xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> A sêca de 1915 perdura até os dias de hoje - Por: Valdemir Correia de Souza | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 novembro 2015

A sêca de 1915 perdura até os dias de hoje - Por: Valdemir Correia de Souza


Prezados leitores do Blog do Crato,

Estou lendo agora o livro "o quinze", escrito por Rachael de Queiroz, que relata todo o sofrimento dos nordestinos para enfrentar a seca do ano de 1915, portanto, cem anos atrás. 

Conta a história do vaqueiro Chico Bento, que saiu de Quixadá para Fortaleza com a mulher e os filhos, uma distancia de 150 kms, a pé. Levava para comer na viagem uns pedaços de carne seca com farinha que logo acabou. um morreu de fome, foi enterrado na beira da estrada, e eles seguiram andando. logo após. outro enlouqueceu e desapareceu. e o sofrimento cada vez vai aumentando. então fazendo uma reflexão. Vejo que a coisa hoje ainda não é muito diferente. só não está como era em 1.915, porque hoje existem transportes, com fácil locomoção, tem as bolsas famílias etc, mas no contexto, o sofrimento do nordestino está do mesmo jeito.

Quero aqui citar um caso. Saí de petrolina para São Raimundo Nonato. no Piaui, há cerca de 10 anos atrás, uma viagem de 340 kms, onde existem trechos com 70,  80 km, em que não  existe uma casa sequer. saí de Petrolina, logo após entrar na Bahia, e depois 4 horas chega no Piauí. Então, uma velhinha, acompanhada com uma menina, pede carona. Paro o carro, e pergunto para onde vai. "Vamos para são raimundo". Mandei entrarem. a velhinha trazia nas maõs uma cesta e um couro de bode enrolado de baixo do braço. Que vão fazer em São Raimundo, perguntei. seu moço, e o seguinte,  esta menina é minha neta. Ela está completando 10 anos, e o sonho dela era comprar uma boneca. Este couro de bode, é o seguinte; Nós somos muito pobres. O pai dela foi embora para São Paulo, e ela veio morar comigo. Eu tenho uma pequena criação de bodes, e todo mês mato um. Uma banda, eu salgo para a gente comer durante o mês, e a outra, eu vendo para comprar os mantimentos: Arroz, Feijão, Farinha. Sal, etc o couro eu vendo por R$ 10,00, para comprar algum remédio, mas este eu guardei para comprar a boneca dela. Eu fiquei desde cedo pedindo transporte, mas ninguém me levou, porque se eu fosse pagar as passagens era R$ 10.00, aí não podia comprar a boneca". Aí eu não aguentei, parei o carro, enxuguei as lagrimas, e seguimos para São Raimundo. 

Lá chegando, levei-as para uma lanchonete, fizemos uma refeição, e então fomos a uma casa de brinquedos, onde comprei uma boneca, e logo em seguida, fomos na feira, e comprei um vestido. Ao lado a velhinha foi entregar o couro, e disse: "pronto, agora vamos voltar, pois já tenho o dinheiro das passagens. eu vi que as sandálias da menina estavam muito surradas, e comprei um par. A alegria era contagiante, a menina pegada com a boneca, chorava de  alegria. Peguei as duas, fui à rodoviária, comprei as duas passagens, 10,00... me despedi, e segui viagem pela serra da capivara, com destino à cidade de Canto do Buríti. Nunca mais as vi, mas sempre que me lembro do episódio, os olhos lacrimejam, e ao passar pelas centenas de casas abandonadas na beira das estradas, com o sertão completamente desabitado, vejo que ainda teremos muitos quinzes por ai.

Por: Valdemir Correia de Souza
Crato, 14 de novembro de 2015
www.blogdocrato.com






0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30