xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> O Cariri (político) decadente – por Humberto Mendonça | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 outubro 2015

O Cariri (político) decadente – por Humberto Mendonça

   
     Quando vejo o Cariri político – me refiro ao Crajubar - mergulhado numa decadência sem recedentes, fico muito triste. Esse Cariri histórico é berço de uma civilização que marcou e espalhou sementes no Ceará, do sertão ao litoral e nos estados vizinhos – Paraíba, Pernambuco e Piauí. Começando por Barbalha, através dos Colégios Santo Antônio, dirigido pelos padres salvatorianos (masculino), e o Colégio Nossa Senhora de Fátima, conduzidos pelas freiras alemãs (feminino), formando gerações de homens e mulheres de bem, que por muito cultuaram essa maravilhosa cidade, com exemplos de honradez e dignidade. Toda essa história está sendo jogada fora por politiqueiros, sem quaisquer compromissos com essa tradição.
   Fico mais triste, ainda, porque a sociedade atual, de um modo geral, se omite por completo diante desse quadro doloroso vivenciado por Barbalha no presente. Está na hora dessa geração a que me referi acima tomar uma posição, indo às ruas impor os nomes capazes de repor novos valores à sua vida pública. 
    No meu Juazeiro também não é diferente. A decadência tomou conta da sua vida pública. São aventureiros que pensaram muito mais em se arrumar do que no bem-estar da cidade e do seu povo. Quero prestar uma homenagem à Congregação dos Padres Salesianos, exemplo na formação de geração de homens de bem, ao lado da Escola Normal Rural e do Colégio Santa Terezinha, dirigidos por duas educadoras que marcaram suas vidas na preparação da juventude feminina: Amália Xavier de Oliveira e Assunção Gonçalves. Atualmente, Juazeiro dispõe de mais de 60 cursos superiores. Entretanto, não há nenhum movimento cívico em defesa da cidade e dos postulados morais que devem presidir a coisa pública. Em nome do seu passado, rememoramos a construção do Juazeiro pelo Padre Cícero, tão bem capitaneada pela classe empresarial, responsáveis por esse progresso econômico agigantado do Juazeiro atual. 
    O meu Crato também é vítima desse processo vergonhoso de se fazer política. Atualmente, posto ser a cidade mais sofrida do Crajubar. Nela tenho raízes profundas, onde constituí família, fui político e empresário, presidente da Associação Comercial do Rotary Clube e vice-prefeito. Nela, plantei grandes amizades em todas as classes sociais.  
    Assim, sinto-me ligado a essa querida e histórica cidade do Crato, da qual sou cidadão. Por tudo isso, me encontro no dever de tomar essas posições assumidas ao longo dos últimos 50 anos de convivência no Município, onde nunca me omiti nas suas grandes causas e no seu congresso. 
    O Crato é berço histórico do Cariri, principalmente no âmbito cultural, com reflexo nos demais estados limítrofes da região, através do Seminário São José, do Seminário Sagrada Família (padres alemães), do Colégio Diocesano, do Colégio Santa Teresa, da Escola de Comércio e da Universidade Regional do Cariri, qualificando recursos humanos de qualidade para o desenvolvimento regional e do país. A decadência acima referida se encontra estampada na queda de nossa representação política, onde já tivemos governadores, vice-governadores, deputados federais e estaduais. 
    E, agora, nos encontramos praticamente varridos do mapa político nacional. O atual governador, Camilo Santana, pessoa de nossa estima, não se encontra na cota do desprestígio da região. Seu crescimento político resulta do seu valor pessoal. O Cariri precisa, urgentemente, sair das políticas sociais.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30