xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/02/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 fevereiro 2015

Kiev e rebeldes assinam acordo para plano de paz no leste da Ucrânia

kiev

AFP/AFP - O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko

Kiev e os rebeldes separatistas assinaram nesta quinta-feira, em Minsk, um acordo para restabelecer a paz no leste da Ucrânia, que inclui um cessar-fogo a partir de 15 de fevereiro e a retirada de armas pesadas da linha de frente.

"O Grupo de Contato assinou o documento que preparamos com grande nível de tensão", afirmou o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, após 16 horas de negociações na capital bielorrussa, que contaram com a presença dos presidentes russo, Vladimir Putin, e francês, François Hollande, além da chanceler alemã, Angela Merkel.

O acordo, que segundo a Alemanha está longe de garantir a paz na Ucrânia, retoma as grandes bases dos acordos assinados, também em Minsk, em setembro do ano passado.

O texto prevê um cessar-fogo a partir de domingo e a retirada dos beligerantes e das armas pesadas, a ampliação de uma zona de exclusão, que passa de 30 quilômetros a entre 50 e 70 quilômetros ao redor da linha de frente.

Horas depois da assinatura do acordo, o presidente Poroshenko considerou que o estabelecimento do cessar-fogo "não será fácil".

"A negociação foi muito difícil, e não esperamos um estabelecimento fácil do processo", disse Poroshenko à imprensa, após apresentar os resultados da reunião aos chefes de Estado e de Governo da UE em Bruxelas.

Para o líder separatista pró-Rússia Alexander Zakharchenko, o mapa do caminho é uma "esperança para uma resolução pacífica" do conflito.

"Não temos outro remédio a não ser dar essa oportunidade à Ucrânia. Todo o país mudará", disse outro líder rebelde, Igor Plotnitsky, depois que ambos assinaram o documento.

Este "acordo sobre o essencial", conforme anúncio feito por Putin, "não garante um êxito duradouro", advertiu o presidente François Hollande, referindo-se a uma "solução política global e um cessar-fogo" na Ucrânia.

Para o chefe de Estado francês, há "uma esperança real" de resolver o conflito, mas "nem tudo está feito".

Já a chanceler alemã declarou que não tem ilusões e que ainda restam grandes obstáculos.

"Agora, temos um raio de esperança", disse Merkel, de acordo com declarações transmitidas por seus conselheiros.

"Mas não tenho nenhuma ilusão, não criamos ilusões. Ainda teremos grandes obstáculos pela frente, mas existe uma verdadeira oportunidade de fazer evoluir as coisas para melhor", acrescentou.

Um tom similar foi adotado pelo ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.

O acordo de Minsk "não é uma solução global e muito menos um avanço", afirmou Steinmeier em um comunicado, apesar de admitir que foi dado um "passo adiante que nos afasta de uma espiral de escalada militar".

Poroshenko, Putin, Hollande e Merkel passaram a noite em Minsk, negociando um acordo para tentar acabar com dez meses de guerra no leste da Ucrânia entre as tropas leais a Kiev e os separatistas pró-Rússia. Mais de 5.300 pessoas já morreram no conflito.

Nesse contexto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quinta que concederia à Ucrânia, cuja economia está à beira da falência, um novo empréstimo de US$ 15,5 bilhões em quatro anos, em troca de reformas.

EUA, UE e ONU comemoram acordo

Os Estados Unidos deram as "boas-vindas" ao acordo, mas advertiram que os pontos devem se concretizar no terreno e pediram que haja "medidas imediatas e concretas para que todas as partes cumpram seus compromissos".

"O acordo representa potencialmente um avanço importante para uma solução pacífica do conflito", avaliou a Casa Branca, em um comunicado, ressaltando "que o cessar-fogo deve ser aplicado e respeitado".

"O verdadeiro teste será a implementação completa e sem ambiguidade do acordo, com um fim duradouro das hostilidades e com o restabelecimento do controle pela Ucrânia de sua fronteira com a Rússia", ressaltou a Casa Branca.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou que a União Europeia (UE) "não hesitará em tomar medidas", se o novo cessar-fogo não for aplicado.

O acordo "é um passo no caminho certo, mas não resolverá tudo", reagiu a alta representante de Política Externa e Segurança da UE, Federica Mogherini.

Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comemorou o acordo e engrossou o coro da comunidade internacional por um "cessar-fogo real e duradouro".

Na nota divulgada nesta quinta, em Nova York, Ban Ki-moon elogiou a "perseverança" dos negociadores e manifestou "o desejo de que os compromissos adotados em Minsk sejam respeitados".

"As Nações Unidas estão prontas para ajudar de todas as maneiras que considerarem úteis", completou Ban.

Cinquenta tanques na Ucrânia vindos da Rússia

Segundo o governo de Kiev, durante a reunião de Minsk, quase 50 tanques, assim como material pesado, entraram no território ucraniano procedentes da Rússia na madrugada desta quinta-feira.

"Devemos ser muito claros com Vladimir Putin, que deve saber que as sanções não serão retiradas, a menos que mude de atitude", frisou o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"Cerca de 50 tanques, 40 lança-foguetes múltiplos Grad, Uragan e Smertch, assim como blindados, atravessaram a fronteira russo-ucraniana no posto de controle de Izvarine", na região separatista pró-russa de Lugansk, declarou Andrei Lysenko em coletiva de imprensa.

"O inimigo continua reforçando suas posições nos pontos mais perigosos: ao nordeste da região de Lugansk e perto de Debaltseve, estratégico espaço ferroviário no meio do caminho entre as capitais separatistas de Donetsk e Lugansk, onde as tropas ucranianas estão praticamente cercadas", completou Lysenko.

Putin apelou aos soldados ucranianos cercados por separatistas em Debaltseve para que entreguem as armas, com o objetivo de que cessar-fogo assinado em Minsk entre em vigor no domingo.

O conflito no leste da Ucrânia - com 49 mortos entre terça e quarta-feira - provocou o pior período de confronto entre a Rússia e os países ocidentais desde o fim da URSS em 1991.

Em Washington, o presidente americano, Barack Obama, tinha advertido o Kremlin de que "se a Rússia continuar com as agressões na Ucrânia, sobretudo, enviando soldados, armas e financiando os rebeldes, o preço a pagar aumentará".

AFP

Cunha quer criar Dia do Orgulho Hétero

 

cunha(Foto: Estadão Conteúdo)
Três dias após ser eleito presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) solicitou que todas as propostas que apresentou ao longo de seus 12 anos na Casa fossem desarquivadas. Na lista que inclui 134 proposições, há itens polêmicos como o projeto que criminaliza o preconceito contra heterossexuais, o que cria o Dia do Orgulho Heterossexual, o que condena médicos que praticarem aborto a até 20 anos de prisão e o que transforma a prática em crime hediondo. As propostas de todos os deputados são arquivadas ao fim de cada legislatura, mas podem ser retomadas por meio de requerimento.
Os projetos de lei mais polêmicos envolvem dois dos temas preferidos da bancada evangélica, da qual Cunha faz parte. Em proposta de 2010, o agora presidente da Câmara estabelece pena de até três anos para quem discriminar heterossexuais. O texto foi apresentado em meio às discussões para criação de uma legislação que punisse o preconceito contra homossexuais.
No mesmo campo, Cunha propôs uma lei que crie o Dia do Orgulho Heterossexual. "No momento que discutem preconceito contra homossexuais, acabam criando outro tipo de discriminação contra os heterossexuais e, além disso, o estímulo da 'ideologia gay' supera todo e qualquer combate ao preconceito", diz Cunha na justificativa do projeto. "Daqui a pouco, os heterossexuais se transformarão pela propaganda midiática em reacionários e nós queremos ter a nossa opção pela família sendo alardeada com orgulho", encerra.

Na última quarta-feira, Cunha já havia criado uma comissão especial para acelerar a tramitação do Estatuto da Família, projeto do deputado Anderson Ferreira (PR-PE) que reconhece como família apenas os núcleos sociais formados da união de um homem e de uma mulher.
Eduardo Cunha também conseguiu desenterrar agora ao menos dois projetos de lei que tratam de aborto. O primeiro, de 2006, inclui a prática na lista de crimes hediondos (aqueles que recebem tratamento mais severo) ao lado de homicídio, estupro e genocídio.
Cinco anos depois, o parlamentar apresentou outro projeto que tipifica o aborto realizado por médico, exceto quando a prática for necessária para salvar a vida da mãe ou em caso de estupro. Pela proposta, o médico pode ser condenado à reclusão de seis a 20 anos. "Ao aborto praticado por médico, fora das hipóteses autorizadas pela legislação, deve ser atribuída penalidade mais grave do que quando o crime é praticado por terceiro, tendo em vista o compromisso profissional que tem em preservar a vida", justificou à época.
Nesta semana, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente da Câmara disse que não pautará a votação da legalização do aborto "nem que a vaca tussa". "Vai ter que passar por cima do meu cadáver para votar", disse Cunha. No campo da tecnologia, o parlamentar tem outro projeto polêmico: o que obriga a remoção de links dos mecanismos de busca da internet que façam referência a "dados irrelevantes ou defasados", por iniciativa de qualquer cidadão ou a pedido da pessoa envolvida.

Estadão Conteúdo

ANS suspende comercialização de 70 planos de saúde

ANS

“Setenta planos de saúde de 11 operadoras terão a comercialização suspensa, a partir da próxima quinta-feira (19), por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) depois de receber reclamações de usuários sobre questões como prazo de atendimento e negativa indevida de cobertura.

Em nota, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), disse que o 12º ciclo de monitoramento demonstra os esforços do setor para a correção das falhas, já que houve uma redução no número de operadoras com planos suspensos em relação a outros ciclos. No texto, a Federação garante que as 27 operadoras associadas vêm investindo continuamente na qualidade de atendimento aos usuários.

No período entre setembro e dezembro de 2014, quando foi realizada a 12ª etapa do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, a ANS recebeu mais de 13.900 reclamações. A avaliação é realizada a cada três meses, desde dezembro de 2011.

No atual ciclo da avaliação, 39,9% das reclamações foram referentes a problemas de gerenciamento das ações de saúde, como autorização prévia para realização de consultas e exames. Logo depois, com 25,8%, estão queixas sobre desrespeito dos prazos máximos para atendimento de certos procedimentos. As operadoras que tiveram queixas sobre negativa indevida de cobertura podem ser multadas em valores que variam entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.

De acordo com a ANS, a medida de suspensão vai proteger cerca de 580 mil beneficiários e é uma forma de melhorar o atendimento. Com a ação, os usuários não ficam sem a cobertura do plano que possuem, já que a suspensão é somente para impedir que novos produtos sejam comercializados.

No próximo ciclo de avaliação a ser realizado pelo programa de monitoramento, as operadoras que apresentarem melhora no atendimento podem voltar a comercializar os planos.”

(Agência Brasil)

SSPDS apresenta helicóptero equipado com UTI Aérea

helicoptero_uti1

Imagem Ilustrativa

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE), realiza solenidade de encerramento do Curso de Capacitação em Operações Aéreas para Profissionais de Saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Estarão presentes no evento o Secretário da SSPDS, Delci Texeira, e o Secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlile Lavor, que irão apresentar a nova aeronave que presta serviços aeromédicos e é equipada com unidade de tratamento intensivo (UTI).

Serviço:

Solenidade de encerramento do Curso de Capacitação em Operações Aéreas para Profissionais do SAMU e apresentação de aeronave com UTI Aérea

Local: AESP - Avenida Presidente Costa e Silva, 1251, bairro Modubim.

Dia: 12/02/2015

Hora: 14h30min

 

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Agricultores têm até sexta-feira (13) para aderir ao Garantia-Safra

Garantia_Safra

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou o prazo de pagamento dos boletos de adesão ao Programa Garantia-Safra 2014/2015. Os agricultores familiares têm até sexta-feira (13) para fazer o pagamento dos boletos nas Casas Lotéricas ou Agências da Caixa Econômica Federal.

Segundo o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Arimatéa Gonçalves, ainda faltam ser pagos mais de 10 mil boletos. “É importante que os que ainda não pagaram o benefício procurem as Agências Lotéricas ou da Caixa Econômica Federal para fazer o pagamento, pois a data de 13 de fevereiro não será mais prorrogada”.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, ressalta a importância do Garantia-Safra: “Ninguém deve ficar de fora desse grande projeto do Governo Federal, que garante uma bolsa de 850 reais, dividida em até 5 parcelas, para aqueles agricultores que perderem 50% ou mais de sua plantação”.

O Estado do Ceará conta com 355 mil agricultores que estão aptos para receber o benefício. É o Estado com o maior número de cadastrantes aptos, faltando ainda 10 mil boletos a serem pagos. Cada agricultor deve pagar R$ 14,80 para receber o benefício.

Arimatéa Gonçalves orienta os trabalhadores a procurar os escritórios da Ematerce, as Prefeituras Municipais ou os Sindicatos Rurais para o esclarecimento de outras possíveis dúvidas sobre o benefício.

Cada município contribui com R$ 44,63, por agricultor cadastrado. O Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 89,25 milhões para que os trabalhadores recebam o benefício.

Para a safra 2014-2015, o Governo do Estado vai investir R$ 31,6 milhões aproximadamente para que os agricultores familiares recebam o benefício. A União paga R$ 297,50 por agricultor cadastrado.

 

Assessoria de Comunicação da SDA

CEs: 600 agentes do Detran e PRE atuarão no carnaval realizando fiscalizações

EstradasR

A fiscalização do trânsito durante o período do Carnaval deste ano, de 13 a 17 próximos, nas rodovias estaduais e nas praias mais frequentadas do litoral cearense, contará com 600 agentes do DETRAN e Polícia Rodoviária Estadual PRE, além de 109 viaturas, 57 motos e 17 guinchos (reboques). Nesse período, serão realizadas 155 operações, com o uso de bafômetros (ao todo são 170 etilômetros) para realização de exame com base na Lei Seca. A ênfase da fiscalização durante o dia na capital será no Porto das Dunas.

Das 155 operações, 64 serão nas praias, onde há concentração de banhistas, para coibir a circulação de veículos de duas ou mais rodas); 40 operações nas regiões do Estado (Cariri, Serão Central, Centro-Sul, Vale do Jaguaribe, Serras -Guaramiranga e Ibiapaba – e Zona Norte); 18 operações nos municípios litorâneos (Leste, Fortaleza a Aracati; e Oeste  Fortaleza a Jericoacoara), 18 operações nas áreas de saída de Fortaleza (postos da PRE) e 15 operações em Fortaleza e Região Metropolitana.

O lançamento da operação acontecerá às 18 horas de sexta-feira (dia 13) no Posto de Fiscalização da PRE em Aquiraz (antes do viaduto de acesso ao Iguape). Haverá também operações nos outros postos fixos da PRE na CE 085 (Caucaia), CE 060 (Maracanaú) e CE 065 (Maranguape) que são as rodovias de saída da Capital para as outras regiões do Estado. A fiscalização permanecerá até a meia-noite de terça-feira (dia 17).

O DETRAN recomenda aos motoristas que façam antecipadamente a revisão do veículo, verificando o sistema de freios, de iluminação, bateria, estado dos pneus, regularidade da documentação (CRLV  licenciamento, seguro DPVAT, IPVA e CNH); usar o capacete (o motociclista e o passageiro também); respeitar o limite de velocidade; não ultrapassar em faixa contínua, redobrar os cuidados e manter a prudência na direção. Além disso, não ingerir bebida alcoólica.

TERMINAL RODOVIÁRIO

O movimento de passageiros no terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, com o uso do sistema de transporte intermunicipal rodoviário será mais do que o dobro do período normal. Nesta quinta-feira (12) o número de pessoas foi 4 mil a mais, passando de 5 mil para 9 mil pessoas. Nesta sexta-feira (13) e sábado (14), a quantidade será de 12 mil passageiros, passando dos 5 mil em períodos normais para 12 mil. Serão ofertados 325 ônibus extras, passando de 228 para 553 ônibus: e número de viagens extras será de 345, passando de 125 viagens em períodos normais para 370 viagens.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação do Detran-CE

Vereador denuncia esquema de propina dentro do Demutran de Juazeiro do Norte

Bertran2

Bertran fez graves acusações no plenário da câmara. (Foto: Flávio Pinto)

O vereador Bertran Rocha (PT do B), da base do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), denunciou nesta quinta-feira (12), no plenário da Câmara Municipal, um esquema de propina, que segundo ele, estaria sendo praticado para a liberação de veículos apreendidos e em poder do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), órgão da Secretaria de Segurança de Juazeiro do Norte. "Ninguém retira moto apreendida pelo Demutran sem pagar a quantia de R$ 100,00 a agentes públicos de lá", afirmou o vereador, que faz parte da base do prefeito Raimundão. Na mesma denúncia, Bertran também denunciou que peças de motos desaparecem misteriosamente.
Bertran disse que colocou nos últimos 15 duias, seis assessores para realizar campana no Demutran, depois de ser impedido de retirar a moto de um correligionário. "Todos nesta cidade sabem que alguns vereadores da base têm regalias. Alguns retiram motos e veículos apreendidos e outros não. Fui tentar retirar a moto de um leiteiro amigo, que estava com a documentação atrasada e não deixaram. Me disseram sem constrangimento algum que só retiraria se pagasse", revelou o vereador ainda em plenário.
Indignado com o fato, Bertran disse que tentou alertar alguns colegas do problema que, conforme ele, vem ocorrendo no Demutran, mas ninguém lhe ouviu. "Por isso, faço agora a denúncia no plenário da casa", explicou. O vereador disse possuir documentos que comprovam sua denúncia e pretende levar o caso ao conhecimento do Ministério Público.
O caso teve ampla repercussão na sessão ordinária desta quinta-feira. Os vereadores Tarso Magno (PR), Gledson Bezerra (PTB), Darlan Lobo (PMDB) e até o líder do prefeito, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), concordaram em enviar requerimento ao secretária da Segurança, coronel Antônio Herdez Miranda, para que ele compareça à câmara para dar explicações, antes do caso seguir para investigações do Ministério Público. "Não podemos julgar o atual secretário, Herdez Miranda. Ele assumiu a pasta há 20 dias. Por isso vamos ouvir o que ele tem a dizer", ponderou o vereador Gledson Bezerra.
Já o vereador Cláudio Luz (PT), que na gestão passada (Dr. Santana) foi secretário de Segurança de Juazeiro do Norte, lamentou o fato. Segundo ele, em sua gestão foi implantada um sistema de informatização, onde todos os veículos apreendidos pelo Demutran eram cadastrados e arquivados nos computadores. Para liberar, só através de senha do servidor responsável pelo setor. "Infelizmente, esse sistema foi abandonado e hoje é feito de forma manual, que dá margem a corrupção e desvio de conduta", afirmou Luz.

flavio pinto

Carnaval terá reforço de 4.774 homens da segurança pública

segura2

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, nesta quinta-feira (12), a Operação Carnaval 2015. Na ocasião, foram apresentados os detalhes da operação que contemplará as 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado, onde serão desenvolvidas ações de segurança, além de monitoramento e salvamento de banhistas nas praias e lagoas do Estado.
A operação receberá um reforço de todos os órgãos de segurança pública do Estado e terá início amanhã (13), a partir das 18 horas, indo até às 6 horas da próxima quarta-feira (18). Nesse incremento, há um total de 4774 homens das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense do Ceará, além da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e das Coordenadorias de Inteligência e de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS destinados aos municípios onde há festas no período. A SSPDS frisa que não haverá alteração do efetivo ordinário em decorrência das movimentações dos profissionais designados para a segurança do Carnaval.

Serão distribuídos em todo Estado, 575 homens do Corpo de Bombeiros; 351 homens da Polícia Civil - distribuídos em delegacias plantonistas dos municípios; 53 homens da Perícia Forense do Ceará; 3.607 homens da Polícia Militar; 40 homens da Ciopaer; e 13 homens da Copol e da Inteligência da SSPDS.

Para realizar fiscalizações e proteger a população que trafegará nas rodovias estaduais, o efetivo da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também será reforçado e contará com 448 policiais, em 23 pontos fixos e 19 postos avançados. Serão utilizados 130 veículos, distribuídos entre motos, guinchos e viaturas, além de 88 bafômetros.

Todas as forças trabalharão de maneira integrada no esquema operacional do Carnaval, que prevê ações preventivas e ostensivas em todas as modalidades, com o objetivo de garantir a segurança de quem vai viajar e de quem permanecer nas suas cidades. Os órgãos terão também o apoio de dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCMs) e de duas Plataformas de Observação Elevada (POEs). Os equipamentos ficarão em locais estratégicos do Estado, conforme as demandas do fluxo populacional e turístico.

Para dar início à Operação, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realiza, amanhã (13), um simulado de salvamento aquático no quartel do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), às 9 horas, na avenida Leste Oeste. A maior preocupação da corporação são as áreas com mananciais de água doce e salgada, onde há maior concentração de banhistas, prevenindo e atuando nas ocorrências de afogamento. O serviço de guarda-vidas deverá funcionar de 08 horas às 17 horas, podendo em algumas situações de risco ser prolongado até às 19 horas, a critério da autoridade militar da área. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças e folders educativos para o público em geral sobre prevenção de acidentes e afogamentos.


Assessoria de Comunicação da SSPDS

TCM e Polícia Federal irão atuar em parceria

pf

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) e o Departamento de Polícia Federal (DPF) no Estado atuarão em parceria para combater a prática de superfaturamento e sobrepreço em licitações nos municípios cearenses. O acordo de cooperação técnica será assinado na sexta-feira, 13, entre os órgãos.
O presidente do TCM, Francisco Aguiar, pontua que já existe uma parceria entre Polícia Federal e Tribunal, em relação a pedidos de informações e colaboração em ações do TCM. O termo de acordo, porém, deve estabelecer novos parâmetros para o trabalho. “A intenção é darmos as informações necessárias à Polícia Federal, através dos nossos levantamentos técnicos”, pontuou Aguiar.
Está previsto, por exemplo, que o DPF tenha acesso à base de dados do TCM para consultas de preços de produtos e serviços oriundos de licitações nos 184 municípios cearenses, que os técnicos de ambos os órgãos recebam treinamento específico para aprimorar a análise das licitações, além de intercâmbio de conhecimentos e de tecnologia para aprimorar a prevenção e combate a fraudes licitatórias.
Francisco Aguiar ressalta que, posteriormente, o objetivo é estabelecer a mesma relação com o Poder Judiciário. Ele ressalta que já existe também a colaboração com o órgão, no sentido da transferência de informações para embasar decisões judiciárias. Aguiar afirma que, em março, buscará diálogo com a presidente recém-empossada no Tribunal de Justiça do Ceará, Iracema do Vale.
O acordo será assinado entre o superintendente regional do DPF no Ceará, delegado Renato Casarini Muzy e o presidente do TCM, na sede do Tribunal, no Centro Administrativo do Cambeba, às 9 horas.
(O Povo)

MPF-CE arquiva caso do vazamento da redação do Enem 2014

 

Para o MPF, não houve beneficiários com vazamento de tema da redação. Não foi possível identificar responsável pelo vazamento, diz MPF-CE.

 

enem_1

Candidato disse ter recebido tema da redação do
Enem (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Não houve beneficiados com o vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Com esse entendimento, resultado das investigações promovidas pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), a procuradora da República Nilce Cunha decidiu, nesta quarta-feira (11), pelo arquivamento do procedimento que apurava o caso.

De acordo com a procuradora, considerando tudo o que foi apurado nos autos, incluindo relatório pericial da Polícia Federal, ficou concluido que as irregularidades verificadas no manuseio das provas de redação "não se revelaram de potencial capaz de malferir o princípio da isonomia, assim como não foi possível identificar o responsável pelo vazamento e tampouco a ocorrência de qualquer benefício para quem quer que seja".

Além disso, segundo o MPF, não foi possível comprovar que o vazamento resultou de um esquema pré organizado com o objetivo de beneficiar candidatos. "O que ocorreu foi, a bem da verdade, uma notícia de forma bastante restrita e desorganizada, sem potencial para malferir o princípio da isonomia entre os concorrentes", aponta a procuradora.

 

O relatório também detalha que os estudantes participantes do Enem 2014, ouvidos na investigação, não teriam como ser beneficiados. Em um dos casos, porque o estudante tomou conhecimento do tema um pouco antes do início da prova, não lhe conferindo credibilidade, achando que se tratava de mais um ''trote'' dentre tantos que circulavam nas redes sociais. Nos outros dois casos, porque o estudante somente teve acesso à informação após concluir a prova e já fora do local do exame.

Na conclusão do arquivamento, a procuradora Nilce Cunha defende, ainda, que considerando que o Enem 2014 contou com cerca de 9 milhões de inscritos, "somente fatos deveras graves o suficiente para comprometer a legalidade e lisura do exame poderiam autorizar medidas tendentes à anulação das provas, e, desde que comprovado haver um número significativo de concorrentes se beneficiado da fraude".

Denúncias
Três alunos disseram que receberam mensagens pelo celular com o tema da redação da prova, "Publicidade infantil no Brasil", antes ou durante a realização do exame.  Um estudante de 20 anos, que mora em Fortaleza, disse que chegou ao celular dele às 11h50 uma mensagem com uma imagem mostrando o tema da redação na folha de prova. "

Antes de chegar à prova, uma hora e dez minutos antes eu recebi uma mensagem de um colega de Campina Grande. Se a mensagem chegou de outro estado, de São Paulo, então, ela deve ter se espalhado em vários estados ainda antes da prova", afirmou. Não sei se vou entrar com alguma representação na Justiça, vou conversar com meus pais e com a direção", afirmou.

Uma estudante do ensino médio de 17 anos afirmou ter recebido uma mensagem em áudio no celular às 15h11 (horário de Brasília) e a viu logo após sair do local de prova. O áudio era de um amigo que soube do tema por ter visto uma imagem do carderno de prova que chegou via celular no WhattsApp, segundo a aluna. No momento, outros alunos ainda realizavam os exames, que podia ser concluído até as 17h30 do domingo.

Um terceiro aluno declarou ao G1 que também recebeu uma mensagem às 15 horas no celular também por WhatsApp. "Enquanto eu que passei o ano inteiro estudando, fazendo redações, eu não me beneficiei porque eu não sabia que era realmente o tema da redação. Mas a pessoa que recebeu primeiro teve tempo para se preparar e sabia que seria o tema da redação", acrescenta este aluno, que também não quis se identificar. Ele diz que também recebeu a imagem da prova às 10h50, mas só checou a mensagem depois que deixou o local do exame.

Do G1 CE

Prefeitura de Barbalha é pressionada a implantar Guarda Municipal

prefeitobarbalha

 

Prefeito de Barbalha

No município de Barbalha, a Guarda Municipal foi criada por Lei no primeiro mandato do atual prefeito Zé Leite, mas, até hoje, a implantação não saiu do papel. Diante de casos de depredação do patrimônio público, o debate sobre a instalação do órgão foi retomado. O esperado é que, ainda este ano, a Prefeitura realize concurso público e efetive a instituição.
De acordo com o capitão L. Rodrigues, a Polícia Militar em Barbalha conta com efetivo de 100 homens, que também dão cobertura aos municípios de Jardim, Missão Velha e Abaiara. “A PM tem feito combate maciço com relação ao tráfico de entorpecentes e em cima dos roubos. Inclusive, procuramos dar uma resposta imediata, também, na condução dos homicídios”, enfatiza.
Fonte: Jornal do Cariri      

Casos de leishmaniose deixa população cratense apreensiva

cratocidade

Cidade do Crato

A infestação de leishmaniose tem preocupado a população cratense. São diversos casos registrados na cidade tanto da forma tegumentar quanto da visceral. O Crato já teve registrados dois casos pela secretaria de saúde do município da forma mais grave da doença só em janeiro de 2015.

Os cratenses reclama a superpopulação de cães espalhados pelas ruas e que, além do risco de ataques, são os hospedeiros de diversas doenças, entre elas a leishmaniose que pode ser fatal ou provocar ulceras pelo corpo.

O líder comunitário do bairro batateira em Crato, Ribamar Barbosa, disse estar preocupado com os recorrentes casos da doença que tem se registrado na região e também com a chegada das chuvas, pois, segundo ele, o carro fumacê não tem passado para pulverizar os mosquitos. E cobrou dos órgãos responsáveis que sejam tomadas providências.

O diretor do centro de zoonoses do Crato, Ricardo Pierre, informou que a questão não é só de saúde publica, mas antes de tudo é uma questão de meio ambiente. Ele afirma que não tem condições de recolher todos os animais que estão espalhados pelas ruas por não poder eutanasiar os cães saudáveis e não ter destino que possa dar aos animais.

“Hoje, o centro de zoonoses do Crato conta com 32 vagas para cães. Caso seja desencadeado um processo de capturas, é possível retirar 50 cães das ruas em apenas uma manhã. Em média, Três deles são positivos e serão eutanásias. Cinco são adotados e o que sobra ainda é maior do que a capacidade do canil que tem que oferecer comida, agua, higienização duas vezes por dia, acompanhamento veterinário, remédios e tudo isso com recursos do SUS.” Conta o veterinário Ricardo Pierre.

A proposta é que os órgãos e entidades ligadas e interessadas no assunto como câmara de vereadores, ministério publico, grupos ligados à defesa dos animais participem de uma audiência publica para buscar meios de solucionar o problema.

Fonte: Cariri-Ceará

Jonas, o profeta - Por: Emerson Monteiro

Um dia, o Senhor dirigiu-se a Jonas, filho de Hamitai, e determinou que ele fosse a Nínive, cidade pagã de reprováveis costumes, levar aos seus habitantes  palavras de salvação.

No entanto, Jonas o que fez: arrepiou caminho. Desceu a Jope, onde, no porto, avistou fundeado navio de arribada para Társis e meteu-se no rol dos passageiros, disposto a fugir de qualquer modo da face do Senhor.

Em alto mar, porém, quando a viagem parecia transcorrer na perfeita normalidade, sem transtornos ou percalços, cresceu monumental tempestade, a todos espavorindo de causar dó e piedade.

Nessa hora difícil, a sono solto, Jonas repousava no porão do navio, isento de quaisquer preocupações terrenas. O comandante, que lhe conhecia os dotes espirituais, pediu que ele orasse em favor dos aflitos, naquele instante de perigo. De logo reunidos no convés, os membros da tripulação jogavam a sorte e reconheceram na figura do profeta o motivo da iminente tragédia que rondava a expedição.

Daí quiseram saber mais do passageiro, quais suas origens, profissão, e detalhes úteis que falasse dos maus presságios circunscritos.

Ele lhes respondeu: - Sou hebreu e adoro o Senhor, Deus do céu, que fez os mares e a terra, – Livro de Jonas l:9.

Cresceu-lhes ainda mais o medo, porquanto descobriram a intenção do profeta de esquivar-se perante o compromisso firmado com o Pai de Tudo, levando Jonas a indicar o jeito que via de escaparem daquilo, só que deviam atirá-lo às ondas fatais do mar revolto, remédio certo.

Eles ainda resistiram à ideia do estranho e, por isso, clamaram aos céus misericórdia. Todavia acabaram aceitando lançar ao mar o profeta.

A sequência dos acontecidos torna esta narrativa de domínio público. Nas águas convulsas, Jonas viu-se engolido por baleia descomunal, em cujo interior permaneceu três dias e três noites, tradicional conhecimento da humanidade.

Na barriga do peixe, ele reergueu as forças e pediu ao Senhor, com sofreguidão, que voltasse a ver a luz do dia. Na aflição, afirmou sua irrestrita obediência aos fatores do Bem. De volta ao chão firme, a ordem que recebeu repetia os inícios da história, que seguisse na direção de Nínive, a salvar-lhe o povo, reino que chegou após três dias de marcha cerrada.

Nas ruas, pregou com abnegação os rigores da mensagem fatídica: Ainda 40 dias, e Nínive será subvertida, clamava sensibilizando os ninivitas. O rei do lugar aquebrantou a alma e mobilizou toda população pelos caminhos da virtude. Juntos, jejuaram. Privaram-se. Converteram-se. Arrependeram-se e oraram com força.

Por conta desse feito de Jonas, Deus revogou o futuro cruel de Nívive, exemplo clássico de transformação coletiva, na voz dos antigos profetas judeus.

Coisas da República: além de endividado, Brasil é chamado de velhaco

Fonte: Folha de S.Paulo
A forte piora nas contas do governo levou a consultoria e agência de classificação de risco britânica Economist Intelligence Unit (EIU) a retirar o grau de investimento que havia concedido ao Brasil em janeiro de 2012. A EIU –braço do grupo que publica a revista "The Economist"–reduziu a nota da dívida soberana brasileira de BBB para BB. Com isso, o Brasil perdeu o grau de investimento, uma espécie de selo de que é seguro investir em um país, e voltou para a categoria considerada mais arriscada.
O departamento de análise de risco da EIU recebeu em 2013 a certificação de agência de classificação de risco da European Securities and Markets Authority (ESMA, autoridade que regula o mercado europeu). O modelo de risco da consultoria é alimentado por 60 questões, que consideram tanto dados quantitativos quanto análises qualitativas. Segundo Robert Wood, analista da EIU, a forte deterioração nas contas públicas provocou o rebaixamento.
Após a divulgação do relatório trimestral anterior da consultoria, o governo passou a registrar deficit primário, deixando de poupar recursos para pagamento dos juros da dívida pública, e o desempenho da economia continuou muito fraco. Com isso, a relação entre a dívida pública bruta e o PIB (Produto Interno Bruto) ultrapassou 60%. "Em nossa análise qualitativa, reconhecemos que a nova equipe econômica trouxe um ganho de credibilidade para o governo, mas isso não compensou o efeito da forte piora dos dados", diz Wood.
Ele considera improvável que o Brasil recupere o grau de investimento nos próximos dois anos. A perda da nota sinaliza aumento do risco de calote, mas Wood ressalta que esse perigo ainda é baixo, pois o Brasil possui um grande colchão de reservas internacionais e dívida pública externa baixa. As três principais agências de classificação de risco–Moody's, Standard & Poors (S&P) e Fitch Ratings–mantêm o grau de investimento do Brasil. Elas conseguem atribuir um peso maior a tendências futuras–como uma esperada melhora dos resultados fiscais–, enquanto a análise de risco da EIU é mais ditada por dados correntes. O temor de um rebaixamento por uma delas, no entanto, voltou a aumentar nos últimos dias com a piora do quadro econômico do país.

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31