xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/03/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 março 2015

Historiadores do IPHAN fazem avaliação para o tombamento da Festa de Santo Antônio, em Barballha

iphan

 

Foto: Divulgação.

O Secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, recebeu historiadores do IPHAN – Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional, Igor Soares e Ítala Bianca que vieram discutir e levantar novos assuntos concernentes aos estudos sobre o processo de registro da Festa de Santo Antônio, como patrimônio cultural brasileiro.
E para expressar esse reconhecimento, o IPHAN dá continuidade o trabalho de visita e entrevistas na cidade, com personagens que fizeram ou fazem parte da história da festa do Padroeiro de Barbalha, tanto no aspecto religioso, quanto no cultural e social. O tombamento significa o reconhecimento de uma pluralidade da cultura do povo barbalhense, dos mais de 60 grupos folclóricos que fazem parte da cultura popular, e que representam uma das maiores riquezas da história de Barbalha.
O historiador do IPHAN, Igor Soares disse que estar compondo uma das fases de registro da festa, e neste momento específico estar fazendo a escrita do dossiê, um texto que aborda aspectos históricos e culturais da festa.
Igor Soares, afirmou ainda que, o inventário da festa, já foi composto mas, existem algumas lacunas que precisam melhorar, verificar alguns aspectos que não foram contemplados ao longo do estudo, ou seja, do inventário e, hoje, está fazendo algumas entrevistas na cidade, copilando alguns materiais bibliográficos e documentais, para que se possa chegar a maior quantidade possível de elementos para compor o texto oficial de maneira mais densa.
O historiador disse ainda, que quer ao fim do processo até o primeiro semestre deste ano, compor um texto que tenha de fato, uma grandeza, tal qual a própria festa de Santo Antônio.
Para o secretário de Cultura Antônio de Luna, é importante que esse dossiê possa ficar completo, para que na próxima reunião do Conselho Consultivo do IPHAN, Barbalha possa estar dentro do Ministério da Cultura como patrimônio cultural brasileiro. “Isso é um sonho que os barbalhenses têm, e nós aguardamos que ainda esse ano, realmente seja tombada como patrimônio, que trará diversos benefícios para a Festa de Santo Antônio que se tornará ainda mais, grande” disse Antônio de Luna.

flavio pinto

Em Brasília, Camilo trata do Minha Casa Minha Vida

 

MiriameCamilo

A presidente da Caixa, Miriam Belchior recebeu Camilo Santana. (Foto: Divulgação)

Em reunião com a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior. o governador Camilo Santana tratou de projetos do programa Minha Casa Minha Vida, no Ceará. "O Minha Casa Minha Vida é a maior política habitacional que o Brasil já teve. Por meio deste programa,tem sido possível levar moradia digna para a população. Nós queremos viabilizar novas unidades para o Ceará e esta reunião tratou disso", declarou Camilo. A reunião aconteceu em Brasília, na manhã desta quarta-feira (18).

(Governo do Ceará)

Operação contra a corrupção em Juazeiro - Empresário é considerado foragido

 

20150318_121806

A delegada federal, Josefa Lourenço da Silva acaba de dar detalhes acerca da Operação Crio, desenvolvida na manhã desta quarta - feira ( 18), em Juazeiro do Norte.  Onze mandados de busca e apreensão e um madado de prisão foram expedidos pela Justiça Federal com o objetivo de desarticular uma quadrilha acusada de desvio de verbas públicas federais provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O empresário Egberto Gomes Costa,  o Beto,  teve mandado de prisão preventiva decretada e é considerado foragido.
A Operação Crio é um alusão ao Deus do frio na mitologia grega, numa referência à CPI dos Ar-condicionados, recusada pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, mas cuja denúncia, foi entregue ao Ministério Público Federal ( MPF ) pelo vereador Cláudio Luz ( PT ).
A denúncia vem sendo investigada desde outubro de 2013 e hoje 45 agentes federais vindos de Fortaleza auxiliaram os policiais da delegacia de Juazeiro do Norte nas buscas.  Foram apreendidos dois veículos na residência de Beto, uma camioneta S10 e um automóvel Veloster.
Segundo  delegada Josefa Silva,  a investigação apurou que faziam parte da organização criminosa, empresários,  contadores, além de prováveis servidores públicos nas licitações,  em desvio e aplicação indeviVerbasverbaspúblicaas federais do Fundeb.
O "modus operandi" da quadrilha consistia na abertura de empresas de fachadas, visando o superfaturamento dos serviços contratados, os quais, parte sequer eram realizados.

flavio pinto

Contra corrupção em Juazeiro, PF apreende veiculos e vasto material em vários endereços

20150318_103057

 

Os agentes federais começaram a retornar da operação.  (Foto: Flavio Pinto )

Já começou a chegar na sede da Polícia Federal,  as primeiras apreensões realizadas nesta quarta-feira (18),  em Juazeiro do Norte. Dois veículos: uma camioneta S10 e um veículo importado Veloster deram entrada agora pouco na garagem da PF. Os veiculos pertencem ao empresário Egberto Gomes Costa, o Beto, suspeito de ter montado um esquema de desvio de dinheiro público através de empresas de fachadas com o objetivo de desviar dinheiro público da Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Também foram apreendidos documentos em vários endereços em Juazerio do Norte.  Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal,  que investiga as denúncias formuladas pelo vereador Cláudio Luz ( PT ),  que em junho do ano passado, tentou instalar na Câmara Municipal,  a CPI dos Ar-condicionados.
Conforme a denuncia de Luz, um esquema de corrupção foi instalado desde o início da atual gestão  prefeituraée seriacomandado por pessoas da confiança do prefeito Raimundo Macedo, juntamente com o empresário  Egberto Costa, o Beto.
Neste momento,  a operação continua em vários endereços na cidade.
Mais informações em instantes.

flavio pinto

Polícia Federal e Ministério Público Federal fazem operação contra a corrupção em Juazeiro do Norte.

 

pf

A Polícia Federal cumpre nessa manhã de quarta-feira (17), mandados de buscas e apreensões e até de prisões em Juazeiro do Norte. O alvo da ação são pessoas envolvidas e citadas na "CPI dos Ar-condicionados", que está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF).
A base de ação nesta manhã se concentrou na Vila Carité, onde reside um dos empresários citados nas denúncias. Há informações de vários documentos e HDs de computadores foram apreendidos e pessoas estão sendo levadas para a Polícia Federal, em Juazeiro do Norte.
Mais informações em instantes.

flavio pinto

Tasso defende "transparência e verdade" do governo para recuperar credibilidade

tassojj

 

Foto: Divulgação

O senador Tasso Jereissati (PSDB) cobrou nesta terça-feira (17), durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos(CAE) com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa,  “transparência e verdade” do Governo Dilma para a recuperação da credibilidade, e a consequente retomada do crescimento econômico do País.
Durante a reunião, Jereissati avaliou o comportamento do Governo Federal nos últimos anos, condenando a política econômica adotada que, segundo ele, corroeu a credibilidade do Brasil. Ao relacionar as medidas implementadas com o atual cenário, lamentou que o Governo Dilma insista em “querer disfarçar a realidade e desmentir os fatos”, reafirmando, inclusive,sua preocupação com a postura governamental, a partir das declarações feitas durante a audiência.
"Algumas colocações que foram feitas nesta audiência não vão nessa direção de reconstruir a verdade e a credibilidade que o governo precisa ter, independente de ser feio, ou não, ajuste fiscal, no sentido de reconstruir uma expectativa que possa realmente voltar a retomar o crescimento econômico no Brasil.
Para Tasso, somente com essa mudança de atitude, o País resgataria a sua credibilidade, e a economia apresentaria um novo crescimento. Além de defender a adoção de uma postura diferente do Governo Dilma com “transparência e verdade”, Tasso também alertou que outra medida que precisa ser empregada como forma de assegurar melhoria no ambiente econômico é o resgate da importância das Agências Reguladoras.
"Precisamos fortalecer as agências reguladoras que foram enfraquecidas e desmoralizadas, nos últimos anos. Precisamos reconstruir a confiança das agências.
(Assessoria do senador)

Dona Ciça do Barro Cru - Por: Emerson Monteiro

Início dos anos 70 e cruzaria o Rio São Francisco pela primeira vez indo viver um tempo em Salvador. O coração, no entanto, permaneceria no Cariri, onde deixara amigos e sonhos. Vez em quando vinha de volta; férias ligeiras. Atualizava as descobertas e percorria os pontos de toque na ânsia que juntava saudades e novas amizades.

Presenciaria, nessas vindas, o seguimento intenso daquilo que deixáramos no campo de arte e cultura bem característico da geração de 1968 no Crato. Conheceria de perto Rosemberg Cariry, Jefferson Junior, Jackson Bola Bantim, Geraldo Urano, Luíz Carlos Salatiel, Carlos Rafael, Múcio Duarte, Ivan Alencar, Meirinha Germano, Lídia Batista, Pachelly, Alberto e Abidoral Jamacaru, Magérbio Lucena, Deca (José) e Márcia Figueiredo, Célia Teles, e outros mais, que formavam o Grupo de Artes Por Exemplo e realizaram, no transcorrer daquele período, os Salões de Outubro, dentre outras marcantes atividades, revelações que abrangeriam festivais da canção, filmes, fotografia, pintura, desenho, xilogravura, escultura, teatro, jornais, livros, sob o prisma de vitalidade poucas vezes consignada, evidenciando proposta de liberdade, criatividade e contestação dos valores burgueses ainda vigentes na sociedade nordestina dos interiores.

Nessa fase buscava acompanhar as pesquisas do grupo. Sempre achava novidades, sobretudo com relação à cultura popular. Através dessas viagens, tomaria ciência de valores quais Ciça Louceira, Dona Ciça do Barro Cru, Zé Ferreira, Nino; chegaria mais próximo de Stênio Diniz, Mestre Noza, Patativa do Assaré, todos eles expoentes valorosos do patrimônio cultural caririense.

Isso serviria sobremodo para aumentar o meu gosto pelo nosso povo e querer regressar, o que ocorreria já em 1977, quando, inclusive, ao lado de Luiz Karimai, Gilberto Morimitsu, Isabelisa Cordeiro e alguns daqueles artistas antes citados, realizaríamos Salões de Outubro, naquele ano e no ano seguinte, 1978.

Dentre os destaques que mais prezo daquelas lembranças, que trabalhava e trazia para vender suas produções nas feiras de Crato e Juazeiro do Norte, Dona Ciça do Barro Cru marca de modo indelével sua presença, dada a integração que mantinha com os seus bonecos de barro tão carinhosamente confeccionados, estatuinhas que algumas vezes levaria comigo para presentear os amigos da Bahia. Eram personagens quase vivos do imaginário popular, que, ao lado da artesã de características próprias e inconfundíveis, preenchiam o espaço nos dias mágicos da nossa geração eficiente.

Ceará ainda tem 69 vagas do Mais Médicos disponíveis em 47 municípios


medicina-saude-20140918-003-size-598

Na terceira chamada do edital 2015 do Mais Médicos, o Ceará tem 69 vagas disponíveis em 47 municípios Os profissionais que têm registro no Brasil devem acessar a página do programa na internet até as 20h desta quarta-feira.  Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, das 530 vagas autorizadas no estado, 87% já foram preenchidas. Dos 113 municípios do Ceará que participam do programa, 66 já preencheram 100% da demanda. Outras 43 cidades ocuparam as vagas parcialmente e quatro ainda não conseguiram atrair profissionais.
Na lista de municípios que ainda carecem de médicos estão, dentre outros, Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú , Pacatuba, Sobral e Itapipoca.
Os profissionais inscritos nesta chamada, conforme o Ministério da Saúde, devem se apresentar aos municípios entre os dias 23 a 27 deste mês com documentação exigida em edital. A previsão para início do trabalho é dia 6 de abril. Caso ainda existam vagas, no dia 10 de abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros.
Na classificação será considerado o título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho - PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do ProUni ou FIES.
Como critérios de desempate, de acordo com o Ministério da Saúde, serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento do candidato. O profissional mais velho também terá prioridade frente ao mais novo no desempate.

Fonte: DN


MPF consegue suspensão de convênio do Hemoce com iniciativa privada

MPF1-mini

Em reunião realizada no Ministério Público Federal (MPF), em Fortaleza, nesta terça-feira, 17 de março, o procurador da República Oscar Costa Filha pediu a suspensão do convênio firmado entre a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) com a rede privada de saúde e que prevê o fornecimento de bolsas de sangue e hemocomponentes, mediante ressarcimento.

A Sesa e Hemoce acataram pedido do MPF e decidiram suspender os serviços à Unimed até que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) analise recurso que questiona a legalidade da resolução que autorizou o convênio. Ficou acertado também que até a decisão final está garantido o atendimento, pelo Hemoce, a todos os pacientes da rede pública e privada que necessitarem de transfusão de sangue, sem que haja remuneração pelos serviços prestados pelo hemocentro.

De acordo com o procurador Oscar Costa Filho, a decisão pela suspensão do convênio ficará mantida também até que seja esclarecido se, juridicamente, há impeditivos para contratos mediante ressarcimento com a rede de atendimento fora do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião deliberou, ainda, que não há proibição de atendimento a quem precisar de transfusões de sangue. "O Hemoce é referência nacional. A decisão aqui tomada é em respeito à população", destacou o procurador Oscar Costa Filho.

A suspensão do convênio foi acordada entre o secretário da Saúde do Estado, Carlile Lavour, a diretora executiva do Hemoce, Luciana Maria de Barros Carlos, e representante da Promotoria de Defesa da Saúde Pública do Estado. Equipe de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado, do Hemoce, do MPF, do MPCE e do TCE deverá acompanhar o caso.

Ceará é Notícia

O Alumioso, uma rabeca para Ariano, show de Di Freitas chega a Lavras da Mangabeira

difreitas
Num show que resgata a cultura popular, Di Freitas se apresenta nesta quarta-feira (18/03), em Lavras da Mangabeira
Inspirado no Movimento Armorial e na filosofia do mestre Ariano Suassuna, o show O Alumioso, uma Rabeca para Ariano, de Di Freitas e sua banda, é uma colcha de retalho tecida com sonoridades nordestinas e temas da tradição oral. Instrumentos e músicas dialogam com o público e sua realidade cultural e social, ao mesmo tempo em que vídeos e fotos de reisados, bandas cabaçais e artesãos são projetados no palco, num espetáculo em que tudo dialoga entre si, reforçando a força, a beleza e ancestralidade da nossa cultura. Di Freitas se apresenta nesta quarta-feira, 18/03, às 20h, na Igreja de São Sebastião. No mesmo dia, além do show, Di ministra ainda uma oficina de construção de pífanos, às 15h, na Escola de Ensino Fundamental Paulo XI. A Plataforma de Circulação é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
No show os instrumentos usados no palco são feitos pelos próprios músicos, como rabecas, pífanos, viola caipira, violão, percussão e outros instrumentos ligados à cultura popular e hoje praticamente extintos, como o marimbal. As composições instrumentais são inspiradas nos textos do “Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta“, livro de Ariano Suassuna.
Sobre a Plataforma de Circulação
A Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará promove, de dezembro de 2014 a março de 2015, a circulação de espetáculos de música, teatro, dança e circo por municípios cearenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens. Através de edital, foram selecionados 16 grupos e artistas, nas áreas de artes cênicas e música, para promover ações formativas e realizar, cada um, nove apresentações, em três municípios cearenses, incluindo Fortaleza. Ao todo, serão até 145 apresentações e 48 ações formativas, beneficiando 33 municípios. O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).


.::SERVIÇO::
Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará - Show “O Alumioso, uma rabeca para Ariano”
Data: 18/03 – quarta-feira
Local: Igreja de São Sebastião – Lavras da Mangabeira
Hora: 20h
Entrada Gratuita
Oficina:
Hora: 15h
Local: Escola de Ensino Fundamental Paulo XI – Rua Tomás Lemos, 19.
Entrada Gratuita
Para mais informações: Assessoria Plataforma – Camilla Lima: (85) 8642-3336
8 hours ago|Marcellus Rocha|Ceará é Notícia

Votação do fim das coligações nas eleições proporcionais fica para esta quarta-feira

congresso

Deve ser concluída nesta quarta-feira (18) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim das coligações nas eleições proporcionais, aquelas em que o voto em um candidato pode eleger outro do mesmo partido. A PEC 40/2011, do ex-senador José Sarney (PMDB-AP), já foi aprovada em primeiro turno na última semana e seria votada em segundo turno nesta terça-feira (17), mas não houve concordância entre os líderes para a dispensa de uma das três sessões de discussão necessárias antes que a matéria seja votada.

— Essa é uma matéria complexa, não há unanimidade entre as lideranças partidárias e é prática da casa: quando não há unanimidade, a gente cumpre as sessões de debate para votar na hora determinada — disse a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Com isso, a terceira sessão de discussão transcorreu nesta terça-feira e, na quarta-feira, a matéria poderá ser votada em segundo turno. Para ser aprovado, o texto precisa dos votos de pelo menos três quintos dos senadores, ou seja, 49 votos.

Na justificativa da PEC, Sarney argumenta que as coligações nas eleições proporcionais costumam ser passageiras, sem identificação ideológica ou programática, apenas para aumentar o tempo de exposição dos partidos maiores nas propagandas eleitorais de rádio e TV. Sarney ainda destaca que a medida pode fortalecer os partidos e a transparência na representação política — já que o voto dado a um candidato não poderá eleger outro de uma legenda distinta.

(Agência Senado)

“Cidade Negra” fará show nas unidades do Sesc do Ceará

 

cidadenegra-625x416

A banda “Cidade Negra” fará show nas Unidades do Sesc de Iguatu, Juazeiro do Norte e Fortaleza neste mês. Composta por Toni Garrido (vocal), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria), a banda apresentará ao público seu mais novo álbum “Hei Afro!”. Ele traz, em sua maioria, canções inéditas e autorais, que falam de amor com toques de consciência política e social.

No palco, a banda canta clássicos da sua carreira, além de músicas atuais. Dentre os seus sucessos estão “A Estrada”, “Onde você mora?”, “Falar a Verdade”, “Pensamento”, “Girassol”, “Firmamento” e “Sábado a Noite”. Conhecido pelo reggae nacional, Cidade Negra promete encantar o público com seu repertório diversificado, incluindo sua influência do soul e do pop rock.

SERVIÇO

Dia 25
Local: Unidade Iguatu do Sesc (Rua Treze de Maio, 1130 – Centro – Iguatu)
Horário: 20h
Entrada: R$ 15,00 (comerciário, dependente, estudante e idoso); R$ 20,00 (conveniado); R$ 30,00 (usuário)
Informações: (88) 3581.1130

Dia 27
Local: Unidade Juazeiro do Sesc (Rua da Matriz, 227 – Centro)
Horário: 21h
Entrada: R$ 10,00 (comerciário) + 1kg alimento opcional; R$ 20,00 (conveniado e usuário) + 1kg alimento opcional
Informações: (88) 3587.1065

Dia 28
Local: Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)
Horário: 20h30
Entrada: R$ 15,00 (comerciário, estudante e idoso); R$ 20,00 (conveniado); R$ 30,00 (usuário)
Informações: (85) 3452.9090.

(Foto – Divulgação)

Senado rejeita proposta que restringe criação de partidos políticos

senado

Plenário do Senado rejeitou na noite desta terça-feira (17) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 58/2013, que estabelece novos critérios para criação de partidos políticos.

De iniciativa do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a proposta fazia parte do pacote de medidas da reforma política e precisava de 49 votos favoráveis para ser aprovada. A PEC obteve 47 votos “sim”, 8 votos “não” e quatro abstenções. Com isso, a medida será arquivada.

(Agência Senado )

Dias Toffoli assume vaga em colegiado do STF que julgará acusados da Lava Jato

stf

“O ministro Dias Toffoli assumiu hoje (17) uma cadeira na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), colegiado que vai julgar as ações da Operação Lava Jato. Na semana passada, os ministros que compõem o colegiado decidiram convocar um integrante da Primeira Turma para ocupar a vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado. A medida foi tomada porque a presidenta Dilma Rousseff ainda não indicou um nome para o lugar de Barbosa no Tribunal. Ao assumir a vaga, Toffoli disse que a mudança não foi “uma decisão fácil”, porque foi na Primeira Turma que ele participou de sua primeira sessão como juiz do Tribunal.

O ministro Gilmar Mendes elogiou a solução encontrada para completar o colegiado. “Imaginávamos que a não transferência de um membro da Primeira Turma para a Segunda ocasionaria uma pressão ímpar, um questionamento intenso sobre o colega que viesse a ser escolhido, tendo em vista a tensão política que se torna mais prenunciada. Por isso acredito que esta solução que se encontrou deve ser elogiada”, disse.

Com a decisão, além de participar do julgamento dos processos que envolvem políticos citados na Operação Lava Jato, Toffoli presidirá a Segunda Turma a partir de maio, quando acaba o mandato do ministro Teori Zavascki na presidência da turma. A ministra Cármen Lúcia e o ministro Celso de Mello também fazem parte do colegiado.

A transferência foi assinada na semana passada pelo presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski. A decisão foi cumprida formalmente, respeitando o critério de antiguidade e a pedido de Toffoli. Pelo Regimento Interno do STF, o candidato mais antigo na Primeira Turma tem preferência na escolha. Como o ministro Marco Aurélio, membro mais antigo, disse que não vai deixar o colegiado, Toffoli, segundo integrante mais antigo, foi transferido.

As duas turmas do STF são compostas por cinco membros. No entanto, desde julho do ano passado, com a aposentadoria de Joaquim Barbosa, a Segunda Turma estava julgando as ações com quatro ministros, registrando empates, que favorecem a absolvição de réus em ações criminais.”

(Agência Brasil)

Encontro define ações a curto prazo para adolescentes em conflito com a lei

150317_MED-SOCIOED_TS8984

Representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e da sociedade civil organizada se reuniram, nesta terça-feira (17), para debater iniciativas a curto prazo que serão implantadas para os adolescentes submetidos a medidas socioeducativas no Ceará. O encontro soma a rodada de conversas já iniciada na última sexta-feira (13) – ambos liderados pela vice-governadora Izolda Cela.
Dentre os pontos apresentados, três já serão executados nós próximos dias. São eles: a resolução de problemas estruturais como aceleração da construção de equipamentos já iniciados e um ritmo diferenciado nas reformas e ampliações das unidades; audiência pública sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com medidas para agilidade na revisão de processos; trabalho que será realizado pelo Judiciário no Interior para avaliar as infrações, transferindo os adolescentes para as unidades de internação apenas nos casos previstos em lei.
A vice-governadora informou que todos estão integrados para encontrar soluções a curto, médio e longo prazos, e disse ainda que o trabalho será permanente. “Nós estamos envolvidos em um processo que deve ser permanente de melhorias, fortalecimento e estruturação, do sistema de atendimento aos adolescentes submetidos a medidas socioeducativas”, pontuou.
Izolda salientou que os compromissos serão realizados por todos os envolvidos e que o próximo encontro será em abril. “Haverá uma força-tarefa no âmbito do Judiciário - Ministério Público e Defensoria – e do Governo também, que precisa dar conta ao longo desse período. No próximo dia 7 de abril realizaremos um novo encontro para fazermos um checklist dos compromissos e seguirmos avançando porque os desafios são grandes”, informou.
Estiveram presentes na reunião os secretários Élcio Batista (Chefia de Gabinete), Josbertini Clementino (STDS), André Facó (Seinfra), Hélio Leitão (Sejus) e as deputadas Bethrose e Augusta Brito, da Comissão de Infância e Adolescência, além de representantes da sociedade civil organizada, Ministério Público e Defensoria Pública.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Equipamento do fisco cearense é destaque em evento no Rio Grande do Sul

scannerSefaz

''Fiscalização: equilíbrio fiscal sem aumentar tributos''. Esse é o tema principal do Sefaz Debate, evento realizado pelo Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual do Rio Grande do Sul (Afocefe), que no próximo dia 19 de março chega à sua 15ª edição. As ações tomadas pelo Governo do Ceará serão exemplo de como impulsionar a arrecadação de impostos, sem aumentos de tributação.

“No Brasil, quando se quer aumentar a arrecadação, aumenta-se a carga tributária e não a fiscalização. No Ceará é o oposto. Montaram um cinturão, onde a mercadoria é acompanhada desde a origem até o destino”, destaca o presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte. Segundo o Secretário da Fazenda, Mauro Filho, assim como na Receita Estadual do RS, os principais programas da Sefaz Ceará estão fortemente estruturados a partir do uso intensivo da tecnologia da informação.

A iniciativa cearense que mais chamou a atenção do fisco gaúcho foi a implantação dos scanners nos postos de fronteira, utilizados para fiscalizar as mercadorias que entram e saem do território cearense. O investimento foi, inclusive, objeto de análise da 13ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que certificou que os gastos tornaram o trabalho de fiscalização mais rápido e eficaz.

Segundo o relatório técnico do TCE, os scanners atendem aos objetivos propostos pela Sefaz, que investiu R$ 43 milhões para implementar o projeto, pioneiro no País. Para representar o Ceará no evento, foram convidados o conselheiro substituto e ouvidor do TCE, Itacir Todero, e o secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho. O encontro será sediado no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa (RS), no próximo dia 19, a partir das 9 horas.

 

Assessoria de Comunicação da Sefaz-CE

Governador Camilo Santana se reúne com o presidente do BNDES

 

Camilo_BNDESO governador Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (17), no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Durante quase uma hora, Camilo e os secretários Mauro Filho (Fazenda) e Danilo Serpa (Relações Institucionais), e a coordenadora de Cooperação Técnico-Financeira da Seplag, Ticiana Gentil, discutiram com os diretores da instituição o financiamento de vários projetos importantes para o estado, como o cinturão das águas, a construção de adutoras, a linha oeste do Metrô e a ampliação do Porto do Pecém, entre outros.
No início do encontro, o governador apresentou ao presidente do BNDES o Plano Estadual de Convivência com a Seca. "Estamos vindo de três anos muito difíceis, de falta de chuvas. Temos aqui projetos que são fundamentais para melhorarmos a qualidade de vida dos cearenses", citou Camilo, ao detalhar o plano à direção do banco, entre eles o ex-ministro da Educação, Henrique Paim.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

V Festival de Jericoacoara - Cinema Digital: inscrições abertas para cineastas de todo o País

jeri

A quinta edição do festival reconhecido como um dos eventos referenciais para o cinema independente acontece de 7 a 13 de junho e reunirá, na paradisíaca praia cearense, grandes nomes e novos realizadores do audiovisual nacional. As inscrições de curtas-metragens produzidos em tecnologia digital já estão abertas, para cineastas de todo o País, através do site www.jeridigital.com.br

Pela quinta vez, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas do mundo. Quando o mês de junho chegar, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital realizará a sua quinta edição. Sempre fiel à proposta original, de oferecer um novo olhar sobre o cinema brasileiro – um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada tanto em conteúdo quanto em forma, por meio da tecnologia digital.

O V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 7 a 13 de junho e contará, como principal atração, com a Mostra Competitiva de Curtas. As inscrições já estão abertas e seguem até 31 de março, através do site www.jeridigital.com.br, de modo gratuito e aberto a realizadores audiovisuais de todo o País. Podem participar do festival filmes de até 20 minutos, concluídos depois de junho de 2013 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.

Para a quinta edição, a expectativa é de ampliação da quantidade de filmes inscritos, afirma o diretor do festival, o cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, coordenador da Anhamum Produções. A edicao anterior do festival contou com 30 filmes, selecionados entre 260 inscrições, de realizadores de 14 estados.

“Chegando ao marco importante da quinta edicao, vamos dar prosseguimento ao festival, consolidando cada vez mais sua dimensão nacional, buscando reunir os novos realizadores do cinema brasileiro, que estão em todas as regiões, fazendo seus trabalhos, mesmo enfrentando, muitas vezes, dificuldades para divulgação, repercussão, visibilidade”, afirma Francis Vale.

“Na contramão dessa realidade, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital existe justamente para contribuir para dar mais destaque a novos nomes do cinema brasileiro, provando que passamos de um eixo geográfico de produção para novos e múltiplos polos, espalhados pelo País”, acrescenta o diretor do festival.

“O festival contribui para mostrar o pluralismo, essa riqueza de origens, temas e formas dos filmes, os realizadores de várias gerações que fazem o novo cinema brasileiro acontecer de um modo muito forte, pulsante”, complementa Francis, que também enfatiza a relação do festival com a comunidade como um diferencial.

Acesso e premiação

Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do festival garante as despesas de transporte terrestre entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem para um representante de cada um dos filmes selecionados. “Mais do que apenas exibir os filmes, o festival se diferencia por proporcionar que as pessoas possam conviver em Jericoacoara, ao longo de uma semana, debatendo cinema e permanecendo em contato direito com o público e a comunidade”, reforça Francis Vale.

Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. Premiações serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá prêmio  a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.

O festival também premia os vencedores dos quesitos melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.

SERVIÇO

O V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital tem inscrições abertas até 31 de março. Podem participar realizadores de todo o País, com filmes de no máximo 20 minutos, produzidos em tecnologia digital e finalizados depois de junho de 2013. Inscrições pelo site www.jeridigital.com.br. O festival acontece em Jericoacoara, de 7 a 13 de junho de 2015.

 

9998-9497 - Francis Vale – Cineasta, escritor / Diretor do Festival
8699-6524 – Ass. Imprensa – Dalwton Moura

Governo do Estado reúne secretarias do Nordeste para debater de ações de agricultura familiar

Rdestaqueagricultura

O Governo Federal vai receber documento com as principais ações e propostas para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Nordeste. A pauta foi formalizada durante reunião de articulação regional entre as secretarias de desenvolvimento agrário de todo a região. Realizado em Fortaleza, nesta terça-feira (17), o encontro proposto pelo Instituto Interamericano de Cooperação Para a Agricultura (IICA), juntamente com Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), discutiu os desafios e perspectivas da agricultura familiar, abordando medidas emergentes para o meio rural.

O encontro destacou os espaços rurais e suas populações para um processo de construção de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável. “A ideia é que nós possamos sair deste encontro com ações efetivas para o pequeno agricultor. Entre as pautas, nós queremos discutir as políticas de crédito fundiário, de segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento rural, entre outros eixos. O objetivo é, além de trocar experiências, de apontar a região Nordeste como uma zona estratégica de parceria para Governo Federal”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira.

A programação do evento, que teve início nesta segunda-feira (16), contou ainda com palestras, oficinas e workshops, onde foram discutidas as principais diretrizes para fortalecimento da agricultura familiar, dando ênfase na adequação das políticas públicas às realidades regionais e sugestões de pautas regionais.

Na composição da mesa estiveram presentes os secretários da pasta temática de agricultura dos estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte, além dos representantes e relatórios técnicos da Bahia, Alagoas e Sergipe. “Esta reunião é importante para discutir alternativas políticas e ações estratégicas para o desenvolvimento do semiárido nordestino. Mais do que política, este debate é um encontro, sobretudo, técnico, uma reunião executiva, onde formularemos propostas emergenciais e inovadoras para o agricultor nordestino”, enfatiza o secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Lenildo Moraes.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Lacen passa a coordenar teste rápido de tuberculose

diagnostico_tuberculose_2015

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade da Secretaria da Saúde, foi habilitado pelo Ministério da Saúde para ser o coordenador da realização do teste rápido de tuberculose. Com a habilitação, fica responsável pelo treinamento e supervisão do serviço no Estado. O teste é feito através do equipamento Gene Xpert, que emite diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas, agilizando assim o tratamento dos pacientes bacilíferos. O diagnóstico de tuberculose é normalmente realizado pelo exame da baciloscopia do escarro, um exame simples e que pode ser realizado em vários laboratórios. O processo todo, desde a chegada ao laboratório até a emissão do resultado, demora entre 24 e 48 horas.

O novo equipamento tem alta sensibilidade e especificidade que diminuem as chances de um laudo falso negativo e ainda indica se o paciente tem resistência aos medicamentos utilizados no tratamento. O equipamento, fornecido pelo Ministério da Saúde, está funcionando em vários hospitais e unidades: Hospital de Messejana Dr Carlos Alberto Studart Gomes, do governo do Estado; Unidade Prisional Otávio Lobo; Centro de Saúde de Sobral; Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (CEMJA); Hospital Abelardo Gadelha Rocha, em Caucaia, e em breve no Hospital São José, do governo do Estado, que está em fase de recebimento e implantação da metodologia.

O novo procedimento é um avanço para a saúde pública do Ceará. “Esperamos que com o novo serviço que proporcionar um diagnóstico mais rápido da tuberculose pulmonar, permitindo assim um tratamento precoce e aumento da detecção da tuberculose resistente, reduza consequentemente a morbidade e mortalidade da doença”, afirma Iracema Patrício, chefe da divisão de apoio técnico e microbiologia do Lacen. 

A realização do exame por meio do Gene Xpert utiliza a mesma amostra de escarro para baciloscopia sendo colocada em um cartucho, semelhante ao de uma impressora, em seguida colocada no equipamento Gene Xpert e em 50 minutos sai o resultado como positivo ou negativo. O teste é muito mais sensível que a baciloscopia, ou seja, ele encontra muito mais resultados positivos e ainda indica se existe resistência a rifampicina, medicamento utilizado no tratamento.  

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo "bacilo de Koch", cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis. Seu contágio ocorre por meio das secreções respiratórias. Doentes não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente, ao tossir, falar ou espirrar. Esses microrganismos podem ser transmitidos via aérea para pessoas saudáveis e provocar o adoecimento.

A tuberculose apresenta vários sintomas. Entre os principais estão: tosse (por mais de três semanas seguidas), febre (mais comum ao entardecer), falta de apetite, perda de peso, cansaço e suores noturnos. Ao apresentar esses sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo de onde mora, para ser examinada pelo médico. A tuberculose tem cura. Para obter sucesso no tratamento é necessário tomar os medicamentos corretamente durante seis meses, sem interrupção.

 

Assessoria de Imprensa - Lacen / CIDH / IPC

VLT divide opiniões após cinco meses de operação

vltsobralApesar de facilitar a vida de muitos, a obra ainda é alvo de críticas

Foto: Karison Mesquita

Sobral. Desde que começou a circular pelas em Sobral, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tem sido o único transporte usado por Maria das Dores Sarmento para ir e vir todos os dias ao trabalho. Moradora do Bairro Cohab II, um dos mais populosos da cidade, a doméstica diz que tem economizado bastante, já que a passagem ainda não é cobrada. A velha bicicleta, muitas vezes usada para se deslocar pela cidade, também foi deixada de lado. "Eu moro bem perto da estação do meu bairro, que fica longe de onde eu trabalho. Com o VLT eu chego cedo e volto meio-dia, sem gastar nada. Quando eu tenho folga na semana, ainda vou visitar os parentes em outro bairro, o que não dava pra fazer com os três filhos, sem gastar", afirmou.

Após três anos de espera, o VLT entrou em fase de testes em outubro do ano passado. A chamada operação assistida, programada para ser realizada por cerca de seis meses, colocou, literalmente, o "trem nos trilhos", numa ação normativa a todo sistema de transporte sobre trilhos urbanos de passageiros, mas sem seguir um atendimento regular. O momento ainda é de ajustes e regulagens numa simulação de operação comercial mas sem o compromisso formal com horário e regularidade. Segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, o transporte é o primeiro no País a ser instalado em uma cidade do Interior com circulação apenas urbana, o que o difere do instalado na região do Cariri, de circulação urbana mas com ligação entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Com velocidade máxima operacional de 60km/h, o VLT corta parte da cidade levando todos os dias, para o trabalho, o auxiliar administrativo Josias da Silva Paixão, que assim como Maria das Dores, vê no novo transporte público a resposta para os gastos com passagens, mesmo que temporário. "Eu tive até uma certa resistência em andar de VLT, acho que por falta de informação, mas a curiosidade me fez experimentar, e gostei. Sei que em breve teremos que pagar, mesmo assim a cidade ganha com essa opção", disse.

Ressalvas

Se de um lado o passageiro, que usufrui do VLT todos os dias, diz que aprova a proposta; do outro, moradores que foram diretamente atingidos pela demorada obra de requalificação das vias públicas para a instalação do equipamento, se sentem prejudicados. Em alguns pontos do percurso, como na Avenida John Sanford, onde árvores tiveram de ser derrubadas, boa parte da via se transformou numa espécie de "gargalo", pois a ciclovia VLT, cedeu espaço aos trilhos, colocados a poucos metros das calçadas das casas. O momento é de tensão, quando o VLT, com capacidade para 230 passageiros em seus 29 metros de comprimento, divide espaço com condutores de veículos, motociclistas, transporte de carga, ciclistas e pedestres.

A coordenadora do curso de mestrado em geografia pela UVA, Virgínia Holanda, trata de questões relacionadas à problemática urbana, e chama essas e outras áreas identificadas ao longo do percurso do VLT, de territórios diários de tensão, pois, segundo ela, ferem a Política Nacional de Mobilidade Urbana, "que objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município. Por exemplo, as calçadas, que seriam o lugar de segurança para quem anda a pé, também são territórios do comércio informal, e de estacionamento para motos e carros", alerta.

Para Virgínia Holanda, "as ações de gestão pública em Sobral demonstram preocupação com o crescimento da cidade e não com o desenvolvimento, pois isso levaria em conta as pessoas, o que não acontece. O VLT não considera nem mesmo a integração entre os diferentes modos de transporte, posto no Plano Nacional de Mobilidade".

Iniciadas em março de 2011, com previsão de conclusão em 18 meses, as obras de implantação do VLT sofreram paralisações, por parte do Ministério Público do Estado (MPE), por apresentarem, segundo o MPE, problemas nos projetos e indenizações. Na época, as críticas também apontavam para a falta de estudos de impactos ambientais e os valores orçados, que saltaram de R$ 54 milhões (2010) para R$ 90 milhões (2014).

Acidentes

O transporte, que circula entre as linhas Norte (cobrindo 5,7 Km e 5 estações) e Sul (com 6,4 Km e 6 estações) tem chamado a atenção da população por conta do número de acidentes. Em novembro de 2012, o site G1 Ceará registrou um deles, na Avenida John Sanford, Bairro Junco, que vitimou um motociclista, que, segundo testemunhas, teria caído da moto depois que um dos pneus se prendeu aos trilhos. O trecho onde ocorreu o acidente não tem divisória entre o espaço onde percorre o trem e o asfalto. Em novembro do ano passado, foi a vez de um veículo colidir com o próprio VLT, quando o transporte público saía de um dos terminais com destino à Cohab III. Ninguém se feriu.

Mas, em dezembro do mesmo ano, o enfermeiro Janielson Marciano morreu ao colidir com uma das cancelas de segurança, no Bairro Campo dos Velhos. Em janeiro deste ano outro acidente foi registrado numa passagem de nível, no Bairro Santa Casa, onde os moradores reclamaram da falta de sinal sonoro e cancela de segurança.

Outra reclamação é que a falta de funcionamento da cancela entre o cruzamento da Avenida John Sanford e Rua Antônio F. Ibiapina (Bairro Junco), também tem sido motivo de acidentes, segundo a comerciante Solange Ribeiro. "A cancela, vez por outra, apresenta defeito e não baixa. Isso faz com que os motoristas avancem para a avenida, mesmo com o VLT sinalando que está próximo. Acho que, na maioria dos acidentes, a responsabilidade é dos próprios motoristas, que não diminuem a velocidade ou não respeitam o espaço do trem", disse.

Pesquisa

A aluna de mestrado em Geografia da UVA, Luciana de Andrade, está desenvolvendo uma dissertação, que pretende discutir a mobilidade urbana de Sobral, analisando as políticas públicas propostas nessa área, enfatizando suas influências e impactos naqueles que circulam nos espaços da cidade. Numa observação preliminar, Luciana observa que é grande a aceitação do transporte por parte de estudantes e trabalhadores que nele circulam todos os dia.

"Em minha pesquisa, conversei com pessoas que falaram do conforto, tempo ideal de deslocamento e segurança, principalmente para quem se via refém do precário serviço de topics e de mototaxistas, que cobravam acima do preço ajustado de R$ 3, para o deslocamento até bairros mais distantes. Mesmo sabendo da futura cobrança tarifária, ao final dos testes, ainda assim, para eles, a opção do VLT é positiva. A circulação de idosos e jovens pela cidade tem aumentado, pois o transporte tem proporcionado lazer para os mesmos, em passeios e acesso ao que a cidade oferece", destacou.

A mestranda também chama atenção para os conflitos existentes na implantação do transporte. "Para quem possui veículo próprio, o VLT parece representar empecilho e atraso para o fluxo dos carros", afirmou.

Paralisação

Os passageiros que circulam entre as estações Cohab II e III ficaram, na quinta-feira passada, sem transporte, por cerca de 15 minutos. O que gerou expectativa. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, a paralisação se deu por ordem técnica, que seria necessária nessa fase de operação assistida. Os testes continuam diariamente, com os trabalhos relativos ao fluxo de pessoas, testes dos trens e demais sistemas que o compõem. Ainda de acordo com a assessoria, cerca de 1.800 pessoas utilizam o VLT de segunda a sexta-feira, gratuitamente, das 8h ao meio-dia.

Integração

A Prefeitura já anunciou a instalação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo (Sitrans), que criaria uma integração direta de 25 midi-ônibus com o atendimento do VLT, em sincronização de horários, o que permitiria que o passageiro pagasse apenas uma passagem ao se deslocar usando as duas conduções. De acordo com o projeto, o Sitrans teria cobertura de 95% do território de Sobral. A ideia é implantá-lo quando o VLT passar a circular comercialmente.

Marcelino Júnior
Diario do Nordeste - Regional

Ex-prefeito de Campos Sales e filho são presos pela PF acusados de enriquecimento ilicito

 

policia-federal
Paulo Nei é ex-prefeito de Campos Sales.
O ex-prefeito de Campos Sales, Paulo Nei Martins, o filho dele, Cristian Aguiar Martins, mais os ex-secretários César Lima (finanças) e Luzeilton Santiago (obras) foram presos no início desta manhã pela Policia Federal em suas residências,  neste município.
Os quatro tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça Federal,  a pedido do Ministério Público Federal que investiga desvio de dinheiro público e enriquecimento ilícito por parte dos acusados presos, que integraram a gestão municipal de Campos Sales entre 2009 a 2012.
Também foram expedidos mandados de condução para as pessoas identificadas por Dieguinho, João Paulo e Colorau. Segundo denúncia do Ministério Público Federal, essas pessoas seriam "laranjas", no esquema de corrupção e seriam responsáveis por aberturas de empresas fantasmas para dar sustentação ao esquema criminoso montado e gerido por Cristian Martins.
Todos os acusados com prisão temporária decretada foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal, em Juazeiro do Norte.

flavio pinto

Ex-prefeito de Campos Sales e filho já estão soltos.

pfepm

PF e MP dersm

A Justiça Federal revogou a prisão temporária do ex - prefeito de Campos Sales, Paulo Nei Martins, de seu filho Cristian Aguiar Martins,  e dos ex-secretários César Lima (finanças ) e Luzeilton Santiago ( obras ).  Os quatro ganharam a liberdade e iretornaram no final da tarde para Campos Sales.
Os acusados foram presos no início da manhã desta terça - feira ( 17 ),  a pedido do Ministério Público Federal,  que investigou crimes de desvio de dinheiro público repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e enriquecimento ilícito dos acusados que ocupavam cargos na gestão de Paulo Nei, no município de Campos Sales (2009 a 2012). Segundo o Ministério Público Federal, os acusados teriam desviado cerca de R§ 2, 8 milhões,  mas o rombo pode ser ainda maior.
Na tarde de hoje,  a Polícia Federal e o MPF deram coletiva na sede da PF, em Juazeiro do Norte sobre a Operação Cristianopole - o nome é uma referência ao condomínio de luxo construído por Cristian Martins na entrada da cidade de Campos Sales -, e que segundo o MPF teria sido erguido com o dinheiro público do FNDE.
As solturas ocorreram apos todos prestarem depoimento à PF. Agora os acusados irão responder a processo em liberdade,. Se condenados podem pegar até 10 anos de prisão.

flavio pinto

Polícia Federal faz operação em Campos Sales. Acusados de enriquecimento ilícito já estariam presos.

campossales

 

A cidade de Campos Sales fica no Cariri Oeste. (Foto : Flávio Pinto )

A Polícia Federal realiza nesta manhã de terça-feira (17), uma grande operação policial no município de Campos Sales, no Cariri Oeste.  Mais de 30 agentes federais estão na cidade desde às 5 horas, cumprindo mandados de busca e apreensão e de prisões expedidos pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal.
O alvo da ação seria prender pessoas acusadas de enriquecimento ilícito através do desvio de dinheiro público na gestão passada do município.
Há informações de politicos presos e pessoas ligadas ao ex - prefeito Paulo Nei. Mais informações em instantes.

flavio pinto


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30