xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/02/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 fevereiro 2015

Mortes por AVC em jovens após o Carnaval sobem 11%

avc2_2015esse

Os excessos que parte significativa da população se permite durante o Carnaval, notadamente os jovens, têm consequências para a saúde e a vida daqueles que misturam a brincadeira com abusos alimentares, do álcool e outras drogas, por exemplo. As consequências mais visíveis desses abusos estão nas estatísticas das mortes por causas externas, principalmente pelos acidentes de trânsito, em geral causados por motoristas alcoolizados. Mas há também as consequências até agora silenciosas e que vêm à luz com a conclusão de estudo realizado pelo Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular, que relaciona o carnaval e o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em jovens, revela o estudo, ocorre aumento de 11% no número de mortes por AVC nos 30 dias após o carnaval.

O estudo do Comitê Estadual, que será apresentado em Viena, Áustria, durante o Congresso Europeu de AVC, no mês de maio, avaliou todos os atestados de óbito de maiores de 18 anos nos 30 dias após o carnaval, de 2009 a 2013. No período, ocorreram 226.993 mortes no Ceará, 23.974 por AVC. Na comparação das mortes ocorridas após o carnaval com aquelas registradas em outras épocas do ano, foi verificado o aumento de 11% na mortalidade por AVC em jovens. ¨Não ocorre variação significativa de mortes em relação à população em geral nem nos óbitos por sexo, o que evidencia o agravamento dos fatores de risco para o AVC entre os jovens em função dos abusos praticados no carnaval, especialmente das bebidas alcoólicas¨, afirma o neurologista João José de Carvalho, presidente do Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular e chefe da unidade de AVC do Hospital geral de Fortaleza. Estudos já demonstraram que pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso têm maior chance de sofrer um AVC.

Os fatores de risco para o AVC são, por ordem de importância, pressão alta, fumo, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo, colesterol elevado, diabetes, uso abusivo de bebida alcoólica, estresse crônico, depressão e doenças cardíacas, sobretudo a fibrilação atrial. A principal característica do AVC é a manifestação súbita dos seguintes sintomas: perda da força ou da sensibilidade em um dos lados do corpo, dificuldade para falar ou compreender, perda visual, particularmente se for só de um olho, tontura, vertigem ou dificuldade no equilíbrio, dor de cabeça sem causa aparente.

O controle dos fatores de risco, inclusive durante a folia momina e principalmente entre os jovens, como demonstra o estudo do Comitê Estadual do AVC, é capaz de evitar até 90% dos casos. Em Fortaleza, conforme o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizado pelo Ministério da Saúde, 7,1% da população de 18 a 24 anos fuma, 29,7% estão com excesso de peso, 6,3% são obesos, 38,9% comem carne com excesso de gordura, 19% consomem bebidas alcoólicas em quatro ou mais doses em uma mesma ocasião, 3% têm diagnóstico de hipertensão arterial e 0,8% de diabetes.

O AVC é a principal causa de morte em Fortaleza, no Ceará e no Brasil. A cada ano, cerca de 16 mil cearenses são acometidos por um AVC e perto de 5 mil morrem por causa da doença. Em 2013 foram registradas 4.603 mortes pela doença no Estado, 2.251 em homens e 2.352 em mulheres. “A cada meia hora um cearense sofre um AVC e a cada duas horas um cearense morre por AVC”, calcula João José de Carvalho.

O AVC ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. Conhecido também como derrame, o AVC é uma doença que provoca a perda súbita de uma ou mais funções neurológicas. No AVC isquêmico, o mais comum, com 80% dos casos, ocorre a obstrução de um vaso sanguíneo de uma determinada região do cérebro. Já no AVC hemorrágico, ocorre a ruptura de um vaso sanguíneo cerebral e a formação de hematoma que comprime os tecidos cerebrais vizinhos.

Assistência

No Ceará, o Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC, desenvolvido nas vertentes epidemiológica, assistencial e educativa, iniciou as ações de vigilância epidemiológica em 2006, com o georreferenciamento de todas as mortes por AVC em Fortaleza. Em 2009 foi iniciado o estudo hospitalar, envolvendo 19 hospitais da Capital, identificados por concentrar mais de 90% das mortes por AVC. Este ano, o Comitê Estadual de Atenção às Doenças Cerebrovasculares realiza a terceira etapa do estudo epidemiológico do AVC com a implantação do Registro Estadual de AVC, iniciada em fevereiro.

O marco do programa foi a inauguração, em outubro de 2009, da Unidade de AVC do HGF, que atendeu 1.400 pacientes no primeiro ano de funcionamento. Os pacientes tiveram acesso ao tratamento trombolítico e a exames modernos como a tomografia realizada pelo tomógrafo multislice, que realiza o exame em apenas 5 segundos. Em março de 2013 começou a funcionar a Unidade de AVC do Hospital Regional do Cariri (HRC), que iniciou a descentralização do programa estadual de atenção ao AVC.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa

Bancos de leite convidam mães para doação

Amamentacao2

Com a proximidade do carnaval, os bancos de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, do Hospital Infantil Albert Sabin e do Hospital Geral de Fortaleza, todos do governo do Estado, estão à espera das mães que estão amamentando e têm excesso de leite para que ajudem a salvar vidas de bebês recém-nascidos. O leite doado por elas vai para os bebês internados nas unidades de terapia intensiva neonatal. Alguns são prematuros extremos, não têm força para sugar, por isso precisam do leite doado. 

No Hospital Geral Dr. César Cals, há 52 recém-nascidos no centro de neonatologia. Todas precisam do leite humano. O estoque atual está baixo.  Durante o carnaval, para suprir a necessidade, o ideal são 25 litros de leite. O leite doado será essencial para ajudar na recuperação, fortalecimento e desenvolvimento dos bebês. Eles podem, inclusive, ter o tempo de internação reduzido pela metade. Para doar, é bem fácil e rápido. O banco de leite do Hospital César Cals funciona 24 horas, todos os dias da semana, de domingo a domingo. Então, a qualquer momento, a mãe ou alguém da família pode ligar gratuitamente para 0800 286 5678 ou enviar um e-mail para bancodeleite@hgcc.ce.gov.br, para fazer a doação, um gesto simples e que salva vidas. O hospital possui uma equipe especializada para atendimento e vai buscar o leite doado em casa, onde também faz atendimento.

O Hospital Infantil Albert Sabin está com 34 crianças em tratamento. São meninos e meninas com baixo peso, prematuros, pós-cirúrgicos e com dificuldades de mamarem diretamente no peito da mãe. Há um mês e 20 dias, Lívia Caroline da Silva Cabral acompanha o filho em tratamento no Albert Sabin. Paulo José Ubaldino da Silva, com um mês de vida, nasceu pesando somente 930 gramas. Para recuperar o peso e conquistar um desenvolvimento saudável, ele se alimenta exclusivamente do leite doado, enquanto sua mãe ainda não consegue produzir. Para garantir um estoque razoável que atenda a atual demanda de 34 crianças internadas nas unidades de terapia de alto e médio risco, o Albert Sabin precisa alcançar a meta de 50 doadoras. "A nossa preocupação é ter leite para distribuir durante o feriado de carnaval. Estamos com 40 doadoras e, no estoque, temos apenas 30 litros para um consumo diário de 3,5 litros", diz Iraneide Velança, enfermeira do Banco de Leite do Albert Sabin.

O Banco de Leite do Hospital Geral de Fortaleza também está precisando de doações. Por dia, são necessários cerca de sete litros de leite para alimentar os pequenos prematuros que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva e também nos leitos do Canguru. No período do carnaval, são necessários 40 litros de leite para atender toda a demanda, nos cinco dias do feriado. Atualmente, no estoque tem 23 litros, ou seja, esse número tem quase que dobrar. O Banco de Leite Humano do HGF atende uma média de 50 bebês por mês. As doações podem ser feitas no próprio hospital ou ainda, se a mãe não puder vir à unidade, a equipe do banco envia um carro para buscar o leite em casa.

Todos podem ajudar inclusive quem não é mãe ainda, pois também é necessária a doação de frascos de vidro com tampa de plástico para armazenar o leite pasteurizado. Com a doação, os bebês internados têm mais chances de recuperação e crescerão mais fortes e saudáveis. Cientificamente, está comprovado que o recém-nascido prematuro e ou doente tem as chances de recuperação mais elevadas e viver com qualidade, se a alimentação com  leite humano for proporcionada, durante o período de privação das mamadas no peito da mãe.

ONDE AS MÃES PODEM DOAR LEITE HUMANO

Banco de Leite  do Hospital Geral Dr. César Cals
Atendimento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Avenida do Imperador, 545, Centro
0800 286 5678 /3101 5367
bancodeleite@hgcc.ce.gov.br

Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7 às 17h
Rua Tertuliano Sales, 544-B - Vila União
0800 280 4169
blh@hias.ce.gov.br

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Endereço: Rua Ávila Goulart, 900 - Papicu
(85) 3101. 3335

09.01.2015

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 - 8828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Assessora de Comunicação do Hias
Helga Santos
(85) 3256-1574/ 9952-6742/ 8524-8942
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Assessoria de Comunicação do HGF
Oona Quirino / Karol Martins
(85) 3101.7086 / 8726.1212
oona.quirino@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF

Gov. Do estado Ce

Especialização em Saúde Pública da UECE recebe inscrição até sexta-feira (13)

Uece_Fachada_2

Estão abertas, até sexta-feira, dia 13, as inscrições para o curso de especialização em Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os interessados devem ser portadores de diploma de nível superior ou acadêmicos no último semestre de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Nutrição ou outros interessados na área.

As inscrições deverão ser realizadas na secretaria do curso, no Núcleo de Tecnologia e Empreendedorismo em Enfermagem, localizado entre os departamentos de Administração e Almoxarifado, no Campus do Itaperi.

Serviço:
Especialização em Saúde Pública - UECE
Local: Núcleo de Tecnologia e Empreendedorismo em Enfermagem
Data de inscrição: até o dia 13 de abril
Mais informações: 3101-9612 / 3101-9881


Assessoria de Comunicação da Uece

Infrações florestais lideram a lista de ocorrências junto à Semace

SEMACE

As irregularidades relacionadas aos produtos florestais lideraram o ranking de ocorrências atendidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no ano de 2014. Quase 29% das ações realizadas pela Diretoria de Fiscalização (Difis) da autarquia tinham ligação com desmatamento, queimada, comércio de madeira, carvão etc.

Ao todo, foram protocoladas junto à Semace 3.602 denúncias, oriundas do Disque Natureza, Ministério Público, entre outros. Desse total, as equipes de fiscais ambientais constataram irregularidades em 879 casos, ocasionando a lavratura dos autos de infração. Outras irregularidades bem comuns encontradas pela Difis foram as de fontes poluidoras (postos de combustíveis, indústrias, matadouros, estações de tratamento), agressões a recursos hídricos e zona costeira e maus tratos e tráfico de fauna silvestre.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Semace, Tiago Bessa, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi a área onde se concentrou a maior quantidade de ocorrências. “Mais de 35% das denúncias que chegaram a nós solicitavam fiscalizações nos municípios que compõem a zona metropolitana (RMF)”, disse o diretor que também é fiscal ambiental da autarquia por carreira. Bessa concluiu informando que o Litoral Oeste, com 14%, e o Maciço de Baturité, com 7%, foram as outras duas regiões com maior número de delações.

Operações

Em 2014 a Semace realizou, também, três grandes operações de fiscalização com atividades específicas. A Potyguaras fiscalizou irregularidades em carciniculturas. A Musa teve como foco as construções não permitidas em áreas de preservação permanente da Lagoa do Banana. E, por fim, a Password, que abordou o comércio de madeira e movimentações suspeitas no sistema que controla o Documento de Origem Florestal (DOF).

A Difis foi criada em meados de 2010, após os fiscais ambientais aprovados no primeiro concurso público da Semace tomarem posse de seus cargos. Nesse período de atividade, a diretoria recebeu 11.478 ocorrências, tendo superado a média de 90% de atendimento.

Como denunciar

O cidadão que desejar relatar à Semace qualquer situação suspeita de irregularidade ambiental pode ligar para o Disque Natureza, que funciona com o número 0800-275-2233, de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 12 horas e das 13 horas às 15 horas. É importante que o denunciante repasse a maior quantidade de detalhes da ocorrência para auxiliar a equipe de fiscalização, como pontos de referência, responsável pela situação, horário comum de ocorrer a ação e qualquer outro fato que achar relevante.

 

Assessoria de Comunicação da Semace

Primeira parcela do IPVA 2015 vence no próximo dia 13 de fevereiro

ipva-atrasado-pagamento

Já encontram-se disponíveis no site da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br) os boletos para o pagamento da primeira parcela do IPVA 2015. A Secretaria lembra aos contribuintes do imposto que este ano o pagamento será, prioritariamente, realizado por meio eletrônico. Em 2015, 1.990.863 veículos foram tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 661,8 milhões. Aproximadamente 30% dos proprietários pagaram o tributo em cota única, com 5% de desconto, no último dia 30 de janeiro.

Já o contribuinte que optou por parcelar o desembolso - sem nenhum abatimento especial - deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos próximos dias 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio de 2015, em prestações iguais. Estão isentos do imposto os veículos com mais de 15 anos de uso, veículos pertencentes a União, Estado e municípios, táxis, ônibus urbanos e metropolitanos.

Como em 2014, o IPVA 2015 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e farmácias Pague Menos. Outras informações: 0800 707 8585.

 

Assessoria de Comunicação da Sefaz

Camilo Santana nomeia quatro professores para a Urca

camilo

O governador do Ceará, Camilo Santana, nomeou, nesta segunda-feira (9/12), quatro professores aprovados em concursos realizados  para provimento de cargos docentes na Universidade Regional do Cariri (Urca).     
A medida atende a reivindicação de professores e alunos das universidades públicas estaduais do Estado (Uece, Urca e UVA). Os nomeados são Thiago Zanotti Carminati, José Edilmar de Sousa, Sergio de Moraes Bonilha Filho e Vanessa Raquel Lambert de Souza. 
Também em atendimento a compromissos assumidos com professores e estudantes das três universidades públicas estaduais, Camilo já autorizou a realização de novos concursos. Outras nomeações serão analisadas pelo governo.     
    
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará 

Ministério Público protocola na Justiça mais três processos contra administração de Raimundão

Raimundao

Só em 2015, MP já protocolou seis processos contra o prefeito de Juazeiro do Norte.

A administração Raimundo Macedo (PMDB) é mais uma vez questionada pelo Ministério Público Estadual. E quem pensa que Raimundão pode atravessar os quatro anos de seu mandato (2013-2016) sem ser importunado pela Justiça está redondamente enganado. Basta pesquisar no site do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e poderá constatar que o o órgão fiscalizador faz sua parte, embora a Justiça caminhe a passos lentos.
Somente nesses primeiros 40 dias de 2015, os promotores do MP de Juazeiro do Norte  encaminharam à Justiça seis processos contra Raimundão. Outros dois já estavam protocolados desde 2013 e 2014. Um movido pelo MP e outro pelo Banco do Brasil.
Em 26 de janeiro passado, blog flaviopintonews divulgou que o MP havia protocolado três processos contra a administração Raimundo Macedo. Segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado, o processo de número 0000136-33.2015.8.06.0000 (Procedimento Investigatório do MP por Extorsão ), foi encaminhado para as câmaras criminais reunidas em 21 de janeiro de 2015.
Na mesma data também foi encaminhado à Justiça o processo  de 0000110-35.2015.8.06.0000 (Procedimento Investigatório do MP por Crimes da Lei de Licitações) e também distribuído para as Câmaras Criminais Reunidas.
Já o processo de número encaminhado em 16 de janeiro passado e protocolado pelo TJ sob o número 0000111-20.2015.8.06.0000 (Procedimento Investigatório do MP por crimes de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores.- Câmaras Criminais Reunidas.
NOVOS PROCESSOS
No último dia 2 deste mês (fevereiro), Raimundão foi novamente denunciado em mais três  procedimentos investigatórios pelos promotores de Juazeiro do Norte, José Sirdelânio do Nascimento e  Lucas Azevedo.
O de número 0000218-64.2015.8.06.0000 é por crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral.
O de número 0000216-94.2015.8.06.0000 é por crimes de responsabilidade.
O de número 0000214-27.2015.8.06.0000 é também por crimes de responsabilidade.

flavio pinto

TCM apura indícios de superfaturamento em licitação na limpeza pública do Crato

relatoriotcmcrato

Os relatórios do TCM estão disponíveis no Portal da Transparência.

A Prefeitura do Crato é alvo de mais uma investigação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Desta vez, os auditores e técnicos avaliam se houve um provável superfaturamento na contratação por meio de licitação de uma empresa de coleta de entulhos e resíduos sólidos na cidade. Os valores da licitação são milionários e impressionaram os servidores do órgão fiscalizador.

Segundo o documento/relatório do TCM publicado e disponível no Portal da Transparências, entre os anos de 2013 e 2014, o governo do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB), por meio da Secretaria de Infraestrutura, gestão do ex-secretário Alender Honório de Oliveira, pagou quase R$ 2 milhões a mais à empresa N.R.G. Construções somente de um ano para o outro.

Em 2013, conforme o TCM, a empresa recebeu R$ 2.997.570,00  referente a 19 pagamentos do serviço da coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, entulhos, podas de árvores no município do Crato. Em 2014, de acordo com o laudo do TCM, foi paga a quantia de R$ 4.478.155,60 em 34 pagamentos pelo mesmo serviço.

Ainda conforme o relatório contido no Portal da Transparência, a prefeitura alugou a mesma empresa veículos (caminhão basculante) e máquinas (retroescavadeira e motoniveladora) para manutenção das estradas vicinais. O que despertou a atenção dos auditores do TCM foi os dados repassados por meio do Sistema de Informações Municipais (SIM), onde consta que a prefeitura do Crato pagou em setembro de 2013, a locação de caminhão basculante 12.000 quilômetros para a coleta do lixo. No mês seguinte, outubro de 2013, foram pagos 24.000 quilômetros de serviço (limpeza e coleta) , o que considerando a distância de aproximadamente 500 quilômetros que separam as cidades do Crato a Fortaleza, daria para o mesmo caminhão ir à capital e voltar ao Crato, 24 dias a cada mês.

Mais uma vez, o prefeito Ronaldo Gomes de Matos não foi localizado pelo blog para falar sobre a licitação. Seu aparelho celular estava desligado ou fora de área neste domingo. Também foram feitas ligações no sábado (7), porém não foram atendidas.

O blog também não conseguiu localizar o ex-secretário Alender Honório para comentar o assunto.

flavio pinto

Administradora da Casa de Saúde Santa Teresa, no Crato, diz que pode fechar as portas por falta de recursos.

 

anaisabel

Ana Isabel falou aos vereadores do Crato. Foto : Flávio Pinto

Depois do fechamento do Hospital Manoel de Abreu, em 2014, mais uma unidade hospitar está com dificuldade para mater em funionamento seus 200 leitos. A diretora administrativa da Casa de Saúde Santa Teresa, Ana Isabel Barreto fez  um apelo nesta manhã de segunda-feira (9), na Câmara Municipal do Crato.  Segundo Ana Isabel, o hospital que funciona há 45 anos como Casa de Saúde, está prestes a fechar suas portas por falta de recursos, pois há 10 anos funciona praticamente como entidade filantrópica,  já que segundo ela, as despesas são sempre maiores do que a receita.
Conforme a diretora, a situação ficou crítica  com os contantes atrasos do SUS para o município e deste para a entidade. "Nos últimos 7 anos, a entidade não tem reajuste na diária hospitalar. "Recebemos R$ 42, 00 por paciente para fornecer cinco refeições diárias,  e dar tratamento adequado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social,  terapeuta e psicólogo e psiquiatra", disse.
Além de pacientes do Crato e municípios vizinhos, o hospital recebe ainda internos de outros estados como Pernambuco, Piauí,  Paraíba e até da Bahia.
Ana Isabel lembrou também que o hospital tem 80 funcionários que correm risco de ficarem desempregados, caso não ocorra um socorro imediato.
O apelo surtiu efeito na Câmara Municipal do Crato,  onde os vereadores se comprometram em buscar apoio da prefeitura e da bancada lesgilativa do Crato, na Assembleia Legislativa.
"Outra alternativa é a direção da casa de saúde buscar ajuda com os municípios que enviam pacientes", destacou o vereador Marquinho do Povão (PMDB). Os parlamentares também planejam fazer uma audiência pública com os deputados estaduais em data a ser definida.

Flavio pinto

Ministério Público ajuíza ação requerendo anulação do concurso para delegado, inspetor e escrivão da Polícia Civil

mpce

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da 7ª Promotoria de Justiça Cível e de Defesa da Cidadania, Marcelo Yuri Moreira Martins, ajuizou, Ação Civil Pública com pedido liminar requerendo a anulação do Concurso Público para provimento dos cargos de Delegado, Inspetor e Escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará. A ação, contra o Estado do Ceará e a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), é baseada em várias denúncias de vazamento de questões durante a prova e irregularidades constatadas no Edital. Além disso, o promotor pede a realização de um novo concurso, bem como o ressarcimento do valor das inscrições.
Alternativamente, no caso de indeferimento da tutela antecipada requerida, ou caso se entenda pela necessidade de ser ouvida a parte demandada antes da análise da tutela antecipada, que seja suspenso cautelarmente o referido certame, também sob pena de multa, conforme o artigo 804, do Código de Processo Civil.
Segundo o representante do Ministério Público, foram identificados fortes indícios de irregularidades durante a realização do certame, conforme denunciado por diversos candidatos, que registraram inúmeras reclamações junto à Promotoria. Em 18 de janeiro deste ano, foi compartilhada em redes sociais, Facebook e WhatsApp, uma fotografia de uma questão da prova subjetiva aplicada para o cargo de Delegado, no período da tarde, antes mesmo da divulgação da prova pela instituição examinadora, bem como do enunciado de uma outra questão, em que se solicitava a elaboração de uma peça processual a partir de uma situação relatada.
Tendo em vista que os participantes do certame não poderiam se retirar do local portando os cadernos de prova, conclui-se que o registro ocorreu ainda durante a realização do certame. Desta forma, sem a audiência da parte demandada, o Ministério Público requer a suspensão dos prazos e das etapas do concurso público, para o provimento dos referidos cargos, permanecendo o certame paralisado até o julgamento final da ação civil pública. Para o promotor de Justiça, diante da urgência da prestação jurisdicional, para evitar que se torne inócua a ação, imperiosa se afigura a concessão da suspensão pleiteada, sem que a outra parte seja ouvida, eis que cabe ao sistema jurídico encontrar mecanismos que garantam a efetividade do direito ou de seu exercício.

flavio pinto

Tá feia a coisa: Mercado prevê crescimento ZERO do PIB e inflação de 7,15% em 2015

Ainda estamos no início de fevereiro e a expectativa de crescimento deste ano passou de 0,03% para zero. Para inflação, estimativa de analistas avançou para 7,15% em 2015.
Alexandro Martello Do G1, em Brasília (Fonte: Banco Central)

As estimativas do mercado financeiro para este ano continuam piorando. Segundo pesquisa conduzida pelo Banco Central na semana passada com mais de 100 economistas de instituições financeiras, o crescimento da economia deve ser zero em 2015; e a inflação deve atingir a marca de 7,15% – a maior em 11 anos. A expectativa do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, que estava em 7,01% na semana retrasada, subiu para 7,15% na última semana. Foi a sexta alta seguida na estimativa para a inflação de 2015. Se confirmada, a taxa de 7,15% será a maior desde 2004, quando ficou em 7,6%. Para 2016, a previsão do mercado ficou estável em 5,60%. Com isso, a estimativa do mercado para o IPCA de 2015 segue acima do teto do sistema de metas. A meta central de inflação para este ano e para 2016 é de 4,5%, com tolerância de dois pontos para mais ou para menos. O teto do sistema de metas, portanto, é de 6,5%. Em 2014, a inflação somou 6,41%, o maior valor desde 2011.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30