xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Cariri Cangaço 2015 - Por: Emerson Monteiro | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 outubro 2015

Cariri Cangaço 2015 - Por: Emerson Monteiro

Movimento cultural de resgatar a história do feudalismo nordestino pelos caminhos de interpretação consistente, eis o que sintetiza o empenho dessas personalidades, sob a coordenação do pesquisador Manoel Severo, que fazem o esforço de seguir as mesmas estradas percorridas pelos cangaceiros, andanças de conhecer os meandros de um tempo que ficou relegado ao ostracismo do segundo plano, estigmatizado na memória brasileira. Através da aproximação de estudiosos que buscam resquícios derradeiros do que acontecera no Nordeste à época dos bandoleiros armados e perigosos, mineradores de fina estampa viajam e trocam opiniões e dados, resgatam filmes, fotografias, histórias orais, publicações esquecidas, entrevistam personagens que ainda guardam lembranças das famílias, jornais, revistas, depoimentos, Trabalham, pois, a função de recolher e avaliar pedaços abandonados do confronto entre caboclos e senhores que forma as origens da cidadania do Sertão brasileiro, passados já quase cem anos das tais ocorrências, eis resumo do que executam agora os membros dessa instituição, no afã de ampliar a panorâmica apenas conhecida através da versão dos vitoriosos.

Neste ano de 2015, os Cangaceiros Cariri (Cariri Cangaço) já realizaram atividades nalgumas das comunas que foram palco de refregas do passado carrancista e violento, romantizado e estigmatizado nas memórias das gentes. O grupo, formado por nomes da cultura de todo território nacional, soma escritores, conferencistas, artistas plásticos, cineastas e fotógrafos, professores, médicos, sacerdotes, advogados, donas de casa, estudantes, todos aficionados apreciadores da literatura interiorana, empenhados na identificação dos segredos marcados de sangue, pó e sacrifícios humanos; e formula itinerários que evolvem também a fé da nossa gente. Por conta disso, chegou ao Cariri central, cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Lavras da Mangabeira; reuniu seus membros e moradores do lugar na firme intenção de conhecer in loco a essência da epopeia que investiga há 15 anos, desta vez aprofundando o papel do padre Cícero Romão Batista no desenrolar da cena dessa história tão rica e apaixonante.

Somadas visitas aos sítios históricos, palestras e divulgação de publicações, esse grupo tratou de interagir com os intelectuais das localidades, deixando bem viva a disposição honesta de encontrar o sentido da missão que abraça focada na verdade do povo, sob a consciência de novas teses e valores clássicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30