xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> As tradições populares do Cariri (por Patrícia Silva) | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 dezembro 2015

As tradições populares do Cariri (por Patrícia Silva)


" Renovação do Sagrado Coração de Jesus" também é realizada na casa do bispo de Crato

Como já se tornou costume, há 11 anos, na noite do último dia 27 de dezembro, Dom Fernando Panico realizou em sua residência, a tradicional Renovação da Entronização do Sagrado Coração de Jesus, naquele lar. A cerimônia foi conduzida pela leiga Maria Brito – conhecida “tiradeira de renovação” da cidade de Juazeiro do Norte e contou com a presença de padres, religiosas e amigos de Dom Fernando.
A tradição da Entronização e a Renovação do Sagrado Coração de Jesus, nos lares católicos, foi muito incentivada – no Cariri – pelo Padre Cícero Romão Batista. Nascido na Europa, onde os costumes são bem diferentes dos praticados no Sul do Ceará, dom Fernando participar dessa popular, realizando, desde 2004, a Renovação em sua própria casa. Dom Fernando não convida ninguém, pois qualquer pessoa é convidada a tomar parte na cerimônia. Este ano o público que participou foi bem maior do que o dos anos anteriores.
Como em todas as casas que realizam a Renovação, na residência episcopal não é diferente. A “rezadeira” reza o Ato de Consagração da Família ao Sagrado Coração de Jesus, em comunhão com os presentes, faz a Oração pela Família, reza a Salve- Rainha, Pai- Nosso e Ave-Maria, tudo em meio aos tradicionais cânticos populares em louvor ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Um momento de oração pelos falecidos também é realizado e, neste ano, Dom Fernando recordou de forma especial amigos deles que já partiram para o Céu, como monsenhores Francisco Holanda Montenegro, Vitaliano Mattioli e a Irmã Ana Tereza Guimarães.
As músicas ou benditos como também são conhecidos, foram conduzidos por um coral formado de jovens da Comunidade Ponta da Serra e professores da Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL), coordenado pelo maestro Cícero Galdino. Segundo a tradição, a escolha do dia para a Renovação é feita a partir de uma data especial para a família, por isso na casa episcopal o momento é realizado no dia do aniversário natalício de Dom Fernando. Ontem o Bispo completou 70 anos de vida.
Demonstrando alegria pela presença de todos, Dom Fernando agradeceu pela amizade de cada um. “Obrigado por terem mostrado empatia para comigo e a Diocese de Crato. Que sejamos sempre uma família, pois Igreja é família. Que o coração de Jesus nos atraia ao amor do Pai”, disse. Nos momentos finais da Renovação, o Coral presenteou Dom Fernando com a canção “Tu Scendi Dalle Stelle”, característica do Natal na Itália. “Na minha infância quantas vezes chorei diante do presépio do Menino Jesus cantando Tu Scendi Dalle Stelle”, recordou emocionado o Bispo.
             

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30