xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/03/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 março 2015

EUA pedem que Israel termine conflito com Estado palestino

Israel-palestine-flags1

A Casa Branca pediu hoje (23) que o governo de Israel reavalie a postura e que termine o conflito com o Estado palestino. Em declarações hoje à tarde, o chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, pediu que o governo de Israel demonstre comprometimento com a solução pacífica para o conflito entre isralenses e palestinos.

“Os Estados Unidos estão gastando muita energia neste objetivo [paz entre os dois Estados]”, disse McDonough horas depois de o primeiro-ministro isralense Benjamin Netanyahu ter pedido desculpas sobre comentários que havia feito contra as minorias árabes-israelenses e também depois de Israel ter boicotado uma reunião do Conselho de Segurança na Organização das Nações Unidas em Genebra, que discutiu a ofensiva isralense e a ocupação na Faixa de Gaza.

“Já é hora de Israel terminar esta ocupação”, defendeu, referindo-se à ocupação isralense da Faixa de Gaza, que dura 50 anos. Nas declarações feitas à imprensa, o chefe de Gabinete disse que os Estados Unidos não podem ignorar os comentários de Netanyahu e pediu seriedade para com o tema.

McDonough disse que a Casa Branca continua incomodada com os comentários feitos por Netanyahu na véspera da eleição em Israel, quando o premiê disse que não permitiria a criação de um Estado palestino enquanto estivesse no poder.

“Não podemos simplesmente fingir que tais comentários nunca foram feitos”, acrescentou McDonough.  Netanyahu venceu a eleição de 17 de março em Israel e está trabalhando para formar uma nova coalizão de governo.

McDonough é um dos principais auxiliares do presidente dos EUA, Barack Obama. Ele disse que os Estados Unidos eram contrários à construção de assentamentos judeus em território reivindicado pelos palestinos, questão de grande sensibilidade nas negociações de paz para o Oriente Médio.

“Vamos continuar a nos opor às atividades de assentamento, pois isso prejudica os prospectos de paz”, afirmou. Ele frisou que o governo norte-americano não deixará de trabalhar por uma solução pacífica entre os dois Estados.

Netanyahu tem feito declarações contraditórias, sobre o Estado palestino. Antes das eleições de 17 de março, ele disse que era contrário à criação de um Estado para os palestinos, mas depois das eleições disse que não se opunha à ideia.

McDonough destacou que os palestinianos deveriam ter “o direito de viver num Estado soberano e de se governar a eles próprios”. Ele não fez nenhuma referência ao pedido de desculpas de Netanyahu hoje, mas falou horas depois do pedido de desculpas do premier israelense.

Editor Fábio Massalli

|Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC

Construção civil tem menor nível de atividade em cinco anos

 contrucao

A indústria da construção teve, em fevereiro, o menor nível de atividade nos últimos cinco anos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador de atividade do setor atingiu 33,2 pontos no mês passado, queda de 11,7 pontos em relação a fevereiro de 2014.

De acordo com a CNI, o indicador aponta retração acentuada na indústria da construção. Os valores da pesquisa variam de 0 a 100 pontos. Quando ficam abaixo dos 50 pontos, revelam queda na atividade e no emprego. Quanto mais distante da linha divisória, maior a queda.

O indicador do número de empregados encerrou o mês passado em 36,4 pontos, com recuo de 10,1 pontos em relação a fevereiro de 2014, no índice mais baixo desde janeiro de 2011. Segundo a CNI, o desaquecimento está cada vez mais intenso e disseminado em todos os setores da indústria da construção e em empresas de todo porte. A utilização da capacidade instalada ficou em 60%, 9 pontos percentuais a menos que em fevereiro de 2014.

A expectativa para os próximos meses continua negativa. Todos os indicadores para os próximos seis meses ficaram abaixo de 50 pontos, linha que separa o otimismo do pessimismo. O indicador de nível de atividade, que mede a intenção de ampliar a produção, chegou a 42,3 pontos.

O índice de novos serviços e empreendimentos caiu para 42 pontos. O indicador de número de empregados caiu para 41,7 pontos. O índice de intenção de investimento caiu pelo sexto mês seguido, alcançando 34,6 pontos, o menor dos últimos dois anos.

A pesquisa foi feita entre 2 e 11 de março com 600 empresas. Desse total, 191 são de pequeno porte, 267 médias e 142 grandes.

Agência Brasil

MJ e empresa alemã investigam pagamento de propina na Copa

Copa-2014-Brasil

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a análise do contrato com a empresa alemã Bilfinger e no procedimento licitatório da compra de monitores para os Centros Integrados de Comando e Controle utilizados na Copa do Mundo. Além disso, o ministério pediu para que a Corregedoria-Geral da União (CGU) realize auditoria nos contratos relacionados à compra. A Bilfinger também deverá apresentar elementos que apontem irregularidades nos contratos.

De acordo com o Ministério da Justiça, o contrato com a Helmut Mauell, representante da Bilfinger no Brasil, para aquisição dos monitores (video-wall) para os Centros de Comando e Controle foi firmado no valor de R$ 24,3 milhões. A pasta disse ainda que a empresa vencedora ofereceu “preço inferior a 46% do valor obtido à época em pesquisa de mercado”.

A empresa alemã contratou serviços de auditoria e, segundo a própria, as suspeitas já foram comprovadas, mas não se sabe ainda quem pagou e recebeu a propina. “Como primeiro passo, a Bilfinger encomendou auditores Ernst & Young para uma abrangente checagem de dados na Alemanha e no Brasil e, posteriormente, os auditores Deloitte e um escritório de advocacia especializada no Brasil para maior clarificação do incidente. As suspeitas já foram comprovadas. O inquérito, no entanto, ainda não está completo. Isso também se aplica à questão de [verificar] a quem e em que quantidade os pagamentos foram feitos”, explica a empresa, na nota.

(Agência Brasil)

UFC promove debate sobre políticas de inclusão social para crianças com autismo

 

autismo-2

A Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Linepi), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas (pelo e-mail linepiufc@gmail.com) para a mesa-redonda intitulada “Políticas Públicas e Inclusão Social para a Criança com Autismo”. O evento acontecerá no dia 11 de abril, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa, em Fortaleza.

Foram convidados para a mesa Paulo de Tarso Nogueira, juiz titular da 6ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza; Talita de Lemos, assistente social do Hospital São José e Hospital de Saúde Mental de Messejana, coordenadora da Escola de Supervisores Clínico-Institucional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Ceará; e Patrícia Trigo, psicopedagoga, especialista em Educação Inclusiva, em Applied Behavior Analysis (ABA) e autismo, pelo Seneca College, Toronto, Canadá. Ela publica artigos nessas áreas e trabalha com formação de professores.

A mediação será feita pelo psicólogo e psicanalista Daniel Franco, da Linepi e o evento é aberto ao público, especialmente aos pais e familiares de crianças autistas. O debate ocorre em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O Povo

STDS anuncia oferta de 2.131 vagas de trabalho no Estado


emprego

No mês em que se discute a criação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI),- já aprovada na Câmara dos Deputados e encaminhada ao Senado – com novas garantias e direitos às pessoas nessa condição, o Ceará segue ofertando vagas para o segmento. Nesta semana, levantamento realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/SINE-IDT, divulga 2.131 oportunidades de emprego para todo o Estado, das quais 75 são para pessoas com deficiência na capital. Do total, 1.807 vagas são somente para Fortaleza. A LBI, que na última semana retornou ao Senado para ser revisada, assegura a lei de cotas para pessoas com deficiência, determina às empresas que possuem de 50 a 99 funcionários a contratar ao menos uma pessoa desse grupo e a manter a reserva de 10% de vagas nos processos seletivos de cursos de ensino superior. Outra inovação do projeto de lei é o reconhecimento do direito ao auxílio inclusão, uma renda suplementar a ser paga às pessoas com deficiência inseridas no mercado formal de trabalho, além do estímulo à capacitação simultânea à inclusão no trabalho. As empresas terão três anos para se adaptar.

Vagas de emprego

Além de Fortaleza, os outros municípios contemplados com oportunidades de emprego são Aquiraz, Caucaia, Crateús, Crato, Iguatu, Limoeiro do Norte e Russas. Os principais setores são serviços e comércio, sendo os cargos com maiores demandas os de auxiliar de limpeza (220 vagas), estoquista (100 vagas) e vendedor interno (200 vagas). Os interessados devem dirigir-se à Unidade de Atendimento do SINE/IDT mais próxima de suas residências. Informações sobre vagas não são dadas por telefone e todas estão sujeitas à alteração. 

Assessoria de Comunicação Social


Governo do Estado realiza leilão para escavação de poços profundos

plenario

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), realiza, nesta terça-feira (24), às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa, leilão reverso para a contratação de serviços que serão empregados na construção de poços profundos em municípios do Ceará e para minimizar os efeitos da estiagem.
O espaço do plenário foi cedido para a realização do leilão, atendendo ao pedido do superintendente da Sohidra, Yuri Castro. Por causa do evento, não haverá sessão plenária neste dia.
O leilão reverso, que será presencial, vai contar com a presença do governador Camilo Santana e de empresas especializadas na perfuração e manutenção de poços profundos.
Como forma de minimizar os efeitos da seca no Estado, a Sohidra pretende adquirir serviços de locação, construção, teste de vazão com análise físico-química e instalação de sistemas simplificados de chafarizes e dessalinizadores. O Governo do Estado quer instalar estações de bombeamento e de redes em 1.500 poços já perfurados e a escavação de novos 1.500 poços nas zonas rurais afetadas pela estiagem.
Vencerá a empresa que apresentar a proposta de menor valor. Também conhecido como pregão, o leilão reverso é uma modalidade de licitação pública que se destina à contratação de bens ou de serviços por entidades públicas.
Esse modo de licitação admite que os participantes renovem as suas propostas inicias, que podem ser alteradas de forma decrescente por quem estiver habilitado a participar do processo licitatório. O pregão pode ser presencial (os licitantes se encontram e participam da disputa) ou eletrônico (os licitantes se encontram em sala virtual pela internet, usando sistemas de governo ou particulares).
(Assessoria da Assembleia)

Nascimento de Padre Cícero é lembrado com comemorações

dia20

Milhares de pessoas participam das celebrações, que incluem missas, atividades culturais, festas juninas, lançamento de cordéis e shows. Na manhã de ontem, também houve a Corrida Padre Cícero, com dezenas de atletas

Foto: Roberto Crispim

Juazeiro do Norte. Foram iniciadas, na última sexta-feira (20), as comemorações dos 171 anos de nascimento do fundador do Município de Juazeiro do Norte, Padre Cícero. Os festejos continuam hoje e amanhã (24). As celebrações tiveram início com tradicional missa e abertura oficial da 33ª Semana Cultural que homenageia o Vigário dos Sertanejos, evento que reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil organizada, líderes comunitários e população em geral, na Fundação Memorial Padre Cícero.

Os festejos reúnem grupos de tradição local e uma série de atividades culturais e religiosas, através de parceria entre Igreja Católica e a Secretária Municipal de Cultura e Romaria (Secrom). Houve apresentação de quadrilhas juninas, lançamento de cordéis e shows. As ações concentraram-se no Largo do Socorro, um dos pontos de maior movimentação no período.

Na manhã de ontem, houve mais uma edição da Corrida Padre Cícero, que contou com a participação de dezenas de atletas maratonistas de diversos municípios da região do Cariri, bem como de estados vizinhos, como Paraíba e Pernambuco. O trajeto iniciou-se na cidade de Crato e se estendeu até a Praça que leva o nome do sacerdote, no Centro de Juazeiro do Norte. À tarde, no mesmo local, foi realizada apresentação teatral com o Circuito Cearense de Teatro da Terra, recital com o Coral Anjo da Guarda, tendo, ainda, participação de grupos de tradição cultural.

Hoje (23), as comemorações começam logo cedo, a partir das 7h, com Missa na Capela do Socorro. À noite, haverá apresentação de grupos de seresta do Município e, por volta das 22h, o início do concurso Bolo com Arte, que neste ano chega à segunda edição. À meia-noite, serão entoados parabéns em homenagem ao natalício do sacerdote.

O grande momento será mesmo na passagem do dia 23 para o dia 24, com o corte do bolo gigante das beatas Cicinha e Romana, filhas adotivas do Padre Cícero e, também, com o concurso Bolo com Arte.

A secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, também informou que, após o corte do bolo, haverá queima de fogos e distribuição do tradicional caldo da Nair, que acontece há mais de 25 anos. "Logo depois que o bolo for servido aos participantes, nós teremos um grande show pirotécnico e também será servido o caldo da Nair, que é outro momento muito tradicional dentro das comemorações", comentou.

Amanhã, último dia de comemorações, a partir das 15h, acontecerá a Procissão das Flores, com saída em frente ao Centro Social Urbano (CSU) e concentração na Sociedade Padre Cícero, contando com a presença de grupos de tradição e fanfarras da cidade. Às 18h, os fiéis estarão reunidos na III Renovação das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, que contará com a entrega de Certificado as "tiradeiras" de renovação.

Ordens sacerdotais

Paralelamente às comemorações em torno do aniversário do sacerdote, uma campanha em torno da devolução das ordens sacerdotais de Padre Cícero vem sendo desenvolvida. A ação acontece através da Associação dos Amigos e Devotos do Padre Cícero (AADPAC), que exige da Igreja Católica Apostólica Romana a devolução das ordens sacerdotais "tomadas" pela Igreja, desde o fim do século XIX, há mais de100 anos.

O grupo afirma que Padre Cícero jamais renunciou à sua fé e à Igreja, ressaltando, também, a importância do sacerdote na criação de Juazeiro do Norte e sua participação no contexto político cearense, tendo sido prefeito, deputado federal e vice-governador do Estado do Ceará. Também observam que Padre Cícero foi escolhido o "cearense do século" e possui, em sua homenagem, a terceira maior estátua de concreto do planeta.

Diario do Nordeste - Regional

VI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescentes em Barbalha

barbalha

Nesta terça-feira (24), a Prefeitura de Barbalha, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – promoverá a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que trás como tema este central, Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos da Criança e do Adolescente.
A VI Conferência Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, tem início às 8 horas e prossegue até as 17 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (Mestre Joaquim Mulato) no Parque da Cidade.

|flavio pinto

Cariri Garden Shopping sedia Festival de Xadrez, em Juazeiro do Norte

 

xadezjn

A competição tem início nesta terça-feira (Foto: Divulgação)

Com a participação de pelo menos 120 inscritos, entre profissionais e amadores do xadrez, será realizado nos dias 24 e 25 de março, o Festival Padre Cícero de Xadrez. O evento acontecerá no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, por meio do Clube Juazeirense de Xadrez. Estarão reunidos no local os melhores jogadores da região para mais um embate, além de divulgar as diversas modalidades do esporte para o Cariri.
Conforme a coordenação do evento, serão três categorias previstas de participação, incluindo o torneio Sub – 15, amador, e o torneio aberto, que envolve todas as outras categorias. Durante o evento, haverá, além do amador, uma simultânea com jogadores inseridos na categoria até os 18 anos, que inclui os mais experientes.
As inscrições para o evento continuam sendo feitas e os competidores estão confirmando a participação. O objetivo do campeonato que está em sua terceira edição é poder fomentar a prática dos competidores profissionais.
O festival vai funcionar nos horários da terça-feira, dia 24, das 14h às 20h; e quarta-feira, dia 25, das 10h às 20h. As duas datas marcam feriados na cidade, de aniversário do Padre Cícero, e estado, da Abolição da Escravatura no Ceará, respectivamente.


flavio pinto

Raimundão é vaiado na abertura da Corrida Padre Cícero

 

Raimundao

O prefeito Raimundo Macedo (PMDB) parece intercalar nos últimos dias momentos de lucidez e desvaneio. Isso porquê, em menos e 48 horas, Raimundão se expôs a vexame e a constrangimento, a princípio desnecessários.
Primeiro foi sua ida, na sexta-feira à noite (20), à solenidade de entrega da estrada que liga a sede do Crato ao distrito de Bela Vista - sem ser sequer convidado -, onde Raimundão chegou e não foi anunciado e nem cumprimentado pelas lideranças que estavam no palanque. muito menos pelo governador Camilo Santana, que nem o notou. Acabou salvo pelo vice-prefeito Luiz Ivan, que o levou para um ponto mais discreto no palanque.
E neste domingo (22), novo constrangimento.
Raimundão, talvez, decidiu de livre espontânea vontade testar sua popularidade ao comparecer à abertura da XXXIII Corrida Padre Cícero, no Centro do Crato. A corrida tem largada na Praça da Sé (no Crato) e termina na Praça Padre Cícero (em Juazeiro do Norte). Resultado: vaias e mais vaias para o prefeito de Juazeiro do Norte. E olha que a largada ocorreu no Crato.
Sua administração já da sinais de desgaste e vem caindo em descrédito perante a população. Reverter tal situação, será uma missão quase impossível, principalmente com o andamento de denúncias formuladas pelo Ministério Público e pela Policia Federal. Esta última já iniciou investigações que visam identificar com ligações do empresário Egberto Gomes Costa, o "Beto", com agentes públicos.
Segundo a PF e o Ministério Público Federal, o grupo teria desviado mais de R 2 milhões do Fundeb, somente no primeiro ano de governo.

Flavio Pinto News


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31