xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Crato ganha novo Seminário católico e o Lar Sacerdotal Monsenhor Montenegro – por Patrícia Silva | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 dezembro 2015

Crato ganha novo Seminário católico e o Lar Sacerdotal Monsenhor Montenegro – por Patrícia Silva

As comemorações pelo aniversário de 70 anos de Dom Fernando Panico continuam. Na manhã de ontem, 29 de dezembro, a Diocese de Crato ganhou mais dois presentes, frutos da missão episcopal do quinto Bispo Diocesano: o novo Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, que acolherá jovens em preparação para ingressar no Seminário Menor, e o Lar Sacerdotal Monsenhor Montenegro, que receberá padres aposentados, ambos localizados no bairro Grangeiro, na cidade de Crato.
Concluída em cerca de 120 dias, a obra foi construída em um terreno, doado à Diocese de Crato, pelo Monsenhor Montenegro. A área construída do Seminário Propedêutico possui cerca de 700 m2 e, segundo o ecônomo da Diocese de Crato, Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, as despesas com a construção custaram R$ 451.800,00 e foram custeadas com recursos próprios da Cúria Diocesana.
Bispo, padres e leigos caminham em direção à entrada do Seminário Propedêutico, na Rua Chevalier de Aquino (Foto: Árysson Magalhães)
Seminário
Os seminaristas que se preparam para ingressar no Seminário Menor e Maior, onde cursarão Filosofia e Teologia, irão morar pelo período de um ano no Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico. Antes os candidatos ao sacerdócio residiam na casa paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Barbalha.
Demonstrando felicidade pelas contribuições positivas  que os novos  espaços trarão para a região do Cariri, Dom Fernando se mostrou grato, em especial, ao Monsenhor Montenegro e seus familiares. “Agradeço a Deus porque esta inauguração acontece no contexto da celebração dos meus 70 anos. Recebo com toda a Diocese este presente, que vem da misericórdia de Deus, graças ao Monsenhor Montenegro e os seus familiares”, disse. Com oração e aspersão de água benta, Dom Fernando abençoou todo o espaço, sendo acompanhado por padres e leigos da Diocese        
“Agora estamos em nossa casa própria”, afirmou o Reitor do Seminário Propedêutico, Padre Cícero Luciano Lima, que apontou as características do novo espaço como ambiente agradável, propicio para o estudo, oração e vida comunitária como elementos que contribuirão para formação dos futuros padres. O novo seminário dispõe de uma biblioteca, um refeitório, uma sala de estar, sala de informática, sete dormitórios, área de lazer e uma Capela dedicada a São João Paulo II, a primeira da Diocese a ter como patrono o Papa polonês. Na Capela está uma bela imagem e uma relíquia do Santo. Esta última, um fragmento do sangue que São João Paulo II derramou no atentado que sofreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, na tarde do dia 13 de maio de 1981.
Com tantas motivações que incentivam a oração e recolhimento, e tendo como moldura o cenário e a vegetação da Chapada do Araripe, os primeiros seminaristas que irão morar neste espaço, aprovaram a obra. “Estou muito feliz. O espaço é muito acolhedor”, disse José Felício Borges, da cidade de Brejo Santo. “O sacerdócio é um caminho da graça de Deus, e nós nos sentimos felizes em ser acolhidos desta forma pela Diocese de Crato”, falou Paulo Raul dos Santos, de Moreilândia (PE), cidade pertencente a Diocese de Salgueiro. Os dez seminaristas que ingressarão no Propedêutico, em 5 de fevereiro de 2016, foram apresentados após a bênção da Capela. Nove deles pertencem a Diocese de Crato e um a Diocese de Salgueiro.
Os blocos do Seminário homenagearam o Bispo Emérito e sacerdotes importantes da Diocese de Crato. O bloco dos apartamentos recebeu o nome de Dom Newton Holanda Gurgel; para a biblioteca, foi dado o nome do Monsenhor Vitaliano Mattioli; e o bloco que compreende a cozinha e refeitório, foi denominado de Monsenhor Montenegro.
Lar Sacerdotal
O Lar Sacerdotal funcionará, neste primeiro momento,  na residência onde o Monsenhor Montenegro morava, uma ampla casa dotada de vários cômodos. Num segundo momento serão construídos chalés que abrigarão padres idosos aposentados de suas atividades pastorais, possibilitando a esses sacerdotes idosos morarem com algum parente ou outro acompanhante.Segundo Dom Fernando um dos sonhos do Monsenhor Montenegro era “construir o Lar Sacerdotal na casa dele para os padres, da Diocese de Crato e adjacências, que queiram passar por aqui e viver tranquilamente sua vida sacerdotal já um pouco cansados e aposentados, mas sempre sacerdotes, para os quais devemos muita estima pelos trabalhos realizados”. Inaugurado, o Lar Sacerdotal já está apto à acolher os presbíteros.

             

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30