xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Um pouco do folclore de Crato -- por Pedro Esmeraldo | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 setembro 2015

Um pouco do folclore de Crato -- por Pedro Esmeraldo

 Ainda continuamos com disposição para desempenhar a perfeição do bem. Queremos ressaltar o brilhantismo folclórico do município do Crato.Por isso, recordamos com dados históricos a grandeza do folclore cratense.
     Utilizamos a prática cultural permanente em que narramos com atividades de tudo que temos sobre o folclore. Recordamos com disposição, elaborada pelos mestres folcloristas que souberam interpretar as artes culturais e populares deste município, de tudo que temos sobre o folclore. Possuímos por tradição escrita e oral e populares que satisfazem o uso e da tradução oral do desenvolvimento das artes populares. Continuamos com realizações em conservar os efeitos técnicos dos cantos populares, pois nos satisfazemos com alegria assistindo os festivais dessa referida dança. Tudo que realizamos, há idealismo de efeito cânticos jocosos e exercícios rítmicos desses desempenhos febris que são os anseios do povo. Outrora, podíamos nos dedicar com integridade, a fim de aperfeiçoar e conservar as normas que exigem com respeito ao meio ambiente.
     Queremos que tudo isso seja de acordo com o gosto e o desejo do cidadão comum a fim de seguir com preceitos de nobreza, a tenacidade de perpetrar, respeitando as exigências rítmicas das danças, pois sempre nos encantavam e nos satisfaziam cair em brincadeiras que eram anseio para reativar das canseiras dos trabalhos rústicos do campo agrícola.
     Neste mês de agosto, vamos comemorar o dia do folclore. Por isso, estamos tentando praticar e adquirir fatos históricos, comemorando os eventos nos fins de semanas no município do Crato. Desde épocas remotas o povo provocava esforço para se alegrar com entusiasmo e com ênfase, com o movimento da dança popular e o desejo de animar e glorificar com sucesso e o bom desempenho das artes do movimento proveniente no município do Crato que foi o timoneiro em praticar festival folclórico.
    Com certeza, havia práticas suficientes e com alegria apreciaríamos conservar os ritmos populares que nos enobrecem, com a dedicação de todas as classes sociais, amante da arte antiga. Destarte, deveremos dar apoio com veemência aos pregadores, divulgadores da dança popular, que eram o coqueluche do homem do campo, já que saiam em filas dançando em direção aos terreiros vizinhos.
     Agora, relembramos as grandes figuras folcloristas do Crato, Já que souberam granjear simpatia, adquirindo espaço para divulgar com muito amor os festejos populares do Crato.
     Primeiramente, começamos com a figura estoica de Correinha (Francisco Correia Lima ), um cratense de Farias Brito. Foi um amante exagerado da cidade do Crato. Também foi amante do folclore e amava mais o Crato do que certos políticos de hoje. Correinha foi o esteio da sociedade folclórica cratense, um cidadão brilhante, colocava a sua terra acima das nuvens, um cidadão de respeito, um dos maiores amparos do folclore desta cidade.
     Outras pessoas de renome desta arte popular, citamos o seu Eloi, pessoa digna que nos fez aquecer, com sua popularidade e dedicação as artes folclóricas dessa cidade.
      Não podemos deixar de lado a grandeza intelectual cratense J. de Fiqueiredo Filho,  pois para nós foi a maior figurante e da divulgação do folclore regional. Foi um homem sóbrio, decidido, visto que com muita força deu ânsia ao povo seguir com sinceridade a promulgação de toda parte folclórica, não só do Crato, mas de toda a Região, foi à mola-mestra de divulgação e do engrandecimento de nossas artes folclóricas.



0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30