xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Espiritualidade em tudo - Por: Emerson Monteiro | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 novembro 2015

Espiritualidade em tudo - Por: Emerson Monteiro

Houve um tempo que certo senhor trabalhava com meu pai na fábrica de pré-moldados que este possuiu próximo de nossa casa, no bairro Pinto Madeira, em Crato. Antônio, assim se chamava. Vinha vezes várias à nossa residência e comigo frequentava a Associação Espírita Allan Kardec, ali nas imediações. Ainda que de sítio, das bandas de Acopiara, refletia nas conversas conceitos clássicos ligados à religiosidade natural e apreciava o Espiritismo kardecista.

Nessa época chegara ao Cariri os primeiros sinais de televisão. E lembro quando assistíamos no vídeo a partidas de futebol, nos domingos à tarde. Ele comentava o quanto de espiritualidade imperava naqueles atletas, observação que gostava de fazer. E eu imaginando onde andava ao ver esse aspecto da formação dos jogadores, pessoas disciplinadas e fieis, que exercitavam no campo o ofício da bola.

Hoje analiso melhor o que Seu Antônio dizia quando falava das práticas esportivas ligadas ao lado religioso das pessoas. É que em tudo por tudo nelas habitaria o senso espiritual, seja quando e onde existam criaturas humanas. Nem sempre só à frente de grupamentos voltados ao dizer institucional de religiosos, líderes de si comandam o outro lado das ocorrências externas.

Seja quente ou frio, porque morno eu vomito – avisava São Paulo. Nas opções do drama social há diversos papeis a preencher o espaço da compreensão. Desde soldados a serventes e pedreiros, músicos e matemáticos, enfermeiras, vendedoras, atores, senadores da República, todos especialistas na condução de seres úteis ao fluir das gerações.

Sei, igualmente, da necessidade principal de realizar a formação da consciência espiritual onde quer que seja o passo das ações de sobrevivência do instante.

Via neles, nos jogadores em campo, o poema da Criação. Longe apenas dos intelectuais, letrados, formadores de opinião, aqueles também cumprem a faina dos espetáculos, nas tardes mornas dos finais de semana, entretendo outros irmãos perante a calma de refrescar o juízo enquanto trabalhavam naquilo que lhes cabe no espaço das quatro linhas. Sim, Seu Antônio, quanta espiritualidade nos praticantes de todas as modalidades esportivas neste chão de tanto suor e lágrimas, sonhos e risos.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30