xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Lançado um livro sobre o Colégio Santa Teresa de Jesus, de Crato | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 novembro 2015

Lançado um livro sobre o Colégio Santa Teresa de Jesus, de Crato


Na noite do último dia 31 de outubro, foi lançado, na Quadra do Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato – com a presença de grande  público – o livro “Histórias e Memórias de Tempos Felizes”. Trata-se de uma coletânea, organizada por ex-alunas do Colégio Santa Teresa (à frente  a Sra. Eleonora Albuquerque  Batista) resgatando a origem, trajetória e pessoas que marcaram a vida daquele educandário   que em 2023 completará cem anos de existência.
A solenidade foi marcada por muita emoção e , na abertura, a Banda de Música Municipal de Crato executou os Hinos do Brasil, do Crato e do Colégio Santa Teresa. Trinta e seis pessoas  escreveram os capítulos que compõe esta obra de resgate da memória de um dos mais tradicionais colégios do Cariri.
Sobre o livro
O capítulo inicial deste livro de resgate foi escrito pelo historiador Armando Lopes Rafael, o qual, à certo altura afirma: “A criação do Colégio Santa Teresa de Jesus resultou de um sonho, dos vários sonhos alentados e concretizados por Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, primeiro Bispo de Crato. Tinha razão Marden quando dizia: “Todos os homens que realizaram grandes coisas eram grandes sonhadores”. Também Dom Quintino foi um sonhador! Não é nossa intenção falar aqui, no curto espaço de um artigo, sobre o vasto patrimônio das obras – materiais e espirituais – deixadas pelo primeiro Bispo de Crato. Nosso objetivo é abordar unicamente uma dessas obras: o Colégio Santa Teresa de Jesus. Bem escreveu o Pe. Azarias Sobreira: “(Dom Quintino) Não contente de prover, com semelhante solicitude à educação da juventude masculina, tomou a peito a criação (em Crato) de um colégio equiparado à Escola Normal do Estado, onde a mulher sertaneja recebesse a conveniente formação. Mil obstáculos se antolharam a esse desiderato” (...) 
“ Àquela época, as escolas secundárias funcionavam separadamente para homens e mulheres. Inexistiam as escolas mistas como é praxe, nos dias atuais. E, neste Estado, as poucas escolas de segundo grau para mulheres só funcionavam na capital cearense, distante mais de 600 km de Crato, num tempo quando não havia estradas regulares, nem facilidade de comunicação. Os contatos entre o Cariri e Fortaleza eram feitos unicamente por telegramas e cartas. Por isso, no território da nova Diocese de Crato, somente as moças pertencentes às famílias bem afortunadas financeiramente podiam se deslocar para a cidade de Fortaleza, a fim de estudar” (...)
“No dia seguinte, 04 de março de 1923, às 5 horas da manhã, a população do Crato foi acordada com uma estrepitosa salva de fogos, anunciando o início das atividades de um novo colégio na antiga Vila Real do Crato. Dom Quintino havia atingido dois coelhos com uma só cajadada, pois concretizou dois dos seus mais alentados sonhos: o de criar uma congregação religiosa feminina (Filhas de Santa Teresa de Jesus) destinada a acolher jovens vocacionadas da sua diocese; e fundar – no Sul do Ceará –, o primeiro colégio para educação de mulheres. Dois pioneirismos de magnitude, considerando o fato de a Região do Cariri cearense – ainda atrasada em relação aos distantes centros evoluídos do litoral nordestino – ter passado a sediar as duas instituições acima citadas”(...)


0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31