xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> NOTICIAS DE CRATO -- por Armando Rafael | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 outubro 2015

NOTICIAS DE CRATO -- por Armando Rafael

Crescimento dos bairros em Crato
Mesmo com a crise econômica que o Brasil está enfrentando, os bairros Grangeiro e Parque Grangeiro, em Crato, (foto acima)  passam por aquecimento do mercado imobiliário. São muitos os pequenos edifícios que estão construídos naqueles bairros citadinos. Os terrenos continuam com preços superfaturados, apesar da  falta de infraestrutura urbana e a falta crônica de mão de obra qualificada, que há tempos já assola os grandes centros. Outro bairro que está com grande número de construções é o Recreio, localizado nas proximidades do antigo Seminário da Sagrada Família, onde funcionou até recentemente o Hospital Regional Manoel de Abreu. Ali pequenos blocos de apartamento estão sendo erguidos em profusão.
Aceitam sugestão?

Aliás, após o fechamento do Hospital Regional Manoel de Abreu, (foto ao lado) a Congregação da Sagrada Família, cujo provincial reside em Recife (PE) colocou à venda as instalações da antiga Escola Apostólica (mais conhecida como Seminário dos Missionários da Sagrada Família) construída na década 40 do século passado, no bairro Recreio, nesta cidade de Crato. Um conjunto arquitetônico que muito bem poderia sediar a futura Faculdade de Medicina de Crato.
Lançamento da Revista do Centenário

Na próxima 3ª feira, 20 de outubro, haverá no Auditório Papa Francisco, na Cúria Diocesana Bom Pastor, em Crato, o lançamento da “Revista Comemorativa ao Centenário da Diocese de Crato”. Este lançamento, que ocorrerá às 09:00 da manhã,  será aberto ao público interessado em receber a publicação citada. Na foto ao lado pintura da Praça da Sé em 1914, ano de criação da Diocese de Crato.
Programa Minha Casa, Minha Vida em Crato
Será no próximo mês de novembro a inauguração do novo conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, localizado no Bairro de Fátima (antigo Barro Branco), na cidade de Crato. São 1.578 casas destinadas a atender famílias de baixa renda. O Conjunto receberá o nome de Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, falecido há dez anos, considerado um dos maiores educadores do Ceará. 
Quem foi Monsenhor Montenegro
Segundo o escritor Emerson Monteiro, Presidente do Instituto Cultural do Cariri; “Mons. Montenegro, nascido na cidade cearense de Jucás, a 25 de fevereiro de 1913, filho de Seridião Holanda Montenegro e Almerinda Montenegro, foi responsável pela direção do Colégio Diocesano do Crato durante cinqüenta e dois anos, formando as principais lideranças das gerações que passaram pelas suas mãos, isto dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará. Membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará por dilatado tempo”. Na foto ao lado Mons. Montenegro celebrando o batismo de uma criança.
Escritor de Valor
 E continua Emerson Monteiro: “Monsenhor Montenegro publicou vários livros, dentre esses: As quatro sergipanas, Os quatro luzeiros da Diocese, Monsenhor Rocha, o apóstolo da caridade e Fé em Canudos. Pesquisador emérito, estudou com afinco a vida de Antônio Conselheiro, a história da família Alencar e a vida e a obra do Padre Marcos, expoente dos rincões piauienses, onde viveu a cumprir função civilizadora, tendo seu nome adotado por cidade que ajudou a fundar e desenvolver. Foi também professor da Faculdade de Filosofia do Crato e membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará, desempenhando sempre com amor atribuições nele depositadas. Era membro do Instituto Cultural do Cariri, em Crato, titular da cadeira no. 9, cujo patrono é Dom Francisco de Assis Pires, após defender tese sobre monsenhor Rubens Gondim Lóssio, seu anterior ocupante”.
Crato ganhará novo Seminário católico
Localizado na Rua Chevalier Aquino, no bairro Granjeiro, o Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico será inaugurado ainda este ano. Na Diocese de Crato, o Curso Propedêutico funcionou até este ano em Barbalha. Os seminaristas residiam na casa paroquial daquela cidade, deslocando-se, diariamente, a Crato para cursarem o Pré-vestibular no Colégio Pequeno Príncipe. Em 2015 o bispo de Crato, Dom Fernando Panico, resolveu construir – com recursos da Cúria Diocesana – as instalações próprias para o Seminário Propedêutico. Em reconhecimento a sua iniciativa, os membros dos três conselhos consultivos da diocese – Presbiteral, Econômico e Colégio de Consultores – resolveram denominar o novo educandário de “Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico”, cuja inauguração fará parte da programação pelos festejos dos setenta anos de idade do bispo de Crato, a ocorrer no próximo dia 27 de dezembro.
O que é um “Seminário Propedêutico”?
 Os Seminários são instituições de ensino da Igreja Católica destinadas à formação de seus candidatos ao sacerdócio. Esses estudantes são conhecidos como “seminaristas” e recebem a preparação cultural e espiritual nos Seminários Menor (curso de filosofia) e Maior (curso de teologia). Desde 1875 funciona em Crato o Seminário São José (hoje dotado de ambos os cursos), o pioneiro no interior do Ceará. Entretanto, antes de cursarem Filosofia e Teologia, os candidatos ao sacerdócio passam pelo Curso Propedêutico. Trata-se de um período de estudos destinado a suprir as lacunas iniciais de ordem espiritual, cultural e humana nos adolescentes que aspiram à ordenação como padres católicos.
O novo Seminário
As instalações físicas do Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico ocuparão uma área de 700 m2 localizada num terreno doado em testamento, à Diocese de Crato, pelo falecido monsenhor Francisco Holanda Montenegro. Naquele sítio urbano também será construído um Lar Sacerdotal, destinado aos padres idosos – já aposentados de suas atividades pastorais – cumprindo um desejo do doador do imóvel. As novas construções estão sendo erguidas em meio às árvores, tendo como cenário – ao fundo – a paisagem da vegetação da Chapada do Araripe. O novo Seminário Propedêutico disporá de cômodos para dormitórios, salas de estudos, atividades da  informática e televisão, biblioteca, cozinha, despensa, área de lazer, além de uma capela para orações, dedicada a São João Paulo II. Aliás, essa capela será a primeira da Diocese de Crato a ter como patrono o papa polonês, recentemente canonizado pela Igreja Católica. Além do atual Bispo de Crato serão homenageados – com a denominação dos blocos construídos – o bispo-emérito, Dom Newton Holanda Gurgel e monsenhores Francisco Montenegro e Vitaliano Mattioli.
Quanto custou a construção
Segundo o ecônomo da Diocese de Crato, Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos, as despesas com a construção desse novo patrimônio custarão em torno de R$ 430.000,00. Falta ainda projetar os gastos com a aquisição dos móveis e equipamentos do novo Seminário, mas sabe-se que esses serão doados pelas paróquias da diocese. Pe. Joaquim Ivo considera que este prédio é marca visível de uma das prioridades do bispo Dom Fernando, ou seja, a formação de novos padres. O bispo de Crato, desde que chegou ao Cariri – há mais de quatorze anos – já ordenou 64 novos sacerdotes para sua diocese. Afora os que ordenou para outras instituições religiosas.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31