xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/03/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 março 2015

MEC informa que todas as renovações de contratos do Fies serão asseguradas

mec

“O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde de hoje (12) uma nota para tranquilizar os estudantes que ainda não conseguiram renovar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a pasta, todos que firmaram os contratos até 2014 têm assegurado o aditamento. Ao todo, foram renovados mais de 830 mil contratos de um total de 1,9 milhão.

O sistema ficará aberto até o dia 30 de abril e “todos têm assegurado o aditamento de seus contratos”, diz a nota. A pasta esclarece que a qualquer momento que fizer o aditamento, ele vale desde o início do semestre. A lentidão no sistema, enfrentada por alunos, está sendo corrigida, segundo o MEC. O MEC informa ainda que, para além das renovações, “está com mais vagas para novos contratos”, mas não menciona quantas.

Em nota anterior, a pasta salienta que utiliza critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos para liberar os financiamentos, e nos casos de cursos com nota 5 (avaliação máxima), serão todos oferecidos. Nos cursos com notas 3 e 4 são considerados alguns aspectos regionais, como cursos e localidades que historicamente foram menos atendidos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante só começa a quitar após a conclusão do curso. Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.”

(Agência Brasil)

Robô Philae ainda não deu sinal de vida

robophliae

(Foto: AFP)
Os cientistas da missão Rosetta abriram nesta quinta-feira de manhã o sistema de comunicação com o robô Philae, adormecido há quatro meses no cometa Churyumov, mas que não deu nenhum sinal de vida, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

"O sistema de comunicação Philae (ESS - Electrival Support System) a bordo (da sonda europeia) Rosetta foi ligado às 1h00 GMT (22h00 de quarta-feira no horário de Brasília). Ele permanecerá ligado até 20 de marco. Nenhum sinal foi observado até o momento", indicou um porta-voz da ESA.

"Nós não esperamos que ele acorde esta semana", salientou, no entanto, Patrick Martin, chefe da missão Rosetta.

"Estamos apenas tentando e vamos continuar a fazê-lo se não funcionar esta semana. Vamos ter mais oportunidades nas próximas semanas e nos próximos meses", acrescentou.

O robô Philae, passageiro há mais de dez anos da sonda espacial europeia Rosetta, desembarcou em 12 de novembro sobre o cometa Churyumov-Gerasimenko, a mais de 510 milhões de quilômetros da Terra, pela primeira vez na história.

Depois de duas tentativas, acabou pousando em um lugar mal iluminado. Suas baterias solares não podem ser recarregadas e Philae está, portanto, no modo "sleep" desde 15 de novembro.

Mas, a partir de março, o cometa se aproximará do Sol e receberá mais luz, o que traz esperanças de que robô acorde.

Antes de adormecer, Philae foi capaz de transmitir dados científicos obtidos após seu histórico pouso.

Sua missão é encontrar moléculas orgânicas no solo do cometa, o que poderia ter desempenhado um papel no surgimento da vida na Terra, sendo os cometas os objetos mais primitivos do sistema solar.

AFP

Sérgio Gabrielli diz que refinaria Premium não precisava de aval da ANP

refinariapremiumi 

A terraplanagem e remoção de vegetação não precisam de aceitação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para serem realizadas, afirmou  o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli em resposta ao cancelamento da construção da refinaria Premium I no Maranhão.   “A interpretação da Petrobras é que o pedido de registro na ANP só poderia acontecer na fase de construção de edificações, esse é o entendimento legal da Petrobras”, disse, em resposta à deputado Eliziane Gama (PPS-MA).

A deputada lembrou que, na quarta-feira (11), a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse que a Petrobras não enviou à autarquia nenhuma solicitação de construção das refinarias Premium I (no Maranhão) e Premium II (Ceará). Um dos papéis da ANP é autorizar a construção e a operação de novas refinarias no País.

“Foram R$ 2,1 investidos em terraplanagem de 2 mil hectares, destruída inclusive mata nativa. Ontem tivemos uma informação estarrecedora que a Petrobras não enviou à agência”, criticou Gama.

Histórico
As refinarias foram anunciadas pela estatal no segundo Governo Lula (2007-2011) e figuravam tanto do plano de negócios da empresa como do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Até o anúncio do cancelamento, em janeiro passado, a companhia tinha investido R$ 2,7 bilhões nos projetos. Com a suspensão, os valores gastos foram incluídos como prejuízo no terceiro balanço trimestral de 2014.

As duas plantas deveriam produzir derivados de petróleo de alta qualidade (daí a designação Premium) para os mercados interno e externo. A previsão era de que elas acrescentariam 600 mil barris diários à capacidade de refino do País. Atualmente o Brasil importa 430 mil barris/dia de derivados.

cearaagora.com.br

Agropacto debate convivência com a seca

seca-chuva-estiagem-cear-opovo

Fortaleza Estratégia de convivência com a seca, com ênfase para a pecuária, foi o tema da palestra da reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária (Agropacto), com palestra do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, na última terça-feira, que contou com a presença do secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Osmar Baquit, além de diversos representantes do setor agropecuário, como presidentes de sindicatos rurais, associações de criadores, Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB), Delegacia do Ministério da Agricultura e Pecuária, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), Empresa de Assistência Técnica Rural do Ceará (Ematerce) e Instituto Agropolos.
O governador criou um grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), segundo o secretário Dedé Teixeira, e isso será importante para que possam ser pactuadas as parcerias. Teixeira anunciou que estará ainda nesta semana com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, solicitando o apoio para várias medidas.
Leite
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, solicitou imediatamente que ele levasse ao ministro um pedido dos produtores do Ceará para acabar com Portaria que determina a venda de 21 litros de leite/dia pelos produtores dentro do Programa Leite Fome Zero, para que se venda o que for produzido. O secretário Dedé Teixeira manifestou a sua preocupação com o Perímetro Irrigado de Russas, abastecido pelo Açude Banabuiú, que está quase secando, mas anunciou que o governo vai realizar um leilão reverso para perfuração de 398 poços.
Outro comunicado importante é de que o governo vai trabalhar o reúso de águas na agricultura, através do Projeto São José. Dedé Teixeira informou, ainda, que o Estado vai começar a discutir a alternativa de dessalinização da água do mar.
O secretário fez questão de ressaltar que as propostas do segmento agropecuário foram elaboradas com a participação da Faec e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece).

Diario do Nordeste - Regional

Centro de Memória de Canudos está em estudo

canudos

Quixeramobim Chegando neste ano à sua 11ª edição, o Conselheiro Vivo, movimento cultural dedicado à preservação da memória de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, tem como principal objetivo assegurar a criação do Centro de Memória e Artes do Belo Monte, com proposta de funcionamento, em Quixeramobim, na Casa de Câmara e Cadeia, único prédio na cidade tombado como patrimônio histórico nacional, onde por longos anos funcionou a Câmara de Vereadores deste Município do Sertão Central. Historiadores, pesquisadores e artistas visuais participam da proposta.

Segundo o coordenador geral do evento, historiador Ailton Brasil, o espaço será munido de documentação e repertórios ligados a Antônio Conselheiro e ao Arraial de Canudos, onde o líder messiânico e seus seguidores foram dizimados pelas tropas da República, na guerra histórica travada no sertão da Bahia, de 1896 a 1897.

Mesa-redonda

A importância desse lugar dinâmico de pesquisa e atividades artísticas será debatida em uma Mesa-Redonda com a participação do professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor Paulo Emílio Matos Martins, e o artista visual Alexandre Veras, que atualmente reside em Quixeramobim, onde desenvolve projetos no campo audiovisual e realiza vídeos com grupos de jovens da Cidade.

"De longa data, temos uma ideia forte para o Ceará, em Quixeramobim, cidade do Conselheiro, para funcionamento de um centro respeitado de pesquisa, na altura da importância para o Brasil de Antônio Conselheiro, personagem de repercussão internacional. Reunindo forças, aposto que pode ser viabilizado esse espaço, e, por isso, viajo com muito ânimo, para reencontrar pessoas e estar em contato com outras que se inseriram nessa missão, esperando que juntos possamos definir rumos nesse sentido", afirma o professor Paulo Emílio. "Ele possui um dos maiores acervos do País sobre Conselheiro e Canudos, com parte já doada para o Projeto", ressaltou Ailton Brasil.

Proposta

O Projeto já recebeu vários apoios informais em contatos feitos, por exemplo, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Arquivo Público Estadual, a Universidade Estadual da Bahia (UneB) e outros centros de pesquisa pelo País. Ailton Brasil espera que a proposta seja compreendida institucionalmente pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e pelo Município, por meio da Câmara Municipal.

Neste ano, o Conselheiro Vivo tem como tema "Artes para escrever histórias". Amanhã, data do aniversário de Antônio Conselheiro, será o ápice das atividades, com a apresentação da proposta de criação na cidade do Centro de Memória e Artes do Belo Monte. Mas, desde a terça-feira passada, o movimento desenvolve uma série de atividades. Na abertura oficial, às 19 horas, na Casa Antônio Conselheiro, também foi aberta da 2ª Feira do Belo Monte, com barracas de produtores da agricultura familiar e música com sanfoneiros, em frente à casa do líder de Canudos.

Na programação, também estão produção literária, em todas as escolas municipais, explorando a temática Memórias de Antônio Conselheiro; feira com vinil; sessão solene da Câmara Municipal com entrega da comenda Antônio Conselheiro; fim de tarde com Banda de Lata Criança Feliz, apresentação do vídeo "O trem, a bola e o rádio", de Elistênio Alves e equipe, a partir da trajetória do cronista esportivo Viana Filho; lançamento de livros e produtos artísticos, como "Antônio Conselheiro", de João Bosco Fernandes; "Com Antônio no Tempo" (Oficina Cultural), de João Pedro de Juazeiro; e "Artes do Poeta", com José Américo (Canudos-Bahia).

Nesta quinta-feira (12), estão programadas atividades na Comunidade de Tigre, onde Antônio Conselheiro atuou como professor, entre a saída de Quixeramobim e a chegada aos sertões baianos. À noite, haverá o Bazar das Letras Sesc, com Geraldo Amâncio, show musical e lançamento do livro "A História de Antônio Conselheiro".

Amanhã, além da entrega de prêmios aos alunos vencedores de concursos Tematizando Antônio Conselheiro e Canudos, no período da manhã, no início da tarde um programa especial na Rádio Campo Maior AM em cadeia com a FM Canudos abordará a Casa Antônio Conselheiro e o Centro de Memórias e Artes do Belo Monte. À noite haverá a apresentação e entrega de documentos para o Centro de Memória e Artes do Belo Monte.

Promoção

O Conselheiro Vivo é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq). Neste ano, além do Iphanaq, a Câmara Municipal e o Serviço Social do Comércio (Sesc) atuam na realização do evento, completa o diretor de articulação do Iphanaq, Elistênio Alves.

Mais informações
Iphanaq
Rua Francisco Ivo, S/N - Centro
Quixadá
Telefone: (88) 9864-5220
E-mail: conselheirovivo@gmail.com

Alex Pimentel
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

Camilo retorna de Brasília e cumpre agenda interna nesta quinta-feira

CamiloSantanace

Depois de um dia de reuniões em alguns ministérios em Brasília, o governador Camilo Santana retorna nesta quinta-feira (12) à Fortaleza, onde cumpre agenda no Palácio da Abolição.
Às 14 horas, o governador recebe a a defensora pública Mariana Lobo. Às 15 horas tem reunião com empresários representantes da Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC).
Às 17 horas participa de reunião internas com sua equipe de governo e encerrado o dia, às 19h30min tem reunião com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira.

Flavio Pinto News

CRATO - TODO DIA, UMA VERGONHA PARA O BRASIL



Esse ônibus está fazendo parte do transporte escolar do Crato, hoje , durante o transporte dos alunos, o eixo traseiro simplesmente caiu e por pouco várias crianças que se dirigiam as aulas não se machucaram gravemente ...

Marcelo Sousa escreveu:

Veja só o transporte escolar em Crato isso é um descaso com a população, Crianças com medo isso inaceitável cadê a qualidade no transporte escola mas uma Vergonha em Crato, é por pouco num causou um acidente com vitimas fatais minha nossa o que isso todos os dias uma coisa diferente aqui em nossa cidade gostaria de solicita aos senhores (VEREADORES) que dessem uma resposta, a sociedade pois são vocês os fiscais do povo cobrem do prefeito municipal e da secretaria da educação uma resposta, isso é uma vergonha e falta de responsabilidade com a sociedade Alô senhor (prefeito) Alô senhores (VEREADORES) Cade Vocês Socorro! 



Algemas douradas - Por: Emerson Monteiro

Um tema que insiste retornar à preocupação, por conta da monstruosidade que representa e das dificuldades que acarreta, são as drogas. Sobretudo pessoas jovens caem nas malhas do vício e nem a sapiente ciência moderna consegue demovê-las, convencê-las de largar a isca envenenada que mata pouco a pouco, destruidora de sonhos e animal feroz que a tudo devora. Junto com vários outros entraves da organização social, tal facilidade circula sorrateira nos antros comerciais da clandestinidade, invade lares, destrói famílias, suga a seiva da juventude, sem que quase ninguém ainda  descubra alternativas de solucione o drama.

Par a par com isso, o quadro representa continuação do espírito mercantilista da civilização contemporânea. Brincar de dominador e chegar ao poder pela porta dos fundos agrada com facilidade os invasores. De modo frio, cínico,  mercadores negros justificam no lucro a qualquer custo a fome de avançar, independente do preço pago por quem sofre ganância de canibais esfomeados. Coletar ganhos e levar a melhor, saciar desejos, sobreviver e juntar patrimônio; cifra, cifras, cifrões.

Nenhum sentimento de remorso parece acordar a consciência dos tais predadores dos semelhantes, principais vítimas das próprias unhas afiadas e do apetite indomável que nutre os doentes senhores da conquista.

Adquirir riqueza por meio de jogos de azar, exploração da prostituição, da indústria e do comércio das armas e da guerra, no desespero das ruas assustadas, na insegurança do desemprego e da miséria, poluição e destruição irracional, eis a prática dos gigantes financeiros que cozinham gerações sucessivas, de gafo e faca em punhos, diante do balcão alucinado das metrópoles indiferentes.

Quadro dantesco serve, pois, de cenário ao turno artificial do momento geral. Fumaça, acrílicos, sirenes, burburinho de cidades monótonas, cálculos estruturais, pistas asfálticas, antenas, vídeos, câmeras ocultas, vazios, sinais avermelhados, tédio e solidão.

Pessoas aflitas, com isso detonam a máquina do cérebro no uso de drogas concentradas, sob o pretexto frouxo do prazer e da falta de saída. Nada justifica, no entanto, a providência suicida, que só representa deserção e covardia. Jamais fugir; lutar sempre e chegar às soluções. Nenhuma porta se abre a quem se perdeu no caminho. Em tudo, haverá os dois lados de ver a vida seus arrodeios. Dos animais, os humanos detêm, na própria face, a luz da certeza.

Enquanto perguntas vagam pelo ar, o comboio vence obstáculos, guiado na esperança da cura em que fermentam sonhos reais de um futuro próspero. Mesmo que horizontes pareçam distantes, meios existem que os aproximam e indicam respostas positivas na luz da Esperança sadia.

SAÚDE - Dia 12 de Março - Dia Mundial do Rim: silenciosa, doença renal crônica atinge 10% da população


A doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença. Diante desse cenário, no Dia Mundial do Rim, lembrado hoje (12), a Sociedade Brasileira de Nefrologia defende que a creatinina sérica e a pesquisa de proteína na urina façam parte dos exames médicos anuais.

Saiba Mais
Sociedade Brasileira de Nefrologia pede mais investimentos em diáliseO risco de doença renal crônica, de acordo com a entidade, deve ser avaliado por meio de oito perguntas: Você tem pressão alta? Você sofre de diabetes mellitus? Há pessoas com doença renal crônica na sua família? Você está acima do peso ideal? Você fuma? Você tem mais de 50 anos? Você tem problema no coração ou nos vasos das pernas (doença cardiovascular)? Se uma das respostas for sim, a orientação é procurar um médico.

Os principais sintomas da doença renal crônica são falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários como urinar mais à noite e urina com sangue ou espumosa.

As recomendações das entidades médicas para reduzir o risco ou para evitar que o quadro se agrave incluem manter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, controlar a pressão arterial, beber água, não fumar, não tomar medicamentos sem orientação médica, controlar a glicemia quando houver histórico na família e avaliar regularmente a função dos rins em casos de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil. Atualmente, existem 750 unidades cadastradas no país, sendo 35 apenas na cidade de São Paulo. Os números mostram ainda que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente. A taxa de mortalidade para quem enfrenta o tratamento é 15%.

Fonte: Agência Brasil


Eduardo Cunha cria comissão para verificar estado de saúde de Cid Gomes


NE - As coisas do Brasil causam riso...rsrsrs


O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou na noite de hoje (11) a criação de uma comissão externa para verificar in locu o estado de saúde do ministro da Educação, Cid Gomes, que foi convocado para comparecer nesta quarta-feira à Câmara. 

Por motivo de saúde, Cid Gomes não comparece à Câmara para esclarecimentos
Câmara aprova convocação de Cid Gomes para explicar críticas à instituição. O ministro apresentou atestado de saúde e não atendeu à convocação para explicar as declarações de que há, no Congresso, “300 ou 400 achacadores” que se aproveitam da fragilidade do governo para levar vantagens. As declarações do ministro foram feitas no dia 27 de fevereiro, na Universidade Federal do Pará, durante reunião com professores e reitores de universidades federais.

Cunha informou que a comissão será formada por três deputados médicos, que devem ir ao hospital onde o ministro está internado para verificar a real situação do caso. “A comissão vai verificar se ele [Cid Gomes] ficou doente, até porque a ausência de um ministro de Estado, convocado em uma data determinada, importa em crime de responsabilidade”. 

O presidente da Câmara disse que a comissão pode até servir para isentar o ministro da culpa de um crime de responsabilidade. “Nós vamos fazer a verificação”, disse. De acordo com Cunha, o ministro deve explicações à Casa. “Agora, ele deve explicações a esta Casa. Esta Casa não está satisfeita com esse comportamento agressivo e arrogante do ministro Cid Gomes”. 

Mais cedo, o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, encaminhou ofício ao presidente da Câmara comunicando que o ministro Cid Gomes não poderia cumprir à convocação porque foi “acometido” de uma doença  que provocou sua internação, ontem (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, “sem definição a respeito da respectiva alta médica”. No ofício, o ministro interino solicitou o agendamento de uma outa data para que Cid Gomes possa prestar os esclarecimentos.

Fonte: Agência Brasil



Chuvas diminuem de intensidade no Ceará



Ainda clamando por chuvas, o Interior do Ceará teve mais um bom dia de precipitações, embora com um número menor de cidades beneficiadas, em relação aos últimos dias. Nesta quarta-feira, os postos de coleta da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) espalhados pelo Estado registraram chuvas de até 96 milímetros, número contabilizado na cidade de Ipueiras, no Sertão dos Inhamuns, a mais castigada por três anos seguidos de estiagem no Estado.

Mudança

Outras cidades que registraram consideráveis precipitações foram Ibiapina (55 mm), Graça (52 mm) e Pindoretama e Pacatuba (49 mm). Ao todo, 85 municípios cearenses contabilizaram chuvas, conforme boletim atualizado às 13h40. Em Fortaleza, o posto de coleta do Pici apontou 28,4 mm. Os dados são referentes às precipitações ocorridas das 7 horas da manhã da última terça-feira às 7 horas da manhã de ontem. Houve uma ligeira mudança no quadro apresentado pela Funceme. O mapa divulgado anteontem mostrou prevalência de chuvas no Litoral Leste; ontem, a pluviometria foi mais generosa com a Região Norte do Estado, embora outras regiões tenham sido contempladas.

Previsão

Para hoje, a Funceme aponta que "a Zona de Convergência Intertropical deve voltar a atuar, provocando chuva no norte e centro do Ceará. No sul, céu parcialmente nublado". Para a próxima sexta-feira, o prognóstico é o mesmo, já que, segundo o órgão, "a Zona de Convergência Intertropical deve continuar atuando", ocasionando precipitações parecidas às que estão previstas para hoje.

Fonte: Diário do Nordeste


Prefeito de Fortaleza inclui multa em projeto para quem sujar a cidade



O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), comparecerá, às 9 horas de amanhã, na Câmara Municipal. Acompanhado do secretário João Pupo (Conservação e Serviços Públicos) e de todos os titulares das Secretarias Executivas Regionais, ele apresentará o Programa Municipal de Resíduos Sólidos. Roberto Cláudio quer começar a implantar esse programa que, entre várias ações, objetiva dividir a conta da área com médios e grandes produtores do lixo, ainda neste semestre. Nos últimos dez anos, de acordo com estatísticas do Paço, o volume do lixo da cidade aumentou mais de 800% e, em consequência, as despesas também cresceram fortemente. O programa de RC prevê uma série de ações como campanhas educativas, reestruturação da rede de coleta seletiva e reciclagem e endurecimento da legislação. Ou seja, virá multa.

Da Coluna Vertical, do O POVO nesta quinta-feira ( Via Eliomar de Lima )


"Ronda Maria da Penha" é lançado para acompanhar casos de violência doméstica



O programa funcionará em caráter experimental para os bairros Genibaú e Vicente Pinzón, e na comunidade Parque São Miguel

A partir desta quinta-feira mulheres vítimas de violência doméstica poderão contar com o atendimento da Polícia Militar para denunciar agressões. O "Ronda Maria da Penha" será um mecanismo extra, além da Delegacia de Defesa da Mulher e do Juizado da Mulher, para acolher as vítimas. Com casos recorrentes de agressões e mortes de mulheres que foram vítimas da violência dentro de suas casas, a parceria realizada entre o Poder Judiciário do Ceará e a PM funcionará, inicialmente, em caráter experimental para os bairros Genibaú e Vicente Pinzón, e na comunidade Parque São Miguel. Segundo o comandante do Ronda do Quarteirão, tenente-coronel Fernando Albano, os policiais receberam treinamento específico para lidar com os casos. A Polícia estima que metade das ocorrências atendidas diariamente seja de violência doméstica. Os policiais serão informados pelo Juizado sobre os pedidos de medidas protetivas e irão às casas das vítimas.

De acordo com o Tribunal da Justiça do Ceará, por mês, o Juizado da Mulher de Fortaleza recebe uma média de 600 pedidos de medidas protetivas. Cerca de 10 mil processos de violência doméstica tramitam hoje na unidade. A expectativa é de o “Ronda Maria da Penha” cobrir todos os 119 bairros da Capital até o fim do ano. 

Fonte: Portal Verdes Mares via 
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30