xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Herma de monsenhor Montenegro já foi colocada no portão de entrada da casa onde ele viveu – por Armando Lopes Rafael | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 dezembro 2015

Herma de monsenhor Montenegro já foi colocada no portão de entrada da casa onde ele viveu – por Armando Lopes Rafael

   A solenidade oficial de inauguração só ocorrerá na próxima 3ª feira, 29 de dezembro. Mas quem passa pela Av. Pedro Felício Cavalcanti, em frente à residência que foi de monsenhor Montenegro já pode ver o busto deste sacerdote. A escultura foi colocada no novo portão de entrada daquela mansão. A iniciativa de homenagear monsenhor Montenegro partiu do bispo diocesano de Crato, Fernando Panico. No terreno da ampla chácara que monsenhor doou em vida à Diocese de Crato, já foi construído o novo Seminário Propedêutico e será erguido o Lar Sacerdotal Monsenhor Montenegro, para acolher padres aposentados e idosos.
   O conhecido padre e educador obteve a ordenação sacerdotal a 13 de outubro de 1935, no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Ao longo de sua vida ele foi além de professor, um competente Pesquisador da nossa história, escritor com vários livros publicados, além de conferencista e genealogista.  Monsenhor Francisco Holanda Montenegro exerceu o cargo de diretor do Colégio Diocesano do Crato durante 50 anos.
     Segundo o escritor Emerson Monteiro: “Nascido na cidade cearense de Jucás, a 25 de fevereiro de 1913, filho de Seridião Holanda Montenegro e Almerinda Montenegro, monsenhor Montenegro foi membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará por dilatado tempo; Publicou vários livros, dentre esses: As quatro sergipanas, Os quatro luzeiros da Diocese, Monsenhor Rocha, o apóstolo da caridade e Fé em Canudos. Pesquisador emérito, estudou com afinco a vida de Antônio Conselheiro, a história da família Alencar e a vida e a obra do Padre Marcos, expoente dos rincões piauienses, onde viveu a cumprir função civilizadora, tendo seu nome adotado por cidade que ajudou a fundar e desenvolver.
      “Foi também professor da Faculdade de Filosofia do Crato e membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará, desempenhando sempre com amor atribuições nele depositadas. Era membro do Instituto Cultural do Cariri, em Crato, titular da cadeira no. 9, cujo patrono é Dom Francisco de Assis Pires. Escolheu o Cariri para o exercício do seu apostolado, onde desfrutou exerceu múltiplas atividades. Construiu a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no bairro Grangeiro, lá efetivando trabalho de catequese, orientando fiéis, cumprindo seus deveres de ofício, encetou pesquisas e escreveu, graças a sua vitalidade admirável pelo tanto quanto se dedicou às lides educacionais", declarou Emerson Monteiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30