xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/04/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 abril 2015

Operação Lava Jato – Dias Tofolli é o relator do pedido de anulação da delação premiada de Yousseff

 

tofolli

“O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli , foi escolhido para relatar um pedido anulação dos depoimentos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef, principal delator do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato. O pedido de anulação foi formulado pela defesa do Erton Medeiros, executivo da empreiteira Galvão Engenharia, que está preso em Curitiba desde novembro do ano passado.

Desde os primeiros recursos da Lava Jato, no ano passado, o ministro Teori Zavascki está responsável pela relatoria dos processos dos investigados. No entanto, o pedido de anulação foi distribuído eletronicamente a Toffoli porque o recurso tenta derrubar a validade das delações homologadas por Zavascki.

Os advogados de Erton Medeiros alegam que as declarações de Youssef não têm validade porque o acusado quebrou acordo de delação em um dos processos do esquema de corrupção conhecido como Caso Banestado.

“Não era lícito ao Estado celebrar, pela segunda vez, um acordo de colaboração com Alberto Youssef, assim como igualmente não poderia liberar, sem seu benefício, bens adquiridos com proveitos da infração. Evidentemente, a homologação de acordo ofendeu o princípio constitucional do devido processo legal e produziu prova ilícita”, alega defesa.”

(Agência Brasil)

Homem é detido em NY por apoiar o Estado Islâmico

is2Um morador de Nova York foi detido, acusado de apoiar os jihadistas do grupo Estado Islâmico na Síria, anunciou o departamento de Justiça, dias depois de três suspeitos de conspiração se declararem inocentes das mesmas acusações.

Dilkhayot Kasimov, de 26 anos, residente no Brooklyn, é acusado de "tentativa e conspiração" para fornecer apoio material ao EI. Ele também é acusado de querer viajar à Síria "com o objetivo de participar na jihad (guerra santa)", indica o departamento de Justiça.

Se for considerado culpado, poderá ser condenado a 30 anos de prisão. Ele deverá se apresentar à justiça em 8 de abril.

Kasimov fazia parte de um grupo que incluía dos uzbeques e um cazaque residentes em Nova York.

Em fevereiro, os uzbeques Abdurasul Hasanovich Juraboev, de 24 anos, e Abror Habibov, de 30, junto ao cazaque Akhror Saidakhmetov, de 19 anos, foram acusados de fornecer ajuda a uma organização terrorista estrangeira. Eles foram detidos quando se preparavam para viajar ao Oriente Médio.

AFP

Dragão do Mar: confira a programação cultural de 7 a 12 de abril

Dragaodomarcentro

Programação cultural da semana de 7 a 12 de abril

► Gênero em Cena [Curta O Gênero]
O Curta o Gênero 2015 leva uma parte de sua programação ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. De 7 a 10 de abril, acontece o Gênero em Cena, evento que agrega o teatro como linguagem artística para abordar questões de gênero e sexualidades. São quatro peças que transitam entre o universo social das transexuais, de mulheres comuns e da violência de gênero.
O Gênero em Cena começa com o espetáculo BR Trans (CE), do diretor e produtor Silvero Pereira, que traz a cartografia artística e social do "universo Trans" no Brasil, por meio de um paralelo entre a pesquisa e a vivência no dia-a-dia das travestis e transformistas do Nordeste ao Sul. O segundo dia é com a peça Maieutica (CE), do grupo Parafernália Poética, que questiona o papel da mulher compreendido, social e historicamente, como apêndice do homem.
Pela primeira vez em Fortaleza, o terceiro dia apresenta Borboletas de Sol de Asas Magoadas (RS), da diretora Evelyn Ligocki, que realiza uma visita ao cotidiano das travestis, em que pretende desmistificar e romper preconceitos diversos. E, para finalizar a semana, temos a peça Sete Ventos (RJ), da diretora Débora Almeida, em que a plateia conhecerá os depoimentos de mulheres negras e o mito de Iansã.
Na semana seguinte, o Curta o Gênero continua sua programação na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com o IV Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, a IV Mostra Internacional Audiovisual e o III Encontro Gênero nos Pontos– 3º Encontro Nacional Gênero nos Pontos – Lançamento de Rede Latinoamericana de Gênero e Cultura, na tarde no dia 18 volta ao Dragão do Mar com as Mostras Paralelas de Cinema e a Festa de Encerramento.

Sobre o Curta o Gênero
O projeto Curta O Gênero é realizado desde 2012 pela ONG Fábrica de Imagens - ações educativas em cidadania e gênero, com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Coelce e o patrocínio dos Correios e da Petrobras. Traz na bagagem uma proposta para multilinguagens, com o debate e a difusão de obras comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero, construção ou invenção de outras representações baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. Através de simpósios temáticos, mostras audiovisuais, rodas de conversa, exposição fotográfica, apresentações teatrais (Gênero em Cena) e musicais, feiras artísticas e de livros.

Dias 7, 8, 9 e 10 de abril, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Contato: Monique Linhares / Luizete Vicente (85) 3495.1887 / 9687.0066 / luizetevicente.pt@gmail.com)
► Golpe de Vista [ciclo mensal de conversas sobre fotografia]
No Golpe de Vista deste mês, o tema é o "devir do mentir na fotografia", com a participação dos professores Wendel Alves de Medeiros (IFCE) e Fernando Maia da Cunha (UFC/FANOR). A ideia é discutir como a fotografia mente, engana e ilude. Suas manipulações, processos e construções. Desde experimentos com a luz no analógico, o photoshop no digital e a mistura disso com outras linguagens: a pintura, o desenho e gravura. Tudo com a intenção de propiciar aos participantes essa coisa do devir na imagem. Algo que consequentemente leva ao ilusório, ao ficcional.
A dinâmica "Cartas Abertas" contará com a participação internacional de Antonello Veneri que vêm desenvolvendo o projeto "Vida extra-ordinárias", acompanhando e narrando, por meio de imagens, histórias de moradores de rua nas maiores cidades brasileiras.
O Golpe de Vista trata-se de encontros mensais onde convidados e o público presente trocam experiências sobre imagem e artes visuais com ênfase na fotografia e seus desdobramentos. A iniciativa objetiva aprimorar os conhecimentos fotográficos de forma coletiva e fomentar fotopasseios mensais e intervenções no formato fotoclubista.
A ação é promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia/UFC e o Laboratório de Pesquisa Digitais e Imagéticas da Faculdade de Educação/UFC que retomam as atividades do "Golpe de Vista" de 2015 incluindo ações formativas como oficinas e cursos de caráter mensal.

O acesso é gratuito e conta com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

OFICINA: Apps para Edição de Fotos em Smartphones com Éden Barbosa. Sábado, 18/4, 14h no MAC do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Dia 8, às 19h, no Auditório do Dragão. Acesso gratuito.

Contato: Éden Barbosa 9904.0014
► Feira da Fotografia Fortaleza
No dia 11 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe a segunda edição da Feira da Fotografia Fortaleza. Atuante desde 2012, a Feira saiu dos Mercados dos Pinhões para o Dragão, trazendo uma edição de estreia temática sobre fotos de Carnaval. Nesta edição de abril, a partir das 14h, haverá projeção e exposição de fotografias de Religiosidade e sobre os índios.
Das 15h às 16h, a Feira oferece uma oficina de revelação em Preto e Branco, com Éden Barbosa. Das 16h às 17h, tem palestra com o fotógrafo Zé Albano, que contará sobre sua trajetória de 50 anos de fotografia.
Para completar, vários sorteios de livros e outros detalhes mais completam  comemoração do terceiro ano de existência da Feira.
O principal objetivo da feira desde o início, em 2012, foi de agregar fotógrafos, amantes da fotografia e artistas que têm a imagem como suporte de seu trabalho e assim trocarem ideias entre si e alavancarem esta arte. De abril de 2012 até agora, já foram realizadas 21 edições da feira, já consolidada como um grande espaço de discussão da fotografia cearense. Além da exposição e da feira em que se comercializa tudo relacionado à fotografia, há ainda palestras e workshops.
Dia 11, das 14h às 18h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.
Contato: Chico Gomes (8834-6468 / chicogomesfoto@hotmail.com)
► Espetáculo “Os Cavaleiros”
Grupo Alumiar Cenas & Cirandas – Direção: Socorro Machado
Com um texto feito a partir de figuras fantásticas e reais da nossa Cultura Popular, Os Cavaleiros, do grupo de teatro Alumiar Cenas & Cirandas, estreia no Teatro Dragão do Mar, dia 11 de abril, às 19 horas.
Um espetáculo em que uma visão sagrada e profana envolve a vida de uma comunidade de vaqueiros; o folguedo do bumba-meu-boi e os sete pecados capitais são como características da essência humana; e os brinquedos cantados e a religiosidade se entrelaçam como fios nas mãos dos personagens, que apresentam texto rico em torno do grande universo que é a Cultura Popular.
Sob a direção geral de Socorro Machado, Os Cavaleiros traz a inclusão para cena teatral. O espetáculo terá a participação de dois atores deficientes visuais, e contará com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e áudio-descrição durante as sessões.
O grupo cearense de teatro Alumiar Cenas & Cirandas, com 15 anos de existência, é composto por pesquisadores e estudiosos da cultura popular, arte-educadores, pedagogos e comunicadores que têm como filosofia o Teatro Pedagógico, visando à transformação do indivíduo a partir da educação.
Dias 11 e 12, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação etária: 9 anos.
Contato: Santos Mota / Renato Fontenele (9653-6399 / 9646-6169 / renato_fontenelle@hotmail.com)
► Fuxico no Dragão
Música, performances e uma feirinha com vinte jovens expositores em design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos agitam as tardes de domingo do Centro Dragão do Mar. O programa perfeito para jogar longe o marasmo dominical.

Dia 12, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

EXPOSIÇÕES

► Abertura da exposição “Fortaleza – Cores da cidade”
Fortaleza há de ser cantada! A barra, o dragão, o passeio; o bode, a praça, a ponte; os poetas, os profetas, os renegados. Como destacar da obnubilação citadina cada elemento senão pela cor, pelo traço, pelo verso? Mira, olha, enxerga, Fortaleza! Espia a beleza que aqui fez morada.
Somente representações poéticas podem restaurar a ternura que eventualmente se perdeu no caos do dia-a-dia. Os embates, as desproporções, os extravios que descarrilam a metrópole não podem abafar a cidade, seus personagens, suas histórias. Precisamos elaborar retratos que inspirem a construção de um reduto que se respeite, se preserve. As cores da cidade devem ganhar as telas para que as enxerguemos.
Os artistas plásticos Carlos Macedo, Cláudio César, Fernando França, João Marcelo Pereira, Lia Sanders, Mano Alencar e Vando Figueirêdo aproveitam o ensejo do aniversário de Fortaleza para louvar nossa aldeia. Resgatando paisagens e personagens, a exposição Fortaleza – Cores da Cidade oferece novos tons a cenários já invisíveis de tão familiares.
Em cartaz de 2 a 26 de abril de 2015, na Multigaleria. Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.
► Vaqueiros [Sala 4]
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Exposição de longa duração, no Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.
► Exposição Corpo da Obra [piso superior]
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) apresenta a exposição Corpo da obra e evidencia eixos temáticos que compõem o seu acervo. Uma ação constante na atual política curatorial do Museu é a de proporcionar a visibilidade e o acesso das obras que compõem sua coleção, através de mostras que provoquem reflexão e dinamizem a relação público/obra. Uma dinâmica efetiva dentro dessa metodologia são as oficinas preparadas pela ação educativa do MAC-CE, que potencializam questões conceituais ao estimular percepções e instigar o olhar crítico do participante.
O corpo da obra ocupa o andar superior do MAC-CE e divide-se em quatro partes, em conjuntos que se conectam ediscutem eixos importantes que compõem o acervo do museu.
Em cartaz até abril de 2015. Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.

 

► MÚLTIPLAS LINGUAGENS

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.

Todos os sábados, das 14h às 17h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.
Feira Dragão Arte

Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.

Todas as sextas, sábados e domingos, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.
Brincando e Pintando no Dragão do Mar

Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.

Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.
Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar.

► PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO
O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).
Sessões:
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min.
Nos Limites do Oceano Cósmico
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min.
Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.
Sessões às quintas e sextas-feiras:

18h - Explorando o Universo

19h - Nos Limites do Oceano Cósmico

20h - Origens da Vida

Sessões aos sábados e domingos:

17h - ABC do Sistema Solar

18h - Explorando o Universo

19h - Nos Limites do Oceano Cósmico

20h - Origens da Vida

 

Assessoria de Comunicação e Marketing do Instituto Dragão do Mar

Curso de formação amplia o BPRaio na região do Cariri

raio_esse

Nesta semana a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar, inicia o primeiro curso de formação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Interior do Ceará. A formação, iniciada com 35 policiais, faz parte de um dos compromissos de campanha do governador Camilo Santana, que visa a implantação do BPRaio em Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Interior do Estado.
A primeira área contemplada é a AIS 11, tendo o município de Juazeiro do Norte como sede. Serão ministrados dois cursos de formação na cidade. O primeiro começou nesta segunda-feira (6) e vai até o dia 18 maio.
Em sequência, ainda no dia 18, a segunda turma se iniciará, sendo formada no dia 26 de junho. O curso tem a duração de 328 horas/aula. Os alunos são instruídos desde assuntos referentes à cidadania e direitos humanos às técnicas e procedimentos de tiro policial defensivo, pilotagem tática de motocicletas e defesa pessoal. Os policiais atuarão em todos os municípios da circunscrição da AIS 11, sendo composta por cidades como Crato, Barbalha e Santana do Cariri, entre outras.
Ao todo, 425 policiais serão formados para atuarem no BPRaio nas diversas áreas do Interior. Os militares que passarão pelos treinamentos são oriundos das próprias regiões para as quais estão sendo selecionados. Os cursos no Interior estão previstos para continuar até agosto de 2016.
Seguindo o cronograma de implantação, a próxima cidade a ser contemplada será Sobral, no segundo semestre de 2015.


Assessoria de Imprensa da SSPDS

Número de vítimas fatais nas estradas cearenses cai 33% nesta Semana Santa

O número de vítimas fatais nas estradas cearenses caiu 33% nesta Semana Santa em relação a 2014. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (7/4) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão vinculado à Secretaria das Cidades, do Governo do Estado do Ceará. No feriado do ano passado foram nove mortos, enquanto em 2015 esse número diminuiu para seis.

A redução também foi verificada no número de feridos, que caiu de 33 para 25 (redução de 24%). De acordo com o Detran, 17.907 veículos foram abordados, 4.348 infrações foram lavradas em blitz e 1.030 veículos foram apreendidos.

A operação do Detran e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nas rodovias estaduais durante a Semana Santa movimentou, de quinta-feira (2) a domingo (5), 600 agentes, 179 viaturas e 180 bafômetros. As 105 operações foram realizadas em Fortaleza, Região Metropolitana, região Litorânea - Leste e Oeste (de Jijoca de Jericoacoara a Icapuí), na região Serrana (Guaramiranga e Ibiapaba), Sertão, Vale do Jaguaribe, Cariri e Zona Norte.

Na Região Metropolitana, foram mantidas as operações de Retorno das Praias, articuladas pela Secretaria das Cidades e executadas pelo Detran, com a abordagem de motociclistas para teste do etilômetro.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE

Banco Mundial aprova projeto da CGE com foco na detecção de fraude e corrupção

BancoMundial2013

A transparência no Governo do Estado ganha reforço com a aprovação, pelo Banco Mundial, do Termo de Referência para o projeto de capacitação com foco na “Detecção para Casos de Fraude e Corrupção” aplicada ao setor público. A iniciativa é coordenada pela Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE) e realizada dentro da operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, através do Programa para Resultados (PforR).

O projeto prevê a contratação de consultoria de empresa especializada para a realização de capacitação de 300 servidores do Poder Executivo do Estado do Ceará com foco na "Detecção de Casos de Fraude e Corrupção" voltada para aos principais aspectos relacionados à identificação dessas condutas.
A capacitação atenderá as áreas de administração e finanças, licitações, controle interno preventivo, auditoria interna e responsáveis por atividades de controle em áreas críticas da administração pública. “Essa iniciativa é uma importante ferramenta para o fortalecimento das ações de controles, com o objetivo de prevenir e combater a corrupção, no âmbito do Poder Executivo do Estado do Ceará”, afirmou o secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins.
Com a aprovação do Termo de Referência, o projeto segue para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para licitação na modalidade definida pelo Banco Mundial.

Saiba Mais
A CGE ficou responsável pela coordenação de outros projetos de assistência técnica, cujo objetivo é o fortalecimento do controle interno do setor público. Outros projetos que aguardam a não objeção são: Sistema de Informações Gerenciais Estratégicas (Siges) e campanha de divulgação pública de dados no âmbito da educação social.

 

Assessoria de Imprensa da CGE

Sustentabilidade: governador incentiva produção de energia limpa no Estado

solar2

Como forma de estimular os setores públicos e privados a produzirem fontes de energias alternativas, o governador Camilo Santana participou, nesta terça-feira (7), do evento de assinatura de contrato para o investimento privado na construção de um condomínio abastecido por energia solar em Limoeiro do Norte. “A minha vinda para este evento é simbólico para mostrar o interesse e a importância que o Governo quer dar a este setor que são as energias sustentáveis e alternativas. Por isso, tive o interesse em participar, pois se trata de um momento importante para o Ceará, além de possibilitar o estímulo para que outros empreendimentos e outras atividades possam agregar a energia solar em nosso Estado”, destaca.
O governador também citou ações pioneiras adotadas pelo Governo do Estado, como o uso de energia solar nas unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”. “O Governo já tem diversos projetos que incluem a energia solar como, por exemplo, o projeto 'Minha Casa, Minha Vida' que já faz o aquecimento das águas das casas através de energia solar. Esta fonte, além de ser renovável e limpa, permite um novo paradigma na produção de energia no Ceará e no Brasil”, ressalta Camilo.
O condomínio, que será construído pela empresa Prátil, vai cobrir uma área de 10 hectares da Chapada do Apodi, na cidade de Limoeiro do Norte. O investimento feito usará ao todo 3.420 placas fotovoltaicas, com o potencial total instalada de 1.600 kWp, o suficiente para a abastecer aproximadamente 900 residências todos os dias. O governador comenta que “há sempre um grande questionamento, quando se fala em energia solar, quanto ao custo. Porém, com o avanço tecnológico, está cada vez mais garantido que possamos implementar este tipo de fonte de forma mais eficaz, econômica e responsável”.
No evento, estiveram presentes o chefe de gabinete, Élcio Batista, os secretários André Facó (Infraestrutura), Artur Bruno (Meio Ambiente), os deputados estaduais Tin Gomes e Sérgio Aguiar, além de empresários do setor de energia e de serviços do Brasil.

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Má alimentação causa doenças no estômago

alimentacao_estomago_site

O Hospital Geral de Fortaleza que trata de pacientes com doenças de alta complexidade enumera casos de patologias graves, muitas delas, associadas à má alimentação. Os especialistas do HGF fazem o alerta, várias doenças graves como, por exemplo, o câncer de estômago, estão diretamente relacionadas a falta de cuidado com o que se consome. Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de estômago é um dos que mais mata no mundo.
O ambulatório do Serviço de Gastroenterologia do HGF atende, por mês, uma média de 545 pacientes, diagnosticados com as mais diversas doenças do estômago. Uma dessas patologias é a chamada doença do refluxo. De acordo com a gastroenterologista Gardênia Costa, médica do ambulatório, a má alimentação contribui para o surgimento desta doença. É preciso evitar a ingestão de alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Até porque, em casos mais graves, a doença do refluxo pode ocasionar câncer no estômago, ressalta a médica. No ambulatório de gastroenterologia do HGF, são atendidos, por mês, cerca de 70 pacientes diagnosticados com esta doença.
O diretor médico do HGF, Sérgio Pessoa, chama a atenção para outra doença relacionada aos maus hábitos alimentares. A esteatose hepática é o acúmulo de gordura nas células do fígado, também conhecida como infiltração gordurosa do fígado ou doença gordurosa do fígado. Segundo o médico, alguns fatores de risco para a doença é sobrepeso, obesidade, alterações dos lipídeos como colesterol ou triglicerídeos elevados. O gastroenterologista, Sérgio Pessoa, ressalta que a ingestão de refrigerantes discriminadamente pode contribuir para o surgimento da doença. É preciso se alimentar bem para evitar o aparecimento de doenças graves, além disso, praticar exercícios físicos periodicamente, diz o médico.


Assessoria de Imprensa do HGF - Oona Quirino

Nível dos açudes é preocupante

acudesiguatuO Açude Tijuquinha, em Baturité, continua sangrando

Foto: Natinho Rodrigues

Iguatu. No início do terceiro mês da quadra chuvosa, permanece baixo e preocupante o nível dos 149 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Houve melhora no último mês, mas pontual, em pequenos e médios açudes. Dois estão sangrando: Tijuquinha, em Baturité; e Batalhão, em Crateús. Outros dois estão com volume acima de 90% (Curral Velho, em Morada Nova; e Gavião, em Pacatuba). O número de reservatórios com volume inferior a 30% caiu para 118. Esse número chegou a 129.

O Estado já tem como certa a falta de recarga significativa no atual período chuvoso. Afinal, não há previsão de intensas precipitações neste mês e em maio vindouro. Atualmente, o nível dos 149 açudes monitorados pela Cogerh é de 19,4%, segundo o boletim hidrológico atualizado ontem. No início deste ano, o nível dos reservatórios era um pouco maior, de 20,9%. É importante destacar que 30 açudes estão com volume morto e 21 estão secos.

A Barragem do Batalhão, uma das principais fontes hídricas de Crateús (distante 354 Km de Fortaleza), sangrou. O reservatório chegou a estar com volume abaixo de 1%, em fevereiro deste ano. A barragem está com cota máxima, mas é um reservatório de pequeno porte. Neste ano, os açudes Gavião e Tijuquinha já transbordaram.

A preocupação do governo do Estado é com os reservatórios estratégicos, de grande porte, que são responsáveis pelo abastecimento de centros urbanos e até da Capital, como o Banabuiú, Castanhão, Orós, Araras, Arneiroz II, Patu, Pedras Brancas, Fogareiro, Quixeramobim, General Sampaio e Figueiredo, dentre outros.

O açude Banabuiú está apenas com 1,46%. O reservatório vem perdendo água nos últimos anos para abastecimento da própria cidade de Banabuiú, Ibicuitinga, Morada Nova, parte de Russas e Fortaleza, além de áreas irrigadas do Promovale, entre Banabuiú e Morada Nova, Perímetro Morada Nova e Limoeiro e o Perímetro Tabuleiro de Russas.

No último dia 27, houve reunião na cidade de Limoeiro do Note, no auditório da Faculdade de Filosofia dom Aureliano Matos (Fafidam) para avaliação da operação de liberação de água dos Vales Jaguaribe e Banabuiú. O encontro foi marcado por forte tensão e discussão. O temor da possibilidade de falta de água para consumo humano e atividades produtivas já instala na região uma verdadeira guerra.

Quem está no entorno do reservatório quer o fechamento de válvula, temendo o açude secar por completo nos próximos meses. Já moradores de outras áreas lutam por mais liberação de água. A reunião tratou dos açudes Orós, Castanhão e Banabuiú. O Castanhão acumula 22% e o Orós 45%. Este deverá ser usado para reforçar o reabastecimento do Castanhão e ser mantido como segurança hídrica para a Capital, caso não ocorra recarga durante a quadra chuvosa de 2016. Foi o Orós que assegurou água para abastecimento de Fortaleza em 1993, pelo Canal do Trabalhador.

Mediante a situação de perda de nível dos reservatórios, o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, disse que o Estado precisar dar um salto do ponto de vista da economia do uso dos recursos hídricos e destacou as ações de utilização de água subterrânea, perfuração de poços profundos para atender centros urbanos. "Um desafio que temos é melhorar o uso da água e começar a dessalinizá-la para atender os municípios. O Sistema dos Recursos Hídricos tem dado suporte, mesmo com os problemas que o Ceará vem enfrentando", diz João Lúcio.

Muito crítica

Das 12 bacias hidrográficas do Estado, quatro permanecem em situação muito crítica: Curu (3,05%), Sertões de Crateús (4,51%), Banabuiú (5,68%) e Baixo Jaguaribe (1,70%). A secretaria de Recursos Hídricos (SRH) esclareceu que o governador Camilo Santana está em entendimento com o governo federal para definir alternativas em socorro às cidades que enfrentam desabastecimento.

A Assessoria de Imprensa da SRH esclareceu que a relação inicial de cidades que constava no Programa de Combate aos Efeitos da Seca, anunciado pelo governador, sofreu modificações e que não há uma lista fechada, tendo em vista melhoria em nível de reservatórios, perfuração de poços e instalação de adutoras. Após a quadra chuvosa será feito e divulgado um novo levantamento.

Mais informações:

Cogerh - Fone: (85) 3218- 7024

www.hidro.ce.gov.br

SRH - Fone: (85) 3101- 4004

Honório Barbosa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Promoção Liquida Cariri 2015 registra alta de 4%

cratocentroO Centro do Crato tem atividade comercial intensa, apesar da crise econômica deste ano

Crato. A crise econômica não tem inibido a atividade varejista em regiões onde os empreendedores ousam em campanhas positivas. No último sábado de março, foi divulgado o resultado da 3ª edição da Campanha Liquida Cariri, no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. O balanço apontou que a campanha proporcionou uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 13 milhões, com a participação de 300 lojas em toda a região do Cariri. Foi um aumento de 4% em relação à campanha de 2014.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Crato, José Alves, apesar de o empresariado local estar cauteloso devido ao quadro econômico nacional desfavorável, a adesão surpreendeu e o balanço da campanha foi positivo. Os descontos de até 70% realizados pelos lojistas provocam a renovação dos estoques nas lojas, em um mês considerado de baixo rendimento para o comércio.

A empresária Nilda Moreira, proprietária de duas lojas no Centro, do ramo de moda feminina, afirma que os resultados se superam a cada edição para o seu negócio. "Participei das três edições da Campanha e sempre compartilho das ações que a CDL promove. Neste ano, a loja ofereceu descontos nos produtos de ponta. Junto às promoções, tento sempre fazer o diferencial. Participo do cotidiano das vendas, ligo para os clientes, aniversariantes do dia e divulgo as promoções nas redes sociais, além do incentivo que é dado aos vendedores por meio das metas de venda", expõe.

Flávio Pinheiro, empresário no ramo de móveis e eletros, com lojas em Juazeiro do Norte e no Crato, conta que a procura pelos produtos foi alta nos dias da Campanha. "Os consumidores estão sempre em busca de vantagens e o Liquida Cariri oferece, além dos descontos, uma premiação que atrai muitos consumidores", pontua. Neste ano, foram sorteadas cinco motos Honda Pop 100 e um automóvel Classic Chevrolet, quatro portas, ano 2014/2015, por meio de cupons distribuídos a cada R$ 25,00 em compras. Para os lojistas, foram sorteados um notebook e cinco tablets.

ExpoCrato

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município promoveu, em março, o concurso "Decoração do Centro Comercial do Crato". O projeto teve como tema os irmãos Aniceto e propôs ao vencedor a criação do slogan e execução da ornamentação das ruas comerciais da cidade, nos dias da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a ExpoCrato. A 64º edição do evento está prevista para os dias 12 a 19 de julho.

Representantes da diretoria, lojistas e colaboradores da CDL de Crato, da Secretaria de Cultura do Município e um profissional da arquitetura, elegeram os vencedores do concurso. Entre as exigências do projeto está a utilização de materiais com baixo impacto ambiental. A CDL ficará responsável pela captação de patrocinadores para o financiamento do projeto.

A ExpoCrato está entre as maiores feiras do agronegócio no norte e nordeste. De acordo com o presidente da CDL, José Alves, a parceria da entidade com o evento cresce a cada nova edição. "Os diversos shows e atrações do evento nos dão a dimensão do que é a ExpoCrato. São mais de 40 mil pessoas por noite. É um evento conhecido nacionalmente, com transmissão de leilões ao vivo", afirma.

Gestão

O ano de 2015 inicia com nova gestão na CDL do Crato. O empresário José Alves assume, com nova diretoria, no lugar de Francisco Lopes Parente. Entre os compromissos para o triênio 2015/2017, estão renovar as iniciativas para o comércio e aumentar o número de associados.

A entidade conta com 350 associados atualmente e pretende intensificar, neste mês, o "Projeto CDL Itinerante", que consiste em visitas aos lojistas da região com a intenção de apresentar as ações qualificativas da CDL.

Dentre estas, o presidente José Alves, destaca as parcerias entre as lojas e com as faculdades, que contribuem na formação e capacitação dos trabalhadores do comércio. A CDL de Crato pretende aumentar o quadro de associados para 500, aproximadamente, até o fim de 2015.

Mais informações:

Câmara de Dirigentes Lojistas
(CDL) de Crato
Rua Teopisto Abath, 481
Centro - Crato
Contato: (88) 3586-9000

Diario do Nordeste - Regional

TCM inicia o programa Capacitação

guaramirangaigrrejaGuaramiranga, a partir do dia de hoje, será a primeira cidade-sede a receber o programa Capacitação do Tribunal de Contas dos Municípios

foto: Natinho Rodrigues

Iguatu. São recorrentes, a cada quatro anos, problemas na transição administrativa, dentre eles, ações de desmonte nas prefeituras. De olho já em 2016, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) lançou o programa Capacitação, que começa neste mês e prevê a realização de 15 eventos no Interior, em cidades polos regionais. O encerramento do ciclo de palestras e cursos está previsto para o mês dezembro vindouro.

Na efetivação do programa, o TCM conta mais uma vez com parceiros institucionais que vêm enriquecendo o programa, como o Ministério Público Estadual. A primeira cidade-sede a receber o programa de capacitação será Guaramiranga, a partir de hoje (7 de abril), alcançando os municípios de Baturité, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Canindé, Capistrano, Caridade, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paramoti e Redenção.

O programa levará ao Interior, neste ano, todo o conteúdo didático focado em aspectos práticos, relacionados às questões do cotidiano. Significa que, mais uma vez, as orientações estarão alinhadas às necessidades identificadas pelo órgão e baseadas em levantamentos junto aos próprios gestores, como também decorrentes das análises dos processos recebidos pela instituição. Um ponto crucial, que é o encerramento dos mandatos ao fim de 2016, tem papel preponderante nessa ação.

O projeto foi lançado no fim de semana passado, na sede do órgão, no Centro Administrativo do Cambeba. Na ocasião, os representantes das instituições parceiras do TCM e outras autoridades foram informados sobre o conteúdo didático.

Durante o evento, o conselheiro Domingos de Aguiar Filho tomou posse como primeiro presidente do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa). A unidade é de planejamento e execução do Tribunal, recém-criada, que se dedicará prioritariamente a iniciativas voltadas para a esfera educacional. O presidente do TCM, Francisco Aguiar, disse que a preocupação do TCM com os atos de transição, de forma antecipada, representa a continuidade do esforço para prevenir danos contra a gestão pública. "Quanto mais amplo for o conjunto de instruções que transmitirmos, menores serão as chances para repetição de velhos erros, que geralmente podem comprometer a possibilidade de uma avaliação positiva das contas. Quando ocorrem esses problemas, afetam os gestores que saem, aqueles que assumem a administração e atingem também as contas dos municípios e a vida dos seus cidadãos".

O programa tem previsão de promoção de 15 eventos no Interior, realizados em cidades-polo que concentrarão representações de municípios vizinhos, garantindo a qualificação dos administradores e profissionais das 184 cidades do Estado.

Na ocasião, serão abordados temas sobre atos de gestão voltados para a transição governamental, obras públicas - principais conceitos e recomendações, gestão de pessoal no serviço público, controle interno, transparência, controle social e ouvidoria. Além disso, haverá curso voltado para os conselhos de saúde e administradores escolares, incluindo temas como Especialidades dos Conselhos de Saúde e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

O projeto apresenta como novidade a divisão da formação para públicos específicos, ou seja, serão realizados simultaneamente cursos para o executivo, legislativo, sociedade civil e comunidade estudantil. Cada curso terá carga horária de 16 horas-aula. Ao longo do ano, o Projeto irá também a Juazeiro do Norte, Morada Nova, Aracati, Sobral, Icó, Quixeramobim, Araripe, Itapipoca, Tauá, Camocim, Acaraú, Tamboril, Aquiraz e São Benedito, onde ocorrerá o encerramento, previsto para o dia 2 de dezembro.

O programa Capacitação tem vários vieses e um deles é voltado para a gestão escolar. Por iniciativa do Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual tornou-se parceiro no projeto MP Educ, que prevê uma avaliação da infraestrutura das unidades de ensino e da qualidade da educação básica municipal e estadual.

A procuradora de Justiça Vanja Fontenele frisou que o MP Educ prevê três passos, que incluem diagnóstico, audiência pública e inspeção pelos promotores de Justiça das escolas, com equipe de engenharia. "O critério inicial foi a seleção de seis unidades, que apresentaram os melhores e piores indicadores do Ideb", explicou a procuradora. "Queremos ver se há relação direta entre infraestrutura, qualidade da merenda, transporte escolar, currículo com o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos". Para Vanja Fontenele, o programa Capacidades mostra a preocupação em melhorar os serviços básicos de Saúde, Educação e evitar desperdícios de recursos públicos.

Dificuldades

"Vem em boa hora e é uma iniciativa acertada", disse. Uma das preocupações é com a gestão escolar para a aplicação de recursos adequados nas unidades escolares. "Muitos gestores têm dificuldades de acessar a verba e outros temem aplicações em desconformidade com legislação, daí a importância das orientações técnicas. As verbas devem ser aplicadas corretamente, e não devem deixar de ser usadas por temor de improbidade".

Mais informações:
Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) - (85) 3218- 1142
Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)
Procuradoria Geral de Justiça (PGJ)
Fone: (85) 3452-1540

Honório Barbosa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Barbalha dá início a construção de escola infantil

 

escolabarabalha

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Barbalha, já deu inicio a construção de mais uma escola infantil. Trata-se Centro Educacional Infantil (CEI), que está sendo construída no terreno onde funcionou por muitos anos, o antigo Matadouro no bairro do Rosário.

O terreno de 24,75m de frente por 58,40m  o novo prédio do CEI terá um espaço físico com coordenação e secretária – secretaria, coordenação, arquivo e banheiros, salas de aula – blocos com quatro salas de aula. A sala de aula tem área de 37,24m² para 25 alunos e uma sala para aula de informática que tem área de 21,50 para 9 alunos ; bloco de recreio – parque para a hora de diversão; bloco de serviço – cantina, cozinha, despensa, DML, área de serviço e vestiários; Berçario e Lactário.

O prefeito José Leite também estará entregando ainda este ano, mais uma Escola de Educação Infantil, que estar sendo concluída no bairro do Alto da Alegria.

flavio pinto

Vereadores de Juazeiro rejeitam convocação de Raimundão para prestar esclarecimentos sobre a Educação

 

vereadoresjnFoto: Flávio Pinto.

Por legenda vir maioria de votos,  a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte,  rejeitou nesta terça-feira (7), a convocação do prefeito Raimundo Macedo ( PMDB),  para prestar esclarecimentos aos parlamentares sobre a situação da Educação no município.
Em greve há 43 dias, os professores ainda não iniciaram o ano letivo de 40 mil alunos da rede munimunicipal de ensino.
O pedido rejeitado era de autoria do vereador Tarso Magno. O resultado da votação foi de 11 votos contrários à convocação e 7 favoráveis.

flavio pinto

A falta de confiança dos brasileiros no Governo – por Aécio Neves (*)

Muita gente tem se perguntado qual é a crise mais grave, a econômica ou a política?
Do meu ponto de vista, a que agrava todas as demais é a crise de confiança que se instalou entre a população e o governo. Ela é tão perceptível que não é preciso sequer esperar pelos resultados das pesquisas para constatá-la.
Ao contrário do que muitos pensam, confiança não é apenas um valor simbólico. É elemento concreto, matéria prima essencial aos governos, especialmente em época de crise. Quando a população confia em um governo, acredita nos seus diagnósticos e compromissos. Quando confiam em um governo, setores produtivos investem sem medo.
A verdade é que o governo está pagando um alto preço pelas mentiras que vêm sendo ditas à população e que ficaram explicitadas de forma irreversível desde a campanha eleitoral do ano passado.
Nela, o governismo ultrapassou os limites aceitáveis da luta política, caluniou adversários e prometeu o que sabia que não ia fazer. Sem compromisso verdadeiro com a nação, não hesitou em dividir o país, tentando nos jogar uns contra os outros, com o discurso do "nós" contra "eles", pobres contra ricos, Nordeste contra Sudeste.
A constatação das manipulações feitas pela campanha do PT gerou, entre milhões de brasileiros, forte ressentimento e o sentimento de que a população foi vítima de um verdadeiro estelionato eleitoral.
Essa percepção se deu de forma muito rápida e comprometeu a credibilidade de uma gestão que já nasceu velha, sem capacidade de propor saídas para os problemas que criou e legou a si mesma.
Na campanha, a candidata oficial não admitia sequer a existência de crise. Agora, se escora nela. A necessidade de ajuste era considerada uma peça de ficção engendrada pelas oposições. A imprensa revelou que parte das medidas do ajuste proposto pelo governo já estava decidida durante a campanha.
Inflação sob controle? Chegamos à previsão de 8%.
Os "neoliberais" iriam subir os juros? Estão aí as novas taxas. Retomada do crescimento? Mais um pibinho. Energia mais barata? Tarifaço. Não iria alterar benefícios dos trabalhadores, "nem que a vaca tussa"? Deu no que deu... Pátria educadora? Estão aí os cortes de orçamento da educação, as restrições ao Fies, os problemas no Pronatec.
A reação da população brasileira a todas as mentiras e manipulações feitas pelo PT precisa ser saudada como sinal do amadurecimento da democracia brasileira. Há cada vez menos espaço para o marketing político de ocasião, oportunista, que está a serviço exclusivo da vitória a qualquer custo.
O barulho que tira o sono do governo não é o dos panelaços. É o da consciência desperta dos brasileiros.
(*)Aécio Neves é senador pelo PSDB-MG. Foi candidato à Presidência em 2014 e governador de Minas entre 2003 e 2010. É formado em economia pela PUC-MG.

Governador inicia série de reuniões com prefeitos

prefeita_de_cascavel_camilo_MG_9004

O governador Camilo Santana iniciou na tarde desta segunda-feira (6), no Palácio da Abolição, uma série de reuniões com prefeitos cearenses. A intenção é ouvir as principais demandas dos gestores
e firmar parcerias com os municípios.
Os primeiros prefeitos recebidos no gabinete foram Alexandre Gomes (Acaraú) e Ivonete Mateus Pereira (Cascavel). Em seguida, reúnem-se com o governador os gestores Divaldo Carneiro Soares
(Viçosa do Ceará), Carlos Henrique de Azevedo (Paraipaba),  Dr. Alexandre (Pacatuba), Ana Teresa (Jaguaruana), Ivan Silvério (Aracati), Cirilo Pimenta (Quixeramobim), José Leite Gonçalves
(Barbalha), Celso Crisóstomo (Canindé) e Veveu Arruda (Sobral).
“Reitero que este é um governo de diálogo e, assim como fizemos com os deputados estaduais, federais e os movimentos sociais, vamos conversar com os prefeitos para entender as necessidades de cada município”, afirmou o governador Camilo Santana.
Neste três primeiros meses de gestão, o governador já conversou com quase todos os deputados estaduais - todos foram convidados - e grande parte dos federais. Além disso, Camilo já recebeu no gabinete o MST, Fetraece e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Thiago Cafardo
Porta-voz do Governador
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado


MPCE requer convocação de aprovados do concurso em Lavras da Mangabeira

mpce
O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Leonardo Marinho de Carvalho Chaves, ajuizou, nesta segunda-feira (30), uma ação civil pública, com pedido de antecipação de tutela contra o Município de Lavras da Mangabeira, na pessoa do prefeito Gustavo Augusto Lima Bisneto, e do secretário de Saúde, Russel Sirius Anacleto Andrade. A ação pede que seja suspenso o Edital de Seleção Simplificada nº 02/2015 por supostas irregularidades.


Além disso, requer a determinação da nomeação, convocação e posse dos candidatos aprovados e classificados no último concurso público, Edital nº 001/2013, de acordo com a classificação, no prazo de até 30 dias, junto ao programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de acordo com as necessidades do município, com observância da lei orçamentária anual e da lei de responsabilidade fiscal.


Através da ação, o representante do Ministério Público solicita que a Justiça determine aos requeridos, solidariamente, sob pena de, nos termos do artigo 11 da Lei 7347/95, pagar multa diária de R$ 10.000,00, a recair sobre a pessoa física dos referidos gestores, até o limite máximo global de R$ 100.000,00 para cada um, sem prejuízos de outras sanções de natureza civil e penal, pelo descumprimento de cada uma das obrigações.


Quanto à necessidade de contratação de pessoal para assunção de cargos inexistentes nos quadros da Prefeitura, a fim de atender ao programa NASF, o Município deve promover, no prazo de até 10 dias, o envio de projeto de lei à Câmara Municipal para a criação dos cargos que necessitar para atender ao citado programa. Por conseguinte, a realização de concurso público para preenchimento dos cargos públicos, comprometendo-se à publicação de edital no prazo de 30 dias contados da data de aprovação da mesma lei pelo Poder Legislativo Municipal, e à nomeação, convocação e posse dos candidatos aprovados quando da instalação do NASF.


O promotor de Justiça entende que o Edital de Seleção Simplificada nº 02/2015 deve ser nulo, considerando que o ato violou os princípios constitucionais do concurso público, legalidade, isonomia e moralidade administrativa, bem como por ser o ato administrativo emanado de agente público incompetente, com espeque no artigo 37, caput, e Inciso II, da Constituição Federal de 1988 combinado com o artigo 129, Incisos VII, VIII e X, da Lei Orgânica do Município de Lavras da Mangabeira/CE e demais legislação correlata.


Em reuniões anteriores, o Município foi orientado a realizar concurso público aos serviços públicos de saúde e assistência social, que contam com cofinanciamento federal e estadual, como as equipes de Programa Saúde da Família (PSF), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Saúde Bucal, CRAS, CREAS, dentre outras, por se tratarem de serviços públicos permanentes, de responsabilidade municipal, havendo inconstitucionalidade na contratação de profissionais sem concurso público, o que também foi contemplado por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).


Ocorre que a Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, por meio do secretário de Saúde, Russel Andrade, lançou o Edital de Seleção Simplificada nº 02/2015, demonstrando que o Município recusa-se a adequar sua conduta. Assim sendo, grande número de servidores técnicos, assistentes sociais, psicólogos, dentre outros, são contratados pelo Município em termos precários e por tempo determinado. Porém, renovados constantemente, em detrimento de pessoas que se submeteram ao último concurso público municipal 01/2013, cujo prazo de validade expira-se no dia 06 de maio de 2016.

Ceará é Notícia


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30