xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/03/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 março 2015

Mortes violentas caem 27,8% com atuação do programa 'Crack, É Possível Vencer'

crack-e-possivel-vencer

As mortes violentas diminuíram 27,8% nos bairros de Fortaleza que contam com atuação do programa “Crack, É Possível Vencer”, no espaço de um ano. A operação das bases policiais começou em abril de 2014 e os resultados positivos já são sentidos no Vicente Pinzón, Genibaú e Conjunto São Miguel - dividido entre o Alagadiço Novo e Messejana.

As reduções foram nos crimes de homicídio, latrocínio e lesões seguidas de morte – conhecidos como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A maior queda foi registrada nos bairros Alagadiço Novo e Messejana, com redução de 81% e 35%, respectivamente. No Alagadiço Novo a diminuição foi de 21 para quatro crimes, enquanto que na Messejana foi de 55 para 36 em apenas um ano. A base do São Miguel fica dividida entre os dois locais, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

No Genibaú, as ocorrências reduziram 25% em 2014, passando de 57 para 43. Todos os números foram comparados a 2013. A comunidade está situada na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). Já o Vicente Pinzón, pertencente à AIS 3, a queda foi de 2%, de 50 para 49.

Sob os eixos de prevenção, cuidado e autoridade, o “Crack, é Possível Vencer” funciona em uma parceria entre a União, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza e se utiliza de ferramentas tecnológicas e de acompanhamento policial para inibir ações criminosas, além de prestar assistência aos moradores. As bases do Programa estão situadas em pontos de Fortaleza considerados críticos.

A tecnologia é aproveitada com a instalação de câmeras de monitoramento. A assistência à comunidade se faz com o acolhimento de dependentes químicos que buscam reabilitação e do acompanhamento de familiares de vítimas de homicídio e de mulheres vítimas de violência doméstica, através do Grupo de Apoio à Vítima de Violência (GAVV).

A base do Programa é móvel e fica alojada em um ponto fixo da comunidade. Os moradores têm acesso ao equipamento, bem como aos policiais que dão apoio, 24 horas por dia. Atreladas à base existem duas viaturas e duas motos com policiais realizando abordagens e esclarecimentos aos cidadãos, orientando-os com informações sobre os serviços prestados pelo Programa. Ao todo, 119 agentes atuam nas três bases, com o objetivo de estabelecer um referencial de autoridade.

Dependentes procuram a Polícia para vencer vício

“Crack, é possível vencer. Mas, como?”. Com esta indagação, no último dia 12, um dependente químico se direcionou a uma das Bases do Programa “Crack, é Possível Vencer”, localizado no bairro Vicente Pinzón, com o intuito de descobrir como poderia vencer o vício em drogas.

Com 34 anos, casado e com filhos, o homem, de iniciais F.B.S.F, é micro-empreendedor e atua no ramo alimentício. Ao perceber que o vício pelos entorpecentes estava adquirindo um espaço maior em sua vida, ao ponto de quase perdê-la, ele decidiu vencer as drogas. Só não sabia como.

Ao assistir um jornal na TV, F.B.S.F. tomou conhecimento da Base do Programa “Crack, é Possível Vencer”, no Vicente Pinzón - Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza - e foi ao local. Lá, foi recebido pelos policiais que realizam o trabalho na área e encaminhado a um dos três Centros de Referência do Governo do Estado do Ceará. “A expectativa é a transformação total. Estou disposto a tudo para conseguir isto. Quando a gente vê que não tem mais saída, tem que pedir ajuda, procurar mudança e tomar iniciativa”, afirma. Outro dependente químico, de iniciais R.M.C.S, de 39 anos, é catador de material reciclável e afirma gastar aproximadamente R$ 30,00 por dia para sustentar o vício. Ele também procurou ajuda recentemente.

Assim como os dois, outras pessoas têm procurado auxílio no programa. Quarenta e cinco pessoas já procuraram alguma das três bases policiais em busca de ajuda. O capitão da Polícia Militar, Messias Mendes, responsável pelo Programa, conta que, ao chegar à base, a pessoa é acolhida por policiais e encaminhada a um dos Centros de Referencia do Governo. O tratamento consiste em uma internação que pode durar até nove meses. Durante o processo, os pacientes são assistidos por uma equipe multidisciplinar.

 

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Servidores do Banco Central vão parar por uma semana

 bc5

Os servidores do Banco Central paralisarão as atividades por uma semana a partir da próxima segunda-feira (30). Segundo o Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (Sintbacen) eles reivindicam reestruturação da carreira de especialista do Banco Central (BC) e equilíbrio entre os cargos de analista e técnico.

Relatório apresentado em 2008 por um grupo de trabalho com representantes do BC, do Ministério do Planejamento e dos servidores prevê a necessidade de rever o quantitativo dos cargos. Atualmente, existem 3.863 analistas e 539 técnicos em atividade.

De acordo com o presidente nacional do Sintbacen, Igor Nóbrega, as atividades dos técnicos envolvem atribuições como distribuição de dinheiro em todo o país, segurança e atendimento ao público. “O governo e o Banco Central especificam que é imprescindível revisar o quantitativo (…) mediante o aumento do número de cargos de técnico e a redução equivalente do número de cargos de analista, até atingir a proporção ideal (…). O BC reconhece que há um déficit de técnicos em seu quadro funcional, mas a cada concurso perde a chance de corrigir a distorção, contratando analistas para realizar atividades típicas de técnico”, afirma.

O Sintbacen prevê adesão em Brasília e nas capitais onde o BC tem sede: Belém, Fortaleza, Salvador, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Ceará Agora

Morre o ator José Loredo, interprete do personagem “Zé Bonitinho”

boni1

Morreu, por volta de 6h30m da manhã desta quinta-feira (26/03), o humorista Jorge Loredo, o Zé Bonitinho. Desde o dia 3 de fevereiro, o comediante, de 89 anos, estava internado – em estado grave – em hospital do Rio de Janeiro. As causas ainda não foram informadas.

Inspirado em um amigo de Loredo, seu personagem mais famosos Zé Bonitinho, estreou no programa Noites Cariocas, exibido pela extinta TV Rio nos anos 60. Autor de bordões inesquecíveis — “Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz…!”; “Mulheres, atentem para o tilintar das minhas sobrancelhas”; “O chato não é ser bonito, o chato é ser gostoso”, entre outras —, o personagem galanteador e exagerado foi praticamente uma espécie alter ego de Loredo.

Na TV, o ator começou dividindo o banco do programa “Praça da Alegria”, nos anos 1970, com Chico Anysio, Moacyr Franco e Ronald Golias. Diferentemente de Chico e Moacyr, que tiveram programa próprio, e de Golias, que era astro absoluto da “Família Trapo”, Loredo sobreviveu como coadjuvante. Ele até criou outros tipos famosos, como o mendigo soberbo My Lord e o costureiro François Paetê, mas Zé Bonitinho sempre foi a sua grande marca. Seu último trabalho em um longa-metragem foi em “Chega de saudade” (2008), de Lais Bodansky.

Ceará Agora

UFC lança ônibus que resgata brincadeiras de criança

ribamarneto

 

Será inaugurado nesta sexta-feira, às 15 horas, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Benfica), o BrincarMóvel, um ônibus criado e pensado para o resgate do jogo, do brinquedo, da brincadeira e da cultura lúdica”, segundo o seu idealizador, o professor Marcos Teodorico Almeida.

O BrincarMóvel ficará nos jardins da Reitoria até o próximo dia 1º, sendo aberto à visitação da comunidade universitária. Poderá ser requisitado por instituições de ensino públicas ou privadas, associações comunitárias, institutos e entidades de um modo geral, tanto de Fortaleza como do interior do Estado.

(Foto – Ribamar Neto)

O povo

VI Feira do Livro Infantil de Fortaleza inscreve editoras até o próximo dia 31

livro

Termina no próximo dia 31 o prazo de inscrição para as editoras que desejam participar da VI Feira do Livro Infantil de Fortaleza. A Casa da Prosa, responsável pela feira, selecionará até 36 expositores, que podem ser editoras, livrarias e agremiações literárias, como associações e academias de letras.

Os selecionados terão direito a um estande, ligação elétrica – com montagem, vigilância 24 horas no local, além de divulgação nas mídias, cartazes e folders. A divulgação dos selecionados acontecerá no próximo dia 6. A feira ocorrerá na Praça do Ferreira, de 27 a 30 de maio.

Na programação, contação de histórias em todos os dias, lançamentos literários, encontro com escritores e ilustradores convidados, minioficinas para crianças e oficinas para jovens.

SERVIÇO

As inscrições são feitas pela Casa da Prosa, através do email flivrofortaleza@gmail.com. Tudo gratuito.

O povo

Central dos Sindicatos Brasileiros promove encontro em Fortaleza nesta sexta-feira

CSB - Cromia Cor fundo branco

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) realiza nesta sexta-feira (27), em Fortaleza, o 1º Encontro Estadual da CBS com Sindicalistas e Lideranças. O evento terá início às 9h30min, no auditório do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), entidade filiada à CBS, com a participação do presidente nacional da CSB, Antônio Neto.

Na pauta do encontro estão: a mobilização da CSB, em conjunto com outras centrais sindicais para a derrubada, no Congresso Nacional, das MPs 664 e 665, que alteram conquistas históricas dos trabalhadores garantidas na CLT como – tempo de serviço para aposentadoria, pensão por morte e seguro desemprego. Outro item na pauta é o fortalecimento e a organização da CBS no Ceará.

As MPs 664 e 665 torna mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários. As alterações foram anunciadas pelo Governo Federal no final de 2014 e redigidas sem consultar ou debater o tema com as centrais sindicais.

O povo

IBGE cancela contagem populacional por falta de recursos

ibge

A falta de recursos obrigou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cancelar a Contagem da População 2016. Em nota, o Ministério do Planejamento, responsável pelo IBGE, confirmou o cancelamento da pesquisa.

Segundo o Planejamento, o alto custo da pesquisa, orçada em R$ 2,6 bilhões, foi o fator responsável pelo cancelamento. O montante não está previsto no Orçamento de 2015. Estão mantidas as demais pesquisas do IBGE, como o Sistema de Contas Nacionais, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares e o Censo Agropecuário de 2017.

Sem a Contagem da População, um novo levantamento populacional só será feito no Censo de 2020. Usada no cálculo dos repasses da União aos estados e aos municípios, a Contagem da População é feita por amostragem e não exige a ida de técnicos do IBGE de casa em casa, como no censo.

Apesar da amostra menor, a pesquisa envolve cerca de 80 mil recenseadores. A compra de equipamentos e a contratação de trabalhadores temporários começariam a ser planejadas em 2015 para a execução do levantamento em 2016. Sem a Contagem da População, estados e municípios receberão repasses federais com base em estimativas do IBGE.

(Agência Brasil)

CGE tem dez auditores de controle interno nomeados por Camilo Santana

pose_de_auditores_camilo_01

O governador Camilo Santana assinou, nesta quinta-feira (26), as nomeações dos dez últimos auditores de controle interno que foram aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para Auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), regulamentado pelo Edital Nº 01/2013 - CGE/SEPLAG.
O secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins, esteve presente ao ato de assinatura e afirmou vivenciar momento histórico para a CGE. "Com essas 10 últimas nomeações conseguimos completar o quadro de 60 auditores definidos em lei, para intensificarmos as auditorias especializadas, sendo elas: auditoria de obras, auditoria de tecnologia da informação e auditoria de desempenho de programas", afirmou.
"A nomeação complementa o quadro de auditores do órgão, tornando a atuação da CGE mais efetiva nas áreas de auditorias especializadas, áreas novas, mas que ainda precisam de estruturação, de forma a contribuirmos ativamente com ações de racionalização e controles para que o Estado atinja seus objetivos", reforçou o secretário Adjunto da CGE, Marconi Lemos.
Após este ato os dez novos auditores aguardam a publicação em Diário Oficial para começarem imediatamente suas tarefas. Cinco deles assumirão na área de Auditoria Governamental de Processos com Foco em Riscos, três trabalharão com Auditorias em Obras Públicas, e dois em Auditorias em Tecnologia da Informação.
Os novos auditores contribuirão para alcançar a missão institucional e visão de futuro traçadas no Planejamento Estratégico do órgão para os anos de 2015 a 2022. O secretário Executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, ressalta que "o trabalho desses auditores será de grande relevância para atendermos da melhor forma os anseios da população no que diz respeito às Auditorias, Controle Interno Preventivo, Ações Estratégicas e Fomento ao Controle Social".

Assessoria de Imprensa da CGE

Primeira-dama debate ações com foco na Infância com Banco Mundial

primeira

 

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, recebeu, nesta quinta-feira (26/03), representantes do Banco Mundial, o secretário da Educação, Maurício Holanda, e integrantes do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará, em seu Gabinete, para discutir ações, projetos e programas com foco na Infância do Estado.

Representando o Banco Mundial participaram os consultores Leandro Costa, Bárbara Bruns e Madalena dos Santos, em Fortaleza, e Rita Almeida, em Whashington, nos Estados Unidos, através de vídeoconferência. Segundo Leandro, o intuito da reunião foi abrir o diálogo para discutir as ações em benefícios das crianças do Estado.

“Acreditamos que a primeira-dama vai poder colaborar bastante com os projetos que o banco está apoiando na área do desenvolvimento da primeira infância. A gente tem dois grandes programas que estão sendo apoiados na área: o Padim (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil) e um programa de formação de gestores de centros de educação infantil. Viemos apresentar os programas e abrir o canal de comunicação para discutir essas ações e para que a gente possa colaborar com o Estado para desenvolver no tempo mais rápido possível, da forma mais eficiente”, salientou Leandro Costa.

Onélia Leite Santana apresentou dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)/Secretaria da Educação que mostram o percentual de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creche dos municípios cearenses em 2013 e 2014. Segundo ela, 29,1% das crianças de 0 a 3 anos no Ceará estão nas creches, acima da média nacional que é de 27,9%. "Fizemos o diagnóstico para saber a situação da educação infantil no Estado. Precisamos avançar muito ainda. Vamos sensibilizar os gestores, fazer um plano para a infância do Ceará e realizar um pacto de responsabilidade entre os municípios e o Estado", pontuou. De acordo com a primeira-dama, também foi realizado o diagnóstico que mostra o percentual de crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola em 2013 e 2014. Além do mapeamento dos estabelecimentos que oferecem educação infantil no Estado.

O secretário de Educação comentou o resultado do diagnóstico. "Se nós formos comparar com as médias brasileiras, temos uma boa taxa de atendimento de 0 a 3 em comparação com demais estados brasileiros. Mas não podemos usar isso como argumento para se acomodar. A gente tem que pensar nas crianças que não estão sendo atendidas e que poderão ter um futuro melhor, com certeza, se nós pudermos chegar até elas e suas famílias”, ressaltou.

Foto: Marcos Studart


Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama

Hemoce convida para doação voluntária de sangue durante a Semana Santa

Hemoce_Fachada

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, convida toda população cearense para realizar doação voluntária de sangue. A uma semana do feriado da Semana Santa, pedimos uma atenção especial para que procurem o posto de coleta mais próximo e realizem suas doações, para que o estoque do Hemoce esteja ideal para atender a demanda antes, durante e depois dos cinco dias de folga.
A Semana Santa é um feriado preocupante para todos os hemocentros do país, visto que em véspera de feriados o número de doações cai. No Ceará, coincide com a época de chuvas, gripes e viroses, o que pode impedir mais pessoas de doar sangue. Por isso, a doação antecipada é importante, para que o Hemoce esteja preparado para todas as solicitações.
Doações
Neste fim de semana, o Hemoce realiza coleta de sangue em Canindé. As doações podem ser feitas nos dias 28 e 29 de março, na Câmara Municipal (Largo Francisco Xavier Medeiros, s/n - Imaculada Conceição), das 8 às 16 horas. O hemocentro coordenador, o posto de coleta no IJF, os hemocentros regionais e o posto no Via Sul Shopping funcionam normalmente até o feriado.
O Hemoce também funciona durante o feriado. Para quem vai ficar em Fortaleza:
Quinta - feira (2 de abril)
Hemocentro Coordenador - 7h30min às 18h30min
Posto de Coleta no IJF - 7h30min às 18h30min
Via Sul Shopping - 15h às 20h
Sexta - feira (3 de abril)
Não haverá funcionamento
Sábado (4 de abril)
Hemocentro Coordenador - 8h às 16h
Posto de Coleta no IJF - 13h às 17h30min
Via Sul Shopping - 15h às 20h
Domingo (5 de abril)
Posto de Coleta no IJF - 13h às 17h30min
Hemocentro Coordenador - Não haverá funcionamento
Via Sul Shopping - Não haverá funcionamento

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Mercado Internacional: Ceará sedia BNTM com foco no Nordeste

CEC

O Ceará vai receber em maio, no Centro de Eventos, a 24ª Brazilian Tourism Mart (BNTM), evento que tem como foco a divulgação do Nordeste para o mercado internacional. Entre os dias 27 e 31 de maio, serão expostos destinos e produtos turísticos em busca da realização de negócios e parcerias comerciais entre compradores internacionais convidados (buyers) e fornecedores nacionais (suppliers).
Pela importância que tem o evento para o Nordeste, o Ministério do Turismo (MTur), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a companhia aérea TAP Air Portugal e a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) definiram, no início deste mês de março, um conjunto de estratégias de promoção do evento, durante o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (BTL – Portugal).
Do encontro foi anunciada a participação do MTur e da Embratur no comitê gestor da BNTM, para, em conjunto com a Setur e a CTI Nordeste, buscarem apoios e patrocínios e trabalharem na melhor seleção dos buyers e dos profissionais da imprensa que serão convidados. A TAP confirmou a condição de "transportadora oficial" para os participantes do continente europeu.
O evento é realizado anualmente, desde 1992, sendo sempre sediado em um dos estados nordestinos. Durante a sua trajetória, a BNTM se firmou como a única bolsa de negócios turísticos realizada no Brasil, conseguindo, portanto, fomentar a comercialização dos produtos e destinos turísticos do Nordeste brasileiro junto a importantes agentes de viagens e operadoras internacionais que atuam nos principais mercados emissores de turistas para o Brasil.
Conforme a CTI Nordeste, a cada edição da BNTM, o turismo na região tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%. "O Ceará estará na vitrine da 24ª BNTM, apresentando suas novas infraestruturas, como o próprio Centro de Eventos, local de realização das rodadas de negócios, além dos seus destinos e produtos qualificados nos padrões internacionais, com excelentes perspectivas de negócios e projeção", destaca Arialdo Pinho, titular da Setur.

Serviço
Mais informações e inscrições
www.hagilize.com.br/bntm-novo
Programação
27/5
20 horas - Festa de abertura

28/5
10 horas - Abertura oficial
11 horas - Coletiva de imprensa
13 horas - Almoço
14h30min às 17h30min - Seminários/Capacitação

29/5
9h às 13 horas - Rodada de negócios
14h30min às 18 horas - Rodada de negócios

30/5 e 31/5
Pós tour buyers

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará - SETUR

Jovens com até 29 anos são chamados para vacinação contra sarampo

sarampo

Durante uma partida de futebol, jovens amigos por alguns minutos falam de outro assunto. Pelo menos na tirinha "Vacinar é proteger" isso é possível. Tudo para levar mais jovens aos postos de saúde de Fortaleza e Caucaia, que estão vacinando crianças a partir de seis meses, adolescentes, e jovens com até 29 anos de idade. Mesmo quem já se vacinou precisa vacinar de novo. E não são apenas as jovens mulheres que precisam se vacinar. Os homens com até 29 anos também devem ir aos postos de vacinação para ficarem protegidos da doença.

Ninguém pode esquecer que só a vacina protege contra o surto de sarampo. O melhor é se vacinar porque o sarampo causa pneumomia, problemas na visão, infecção nos ouvidos e pode até matar. O surto de sarampo no Estado tem 1 ano e três meses. Do dia 25 de dezembro de 2013, data do primeiro caso confirmado, até agora 785 pessoas tiveram a doença em 37 municípios. A doença é de fácil transmissão. Passa da pessoa doente para outra pessoa através de secreções pela fala, ao respirar e ao tossir. Vacinadas, as pessoas ficam protegidas do vírus e livres do surto do sarampo.

26Tirinha 2

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Professores e servidores decidem manter a greve em Juazeiro

greve3Foto: whatsap Miseria.

Os servidores e os professores municipais de Juazeiro do Norte decidiram continuar em greve por tempo indeterminado. A decisão saiu no final da tarde desta ququinta-feira (26), após assembleia da categoria,  no auditório do Colégio Salesiano.
A categoria está em greve geral desde 21 de fevereiro e esta semana se reuniu por duas vezes com representantes da Prefeitura de Juazeiro e com o Ministério Público do Trabalho. No entanto,  as negociações não avançaram.
O prefeito Raimundo Macedo ( PMDB) diz não ter como pagar o reajuste de acordo com o piso nacional dos professores,  estabelecido pelo ME,  em 13,01%. Raimundão oferece 6,5% para servidores e professores.
Com o impasse, os poucos mais de 25 mil alunos da rede municipal de ensino continuam sem ter aulas em 2015.

flavio pinto

Governador convoca 238 aprovados em concurso da Pefoce

PericiaForense

O governador Camilo Santana aprovou a convocação de 238 candidatos aprovados remanescentes da 1ª fase do concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), regido pelo Edital nº1 da Pefoce, de 8 de dezembro de 2011 (publicado no Diário Oficial do Estado em 13/12/11). A decisão consta no Diário Oficial do Estado publicado nesta quinta-feira (26), referente ao último dia 24.
Os candidatos aprovados estão sendo convocados para realizarem suas matrículas na 2ª turma do Curso de Formação Profissional e para a entrega da Ficha de Informações Confidenciais (FIC).  As vagas são destinadas para cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia. Todos de 1ª classe.
A matrícula no Curso de Formação Profissional será realizada em duas fases. A primeira será via internet, no endereço eletrônico http://matrícula.aesp.ce.gov.br, devendo o candidato preencher a ficha de matrícula disponível, das 10 horas do dia 6 de abril de 2015 às 21 horas do dia 07 de abril de 2015, observado o horário local.
A segunda fase, por sua vez, será realizada de forma presencial, com a entrega da documentação para ingresso no Curso de Formação Profissional e para a Investigação Social. A FIC está disponível no endereço eletrônico www.aesp.ce.gov.br e deverá ser devidamente preenchida e entregue das 9 horas às 16 horas (horário local), nos dias 9 e 10 de abril, na sede da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), situada na Avenida Costa e Silva, 1253 – Mondubim.
O Curso de Formação e Treinamento Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de, no mínimo, quatro meses e será realizado em Fortaleza, pela AESP.
A relação dos candidatos que tiverem a sua matrícula homologada, bem como a convocação para o credenciamento e para a aula inaugural serão divulgados no endereço eletrônico http://www.aesp.ce.gov.br, em data a ser oportunamente divulgada.
A prova de capacidade física, a avaliação psicológica e a investigação social serão realizadas durante o Curso de Formação Profissional, devendo o candidato observar o disposto no item 9 do Edital nº1 – PEFOCE, de 8 de dezembro de 2011, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará de 13 de dezembro de 2011 e do edital de convocação para essas fases.
Acesse o edital de convocação no link:
http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20150324/do20150324p02.pdf

flavio pinto

SESC-Crato realiza nesta segunda, 1ª Caminhada da Mulher

sesc

Na próxima segunda-feira (30), Sesc-Crato, realizará a 1ª Caminhada da Mulher, objetivando incentivar as mulheres e a comunidade sobre a importância de praticar uma atividade física e ter uma vida saudável.
A concentração será na Unidade do Sesc Crato, a partir das 7h30min e encerrando na Praça da Sé com uma "Ação Cidadania", onde estaremos oferecendo serviços de orientações monitoradas sobre a saúde da mulher com distribuição de preservativos masculinos e femininos, IMC, kits de higiene bucal, jogos lúdicos, sorteio de brindes, dicas de beleza e maquiagem, além de apresentação de defesa pessoal para mulheres.

Flavio Pinto

Comentário ao conto A dor do poeta, de Geraldo Urano - Por: Emerson Monteiro

Eis um novo conto de Geraldo Urano, autor surpreendente do mundo Cariri. Sensibilidade. Sonho. Realidade. As histórias rebrilhantes de naves, cometas, estrelas, mistério, besta fera; letras de música, sonhos e poesia. E muito da inavaliável psicologia do esplendoroso campo dos sonhos. Eis aqui um pouco do testemunho de ser querido da nossa geração expedicionária, personagem histórico das estradas do impossível.

Mas para ele o que importava era o que pensava a sociedade, e a sociedade é cruel. Bom ler Geraldo Urano de todas as fases. Um trilho profano-sagrado que tange rebanhos incólumes ao universo dos sinos tibetanos, nova-iorquinos, venezuelanos, japoneses, transcendentais... Onde a selva de aço encontra o sideral... As damas, os valetes; e tudo nasce vivo da imaginação do texto pródigo do autor.  

...

No próximo domingo, 29 de março de 2015, às 19h30, no Instituto Cultural do Cariri, em Crato, haverá lançamento do livro O ferrolho do abismo, Poesias completas de Geraldo Urano, escritor caririense da geração de 1968, que marcou a história das artes de nossa Região.

Fruto do esforço conjunto de J. Flávio Vieira, Lídia Batista (irmã do autor) e outros amigos mais próximos a ele, o livro reúne em um só lugar toda a obra fértil e surpreendente de Geraldo, providência esta de rara importância e essencial às letras do Cariri, justa e oportuna, preito de reconhecimento a quem deu de si o máximo que as forças físicas lhe permitiram, na firme disposição de expressar a emoção de tempos conturbados e difíceis de manifestação dos reais sentimentos da sua geração de espírito libertária e criativo.

A produção de Geraldo Urano recebe, pois, formato abrangente, reunião de poemas, crônicas, contos, desenhos, em resgate fiel daquilo que tão amorosamente considerou, nutriu de palavras e pensamentos, nas larvas incandescentes da juventude que representa.

"EU TENHO MUITA VERGONHA", AFIRMA GRAÇA SOBRE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS Para ex-presidente, operação Lava Jato muda a estatal para melhor

GRAÇA FOSTER PRESTOU DEPOIMENTO NESTA TARDE (FOTO: MARCELO CAMARGO/ AGÊNCIA BRASIL)

A ex-presidente da Petrobras Graça Foster disse à CPI da estatal que a operação Lava Jato muda a empresa para melhor. "Não tenho dúvidas em relação ao bem que a operação Lava Jato já vem causando na Petrobras", avaliou.

"Não vamos esquecer nunca o ano de 2014", disse Graça, antes de afirmar que a operação da Polícia Federal é uma lição que não deve ser esquecida. A gestora voltou a falar da competência técnica de Paulo Roberto Costa, Renato Duque e, especialmente, Pedro Barusco. "Eu tenho vergonha, muita vergonha", disse, se referindo ao envolvimento dos ex-colegas no esquema de corrupção.

Lula
Graça afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era enfático sobre a necessidade de construir refinarias no Brasil. "Ele deu várias broncas na diretoria da Petrobras, sempre empurrando a Petrobras para frente", desse. Ela afirmou que, em encontro com conselheiros da estatal, Lula destacou a importância da construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), posteriormente aprovado pelo conselho.

Graça foi questionada pelo deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) se estaria encobrindo alguém e se preferia o PT à Petrobras. Ela respondeu: "Mil vezes Petrobras, Petrobras, Petrobras". A gestora também afirmou não saber quem indicou Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque para postos de comando na estatal. Ela disse ainda que nunca viu João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, acusado de participar no esquema de desvios.

sua saída da estatal, Graça Foster ressaltou que não foi demitida, mas pediu demissão com outros colegas, que chamou de "meus diretores". " Meus diretores não estão se defendendo ou fazendo delação premiada", justificou.

Segundo ela, o momento pedia a indicação de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil, para a presidência da Petrobras. "Tem horas que a Petrobras precisa de um economista, de um engenheiro. Tem horas que um financista é o nome do momento", avaliou. "Certamente, a Petrobras merecia um gestor muito melhor do que eu", disse Graça.

Governança
Graça disse que não acredita em governança perfeita. "Nossa governança precisava ser melhor", disse. Ela reafirmou que o sistema da Petrobras não detectou ações externas à estatal e, por esse motivo, ela criou a diretoria de Governança e Compliance. Sobre a transferência de bens para parentes, Graça afirmou que passou um apartamento no Rio de Janeiro para a filha, uma casa na Ilha do Governador para dois filhos, além de um apartamento em Búzios, que ainda até em processo. Ela disse que mora em um apartamento no Rio de Janeiro e queria fazer uma divisão entre os filhos. Ressaltou ainda, em depoimento à CPI da Petrobras, que as transferências começaram em 2012.

Corrupção
A ex-presidente da Petrobras disse Que não pode caracterizar a corrupção como sistêmica e institucionalizada na companhia. Ela afirmou não poder fazer essa avaliação porque não sabia dos fatos e só teve informação quando foi deflagrada a operação Lava Jato.

Ela informou que uma investigação interna, com a participação duas empresas privadas independentes, está em curso e levará até dois anos para ser concluída. A medida, segundo ela, foi uma exigência da empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers. "A partir daí, teremos mais informações para colaborar com a Polícia Federal e com os órgãos de controle", disse.

Graça também afirmou que é a Petrobras quem paga a conta da corrupção e do pagamento de propinas. Para ela, se uma empresa paga propina para fechar um contrato, esse valor será incluído no próximo contrato.

"A empresa que pega sua margem e paga propina, na próxima licitação que fizer, vai jogar isso no preço", afirmou, em depoimento à CPI da Petrobras. A gestora afirmou que tem informações pela imprensa sobre o esquema de corrupção. "O que eu tenho lido o ouvido é que essas práticas eram intensas até 2012 e que depois esse cartel se desfez", disse.

PF apreende mais de R$ 800 mil em apartamento de ex-conselheiro do Carf

A Polícia Federal faz desde o início desta nesta quinta-feira, 26, buscas na residência do ex-vice-presidente da 3ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) Leonardo Siafe Manzan. Segundo fontes envolvidas na ação, foi apreendida quantia superior a R$ 800 mil no apartamento do investigado - um duplex de alto padrão, na Asa Sul de Brasília. Até o início da tarde, os policiais ainda concluíam o auto de apreensão, com o balanço de tudo o que foi recolhido.

As buscas fazem parte da Operação Zelotes, que investiga crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa, tráfico de influência e associação criminosa no Carf, que é uma espécie de tribunal da Receita Federal. Investigadores acreditam que os desvios no conselho podem superar os valores da lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, estimados em R$ 10 bilhões.

A reportagem telefonou para a casa de Manzan, mas a informação da atendente, que não se identificou, foi de que ele não estava disponível para falar a respeito da operação.

Ministério Público de olho em propaganda irregular no Crato


IMG-20150323-WA0005

Faltando ainda cerca de 18 meses para as eleições municipais de 2016, já tem gente de olho na corrida eleitoral. Pelo menos no Crato. É que nas ruas e avenidas da cidade, já se percebe claramente propaganda, diga-se de passagem, irregular, por estar fora de período eleitoral.  Nela está escrito: "A cidade cresce com a escolha certa!",  No entendido do Ministério Público, a frase caracteriza propaganda eleitoral e já começou a catalogar esse pontos e deve determinar nos próximos dias a retirada da propaganda.

Jornalista flavio pinto


EM CRATO, CAIXA D'ÁGUA APRESENTA GRANDE VAZAMENTO E PODE CORRER RISCO.



Imagens de um grande vazamento em um reservatório de água da SAAEC localizada próximo a casa de eventos Mansão Prime estrada do Coqueiro. Verificamos um grande volume do material jorrando ininterruptamente.

www.blogdocrato.com


Lista do HSBC tem movimentações bancárias de pelo menos sete políticos de vários partidos

WS1 SÃO PAULO 26/09/2014 - PAULO MALUF - CARREATA - POLITICA  -  O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e candidato a reeleição durante carreata na região do Bras na zona leste da capital paulista nesta sexta-feira (26). Paulo Maluf teve sua candidatura barrada essa semana pelo Tribunal Superior Eleitoral com a base  na Lei da Ficha Limpa . FOTO:WERTHER SANTANA/ESTADÃO

Marcio Fortes (PSDB), Marcelo Arar (PT), Lisio Parisotto (PMDB), Jorge Roberto (PDT), Daniel Tourinho (PTC) e duas irmãs de Paulo Maluf (PP) têm ou tiveram contas na Suíça ou estão ligados a algum familiar que tenha, segundo informa o jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL. Esses nomes estavam na lista vazada do banco HSBC, no escândalo conhecido como Swissleaks.
Segundo a matéria do portal, nenhum dos políticos respondeu ao contato da reportagem.
O vazamento começou quando documentos com dados de 106 mil pessoas com contas no HSBC da Suíça foram entregues por um ex-funcionário do banco a autoridades francesas e chegaram a um grupo internacional de jornalistas investigativos, o International Consortium of Investigative Journalism (ICIJ). A estimativa é de que os depósitos dos brasileiros neste banco totalizariam um saldo de US$ 7 bilhões entre 2006 e 2007.
Ao menos 23 personagens de dez casos de suspeita de desvio de dinheiro público ou fraude em instituições financeiras no Brasil mantiveram contas secretas no HSBC em Genebra, na Suíça, de acordo com informações que datam de 2006 e 2007. Na relação, há nomes envolvidos em casos de corrupção como Lava Jato, Alstom e Máfia da Previdência.
Em relação à Operação Lava Jato, o correntista é Henry Hoyer de Carvalho, apontado como segundo operador do PP no esquema de desvio de dinheiro na Petrobras. Com relação ao Caso Alstom, em que a multinacional francesa é investigada por suspeita de pagar propina em contratos com o Metrô de São Paulo e referentes à construção da usina de Itá (RS-SC), aparecem Paulo Celso Mano Moreira da Silva e Ademir Venâncio de Araújo. Sobre a Máfia da Previdência, fraude descoberta em 1992 que desviou US$ 310 milhões, os envolvidos são Ilson Escóssia da Veiga, Nestor José do Nascimento e Tainá de Souza Coelho.
Após a divulgação da lista, o banco disse que sua subsidiária na Suíça, passaram por uma transformação radical nos últimos anos e vêm colocando em prática padrões de primeira classe e também relacionados à compliance (compromissos de ética) com os órgãos reguladores e transparência fiscal". Na nota, a instituição financeira diz ter reduzido o número de contas em quase 70% e afirma ter montado uma equipe de compliance com mais de sete mil colaboradores, mais de duas vezes o que tinha em 2011. "O banco segue os mais altos padrões de compliance em todos os países nos quais atua e colabora com as autoridades quando requisitado.

Yahoo Brasil

França reinicia operação de recuperação de corpos


resgatefranca
A polícia francesa reiniciou na manhã desta quinta-feira as operações de recuperação dos corpos das vítimas do avião da companhia alemã Germanwings, que caiu na terça-feira nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo. Vários helicópteros transportam médicos legistas para a área do acidente, assim como investigadores. O céu está aberto nesta quinta-feira em Seyne-les-Alpes, cidade do sudeste da França de onde decolam os helicópteros, mas está um pouco nublado no local da tragédia, segundo uma fonte policial.

AFP

Região do Cariri bate recorde em aprovações

aprovacoesjn

Juazeiro do Norte. A evolução do nível educacional da população de um país coloca-se como um elemento essencial na promoção de seu desenvolvimento. Sob esta perspectiva, a região do Cariri vem se consolidando como um novo polo estudantil no Ceará. Além das diversas instituições de ensino superior, agora há também cursos preparatórios para vestibulares, que antes existiam apenas na capital cearense.
Hoje, os estudantes que buscam uma boa preparação para o ingresso nas universidades não precisam mais emigrar para Fortaleza ou Recife em busca deste tipo de serviço. Percebendo a demanda mercadológica, um professor, com anseio de pai, incomodou-se com a carência de cursos preparatórios no Interior e resolveu oferecer um serviço diferenciado e inovador, fundando o Evolução Cursos. Os frutos desta iniciativa estão sendo colhidos a cada semestre.
Apenas neste ano, cerca de 300 alunos do Evolução Cursos foram aprovados nas principais universidades do País. Destes, 100 estudantes irão ingressar no curso de Medicina. Ao longo do prazo das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi um dos mais concorridos. Das 40 vagas ofertadas para o primeiro semestre letivo de 2015, 25% serão ocupadas por alunos do Evolução Cursos.
Recorde
Além da UFC, ocorreram aprovações em diversas instituições, como a Univasf, UERN, Inta e outras. Os números representam um recorde no segmento de cursinhos pré-vestibulares do Cariri. Mas, retratam também o processo de imigração e emigração observado na região nas últimas décadas. As aprovações mostram que o Cariri, principalmente a cidade de Juazeiro do Norte, tem se destacado como preferência não só dos estudantes que residem nas cidades do Sul do Ceará, mas também de outras regiões, como é o caso do Araripe, no vizinho Estado de Pernambuco, e também de cidades polos como Cajazeiras, na Paraíba.
Instalado há três anos, em Juazeiro do Norte, o Evolução Cursos é um preparatório voltado para os principais vestibulares nacionais e locais. Tem como objetivo elevar o nível de ensino dos estudantes e prepará-los com coerência para os desafios de ingressar em universidades.
Atualmente, o Evolução Cursos dispõe de uma equipe com larga experiência em aprovação e eficiência comprovada pela sua liderança absoluta no número de admissões em instituições de ensino superior. Por meio de uma moderna metodologia pedagógica, a proposta é estimular e desenvolver o crescimento de cada aluno, por meio do desenvolvimento de suas habilidades cognitivas para que ele consiga dar passos importantes rumo às grandes conquistas na vida.
Os avanços na educação possuem uma intrínseca relação com aumentos de produtividade, o que se destaca como um dos principais elementos para promover o crescimento.
Para desenvolver as potencialidades dos estudantes em sua totalidade, nas instalações do Evolução Cursos, eles encontram desde o apoio psicológico à cantina equipada, onde  há possibilidade deles levarem a alimentação de casa, 200 cabines de estudos individualizadas, oficinas de redação e matemática, biblioteca com títulos para ler, pesquisar e conhecer novos escritores, laboratórios de química, redação e biologia e até espaço para aquele "cochilinho" após o almoço.
Um diferencial do Evolução Cursos é a confortável estrutura de ensino. Desde que a proposta do funcionamento em horário integral foi adotada, vários investimentos foram realizados a fim de proporcionar mais comodidade aos estudantes que decidem por permanecer na instituição durante todo o dia.

Mais informações:
Evolução Cursos
Rua Antônio Mota Diniz, 55
Juazeiro do Norte, (88) 3512-8871
(88) 9772-7772
Site: www.Evolucaocursos.Com
Diario do Nordeste - Regional

Califórnia inicia ação para frear referendo que propõe matar gays

usagaysAFP/AFP/Arquivos - O estado da Califórnia anunciou ações legais para remover uma proposta de referendo que visa proibir a homossexualidade sob pena de morte

O estado da Califórnia anunciou ações legais nesta quarta-feira para remover uma proposta de referendo que visa proibir a homossexualidade sob pena de morte.

A proposta, que tem muito pouca chance de avançar (precisa de 360.000 assinaturas), foi apresentada pelo advogado Matthew McLaughlin, do gabinete do procurador-geral da Califórnia, oeste dos Estados Unidos, no mês passado.

O "Ato de Supressão da Sodomia" sugere que os homossexuais "sejam executados com uma bala na cabeça, ou por outro método mais conveniente".

Nesta quarta, a procuradora-geral Kamala Harris afirmou que está tomando as medidas legais necessárias para garantir que a proposta seja rejeitada.

"Essa proposta não apenas ameaça a segurança pública como é claramente inconstitucional, totalmente condenável, e não tem lugar em uma sociedade civil", disse a procuradora em pronunciamento.

Harris disse que pediu ao Tribunal de Justiça da Califórnia que isente as autoridades de apreciar o pedido para convocar o referendo.

"Se o tribunal não atender a esse pedido, meu escritório será forçado a apresentar uma proposta para legalizar a discriminação", ressaltou a procuradora.

A Califórnia, assim como outros estados norte-americanos, normalmente convocam referendos simultâneos com outras eleições para tratar de várias questões. As iniciativas devem atingir um mínimo de assinaturas.

A iniciativa de McLaughlin aponta que "o crime abominável contra a natureza conhecido como sodomia é um mal monstruoso que Deus Todo-Poderoso, doador da liberdade, nos ordena a eliminar, sob pena de nossa destruição total, assim como destruiu Sodoma e Gomorra".

"Por isso, é melhor que os criminosos morram antes que todos nós sejamos mortos pela justa ira de Deus (...) e o povo da Califórnia pede sabiamente, no temor de Deus, para que qualquer um que voluntariamente toque outra pessoa do mesmo sexo para a gratificação sexual seja morto com uma bala na cabeça, ou qualquer outro método conveniente", diz a proposta apresentada pelo advogado.

Por lei, deve-se pagar uma taxa de US$ 200 dólares (cerca de R$ 600) para que a coleta de assinaturas seja iniciada, justificando a convocação de um referendo.

AFP

Espetáculo da Paixão de Cristo é cancelado


paixaodecrito

Juazeiro do Norte. A encenação da Paixão de Cristo, prevista para acontecer no período de 3 a 5 de abril, neste município, foi cancelada pela produção do espetáculo. O motivo para esta decisão se dá em função de o espaço destinado às apresentações, o Centro Multifuncional de Serviços do Cariri não apresentar laudo do Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança necessária para o recebimento do público no local. Como o equipamento sequer foi oficialmente inaugurado, diante da possibilidade de acidentes, a produção do espetáculo decidiu se antecipar, temendo quaisquer riscos aos espectadores devido ao grande número de pessoas que ali estariam no período de realização do evento.
O grupo teatral alega que há necessidade da realização de uma vistoria completa no equipamento e que não existe tempo hábil para a realização da inspeção devido ao calendário proposto para a apresentação da Paixão de Cristo em Juazeiro do Norte. "Nos desculpamos diante da grande expectativa gerada junto ao público caririense, tendo em vista a participação de elenco nacional e de artistas locais, selecionados para exercer importantes papéis. Continuamos na perspectiva de que o projeto tenha andamento para que, no próximo ano, esse importante espetáculo, pensado para acontecer num dos maiores centros de romaria do Brasil, possa se concretizar com a estrutura necessária e com garantias de segurança ao público que acorrer ao espaço de realização", disse o produtor da encenação teatral, Junior Batista.
Entre os atores que comporiam as personagens da encenação, nomes de artistas consagrados, como Marcelo Serrado, Heitor Martinez, Ângelo Paes Leme, Luciana Braga e Isabel Guéron, já tinham sido confirmados pela produção.
A reportagem tentou ouvir a secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, a respeito do cancelamento da apresentação da Paixão de Cristo no Município. Mas não conseguiu até o fechamento desta edição.

Roberto Crispim
Colaborador
Diario do Nordeste - Regional

Livro sobre Padre Cícero será lançado nesta sexta-feira, em São Paulo

PADRECICERO9


Mais um livro será lançado sobre o Padre Cícero Romão Batista, que faleceu em 20 de julho de 1934 e continua sendo pesquisados e estudado em várias partes do mundo. "Os Sons do Adeus - Da Origem aos últimos Dias de Padre Cícero”, foi escrito pelo cearense  Gouveia de Hélias e será lançado na noite desta sexta-feira, 27, na Livraria Martins Fontes Paulista, localizada na Av. Paulista, 509, coração financeiro da cidade de São Paulo.
O livro com 264 páginas trás um relato completo sobre o padre nordestino, nascido em Crato no dia 24 de março de 1844. “Os Sons do Adeus – Da Origem aos últimos Dias de Padre Cícero”, segundo seu escritor, foi fruto de uma paixão que o acometeu ao recolher da tradição oral informações interessantes, a maioria delas dentro de sua própria família, sobre a vida do sacerdote e sobre os grandes eventos acontecidos no Vale do Cariri. Esses subsídios da tradição oral juntados à pesquisa de campo o habilitaram a escrever sobre Padre Cícero, dando, porém, ênfase e primazia aos sertanejos daquelas eras e à poesia que nascia agreste de suas manifestações religiosas apaixonadas.
Gouveia de Hélias nasceu em Redenção, cidade serrana do Estado do Ceará, estudou, na década de 1960, no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza – Seminário da Prainha – instituição jesuítica por onde passaram figuras polêmicas de nossa história contemporânea como Padre Cícero Romão Batista e D. Helder Câmara.  Gouveia de Hélias deixou o Seminário e mudou-se para o sul do país onde cursou Filosofia na Universidade de São Paulo. Em 2010, na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo, lançou seu primeiro trabalho, o “Dias Sem Compaixão”, um livro onde contava histórias do mundo do cangaceirismo.
Maiores informações
Livraria Martins Fontes Paulista
www.martinsfontespaulista.com.br
Av. Paulista, 509 - Tel.: 11 2167.9900
CEP 01311.910 - São Paulo SP
(Colaborou Roberto Bulhões)


PF investiga suspeito de envolvimento com golpe bilionário contra a Receita Federal, em Juazeiro do Norte.

receita_federal1

Cumprindo mandado de busca e apreensão na Operação Zelotes, deflagrada hoje (26), pela Polícia Federal no Ceará, Brasília e São Paulo, agentes federais estiveram numa residências localizada entre os bairros Lagoa Seca e Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte. O proprietário do imóvel não estava no local, mas foram aprendidos, computadores e muitos documentos, que serão periciados. O nome do dono do imóvel não foi revelado pela Polícia Federal.
A operação visa desarticular organizações criminosas que podem ter causado prejuízo de até R$ 19 bilhões à Receita Federal. De acordo com a corporação, são cumpridos 41 mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo e Ceará.
A PF disse que os grupos agiam no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, órgão que julga os recursos administrativos das autuações promovidas pelo Fisco.
As investigações começaram em 2013 e apontaram que servidores manipulariam o trâmite de processos e o resultado de julgamentos junto ao conselho. De acordo com a PF, a organização buscava corromper os conselheiros com o objetivo de anular ou diminuir as multas aplicadas.
Ainda segundo a polícia, os servidores repassavam informações privilegiadas para escritórios de assessoria, consultoria ou advocacia nas três unidades da federação. Esses locais usariam os dados para captar novos clientes, diz a polícia. A entidade afirma ainda que há constatação de tráfico de influência.
A PF afirmou que já foi comprovado prejuízo de R$ 5,7 bilhões. Os investigados vão responder pelo crime de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas ultrapassam 50 anos de prisão.

flavio pinto

Cariri lidera apreensão de armas de fogo no Ceará


BPMA_

A Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), localizada na Região do Cariri, lidera as apreensões de armas de fogo no Estado. Em janeiro e fevereiro de 2015, já foram retiradas de circulação 146 armas de fogo, ou seja, 22 a mais do que no mesmo período do ano passado. Os resultados positivos decorrem a ação conjunta entre os órgãos de segurança que atuam na Região do Cariri.
Nos feriados dos dias 24 e 25 de março, correspondentes ao aniversário de nascimento do Padre Cícero em Juazeiro do Norte e ao dia da abolição da escravidão no Ceará, a Polícia Militar registrou a apreensão de uma espingarda, tipo soca-soca, durante uma abordagem realizada na cidade de Antonina do Norte na terça-feira. A arma foi localizada na residência de Maria Marisa da Silva,40 anos, após denúncias de que naquela localidade havia um indivíduo foragido da justiça.
De acordo com o comandante do 2º BPM, Major Paulo Hermann Fernandes Macedo,  a atuação policial é focada no combate à criminalidade em geral, mas tem sido direcionada de forma mais incisiva para coibir o porte ilegal de arma e o tráfico de drogas afim de que se reduzam os crimes violentos contra a vida e contra o patrimônio. A AIS 11 abrange 25 municípios do interior, incluindo cidades de porte econômico e populacional expressivo, como Juazeiro do Norte e Crato.


Detentos tentam matar Deinha na cadeia pública do Crato

cadeia4

No final da manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Militar foi acionada para acalmar um princípio de rebelião ocorrida na Cadeia Pública do Crato. Segundo a direção da cadeia, um grupo de detentos se rebelou com a presença do preso Antônio Paulo Gomes Coelho, o "Deinha", de 27 anos, acusado de 11 homicídios. Deinha foi resgatado por agente penitenciários e por medida de segurança foi transferido para Juazeiro do Norte.

Fonte: Jornalista Flávio Pinto


PF faz operação no Ceará, Brasília e São Paulo contra suspeitos de fraudar até R$ 19 bi da Receita Federal

 

policia-federalA Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (26) operação para desarticular organizações criminosas que podem ter causado prejuízo de até R$ 19 bilhões à Receita Federal. De acordo com a corporação, são cumpridos 41 mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo e Ceará.
A PF disse que os grupos agiam no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, órgão que julga os recursos administrativos das autuações promovidas pelo Fisco.
As investigações começaram em 2013 e apontaram que servidores manipulariam o trâmite de processos e o resultado de julgamentos junto ao conselho. De acordo com a PF, a organização buscava corromper os conselheiros com o objetivo de anular ou diminuir as multas aplicadas.
Ainda segundo a polícia, os servidores repassavam informações privilegiadas para escritórios de assessoria, consultoria ou advocacia nas três unidades da federação. Esses locais usariam os dados para captar novos clientes, diz a polícia. A entidade afirma ainda que há constatação de tráfico de influência.
A PF afirmou que já foi comprovado prejuízo de R$ 5,7 bilhões. Os investigados vão responder pelo crime de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas ultrapassam 50 anos de prisão.
A ação foi batizada de Operação Zelotes, que significa falso cuidado ou cuidado fingido, de acordo com a Polícia Federal. Além de 180 policiais federais, 55 fiscais da Receita Federal participam da operação.

flavio pinto

Justiça manda soltar cinco envolvidos no golpe milionário contra a Caixa

advocacia2

Cinco dos 17 envolvidos no esquema de fraude milionária na Caixa Econômica Federal (CEF), presos na última terça-feira (24), pela Polícia Federal, foram libertados ontem, no final da noite. A ordem de soltura foi concedida por liminar concedida pelo desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, Rogério Fialho Medeiros.
Foram soltos os empresários André Luís Bastos Praxedes, Flávio Benevides Bomfim e Egberto Bossardi Frota Carneiro, além de Jaime Dias Frota Filho, gerente geral da Caixa da agência Dom Luiz e o Superintendente Nacional da Caixa para o Nordeste, Odilon Pires Soares.
A liminar foi obtida somente por volta das 22 horas, pelo advogado  Leandro Vasques, que defende também outros integrantes do grupo.
Doze pessoas permanecem presas. Cinco empresários: Ricardo Alves Carneiro, apontado como líder do grupo, Fernando Hélio Alves Carneiro, Diego Pinheiro Carneiro, José Hybernon Cysne Neto e William Bezerra Segundo.
Seis são funcionários ou ex-funcionários da CEF como os gerentes Ana Márcia Cavalcante Nunes, David Athilla Andrade Bandeira Barreto, Joacy Nogueira de Oliveira, Francisco Evandro Cavalcante Marinho, Israel Batista Ribeiro Júnior e o superintendente do banco, Antonio Carlos Franci. Geovane Silva Oliveira Filho, apontado como intermediador, também está detido.
O grupo é acusado de ter desviado até R$ 100 milhões em operações de crédito fraudulentas praticadas entre 2013 e 2014. Na operação, a Polícia Federal apreendeu um avião, carros de luxo, animais silvestres e cédulas de real, dólar e euro. De acordo com a Polícia Federal ainda há foragidos.
Prazos
Os envolvidos estão detidos em celas da Polícia Civil, uma vez que a carceragem da Polícia Federal, no bairro de Fátima, está em reforma. A única mulher do grupo - Ana Márcia Nunes - está na Delegacia Geral.
Os demais foram recolhidos na Delegacia de Capturas, no bairro José Bonifácio. Porém, tiveram que ser colocados em celas separadas, já que entre eles criou-se uma inimizade por conta das “deduragens” de membros do grupo.
(O Povo)

Debandada nos quadros históricos do PT


O PT está perdendo seus quadros mais importantes


Está sendo articulada uma debandada na bancada do PT no Senado Federal. A cada caso de corrupção anunciado, mais petistas históricos entram na lista dos que querem abandonar o barco. Talvez o escândalo da Petrobras seja o que mais abala as lideranças nacionais do partido que estão no Senado. A Petrobras era a cara do PT, o partido fez política dentro da empresa, promovendo grandes greves. Os trabalhadores da Petrobras ajudaram em muito o PT, promovendo greves, desgastando governos. Estão contando os dias para deixar o PT, os senadores Walter Pinheiro(BA), Paulo Paim(RS), Marta Suplicy(SP) e Delcídio Amaral(MS). O quadro do PT tem feito esforço para segurar os rebeldes.

Por: Roberto Moreira 



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30