xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Sema festeja 25 anos da Apa de Baturité | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 setembro 2015

Sema festeja 25 anos da Apa de Baturité

apa-baturite61 (1)

O secretário do Meio Ambiente Artur Bruno estará presente nesta quinta-feira (17/09) na solenidade de abertura oficial dos festejos pelos 25 anos da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité. Bruno fará discurso às 11h. Antes, às 9h50min haverá apresentação do coral. A programação da manhã encerra com o lançamento da Exposição Florescer, que consta de fotos da fauna e da flora da região e um relato histórico dos 25 anos da Apa. No período da tarde, a partir das 14h, haverá apresentação do Grupo de Tambores da Água. Às 14h30min, a orientadora de Célula, Patrícia Jacaúna falará ao público.
A Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité tem 32.690 hectares de superfície, foi criada através do Decreto Estadual nº 20.956, de 18 de Setembro de 1990, pelo governador Tasso Jereissati. O então superintendente da Semace, Renato Aragão, lembra que foi a primeira e a maior área de Unidade de Conservação criada, num local que é próximo da capital cearense e visto apenas como de contemplação, por ser uma região de veraneio. “ Preocupados com a ocupação daquela região, nós sugerimos ao governo a criação da Apa para preservação da serra”.
A Apa é composta por oito municípios: Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção. Distante 90 quilômetros de Fortaleza, a UC tem como principal acesso, partindo de Fortaleza, a Rodovia CE-060, sentido Pacatuba-Baturité.
As bodas estão festejadas, segundo a gerente da Apa, Patrícia Jacaúna, com 25 ações envolvendo os municípios inseridos , durante este mês de setembro. São atividades tais como: palestras, oficinas, caminhadas, blitz, trilhas ecológica, Cadastro Ambiental Rural, encontro de ex-gestores da Unidade, apresentações artística e cultural e Passeio Ciclístico, cujo percurso será entre Pacoti e Guaramiranga. No ato da inscrição cada participante doará um quilo de alimento não perecível que será destinado as famílias carentes do Maciço de Baturité.
Preservando as nascentes
O rio Pacoti é considerado o último recurso hídrico, de grande porte, que chega ao litoral de Fortaleza, ainda em razoável estado de conservação, cuja nascente localiza-se na Serra de Baturité e estende-se por 150 km até a sua foz. Ele atravessa dois municípios, Aquiraz e Eusébio, para desembocar em Fortaleza e vem ao longo desse percurso sofrendo intervenções humanas, que se não forem devidamente orientadas podem comprometer sua capacidade de suporte. Para Artur Bruno, a destruição do estuário do rio Pacoti acarretaria uma perda incalculável na biodiversidade terrestre e marinha da região. É com essa convicção que a Secretaria do Meio Ambiente está iniciando, em parceria com os municípios da região e a Fundação SOS Mata Atlântica a elaboração dos planos de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). “O compromisso é desmatamento líquido zero, e se houver necessidade de supressão vegetal que seja compensada com reflorestamento, em igual ou maior intensidade”, destaca o Secretário que também quer que se inicie, o mais rápido possível, o projeto de preservação das nascentes.

Ceará é Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31