xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/01/2015 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 janeiro 2015

Perda da Faculdade de Medicina derruba secretária de Saúde


Ronaldo deve anunciar novos secretários até o final do mês.

No Crato, cresce a especulação em torno das mudanças - mais uma vez -, que o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB), deve fazer a partir de 1º de fevereiro. Em dois anos de governo, a administração de Ronaldo já teve nada menos do que 19 trocas de comando em suas secretárias.


A última delas - ainda não confirmada oficialmente - teria sido a exoneração da titular da pasta da Saúde, Aline Alencar, que teria sido pega de surpresa na manhã de sábado (10). Na noite anterior, Ronaldo, segundo esse blog apurou, teria relatado a decisão de exonerar Aline Alencar em caráter sigiloso, a aliados e a secretários mais próximos. Porém, na mesma noite, a informação vazou e foi divulgado na imprensa. Oficialmente, Aline não foi comunicada da decisão.
O fato era que a pasta da Saúde já vinha apresentado desgaste na avaliação de Ronaldo. A situação de Aline Alencar complicou-se com a divulgação por parte de imprensa de que o Crato fora excluído em dezembro passado da lista dos 20 municípios credenciados em 2014 pelo MEC para receber uma Faculdade de Medicina nos primeiros 90 dias de 2015.
O prefeito tem opinião ou foi levado a crer por interlocutores mais próximos de que a secretária da Saúde teria sido relapsa ou não teria dado importância ao projeto de trazer a faculdade para o Crato, principalmente, por não ter conseguido até então levantar o número leitos exigidos pelo MEC - 242 leitos -, para garantir a instalação da Faculdade de Medicina.
Vale ressaltar que o MEC reabriu inscrições já em 2015 para abrir novas 39 faculdades de Medicina em todo o país. O Crato continua no páreo, mas terá de se readequar para pleitear a vaga.
Essa conversa de que o MEC tem 90 dias para avaliar o projeto enviado em 2014 é conversa de político pra enganar eleitor e só é divulgado em parte da imprensa "parceira" do município ou por aqueles que têm preguiça de pesquisar as informações, pois desde 30 de dezembro está publicado no Diário Oficial da União, que o Crato não consta na lista das cidades credenciadas para receber em 2015 a referida faculdade.

Fonte: Jornalista Flavio Pinto


Estado Islâmico invade conta do Comando Central do Pentágono no Twitter

CYBERSECURITY-CENTCOM-HACK_original

Print screen do perfil do Pentágono no Twitter atacado por hackers. (Foto: Reprodução / Reuters)
Um grupo de hackers supostamente vinculado ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) invadiu a conta do Twitter do Comando Central (CENTCOM) do Pentágono, órgão encarregado das operações no Iraque e na Síria, publicando mensagens extremistas e dados pessoais de membros do Pentágono.

O grupo, que se chama "Cyber Caliphate", transformou toda a conta do órgão na rede social. Os hackers mudaram a foto de perfil pela de uma pessoa com o rosto coberto com uma kufiya, o tradicional lenço árabe, e a bandeira utilizada pelo Estado Islâmico (EI). "Soldados americanos, cuidado", diz uma das mensagens ameaçadoras.

(Foto: Reuters)

Além disso, foi publicada uma lista de endereços, números de telefones, e nomes de generais, soldados do Comando Central, e militares aposentados com informação privada.

"Enquanto os Estados Unidos e seus satélites assassinam nossos irmãos na Síria, no Iraque e no Afeganistão, nós invadimos suas redes e arquivos pessoais e sabemos tudo sobre vocês", diz outra publicação.

"O EI está aqui, em seus computadores, em cada base militar. Com a permissão de Alá, estamos agora no CENTCOM. Não vamos parar. Sabemos tudo sobre vocês, suas esposas e crianças", continua a mensagem.

Outros tweets mostram supostos cenários de possíveis crises militares com a China e Coreia do Norte.

EFE

Nordeste concentra 40,7% das vagas do Sisu 2015


Minas Gerais é o estado com maior número de vagas.
Inscrições abrem dia 19; consulta às vagas já está disponível.
Paulo Guilherme e Cauê Fabiano
sisu-vagas
Reprodução do site do Sisu (Foto: Reprodução)

A região Nordeste concentra 40,7% das vagas da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Das 205.514 vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais, 83.700 estão distribuidas pelos estados do Nordeste. As regiões com mais vagas a seguir são Sudeste, com 52.964 (25,8%); Sul, com 28.511 (13,9%); Centro-Oeste com 26.077 (12,7%) e Norte, com 14.262 (6,9%), segundo levamento feito pelo G1 com base nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS DO SISU 2015

Os estudantes podem conferir as opções de vagas por município, instituição ou curso e se preparar para as inscrições que começam na próxima segunda-feira (19) no site sisu.mec.gov.br. O prazo vai até as 23h59 do dia 22.
Para concorrer, o candidato terá de ter em mãos as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, que serão disponibilizadas nesta terça (13), segundo o MEC.
No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior (IES).

Veja ao lado as vagas por estado
Minas Gerais é o estado com o maior número de vagas disponíveis. Serão 24.900 vagas em 754 cursos de 18 instituições.
Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro com 16.544 vagas em 413 cursos de 19 instituições.
A Paraíba tem 15.041 vagas, seguida por Rio Grande do Sul (14.111), Bahia (13.045), Pernambuco (11.533), Paraná (11.021), Ceará (10.929) e São Paulo (10.432).
Comparado com a edição de janeiro de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes, 20% no de vagas ofertadas e 19% no de cursos com oferta de vagas. Na primeira edição de 2014, foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições.
Segundo o Ministério da Educação, houve ainda aumento no número de vagas no curso de medicina — de 2.925 na primeira edição de 2014 para 3.758 no mesmo período de 2015, o que representa crescimento de 28%.
Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, ao passar de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015 – crescimento de 22%.
O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição, o candidato tem de ter feito a edição 2014 do exame e não ter zerado na redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga.
Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
A Lei de cotas (lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012), garante a reserva de 50% das vagas, por curso e turno nas 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos 2 centros federais de educação tecnológica, a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.


G1-CE

Crato quer mais mobilização para implantar faculdade

 

Crato3

Após receber autorização dos ministérios da Saúde e da Educação para abrigar uma nova faculdade particular de Medicina, o município de Crato tem se esforçado, nos últimos meses, para atender às exigências do Governo Federal. Desmentindo informações divulgadas no fim do ano passado, de que a cidade teria sido excluída da lista de pré-selecionados para a implantação do curso, o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB) afirmou, nesta semana, que a gestão continua trabalhando para trazer a instituição.

Em nota divulgada à imprensa, Gomes disse que espera contar com apoio político para o avanço do projeto. "Os desafios ainda são muitos. Precisamos de união, de ajuda política em Fortaleza e Brasília", destacou. O prefeito também convocou os políticos votados no município para fortalecerem a luta. "Todos aqueles que são votados no Crato têm obrigação moral de apoiar esse projeto e esse município", cobrou o prefeito.

No último dia 30 de dezembro, em entrevista a uma rádio local, o deputado federal Arnon Bezerra (PTB) alegou que Crato estava fora da disputa pela faculdade, tendo por base um relatório divulgado pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União, em que o município não aparece entre os contemplados. A gestão nega a informação.

Vistorias

Crato foi habilitado em 2013 para participar de uma pré-seleção que escolherá cidades em todo o Brasil para receber novos cursos de medicina que serão liberados pelo Governo Federal. Técnicos dos ministérios da Educação e da Saúde visitaram o Município no segundo semestre do ano passado com o objetivo de realizar vistorias. Foram levados em consideração critérios como necessidade social do curso para a localidade, estrutura da rede pública de saúde e a capacidade que se teria para se realizar o programa de residência médica na região.

Após essa análise o Crato está entre as cidades que receberam um prazo de seis meses para fazer adequações e atender aos padrões do Ministério. Uma das dificuldades encontradas pelo Município é o número de leitos hospitalares demandados. Enquanto o Governo exige 242 vagas, Crato só tem à disposição cerca de 140.

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) declarou apoio à causa e disse que o município pode ter sido prejudicado no processo de vistorias, o qual, segundo ele, foi incompleto. Porém, o deputado afirma que Crato ainda tem tempo para atender ao prazo da chamada pública, que deve ocorrer no dia 23 deste mês. Guimarães promete conversar com os ministros para assegurar que a cidade não perca a chance de conquistar o tão esperado curso de Medicina.

Além do Crato, os municípios visitados pela Comissão de especialistas dos ministérios e que precisam se adequar são Bacabal (MA), Ananindeua (PA), Itaboraí (RJ), Assis (SP), Indaiatuba (SP) e Pindamonhangaba (SP). Após as mudanças, eles devem ser incluídos definitivamente na lista.

A mobilização política que tanto o deputado Arnon quanto o deputado José Guimarães têm declarado se disponibilizarem para encabeçar pode ser facilitada agora tendo em vista que o atual ministro da Educação é o ex-governador do Estado, Cid Gomes.

Cursos

Outras 205 cidades que se habilitaram para receber faculdades de Medicina também foram vistoriadas. Destas, apenas 39 chegaram a ser pré-selecionadas, tendo atendido os pré-requisitos de infraestrutura, importância da cidade em relação aos municípios vizinhos e condições de receber novos alunos. De acordo com o Governo Federal, o processo total para definição deve ser finalizado até 2017.

As Faculdades de Medicina que serão liberadas fazem parte do Programa Mais Médicos como estratégia de expansão da formação de profissionais no País. As cidades, com 70 mil habitantes ou mais e que não tinham curso superior para graduação médica estão distribuídas em 11 Estados.

Mais informações:
Prefeitura Municipal do Crato
Endereço: Rua Doutor Elíseo Figueiredo, 155, Gizélia Pinheiro
Telefone: (88) 3521-9600

Diário do Nordeste 

Falta de leitos precariza serviço público hospitalar no Cariri

 

tassoHospital Tasso Jereissati não disponibiliza internamentos.
(Foto: Arquivo)

A falta de leitos para internamento de pacientes em hospitais que compõem a rede pública em municípios da Região Metropolitana do Cariri continua ocasionando uma série de problemas e constrangimentos para a população que depende do atendimento gratuito para realização de tratamento hospitalar. Nós últimos anos, hospitais que possuíam convênios para tratamento de pacientes, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), foram fechados por conta de problemas financeiros.

Dívidas contraídas com fornecedores e o atraso no pagamento de funcionários destas unidades acabaram se acumulando no passar dos anos. O recurso adquirido por meio do pagamento dos internamentos realizados pelo SUS, conforme afirmam ex-diretores, não chegavam a ser suficientes para o equilíbrio financeiro destes hospitais.

Em Juazeiro do Norte, por conta destas situações, foram fechados os hospitais Santo Inácio e o Infantil Imijuno, além de um Pronto Socorro que funcionava nas imediações do Centro da cidade. Já em Crato, a população passou a enfrentar maiores dificuldades a partir da paralisação das atividades do Hospital Pediátrico Monsenhor Rocha, do Hospital Manoel de Abreu e pelo descredenciamento do hospital São Miguel, que deixou de atender pelo SUS e hoje realiza atendimentos de forma particular aos pacientes da unidade.

As deficiências do setor acabaram ocasionando um aumento significativo em relação às demandas de atendimento junto ao Hospital Regional do Cariri (HRC). Profissionais da área médica e de enfermagem afirmam, inclusive, que o número de pacientes deslocados de outros municípios da região só não é maior porque a maioria dos procedimentos, dentre eles os internamentos e as cirurgias eletivas, acabam sendo disponibilizadas à população residente em Juazeiro do Norte e no entorno da terra de Padre Cícero.

Deficiência

Neste município, atualmente, o Hospital Municipal Tasso Ribeiro Jereissati, mais conhecido como Estefânia Rocha Lima, não possui as condições necessárias para garantir a qualidade no atendimento para quem precisa dos serviços médicos de urgência e de internamento. Apenas o setor de traumatologia continua funcionando a contento na unidade. A maioria dos pacientes, no entanto, não consegue atendimento para uma simples consulta médica. Há, também, reclamações quanto à falta de equipamentos para realização de exames, medicamentos no setor ambulatorial e, até mesmo, médicos plantonistas. No Hospital Infantil Maria Amélia, único disponível para atendimento pediátrico no município, a situação também aponta para a necessidade de maiores cuidados e investimentos. Em noites de maior movimentação, atendentes se revezam na busca do único termômetro digital disponível.

Audiência

No ano passado, uma audiência pública provocada por representantes do Ministério Público Federal e do Estado do Ceará debateu as situações de precariedades evidenciadas nas unidades hospitalares do município. À época, foram realizados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), objetivando a melhoria na infraestrutura do Hospital Tasso Ribeiro Jereissati, bem como em relação às questões urgentes do Hospital São Lucas, como a compra de material básico para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal daquela unidade. Durante as discussões, usuários chegaram a reclamar da falta de higiene do Hospital Tasso Jereissati e da carência de alimentação no equipamento.

Segundo o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo (PMDB), as deficiências no setor passaram a ser evidenciadas por conta de decisões adotadas pela gestão passada. Ele afirma que "quando o Município fechou o Pronto Socorro e o Hospital Santo Inácio, criou toda a dificuldade que atualmente a população enfrenta".

A secretária de Saúde do município de Juazeiro do Norte, Marcleide do Nascimento, que assumiu a pasta interinamente na semana passada, por um prazo de 90 dias, informou que uma comissão será criada para tomar conhecimento da atual situação do Hospital Tasso Jereissati.

Crato

Em Crato, duas unidades hospitalares mantêm atendimento à população por meio do SUS, os hospitais São Raimundo e São Camilo. No entanto, o número de leitos disponibilizados é insuficiente à demanda. A secretária de Saúde de Crato, Aline Alencar, explicou que o município deverá contar, nos próximos meses com uma Policlínica e com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para diminuir os problemas ora vivenciados pela redução de leitos hospitalares no município. Conforme informou, a Policlínica está em fase de construção e a responsabilidade em torno de sua conclusão pertence ao Estado, enquanto que o recurso para construção da UPA já está assegurado e o processo licitatório para contratação da empresa que responderá pela obra encontra-se em fase de tramitação.

Aline Alencar disse, ainda, que, por conta da própria estrutura da rede de saúde que está sendo formada no município, haverá melhor capacidade de atendimento nos hospitais públicos na cidade. Para o eletricista Luis Cláudio de Oliveira, que reside no município há cerca de 10 anos, a falta de leitos para atendimento a pacientes pelo SUS estabelece a necessidade de construção de mais uma unidade hospitalar no município. "Não tem hospital pertencente ao próprio município. Não entendo como uma cidade que quer ser vista como desenvolvida, a exemplo de Juazeiro do Norte, não possui, sequer, um hospital," desabafou.

Mais informações:

Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512-2754
Secretaria de Saúde de Crato
Telefone (88) 3523-3823

Diário do Nordeste 

Pecém ultrapassa oito milhões de toneladas transportadas

Pecem_Noite

A movimentação de mercadorias através do porto do Pecém registrou novo recorde nos doze meses de 2014, com 8,2 milhões de toneladas (t) contra 6,3 milhões transportadas em 2013, o que representa uma variação positiva de 31%.

475 navios operaram no terminal portuário de São Gonçalo do Amarante durante esse período, com destaque para os granéis sólidos, que registraram incremento de 87%, movimentando 3,5 milhões de toneladas. As exportações cresceram 13%, enquanto as importações contribuíram com elevação de 36%.

Nos últimos seis anos, de 2009 a 2014, o crescimento na movimentação de mercadorias pelo Pecém foi constante, saindo de dois milhões em 2009 para 8,2 milhões no ano passado.

A N O

TONELADAS

2009

2.165.237

2010

3.527.965

2011

3.766.571

2012

4.392.050

2013

6.327.288

2014

8.274.471

Na movimentação de longo curso os principais produtos exportados foram os combustíveis minerais, os minérios e as frutas, enquanto nas importações os destaques ficaram com os combustíveis minerais, os produtos siderúrgicos e os clinkers (cimentos não pulverizados).

Na cabotagem, os destaques foram combustíveis minerais, clínkers e máquinas e materiais elétricos nas exportações, combustíveis minerais, produtos siderúrgicos e cereais nas importações.

As frutas que registraram maior movimentação foram o melão (92 mil t), manga (35 mil), melancia (16) e castanha de caju, com dez mil toneladas exportadas, com origem no Rio Grande do Norte (48%), Ceará (30), Bahia (12) e Pernambuco com oito por cento. Os principais destinos foram a Holanda, Grã Bretanha, Estados Unidos e Espanha.

No ranking de todos os portos brasileiros, segundo a Secex – Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento, o porto cearense lidera a importação de clínkers, com participação de 35%, seguido pelos portos de Barcarena, Mucuripe, São Luiz e Suape. Nas importações de produtos siderúrgicos a liderança é do porto de São Francisco do Sul, seguindo-se os portos do Pecém, Santos e Itajaí.

Nas exportações de frutas a liderança fica com o porto de Parnamirim, com participação de 27%, seguido pelo Pecém com 26, Santos com 15 e Salvador com 13%. O Pecém é terceiro colocado nas exportações de calçados, com o porto de Santos na liderança e o do Rio Grande em segundo.

12.01.2015

Assessoria de Comunicação da Cearáportos

Petrobras não sabe quando poderá pagar participação nos lucros

br

A Petrobras informou nesta segunda-feira (12) que não há previsão para o início das negociações com os empregados sobre o pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR), referente ao ano passado. O pagamento ocorre normalmente até o dia 10 de janeiro de cada ano, informou o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), Edison Munhoz. A entidade iniciou vigília na sede da companhia, no centro da cidade, até que seja paga a PLR.

“A Petrobras reuniu-se na sexta-feira (9) com os sindicatos para tratar da PLR de 2014. A empresa informou às entidades sindicais que ainda não há possibilidade de iniciar as discussões sobre adiantamento da PLR, normalmente paga em janeiro, em função de os resultados do terceiro trimestre de 2014 ainda não estarem disponíveis. Os resultados dos três primeiros trimestres do ano são base de cálculo para o adiantamento da PLR. Conforme já anunciado pela Petrobras, os resultados serão divulgados em janeiro, sem a revisão do auditor externo”, diz nota da empresa.

Segundo a estatal, durante a reunião, os sindicatos  pediram que a companhia antecipasse o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para janeiro, o que é feito geralmente em fevereiro. “A companhia aceitou a solicitação dos sindicatos e enviou comunicado aos empregados nesta segunda-feira, confirmando o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário no dia 19 de janeiro”, acrescentou a empresa.

(Agência Brasil)

Dedé Teixeira reafirma compromisso com ações de convivência com a estiagem

dede

 

O Governo do Estado do Ceará através da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou nesta segunda-feria (10), solenidade oficial de posse do novo Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

O evento iniciou com a celebração de uma missa em ação de graças, seguindo a cerimonia de posse e contou com presenças de várias autoridades, entre elas o senador José Pimentel, prefeitos e lideranças políticas do Ceará, parlamentares estaduais e federais e lideranças dos movimentos soiais. “Agradeço a presença dos órgãos de governo federal e estadual e de todos os presentes e espero contar com o apoio de cada um para a missão que teremos pela frente”, conclamou Dedé Teixeira.

A maior preocupação para o novo secretário é a seca, “precisamos estar juntos para enfrentar os desafios da seca". Dedé Teixeira destacou que a convivência com a estiagem e a continuidade dos projetos que já estão em andamento estão entre as prioridades do governador Camilo Santana. “Ele já nos passou essa orientação e vamos seguí-la, buscando sempre o apoio necessário para viabilizar os nossos projetos”, afirmou.

Nos últimos anos, a SDA conseguiu colocar em prática as ações que tinham um efeito maior no que diz respeito à convivência com o semiárido e ofereceu condições ao homem do campo para produzir e tem emprego e renda garantidos. “Conseguimos promover regularização fundiária no Ceará, ampliamos a assistência técnica, conquistamos também o status de zona livre de febre aftosa através da ADAGRI” afirmou o ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

A SDA obteve ainda um grande aumento nos seus programas e projetos como os recursos para aplicação de Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que passou de R$ 211 milhões em 2013 para mais de R$ 500 milhões, em 2014. O Garantia Safra de 239 para 343 mil agricultores sendo beneficiados.

Para o ex-secretário Nelson Martins o período de 4 anos da sua gestão, mesmo com a seca conseguiu avançar muito, “apesar de ter 3 anos de seca, conseguimos avançar muito. De maneira que no último ano de 2014, nós já aumentamos a aplicação da SDA em 98%, comparando com 2011, nós praticamente dobramos.

Para o atual Controlador e Ouvidor do Estado, o secretario Dedé Teixeira contará com uma equipe excelente na SDA. “E como a experiência dele como prefeito, deputado estadual e gestor do Governo Federal, ele fará muito mais do que conseguimos fazer nos últimos 4 anos”.

Bancada Federal

O deputado federal José Guimarães destacou que vai trabalhar no Congresso para garantir os recursos necessários para o Estado do Ceará continuar colocando entre as prioridades as ações convivência com a estiagem. “Vamos buscar os recursos necessários para garantir a continuidade de cada um desses projetos, contaremos com o apoio do Governador Camilo Santana e da Presidenta Dilma Rousseff”, afirmou.

O parlamentar reforçou ainda o desejo de sorte ao secretário Dedé na continuidade do belíssimo trabalho exercido na SDA pelos secretários anteriores Nelson Martins e Camilo Santana. "Não tenho dúvidas que vai ser o secretário de uma das melhores áreas, fazendo da agricultura familiar a renda da família cearense", concluiu.

O senador José Pimentel reforçou as palavras do colega de parlamento, destacando que a melhor forma de conviver com a seca e com os problemas é manter os projetos que ja estão em andamento em nível estadual e federal. “Tenho a convicção do compromisso do secretário Dedé Teixeira com essas políticas e estou a disposição para a aplicação dos projetos, dando continuidade ao belo trabalho que a secretaria de desenvolvimento agrário do Ceará vem realizando."

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Pré-Carnaval do Dragão do Mar começa nesta quinta-feira (15)

dragaodomarce

A alegria do Carnaval já se anuncia no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A partir desta quinta-feira, dia 15, toda a gente vai balançar ao som do melhor da música retrô carnavalesca do Brasil. É o Bloco Chão da Praça com Os Transacionais que, pelo terceiro ano consecutivo, faz uma das mais quentes festas de Pré-Carnaval da Cidade. Para agitar ainda mais, convidados especiais vão marcar presença. Nesta primeira quinta-feira, Nayra Costa empresta a força de sua voz ao Carnaval.

Como de praxe, o Bloco Chão da Praça adianta a curtição carnavalesca durante as quatro quintas-feiras que antecedem a semana momina. Faz a festa, portanto, nos dias 15/1, 22/1, 29/1 e 5/2, sempre às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. O acesso é gratuito. Pode vir gente de toda a idade, com fantasia, serpentina e alegria.

Com um repertório que faz passear no tempo, o Pré-Carnaval d’Os Transacionais une o Brasil das décadas passadas por meio de frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas, em uma peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias cearenses.

Para este ano, cada quinta-feira trará um convidado diferente, prometendo esquentar ainda mais o bloco. O dia 15 apresenta a cantora cearense Nayra Costa, uma das vozes mais potentes da música local hoje. Nayra subirá ao palco junto d’Os Transacionais, cantando o Carnaval, em uma apresentação inédita. As demais atrações serão anunciadas em breve, bem como as do Baile à Fantasia do Dragão do Mar, que vai repetir o sucesso de 2014.

SERVIÇO

Bloco Chão da Praça com Os Transacionais + convidados
Quando: dias 15, 22 e 29 de janeiro e dia 5 de fevereiro de 2015
Hora: sempre às 19h
Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito

Sobre Os Transacionais

Os Transacionais têm em sua proposta de trabalho fazer releituras da música popular brasileira, principalmente das décadas de 60 e 70, o que convencionaram chamar de “Música Retrô Brasileira”. Dentro dessa perspectiva, além do repertório geral, a banda tem feito alguns projetos específicos dentro desse universo de possibilidades da tão rica música brasileira dessa época.

Dentre esse projetos estão “O Chão da Praça”, trazendo um repertório de antigos carnavais, o “Arraiá Transacional” fazendo a festa de São João bem ao estilo da banda, “Tropicália” reverenciando a música de vanguarda nacional, “Cabaré Transacional” com o melhor do brega, “Dia de Rei”, um tributo a Roberto Carlos, dentre outros.

Atualmente a banda apresenta “Os Transacionais no País do Futebol”, com a proposta de resgatar canções que tratam do esporte que é a grande paixão nacional. Músicas dos melhores compositores de várias épocas da nossa música, indo de Noel Rosa à Jorge Ben, canções inspiradas e feitas para a festa.

Com a Copa do Mundo no Brasil, esse é o melhor momento da celebração desse repertório e a combinação Transacionais e futebol não poderia ser melhor, unindo o já festivo repertório da banda com a mais pura expressão da canção futebolística brasileira.

Contato: Jolson Ximenes (85) 8782.5011/ 9747.2862. Email: jolsonproducao@gmail.com
Contato: Nayra Costa
(11) 98198-0607 / (85) 8789-3333

 

Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar

Todos os 184 municípios devem manter vacinação contra sarampo

 

sarampo3_2014A cruzada contra o sarampo continua no Ceará e a orientação do Ministério da Saúde é para que todos os municípios mantenham a vacinação das crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade, até que a Coordenação Estadual de Imunizações informe sobre o fim do surto, o que só deverá acontecer após 90 dias do último caso da doença confirmado no Estado. Há 97 municípios com cobertura abaixo de 100% no Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) e 21 que não realizaram o monitoramento. Fortaleza, que concentra 43,5% dos casos de sarampo no Estado, está vacinando de forma seletiva a população até 49 anos de idade que nunca foi vacinada contra a doença.

A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura. É importante que o esquema vacinal esteja completo. A primeira dose deve ser aplicada aos doze meses de vida, com a vacina tríplice viral e, aos 15 meses, com a vacina tetra viral. Por conta do surto de sarampo no Estado, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação no Ceará para crianças a partir dos seis meses porque muitas delas não têm mais anticorpos maternos em níveis protetores e, até 1 ano de idade, não estão na faixa etária para a vacinação de rotina.

Há 15 anos não havia registro de caso de sarampo no Ceará. Após esse período, o primeiro caso foi registrado no dia 25 de dezembro de 2013. O Estado tem 634 casos confirmados da doença, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado,  no dia 5 de janeiro deste ano. O último caso confirmado ocorreu no dia 27 de dezembro de 2014 e há outros 71 casos em investigação.

Até esta segunda-feira, 12 de janeiro, o Ceará havia imunizado 629.506 crianças de seis meses a menores de cinco anos, com cobertura de 109,78% em relação ao público-alvo estabelecido no início da campanha, que foi antecipada no Estado por conta dos casos da doença registrados a partir de dezembro de 2013. A cobertura ultrapassa os 100% porque, ao longo da campanha antecipada e iniciada em fevereiro, houve crianças que entraram e saíram da faixa etária. Além de cumprir a meta, todos os municípios devem realizar o Monitoramento Rápido de Coberturas para garantir a homogeneidade da cobertura vacinal em todas as subfaixas etárias – 6 meses a menores de 1 ano, 1 ano, 2 anos, 3 anos e 4 anos a menores de 5. Em todo o Estado, 58 municípios atingiram 100% de cobertura no MRC. A Secretaria da Saúde do Estado orienta os municípios que não atingiram essa cobertura a realizarem varredura para identificar crianças ainda não vacinadas.

O Programa Nacional de Imunizações estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal de forma homogênea em todas as localidades no município. Para avaliar e monitorar essa cobertura local, o Monitoramento Rápido de Cobertura deve ser realizado de forma sistemática, com articulação entre as equipes de vigilância epidemiológica e imunizações, agentes comunitários de saúde e Programa Saúde da Família (PSF). O MRC consiste em uma averiguação da situação vacinal das crianças com a verificação do cartão de vacina da criança. Esse trabalho é feito casa a casa, por meio de amostragem. A realização do MRC permite resgatar as crianças não vacinadas, ampliar as coberturas vacinais e melhorar a homogeneidade de coberturas vacinais no município e entre os municípios.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Resultado do Enem será divulgado amanhã, mas vagas do Sisu já podem ser consultadas

enem01

Os estudantes já podem consultar no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) as vagas que serão ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior da primeira edição de 2015 do programa. As inscrições poderão ser feitas na próxima semana, de 19 a 22, no mesmo endereço.
Neste semestre, vão ser oferecidas 205.514 vagas no ensino superior público, o que representa um aumento de 20% em relação ao primeiro semestre do ano passado. As vagas serão disponibilizadas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Em 2014, eram 115 instituições participantes. Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu, além de todos os 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefet).
Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não ter tirado 0 na prova de redação. O resultado do Enem será divulgado amanhã, 13, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame no ano passado.

Flavio Pinto News

Secretaria de Cultura do Estado divulga nota sobre morte do mestre Antônio Aniceto

Anicetomorreaos82anos

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará manifesta profundo pesar com o falecimento de Antônio José Lourenço da Silva, o mestre Antônio Aniceto, integrante da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do município do Crato, uma das mais importantes formações da cultura tradicional popular no Ceará e no Brasil. A Secult se solidariza com os integrantes da banda, com os familiares e amigos de mestre Antônio e com tantos quantos se acostumaram a aplaudi-lo, no sem-número de apresentações que sempre combinaram música e dança, tradição e presente, intensidade e alegria.
O toque do primeiro pife da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, comandado pelo Mestre Antônio, jamais será esquecido. Junto ao seu irmão, Raimundo Aniceto, e a seus sobrinhos, Mestre Antônio seguiu se apresentando até pouco tempo, desfilando destreza no pife e na dança, na elegância dos uniformes de cores vivas, na tradição secular das bandas cabaçais. Sempre em movimento, deixando como legado a descoberta e a admiração despertadas em novas gerações, graças à continuidade do trabalho dos Irmãos Aniceto.
Mestre Antônio, que nesta segunda-feira, 12/1, se despediu aos 82 anos, foi responsável por manter viva uma das mais belas e marcantes expressões da cultura cearense, estando sempre pronto para transmitir conhecimentos e compartilhar histórias e vivências. Assim foi, por exemplo, com os novos integrantes da banda-mirim dos Irmãos Aniceto, reunindo garotos da comunidade, unidos e encantados pelo poder da tradição, da música, da brincadeira. Tudo com a simplicidade e a gentileza que sempre caracterizaram a presença do grupo, em inúmeras apresentações e em eventos especiais, como o Encontro Mestres do Mundo.
Contribuir para que os Irmãos Aniceto sigam adiante e tenham repercussão cada vez mais ampliada para sua obra é a melhor forma de homenagear Mestre Antônio. Nosso agradecimento, mestre, por toda uma vida dedicada à cultura cearense.
Guilherme Sampaio
Secretário da Cultura do Estado do Ceará

Flavio Pinto News

RVNET - O Seu próximo Provedor de Internet


Empresa de Internet Testada e Aprovada com nosso Selo de Qualidade


No Blog do Crato nós membros, temos uma filosofia, que é só fazer parcerias com empresas e poder recomendar ao público, se o produto for realmente bom. Se a gente puder testar e se passar pelo nosso rígido "selo de qualidade". Após muitos anos usando o VELOX da OI como nosa fonte de acesso à internet, já estamos utilizando todo o sistema da Rede Chapada do Araripe de Comunicações que inclui os Sites Blog do Crato, Chapada do Araripe, WebRadio Chapada, e WebTV serão transmitidos através da empresa RVNET. 

Como usuário por mais de uma década do Velox, e tendo sido cliente de outras empresas de internet sem fio da região, posso assegurar a todos os nossos leitores que o produto vendido pela RVNet é de primeiríssima qualidade. Com uma equipe de profissionais da mais alta qualidade, com conhecimento, educação, e treinados para servir bem aos clientes, a RVNET veio para ficar. Além de tudo, é uma empresa que investe em seu produto. Basta dizer que ela está implantando em Juazeiro do Norte até o fim deste mês um link de 1 Gbit para servir melhor ainda, e passando fibra ótica por várias cidades do sul do Ceará, além de atender também a região de Iguatu. 

Operando na faixa de 5.8Ghz, o que garante a verdadeira experiência da internet sem fios sem problemas de conexão, como ocorre com muitos provedores supercongestionados do cariri, na RVNET sua conexão é como sempre deveria ter sido: Estável, com velocidades reais de acesso, e sem problemas de quedas. 

Portanto, ao contratar o seu próximo provedor de Internet, escolha com o melhor. Fique com a RVNET. E se ela passou por todo o nosso clássico perfeccionismo, é porque podemos atestar a sua qualidade. Não recomendaríamos jamais aos nossos clientes e amigos se fosse diferente.

Mas não acredite apenas em nossa palavra: Contrate a RVNet e não se contente com menos.



www.blogdocrato.com
Saiba mais acessando a página: 

CRATO: O CARIRI ESTA DE LUTO...FALECEU MESTRE ANTÔNIO, A VOZ DO PÍFANO DAS CABAÇAIS.


E O MESTRE ANTONIO FEZ UMA VIAGEM...


A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto fica, a partir de hoje, tristemente desfalcada com o falecimento do Mestre Antonio Aniceto, batizado Antonio José Lourenço da Silva. Fez aquela viagem inevitável, partiu para junto de tantos outros grandes e inesquecíveis artistas e mestres, como Chico e João Aniceto, Britim, Eloi Teles, Correinha, Walderêdo Gonçalves, Dedé de Luna, Cego Aderaldo, Zé de Matos, Zé Gato, Toni Bonequeiro... Em grande festa será recebido na outra dimensão da existência; com enorme tristeza nos despedimos de seu convívio.

Estamos todos de luto! O Mestre Antonio Aniceto tinha em si a riqueza de uma ancestralidade que resiste mantendo viva e pulsante a arte tradicional popular. Exímio pifeiro, imitador de bichos e brincante performático sem igual, fazia par com seu irmão Mestre Raimundo Aniceto na condução da banda cabaçal mais famosa e respeitada do Brasil, também integrada hoje pela terceira geração representada por Adriano, Cícero, Joval e José Vicente, e já tendo uma bandinha mirim. Com sua morte, perdemos um dos mais vibrantes e brilhantes ícones da cultura popular, um patrimônio imaterial reconhecido que deixa valioso legado musical e exemplo de homem de coração generoso.

Crato|Cariri|Ceará, em 12 de janeiro de 2015.

Cacá Araújo
Folclorista e Dramaturgo
Cia. Brasileira de Teatro Brincante
Foto: Wilson Bernardo





As portas do abismo - Por: Emerson Monteiro

O ser humano vive para responder a desafios, sendo esses ainda mais variados nos dias atuais, desde doenças transmitidas nas relações íntimas até as desigualdades sociais, expressas nos lances da violência urbana que predominam, sobretudo nas maiores cidades, sem, no entanto, isentar dos crimes bárbaros menores comunidades, em parte originários na ausência de formação moral, nos índices de crescente agressividade e na utilização indiscriminada de substâncias bloqueadoras da racionalidade, os tais entorpecentes avassaladores.

Neste ponto histórico da raça humana, exageros se apresentam com tamanha dominação que muitos se deixam abandonar ao impacto desses desafios, quais meros escravos das destruições em série; o crack, a cocaína, a maconha, a nicotina e o álcool.

O senso crítico bem que pode prevenir a vacilação comprometedora. Já desde a infância que os jovens devem dispor de estrutura para superar o sugadouro em que se transformou a vida mundana, tendo no comando das instituições do entretenimento os meios de comunicação de massa, por vezes inconscientes do seu poder destruidor, espécie de tóxico permitido à luz do dia, com força inimaginável, instrumentos do desequilíbrio, outro tipo de droga quase sempre usada de modo equivocado para vender o sensacionalismo e tolerada acima de qualquer suspeita.

Assim, dizíamos, os jovens têm de descobrir desde cedo como criar a firmeza de atravessar o largo pântano do Planeta em chamas, independente da opinião de terceiros, pois a peleja é, na verdade, uma missão individual fora do juízo alheio dos demais, considerando-se saúde mental como a peça chave desse equilíbrio naquilo que irá cumprir, no rumo da realização pessoal.

Quando sabem como agir, fruta rara, os moços exercitam a superioridade no embalo de todos esses fatores adversos. Põem-se a par do valor das coisas simples, dentre elas a lucidez de construir um sonho novo dentro do coração, a esperança dos tempos futuros.

O jovem, contudo, nem sempre possui as condições de vencer o mar tormentoso das tentações, porém deve fazê-lo, custe o que custar de sacrifício e vaidades, em favor da própria sobrevivência, porque assim trará consigo respostas plenas à Humanidade. Avalie com carinho essa perspectiva de manter a sobriedade no decorre da vida e verá como as reservas obtidas serão suficientes para vencer todos os obstáculos. Só então perceberá o quanto de sabedoria existe nos infindáveis mistérios da natureza interior das criaturas humanas.                            

ATENÇÃO: Novo Serviço: TIRA DÚVIDAS ! - Nos Classificados do Cariri



Olá, amigos, tenho a satisfação de comunicar que estamos adicionando mais um serviço aos CLASSIFICADOS DO CARIRI, que é a liberdade, a possibilidade dos nossos membros poderem tirar as suas dúvidas com outros membros. Se você precisa de uma informação referente ao Cariri, precisa saber onde fica algum local em especial, telefones, etc, nossos Classificados também passam a contar com essa facilidade, da UTILIDADE PÚBLICA. Portanto, se você tem alguma dúvida, sobre diversos assuntos sobre a região do Cariri, e suas diversas cidades, não se acanhe: Pergunte, pois sempre alguém poderá lhe responder.

Exemplos de perguntas possíveis:

- Alguém sabe me dizer qual o telefone do Cariri Shopping ?
- Alguém conhece algum local no Crato onde eu possa doar animais de estimação ?
- Alguém sabe me informar qual o melhor profissional de informática, sério, honesto, desta região ?
- Como faço para encontrar um tal "Espedito Seleiro", que ouvi dizer que vive no Cariri ?
- Um familiar meu desapareceu há 5 dias e não temos informação, aqui estão os dados e a foto. Se alguém vier a encontrar, por favor, telefone para xxxx-xxxxx.
Espero que os novos serviços tragam mais utilidade ao nosso grupo além dos costumeiros classificados.

Atenciosamente,
A Administração

Para ver os Classificados do Cariri, visite a página:


Classificados do Cariri no Facebook - Um dos maiores Sites de Classificados do Ceará. Anuncie o que desejar, Compra, Venda, Trocas... 





URCA: Fim da greve será decidido besta semana

URCA2

Crato Mesmo com as garantias dadas pelo Governo do Estado e o anúncio de concurso para professores, a situação das greves nas universidades estaduais cearenses, que já dura quase quatro meses, continua indefinida. Assembleias marcadas para a próxima terça-feira (13) definirão sobre o encerramento ou não da paralisação tanto na Universidade Regional do Cariri (Urca) quanto na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Em reunião realizada ontem, o Comando de Greve da Urca discutiu sobre as propostas apresentadas pelo governador Camilo Santana para resolver a questão e elaborou uma pauta de encaminhamentos para serem apresentados e votados pela categoria, que decidirá se aceita e volta às atividades.
Para o Comando de greve, houve avanços nas negociações mas ainda há uma grande demanda reprimida. Segundo o professor Augusto Nobre, Presidente do Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca), apesar de o movimento ter obtido algumas vitórias com o Governo, tudo deve ser discutido em assembleia. "Há quatro meses, não tínhamos nada e agora temos ao menos as propostas do Governo, diferentemente do Governo passado que não apresentou proposta alguma", lembrou o professor.
Na UVA, a situação é a mesma. De acordo com a Presidente do Sindicato dos Docentes da UVA (Sindiuva), a professora Silvia Helena, haverá uma reunião na próxima terça-feira com o comando de greve a fim de decidir pela permanência ou fim da greve. "Nosso grande estopim aqui na Universidade Estadual Vale do Acaraú foi a falta de professores e o aumento no repasse de custeio", afirmou.

Reivindicações

A principal demanda dos grevistas é realização de concurso para professores efetivos. Além desta, há a regulamentação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV); a destinação orçamentária constitucional, na forma percentual das receitas tributárias; a equiparação salarial dos professores substitutos com os efetivos; a política de assistência estudantil; e, ainda, a realização de concurso para servidores técnico-administrativos. Na semana passada, o Governo do Estado anunciou a realização de concurso para 249 vagas para professor. A UECE receberá o 120 vagas, a Urca ficará com 62 e UVA será contemplada com 67.

FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30