xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Revista Comemorativa aos 100 anos da Diocese de Crato foi lançada – por Patrícia Mirelly | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 outubro 2015

Revista Comemorativa aos 100 anos da Diocese de Crato foi lançada – por Patrícia Mirelly

Mesa de honra da Solenidade composta por: Irmã Annette Dumoulin, Padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva, Dom Fernando Panico, Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos e Armando Lopes Rafael. (Foto: Patrícia Silva)
Com a solenidade de dedicação da Igreja-Matriz de Nossa Senhora da Penha, Catedral da Diocese de Crato, em 20 de outubro de 2013, Dom Fenando Panico proclamou o ano jubilar, oficializando, assim, as comemorações alusivas ao primeiro centenário da Diocese.
Dois anos depois, o resgate histórico e os trabalhos realizados na preparação e execução do ano jubilar são impressas em revista comemorativa apresentada nesta terça-feira, dia 20 de outubro, para os leigos de toda região forânea, imprensa e sociedade em geral, durante evento no Auditório Papa Francisco, na Cúria Diocesana, localizada na cidade de Crato – CE.
A revista, que já havia sido apresentada ao clero, possui 84 páginas com temáticas diferenciadas. Aberta com uma carta do Papa Francisco a Dom Fernando por ocasião do centenário da Diocese, a publicação também traz artigos da Irmã Anette Dumoulin, da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho, do professor do Seminário São José, Padre Tales Eduardo Santos Figueiredo, do Chanceler da Cúria Diocesana, Armando Lopes Rafael, do Professor da Universidade Regional do Cariri, URCA, Carlos Rafael Dias e do Monsenhor Vitaliano Mattioli, de saudosa memória, além de um mapa da Diocese, lista de paróquias, comunidades religiosas e institutos de vida consagrada com seus respectivos contatos.
No lançamento, que contou com a participação de padres, diáconos, religiosos, leigos, professores universitários e membros da imprensa local Dom Fernando considerou que a revista ajudará a perpetuar na memória do povo os marcos históricos do centenário. “Escrevemos o primeiro capítulo, o primeiro centenário, agora estamos escrevendo o segundo capítulo. Que o Espírito Santo aja através de todos nós para que a história e a caminhada desta Diocese, povo de Deus, seja sempre uma história abençoada e uma história bonita”, afirmou.
Primeira dentre os convidados a falar sobre a revista, Irmã Anette Dumoulin fez uma retrospectiva da trajetória do Padre Cicero, considerado por ela o alicerce da Diocese. “Não há como falar em Diocese sem se referir ao Padre Cicero. Seria um erro histórico”, considerou.
O Ecônomo da Diocese, Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos também destacou a importância da revista em registrar, em papel, a memória e a história da instituição, o que, segundo ele, vai ajudá-la a permanecer viva na mente do povo. “É lógico que numa revista não dá para colocar tudo o que aconteceu em 100 anos, mas nós temos os momentos mais importantes”, disse.
 Para a Solange Santana, que faz parte da Cáritas Diocesana, a publicação comemorativa, além de trazer um conteúdo interessante, serve de instrumento, sobretudo, para os membros de pastorais e comunidades ao contar a trajetória e o papel da Diocese, bem como orientações para que o povo possa conhecer as paróquias de cada forania.
Marco Histórico
Criada em 20 de outubro de 1914, pelo Papa Bento XV, através da bula papal Catholicae Ecclesiae, sendo desmembrada do território da Diocese do Ceará (hoje Arquidiocese de Fortaleza), a Diocese tem sua sede na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no município do Crato.
Com uma abrangência territorial que compreende os municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jadim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras, Potengi, Penaforte, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre, a Diocese hoje conta com 55 paróquias que estão organizadas em cinco Regiões Forâneas (I, II, III, IV e V) compreendendo uma superfície total de 17.648,4 km.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31