xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Tem início reconhecimento da Festa do Pau da Bandeira de Barbalha | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 setembro 2015

Tem início reconhecimento da Festa do Pau da Bandeira de Barbalha

paudabandeiracapa

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebe nesta quinta (17), às 15h, a Proposta de Registro No 285/15, que reconhece a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE) como Patrimônio Imaterial brasileiro. A proposta é de autoria do deputado José Guimarães (PT), líder do governo, e foi encaminhada ao instituto por meio da Comissão de Cultura da Câmara Federal.
Após o envio da manifestação, a proposta será analisada por um Conselho Consultivo. Uma vez que a manifestação da cultura popular cearense tenha o registro concedido é reconhecida, formalmente, como parte do patrimônio brasileiro. Isso garante legitimidade e torna as políticas públicas mais acessíveis às comunidades e praticantes do bem.
A Festa do Pau da Bandeira já reuniu 350 mil em Barbalha, na região do Cariri, e homenageia o “Santo Casamenteiro”. O evento é composto por diversos momentos marcantes, como o corte de um enorme tronco de árvore nas imediações da Chapada do Araripe, a secagem da madeira e o transporte realizado por devotos do santo pelas ruas do centro da cidade.
Centenas de homens são necessários para a retirada e transporte do mastro de madeira. Ao final do cortejo, o Pau da Bandeira é fincada nas imediações da Igreja Matriz e retirar uma lasca do tronco é tido como uma simpatia. Na tradição, a mulher que tocar no pau da bandeira ou beber chá da casca do tronco conseguirá um companheiro em até um ano.

(Assessoria do deputado)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31