xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/01/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 janeiro 2015

Ano de 2014 foi o mais quente já registrado na Terra

calor2 O ano de 2014 foi o mais quente já registrado na Terra, de acordo com análises separadas da Nasa e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, apresentados nesta sexta-feira. A informação vai contra as teorias que dizem ter o aquecimento global sido interrompido.
Com a exceção de 1998, os 10 anos mais quentes registrados no planeta aconteceram a partir de 2000, segundo estudo da temperatura da superfície.
Desde 1880, quando foi iniciada a medição, a temperatura média da Terra ficou 0,8 graus mais quente, uma tendência provocada em grande parte pelo aumento das emissões de dióxido de carbono e de outros gases na atmosfera pelas mãos do homem, segundo a Nasa.
O que é marcante a respeito do forte calor do ano passado é que ele ocorreu mesmo sem que o El Ninõ tenha ocorrido, um fenômeno natural que tem como padrão lançar uma enorme quantidade de calor do oceano para a atmosfera.
A teoria de que o aquecimento global havia sido interrompido foi apropriada por políticos de Washington para justificar a ineficacia em reduzir a emissão de gases. Eles se baseavam no fato de em 1998, o ano mais quente do século XX, ter ocorrido o fenômeno do El Ninõ.
"Enquanto o ranking de anos individuais pode ser afetado por padrões climáticos caóticos, as tendências de longo prazo são atribuíveis a causas da mudança climática que agora são dominadas por emissões humanas de gases do efeito estufa", disse Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, em Nova York, em comunicado.


Terra

Em análise há 12 anos, fim do fator previdenciário depende de aprovação na Câmara

FatorPrevidenciario_v11

Os deputados federais que tomam posse no dia 1º de fevereiro poderão decidir pelo fim ou pela manutenção do fator previdenciário. Esse mecanismo de cálculo das aposentadorias foi criado em 1999 (Lei 9.876/1999) com o objetivo de estabelecer uma relação entre o tempo de contribuição do segurado e o valor do benefício. Ele se baseia em quatro elementos: valores recolhidos, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida da população, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na prática, o fator previdenciário surgiu como uma fórmula para desestimular aposentadorias precoces e reduzir o chamado “rombo” da Previdência Social. O movimento sindical sempre se opôs a ele.

Desde 2003, um projeto de lei do Senado tenta extingui-lo (PLS 296/2003). O texto já foi aprovado pelos senadores. Na Câmara dos Deputados, foi renomeado como PL 3.299/2008 e tramita em conjunto com outras seis propostas, mas ainda não houve consenso para sua votação no Plenário.

O fator previdenciário teve o seu cálculo modificado no início de dezembro de 2014 pela nova expectativa de sobrevida divulgada pelo IBGE. Com os novos números, um segurado com 55 anos de idade e 35 de contribuição terá que contribuir mais 79 dias para manter o mesmo valor de benefício de antes.

Pelo IBGE, a expectativa de vida vem aumentando a cada ano. Em 2012, um segurado com 60 anos de idade tinha uma sobrevida estimada de 21,6 anos. Em 2013, um segurado com a mesma idade teve uma sobrevida ampliada para 21,8 anos.

A expectativa de vida ao nascer, de acordo com a última estimativa do instituto, é de 74,9 anos.

(Agência Senado com Agência Câmara)

Sonda Beagle 2 é reencontrada intacta em Marte após 11 anos

sondabelgamarteA Agência Espacial do Reino Unido desvendou nesta sexta-feira o mistério do desaparecimento há onze anos da sonda Beagle 2, ao anunciar - com fotografias como prova - que a sonda europeia da Mars Express pousou em segurança na superfície do planeta vermelho no Natal de 2003.

"O Beagle 2, que pensávamos estar perdido desde 2003, foi encontrado parcialmente pousado na superfície do planeta", explicou em um comunicado a UK Space Agency.

A agência está visivelmente feliz com esta notícia boa e inesperada no contexto da missão Mars Express, a primeira exploração de um outro planeta do sistema solar lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA). Beagle 2 foi declarada permanentemente perdida em 6 de fevereiro de 2004.

A prova de seu parcial sucesso foi fornecida por imagens de alta resolução tiradas pela sonda americana Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que navega desde 2006 na órbita de Marte.

Elas atestam que o pequeno módulo de quase 70 quilos não foi deslocado com o impacto, ao contrário do que os cientistas temiam.

Problemas na fase final de aterrissagem
De fato, o aparelho de concepção britânica repousa - aparentemente intacto - a 5 km da bacia empoeirada de Isidis Planitia, local previsto de sua aterrissagem.

O contato com o artefato foi perdido na fase final de pouso, depois de seis meses de viagem por mais de 400 milhões de quilômetros.

"As fases complexas de aproximação, descida e pouso parecem ter acontecido da forma esperada, e, infelizmente, foi na fase final que a Beagle 2 encontrou problemas", comentou David Parker, chefe da UK Space Agency.

Após acionar seus paraquedas e airbags, o módulo deveria abrir todas as suas "pétalas" dotadas de sensores solares, e começar a transmitir sinais através de uma antena.

"O que foi visto como um fracasso total há 11 anos pode não ter sido um fracasso total. Pelo menos houve uma aterrissagem em Marte", confirmou o diretor-geral da ESA, Jean-Jacques Dordain, durante uma coletiva de imprensa em Paris.

"A razão exata para o fracasso é a mais pura especulação", concordou o diretor da missão Beagle, Mark Sims, da Universidade de Leicester, em uma entrevista à BBC.

No entanto, ele invocou a má sorte. "Talvez um rebote pesado que poderia ter distorcido a estrutura... ou um vazamento nos airbags".

O cientista inglês Colin Pillinger, considerado o pai da Beagle 2, teria usado uma "analogia futebolística", esporte que ele adorava, para comparar o "pouso bem sucedido acompanhado por uma incapacidade de se comunicar a 'um chute no travessão'", declarou nesta sexta-feira sua viúva, Judith, ela mesma envolvida no projeto.

Ficção científica
A sonda Mars Express, lançada em 2 de junho de 2003 a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, por um foguete Soyuz-Fregat, tinha como objetivo detectar quaisquer sinais de vida, uma questão que sempre inspirou os autores de ficção científica e outros desenhistas de marcianos, estes supostos extraterrestres representados com diferentes formas e cores.

Beagle 2 estava especialmente equipado com uma broca projetada para coletar, até dois metros de profundidade, amostras de solo marciano.

A Mars Express, órfão de sua nave, não pode iniciar suas observações científicas como previsto em janeiro de 2004 e prossegue com a sua missão.

Ela foi capaz de estudar a atmosfera marciana, o vento solar, a estrutura do planeta e sua geologia. Ela desenvolveu um mapa em cores dos vulcões, vales, calotas polares e campos de dunas em Marte.

No verão de 2008, Phoenix, a sexta sonda americana a pousar no planeta, descobriu gelo a uma profundidade rasa no solo.

A busca continua. No início de dezembro, a Nasa lançou com sucesso a sua cápsula não-tripulada Orion, a primeira nave americana desde Apollo, que irá levar astronautas para além da órbita da Terra ao redor da lua e um dia talvez a Marte.

A sonda tem o mesmo nome que o HMS Beagle, o navio em que o britânico Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução, viajou pelo Oceano Antártico e Pacífico em 1830.

Protestos contra jornal francês se espalham por países muçulmanos

PAKISTAN-FRANCE-ATTACKS-CHARLIE-HEBDO

Muçulmanos de vários países protestaram nesta sexta-feira (16) contra o jornal francês Charlie Hebdo, que acusam de blasfemar contra o Islã e ridicularizar o profeta Maomé. A sexta-feira é um dia sagrado de oração e descanso para o Islamismo.

Na capital da Jordânia, Amã, o protesto acabou em confronto entre manifestantes e policiais. A polícia usou balas de borracha e cassetetes para dispersar a multidão que tentava chegar a embaixada da França, empunhando cartazes com a frase “insultar o profeta é o terrorismo global”. Várias pessoas foram detidas.

Os protestos mais graves aconteceram na República do Níger, na África Ocidental. Em Zinder, a segunda principal cidade do país, perto da fronteira com a Nigéria, igrejas foram incendiadas, lojas invadidas e um centro cultural francês depredado por manifestantes.

Na República Islâmica da Mauritânia, no Noroeste da África, milhares de pessoas caminharam a partir da grande mesquita de Nouakchott, com a presença do presidente Mohamed Ould Abdel Aziz. Em breve discurso, ele disse: “Eu sou muçulmano, somos todos muçulmanos. Nós lutamos contra o terrorismo no nosso próprio país e pagamos um preço elevado”.

Também houve protestos na Turquia, no Irã, no Paquistão e em Dacar, capital do Senegal, a bandeira francesa foi queimada em frente à Embaixada de França.

(Agência Brasil)

Papa Francisco denuncia corrupção e desigualdades nas Filipinas

PAPA FRANCISCOO papa Francisco denunciou nesta sexta-feira em Manila as "desigualdades sociais escandalosas" e proclamou sua firme rejeição a toda forma de corrupção, no primeiro dia de sua visita às Filipinas.

"É preciso romper as correntes da injustiça e da opressão que dão lugar a evidentes - e realmente escandalosas - desigualdades sociais", lançou às autoridades reunidas no Palácio presidencial, pedindo uma reforma das estruturas sociais.

É necessário que cada um proclame sua "firme rejeição a toda forma de corrupção que desvia os recursos destinados aos pobres", acrescentou.

O Papa chegou na tarde de terça-feira às Filipinas, um reduto do catolicismo na Ásia minado pela pobreza e pela corrupção, para realizar uma visita de cinco dias.

O Papa chegou ao Palácio presidencial em um minúsculo Volkswagen Touran de cor azul, e foi aclamado por uma multidão entusiasmada.

"Agora, mais do que nunca, é necessário que os líderes políticos se distingam por sua honestidade, sua integridade e sua responsabilidade em relação ao bem comum", acrescentou o Papa, ante as autoridades políticas e ao corpo diplomático.

Em seu discurso, de tom firme, o santo padre pediu uma mudança: "A reforma das estruturas sociais que mantêm a pobreza e a exclusão dos pobres exige, principalmente, uma conversão do espírito e do coração do povo filipino", disse.

"A exigência moral de garantir a justiça social e o respeito à dignidade humana são essenciais para o alcance dos objetivos nacionais", ressaltou o bispo de Roma.

Luta contra a corrupção

Recém chegado do Sri Lanka, o Sumo Pontífice, de 78 anos, que tem um programa extremamente pesado durante sua estadia no arquipélago, mostrava um semblante pálido e parecia cansado.

Antes do discurso inaugural de sua visita, havia se reunido com o presidente Benigno Aquino, que fez da luta contra a corrupção o elemento central da campanha eleitoral que o levou ao poder em 2010.

Desde então, o presidente anterior e três senadores foram detidos, e o próprio Aquino orquestrou a destituição do líder máximo do Supremo Tribunal de justiça por corrupção.

No entanto, embora a comunidade internacional tenha aplaudido seus esforços, alguns dentro de seu país o acusam de perseguir apenas seus inimigos políticos, e não seus aliados. E embora as Filipinas sejam uma das economias asiáticas com maior crescimento, em quatro anos de poder Aquino não conseguiu diminuir as brutais taxas de pobreza que assolam o país.

A pobreza forçou 10 milhões de filipinos a sair do país em busca de uma vida melhor.

Cerca de um quarto da população do arquipélago, 25 milhões de pessoas, vive com menos de 60 centavos de dólar diários, segundo as últimas estimativas oficiais.

Sobreviventes do tufão

O Papa lembrou que um dos objetivos principais de sua viagem era visitar os sobreviventes do supertufão Haiyan, conhecido nas Filipinas como Yolanda, que em 2013 deixou 7.350 mortos e desaparecidos.

Francisco colocou como exemplo "a força heroica, a fé e a resistência que muitos filipinos demonstraram" ante o supertufão Haiyan e muitos outros desastres naturais.

O santo padre viajará no sábado à região de Tacloban, que sofreu as piores consequências da catástrofe, em uma país regularmente devastado por fenômenos climatológicos mortíferos.

Após este primeiro discurso, o Papa visitou em Manila uma associação de ajuda a crianças em situação de rua, que em muitos casos são vítimas de prostituição e de drogas.

 

Por Por Jean-Louis DE LA VAISSIERE | AFP

Dia do Ceará: comemorações acontecem neste sábado (17) em Aquiraz e Fortaleza

diadoceara

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura – Secult, comemora no próximo sábado (17), os 216 anos de emancipação do Estado. A programação especial alusiva ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16h, na Praça da Matriz, e em Fortaleza, com atividades ao longo do dia, no Theatro José de Alencar e no Museu do Ceará. Entre os destaques da programação artística estão a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, o bailarino Hugo Bianchi, o tenor Franklin Dantas e o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme. Todas as atividades têm entrada franca.

Em Aquiraz a programação começa às 9h da manhã de sábado, com as visitas guiadas ao Museu Sacro São José de Ribamar, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. As visitas seguem até 17h, com entrada franca, oferecendo aos participantes oportunidade de apreciar o valioso acervo de arte sacra e de conhecer mais sobre a história do nosso Estado.

Já a partir das 16h, as atividades acontecem na Praça Cônego Araripe, na Praça da Matriz de Aquiraz, em frente ao Museu Sacro. A Banda de Música Municipal de Aquiraz apresentará dobrados e músicas populares. Às 16h30 acontece o lançamento da “Ciranda da Paz”, com participação do médico Sulivan Mota e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Às 16h45 acontece visita oficial ao Museu Sacro São José de Ribamar.

Às 17h acontece a solenidade oficial pelo Dia do Ceará, com hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil, com execução dos hinos da primeira capital cearense (executado pela Banda de Música Municipal de Aquiraz), hino do Ceará (executado pela Banda de Música da Polícia Militar do Ceará) e do Hino Nacional Brasileiro, especialmente interpretado pelo acordeonista e secretário da Cultura de Aquiraz Rodolfo Forte. O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, participará da solenidade.

Às 18h acontece a missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar, a segunda mais antiga do Estado, datada do início do século XVIII. Às 19h30, no interior da igreja, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho realizará uma apresentação especial, executando repertório de Humberto Teixeira, em homenagem ao centenário do compositor cearense.

Programação em Fortaleza

Em Fortaleza a programação especial pelo Dia do Ceará se estende aos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado, como o Theatro José de Alencar, cujo aniversário também é celebrado com atividades todo dia 17. Neste sábado haverá visita guiada com um cicerone muito especial: o bailarino e coreógrafo Hugo Bianchi, personagem da história do TJA, receberá pessoalmente os visitantes, para um mergulho no coração do Theatro, a partir das 15h.

Às 18h a Hora do Angelus terá o tenor Franklin Dantas interpretando a tradicional “Ave Maria”. Já às 18h30 acontece o Sarau do TJA, com o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme, homenageando o escritor, jornalista e dramaturgo Guilherme Neto e o poeta Mário Gomes, personagens da cultura cearense que se despediram recentemente, deixando saudades e um grande legado artístico e pessoal.

O Museu do Ceará terá como atividade especial, das 9h às 17h, a exposição “Impressões do Sertão Cearense”, composta por xilogravuras, matrizes e outros objetos que retratam cenas da nossa cultura sertaneja. O xilógrafo João Pedro do Juazeiro, autor das xilogravuras e matrizes, é um dos nomes mais representativos da arte tradicional cearense. Nesta exposição, oferece ao público sua arte produzida com tintas cuidadosamente jogadas sobre tábuas sulcadas de umburana, prensadas sobre as folhas de papel, produzindo imagens sublimes e sensíveis do sertão cearense.

Já o Sobrado Dr. José Lourenço terá às 10h uma edição especial do programa de debates Café do Zé, reunindo fotógrafos cearenses que têm trabalhos na exposição atualmente em cartaz no Sobrado, reunindo fotografias de autores locais e de convidados peruanos. Das 13h30 às 16h acontecem as exibições de filmes do “Cineclube Sobrado”, neste sábado com curtas-metragens referentes a temáticas diversas do Estado e da capital, como "Fortaleza Antiga e Nova (1923-1963/1982/2005)" e “Perfil: Nirez”, entre outras produções.

O Dia do Ceará

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

PROGRAMAÇÃO – DIA DO CEARÁ 2015 – SÁBADO, 17/01

AQUIRAZ

Museu Sacro São José de Ribamar

9h às 17h - Visitas guiadas

Praça Cônego Araripe (Praça da Matriz)

16h – A Banda de Música Municipal de Aquiraz executará dobrados e música popular brasileira. Grupos artísticos de Aquiraz farão pequenas apresentações na Praça da Matriz.

16h30 – Palavra do médico Sulivan Mota, lançando a “Ciranda da Paz”. Distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas.

16h45 - Visita ao Museu Sacro São José de Ribamar

17h - Hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil com execução do hino de Aquiraz (tocado pela Banda de Música Municipal de Aquiraz), do Hino do Ceará (executado pela Banda de Música da Polícia Militar do Ceará) e do Hino Nacional Brasileiro (executado pelo acordeonista e secretário da Cultura de Aquiraz Rodolfo Forte).

17h15 - Palavra do secretário da Cultura de Aquiraz, do secretário da Cultura do Estado do Ceará, do prefeito de Aquiraz e do governador do Estado do Ceará (a confirmar)

18h – Missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar

19h30min - Apresentação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho na Igreja Matriz de São José de Ribamar, executando repertório de Humberto Teixeira, em homenagem ao centenário do compositor cearense.

FORTALEZA

Theatro José de Alencar

(Rua Liberato Barroso, 525, Centro, 3101-2596).

15h - Visita guiada ao Theatro José de Alencar, sob a condução de Hugo Bianchi

18h - Hora do Angelus com tenor Franklin Dantas interpretando “Ave Maria”

18h30 - Sarau do TJA homenageando Guilherme Neto e Mário Gomes - com Ricardo Guilherme e convidados.

Museu do Ceará

(Rua São Paulo, 51, Centro, 3101-2610)

9h às 17h - Exposição: “Impressões do Sertão Cearense” - Xilógrafo João Pedro do Juazeiro.

Sobrado Dr. José Lourenço

(Rua Major Facundo, 154, Centro, 3101-8826)

10h - Café do Zé - Debate com fotógrafos cearenses com trabalhos expostos na mostra “Encontros de Agosto 2014 0 - Entre o Documento e a Ficção – Fronteiras da Fotografia”, em cartaz no Sobrado.

13h30 às 16h - “Cineclube Sobrado” - Exibição de curtas-metragens referentes a temáticas diversas do Estado e sua Capital, como " Fortaleza Antiga e Nova (1923-1963/1982/2005)", entre outros.

14.01.2015

Assessoria de Comunicação - Secretaria da Cultura do Ceará

Laboratório de Produção reinicia atividades na próxima segunda-feira (19)

producaodeeventos

O Laboratório de Produção - Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, iniciativa pioneira e reconhecida pela contribuição à formação profissional para este setor no Estado do Ceará, retoma suas atividades com a primeira disciplina ofertada em 2015. Na próxima segunda-feira, 19/1, começam as aulas sobre “Artes, Comunicação e Tecnologia”, com o professor Marcio Acserald, continuando até 29/1. O Laboratório de Produção é apresentado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio cultural da Companhia energética do Ceará (Coelce), realizado pela Quitanda das Artes e Associação dos Produtores de Arte do Ceará (Proarte).

Com atividades iniciadas no ano passado, o Laboratório de Produção inclui ao todo 1.050 horas/aula, ao longo de 18 meses de atividades, no curso técnico para 40 pessoas, e 280 horas de atividades complementares, como cursos livres, oficinas e ciclos de debate, para um público participante de 1.760 pessoas. Todo esse conjunto de atividades de formação em produção cultural é oferecido de forma gratuita, bastando realizar inscrição pelo pelo e-mail contato@laboratoriodeproducao.com. Também não há pré-requisito de formação específica para participação no projeto, que procura, assim, ser o mais democrático e acessível possível, contemplando o máximo de interessados em se qualificar para atuar em produção cultural, com foco em jovens e adultos que já desenvolvem atividades no campo da arte e da cultura.

Com o objetivo de preencher uma lacuna histórica na formação de produtores culturais no Ceará e de contribuir para maior profissionalização no setor, que cresce expressivamente em todo o País, o Laboratório de Produção inclui disciplinas de formação geral e específicas em diversas áreas da produção cultural, além de estágios práticos supervisionados. Todo o curso é coordenado por um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas do Ceará e de outros estados.

A primeira disciplina ministrada em 2015 será “Artes, Comunicação e Tecnologia”, com Márcio Acserald, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, professor titular da Universidade de Fortaleza, líder do grupo de estudo em Comunicação e Cultura, da mesma instituição, e professor do Centro Universitário Christus. É coordenador do Labgraça – Laboratório de Estudos do Humor e do Riso, mediador dos Cineclube Unifor e Gazeta e apresentador do programa de Cineclube Unifor, da TV Unifor. Desenvolve pesquisas sobre mídia, linguagem e produção.

As aulas acontecem no Auditório da Universidade do Trabalho Digital (UTD), no 11° andar do prédio do Cine-teatro São Luiz, em frente à Praça do Ferreira e, nesta primeira disciplina, seguem nos dias 19 a 22 e 26 a 29 de janeiro, sempre das 8h às 13h. As demais disciplinas serão ministradas em sequência, até o mês de maio.

Qualificação, profissionalização, formalização
Colocando-se como um espaço de organização, formação e qualificação de produtores, para atender à demanda existente de profissionais qualificados para a área de desenvolvimento de projetos e programas culturais, o Laboratório de Produção gera oportunidades de pesquisa e sistematização de conhecimentos, além de interação de profissionais, o que pode favorecer ações compartilhadas e fortalecimento de redes.

O Laboratório atua reforçando três princípios para o desenvolvimento do produtor cultural: qualificação, profissionalização e formalização. Através da formação oferecida, o projeto garante aprimoramento técnico e conceitual dos produtores, o que amplia as condições promissoras para incursão no mundo do trabalho, especialmente com o reconhecimento formal do curso, junto a órgãos competentes.

Áreas de atuação
Os profissionais formados poderão colaborar com centros culturais, fundações, institutos, escolas e universidades, empresas, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias de cultura, indústria audiovisual, marcado editorial, televisão, rádio, em departamentos de marketing de empresas, setores do patrimônio histórico, entre outros ramos e setores do mercado. O projeto deverá, ainda, consolidar a capacidade de compreensão e interpretação das dimensões culturais, sociais, econômicas e políticas envolvidas nas etapas de concepção, desenvolvimento e aplicação de conceitos, na realização de projetos culturais.

Com essa formação específica e aprofundada, o projeto vem contribuir significativamente para o desenvolvimento da produção cultural no Ceará e colaborar para a democratização do acesso à Cultura na região, uma vez que se amplia a quantidade e a qualificação de profissionais atuantes na área.

PIB da cultura: mercado em expansão
A arte e a cultura como produção de conhecimento e principalmente como entretenimento têm acompanhado, de maneira crescente, nos últimos 20 anos, a expansão da indústria cultural nacional e internacional, incluindo mudanças nos padrões de consumo e de lazer da sociedade. Esse movimento gera uma grande dinâmica para vários setores do mercado, ligados à produção cultural.

Pesquisas revelam uma crescente participação das esferas culturais no PIB nacional, quadro que reflete a expansão atual e o potencial de geração de emprego e renda do setor, que tem superado segmentos tradicionais da economia brasileira. Apesar da dificuldade de mensuração, diante da amplitude e da diversidade do campo cultural, de acordo com o Ministério da Cultura estima-se que as atividades culturais, em 2020, representarão 4,5% do PIB brasileiro, gerando riquezas estimadas em R$ 164 bilhões.

Sustentabilidade social
Além de garantir profissionais para esse setor, qualificar produtores culturais conscientes quanto à nova realidade de práticas cidadãs e sustentáveis é contribuir para minimizar o impacto da exclusão social e cultural, que traz consequências para a sociedade como um todo, como destaca Rachel Gadelha, produtora cultural e coordenadora do Laboratório de Produção. “Nesse sentido, o Laboratório visa contribuir com a criação e o fortalecimento de redes colaborativas de produtores, artistas e gestores que possam atuar no desenvolvimento de iniciativas culturais de formação, reflexão e produção cultural, baseadas em princípios socializantes e democráticos que promovam a cooperação e a solidariedade”, aponta.

“Formando novos profissionais e contribuindo para maior profissionalização desse setor, em curto e médio prazos, o Laboratório busca criar espaços para fortalecer a economia cultural a partir do entendimento da complexidade que envolve o atual estágio de desenvolvimento da cultura, tendo como horizonte a sustentabilidade econômica, social e ambiental”, complementa Rachel Gadelha, frisando que a cultura, mais do que um setor onde se produzem bens, é o horizonte das relações simbólicas que se exercem pelos diversos indivíduos e grupos sociais em constante relação.

SERVIÇO:
Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais
Início das atividades em 2015, com a disciplina “Artes, Comunicação e Tecnologia”, ministrada pelo professor-doutor Marcio Acserald. Dias 19 a 22 e 26 a 29 de janeiro, sempre das 8h às 13h, no Auditório da Universidade do Trabalho Digital (UTD), 11° andar do prédio do Cine-teatro São Luiz, em frente à Praça do Ferreira. Inscrições gratuitas, pelo e-mail contato@laboratoriodeproducao.com.

Mais informações: 85-9982-0564 / www.laboratoriodeproducao.com / Facebook: Laboratório de Produção.

 

Assessoria de Imprensa da Secult

Comitê da Seca realiza reunião nesta segunda-feira (19)

seca23

O Comitê Integrado da Seca do Estado do Ceará realiza nesta segunda-feira (19), uma reunião para discutir demandas dos municípios. O colegiado reunirá representantes do Estado, União, municípios e representantes dos Sindicatos Rurais e dos movimentos sociais para encaminhar as demandas de obras emergenciais para conviver com a estiagem.

Na ocasião, o secretário do Desenvolvimento Agrário e presidente do Comitê da Seca, Dedé Teixeira, vai discutir as demandas dos municípios cearenses em relação ao milho e ao abastecimento de água.

Em 2014, 600 poços perfurados em áreas urbanas e rurais do Ceará, número é seis vezes maior do que o registrado em 2007, quando foram perfurados 90 poços. Além de 211 projetos de abastecimento d'gua que já foram entregues, beneficiando 9.529 famílias.

O secretário Dedé Teixeira garante que o Comitê da Seca vai continuar encaminhando as demandas dos municípios no que diz respeito às obras de convivência com a estiagem. “O trabalho vai continuar, e estaremos aqui para intermediar com os órgãos do Estado e do Governo Federal as soluções e encaminhamentos necessários para a convivência com a estiagem”, disse.

Serviço
19/01 - 9h – Reunião do Comitê Integrado da Seca
Local: Comando Geral do Corpo de Bombeiros – Rua Oto de Alencar 215 – Jacarecanga

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Ensino Médio: Seduc poderá certificar maiores de 18 anos a partir dos resultados do Enem

enem01

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 interessados em obter o certificado dessa última etapa da educação básica (1º ao 3º ano do ensino médio) e que indicaram a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) como instituição certificadora, deverão procurar um dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). As orientações a respeito da certificação estão na portaria do Inep nº 179/2014, órgão vinculado ao MEC, que também estabelece os seguintes critérios: ter 18 anos ou mais na data da realização da primeira prova do Enem; ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

A iniciativa é destinada às pessoas que por algum motivo deixaram de concluir o ensino médio em idade adequada. Para o requerimento da certificação no Ceja, é necessário entregar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3x4.

Conforme Liliana Farias, técnica da Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc, caso o aluno não tenha alcançado a pontuação necessária em todas áreas, poderá também solicitar uma declaração parcial de proficiência ao Ceja com a pontuação das áreas de conhecimento aprovado, avaliada pelo Enem. "De posse do documento, terá a opção de fazer a matrícula no próprio Centro para cursar apenas as disciplinas em que não conseguiu resultados satisfatórios" - explica Liliana.

Certificação

O MEC ampliou, a partir de 2009, os objetivos do Enem e incluiu esse tipo de certificação. A Seduc solicitou ao Conselho Estadual de Educação do Ceará autorização para realizar o procedimento nos Centros de Educação de Jovens e Adultos, dos quais nove estão na capital e 23 no interior.

Assessoria de Imprensa da Seduc

Sem acesso a caminhões-pipa, cidades ficam desabastecidas

caminhaopipa 2

Iguatu Desde outubro do ano passado que comunidades rurais deste município, localizado na região Centro-Sul do Ceará, esperam pelo abastecimento de água por meio de caminhão-pipa, a ser enviado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). A situação vem se agravando em várias regiões do Estado, devido a questões burocráticas, o órgão não consegue dar resposta à demanda crescente que chega do Interior.

Na zona rural de Iguatu, cerca de 4 mil famílias em 28 localidades enfrentam falta de água. No segundo semestre do ano passado, um carro-pipa chegou a ser enviado pela Cedec, mas o veículo era velho e quebrava constantemente. Resultado: não conseguiu fazer o serviço de abastecimento. Até hoje, não houve substituição do transporte.

O quadro de desabastecimento piorou nos últimos três meses no Estado. O nível dos reservatórios vem caindo. "Infelizmente, já fizemos vários pedidos, encaminhamos toda a documentação exigida, mas todas as semanas prometem e o carro não chega", disse a secretária de Agricultura do município e coordenadora municipal de Defesa Civil de Iguatu, Edileuza Pereira. "Estamos cansados de promessas e há questões burocráticas e de gestão na Cedec", acrescentou.

Atrasos

As localidades rurais estão recebendo água de forma precária por um único caminhão da Prefeitura, doado pelo Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na comunidade de Várzea Grande, situada no distrito de José de Alencar, aproximadamente 100 famílias estão consumindo água barrenta de um cacimbão. "Há um mês que o carro-pipa não passa por aqui", disse o presidente da Associação de Moradores de Várzea Grande, Manasses Borges. "As cisternas estão vazias", afirma.

O sítio Cachoeirinha e a localidade de Aceno, também no distrito de José de Alencar, enfrentam maiores dificuldades. O único poço que atende à comunidade secou e o carro-pipa passou no local há três semanas e não há previsão para retorno.

Reclamações

Edileuza Pereira declarou que a situação é grave e a Prefeitura Municipal está realizando as ações na medida do possível. "O Governo Federal precisa rever esse modelo do programa, porque o atual não funciona adequadamente", disse. "Nós vamos na próxima semana apresentar uma reclamação direta ao titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), na esperança de uma solução".

A seca que atinge o Ceará há três anos seguidos vem deixando milhares de moradores do Interior com enormes dificuldades de acesso à água potável. Em algumas localidades, o cenário é mais alarmante porque a estiagem predomina há mais tempo. A terra rachada deixa clara a ausência de chuvas no local. Os criadores também sofrem para alimentar e dar de beber aos animais em decorrência das fontes de água que secaram ou estão secando.

O subtenente e gestor de contratos da área quatro da Cedec, Luís Antonio Barbosa Júnior, explicou que o órgão suspendeu a sistemática de contratação de empresas para o modelo de negociação direta com os pipeiros (proprietários de caminhões-pipa) e passou a realizar sorteios para definir as rotas.

"Essas mudanças trouxeram atrasos, mas a verba já está empenhada e na próxima semana deveremos enviar os tíquetes para atender 18 comunidades de Iguatu", disse. Ele admitiu que há muitas reclamações, mas afirmou que logo os problemas serão sanados.

Novo modelo

A julgar pelo caso de Iguatu, que há mais de quatro meses espera por abastecimento, a Cedec tem passado por problemas de operacionalização do programa de abastecimento por carro-pipa. Na região Centro-Sul e Cariri, os municípios de Umari, Caririaçu, Potengi e Milhã ainda esperam por empenho de verba e contratação de veículos.

O novo modelo implantado pela Cedec de contratação direta dos pipeiros por meio de chamada pública e sorteio de rotas também gerou divergências. Quem mora em municípios distantes do sorteado não têm interesse em aderir ao contrato e sucessivos sorteios são realizados sem êxito.

"Precisamos cumprir a legislação, o princípio da legalidade, a realização de chamadas públicas em que qualquer pessoa pode participar", justificou a assessora técnica da Cedec, Ioneide Araújo. Ela reconhece, entretanto, que a burocracia e as normas a serem cumpridas trazem dificuldades e demora no atendimento às comunidades.

No Ceará, além da Defesa Civil, o Exército também atua na Operação Carro-Pipa. O Diário do Nordeste tentou por diversas vezes ouvir o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente coronel Cleyton Bastos Bezerra, mas as chamadas ao celular não foram atendidas. O órgão informou que atualmente são assistidos 54 municípios e foram contratados 174 carros-pipa, atendendo a 282 mil pessoas.

Mais informações:
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Rua Oto de Alencar, 215 - Centro - Fortaleza
Fone: (85) 3101- 2115

Honório Barbosa
Colaborador

Diario do Nordeste - Regional

União terá de repassar mais R$ 250 mil por mês ao Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha

hospital-sao-vicente2

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial que obriga a União a aumentar o orçamento mensal do Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha (CE), em R$ 250 mil mensais, sem prejuízo da quantia que já é repassada atualmente. A decisão busca assegurar o tratamento dos pacientes que se encontram na lista de espera e para a continuidade das novas demandas que venham a surgir. O repasse deverá ser efetuado a partir deste mês, sob pena de multa no valor de R$ 2,5 mil por dia de atraso.
A decisão da 16ª Vara Federal é resultado de ação civil pública proposta pelo MPF em Juazeiro do Norte devido à restrição de novos atendimentos a pacientes no Centro de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha (CE). A unidade é a única cadastrada para atendimento na atenção oncológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em toda região do Cariri e centro-sul do Estado.
Segundo o procurador da República Celso Costa Lima Verde Leal, autor da ação que resultou na sentença, embora o hospital não tenha suspendido o atendimento do bloco de oncologia, o atendimento de novos pacientes foi restringido para se adequar ao orçamento, de modo que já existe uma fila de espera de 154 pacientes para a realização de quimioterapia. Na ação que fundamentou a decisão judicial, o procurador Celso Leal acrescenta que o hospital já superou os limites orçamentários e que não possui condições de dar vazão a novos atendimentos sem comprometer a continuidade da prestação de serviços como um todo.

Flavio Pinto News

Ministério Público entra com ação cautelar suspendendo início das aulas na Faculdade de Medicina de Juazeiro

fmj

O Ministério Público Estadual entrou com pedido de liminar através de ação cautelar solicitando a Justiça Estadual suspensão do início das atividades letivas do período 2015.1 (primeiro semestre), dos calouros da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, pertencente ao Grupo Estádio de Sá. O início das aulas está previsto para fevereiro próximo. Segundo o promotor Lucas Azevedo, há suspeita de ilegalidade na divulgação da lista dos aprovados no último certame.
A FMJ oferece a cada semestre 50 vagas para acadêmicos de Medicina através de vestibular da própria instituição. A denúncia surgiu ainda em dezembro passado, após a faculdade divulgar a relação dos aprovados. Alunos que teria acertado entre 87% a 92% das questões da prova teriam ficado de fora da lista de aprovados. O MP também investida a provável inclusão de candidatos, que sequer, teriam realizado as provas do vestibular, na lista de aprovados.
"Os candidatos que procuraram o Ministério Público também reclamam da falta de transparência da FMJ, pois segundo eles, os recursos impetrados não têm respostas esclarecedoras e nem tiveram acesso as notas obtidas no concurso", explicou o promotor.
Em sua ação, Lucas Azevedo pede que o início das aulas sejam suspensas até que toda a situação seja esclarecida. "Vamos aprofundar as investigações e caso a faculdade tenha agido com lisura, as aulas poderão ser iniciadas normalmente. Porém, caso seja identificada algum ato ilícito, quem por acaso esteja em situação irregular  terá de ceder a vaga para quem realmente de direito", concluiu Lucas Azevedo.
A Justiça ainda analisa a suspensão do início das aulas e a FMJ tem 30 dias para apresentar sua defesa perante o Ministério Público.

Flavio Pinto News

Inscrições para professores temporários no Crato

Professor

Até sábado (17), a  Secretaria de Educação de Crato realiza seleção pública para contratação de professores, em caráter temporário, para suprir carências nas escolas de educação de ensino infantil, fundamental I e fundamental II da rede municipal de ensino do Crato.
As Inscrições acontecem no horário de 8h às 12h e das 13h às 17h e dia 17 de janeiro de 2015, no horário de 8h às 12h na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Poderá inscrever-se para essa seleção o professor habilitado ou está cursando, no mínimo o 7º semestre na área que pretende lecionar e para a qual se inscreveu. Os classificados estarão atuando nas escolas municipais de ensino infantil e fundamental, nas disciplinas de Pedagogia, Matemática, Ciências, Geografia, História, Português, Educação Física e Inglês.
A seleção contará na primeira etapa com Análise do Currículo Vitae, para todos os candidatos, onde estarão aptos à 2ª etapa os candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% da pontuação na análise curricular. A segunda etapa consta de Entrevista com todos os candidatos aptos na 1ª etapa, que será realizada por uma comissão formada/indicada pela Secretaria Municipal de Educação.
Os interessados podem adquirir os anexos de inscrição para preenchimento no site da prefeiturawww.crato.ce.gov.br.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Flavio Pinto News

Férias de janeiro no Cariri Garden Shopping

caririgardenShopping

Para quem está de férias em Juazeiro do Norte e região do Cariri, o que não falta são opções para se divertir no Cariri Garden Shopping. A administração do mall preparou uma programação para animar tanto as crianças quanto os adultos durante o mês de janeiro e início de fevereiro. Entre as atrações se destacam as apresentações teatrais, cinema, feira cultural e espaço de jogos.
No palco do shopping dedicado a quinta arte, a clássica peça teatral “Os Três Porquinhos” será apresentada nos 18 e 24 de janeiro. E nos dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro ocorre a apresentação de “Os Animartistas”. Essas duas atrações terão apresentações aos sábados às 19h e domingo às 17h. Para os dias 22 e 29 de janeiro e 7 de fevereiro sempre às 19h, o shopping recebe a presença de palhaços e um divertido espaço de recreação para a criançada.
Nas telas de cinema
As salas de exibição da Orient Cinemas também estão com uma programação infantil especial para a garotada nas férias. Para quem ama bons filmes, não poderá perder a promoção “Cine + Barato” que oferece ingressos de segunda a quarta-feira à R$ 5,50, exceto as sessões em 3D que custa R$ 11,50. Em destaque, o público pode conferir a recente comédia nacional “Loucas pra Casar”, a animação “Os Pinguins de Madagascar”, as cenas de aventura do longa “O Hobbit: A batalha dos Exércitos” e os super-heróis de “Big Hero” em projeção 3D.
Projeto de leitura
Para finalizar, o shopping traz uma ótima opção para as crianças durante as férias: o LereBrinque. A nova atração conta com uma feira de livros educativos inaugurada há poucos dias e está localizada no átrio do Cariri Garden Shopping. O espaço funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h. Na feira, pais e filhos poderão contemplar a grande variedade de livros, e conferir os novos lançamentos. A feira segue aberta ao público e com a entrada gratuita até o dia 9 de fevereiro.
Mais informações: (88) 2101-5444.

Flavio Pinto News

Guimarães recebe o título de cidadão cratense no sábado (17)

JoseGuimaraes

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) recebe o Título de Cidadão do Crato no próximo sábado (17). A entrega acontece a partir das 19h na Câmara Municipal, localizada na rua Senador Pompeu, 468 – Centro. O Projeto de Indicação é de autoria do vereador Thiago Esmeraldo (PP).

Na justificativa, o vereador indica “importantes serviços prestados pelo parlamentar para cidade-pólo do Cariri”. São iniciativas e bandeiras do deputado federal para população cratense: a criação do curso de Agronomia do então campus avançado da Universidade Federal do Ceará (campus avançado da UFC no Cariri), embrião da UFCA; a criação da Faculdade de Medicina no Crato e a criação do Instituto Federal do Cariri, pelo desmembramento do IFCE.

Guimarães foi reeleito pela segunda vez no último dia 5 de outubro e irá ocupar pela terceira vez uma cadeira na Câmara Federal. O parlamentar obteve nas últimas eleições 7.183 votos dos cratenses. O resultado eleitoral reflete a influência crescente do mandato parlamentar na região do Cariri e o apoio do prefeito Ronaldo Sampaio, de vereadores e de lideranças políticas, partidárias e sindicais.

BLOG DO JUAZEIRO

Espetáculo Cajuína se apresenta hoje (16) em Barbalha

cajuina

 

Foto: Souza Junior

A Cia Alyson Amanicio de Dança se apresentará logo mais as 20h no Centro de Artes e Esportes Unificados  Mestre Joaquim Mulato (Parque da Cidade), com entrada franca.

A companhia traz a cidade de Barbalha o espetáculo Cajuína, um olhar da dança contemporânea sobre a Região do Cariri, no sul do Ceará. Uma obra coreográfica onde os intérpretes Alysson Amancio e Renato Dantas trazem para a cena memórias, tais como: o cheiro de chuva em janeiro, o sol quente de setembro, as cores do reisado, as luzes das velas nas procissões, a doida Amaral, o homem da cobra, a música das cabaças, os benditos das lapinhas, a família reunida nas refeições, o gosto de cajuína gelada com sequilho em dia de renovação e também os pecados, os amores e dores que se vive pelo mundo.

A apresentação faz parte da programação do projeto Barbalharte – Ocupação do CEU Mestre Joaquim mulato, que tem a frente o Instituto Corrupio Povo Cariri da cidade de Barbalha, com patrocínio da Funarte, Ministério da Cultura e apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste e da prefeitura municipal de Barbalha, através da Secretaria de Cultura.

Por: Alisson Santos

Barbalha On-line

Feira Livre de Barbalha recebe Show dos Zabumbeiros Cariris neste sábado (17)

 

O grupo Zabumbeiros Cariris após passar pela capital, RMF e cidades do litoral leste na circulação do projeto “Canto de Feira”, que foi selecionado pela Plataforma de Circulação de Artes Cênicas do Ceará, preparam-se para tocar nos lados de lá, nos terreiros de casa, chegam as feiras de Barbalha, Crato, Araripe e encerram o projeto em Juazeiro em plena Romaria das Candeias (dia 02 de fevereiro). Pelo projeto ainda acontece uma ação formativa na cidade do Crato com aula espetáculo “Sons Cariris” direcionada a uma ong que trabalha com música;

O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).

O projeto reúne músicos da banda Zabumbeiros Cariris e o multi-instrumentista pernambucano Luciano Brayner, num encontro musical que mescla temas autorais, instrumentais e canções do cancioneiro popular, o grupo apresenta uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região do Cariri. O diálogo se dará através de conversas, causos, poesia, cantos e cantorias dirigidas ao púbico e transeuntes que proporcionará reviver a um tempo onde a feira era o centro, o coração do lugar e palco de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, passando pelas bandas cabaçais, os violeiros, emboladores, rabequeiros pelas famosas radiadoras e hoje as contemporâneas barracas de “cds piratas”.

Os planos são chegar às feiras ou mercados das cidades e propor uma intervenção musical e cênica à rotina desses espaços, numa mistura de comércio, festa e arte, estabelecendo o encontro entre o fluxo de pessoas que frequentam as e mercados com esse grupo de artistas do Cariri cearense que juntos trazem uma calda sonora, de onde se destilam a melodia dos pífanos, viola e rabeca.

A primeira parada será dia 17/01(sábado) na Feira livre de Barbalha, seguindo dia 19/01(segunda) na tradicional Feira do Crato. No dia 24/01(sábado) o grupo se apresenta em Araripe e encerrando dia 02/02(segunda) numa das mais bonitas procissões de Juazeiro do Norte, a festa de Nossa Senhora das Candeias que encerra o ciclo das grandes romarias da cidade, que se inicia em setembro do ano anterior, abrindo também as peregrinações romeiras.

canta-de-feira

SHOWS E INTERVENÇÕES:

17/01 – 10h – Feira Livre de Barbalha/CE

Endereço: Praça da Prefeitura de Barbalha

Contato: Panticola (88)  9938 2168

19/01 – 10h – Feira Livre do Crato/CE

Endereço: Mercado Público de Crato

Contato: Kelyenne Maia (88) 9655 5519

24/01- 10h – Feira Livre de Araripe/CE

Endereço: Praça do Abrigo ,S/N – Centro

Contato: Hélida Germano (88) 9911 1156

02/02- 10h – Romaria das Candeias – Juazeiro do Norte/CE

Endereço: Saída da Rua São José (Terminal rodoviário parada em frente Casa Museu do Padre Cicero seguindo até a basílica do Socorro e subindo a São Pedro até praça Padre Cícero.)

Contato: Amélia Coelho (88) 9900 7051

AÇÃO FORMATIVA:

Dia 20/01 – 14h ás 18h – Aula- Espetáculo Sons Cariris

20 vagas (Alunos do curso Técnico de Regência)

Local: E.E.E.P Governador Virgílio Távora

Rua Pergentino Silva, S/N – Crato

Contato:  Diego Souza- professor (88)  9631 3845

Sobre o Projeto Canto de Feira:

http://redeglobo.globo.com/ce/tvverdesmares/destaquevm/videos/t/edicoes/v/o-som-que-movimenta-as-feiras-do-ceara/3871970/

http://vimeo.com/111469531

CONTATO:

Zabumbeiros Cariris – Amélia Coelho (88) 9900 7051 – melzc@hotmail.com

Produção – Jota Júnior Santos  (85) 8654 6804 – jotajuin@gmail.com

 

Barbalha On-line

Os elementais e a ecologia - Por: Emerson Monteiro

Depois de quebrarem o pote, que a água sumiu terra adentro, os que enxergam mais longe principiam a clamar pelo respeito à Natureza, pois as matas não têm preço (e as vendem por quase nada sem donos serem), que o ar deve permanecer limpo, limpeza dos rios que viraram esgotos, que a maré pode crescer e engolir a terra. Um berro de apreensão se espalha das notícias da tevê. Identificaram até que a camada de ozônio, protetora de nossa atmosfera, vem de apresentar brechas irremediáveis, comprometendo a sobrevivência da vida no planeta.

Os elementais, entes hoje invisíveis ao homem, sempre cuidaram melhor deste paraíso, zelando pela sua beleza, como artesãos inspirados nos tantos ramos da Criação. Foram eles os primeiros ecologistas (palavra tão na moda e ao mesmo tempo tão fora de moda) e poucos se lembram deles, nas manifestações românticas de ruas e praças, nesses atuais países ricos, fumacentos. Nenhuma faixa, nenhum cartaz, nenhum hino de louvor. Os colonizadores arrasaram minérios e raças tradicionais, malversando as provisões do futuro.

Os homens se transformaram nos piores predadores da boa saúde planetária. Exemplos de civilização coerente no trato das coisas naturais ainda agora não se acham, no decorrer das eras. Contam os livros que há pouco menos de trezentos anos um macaco podia, se pretendesse, viajar de Portugal à Dinamarca sem pisar no chão, tocando apenas na folhagem das árvores vistosas, numa Europa recamada de lindas florestas, os bem cuidados campos do Senhor.

Esses elementais, seres encantados de que se têm notícias no folclore e nos contos de fadas, são responsáveis diretos pelas condições básicas da existência na face da Terra. Zelam pelo vento, plantas, rios, mares, oceanos, bosques, flores, montanhas, lagos, pelo fogo, pela água, pelas sementes; pelos fenômenos mais diversos do sistema universal; os gnomos, os silfos, as salamandras, as ninfas, as nereidas, os elfos, duendes; inúmeros registros deles se acham nas lendas dos povos; todos formam o grande exército de amor, na preservação do Equilíbrio Universal.

Quem sabe se um dia não deixaremos de falar desses assuntos de crise e tudo correrá, de novo, com antes já foi, no seio harmonioso do Silêncio e da Paz, onde viveremos conforme indicar o Poder Superior, humanos e divinos, dentro de sonho bom e espiritual?


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31