentação da via e dos passeios, instalação de piso podotactil de alerta nas calçadas, iluminação pública, paisagismo, instalação de mobiliário urbano, sinalização, aumento das calçadas e cruzamentos elevados.

As obras foram vistoriadas pelo o prefeito José Leite e o secretário de Obras e Infraestrutura do município, Getulio Moura, que estiveram recebendo as visitas do secretário do gabinete do governador Camilo Santana; Fernando Santana e o secretário adjunto das Cidades, Quintino Farias, aonde vieram vistoriar as obras e dar detalhes nos últimos ajustes para serem inauguradas no próximo dia 18 deste mês, a pedido do governador Camilo Santana.

A comitiva também esteve vistoriando outras obras que estão sendo executadas em Barbalha, através do governo do Estado em parceria com a Prefeitura, a exemplo da requalificação e padronização das 19 calçadas do Centro Histórico do município. Todas as calçadas estão sendo contempladas com a substituição de um novo piso, e recebem tijolos intertravado, rejuntados em um só padrão e com acessibilidade. Essa é uma obra que estar sendo realizada pela Secretaria das Cidades do Estado, em parceria com a Prefeitura de Barbalha através do projeto Cidades do Cariri Central. Obras que também serão inauguradas posteriormente.

(Com informações de Gilberto Temóteo)

flavio pinto

Quatro policiais rodoviários federais são condenados por extorsão a caminhoneiros

MPF1-mini
O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de quatro policiais rodoviários federais por extorquirem caminhoneiros no Ceará. O grupo era acusado, em ação de improbidade movida pelo MPF, de montar um esquema em que simulava irregularidades para exigir propinas para a liberação de veículos que trafegavam pela BR-116 e eram parados em blitze em postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No processo contra os policiais, que tramita na 16ª Vara da Justiça Federal em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, foi reunida uma série de provas, como escutas telefônicas e testemunhos de vítimas do grupo. "A corrupção é uma das práticas criminosas mais devastadoras para a sociedade, cuja correta aplicação da lei torna-se seletiva, na medida que apenas os que não podem ou não aceitam pagar a propina são submetidos às suas penas", alerta o procurador da República Rafael Rayol.
Para o juiz federal Moisés da Silva Maia, que julgou o caso, não restam dúvidas de que as condutas dos réus se enquadram nas condutas de improbidade tipificadas pela legislação brasileira. Atendendo pedido do MPF, o juiz condenou os policiais ao pagamento de multas que variam 12 a 24 vezes o valor da última remuneração recebida por eles no cargo.
Webster Barbosa da Silva, César Luis Monteiro Gaspar, José Wellington Bandeira de Almeida e Nestor de Matos Sampaio foram condenados ainda a perda de cargo público e por, dez anos, terão suspensos direitos políticos e ficarão proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. Entre os réus também aparecia Moacir William Nogueira Sá, mas o policial morreu antes do julgamento da ação.
Além da ação de improbidade administrativa, o MPF também ajuizou, contra os réus, ação na área criminal por corrupção e formação de quadrilha, entre outras delitos. A ação encontra-se em fase de instrução processual, com previsão de julgamento para ainda este ano. "Quando a corrupção é praticada deliberadamente pela polícia, que tem o dever legal e moral de cumprir a lei e exigir seu cumprimento, o fato torna-se ainda mais grave", afirma Rayol
(MPF)

OPERAÇÃO HORA DA VERDADE EM CRATO - Advogado de "citado" diz que agentes do MP "buscam apenas holofotes midiáticos"



Em nota, o advogado Daniel Maia, do secretário de governo Rafael Branco, em cuja residência na operação "HORA DA VERDADE" foram apreendidos cerca de R$ 31.000,00 em espécie, classificou a investida do Ministério Público, de "executada completamente ao arrepio da lei", quando na operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura e na Câmara Municipal, onde foram apreendidos computadores, HDs, e pilhas de documentos, que segundo o Ministério Público, fornece bastante material com indícios e PROVAS de irregularidades sendo praticadas na cidade do Crato, incluindo uma lista de citados que envolvem um suposto esquema de Fraudes em Licitações, Merenda escolar estragada, inclusive com baratas vivas e mortas, além de objetos comprados de marcas diferentes das constantes na documentação ( Superfaturamento ). Muitas das irregularidades foram apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios ( TCM ), órgão que fiscaliza os municípios. Na entrevista coletiva realizada na tarde do dia 27 de março, o promotor Igor Pinheiro começou dizendo que foram instaurados dois procedimentos criminais para apurar uma suposta "FORMAÇÃO DE QUADRILHA" no Crato.

O advogado Daniel Maia disse em nota lançada no último dia 08 de Abril, que ajuizou um pedido de restituição dos bens apreendidos a seu cliente, e segundo ele, "o judiciário havia sido levado a erro ao decretar a medida de busca e apreensão e que assim a manutenção dos valores apreendidos além de ilegal era um completo absurdo jurídico". O juiz concordou e determinou a devolução dos valores apreendidos e fixou um prazo para que o restante do material seja periciado e devolvido aos proprietários.

Daniel Maia afirmou ainda que ( Ipsis Litteris ): "Ressalto, que a HORA DA VERDADE é agora! Que está sendo reconhecido que essa investigação não possui fundamento nenhum e foi realizada de forma abusiva e ilegal. Afirmo ainda que representaremos para que os atos dos agentes do Ministério Público, os quais inusitadamente entraram de férias após a operação, sejam rigorosamente apurados pela Corregedoria do Órgão. Não se pode admitir tamanha irresponsabilidade de servidores públicos que ao invés de buscar cumprir a lei, buscam apenas holofotes midiáticos!"

...
Realmente estamos chegando na "HORA DA VERDADE". Com a palavra agora, os 9 promotores de justiça, os 7 delegados e os quase 100 policiais que realizaram a operação e estão de posse do material apreendido para a investigação dos citados. Aliás, falando nisso, aqui está a lista completa divulgada pelo Ministério Público em entrevista, de pessoas e empresas citadas pelos promotores na operação "HORA DA VERDADE":

Francisco Cristiano Barbosa Pinheiro
A PRIORI Assessoria
COPLANA - Planejamento e assessoria contábil
COMEGE - Comercial de medicamentos Gentil
Francisco Rivaildon Teles Braga
BT Petróleo - Posto Batateiras
Mardon D. Neves Construções
LOCMED Hospitalar
Manoel Magalhães Neto
José Alves Lobo
Francisca de Sousa Brasil
Jackson Ferreira Teixeira
Pedro Henrique Arraes do Nascimento
Robson V. da Silva
Leopoldo Martins & Associados
VERITAS Assessoria Consultoria e Auditoria Ldta
MARISA Viagens e Turismo Ltda
Cristiano Meira Leitão
George Érico Braga de Alencar Borges
Maria Edna Almino de Lucena
Rafael Aureliano Gonçalves Branco
Meire Sampaio Muniz de Camargo
Édio Oliveira Nunes
Carlos Antonio Sousa Maia
Robério Alves Nogueira
Manoel Saraiva de Melo
Elizângela Rodrigues Leite Moura
José Muniz de Alencar
Roseane Bezerra
Carlos Pedro Queiroz
Henrile Pinheiro Teles
Stephenson Ramalho de Lacerda
Charles Antonio Doria do Nascimento
Eduardo Sérgio Xenofonte

Fonte da nota original: Site Diário Cratense
Foto: Promotor Igor Pinheiro mostra provas colhidas pelo TCM sobre a merenda escolar do Crato. © Dihelson Mendonça


Incêndio de grande proporções no Centro de Juazeiro do Norte

carrosbambeiros

Viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local do incêndio. (Foto: Whatsapp Grupo Miséria)

Na manhã desta sexta sexta-feira (10), o Corpo de Bombeiros tenta há duas horas controlar um incêndio de grandes proporções no Centro de Juazeiro do Norte. Neste momento, 15 policiais bombeiros e três viaturas do órgão tentam controlar o fogo na loja Juazeiro Tintas, localizada na Rua São Pedro, principal corredor comercial da cidade.

O fogo já se espalhou pelo menos para uma loja vizinha e devido a fácil combustão do estoque da loja, há riscos de que o incêndio ganhe grande proporções. O fogo começou antes das 7h e ainda está fora de controle.

O Corpo de Bombeiro e o Deemutran pedem que motoristas evitem seguir para o Centro, principalmente transitar pela Rua Padre Cícero.

Mais informações ao longo do dia.

flavio pinto

Mais Imagens via Gropo do Watsapp Transporte Universitário:  

IMG-20150410-WA0003

 

IMG-20150410-WA0002

 

IMG-20150410-WA0005IMG-20150410-WA0000IMG-20150410-WA0004

Fonte: Gropo do Watsapp Transporte Universitário

Nesta 6ª feira, dia 10, será lançado o livro "Crato na Literatura de Cordel", de Rosário Lustosa

Imperdível, anote este compromisso para hoje à noite:
Sexta-feira, 10 de abril de 2015, 19h
No Auditório da Rádio Educadora
Rua Coronel Antônio Luiz, 1068, Pimenta (Crato–CE)
Entrada gratuita.
Lembrando que a venda do livro (valor simbólico) será destinada a APAE Crato.
Na ocasião, será realizada a posse da Rosário Lustosa no Instituto Cultural do Cariri - ICC.
Haverá apresentação artística para  gravação do Programa Ceará Diverso - Vandinho Pereira, acompanhado da instrumentalista eslovaca  Irmã Báltica.
Falarão na oportunidade:
* Historiador: Dr. Geraldo Menezes Barbosa.
*Presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense: Renato Casimiro
*Repentistas: Pedro Bandeira e João Bandeira.
*Humorista: Tranquilino Ripuxado
*Poeta: Pedro Ernesto Filho
*Presidente do Instituto Cultural do Cariri: José Humberto Tavares
*Secretária de Cultura da cidade do Crato: Dane de Jade
além de várias instituições como Academia de Cordelistas do Crato, Diocese do Crato, Universidade Regional do Cariri, Universidade Federal do Cariri, entre outras citadas na obra.
O livro é uma homenagem da cordelista para a cidade do Crato na passagem dos seus 250 anos.
Participe, convide os colegas e amigos... Até lá!

Raimundão nega aumento de 13,01% a professores, mas concede 80% de aumento a sogra de filho

diariooficial003

Reprodução do Diário Oficial do Município do dia 26 de fevereiro de 2015

Em greve ha 44 dias, os professores e servidores municipais reivindicam reajuste salarial de 13,01 percentuais (para professores) e 12,5% para servidores. Raimundão, em desrespeito aos profissionais, oferece apenas 6,5% de reajuste.
Desde então, o prefeito se mantém em silêncio, sem dialogar com as duas categorias e talvez, apostando que a Justiça (tão complacente com ele, Raimundão), declare a greve ilegal.
Por outro lado, Raimundão em janeiro passado, determinou a criação do cargo de Secretária Especial de Cerimonial no organograma da prefeitura. Até aí nada de mais, se não fosse para beneficiar uma contraparente, assim dizemos.
No caso, a favorecida é a sogra do empresário Mauro Macedo, um dos filhos do prefeito. Até dezembro do ano passado, a servidora Neirivam Sampaio exercia a mesma função no Cerimonial e, conforme dados divulgados no Diário Oficial do Município recebia R$ 3 mil/mensais.
Em 2015, mesmo exercendo o mesmo trabalho, só que com o status de secretária especial quase dobrou seus vencimento, passando a receber R$ 5 mil/mensais, conforme dados acima publicado no Diário Oficial do Município.
O aumento de 80% no salário da contraparente do prefeito torna-se abusivo, pois nenhum outro servidor ou servidora teve reajuste tão expansivo. Vale ressaltar, que a servidora em questão é mãe da empresária Roberta Sampaio, que entre 2013 e 2014 exerceu o comando das pastas da SDST e da Saúde, mas foi barrada pelo Ministério Público durante investigações sobre a prática de nepostismo na prefeitura local.
Enquanto isso, Raimundão se nega dar aumento justo aos servidores. Pode?
O ato do prefeito pode não ser ilegal, mas sem dúvida é imoral e assistencialista.

Fonte: flavio pinto



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31